Como Aécio implodiu com o PSDB

Nos próximos dias é possível que José Serra se mude com armas e bagagens para o PMDB. Há rumores consistentes de que o governador paulista Geraldo Alckmin vá para o PSB. Antes mesmo de entrar Serra já prestou um grande favor ao partido: foi ele quem costurou a ida de Marta Suplicy para o PMDB.

Tudo isso devido ao fator Aécio Neves.

Desde a morte de Mário Covas e Sérgio Motta, o PSDB foi perdendo substância. Transformado em referencial único do partido, Fernando Henrique Cardoso jamais logrou conferir-lhe profundidade programática. Vazio, acomodado, superficial, FHC contentava-se com boutades para uma mídia extraordinariamente indulgente e em sua revanche permanente com Lula.

O partido acomodou-se com a aliança com a mídia. Tendo à sua disposição a maior máquina de construção e destruição de ideias, não soube alimentá-la de conceitos legitimadores.

Sem ideias, sem programas, a mídia quedou-se ante um anti-estatismo primário, em posturas anti-políticas sociais e em discursos anti-corrupção. Só anti. Não conseguiu sequer elaborar os bons conceitos liberais.

Grupos de mídia falam para o fígado e os intestinos, não para o cérebro. E o PSDB foi atrás. Passou a ter o rosto irado de Aloysio Nunes, o histrionismo de Aécio, o primarismo de Carlos Sampaio.

Um a um os intelectuais que ajudaram a fazer o partido foram recolhendo armas. Os economistas formuladores se recolheram às suas instituições, como Luiz Carlos Bresser-Pereira e Yoshiaki Nakano. Os financistas, como Luiz Carlos Mendonça de Barros e Pérsio Airda,  contentaram-se em continuar ganhando dinheiro, mas abrindo mão de militância partidária. Os cientistas sociais mais ligados a FHC, como Boris Fausto e Arthur Gianotti, recolheram armas, provavelmente envergonhados com a virulência desqualificada dos intelectuais neo-tucanos.

Gradativamente, o PSDB foi se tornando a cara de Aécio Neves e dos Rebeldes Online, em mais um caso em que o baixo clero se apropria de uma instituição pública.

A implosão do PSDB só é surpresa para os desavisados. Há muito tempo era nítido que jogar todas as energias para destruir o adversário os deixaria na situação do abraço de afogado.

Agora, o partido que, junto com o PT, dominou a cena política brasileira nas últimas décadas, foi entregue ao mais despreparado de seus caciques.

O esfacelamento de ambos os partidos torna as eleições de 2018 uma verdadeira roleta russa.

Luis Nassif

135 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O único político civilizado

    O único político civilizado visível no PSDB hoje é o governador de Goiás.

    Os demais só sobrevivem por causa do PIG.

    Sem ele não sobraria nem pó.

    1. Eu diria que é o Arthur Virgílio!!

      Tá bom disse besteira (bater no Lula), mas o Lula também falou bobagem contra ele em 2012 (não gosta de pobre).

      O único tucano que não tem medo do povão e mais digno que muitos “aliados” lulistas no Amazonas.

      Sua administração não deixa a desejar, ele derrotou os maiores caciques do estado (Omar Aziz, Eduardo Braga) e uma das capitais que Aécio venceu.

      Porém um problemão, não se da bem com os paulistas nos PSDB, sem isso é impossível um candidato do partido ter sucesso numa disputa nacional.

  2. O correto é Revoltados OnLine

    O correto é Revoltados OnLine e não Rebeldes Online. Mas na verdade o correto mesmo seria Retardados OnLine.

    A bem da verdade, os Retardados também não gostam do PSDB. Já que os consideram como de “esquerda” também. (risos).

    Toda essa ação anti-PT, anti-Dilma e Anti-Lula só fizeram mesmo destruir os partidos de oposição. Mais do que o próprio PT.

    A oposição foi cooptada por esses grupelhos fascistas e fundamentalistas. A mídia, também em franca decadência, acabou por

    legitimar esses malucos com as transmissões ao vivo de suas marchas insanas.

    É por isso que chegamos ao ponto de termos um ladrão recorrente e assumido presidente do congresso. Não sendo petista, nada iria acontecer. O problema foi o Ministério Público Suiço quebrar a rede de proteção da Justiça brasileira à esse tipo de gente. Ficou feio agora apoiar Cunha. Se bem que continuam tentando…

    A oposição se deu o impeachment.

     

    1. Mas não foi pior que a

      Mas não foi pior que a cérebre foto Maluf e Lula juntos do mesmo lado político.

        E economizei :

           Não paguei nada ,

    1. Concordo

      Eu ia fazer um cmentário com o mesmo teor, mas o seu já está perfeito, então aproveito para afirmar a minha concordência.

      Essa histórinha de PT esfacelado é só para amenizar a situação do PSDB.

      Claro que o PT tem problemas e dificuldades, mas gostaria que alguém apontasse um partido que recebesse um uinto dos ataques recebidos pelo PT e ainda sim se mantivesse coeso e relevante.

       

    2. Visionário!!!

      Muita coisa está acontecendo, eu já dizia em 2013 que 2018 teria cara de 1989 porque a política brasileira passa por uma passagem geracional, agora com as incertezas no futuro do país fruto das manifestações e campanha sórdida da mídia o cenário está confirmado.

      Porém alguma coisa prevista não aconteceu devido à morte de Eduardo Campos.

      Já reparou que Campos resolveu disputar a presidência depois da vitória de Haddad? A eleição do até então “poste” do Lula fez partidos se movimentarem para impedir uma possível hegemonia petista.

  3. Não é de hoje

    Goste-se ou não do PSDB, fato é que na época dos dois mandatos FHC, o partido tinha quadros competentes e ideias para apresentar. Em muitos aspectos eu não gostava dessas ideias, mas elas existiam.

    O problema não está restrito ao Aécio Neves, que será tão somente a pá de cal sobre o que sobrou do partido. Um partido que tem como mais importante quadro Geraldo Alckmin, um governador de uma mediocridade assustadora, com envergadura quando muito para ser prefeito de Pindamonhangaba, demonstra claramente que não pode pretender ser uma alternativa viável de poder.

    Como repito para um amigo meu, que militou no PSDB no passado mas também desistiu diante da falta de nível dos membros do debate, é um acinte um partido que aceita o Coronel Telhada como candidato a deputado estadual se chamar de social-democrata.

  4. Olha…a maionese do psdb

    Olha…a maionese do psdb azedou mesmo foi lá atrás, nos 1990, quando o FHC e seu séquito jogaram uma bomba atômica neles mesmos. Tentaram submeter totalmente a crítica intelectual à sua atuação jogando muito mais pesado do que o universo cultural permite. Chamaram os adversários intelectuais de dinossauros e os empurraram para o Parque Jurássico, a mídia funcionando como corredor polonês que apressava a corrida. Ao jogarem desse jeito, perderam o respeito dos intelectuais e provavelmente o próprio autorrespeito ou cuidado específico para se mover nesse espaço. Queimaram o cacife específico para esse jogo e passaram a jogar casado com a escumalha neocon. Em suma, perderam a referência. 

  5. Não houve

    Talvez o PSDB pensasse que não houve aumento na crítica política da população nesses anos de PT, agora com a recente pesquisa que demonstra o quanto os políticos em geral são maus e mal vistos pela população, correm atrás do prejuízo, por assumirem sua ideologia integralmente, sem o apaziguadores antigos que o Nassif cita…

  6. implosão de ideais

    Implosão acontece de dentro para fora.

    Explosão é de fora para dentro.

    Opiniões e formadores de opinião, deturpadores do ideal alheio isto sim!

    Um sujeito almeja algumas coisas na vida e então se desvia de seu ideal quando dá ouvidos aos formadores de opinião.

    Pior ainda se for coisa ideológica. A ideologia corrompe o cidadão, principalmente quando ele acaba tendo que se posicionar de algum lado e aí fica uma poluição de opiniões pautadas pela mídia. Um flá-flu interminável. 

    E quem foi que disse que todo mundo gosta de futebol? Certamente, a primeira coisa a se fazer é arrebanhar simpatizantes para a torcida de algum time. O campeonato é todos contra todos. A mídia manda um cuspir no outro, sai fora e vamos vender notícias.

    Corruptores da opinião alheia. Arranjar uma causa para vender um livro. Excelente auto-ajuda!

  7. Injustiça

    Injusto hein!?

    Aécio é a gota que faz transbordar o copo. Até à última eleiçáo ele era uma promessa..  Esqueceram? Da turma da gestão moderna junto com o Eduardo Campos – um pouco de transparencia e possibilidade de poder escancarou ambos.

    O PSDB estava em agonia há algum tempo. Isto não se prende a votação. Se Alckmin e Serra ousam trocar de partido é porque sabem o tamanho da voto personalista e da insignificância do partido na jogada*.

    Grande parte da culpa era do mitómano mor, o predestinado a ser presidente dos Estados Unidos do Brasil. Serra fez o que quis anos a fio – o episódio da última eleição para a prefeitura foi brutalmente transparente deste dominio. Aécio recebeu essa estrutura prontinha. E recebeu-a como uma quase imposição do outro grande culpado.

    O outro grande culpado é FHC. Anos a fio ficou na dele… e que bem que estava. Até que a conjuntura no Brasil mudou e a sua chance de vingança apareceu. Limpou Serra da jogada e ungiu Aécio com uma declaraçáo… habiamos papa. Com nova virada, esta proporcionada por Dilma, perdeu o pudor e virou golpista descarado.

    Só uma opinião.

    Quanto ao esfacelamento do pt… o fato de ser vitima da intensa campanha por sua destruição faz com que grande parte dos seus simpatizantes não consiga critica-lo e ainda se torne intolerante a quem o faça. Isto, em minha opinião, é o que vai matar de fato o pt.

    1. Rsrsrs
      “Aécio é a gota que faz transbordar o copo. Até à última eleiçáo ele era uma promessa.. Esqueceram? Da turma da gestão moderna junto com o Eduardo Campos – um pouco de transparencia e possibilidade de poder escancarou ambos….”

      Clap, clap, clap

    2. Concordo contigo, Rodrigues,

      Concordo contigo, Rodrigues, em gênero, número e grau.

      É bom lembrar aqui que em 2010 o Aécio Neves seria o candidato a presidência pelo PSDB mas a bancada paulista serrana do partido fez um “belo” serviço que suprimiu aquele que seria o candidato mais preparado, naquela altura, para rivalizar com a Dilma. Deram um tiro no próprio pé.

      Agora tentam de tudo para promover uma campanha de impeachment da Dilma por um procedimento financeiro que o próprio PSDB de Fernando Henrique fez no passado – e que o próprio sistema permite. É errado agora e não o foi no passado? Qual é a diferença entre “overshootings” e “pedaladas”? O PSDB ainda não degeriu muito bem a derrota na última eleição presidencial e pelo visto querem vomitar as suas frustações em cima do povo através do PIG.

      O desepero é tanto que chegaram a ir para a Venezuela (não oficialmente) semear a discórdia naquele país – apoiando um empresário incitador de massas que expôs o povo local à violência somente para benefício próprio e fazendo campanha para a saída da Venezuela do MERCOSUL – afim de desestabilizar mais ainda o quadro da crise econômica e política na América do sul e, consequentemente, no Brasil.

      Em 2010 atiraram em um pé e agora em 2015 estão atirando no outro pé do PSDB. Pelo visto estes ditos representantes do PSDB (não) querem chegar a lugar nenhum. Só o caos é interessante para eles agora.

  8. Não Nassif, não.
    Apesar de concordar com cada afirmação sua, digo que a análise é bastante incompleta.

    Qual o partido que não se esfacelou nos últimos anos?

    Qual partido poderia ocupar as lacunas deixadas pelo PSDB e pelo PT?

    Qual a diferença da arrogância, do individualismo e do isolacionismo de Serra e Aécio, Marina e Ciro?

    Já não era certo que desde os governos FHC o PSDB tinha ocupado o espectro do DEM?

    O que os movimentos de rua originariamente reclamaram e pediram?

    O que quer mesmo dizer a vitória do pragmatismo e a marginalização da ideologia?

    Entendem, agora (alô André Araújo), o nexo entre esses dois últimos questionamentos e os anteriores?

    1. Na verdade eu queria saber se

      Na verdade eu queria saber se você está falando dos movimentos de rua populares de junho/julho de 2013 ou estas manifestações de 2015?

      Eu pergunto isto pois existe uma enorme diferença ideológica entre os movimentos de 2013 (Passe Livre/ Mobilidade/ Acessibilidade) e estes de 2015 (Impeachment/anti PT/anti esquerda). E isto faz toda a diferença no meu entendimento.

      1. Bobagem

        As mimifestações niilistas de 2013 elegeram o congresso mais conservador desde a ditadura. Estão aí bolsonaros e felicianos, filha de Roberto Jefferson, Paulo Maluf e um monte de quociente eleitoral aprovando terceirização, estatuto do nascituro, estatuto da família, transgênicos, bolsa-estupro, entre outras excrescências arcaicas.

        O pior ainda está por vir: traficantes evangélicos (!!!) estão expulsando mães de santo de favelas no Rio.

        E a esquerda deposita todas as suas esperanças daqui 3 anos em Lula que terá 73 anos. Na boa? A solução é alugar o Brasil. Nós não vamos pagar nada.

        1. Concordo com vc. Junho de

          Concordo com vc. Junho de 2013 arrombou a porta pro conservadorismo. Aqui no RJ isso ficou muito evidente; não sei se no resto do Brasil tb.

          1. Arrombou porque as esquerdas,
            Arrombou porque as esquerdas, dividida, arcaica, acadêmica, se mantiveram em seus bancos empoeirados, abrindo um enorme flanco para que a direita se apoderasse, imaginem, das bandeiras dos transportes públicos de qualidade, eficientes e baratos e oytrad bandeiras sociais . Não foi assim o início dos movimento?

            Onde se dá essa quebra da união das esquerdas?

            No pragmatismo do PT governista?

            O conservadorismo voltou a ganhar protagonismo com a falta do discurso ideologico de Zé Dirceu e Lula e ultimado oor Dilma. Aliás, Dilma foi escolhida por Lula exatamente por ser pragmática e gestora; deu no que deu

          2. brilha brilha

            Porquê uma só?

            É bobo olhar para estrelinhas, mas depois que comentou meu comentário fui olhar seus outros.. com a excepção deste, são todos estrelados… curioso. Porque será?

          3. Não é bem assim Aline e Cristina!

            2014 foi marcado por um acontecimento trágico e inesperado, a morte de um presidenciável…

            Apesar de crítico da Dilma, Eduardo Campos tinha gratidão a Lula, sua candidatura prometia enriquecer  o debate e demonstrava que seu real objetivo era 2018. 

            Sua saída repentina abriu espaço para Marina destilar seu ódio ao PT (o que beneficiou Aécio).

            Além da ampla frente anti-PT criada na campanha, havia o financiamento privado de campanhas beneficiando candidaturas conservadoras do congresso.

            A vitória da Dilma foi um milagre, seria difícil ela e o PT saírem ilesos…

  9. Em 2018 quem irá juntar os cacos?

    Marcos 

    Existem vários movimentos com a mesma consistência ideológica e programática do mineirim carioca do senado. Acredito que os principais são:

    MBL – Movimento Bunda Livre, do Kataguri 

    Regaçados online, do Marcelo Réis

    Chupa na rua, do Rogério Cheque

    O que une estes e os demais é a profundidade tatibitate da falta de pensamento. Com o apoio intiliquitual de personalidades como Felipe Morra Brasil, Rodrigo Bostantino, Raquel Cheiroazedo, Bobão, Beatriz Kiéiço e outros, temos nas avenidas um abissal fossa.

    Todos eles antes sonhando em receber nas praias os mariners de quatro. 

    Nos últimos tempos notei que a influência do astrólogo da Virgínia reduziu nesses grupos, o velho Olava Caralh.. está meio isolado, o que tem levado os seus dominados à revolta e a depressão. Muitos até mesmo estão tendo delírios. 

  10. Lembrar que Hitler ganhou
    Lembrar que Hitler ganhou eleições frente a esse vazio que aponto no comentário logo abaixo.

    Que Berluscani idem.

    Não esqueçam Collor

    Bolsonaro está bem perto

    O que fizeram do meu Brasil?

  11. Nos E U A tem 300 pré

    Nos E U A tem 300 pré candidatos de cada lado, 3 000 145 debates só pra escolher o representante do partido numa ”primária” aonde TODOS os Estados votam.

    No brasil, decide-se o candidato numa mesa de restaurante,não mais de 3 pessoas.–PSDB

     Do outro lado, UM homem só decide quem será o candidato.-PT.

      E quando Lula discorda de uma candidatura apoiada pelo povo ( pra prefeito) Lula tira o candidato e atende um pedido de Sarney.–acontedceu muitas x em outros locais tbm.

         Eu optei por brincar, ironizar, tirar sarro. Porque a outra opção seria chorar.

  12. 2018

    Discordo do último parágrafo.

    Para que o PT chegue em 2018 sem chances eleitorais é preciso que antes Lula seja eliminado do cenário político. Se não fizeram isso até agora, 12 anos depois dele assumir a presidência pela primeira vez, dificilmente conseguirão nos anos que faltam para a eleição. Teria que ser muito, mas muito mesmo, uma paraguaiada, e aí não funciona…

    A serem certas essas informações, a divisão do PSDB o que faz é esfacelar a direita, que terá um mínimo de quatro candidatos na próxima eleição presidencial: Aécio pelo que restar do PSDB, disputando espaço nas franjas nazifascistas com o Bolsonaro, Serra – ninguém duvide que ele vai cavalgar o PMDB, nem que pra isso precise pisar no pescoço da santa senhora – e Alckmin, estes dois com discursos mais ao centro, ainda que com práticas neoliberais se eleitos.

    Marina provavelmente virá com um discurso mais ao centro, quem sabe até flertando com a esquerda. Com tantos legítimos e confiáveis direitistas a quem apoiar, a oposição midiática deve abandoná-la, e ela tardiamente seguirá o caminho da Heloísa Helena para o esquecimento e ostracismo.

    Acho bem razoável que a direita possa fazer até uns 70% dos votos no primeiro turno de 2018, divididos com equilíbrio entre seus quatro principais candidatos. Lulam, salvo algum desastre, não fará menos do que 20%, ainda mais se o PSOL souber entender o que está em disputa de fato e não lançar candidato. 

    Num cenário em que a direita venha a fazer menos do que 60% dos votos no primeiro turno, um confronto com Lula no 2º turno se torna um risco extremo.

    Como do lado da direita não há burros nem cegos, acredito que as pressões sobre alckimin e serra sejam imensas, tentando impedir essa debandada.

     

  13. Previsto

    Desde a campanha baixo nível das eleições de 2010 eu já previa a implosão da oposição demo-tucana.

    Os demos foram os primeiros. Os tucanos estão a caminho.

    Sobre o PT, também previa que a imprensa tentaria colocar uma “cunha” na sua aliança com o PMDB.

    Parte dessa “independência” do PMDB tem o respaldo da mídia. Os rebeldes do PMDB julgam-se a última goiabada do deserto. Mas a “cunha” pode lhes ser fatal.

    De fato, não imaginava, na época, que neste processo de desconstruição demo-tucana, o PT fosse submetido a tamanho fogo concentrado e combinado por parte da parte da mídia, judiciário e setores das bancadas BBB.

    O efeito sobre o PT foi desastroso, sim, mas o partido possui resistências nos movimentos sociais que não encontram paralelo nos demais.

    As recentes pesquisas mostram que, mesmo sob intenso ataque, o PT segue sendo o partido que ainda desperta no eleitorado uma leve preferência até certo ponto surpreendente.

    A oposição de direita sabe que suas forças são extremamente frágeis e, acima de tudo, pouco coesas. O antipetismo não parece ser agregador. Assim, a estratégia para todas essas forças parece ser a de melar o jogo democrático. Partir para a deslegitimização política e apostar em uma quebra institucional.

    Não sei até que ponto essa estratégia de derrubar o tabuleiro de xadrez com todas as peças junto pode vingar. O certo é que estão conseguindo paralisar o país. A greve dos camioneiros, marcada para a semana que vem, lembra a trágica greve de camioneiros que paralisou o Chile em 1973 logo antes do golpe. Lá, os camioneiros, em greve, estavam sustentados financeiramente por dinheiro do exterior. Seria importante ficar de olho no financiamento desse movimento por aqui. O início dos problemas enfrentados por Dilma, em junho de 2013, parecem ter tido o dedo de forças que financiaram setores “mercenários” para tirar com mão de gato as castanhas assadas no fogo sem queimar suas próprias mãos.

    Não obtendo o sucesso da quebra institucional, como parece ser a estratégia da extrema-direita, o PT pode não levar nas próximas eleições (2016-2018), mas a direita demo-tucana também não. Em quatro anos o PT pode se recompor ou novas forças de esquerda aparecerão para ocupar este lugar. Os demo-tucanos, entretanto, estarão extintos.

     

     

  14. O Frankstein criado por FHC

    Aécio nunca pensou (!) que ele estaria com quase 50% de rejeição. Até deu chilique quando soube da divulgação da pesquisa ibope. O garoto enxaqueca imaginou que apos um ano de terrorismo na midia, ele seria o queridinho dos brasileiros para a proxima eleição. Dançou playboy! E pelo jeito vai levar junto o que restar do PSDB.

    Eu acho que sera mais dificil, apesar de todo os escândalos envolvendo proceres do PT, para o PSDB se reerguer do que para o proprio PT. O PT, apesar de toda a lavagem de cérebro que a midia tem feito, ainda tem quadros de envergadura, ainda tem base e militância e ainda tem projeto de Pais.

    1. Realmente

      Muito bem posto. Os partidos centenários da UE e EUA foram declarados finados em várias oportunidades, mas tinham base social real, que não iria a lugar nenhum. Idem para o PT. O único modo de extinguir o PT, é via extinção de sua base social. Seria preciso uma operação de guerra pelo genocídio, os alemães dos anos 1940 tiveram experiência nisso, e fracassaram fragorosamente. Vide o potente Estado judeu. Mas tem gente que acha possível, como a senhorinha da manifestação de extrema direita com o cartaz: ” Por que não mataram todos?”

  15. Tucanistão

    Se os boatos se concretizarem nas eleições de 2018 o Tucanistão irá racha. Os eleitores da locomotiva reaça não saberão em quem votar para presidente.

  16. Pode até acontecer….se isso

    Pode até acontecer….se isso acontecer quem o PSDB vai colocar de candidato em SP para governador?? Vão perder as eleições…pra prefeito de sp e pra governador….

    Ou talvez apoiar a Marta…..

    E o PT?? vai colocar o Mercadante?? Me poupem….

    1. Qualquer um

      Se o PSDB botar uma pedra como candidato, os paulistas elegem a pedra.

      (Aliás, São Paulo estará mais bem servida com a pedra do que com um Tucano. A pedra pelo menos não faz merda…)

  17. A UDN sempre dispensou os

    A UDN sempre dispensou os partidos, são meras siglas que usam com seu moralismo seletivo até queimarem o filme, depois mudam de sigla.

    2018 está pronto para um novo Collor, um novo Jânio, com a UDN escondida por trás dele.

    1. Sim, Daytona, mas ainda tem

      Sim, Daytona, mas ainda tem 2016 no meio do caminho; uma eleição municipal que por si só sempre é muito complicada e sem financiamento oficial de empresas e candidatos aos cargos executivos.

    2. Daytona a UDN nunca alcançou

      Daytona a UDN nunca alcançou o poder por isso gosta tando de golpe só os analfabetos históricos e reacinários não enxergam isso.

  18. Quanta deferença!

    Olha, não é para pegar no pé nem nada, afinal muita coisa mudou nos últimos anos e acho que todos mudamos nossas opiniões sobre muita coisa, mas é impressionante o contraste entre a opinião externada pelo Nassif sobre o Aécio neste post e a opinião dos posts pós eleição de 2010.

    Imagino o temanho da decepção do Nassif com o Aécio ao longo desses anos entre aquela época e agora.

    Em 2011 Tanto Nassif quanto vários outros analistas políticos colocavam o Serra como o principal desagregador do PSDB e o Aécio como um político agregador que poderia dar consistência ao partido e fazer a oposição programática que já na época fazia falta ao PSDB em especial e à oposição em geral.

    Ao ler o texto deste post fica claro que o papel desagregador do Aécio é tão grande ou maior que o do Serra.

    Minha conclusão é óbvia e flagrante, o problema não é só o Aécio (que é um moleque sim), o problema é o PSDB. E nem só ele, já que esse partido é hoje um mero títere da máfia midiática, essa sim o grande mal que assola a sociedade brasileira.

    1. Caro: concordo plenamente com

      Caro: concordo plenamente com a sua opinião . Ainda digo que o Nassif dá uma importância ao Efe Agá que ele nunca teve e nunca terá . Esqueçam esse cara porque nunca fez nada que mereça ser lembrado, é um ninguém que herdou tudo que teve e só fez ouvir direitinho o ACM e o Serjão, depois foi só seguir a reboque deles e outros que tinham alguma coisa na cabeça. Hoje quando fala sem perguntar a ninguém, diz essas coisas sem sentido.

    2. Sei lá de onde o Nassif tirou

      Sei lá de onde o Nassif tirou essas opiniões sobre o Aócio, mas deve ter sido lendo o Estado de Minas. Se tivesse escutado nós mineiros que comentamos aqui no blog, não teria sido enganado.

      1. Pois é, mas o próprio Lula

        Pois é, mas o próprio Lula elogiava Aécio (e vice-versa), noutros tempos, pois interessava a ambos enfraquecer o PSDB paulista… E porque o PT cometeu o erro de entregar excelentes administrações de BH para um aliado de Aécio, o péssimo Márcio Lacerda? Será porque Lula e Pimentel escreveram certo por linhas tortas (ou vice-versa)?

  19. Não, Nassif!

     

    É SP que não aceita não ter candidato. O PSDB foi criado por SP, para SP. Se não cumpre mais a função, pra que o partido?

    O importante para SP é ter candidato.

     

    PS. Repararam como Nassif considera Serra melhor que Aécio? Porque será?

  20. Grana.

    Também só acredito nessa de josé serra e alckmin saindo do PSDB vendo, mesmo vendo que a oposição de um modo geral se descredenciou completamente para qualquer debate responsável e razoável.

    Mas o quadro partidário está todo ele estilhaçado por causa da centralidade que conferiram aos donos da comunicação e suas idelogias antissociais. No quadro da redemocratização quando os esquemas operatórios de um  ou outro líder ou grupo do “alto clero” era muito mais decisivo, a coisa era diferente. Hoje tem uma massa que não está com ninguém! E pode ir pra qualquer lado!

    Some um detalhe: eleição municipal já é um “cada um por si” danado; sem financiamento oficial de empresas para os partidos e candidatos do executivo, então!

    Tem mais outro: o tal partido novo do Kassab, que ameaça reagrupar deputados e senadores dispersos pela “base alienada”, inclusive do PMDB, sai ou não sai?

  21. Houve um dia um Aécio?

    O extrato abaixo é do post “Entre Tancredo e FHC: na encruzilhada da vida Aécio fez a escolha errada”.

    Especulava sobre qual deveria ser a postura de Aécio para enfrentar Dilma nas eleições presidenciais.

    “Era, então, ter voltado aos livros de economia, às bases do liberalismo americano, aos clássicos do pensamento econômico inglês. Era então, ter ouvido nossos conservadores. Eles estão aí, de Delfim a Bresser-Pereira, passando por Lembo.  Era, então, ter formatado uma proposta alternativa a socialdemocracia encampada pelo PT. Haveria muito espaço e aceitação popular para a centro-direita em um país que passa, já há alguns anos, por viés conservador, inclusive nos costumes”.

    A data do post é do já distante novembro de 2014.

    Já então era claro que Aécio não havia escolhido a melhor estratégia. Mas 2015 poderia ter sido o ano da construção do grande político saído da forja que só as derrotas sabem operar.

    Aécio desperdiçou essa oportunidade.

    O Aécio de hoje é um celerado, perdeu totalmente o contato com a realidade.

  22. Aécio e o Partido Novo

    Não resta ao senador mineiro pelo estado do Leblon ingressar para o Partido Novo. Trata-se da agramiação de alto-medioclassistas que se diz “apartidário”, formado por executivos e executivas de empresa e profissionais liberais que fazem o barulho nas manifestações dominicais, seguindo a cartilha da revista Veja, do site Antagonista e semelhantes. É lá que se encontra o seu público. 

  23. caciques e indios – uma fábula
    Vou aguardar para ver se isso ocorre mesmo.

    Existe um lei não escrita no sistema politico brasuca:

    Cacique só muda de partido quando deixa de ser cacique.

    Cacique não troca de partido para ser indio.

    Cacique detesta cacique e cada cacique na sua oca.

    Indio não gosta de cacique novo, so quando ganha uns espelhos.

    Portanto, cacique quando troca de partido, deixou de ser cacique ou o cacique do novo partido não é mais cacique.

    É indio e ninguem falou para ele.

    ps. vi o filme “Hans Staten”, aquele era feliz mesmo com a cabeça a prémio entre indios e caciques.

  24. Não são eles Nassif.
    Hermes
    Não são eles Nassif.

    Hermes já disse:

    O que está em cima, é como o que está embaixo. I que está embaixo é como o que está em cima.

    São homens pragmáticos

    Apenas, em determinado momento de suas carreiras, optaram pelo mais fácil. Vestir a roupagem alheia e roboticamente representá-lo; o sistema, hoje o neoliberê.

    O PSDB vestiu essa roupagem m desde a primeira eleição de FHC, o resto é DNA, que vcs já estudaram na escola. O resto é história que se aprende observando a vida.

    Saiam dos bancos acadêmicos para poderem observar, sem poeira, o entorno.

  25. Só uma coisa me espanta nisso tudo

    É o PSB estar armando a sua própria implosão.

    Alckmin não é só um conservador que tem um dos criadores do Endireita Brasil como assessor: ele é um ultraconservador religioso, com ligações até hoje não muito bem explicadas com a Opus Dei, o “exército do Papa”.

    Se o PSB acredita que Alckmin é socialista ou ao menos de centro-esquerda, então começa aí a contagem regressiva pra implosão deles também…

    1. Não vejo o porquê

      Não entendo teu espanto: o PSB já tem em seus quadros, dentre outros, o vice de Alckmin, Márcio França, e os hiperssocialistas Heráclito Fortes e a família Bornhausen. Mais um, menos um desse naipe, não devia causar espanto nenhum.

    2. O “Exército do Papa”

      Opus Dei Exército do Papa? Mas de que Papa? O papa argentino bolivariano parceiro de Leonardo Boff e Blá Blá Blá Marina no culto à Mãe Terra? Se ainda fosse um dos dois antecessores (o alemão e o polaco), a sentença teria mais credibilidade.

  26. É a midia
    Estava claro que a submissão ao pig ia destruir o psdb.
    E só vai piorar.
    O pig nada entende de política e seus holofotes só atraem bobos que cairão em desgraça. Tem um aí engravatado, que é o próximo. Quem? Todos sabem.

  27. Na prática, há pelo menos
    Na prática, há pelo menos vinte anos o PSDB não passa de uma agremiação de corretores de bens públicos e despachantes de interesses estrangeiros.

    O problema é que os corretores e despachantes podem mudar de agremiação, mas continuam com o mesmo fedor.

  28. Queriam implodir o país,

    Queriam implodir o país, nesse partido tem uns nomes medonhos, umas cabecinhas que queriam aumentar os juros e o desemprego na estratofera com a desculpa de combater a inflação, ou seja, deixar meia duzia milionaria ao custo da vida de dezena de milhares de brasileiros e ainda tem gente que chama essa turma de “intelectuais”? De araque.

  29. A grande imprensa brasileira

    A grande imprensa brasileira destruiu os dois principais partidos do Brasil, e grande lideranças políticas, e está acabando com a democracia. Obrigado kamels, civitas, marinhos, etc, por transformar o Brasil numa republiqueta de bananas.

    1. De pleno acordo,

      quero só ver o que essas máfias midiáticas farão, a partir de agora, com os monstrengos pré-históricos tipo Bolsonaro, Malafaia, Feliciano etc… que elas criaram, ou pelo menos adubaram, e que agora se agigantam despejando ódio, preconceito, racismo, sexismo e toda sorte de podridão mental nas cabeças ocas de seus seguidores!

  30. Esse é caminho que restou a

    Esse é caminho que restou a Aécio. Caminho imposto pela mídia. Ele simplesmente sumiria caso sua atuação fosse outra. Mas, vale lembrar que ele já atuou de modo diferente. Em 2002, fez acordos com Lula e Itamar que facilitaram sua eleição. Lula rifou Nilmário, candidato do PT ao governo estadual, que poderia até não ganhar a eleição, mas a levaria para os egundo turno. Não era esse o interesse de Lula e Zé Dirceu (e Pimentel, prefeito de Belo Horizonte à epoca). Foi a campanha do Lulécio de Walfrido dos Mares Guia e Clésio Andrade. Em 2006 o mesmo se dá e os mesmos personagens se movem na mesma direção. Nova derrota de Nilmário, agora mais intensa e a completa perda de controle do partido no estado por seu grupo, com Pimentel assumindo. Isso leva a 2008, Márcio Lacerda e a situação atual. Em 2010, Dilmasia ainda chegou a atuar fortemente, mas contra Hélio Costa tudo foi muito mais fácil. 

    Nem Alckmin nem Serra tiveram comportamento semelhante, de proximidade com parte do petismo. 

    Aécio poderia atuar de modo diferente se não se julgasse acuado pela perda eleitoral em Minas e pela iminente perda de poder no partido, em função de Geraldo Alckmin e Serra e o poder de São Paulo. 

    Na verdade, o psdb pode vir a se dividir se e somente se Alckmin fizer o movimento de saída. Ele joga fortemente com essa possibilidade. Mas qual o ganho teria, pois o psb já o apoia, majoritariamente? 

  31. Titanic é um so

    Não entendo as vezes o Nassif,tentar amarrar a crise do PSDB co o PT.Sâo 2 historias completamente distintas,o PSDB por tudo o que foi dito no post,morre porque é um partido de caciques,eles saem o partido morre,simples assim.Ja o PT a crise é da bancada,do governo e sua inoperancia,inapetencia politica que tem aberto brechas para crise,que coloca o partido no centro,como ameaça a democracia.Apesar das decepções,dos erros,este recebe apoios porque é uma barreira ao golpismo.Se hover mudanças,articulões com as bases o partido cresce,ganha folego.O PT est em um momento ruim,claro,mas depende dele mesmo para se reerguer,ja o PSDB,como DEM,PPS e outros que venderam suas identidades (se tiveram alguma) para a midia,e pagam pelo pecado.

  32. Nassif, como sempre muito
    Nassif, como sempre muito astuto.   Mas seu discurso é para preparar terreno para justificar um leitura errada dos movimentos de Junho/2013.   Nassif sempre defendeu aqui que os movimentos eram um marco e o resultado de anseios por maior participação popular, e que aqueles que fizessem uma boa leitura do movimento, iriam colher os frutos depois.  Neste meio tempo, como resultado, um congresso conservador foi eleito. E corremos sérios riscos de uma aventura em 2018 (a tal roleta russa). Mas a justificativa para as consequências dos movimentos de Junho/2013 será a falta de líderes que não entenderam os mesmos. Vai demorar um tempo para cair a ficha e perceber que os movimentos de Junho/2013 não eram, na sua essência, tão modernos como se gostaria que fossem.  Não sou especialista no assunto. Durante as manifestações de 2013, ouvindo vários jovens, amigos de meu filho e meu próprio filho, acresentando o fato de que a grande mídia foi mais um dos participantes que abraçou a causa (na minha opinião, não foi só pegando uma carona), me bateu um mal-estar com relação a tudo, somente baseado na minha intuição, aquele tipo de sentimento que não vem do racional, mas vem do coração. 

    1. Claro que foram um marco.

      Claro que foram um marco. Tanto que, depois delas, o sistema partidário implodiu. E nem se trata de ser moderno ou não. Os movimentos espelhavam uma insatisfação geral com as instituições, do executivo ao legislativo, do jidiciário aos partidos políticos.

      1.  
        Sim, Nassif, exatamente,

         

        Sim, Nassif, exatamente, concordo.

        Junho de 2013 foi um marco.

        Mas talvez não um marco inicial, que determinou o que vemos hoje no Congresso, na política. É possível que ali já estivéssemos diante do sintoma de um processo. Talvez Junho de 2013 tenha sido mesmo um “marco final” de um período, que agora só posso denominar de “período x”. E o que vem depois se nos apresenta como um novo cenário, preocupante sem dúvida.

        Só temo as análises muito “abrasileiradas” – que ignoram um cenário absolutamente globalizado. O que é muito comum em nossa imprensa – qualquer que seja o franco ideologico ocupado pelos analistas. Mas também na academia.

        Possivelmente, Junho de 2013 tenha sido um sintoma em um processo global, que conjuga desabamento das instituições representativas com fortalecimento de um neoliberalismo ainda mais selvagem pós 2008.

        Este neoliberalismo – ou qualquer nome que se queira dar –  está longe de ser somente uma escola ou doutrina econômica. Ele tem efeitos sociais, despolitizantes, mesmo culturais – o individualismo acentuado, uma certa egolatria, fragilização da solidariedade como valor.

        A mídia – estou falando aqui das corporações – tem um forte papel nos dois casos (do desmantelamento das instituições e na produção dos novos consensos). Embora evidentemente as questões a ultrapassam. Tanto que ela própria está em risco, em forte risco.

        O que analistas – ou cada um de nós que encare esta tarefa – deveriam fazer é compreender este cenário internacional e pensar as especifidades brasileiras. Logico, que temos pessoas competentes para isso – na academia, no jornalismo de análise. Mas sempre algo falta.  Parece que a História está rodando rápido demais, e a visão dos intérpretes anda um pouco turva.

        Em geral, as análises ou tendem ao “globalismo” ou ao “localismo” ou, quando vão um pouco mais além, pecam por “estreiteza disciplinar”.

        Há especificidades por aqui  (históricas, culturais, econômicas; daí a necessidade imperiosa de abordagens transdisciplinares) e que devem ser consideradas. Mas estas especificidades  não nos tornam em nenhum momento uma ilha.

        E o mais emblemático: se tudo isso dito acima nos parece tão óbvio, porque é que não conseguimos executar a tarefa?

        Abraços.

         

         

         

         

         

      2. Ah “Seo” Nassif

        Já discordei de vc umas 3 vezes, quanto a isso. Somos ambos mineiros, mas felizmente temos olhares diferentes. Um movimento que teve início por 0,20 centavos de aumento de transporte de ônibus, foi somente o mote mt bem planejado de algo mt maior: iniciar o movimento de desmonte da pres. Dilma. Jamais uma faixa contra nada que se referisse ao PSDB, PMDB, apesar de já se saber do que aconteceu nos trens e metrôs paulistas.

        Sinto muito, mas concordo em tudo mais que vc escreve. É um ídolo desde o dinheiro vivo.. Abraços.

        PS: Onde anda a Sininho ? a musa de 2013

        1. Concordo Lenita, e toda esta articulação veio bem de longe.

          Depois que deixei de falar muita coisa para não ser chamado adepto de teorias de conspiração, deixando de falar coisas que o tempo mostrou que eram realmente conspirações, decidi falar tudo com os pontos nos is. 2013 foi algo bem planejado de fora do país. Isto tudo  para engrenar nosso país dentro das revoluções coloridas que pipocaram em todo o mundo e trocaram presidentes e ditadores por ditadores e ditadores.

          É muita ingenuidade de alguns pensar que o Brasil teria a máxima liberdade de integrar e elevar os BRICS a outro patamar e dar protagonismo a grandes nações que estavam fora do circuito de decisão.

          O Nassif tem uma visão de brasileiro que acha que estamos imunes e separados de todos os desígnios das grandes potências, e procura nos erros internos os problemas, esquecendo que governos mais a esquerda são derrubados não por seus erros mas sim por seus acertos.

          1. Perfeito. Muita agua ainda

            Perfeito. Muita agua ainda vai rolar com o Brics. Ainda mais tendo o Brasil como uns dos principais criadores. Principalmente o que diz respeito á adoção de uma moeda que não o dolar, o domínio americano está baseado no dólar, se o dolar não fosse uma moeda utilizada em todas as transações internacionais, os EUA não seriam o que são.  Não é a toa que o Brasil é o país mais espionado pelos EUA, segundo o wikileaks. E outra, o Brasil é de vital importância para os EUA, muito embora sejamos desprezados por eles, não foi a toa que eles fizeram tanta questão de nossa participação na 2ª Guerra como seus aliados, e nos manter longe da influência da URSS durante a guerra fria, o mesmo estão fazendo novamente agora. Dizem os espiritas que o Brasil é o coração do mundo.

      3. Concordo com o Nassif. O

        Concordo com o Nassif. O oportunismo com que a grande mídia de oposição tratou a coisa de 2013 não exime o governo Dilma e o PT de seus erros. As manifestações foram algo difuso; o que se chama, em semiótica, de sintoma. Ou seja, sinal de que algo acontece aqui e agora, mas você não sabe bem o que é, sabe, Mr. Jones?

      4. Junho de 2013 não foi

        Junho de 2013 não foi produzido pela Mídia.

        Foi um movimento espontâneo.

        Surgiu dos 20 centavos e cresceu com a cobertura midiática da Rede Globo de Televisão.

        Porém, foi a velha mídia o mentor psicológico/ quem criou a personalidade dos primeiros e até dos derradeiros manifestantes nas ruas.

        A juventude brasileira, penso eu, foi forjada no seu modo de compreender a realidade pela velha mídia.

        Como?

        A velha mídia colocou o tema da corrupção nos partidos políticos e nos políticos como um entrave para o Estado criar mecanismos de atendimento aos desejos da juventude e dar respostas sociais que essa juventude desejava. Por anos a fio a velha mídia agiu assim. 

        O PT já estava no poder desde 2003. 10 anos ininterruptos da temática corrupção e de ineficiência petista no Governo do País.

        Imaginemos que essa juventude toda tinha como referencial de Governo do País o próprio PT. Jovens de 18, 20, 22 anos não vivenciaram na plenitude do engajamento sócio-político os tempos de FHC para trás. Eram crianças, pré-adolescentes no máximo.

        A juventude das ruas seja com ideias/reivindicações ideologicamente de esquerda, extrema-esquerda, direita, extrema-direita vivenciou 10 anos seguidos de achincalhe do Governo Federal, do PT e seus políticos.

        Quem reivindicava o que a conciliação de classes PT e Burguesia não era mais capaz de oferecer, por interesses antagônicos de classe: a juventude das ruas, apesar da diferença entre o coxinha e o rebelde black-block/sininho/passe livre, era juventude forjada no tempo pelos meios de comunicação da velha mídia e iniciadas na aversão à Política, aos partidos políticos e aos políticos.

        O PT em sendo Governo Federal, hierarquicamente, foi o alvo principal. Viam nele o vilão pela não existência de uma sociedade outra, que buscavam.

        Hoje, os 12 anos de ataque sistemático ao PT e seus partidários e ao Governo Federal faz estragos eleitorais no partido, mas, a Internet tratou de destruir a blindagem dos outros partidos e seus políticos para com suas corrupções e incompetências administrativas e chegamos em finais de 2015 com esses dados absurdos de mais de 50% de eleitores que dizem não votar mais em ninguém.

        Imaginemos que a velha mídia, aliada da sociedade do 1%, queria derrubar/destruir o PT e, acima de tudo, criar o desinteresse da população pela Política. E ela conseguiu esse intento. Um Salvador da Pátria se torna possível. Um novo Collor.

        A juventude de junho de 2013 era bem-intencionada sem saber quem eram os seus inimigos verdadeiros e, talvez, sem saber em que direção ir. Foi tudo meio anárquico e sem muitos resultados práticos, para além do que o Nassif bem coloca: a implosão dos partidos políticos.

        Só de imaginar jovens convocando greve geral para um País das dimensões  do Brasil via Facebook, para entender, aonde chegou junho de 2013.  

        Hoje, temos resquícios dessa juventude nas passeatas contra o fechamento de escolas públicas em São Paulo.

        Porém, o que sabem esses jovens de Política? De organização correta para suas reivindicações? Para tudo não virar contra si mesmos?

        Agora, existe o manifestante mais politizado.

        Levante Popular, manifestações da UNE é um pouco diferente, penso eu. É a esquerda em ação, mas, não é uma massa gigantesca como a dos jovens de junho de 2013 que lá se manifestavam, já produzidos com o lema: sem partido!

      5. Eu estou contigo.

        Estou contigo nessa, Nassif.

        É evidente que esse congresso (e o debate público sobre política), em geral, é de muito baixo nível.

        Mas não resta dúvida que uma linha de fronteira se rompeu!

        O esfacelamento do sistema partidário é mesmo um grande sinal dessa mudança. 

        Mas todos os paradigmas constituídos estão em revisão. (até a audiência das novelas)

        As mulheres e homens de bem, defino, defensores da diversidade, da democracia e da emancipação dos sujeitos da sociedade temos de ir para a luta, combater o bom combate. Por que os sem moral sacaram primeiro, mas a depender de nossa resposta este péssimo ambiente tem saídas, e saídas auspiciosas!

      6. Os grupos de midia foram espertos

        Acho que as lideranças politicas interpretaram mal o movimento de junho/2013, mas os grupos de midia nao. Num primeiro momento, quando achavam que era uma ameaça ao Alckimin, trataram de atacar o movimento. Quando viram que ele se expandiu e que a populaçao tratou de uma pauta demasiadamente generica, viram a oportunidade de dar suporte ao movimento, de lhe alterar a direçao e de induZi-lo ao que era conveniente a midia e a oposiçao: transformaram em um evento contra a corrupçao do pt, aproveitaram a nacionalizacao do movimento para dizer que era contra a presidente, atacaram a copa e encorajaram os classes media/alta que nunca sairam da toca a criar grupelhos contra o governo federal. O que tem de pior na classe mais abastada emergiu con a ajuda da midia e financiamento da oposiçao para ganhar dinheiro as custas do movimento, criminalizar apenas o pt, incitar a agressao verbal, ao passo que sao tratados como coitados dialogadores q sofrem com a opressao e mtas vezes com o confronto injusto em que os movimentos sociais lhes atacan enquanto tentam evitar a violencia. Me refiro ao mbl, revoltados on line, todos esses q enganam essa classe mais rica que acredita ter se politizado, mas nao percebem que sustentam grupelhos cligados a lideranças politicas da oposiçao.

         

        bobo foi o pt, q teve a chance de atender alguma das demandas (construçao de um hospital federal em cada regiao, p. Ex) e aproveitar a onda de protestos para ecoar essas e outras obras. Passado tudo, vejo todo dia noticia q o pt manda verba pra saude em meu estado, mas na imprensa em geral, Nada! Fazer populismo (no bom sentido) com bolsa familia eh facil, pq temos mtos pobres q necessitam e serao gratos por toda a ajuda, mas temos q lembrar q durante mto tempo a classe media guiava os votos do país e essa classe media o pt esta perdendo. Dificil eh fazer populismo com obras e gastos direcionados, os quais o pt fez MTO mais que o psdb, mas incrivelmene, a populaçao desconhece. Desconhece os investimentos em hidreletricas, em energia eolica, o trsbalho naval, o q acontece na petrobras e no pre-sal (tem gente q duvida q o pre-sal sairá do papel, acreditem)

    2. Excelente a tua observação,

      Excelente a tua observação, Ari. Moro no Rio, acompanhei as tais ‘jornadas de junho de 2013’, tive o mesmo sentimento e cheguei às mesmas conclusões que chegaste. Já alertei o Nassif, o Dines e outros jornalistas experientes e bem intecionados de que eles estão equivocados em relação ao que ocorreu em meados de 2013. Outros jornalistas também deram o alerta (Fernando Brito, do tijolaço, e Miguel do Rosário, do cafezinho). Eu costumo repetir o seguinte mandamento da prática jornalística; “Os desejos, as crenças, as amizades e espectativas muito otimistas ou ingênuas são inimigas do bom jornalismo.” Sem uma boa dose de ceticismo, espírito crítico, inconformismo e cultivo da dúvida o bom jornalista (se) auto-extingue.

  33. Um partido que tem como

    Um partido que tem como governadores, Aécio Neves, Alkimin e Beto Richa, já estava implodido há muito.

    O Aécio só deu uma contribuição luxuosa.

  34. Permita-me discordar, Nassif.

    Permita-me discordar, Nassif. Quem implodiu o PSDB foi o FHC. Depois do seu governo desastroso o partido precipitou-se ladeira abaixo até chegar ao fundo do poço com Aécio Neves.

  35. Dois fatos chamam atenção no

    Dois fatos chamam atenção no PSDB.

    O PSDB está sem candidatura viável para a Prefeitura de São Paulo em 2016.

    1) Andrea Matarazzo e João Dória Junior não ganham Eleição.

    O primeiro tem um perfil de extrema-direita e até higienista. Lembram quando ele era subprefeito da região Sé? E suas rampas antimendigos? Os bancos com divisões de ferro pros mendigos não dormirem? O projeto de revitalização da Sé retirando todos os pobres da região para criar moradias de classe média?

    O segundo é um Janota e não se mistura com pobres e não tem perfil sequer de Político ou algum traquejo para um discurso agradável ao eleitorado das classes sociais distantes da Elite. Ele em sua honestidade ingênua disse que iria utilizar camisa polo e bermuda, a partir de agora,  para disputar o voto na periferia.

    É o perfil adotado por Aécio Neves transposto para o Estado de São Paulo?

    2) Alckmin sabe que não há mais certeza de que a partir de 2018 o PSDB continue no comando do Estado de São Paulo por falta de um nome para sua sucessão no PSDB.

    Ele tem tratado de desmontar por inteiro as estruturas de organização do Estado para dificultar a vida do seu sucessor e busca blindagem para a disputa de 2018 à Presidência da República.

    Primeiro. Cepam, Fundap extintos. Segundo. Sigilo nos documentos de CPTM, Metrô, Sabesp, presídios, etc.

    Sem contar, o programa de reforma educacional com fechamento de 94 escolas e a proposta de uma reforma curricular, onde se implantaria um currículo técnico já no segundo grau, na intenção de colocar o estudante que não pertence às elites no mercado de trabalho após o término do segundo grau, utilizando como desculpa a ideia de que o estudante das classes C, D e E (estatisticamente) só 17% cursam nível superior.

    Certamente, esta é uma visão elitista de sociedade. Manter a diferenciação de classes sociais no Estado de São Paulo, onde, o filho do rico iria para a Universidade, após segundo grau e o filho do pobre direto para o mercado de trabalho com salários menores e empregado em setores menos intelectualizados, mais braçais e de capacitação técnica menos avançada.

    1. Cuidado com Doria

      Através do LIDE (Lideranças Empresariais), praticamente montou um Governo paralelo (privado e empresarial) para o país, nas mais diversas áreas, emulando Ministérios.

      Paseia com isso por todo o país, fazendo Forums e, naturalmente, no filminho publicitário da LIDE aparecem cenas de FHC para todo quanto é lado.

      O cara vem com uma equipe completa e com muito apoio empresarial. Mas, como falado aqui no post, é cheiroso demais  para aproximar-se do povão.

  36. Aécio sempre

    Aécio sempre contou com a “cobertura” (comprada) da imprensa vigarista!

    Se houvesse JORNALISMO de verdade no Brasil, esse sujeito já teria sido desmascarado há anos.

    Esse sujeito, não vale NADA!

     

     

  37. Ñ PEGUEM NO PÉ DO AÉCIO

    Ñ PEGUEM NO PÉ DO AÉCIO GENTE,SÓ PORQUE ELE;

    CONSTRUIU UM AEROPORTO EM TERRAS DA FAMÍLIA

    VIAJOU PARA O RIO DE JANEIRO EM AVIÃO OFICIAL UMAS CENTO E POUCAS VEZES

    USOU COMO ESCRITÓRIO DE CAMPANHA ELEITORAL UMA SALA DE ESTATAL DE MINAS

    “DEMITIU” O KAJURU DEPOIS DO JOGO BRASILXARGENTINA EM MINAS

    “VISITOU” O MINISTRO DO TCU À VÉSPERA DO PARECER DAS PEDALADAS EM VISITA

    “PARA TRATAR DE OUTROS ASSUNTOS”KKKK!DESCULPEM Ñ AGUENTO ESSA!!!!

    “MANDOU PRENDER JORNALISTA Q O CRITICOU EM MINAS,Ñ PODE ELE É O REI DA MÍDIA VIU!!

    MELHOR PARA POR AQUI(NEM SEI SE VÃO POSTAR ISSO,O GGN PARECE Q ME BLOQUEOU)

     

  38. Nassif, com a revoada do

    Nassif, com a revoada do ninho tucano para outras siglas, como fica o mandato? Os aloprados tucanos não podem requerer isso, capitaneados pelo aloprado mor, Aécio?

  39. PSDB Missão Visão e Valores

    O PSDB não é um partido, é uma representação comercial, um escritório de corretores de bens públicos, móveis, imóveis e intangíveis a serviço da banca internacional.

    Missão: Atender com presteza e celeridade as demandas do capital financeiro internacional, desenvolver a oferta de produtos e serviços que contribuam para a concentração de riquezas e poder dos senhores do mundo.

    Visão:
    Ser a corretora de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, e investidores, pela qualidade de nossos serviços e excelente relacionamento o judiciário,  os grandes meios de comunicação e corretoras concorrentes.

    Valores:
    A satisfação do cliente a qualquer custo social

     

  40. PSDB Missão Visão e Valores

    O PSDB não é um partido, é uma representação comercial, um escritório de corretores de bens públicos, móveis, imóveis e intangíveis a serviço da banca internacional.

    Missão: Atender com presteza e celeridade as demandas do capital financeiro internacional, desenvolver a oferta de produtos e serviços que contribuam para a concentração de riquezas e poder dos senhores do mundo.

    Visão:
    Ser a corretora de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, e investidores, pela qualidade de nossos serviços e excelente relacionamento o judiciário,  os grandes meios de comunicação e corretoras concorrentes.

    Valores:
    A satisfação do cliente a qualquer custo social

     

  41. Por outro lado

    Se ocorrerem essas trocas, vejo como uma possível estratégia para levar o modo tucano de governar a ter mais chances em 2018.

    Alckmin e Serra se desligariam do PSDB, de FHC, etc. Não seriam mais os tucanos. Não carregariam toda a rejeição que candidatos do PSDB carregam. Os tucanos repetiriam a candidatura de Aécio. Todos na verdade com o mesmo projeto, pelo qual Marina já concorrera em 2014.

    E aí, qualquer um deles que passar pro 2º turno seria apoiado por todos os outros. Então seria Aécio + Serra + Alckmin + Marina contra quem vier da esquerda.

    Já que está tão difícil concluir o nefasto projeto de quebra total e entreguismo iniciado por FHC, esta parece ser uma estratégia viável para voltar ao poder.

    1. todos por um…

      … e todos perderam para o PT, mais uma vez; Certa vez disse aqui no Blog, que o PT ficaria no poder pelo ao menos 24 anos, para mudar de vez o rumo desse país; pode cortar o bolsa familia agora, o povo no fundo ta fechado; tudo que fizeram ao PT, desde o Mensalão, será usado, e até quando o último lider viver o PT reinará.

       

  42. Aécio??

     

    É porque ele não sabe como se faz, mas é só perguntar para o Dep. Francischini, ele sabe, e é até simples, é só pedir ajuda para o principe do Japão, aí tudo será resolvido!!!!!

  43. Nassif tem razão. As

    Nassif tem razão. As nominadas “Jornadas de Junho”  impulsionaram o fenêmeno dos coletivos, grupos organizados para a defessa das mais diferentes pautas, que proponho sejam reconhecidos como “coletivos de tutela”. Na verdade, tudo isso decorre do que refiro como “paradoxo da democracia contemporânea”. Como diz Nassif, foram um marco. Uma compreenção adequada por parte da elite política poderia dar ensejo a uma nova institucionalidade.

    Nassif,

    Aproveito e solicito o endereço para o envio do artigo sobre juízes garantistas.  

  44. Nassif tem razão. As

    Nassif tem razão. As nominadas “Jornadas de Junho”  impulsionaram o fenêmeno dos coletivos, grupos organizados para a defessa das mais diferentes pautas, que proponho sejam reconhecidos como “coletivos de tutela”. Na verdade, tudo isso decorre do que refiro como “paradoxo da democracia contemporânea”. Como diz Nassif, foram um marco. Uma compreenção adequada por parte da elite política poderia dar ensejo a uma nova institucionalidade.

    Nassif,

    Aproveito e solicito o endereço para o envio do artigo sobre juízes garantistas.  

  45. Brasil surreal Capítulo 8

    Her Alckmin, membro  da  Praelatura Sanctae Crucis et Operis Dei – o homem que passou um trator em Pinheirinho em uma calma e ensolarada manhã de domingo deixando crianças  chorando agarradas às pernas de seus pais. O homem que comanda uma polícia sempre inspirado no “bandido bom é bandido morto” .

    Este cara se filiando ao Partido SOCIALISTA Brasileiro. 

    É ou não é surreal! 

  46. Pra mim o PSDB está caindo de
    Pra mim o PSDB está caindo de podre. Nunca teve qualquer projeto politico. Trata-se de grupo de espertos eleitoreiros em busca de cargos na maquina publica. O que eles fazem quando conseguem?
    “Choque de gestão”;”Privatização de bens publicos”; “Ataque a professores”; “Terceirização”……… e outras mazelas que o Brasil ja conhece.
    Fora PSDB! E não adianta mudar de nome, nem ir pra outro partido.

  47. PT + PMDB

    Mas PT e PMDB não estarão juntos pela prefeitura de São Paulo? Hadad e um vice pmdebista o Chalita? Como ficará o Serra nesse imbríglio?  Improvável que vá sair do PSDB agora, talvez após as eleições municipais.

  48. o petismo é uma desgraça,

    o petismo é uma desgraça, pois paga mídia para que,ao invés de prestar homenagem a quem fez o que sempre foi fundamental para o petismo, critica. Se o PSDB tivesse um lider um pouco melhor do Aécio, o PT já estava de mundo tempo sem ganhar nada, quiçá quase todo mundo na cadeia. A grande salvação do petismo é a imensa desgraça política dos demais. gente como Aécio deveria ser todo dia babado com ouro por tudo quando fosse petista

    1. Impressionante a falta de argumentos? tudo é culpa do PT

      para você a  péssima oposição também é culpa do PT, meu caro isso já esta se tornando um clássico, gostaria de lembra-lo que caso você tenha votado na oposição, você esta bem representado por ela , com essa sua análise pifía você realmente é eleitor da oposição.

      Sabe qual é a culpa da oposição, é o fato dela ter governado o Brasil com base em seus poderes economicos durante 502 anos, sem nunca ter uma proposta para o país, quando o PARTIDO DOS TRABALHADORES quebrou essa corrente trouxe a tona essa total falta de compromisso com o país, isso é um fato. eles estão perdidos por isso vai ser dificil seu retorno se não for através de um golpe, por pura falta de projeto e identidade com o Brasil. ESSA É A CONTA SIMPLES.

    2. critica

      finalmente uma critica ao PT, embasada, lucida. Pois é, amigo, o problema não é a incompetencia do PT em governar o pais, mas a total falta de senso e ética que motiva nossa direita, sem propostas nem conteudo que lhe dê valia. Viva Delfim Neto, uma das poucas perolas herdada pelo regime. 

    3. Para que mais pessoas do PT

      Para que mais pessoas do PT estivessem na cadeia não adiantaria um bom lider na oposição, é preciso provas. Se você as tem entregue urgentemente para a Polícia Federal!  Eles estão procurando pêlo em ovo em busca de qualquer coisa, qualquer coisinha de nada que possa incriminar alguém do PT, se for o Lula então vale ouro!  Por outro lado se você não tem nada e está falando só porque acha cuidado, isso pode dar processo….

  49. A história se repete e a

    A história se repete e a burra burguesia maliciosa, interesseira e egoísta só se volta para seus interesses imediatos- o lucro. O social que se lixe. O brasil que se dane, que sangre, que se entregue ao tio san, que é prá lá que eles vão todo final de semana gastrar nos seus cassinos. a Rede Bobo termina a obra, fazendo coxinhas com as carnes processadas pelos frigoríficos de Eduardo Cunha. Meu Deus ! O que fizeram com nossa classe média, que odiosamente não enxerga o óbvio ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador