Com Saúde, Dilma atravessou o Rubicão

Ao entregar o Ministério da Saúde para o fisiologismo, Dilma Rousseff atravessou o Rubicão. A Saúde tornara-se o símbolo maior de blindagem contra a fisiologia. Com alguns problemas pontuais, a partir do governo Collor o Ministério foi comandado sucessivamente por Ministros ligados ao tema, a formidável bancada da saúde, acima das paixões e dos partidos, fornecendo quadros para as administrações federal e estaduais.

***

O estilo Dilma impõe custos maiores do que o razoável.

A presidente persiste em determinada posição brigando com os fatos até o limite da ruptura. Rende-se apenas na penúltima hora, e aí o custo do acordo cresce exponencialmente.

Foi assim com a demora inexplicável em substituir a diretoria da Petrobras, a lenha que jogou na fogueira de Pasadena, o atraso com que substituiu Aloisio Mercadante.

***

Com a última leva de concessões, os aliados, especialmente os militantes, ficam no direito de indagar por que razão continuarão a defender Dilma, quando ela deixa de representar qualquer veleidade de projeto político.

O jogo atual um capítulo a mais em um enredo complexo cujo desfecho marca o fim do ciclo político pós-redemocratização.

Vem a redemocratização e a liderança do processo político cabe ao PMDB. A extraordinária voracidade com que foi ao pote racha a frente democrática.

Nascem, então, os dois partidos que iriam dominar a cena política dali para frente: o PSDB com sua bandeira supostamente anti-populista e de responsabilidade fiscal; o PT, com suas bandeiras sociais.  E, para garantir a governabilidade, o presidencialismo de coalizão, inaugurado por Fernando Henrique Cardoso, tendo como ponto de equilíbrio os coronéis políticos eletrônicos – a maioria com poder garantido pela aliança com os grandes grupos de comunicação.

***

A era Lula leva ao limite o modelo, loteando diretorias da Petrobras justo no momento em que a empresa ampliava de forma inédita seus investimentos.

A dinheirama que jorrou de forma descontrolada da empresa ajudou a engordar a nova velhíssima geração de políticos do baixíssimo clero que ascendeu à Câmara.

Das entranhas do petrolão nasceu a força da bancada fluminense do PMDB, com seus caciques Sérgio Cabral, Eduardo Paes e Eduardo Cunha. Os mesmos recursos irrigaram a liderança abortada de Eduardo Campos, que estava pronto para descer do Nordeste com uma tropa de causar inveja nos legionários fluminenses.

***

Daqui para frente, o quadro partidário é de fim de festa, com a crise quase terminal dos principais partidos, e a indefinição programática dos novos partidos que surgem.

PT – o pragmatismo afastou do PT movimentos sociais e da intelectualidade. O petrolão acentuou a perda de legitimidade. Agora, o PT está sendo sangrado diariamente pela ação de Dilma, preso a uma armadilha fatal: não é governo, mas não pode ser oposição. Cada medida do governo Dilma aprofunda o distanciamento da base. Dispõe ainda de uma militância aguerrida. Mas parte dela seguramente migrará para o novo partido de Marina Silva. Tem como última reserva o prefeito de São Paulo Fernando Haddad, às voltas com o antipetismo da cidade.

PSDB – deixou definitivamente de ser alternativa de poder. Sua marca era a responsabilidade fiscal. Decidiu ser populista sem povo, incendiário e predador, conduzidos por uma liderança imatura, como Aécio Neves. Seu último programa eleitoral matou qualquer ilusão. Nele, as principais lideranças garantem que votarão em todas as medidas que beneficiem o povo e contra todas as medidas que signifiquem cortes de direito. A bandeira do quanto pior, melhor, vai colar inexoravelmente no partido. Já está perdendo os liberais. E se contentará com Rebeldes Online e outros grupos adequados ao nível mental de Aécio e do novo PSDB.

PMDB – a dispersão de comando aumentou a voracidade dos grupos internos. Dificilmente conseguirá traduzir em projeto de governo sua atual influência política. Nenhum intelectual de peso ousará cerrar fileiras com o partido.

Ainda é muito cedo para apostas sobre o novo jogo político.

Da etapa atual restará Lula articulando uma frente ampla – na qual caberá o PT e os aliados do PMDB. E os liberais se agrupando em torno da Rede, jogando o PSDB ao mar.

O Rede será um dos vitoriosos da nova fase, mas preso a um paradoxo de nascença: está aberto a um conjunto de grupos sociais descrentes do PT, mas sua ideologia econômica é a do liberalismo arraigado, contra o Estado de bem-estar e reticente em relação aos gastos sociais.

Até 2018 muita água irá correr.

Luis Nassif

127 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sinceramente, tenho dúvidas

    Sinceramente, tenho dúvidas se a Rede terá grandes sucesso, e se será um partido aglutinador com idéias progressistas.

    A Marina está muito ligado ao meio evangélico, portanto, com ideias conservadoras.

    Não sei até que ponto ela vai aguentar um pito do Malafaia.

    Apesar de tudo, acho que o momento ainda é do PT, por causa da liderança do Lula e por sua militância.

    Agora, que a Dilma até o momento está sendo uma grande decepção não resta a menor dúvida.

  2. Não entendo de política, de economia, nem de “conchavos” (chantagens).

    Diante do quadro atual, a única coisa que me vem à cabeça, neste momento, é que: o poder executivo, além de “cumprir” as ordens do judiciário, é “subordinado/fica de joelhos” aos interesses do lesgilativo (já disseram que são mais de 300 picaretas).

    Então…

     

  3. Pois que sofro e penso como você, companheiro Nassif

    Não consigo dormir essa noite.

    Tanta entrega ao PMDB de pastas tão capitais.

    Não consigo mais ler política, nem tampouco economia. Sinto que os parcos conhecimentos que possuo ainda me tornam mais perplexa frente a tudo.

    Não sei o que será o amanhã, o que dirá 2016, 2018.

    Tristeza profunda com o governo Dilma, o PT, Lula e quem mais eu tinha dentro do meu balaio de sonhos por décadas.

  4. “alea jacta est”


    Fazer o que com estes idiotas eleitos que chefiam poderes da República!

    O governo trabalhista para conseguir alguns poucos avanços sociais sempre teve que fazer acordo com Deus e o Diabo na terra do sol…

    1. Num regime praticamente

      Num regime praticamente parlamentarista como o nosso, o povão descarrega voto no baixo clero e não quer que Dilma negocie. Como assim…

      1. Exatamente. O problema é que

        Exatamente. O problema é que essas coisas não são ditas com todos as letras. Até os cientistas e analistas políticos ficam com essa de “articulação política”, “projeto de país”….

        O PT jamais teve sequer 1/6 do Congresso; sequer 1/6. Aí vem o pessoal do circuito de opinião – com a aquiescência quase reverente dos “intelectuais – dizer que a “conciliação foi um erro”. Então “erro” foi não cair, é isso? Que foi um “erro” fazer multidões ampliarem o consumo. Então os mais pobres deveriam ficar esperando pelo “socialismo”, é isso?

        Como eu disse em outra oportunidade, a direita pode até ir descansar na praia ou se revezar em plantões porque ela jamais vai ser combatida. Afinal, a “esquerda” está bastante ocupada fazendo “autocrítica” em publico.

        Enfim, com o especltro partidário estilhaçado por décadas de pregação antipolítica, antiestado e outras ideologias antissociais continuar se “alienando” disnte da centralidade ldos meios de comunicação é pior derrota que a democracia pode ter. E o maior triunfo lo que tem de pior nesse país.

        1. Grande Lucinei:

          ainda ontem comentei com minha familia que, tendo a #MidiaBandida que temos e não tendo os governos do PT apetite pela comunicação é certamente um MILAGRE o Brasil ainda existir como um País, uma unidade nacional…

          O maior inimigo do futuro deste país é nossa #MidiaBandida.

          #MidiaBandida mente/omite sobre passado

          distorce/omite fatos no presente

          explode qualquer arremedo de futuro.

  5. Nassif ou qualquer pessoa:  a

    Nassif ou qualquer pessoa:  a decisao de entregar a Saude pro suspeito do PMDB foi discutida com quem do Partido dos Trabalhadores?!

    Ninguem?!

  6. Só um reparo = Dilma não

    Só um reparo = Dilma não tirou Graça. Foi Graça que, submetido a um dos maiores massacres que uma figura pública já sofreu diariamente, literalmente sai correndo e aí Dilma não tinha outra opção a não ser colocar Bandini. Aliás, eu não acreditava que ele desse certo. Mas, nessa altura do campeonato, é o único caso de relativo sucesso do governo Dilma II. Bandini conseguiu tirar a Petrobrás da linha de frente dos tiros e vem conseguindo passar para  o mercado de que a empresa não está mais à serviço do governo para controlar a inflação – que foi o que quase quebrou a empresa. Aliás, imagino o que, lá no país do qual ninguém volta,  Getúlio e JK devem falar de Dilma. O primeiro deu a vida para criar a Petrobras e o segundo teve que enfrentar Lacerda e a mentalidade reinanente de que o país deveria ser um país exportador de comida e não industrial para implantar a indústria no Brasil. Os dois veem o seu legado ao país sendo destruído por uma figura política absolutamente ridícula como Dilma. Agora entendo porque quebrou sua loja de 1,99. E Dilma é culpa de FHC = foi no apagão de FHC que Dilma foi notada por Lula, pois o RGS foi o estado que menos sofreu com a falta de planejamento do governo dele. A história é um roteirista e tanto (rs).  

    1. E como!

      A historia nos tira o tapete sob os pés por vezes. Mas acho que Getulio, Jango ou JK sabem muito melhor do que nos, as chantagens e as pressões pelas quais tem passado Rousseff. Acho que um dos grande erros de Lula foi ser conciliador no limite da irresponsabilidade.  Rousseff não o foi, até “cair” nas garras do pmdb… e  o resto é historia que ainda não foi escrita. 

  7. Esquerda….

    ….ADEUS, incluindo uma tal de Rede e principalmente ela, tão verdadeira quanto uma moeda de três reais!

    Opções…nenhuma!

    Talvez Ciro Gomes que irá enfrentar também o eterno problema da ‘governabilidade’ e um PDT que ainda vive de lembranças de 1950!

    Hora de tentar o parlamentarismo? Não sei? Olhe o nosso Congresso e pense!

    Como disse antes, não há opções confiáveis!

    Momento atual: Lula finalmente retoma o controle do teatro de fantoches perdido desde que ficou doente!

  8. Mudanças ministeriais

    Nassif,

     

    Se o horizonte for de curtíssima prazo você tem razão, porém nem só de curto prazo viva a política. O PT nasceu no final do século passado, mas os petistas, nem todos são de ocasião. O PT foi criado com enraizamento popular e teórico, vem de longe e vai continuar porque seus elementos básicos são liberdade, terra, trabalho e pão. Esse não será o primeiro acidente de percurso. Renasceremos feito fênix, até porque ninguém morreu! Faça fé!

  9. com ajuda de um instante…

    muito difícil fazer algo de bom, de melhor e de primeira

    não se esqueçam: qualidade, em todos os sentidos, resulta da continuidade

    e quantas vezes já foi criticada por não negociar? por não agradar seus inimigos?

    quantas vezes e a quantos

    estão complicando o Brasil exatamente por aí, com soluções de um instante

    vocês jornalistas, tão espertos, procurem descobrir de quanto alguns dos provocadores desse tipo já aumentaram seu patrimônio desde que tudo isso começou

    vocês devem saber mais e melhor do que eu que dinheiro não desaparece, nunca, só troca de mãos

     

  10. O Povo é burro por conveniência.

    Politico é tudo ladrão, política não presta, votar pra quê? pra mim tanto faz, nem sei quem eu votei, só Deus, Presente de Deus, Foi Deus que me deu, Fora Dilma, SUS é uma  porcaria, Mais Médico pra que?, Escola pública não presta, professor não educa, policia é tudo bandido, advogado só defende ladrão, eu amo meu pastor.

    1. Oi tudo bom. Olha é.
      Oi tudo bom. Olha é. Justamente isso que a classe politica quer pessoas sem conhecimento politico e que esquecem em quem votaram.
      Priscila anupan prof de historia da USP no facebook explica tudo.

    2. O sujeito diz que nem sabe em
      O sujeito diz que nem sabe em quem votou e ainda coloca Deus no meio.. Que Deus te ilumine e te tire dessa ignorância, irmão!
      Paz!

  11. Esperem a reforma Ministerial, não precipitemos em análise de

    bastidores da politica.Basta os Globonews que fazem análise do que eles “dizem” que ouviram de lideranças do PT.

    Também tô impaciente mas. vou dar tempo ao tempo.

    Em tempo: a manobra do Eduardo Cunha indica que o Misnistro da Saúde não sairá da sua cota.

    analisem e aguardem. Não vamos criticar Dilma pelas decisões que ainda não fêz.

    Quanto aos juros podem meter o pau ,pois, isso é um erro crasso! Estamos enxugando gelo.

    A selic de 14 por cento é como transfusão de sangue do atropelado pro agtropelador!

  12. Só os ratos abandonam o navio na pior hora

    Só os ratos abandonam o navio na pior hora. Os verdadeiros capitães ficam. Como querem que Dilma governe com um bando de linchadores e achacadores no Congresso dispostos a destruir o país, não importa o custo??? É pra entregar  ao PMDB mesmo.  Esse é o preço que se paga pelo pior Congresso de todos os tempos. Bancada evangelica, bancada da bala, e lá vai … Foram eleitos pelo povo. Entâo aguentem.

  13. Estou apostando no Ciro Gomes como salvação final.

    Marina Silva com sua turma de Laras Resendes e suas roletas bíblicas são inaceitáveis, nem como ministra do meio ambiente ela foi boa, imagina como presidente e cercada de bandidos profissionais.

  14. Se formos analisar a fundo os

    Se formos analisar a fundo os úiltimos acontecimentos no Brasil chegaremos a conclusão que a única alternativa é o PT.

    Os oportunistas estão saindo porque detectam grandes dificuldades nas próximas eleições, é bom que saiam.

    Muitos estão indo para o partido da Marina. Pergunto: que discurso terão? 

    Na última eleição quais eram as idéias defendidas pela Marina? Neoliberalismo extremo.

    Estes supostos petistas que estão indo para lá vão mudar de discurso? Sairão da centro esquerda para a extrema direita?

    Lembram do Itau e do Malafaia?

    Ou será que acreditam que o partido REDE vai mudar de ideologia se é financiado pelos banqueiros e grandes empresários?

    Não passam de trouxas oportunistas.

    1. Concordo. Até quero ver se

      Concordo. Até quero ver se Marina toparia uma auditoria da dívida externa como ocorreu no Equador, quando houve uma inversão de gastos,,,… toda a riqueza produzida pelos equatorianos era destinada ao pagamento da dívida, com a auditoria viu-se que a dívida era produto de fraude, e o que era gasto com pagamento de divida virou gastos sociais.  Uma auditoria constatou  a dívida da Grécia é decorrente de podres repasadas ao pais, o qual se viu obrigado  a pagar tais papeis com dinheiro vivo aos banqueiros e rentistas. O Equador encarou o problema e conseguiu que os credores concordassem  em receber apenas o que de fato lhes era devido, a Grécia fez a auditoria e constatou a fraude que se repete em todos os paises, no entanto não conseguiu pagar o débito real como ocorreu no Equador, vê-se que não é fácil enfrentar os abutres que sugam a vida dos povos. Por seus compromissos com a banca, Marina é a candidata que menos tem condições de encarar o problema

      https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima-spin/a-corrupcao-e-o-sistema-da-divida-2015-por-maria-lucia-fattorelli

      1. Porque cobrar da Marina o que

        Porque cobrar da Marina o que o próprio PT, que defendeu tal proposta antes de chegar ao governo e uma vez lá, negou-se a encaminha-la?

        1. Porque cobrar da Marina
          Pq

          Porque cobrar da Marina

          Pq ela pretende presidir este pais

          o próprio PT, que defendeu tal proposta antes de chegar ao governo e uma vez lá, negou-se a encaminha-la?

          A carta aos brasileiros, antes da eleição, foi uma forma de dizer que isso(um chega prá lá nos moldes do que ocorreu no Equador) não iria ocorrer.

           

  15. Então tá.
    Tenta se eleger pro

    Então tá.

    Tenta se eleger pro cargo, que tem todas estas limitações (principalmente externas, política do big stick, etc.), depois tenta lidar com esses Ed Cunhas da vida e as bancadas bbb da vida. Depois articula um armistício com nosso empresariadozinho gente fina que adora enviar $$$ pra fora daqui e tem alergia a investimento. E, pra não relaxar, mata no peito essa crise mundial que já dura 7 aninhos, sem esquecer nosso judiciário “humilde-progressista”…

    Quanto ao partido da moça do itaú, será outro voo de galinha, ela é burra demais. Sou mais o Ciro, em quem não confio, pelo menos por enquanto…

    Alternativa? Lula fênix…

  16. Continuarei defendendo Dilma.

    Continuarei defendendo Dilma. Se nada mais pode ser feito, pelo menos assim sigo sendo coerente com meu voto.

  17. A esquerda tem que pular fora do barco do PT.

    A esquerda tem que pular fora do barco do PT. É um partido que se tornou mera manipulação ideológica. Quando o PT chegou à presidência pela primeira vez, imaginei que enveredaríamos por um bipartidarismo entre PT e PSDB e que ambos poderiam chegar a um consenso sobre reformas básicas. Besteira! Lula identificou o PSDB como inimigo eleitoral e passou a demonizá-lo como sendo de direita. Naturalmente, o PSDB não era de direita, mas as falsificações históricas a esse respeito continuam até hoje. Enquanto isso, Lula jogou o país na mão dos coronéis do PMDB – essa sim a verdadeira direita mais podre do país!!! Realmente a Rede é uma boa opção à farsa do PT, com a vantagem de com isso afastar os desenvolvimentistas que nos trouxeram para o buraco em que agora estamos. No mais, ao contrário do que o Nassif diz, racionalidade econômica não é contraditória com direitos sociais. Esse é um pensamento bastante ultrapassado. Veja os países esscandinavos, maior exemplo de social democracia: a Suécia e a Finlândia estão entre os 10 primeiros do mundo em liberdade econômica!!! A esquerda européia aprendeu isso algumas décadas atrás. Já a esquerda brasileira continua no velho barco naufragado do desenvolvimentismo irresponsável. Temos outros exemplos do tipo na América Latina, mas não aprendemos.

  18. concordo plenamente

    Nassif, sou obrigado a concordar com voce. Essa ultima troca me deu um desanimo , além da falta de educação.

    Eu não entendo Dilma?  é coisa para freudiano e não para ciencia politica.

    Uma mulher qu fez parte da luta armada não poderia ter medo de enfrentar essa politica suja. Se caisse que caisse de pé.

    Mas pelo menos tinha o nome preservado.

    Imaginemos que Vargas cedesse ao seus inimigos o que seria hoje?, que legado deixaria?

    Sacrificou a vida mas manteve o nome, a honra.

    (e eu não sou grande entusiasta do vargas Ditador).

    Tristes tempos.

    Já é altura de a esquerda (PT principalmente)  voltar para os manuais de ciência politica para reaprender a fazer politica.

    Quanto à REDE vai ser um saco de gatos, o caminho não é por ai.

     

  19. Sem dúvidas este Dilma II é ridículo!

    Sem falar da maneira como chamou um docente reconhecido como Janine Ribeiro para a Educação e o despede 5 meses depois para colocar o Merdacante (é o apelido dele em certos grupos do PT) que ninguém suporta. Nenhuma pessoa que se respeita aceitará mais se juntar a este exercito de Brancaleone, alias o de Monicelli é mil vezes melhor.

    Acho que fica inútil perder tempo para discutir qualquer coisa que seja a respeito de tudo isto. Como bem escreveu Nassif o PSDB é um zumbi, o PT moribundo, o PMDB um ajuntamento de quadrilhas que vão se digladiar agora em público, o GAFE perde influência (uns 2 da clica vão quebrar e desaparecer)…

    Esta porcaria vai durar até 2018 já que nenhuma quadrilha viva vai querer aparecer como “governo”.

    Temos que pensar no futuro. Os últimos posts do AA são muito mais produtivos que tudo o que Nassif escreve sobre Dilma II. Há debaixo do pensamento único e vulgar do GAFE e seus midiotas amestrados, pessoas e grupos que pensam um pais. Vamos dar espaço para eles!

    Vamos construir propostas alternativas e apresenta-las a quem possa dar um volume político a elas. Pouco importa quem, se Ciro Gomes, F. Haddad (que deveria pensar se ele tem algum futuro político com sua sigla atual), e quem mais. 

  20. Onde foi este país que não vivi?

    – Que país?

    – Este que José Serra (por exemplo) representava blindagem contra o fisiologismo e era alguém ligado ao tema – que eu saiba hiponcondríaco não é credencial para alguém ser nomeado ministro da saúde -. E que antes de Lula a diretoria da Petrobras não era loteada. Quanto a Dilma, lembro que fiz um comentário aqui no GGN ( foi no dia 02 de Janeiro ou Fevereiro). Tá guardado, em 2018 veremos quem acertou.

     

     

     

     

    1. Suas observações sobre Serra

      Suas observações sobre Serra e a Petrobrás são muito pertinentes. A pressa do Nassif em elaborar as suas análises, às vezes, as prejudicam um pouco.

  21. Desespero

    Uma das minhas maiores alegrias ultimamente é assistir ao desespero dos mamadores, dos dependentes do estado, dos irresponsáveis. O PSDB só vai conseguir retornar a presidência quando conseguir conversar com o povo no dialeto do povo. Enquanto ficar afirmando coisas como “câncer da corrupção”, “desenvolvimento e ética” e não entregar uma TECLA SAP aos brasileiros, vai continuar morrendo afogado na beira da praia.

    Nunca se esqueçam que os governos são passageiros.

    Pode gravar o que eu vou afirmar agora e me cobrar depois: vai surgir um “herói aventureiro” no meio dessa semvergonhice toda e acabar de jogar o país no fundo do poço sem fundo.

  22. Concordo discordando, Nassif

    Sua análise dá a impressão que Dilma, tendo inúmeras opções, escolheu a do fisiologismo por conta do seu “estilo de governar”. É aí que eu discordo. FAlta análise de contexto.

    Nunca um presidente eleito após a abertura democrática sofreu uma pressão tão violenta como a que ela sofreu das forças antidemocráticas. No dia seguinte ao da eleição, em outubro do ano passado, Aécio decidiu dar um golpe de estado, com apoio da imprensa e turmbinado pelos seus 50 milhões de votos.

    A disputa que terminou agora durou exatamente 1 ano. Aécio destruiu o país e perdeu. De novo.

    Dilma venceu a guerra contra as forças antidemocráticas. Só isso já seria motivo de admiração. A guerra, contudo, como todas as guerras, tem o custo da reconstrução para os que vencem.

    Nunca um presidente eleito desde a abertura democrática governou sem o PMDB. Dilma venceu com o PMDB. Esse é o custo.

    1. Tenho que concordar. Alguém

      Tenho que concordar. Alguém aí sugere uma alternativa considerando a conjuntura em que os fatos ocorreram? Alguém aí acha realmente que sem o PMDB Dilma governaria? Ora, quem assume o governo quer governar, ou não? Esse é o jogo. Todos sabiam e sabem quem é o PMDB, não existe ingênuo aqui. Portanto, parem de reclamar e joguem o jogo. 

  23. dilma fez um primeiro governo

    dilma fez um primeiro governo muito mais a esquerda do que lula, incluindo queda juros, enfrentou mercado na energia, no minha casa, etc, dai um pau maior que repercutiu num congresso mais direita e conservador,,,,

    parece que nao existiu TEMPORAO DO PMDB na saude,,,,

    NAO existe possibilidade da REDE ser alternativa ao PT, origem diferente, pt made in brasil, REDE NAO

    ainda estamos no furacao,,,,,

    o que e pra onde?

    so tempo

    1. Cláudio

      Você disse: “dilma fez um primeiro governo muito mais a esquerda do que lula”. Sim, e por isso a economia do país quebrou. A esquerda brasileira deve focar em programas sociais e em direitos civis, no que ela é boa. E ao mesmo tempo abandonar o dogmatismo econômico ultrapassado a que ela se aferra no Brasil até hoje. Na Europa a esquerda amadureceu a décadas atrás. No Brasil ela insiste em políticas econômicas baseadas na gastança que só resultam em um buraco negro no longo prazo.

      1.  
        Até o Evo Morales já

         

        Até o Evo Morales já entendeu isso, aqui mesmo na América Latina. Conduz um governo de esquerda com absoluto controle das finanças.

        E tem o apoio que tem.

    2. A realidade

      “dilma fez um primeiro governo muito mais a esquerda do que lula, incluindo queda juros, enfrentou mercado na energia, no minha casa, etc, dai um pau maior que repercutiu num congresso mais direita e conservador,,,,”

      Daí um pau maior que repercutiu na realidade. daí um pau maior que de forma irresponsável levou o país à maior crise pós redemocratização, ainda sem ano pra acabar.

      A realidade é que o Governo do PT foi bem sucedido enquanto (contra sua ideologia) seguiu a cartilha do liberalismo econòmico e da responsabilidade fiscal. Quando quis voltar a ser PT a coisa desandou.

  24. A caça e o caçador

    O tal do presidencialismo de coalizão exigiu de todos os governos pós-democratização a utilização de mercenários políticos, parlamentares sem ideologia ou projeto de país, dispostos a trocar apoio por cargos e verbas. Fernando Henrique e Lula cevaram e pescaram nesse lago pantanoso. Pescadores mais hábeis, e lidando com peixes ainda relativamente miúdos e desorganizados, não puderam realizar completamente seus propósitos, mas mantiveram suas posições de caçadores e não caça. Acontece que, cevados pelo dinheiro público e também privado, os mercenários se fortaleceram e se uniram. Ao mesmo tempo encontraram uma pescadora bem menos hábil e um ambiente mais tempestuosos. A Dilma hoje mais parece aquele pescador que fisgou um peixe maior do que sua força e equipamento permitem fisgar. Para manter a sensação de estar no comando e não quebrar a vara, ela vai dando linha, dando linha, dando linha… quando tenta puxar o bicho não vem, e ela vai dando linha, dando linha. E assim as posições se inverteram, e assim o outrora caçador se tornou uma frágil caça.

  25. Tudo esquedistas….

     Enquanto não tivermos um projeto de país sério de curto, médio e longo prazo estaremos entrega aos porcos. Onde estão os ESTADISTAS desse país.

  26. O  erro da presidente Dilma

    O  erro da presidente Dilma foi acreditar nos seus aliados, tanto do PT, quanto do PMDB. Dilma foi traída, está sendo traída e só com muito esforçoe coragem  está conseguindo tocar o barco. A mídia e a oposição golpista se encarregam de jogar mais gasolina na fogueira.

  27. … – Marcio Pochmann –

    … – Marcio Pochmann – Delfim – Temer – Aécio – … – e, até Lula…

    Existem todas as diferenças entre eles, mas todos dando Palpites sobre como a Dilma traiu seu Povo.

    Quem lê um, leu todos.

    Interessantíssimo assistir a Entrevista do Ciro (um loquaz Oportunista), pelo menos ele:

    1. Refresca a Memória do Eleitor “Progressista”

    2. Dá o nome aos bois quanto a Partidos e seus Caciques

    3. Lembra o “sacrifício” do Lula ao dar Poder ao Eduardo Cunha (sem sentir a Náusea “esquizofrênica” que sente Dilma ao, agora, ter que “dar” a Saúde).

    4. Mostra quem é o Temer, que o Nassif diz ser o Estadista que Dilma deveria “ouvir”, rs…

    5. Escancara a “Conduta Ética” atual do Lula em relação à sua cria, Dilma.

    6. Lembra do “Teflon” Gabrielli e suas Offshores na Petrobrás

    Imperdível, pelo menos como Testemunha Viva da História:

    https://www.youtube.com/watch?t=1&v=YKCiRmxwkUE

    Algo me diz:

    A. Dilma vai para o “Racha” sugerido pelo Ciro (aos Braços do Povo), assim que que o Impeachment ficar fora do horizonte, e o Cunha tiver mais “tranquilidade” para meditar em Local Apropriado;

    B. Pós 2018, Dilma será lembrada como a “Nunca na História deste País, houve um Presidente tão Honesto e Trabalhador”.

    Poderá ser retratada como a “Trouxa que nunca Roubou”, ou uma mistura de Evita Perón com Joana D’Arc…

  28. Dilma

    Dilma faz o que tinha que ser feito. Ninguém é ingênuo de imaginar que uma coalisão não exigiria um dia seus direitos.  

    Ou mesmo que a oposição não estaria fazendo de tudo para voltar ao poder.

    O papel da militância é exigir o cumprimento do programa do seu candidato, mas, antes de tudo, dar força de sustentação ao candidato. Sem ele, não tem programa.

    E temos que empoderar Dilma. Para que ela continue Presidente.

    Vão-se os anéis, ficam os dedos. 

    O que são os dedos? Perguntem aos das classes D e E. 

  29. Política brasileira

    Boa tarde, caros eleitores!

    Diante de tudo que assisto, vejo, escuto e pago principalmente pelos erros dos nossos políticos, sinto como se nós brasileiros fóssemos um país de palhaços governados por corruptos.

    Att. 

    Valdir Macedo Lopes

  30. A sensação -confusa ainda,

    A sensação -confusa ainda, desse episódio todo, é de muito mal-estar. Não consigo explicações para tirar um nome como Janine e entregar de volta a educação ao mesmissimo Mercadante. Por que essa sombra precisa ficar no governo? Ele e Zé Cardoso parecem que cantam a mesma musiquinha: Daqui não saio, daqui ninguém me tira.  E Dilma? Tenho grande admiração pela sua resistência e de suas inúmeras tentativas de salvar o que construiu. Está no limite dos limites. A imagem que me vem é de figuras femininas que foram fortes, poderosas e que foram depois, de alguma maneira boicotadas. E, que depois de tanto massacre, algumas acabam por se boicotar. A única governante que passou por isso recentemente e não foi abandonada pelos seus parceiros políticos importantes foi Cristinha Kirschner. Isso é um grande fator. Assim como foi para Lula, seu leal vice José Alencar.  A Bachelet foi boicotada, acabou seu mandato e, como no Chile não há eleição, agora voltou. Continua o boicote.  E não é só personagens femininos, não. Olha aí a figura de Obama, quanta esperança, quanto fiasco.  Nossos racismos  e machismos continuam como dantes e dá à frase de John Lennon sua atualidade: A mulher é o negro do mundo. Uma frase racista e machista para enfrentar uma atualidade racista e machista. O que resta para nós enquanto eleitores é sabermos que alguns males políticos fazem parte do nosso DNA e que não há mal que nunca se acabe. O PMDB é um deles. E espero que o PT, no qual deposito ainda minhas esperanças,  não seja o próximo PMDB.

  31. quanto aos jovens, eu não sei…

    mas sugestões inconscientes, deles, direcionada pelo PIG, não me causam desolação

    é o eterno efeito dominó que vocês sabem muito bem do que se trata, sabem melhor do que eu

    e como sabem melhor do que eu, não pensem vocês que seus principais representantes, do PIG, já estão por lá, face e outras ferramentas indutoras

    quanto aos jovens, sinceramente, eu não sei

    mas, por minha idade, governos passados e por instinto, sei muito bem que em terra em que há negociatas entre seus poderes e instituições principais, quando tudo está acontecendo maravilhosamente bem, estamos sendo enganados

    desenhando: melhor assim do que tudo certinho, escondidinho, combinando e agradando a todos e, principalmente, ao PIG

    e saibam todos: maioria das ostentações no face, de riqueza, sabedoria de araque e ódio ao PT, estão já praticamente todos em cana

    procurem saber na PF porque o PIG não divulga………………………….muitos são dele mesmo, PIG, crias dele

  32. A mudança no MS é mais do

    A mudança no MS é mais do mesmo que sempre ocorreu. FHC nomeou Serra, que ninguém sabe qual a formação efetiva possui. E Serra nomeou Barjas Negri, Marcelo Itajiba, Marcelo Serra Azul e mais outros tantos. Lula nomeou Saraiva Felipe para o MS. Lula só conseguiu fazer diferente quando da reeleição, quando nomeou Temporão. Mas Temporão era muito ministro para Dilma, que trouxe uma múmia de São Paulo (Alexandre Padilha), bem ao estilo que ela gosta. Na mudança ministerial, há duas questões que importam: a manutenção de Cardoso e a manutenção de Levy. Mesmo a saída de Renato Janine é desimportante, pois ele até hoje não sabia ser era ou não ministro. O ministro de fato continuava a ser o secretário-executivo. É interessante lembrar que Renato Janine sai do MEC como o único ministro do período democrático que não recebeu a representação dos docentes das ifes (ANDES-SN) em audiência. 

  33. Decepção!

    O  PT não contava com a operação  “Lava a Jato” que mostrou o lado corrupto do partido!! A partir daí o governo de Dilma desfaleceu!

    Poderia  esperar isso dos outros partidos, mas logo o PT ! Não bastava continuar a evoluir através das suas ações e políticas sociais?? Tinha que roubar tanto e descaradamente?

    Pra se manter no poder precisa tanto do dinheiro (capitalista)??? Não bastava continuar a desenvolver com os recursos do governo,  seus programas e projetos?

    Independente de partido político, o que se almeja de qualquer um deles é só o PODER! O resto parece só acessório.

    Quem continua sofrendo é o povo brasileiro que vai permanecer sem saúde, educação, emprego,  etc!

     

     

     

  34. Lula Lá?

    O Globo, Estadão , Veja , Folha  e o PSDB estão fazendo um esforço nunca visto nesse país para re-eleger o presidente Lula. Se Lula souber sair dessa arapuca golpista , se elege no primeiro turno, caso venha a ser candidato. Porém , antes tem que pensar o seguinte: O povo tá de olho na besteira que fez ao se aliar a politicos sujos em nome da tal da governabilidade. Lula precisa criar um fato novo na política,. Pode ser que prestigiar e dar oportunidades a gente nova tipo Haddad,  seja um começo.

  35. reforma ministerial

    Esse novo fatiamento do governo, principalmente a entrega do Ministério da Saúde para o PMDB, é obra da intromissão e dos acordos de Lula para manter Dilma no poder, porque ele só pensa em 2018, porque só pensa no poder a qualquer custo.

  36. Se dúvida, esse defeito da

    Se dúvida, esse defeito da Dilma, o de insistir no erro até a penúltima hora é o grande calcanhar de Aquiles do governo. O custo polítco, o de ter que ceder a Saúde, expécie de último bastião contra o fisioligismo, segundo o Nassif, para o PMDB, foi um dos preços mais altos que a presidenta teve que pagar até hoje, devido a sua teimosia em manter-se firme em seus erros de avaliação.

    No entanto, essa caraterísitca, o da resistência até o insuportável, pode virar qualidade em outros momentos. Tenho para mim que ajuste algum vai fazer com que os programas sociais sejam extintos. E acredito inclusive que ao primeiro sinal de recuperação economica, Dilma reporá os cortes de agora. 

    Além disso, só uma capacidade de resistência fora do normal faz com que alguém fique de pé sofrendo ataques como nenhum outro jamais sofreu (fora os canhões contra o Jango). Veja bem Nassif, são ofensas de baixo calão, transmitidos para o mundo todo como na Copa. Imagens pornográficas. Críticas e pitacos vindo de todos os lados. Fogo amigo. Uma oposição raivosa destilando bilis em conluio com uma mídia oligopolizada.

    Nunca vi um presidente ser tão atacado, ofendido, desrespeitado enquanto pessoa. Uma senhora avó de mais sessenta anos. Além do mais, Lula mesmo sendo um animal político que é, teve o benefício de governar em momentos de vacas gordas internacionais. Está certo que na crise de 2008 ele mostrou toda sua genialidade e por isso a economia do país está resistindo, apesar de tudo.

    Mas fato é que o pacto social do “todo mundo ganha” levado por ele ia acabar um dia. Acabou a ilusão, agora é luta de classe na veia. E é a Dilma que tem que segurar o rojão. Coisa para guerrilheira casca grossa, Nassif.

  37. O Ministério da Saúde pode

    O Ministério da Saúde pode estar prestes a cair na mão de um pau mandado do Eduardo Cunha – um político que tem como sonho ver o SUS destruído e deixar como única alternativa o seu real patrão = os planos de saúde. E nem as pessoas que são obrigadas ao ir pra esses planos têm alguma segurança. Veja o drama da Unimed Paulistana. Alias pra que porra serve a agência que fiscaliza os planos de saúde? Deixou a unimed estourar pra depois ver o que faria com os que pagavam o plano. Conheço um senhor que está desesperado pôr não conseguir fazer um procedimento que quebra pedra nos rins por meio de ondas sonoras. Está com dores terríveis e o exame foi desmarcado. E uma sessão deste tratamento custa muito caro. Ou seja, o que já é ruim, com o pmdb do Cunha no MS, vai ficar pior. 

  38. Quanto malabarismo verbal…

    “O Pragmatismo do PT” – não confundir pragmatismo com ilicitude. Vale uma olhada no dicionário e na realidade – uma das fontes pode ser o ex-paladino dos pobres José Dirceu.

    “O estilo Dilma impõe custos maiores que o razoável” – ou seja, o engodo da Super Gerente, vendido, inclusive aqui, não encontra guarida em nenhum lugar mais.

    O divertido é ver os apoiadores agora, de mãozinha na cintura, posando de indignados – como se alguma coisa dessas fosse segredo antes da eleição. Não era e venderam a alma para ganhar a eleição. Os aiatolás do welfare state transformaram o país num enorme vale-tudo, pragmaticamente (os inocentes) ou criminosamente (o restante) colocando a realidade de lado. Se estamos nas mãos de Dilma, Cunha e Renan, foi por escolha do petismo. Cara pau é tentar posar de vítimas. Ou de surpresos.

    O “sonho” socialista fez seu preço e seus milionários. Conscientemente. Forma de pagamento? Nosso bolso, claro. Aliás, como sempre.

  39. Na questão do Ministério da

    Na questão do Ministério da Saúde resta saber o que foi negociado. Foi porteira fechada? Ou foi negociado a permanência do grande ativo que os governos petistas tem  na questão da saúde? Com a queda do Cunha (e ele um dia tem que cair mesmo com toda a proteção da imprensa e do Judiciário)  o ministro indicado, que é ligado ao indecente presidente da Câmara, terá o mesmo poder? Um outro ponto para análise é se a entrega do Ministério da Saúde tem a ver com a aprovação da CPMF, que significa manutenção de verbas para a saúde pública.

    Na questão “Petrolão”,  é bom se lembrar que outros governos entregaram imensas áreas da administração pública, muitas vezes participaram dos lucros e nada foi apurado. Mas o Brasil mudou. Lula negociou com crápulas para manter seu projeto de governo, mas ao mesmo tempo criou mecanismos de fiscalização e apuração e os deixou livres para atuar. FHC entregou o pais para políticos e banqueiros suspeitos e colocou um PGR para engavetar. Tem muita diferença. Os governos petistas mudaram o país, transformaram a Petrobrás numa gigante petrolífera, fizeram inclusão social, multiplicaram o PIB brasileiro por 3 enfim tudo o que se conhece e os governos anteriores só afundaram o Brasil.

    E imaginar que votos petistas migrem para Marina Silva é não conhecer os petistas. Votos do Psdb podem migrar para Marina Silva, o PT continuará com seu eleitorado fiel. Vai dar para ganhar a próxima? Creio que não com a mídia, PF e o Judiciário que estão aí.  Mas o PT e sua representatividade dos trabalhadores continuará. 

    PS – O Nassif não se lembrou de incluir a culpa da entrega do ministério da Saúde para o PMDB ao “trabalho responsável, discreto e eficiente” (elogios do Nassif em artigos anteriores) do vice Temer. Então vamos convir que não é somente  Dilma a culpada se houver retração na área da saúde visto que o “trabalho responsável, discreto e eficiente’ do vice se resume a assaltar um governo para o qual não foi eleito enquanto mantém laços com um presidente da Câmara que tem a qualidade moral de Eduardo Cunha. Mesmo porque o vice sabe que do Pmdb não se cobra moral e decência no trato da administração pública e é Eduardo Cunha que pode manter a chama do impeachment acesa enquanto o vice rouba o governo da presidente. E mais grave ainda, rouba conquistas sociais da população brasileira.

  40. Como chegamos a esse ponto?!

     Nassif, de que maneira chegamos a esse ponto? O PT, de lanterna e referência do pensamento político humanista, converteu-se num fardo pesado para qualquer um. A Dilma demonstrou-se a totalmente alheia à realidade e seu (do Nassif) dignóstico é por demais preciso: “não negocio, não compactuo, não tenho nada a ver com Passadena, sou limpa, sou pura, baixo os juros, baixo as tarifas de eletricidade, demito qualquer ministro que é denunciado pela Veja, não sou como a Marina e o Aécio que vão fazer esse ajuste pró-cíclico e acabar com o país….opsssss, vehna Levy, venha PMDB para a Saúde, venha ajuste”.

    Na melhor das hipóteses, em 2018,  retrocederemos ao primeiro mandato do Lula com a Rede trazendo todos aqueles malucos do mercado para dar uma surra em todos nós e a Marina dizendo aquelas frases que ninguém pode saber exatamente o significado. 

    Só pago pra ver essa sua previsão de que o PSDB chega fraco em 2018. A resistência do Alckmim me faz ficar em dúvida. E fica claro que essa postura incendiária do partido ( eles tiveram consultoria com a ala pré-histórica do Partido Republicano??) será abandonada assim que seus objetivos forem alcançados e, por sua história, recuperarão seus laços no sistema financeiro. Claro que, com a ajuda da imprensa, não precisarão justificar sua mudança de postura à população.

     

  41. parabéns!

    Seu texto é perfeito.

    A fama e moral de achacador que o PMDB adquiriu, vai acompanhá-lo para sempre.

     

    A imbecilidade do PSDB e o predadorismo dos interesses estrangeiros se casaram também.

    Gostaria muito de ver o PT se livrar das alianças em nome do reerguimento do partido. Desse, quem sabe, vai sobrar alguma coisa para um recomeço.

    1. Concordo.
      PMDB:
      Esse racha e

      Concordo.

      PMDB:

      Esse racha e as traições por parte do PMDB imputaram ao partido, de forma ainda mais forte, a fama de achacador e fisiologista em ambos os lados da corda.

      PSDB:

      Será jogado ao mar, e não passará de partido dos “Revoltados Online”. Cada vez mais pessoas não levam Aécio à sério, já virou piada até. Seu programa político desta semana teve repercussão nula.

      PT:

      Está na UTI, e apresentando importantes baixas. Possui alguns políticos que ainda acalentam ter um bom convívio com o PIG e a casa grande. Sob um ataque sem precedentes em nossa história, o partido não reage.

      REDE:

      Será um dos maiores engodos de nossa história, mas muita gente embarcará na onda.

      DEM:

      Mesmo destino do PSDB.

      Me pergunto para onde irão as raposas da política quando do desfecho dos partidos acima. Para onde iria um Serra, Alckimin, Agripino, Calheiros, clã Sarney, etc.

  42. E com essa decisão, pode

    E com essa decisão, pode implantar o CPMF com aprovação no Congresso e ter 40 bilhões para a saúde. ENTENDERAM ??? Isso é a política praticada atualmente.

  43. infelizmente a sujeira da politica

    infelizmente a sujeira da politica pega mais quem esta fraco. é o caso do governo. só uma melhora economica poderá fazer ser diferente. infelizmente

    1. Nassif tem restrições quanto a Ciro Gomes…

      … e elas não vêm de hoje.  Ele já falava do Ciro Gomes na Folha lá nos anos 1990.

      Provoquei demais? 😉

      1. De fato, foi um Ministro da

        De fato, foi um Ministro da Fazenda desastroso. Mas nos reconciliamos há muitos anos. Tanto que foi convidado para uma entrevista para o Brasilianas, que foi desmarcado na última hora por problemas de agenda dele.

        1. O Ciro diz que quando saiu do

          O Ciro diz que quando saiu do ministerio da fazenda deixou o plano real como um bebe limpinho e cheiroso.

          Agora o Nassif diz que ele foi um desastre.

          Afinal algum ministro da fazenda foi bom para o Nassif, fora FHC e o Delfim?

           

           

  44. Mas então era isso que a gente queria?

    É um cenário do tipo “nada funciona, erramos em tudo, mas queremos mais dinheiro para gastar”.

    Parlamentares atrapalham uns aos outros na batalha por cargos, por prestígio. O judiciário se manifesta uma vez ou outra em assuntos que nem deveria. A mídia observa perplexa a situação caótica que ajudou a criar. A imperatriz Dilma, que ultimamente lembra mais a rainha da Inglaterra, já que não serve para nada, abre, dia a dia, cada vez mais espaço dentro do poder para lideranças de políticos, de partidos e de burocratas incompetentes.

    O PMDB revela a que veio, e nós, surpresos com aquilo que já sabíamos, assistimos a uma feira livre de interesses. O PSDB logo entrará em férias. Aproxima-se o verão e os nascidos na elite não resistem ao chamado das praias, e nem aos vapores da Canábis. Os partidos menores são uma piada ambulante. Lembram as hienas que aguardam ao largo enquanto os grandes felinos se alimentam com a carcaça do povo.

    Dizem que haverá reforma ministerial. Não sei porque chamam isso de reforma. Eu apenas vejo os mesmos trocando apenas de cadeira. É claro, um ou outro que seja realmente competente será excluído. O que se deseja é apenas uma távola de apoiadores, nunca de administradores. Seus ministérios devem sofrer este efeito em cascata, empossando e privilegiando um exército de eunucos simpáticos ao partido do ministro.

    Enquanto isso, uma dívida que até então não era comentada, surge inesperadamente à pauta. E que dívida. Da última vez que me lembro, falava-se em reservas, quitação com o FMI, agora o assunto é serviços da dívida pública. Juros, é claro. Mais, já se fala de juros sobre juros, o que remete à idéia da renegociação por falta de pagamento.

    E enquanto o tempo passa (tempo e juros são irmãos siameses), as casas parlamentares se assemelham a um bloco carnavalesco, formado por anões hermafroditas, fantasiados de servidores públicos, paleto e gravata, mais preocupados com seus mandatos do que com quem os elegeu. Uma matrona atordoada que não sabe decidir usurpa a presidência, calcada em votos que não mais teria e em uma falsa idéia de direito democrático constitucional. E ainda há quem abra a boca para dizer que o impeachment seria golpe. Golpe foi a campanha presidencial do PT, isso sim. Dizem que traria custo adicional ao país. Ah é! Pois esperem só para ver o custo que esse partido do PT no governo vai trazer. 

    Mas então é esta porcaria a democracia que o brasileiro tanto queria e defendeu? Este puteiro que se chama de Brasília é aquilo que povoava os sonhos dos brasileiros? Creio que não, se me lembro bem, não era isso que queríamos.

  45. Na história do Peter Pan cada

    Na história do Peter Pan cada vez que alguém diz “Eu não acredito em fadas” uma fada morre em algum lugar. No Brasil cada vez que alguém pronuncia a palavra “impeachment” o PMDB ganha mais um ministério.

  46. Financiamento de campanha

    Se prevalecer a proibição de financiamulaento empresarial das eleições, o Partido dos Trabalhadores será o grande beneficiado, e além da aguerrida militância, tem o maior líder do país, Lula. Os tucanos não vão acabar, Aécio passará, e parte majoritária do liberalismo permanecerá. A Rede tem a grande imagem de Marina, mas poderá se paralizar pela contradição referida por Luis Nassif, uma base de esquerda, e uma cúpula neoliberal. A ver. Ciro Gomes tem a tragédia, como ele mesmo já disse, de nunca ter permanecido em um partido por longo tempo, sem raízes. Tem votos, mas duvido que tenha mais peso que Marina. Neste momento de avanço conservador, creio que Aécio vai entregar de bandeja a candidatura 2018 para Alckmin. Lula contra Alckmin contra Marina. As nuvens não mudar ainda freneticamente até lá.

  47. A política não é uma

    A política não é uma apreensão imediata como no caso de regras dos partidos, ou comparado ao ensino de definições matemáticas que se pode ter espontâneamente alguns principios.

    O propósitio de Dilma é fazer a troca de homens, onde as palavras não tem a condição de valor, mas, no momento, os cargos são a verdadeira alternativa para o resultado metodológico da economia.

    O resultado do governo vai continuar em sentido derivado do confronto da situação aqui salientada pelo Nassif, mesmo com o ajuste fiscal. Na economia é impossível não cair em erro.

    Estamos diante desse procedimento singular porque é impossível ser negado esta questão: na economia não há a forma de sermos em ato anterior, nem a matéria em potência que requer uma causa sem contradição; ou ao menos o ponto de vista que definimos o tempo seguro que precede a espécie do dinheiro “a sociedade”, para que não seja gerada e tocada entre o verdadeiro e falso.

    É impossível pedir a quem se contradiz, como a Dilma, que signifique alguma coisa.

    Eu quis sustentar a tese dos economistas [a sua negação para si mesmo] porque eles sustentam a sua tese destruindo a sua tese.

     

  48. Dramaticidade injustificável

    Faltam 03 anos para o pleito de 2018 e já tem gente fazendo previsões? Isso não é sério.

    Nos governos de Lula o PMDB comandou por 03 vezes o Ministério da Saúde e não me consta que Lula tenha “atravessado o rubicão”. Aliás, Lula nomeou um banqueiro tucano para comandar o Banco Central (Henrique Meireles), e também não me consta que tenha “atravessado o rubicão” em função disso.

    A reforma ministeriral atual está sendo conduzida a três: por Dilma, por Lula e por Temer. É inadmissível que se critique Dilma enquanto nada se fala de um dos maiores articuladores desta reforma, que é o ex presidente Lula. Pela gritaria dos jornalões nos últimos dias se pode depreender que a reforma está servindo para estabilizar a base de apoio do governo federal.

    Lula teve incontáveis ministros do PMDB, do PP, do PTB e de vários outros partidos durante os seus dois mandatos. Porque causa, motivo, razão ou circunstância Dilma não poderia fazer o mesmo, sendo que o governo de coalizão que ela lidera é bastante semelhante ao governo de coalizão liderado antes por Lula?

    Quanto ao pleito de 2018, há alguns apontamentos, nada mais do que isso. Antes de tudo será preciso analisar os efeitos do fim do financiamento empresarial das campanhas. A Osmarina está destruindo o PSOL, não o PT. O PSOL perdeu muito mais militantes, proporcionalmente ao tamanho do partido, do que o PT.

    O resto é especulação. Ou desejos, como estes que apontam o “fim do PT” desde meados dos anos 80.

    Aliás, todas as franjas e personalidades que saíram do PT desde aquela época foram relegadas ao sectarismo e ao gueto político. Nunca se constituíram enquanto alternativas populares com força real. Menos ainda essa Osmarina que não lidera um partido de esquerda, mas sim um partido liberal com verniz pseudo modernizador.

    1. Realmente

      Caro Diogo, o Brasil, ou parte dos brasileiros, parecem querer sempre um recomeço, uma refundação, sempre que se encontram grandes dificuldades, ou são confrontados com a realidade de que partidos de esquerda também podem abrigar corruptos, ou vira-casacas. É uma doença infantil, não querem passar da adolescência, não querem carregar nenhum tipo de cicatriz que os lembre que não somos perfeitos. O Brasil precisa amadurecer, o PT e todos os outros partidos precisam amadurecer. Os grandes partidos europeus e norte-americanos tem dezenas, até mais de centena de anos, tivessem sido extintos e recriados a cada revés, num eterno recomeço, teriam esses países amadurecido politicamente? Na verdade, o que está como cadáver insepulto de outra era, que se recusa a permitir que o novo deslanche, chama-se PMDB. É uma âncora nos cascos da nova república. Foi importante no seu parto, mas agora é um estorvo. Foi feito para o ambiente da Ditadura, é totalmente anacrônico. 

  49. O ACORDO GLOBO PMDB, TEVE O AVAL DO TEMER. e SARNEY.

    Só isso, não era para a DILMA resistir tanto, a tática fingir de morto deu certo. O apoio a Dilma vem de fora do BRASIL, o encontro TEMER e Aécio aconteceu ainda e novembro de 2014, os marinhos mandaram representantes, teve também gente da justiça, a ordem era cassar também o Partido PT. Muita gente da mídia sabe da história, só não fala porque pode perder o emprego. Tem muito dinheiro envolvido, por isso a tentativa de manter dinheiro de empresas nas eleições.  Se isso for uma lenda que cortem a língua do Stanley o gaiato que conta história que são tão possíveis que você acredita, Stanley aprendeu com o Barbosa o domínio do fato.

  50. Decepção

    Pois por isso mesmo esta semana política tem sido, para mim, a mais triste do ano. Respirando fundo e pausadamente de apreensão. Não votei na Dilma, mas estava fechado com ela diante da oposição tacanha. Agora já não sei.

  51. Serra era “ligado ao tema”????

    Não me consta que José Serra e Barjas Negri fossem pessoas “ligadas ao tema” e eles foram ministros da saúde no governo FHC… que gritem as ambulâncias superfaturadas da máfia dos “sanguessugas” para me desmentir.

    Estranho é que não querem que Dilma faça fisiologismo com esse Congresso que temos???  Quando foi a última vez neste país que se viu uma direita raivosa levando três vezes mais pessoas as ruas do que a esquerda e seus movimetos sociais?

    A direita ataca ferozmente, a esquerda se racha e, muitos esperam que o PT se explodam para ver se conseguem pegar seus órfãos e trazê-los para suas siglas.

    Bem, neste cenário, o que alguns pensam que a Dilma tem que fazer, seguir o receituário que acham certo? Ela é teimosa, ouvi isso uma centena de vezes, agora, repetentinamente essa tese cede para dizer que ela cede ao fisiologismo e que atravessou o Rubicão, como se os seus mais ferozes adversários já não tivessem colocado pessoas que não eram ligadas ao tema, principalmente o PSDB com o Serra, com o claro intuito apenas de lhe dar vitrine para a sucessão de FHC.

    Ou seja, ela fez bem algo bem mais ameno do que seus piores adversários fizeram, pois o PSDB colocou o Serra que não tinha nada a ver com “o tema”, somente para ter vitrine para concorrer a sucessão do FHC, mas a sangria tem que ser sobre a Dilma e assim lançar ainda mais fogo na fogueira da pouca base de esquerda que ela ainda tem?

    Não, Dilma não atravessou a Rubicão. Dilma está fazendo o que pode para governar com o pior Congresso que elegemos em décadas, para governar com o pior levante de direita hidrófoba que se viu em décadas e, pior, governar tendo uma esquerda rachada e que pensa, em vários casos, apenas em jogar mais lenha na fogueira na expectativa de acolher os “órfãos do incêndio”.

    Vendo todo esse cenário, agradeço por termos Dilma como presidente, porque não vejo no politicos atuais nenhum que teria pulso para aguentar todo esse borbadeio e, não fosse a integridade de Dilma, porque vasculharam por todos os poros e não encontraram sequer indícios de crimes cometidos por ela, a esquerda já teria sido “varrida” do mapa e não seria substituída sequer por uma direita moderada, mas por uma direita radical ao extremo. Então, agradeçam que no meio desta tormenta, nevoeiro e infelizmente, com muito fogo amigo, que é a Dilma que está no timão, ainda que tenha fazer concessões.

      1. Aí é apelação né Nassif?

        Aí é apelação né Nassif? Estamos falando do titular da pasta, se for falar das “cabeças pensantes” por detrás, teriamos que, no caso atual, fazer um exer ício de advinhação e, nos casos passados não pensar mais nos nomes dos titulares mas de quem realmente era “a cabeça pensante”, pois ninguém com sinceridade imagina que foi FHC que fez o plano real, embora a imprensa lhe tena dado a fama e ninguém pensa que os nossos “legisladores” realmente entendem de legislação e que não tenham inúmeros acessores jurídicos para dar respaldo por detrás dos panos.

        Se for para falar de quem irá dar assessoria intelectual ao titular da pasta, todo o artigo perdeu o foco.

        1. Tem razão. O guru do

          Tem razão. O guru do Ministro, o Picciani, notável homem de espírito público, vai indicar os melhores sanitaristas para assessorar o discípulo.

      2. Nassif,
        estranho seu

        Nassif,

        estranho seu posicionamento, pois todos sabem que com este Congresso e grande Mídia, tem que se fazer concessões.

        Agora fazer concessões de cargos, não quer dizer que se farão concessões em macro políticas sociais ou econômicas, ou mesmo setoriais.

        Claro que fica mais difícil administrar um MInistério com um fisiologista no cargo. Mas as políticas do mesmo são implementadas pelos seus programas de médio e longo prazo, e que já estão há anos aí , nos casos específicos do Ministérios da Saúde e da Educação, por exemplo.

        A alocação de verbas no MInistério e nos seus programas, e é o que interessa, é um indício claro disto.

        Ou alguém acredita que se a direita tivesse assumido o poder executivo, já que os outros poderes já detêm há séculos, os cortes orçamentários seriam drásticos nestes ministérios, e ainda colocando a culpa na ‘gastança e irresponsabilidade’ dos petistas, e com grande ajuda da mídia ainda. Que quebraram o país, que os ricos pagam pelos pobres e outras pérolas do gênero.

        Alguma dúvida sobre isto?

        Ela não atravessou Rubicão nenhum. Simplesmente resistiu até onde foi possível. É uma grande qualidade, e que cobram dela como se fosse um defeito. Se fizesse o contrário, e cedessse desde o começo, cobrariam justamente o inverso. O típico posicionamento conveniente de engenheiro de obra feita.

        Assim como Lula fez no seu mandato, e nem por isto abandonou ou deixou de implantar as grandes políticas sociais que marcaram seu governo em âmbito mundial.

        Agora, mensurar um governo por ter sicrano ou fulano em tal Ministério é coisa de políitica pequena e de curto prazo.

        O que ninguém quer ir é no cerne do problema: a mídia despolitizou a clase média, com anos de mentiras e omissões de feitos dos governos Lula e Dilma, o que fez com que acabassemos em um Congresso como este que está aí, ao tentar desqualificar todos políticos, partidos e governos.

        Deu no que deu,,,

        Migrar para outro partido, vulgo de esquerda e sem base sólidas não acontecerá, pois ninguém quer pagar mais vinte anos para chegar lá e acontecer a mesma coisa; tem que compor com os fisiologistas no Congresso para poder governar e conseguir alguns progressos sociais.

        O caso do partido de extrema esquerda grega não ensinou nada a ninguém, não? Teve que ceder, claro! Mas menos que a direita grega faria, por exemplo.

        O povo já entendeu: o sistema funciona de uma maneira tal para que poucas mudanças ocorram de fato.

        Desde a Grécia é assim, ou acha que inventaram o Senado foi à toa? 

         

         

         

         

         

         

         

         

         

         

      3. Quantos

        – Meu Cândido, quantos “Guerreirros da saúde” além do David Capistrano, o Veccina foram ministros da saúde para que o presidente não tivesse que atravessar o rubicão?

        – …

        – Ah, nenhum? Certo, pensei que tivesse lido e interpretado errado.

         

    1. Guerreira

      A presidente esta aprendendo a duras penas que politica não esta nas cartilhas da esquerda ou da direita. É um aprendizado constante, rotineiro e desgastante. É por isso que digo: não é ela sozinha, mas um partido que, mal e mal, teve um plano de governo que brotou lá nos anos de chumbo e agora esta sangrando até o figado para continuar.

      A “direita” brazileira (conto poucos como verdadeira direita, os outros são bossais da casa grande) assumiu completamente a luta de classes, luta essa que o PT tentou amenizar em nome da governabilidade mas que agora aprendeu que politica é feita por muitos, Heróis só da Marvel.

  52. Como seria possível alguém bem intencionado governar…

    Como seria possível alguém bem intencionado governar com um Congresso Nacional tão podre? Qualquer governo que ouse subverter a lógica chantagista e rastejante do presidencialismo de coalizão terá sérios problemas.

    A presidenta Dilma é refém desses políticos chantagistas e imundos do PMDB, que são capazes de destruir o país e todas as conquistas sociais para satisfazer seus caprichos.

    Boa parte da crise que vivemos decorre da crise política que impede a presidenta de governar. E os responsáveis maiores são esses delinqüentes de luxo liderados de mafioso-mor chamado Eduardo Cunha, que assaltam o país diuturnamente. 

  53. Petista jamais se filiaria à Rede – errou feio, Nassif.

    Sou filiado ao PT desde 1980 e conheço os militantes:

    é completamente despresível o  número de petistas insatisfeitos que se filiarão na REDE.

    Haverá algumas perdas mas estas, irão na sua maioria para o PSOL.

     

    1. simples

      tb concordo, com um ponto eh cedo e talvez ao PC do B, PDT, PSOL como ainda refundar outro. Os militantes se afastam e nao vao abrir outra porta tao facil.

  54. “Com alguns problemas

    “Com alguns problemas pontuais, a partir do governo Collor o Ministério foi comandado sucessivamente por Ministros ligados ao tema, a formidável bancada da saúde, acima das paixões e dos partidos, fornecendo quadros para as administrações federal e estaduais.

     

     

    José Serra foi um “problema pontual” ????

  55. Deus escreve o certo por linhas tortas

    Se nem Deus vai direto ao ponto, exigir da Dilma é insensato.

    As reformas são feitas desta maneira mesmo, com indas e vindas, dribles e despistes.

    O que importa é o resultado final, se os ministros que entrarem usarem os cargos para mal feitos e furtos a permanência será efêmera e a susbstituição veloz.

    Penso que um desqualificado no ministério da saúde pode até facilitar o trabalho por lá, pois como é um burro não conseguirá interferir na máquina que está montada, azeitada e funcionando. Ficará lá de Rainha da Inglaterra, cortando fita de posto de saúde na baixada fluminense, onde pelo menos ganha uns votinhos na próxima eleição.

  56. “Nenhum intelectual de peso

    “Nenhum intelectual de peso ousará cerrar fileiras com o partido(PMDB).”

    E a Dona Marta, não conta? Quaquaquá…

      1. Mesmo sabendo que o

        Mesmo sabendo que o comentario foi complexo demais pra voce ja que tinha quase 3 sentencas, tenho que te relembrar que voce tem que LER PRIMEIRO ANTES DE COMENTAR, OK?  E nao ha “ele” nenhum no comentario dele:  de quem ou do que voce ta falando e latindo?

  57. é a democracia, estúpido

    Nas eleições norte americanas de 1992, o então assessor de Bill Clinton, James Carville, cunhou uma frase que sintetizava o espírito de uma época : ” é a economia, estúpido”. Com a economia em recessão, minoria na câmara, minoria no senado e baixa aprovação popular, a presidenta Dilma tem que se sujeitar a uma versão mais básica do que a proposta por Carville. É a democracia , estúpido. 

    1. Certo, excelente.  So que nos

      Certo, excelente.  So que nos vimos a presidente que tinha fama de gerentona e durona ceder a TODOS os pontos mais importantes, de novo e de novo e de novo.

      E cedeu pro lado errado em TODAS as vezes.  O que estamos vendo eh so mais do mesmo dela.

      Sim, essa eh uma critica durissima e vai continuar dura de minha parte independente de eu nao ter votado no Brasil, e mais independente ainda de eu jamais cogitar em votar em qualquer dos “concorrentes”  aa presidencia na minha vida.  Eu teria votado em Dilma se votasse no Brasil mas eh realmente irrelevante dado os rotineiros incendios de pontes por ela.

  58. O novo cenário e o fundamentalismo

    Nassif,

    O cenário de crise dos partidos programáticos – PT PSDB – é consistente. 

    Mas penso que o elemento novo não é a rede, mas o voto evangélico disperso nos vários partidos. Ou antes o rebanho eleitoral fundamentalista disponível para quem o desejar.

    Esse eleitor não é da rede nem de sua candidata evangélica, mas da bancada do baixo clero que busca seus ganhos pessoais com o governo que for. Um PMDB difuso; ou o futuro do PMDB .

    Por favor, gostaria de ver sua análise pessoal considerando esse elemento evangélico, e seu programa fundamentalista, num cenário sem partidos programáticos. No cenário em que quem pensa um pouco além do imediato se afasta dos espaços políticos.

    Abraços,

  59. O que estranho…

    Sr Nassif!

    O que estranho é não ter dado nenhuma linha de avaliação do PDT com a chegada de Ciro Gomes, justo ele que foi seu entrevistado recentemente.

    Da minha parte creio que, daqui pra frente, essa sigla tem tudo para exercer um protagonismo que poderá surpreender.

  60. Apesar de tudo, ainda que por

    Apesar de tudo, ainda que por caminhos tortos é preciso louvar que:

    A estrutura do Judiciário Brasileiro, ainda que tenham quadros de extremo valor e servidores que honram suas funções, há em pontos chaves pessoas sem o menor escrúpulo e são elas que tornam real, o folclore negativo da justiça Brasileira.

    Esse é um poder que não foi sacudido da mesma forma como aconteceu com executivo enquanto o presidente era Collor e o legislativo dos anões do orçamento até o mensalão.

    O bom é que já se percebe o MAU ESTAR causado por ações e falas do Gilmar mendes e ações do Moro, por exemplo, e ainda que seja considerado um feito “partidário” a Lava Jato é um marco nas relações da Justiça com o Capital.

    Mais de 1% do PIB recuou como consequência a ação da justiça – isso não é pouco – envolveu muito poder!

    Esse é um feito GIGANTESCO e só poderia ter sido alcançado com um presidente MULHER!

    Acredito que presidente homem NÃO TERIA A PACIÊNCIA para tudo que aconteceu…

    O fogo da justiça que havia se apagado, começa a fumegar em brasa…

    Bons tempos se avizinham para NOVOS E VELHOS JUIZES que amam essa coisa chamada JUSTIÇA!

    Ganha o Brasil quando a Justiça cumpre seu papel!

    1. Muito bem lembrado. Aliás,

      Muito bem lembrado. Aliás, muito pouco comentado em tudo que é espaço na web. Dilma, em um de seus programas eleitorais antes da eleição, disse que iria atacar o problema da corrupção “doa a quem doer”. Essa expressão, já meio desgastada, ela levou ao pé da letra. E está doendo muito, e pra muitos, inclusive do PT. 

      Dilma abriu a comporta do imenso lago de corrupção, que se acumulou no Brasil há muitas, muitas décadas. Está passando de tudo pela enxurrada, políticos, empresários, juizes e muitos outros até recentemente intocáveis.  

      Ela pode ser expulsa do mundo político, mas vai ficar na História por isso.

    2. Muito bem lembrado, caro

      Muito bem lembrado, caro Marcos. Dilma abriu a comporta desse imenso lago de corrupção que vem sendo enchido há muitas, muitas décadas. E pela enxurrada da descarga estão passando políticos, empresários, juizes e outros até recentemente intocáveis.

      Dilma pode ser expulsa do mundo político, mas ela ficará na História por isso.

       

  61. Coisa interessante. O pmdb

    Coisa interessante. O pmdb prostitui a politica desde a época de sarney, mas NINGUÉM falava nada sobre isso. Hoje, graças as máfias e as esquerdas imbecis, pincipalmente psol, foi eleito o pior congresso de todos os tempos e ninguem lleva isso em consideração. Dilma está refem do pior congresso da hsitória e ninguem culpa o pmdb por isso. É mole? Sempre julgamos o menos culpado e deixamos os prostitutos da política surfarem tranquilos. Nosso foco deveria ser o congresso podre que foi elito e não somente a presidente do páìs, pois, com isso, enfraquecemos mais anida a refem e fortalecemos os corruptos prostitutos políticos.. Coisa mais fácil bater em quem está fraguilizado pelos extremamente corruptos de sempre. Eta, somos mesmo uns chorões, nunca lutadores. Haja saco pra tanto chorão de barriga cheia.

  62. Ministério qualquer presidente troca quando quiser!

    Teremos ministério Dilma II.

    Cai o Cunha, leva consigo mais uma turma do PMDB.

    Mais cedo ou mais tarde sobra para o PSDB.

    Que sobra depois? Dilma e quem não é comprometido do PT.

    Fragilizados o PMDB, PSDB e outros, vem o ministério Dilma III.

  63. A razão está em defender a

    A razão está em defender a legalidade a mesma que foi subtraída em 64.Somos contrários a esse modo de fazer política somos contrários a essa política econômica mas defenderemos a manutenção deste Governo até primeiro de janeiro de 2019 e não aceitaremos golpes jurídicos,políticos,midiáticos ou militares.

    VIVA A FRENTE BRASIL POPULAR que mesmo sem o apoio de TODA a mídia garantirá a manutenção de um Governo eleito.

  64. Rubicão

    Atravessar o Rubicão não é uma boa imagem para o que está acontecendo.

    Quando César atravessou o Rubicão com suas tropas, foi um ato de desafio ao Senado, uma tentativa de tomar o poder em Roma, assumindo todos os riscos. Atravessar o Rubicão, em desafio às próprias leis da República, era fortalecer o seu poder pessoal e substituir a oligarquia por um regime semimonárquico.

    No caso da Saúde, acontece justamente o contrário: Dilma está abrindo mão de poder, está reconhecendo que, no momento, não tem força política para impor sua vontade diante das exigências do PMDB e partidos aliados, estes sim comparáveis ao patrimonialista Senado de Roma.

    Não que eu concorde com todas as decisões dela, mas não podemos negar a matemática: o eleitor deu ao PT 54 milhões de votos para a Presidência, e menos de 15 milhões para a Câmara. Ou seja, em nenhum momento se poderia negar que o governo eleito foi essencialmente de coalizão. É muito irrealista achar que o PT vai impor o seu programa ao conjunto das forças políticas, sem um longo e penoso processo de negociação.

    Esse cenário, aliado a uma incessante campanha golpista e quase suicida do cartel midiático, num ano de economia em dificuldades, e mais ainda com a notória falta de carisma pessoal de uma presidente que é digna, preparada, mas excessivamente técnica, torna evidente que hoje ela é presa fácil para a chantagem.

    Abandonar Dilma é fortalecer os achacadores. É uma situação até irônica: as grandes manifestações “anti-PMDB” acabaram enfraquecendo a presidente, que perdeu poder de barganha e não tem o estofo político de um Lula para se impor através do carisma e da oratória. O resultado disso foi um PMDB muito mais forte do que antes, a ponto de impor uma derrota acachapante ao governo e colocar na presidência da Câmara o que o partido tem de pior.

    E diga-se de passagem, com total apoio da grande imprensa, esta em comatoso estado, como diz o PHA.

  65. Militância aguerrida

    Outro ponto que discordo (mas posso estar errado) é que a militância aguerrida do PT vai se bandear para a Rede de Marina. Acho que se está confundindo a militância do PT com grupinhos de classe média deslumbrados com o “novo”.

  66. Por que tirar o Janine?

    Uma pergunta que eu tenho a fazer: por que retirar o Renato Janine Ribeiro? Eu até entendo (apesar de não concordar) que o PMDB precise de mais espaço, mas por que tirar o excelente Janine só para acomodar o Mercadante (que é do PT)? O cara é tão mimado assim que não pode simplesmente se retirar ou ir para uma outra pasta “menor” mas que ele possa dar sua contribuição? Sério que vaidades pessoais são tão importantes assim? Não consigo entender a lógica.

  67. FHC, não Lula, foi o governo do fisiologismo
      “…A era Lula leva ao limite o modelo (presidencialismo de coalizão e aliança com os grandes grupos de comunicação)”.  Nassif, sério que você acha que Lula foi mais fundo no “presidencialismo de coalizão”, “loteando diretorias da Petrobrás”, mais do que FHC? Mesmo sabendo que as investigações da lava jato são seletivamente feitas somente nos governos do PT, deixando de se investigar os roubos do cartel durante o governo do PSDB (e ainda assim chovem tucanos nas delações,  dando um trabalhão para o PGR excluí-los do processo…) e mesmo sabendo que, conforme delações da mesma lava jato, os esquemas de desvios foram implantados durante o governo de FHC? Quem governava o Brasil em 1995, quando Paulo Roberto Costa, principal personagem da lava jato, indicado pelo PP, ganhou um cargo de diretoria na Petrobrás? No governo de FHC o PSDB tinha quantos deputados e quantos senadores? Como obteve maioria ampla no Congresso? Não negociou apoios dos mesmos partidos de centro que hoje apoiam, infielmente, o governo? Não negociou cargos para obter apoio do mesmo PMDB, do mesmo Temer, do mesmo Cunha, do mesmo Renan Calheiros (que até foi ministro da Justiça de FHC)? Não negociou com o PP, também implicado na lava jato (desde…) ? E não pactuou com o Demo (antigo PFL), que sempre desbancou o PMDB na fama de partido campeão de fisiologismo do Brasil, até se tornar oposição? Não teve Valerioduto nem comprou votos para a emenda da reeleição?  E as negociatas da privataria, das teles? Não incluíam negociatas de apoio político? E o apoio maciço dos meios de comunicação, como se deram? Ou essas negociatas com a grande mídia são imaculadas, não entram na conta do “presidencialismo de coalizão”? O republicanismo (ou ingenuidade) de Lula (e Dilma) em dar inédita liberdade, recursos e independência aos órgãos de investigação e de fiscalização do governo, ao contrário do que ocorria no governo FHC, não dizem nada sobre o quão fundo ele permitia que esse presidencialismo de coalizão chegasse, isto é, o quanto os partidos da base aliada tinham, ou deveriam ter, de passar a se auto-fiscalizar para não virem a ser acusados e investigados pelas próprias instituições do governo federal, muito mais vigilantes do que no passado? Então, dizer que o governo Lula foi mais fundo do que FHC no loteamento de cargos e nos acordos políticos do “presidencialismo de coalizão”  é brincadeira…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador