Conflitos na delegacia entre Black Blocs e cinegrafistas

 

RJ: manifestantes apoiam tatuador e se desentendem com jornalistas

Um grupo de manifestantes se desentendeu com a imprensa diante da  17ª DP do Rio de Janeiro neste domingo. O grupo foi ao local para prestar solidariedade ao tatuador Fábio Raposo, que foi preso na manhã de hoje na casa dos pais, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade, depois de ser indiciado como coautor do atentado a bomba que atingiu com gravidade o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, na última quinta-feira.

 

Ao serem filmados pela imprensa, os manifestantes iniciaram um bate-boca com os cinegrafistas de vários veículos que faziam a cobertura. Houve ofensas de ambos os lados. Um dos manifestantes, Alexis, de 19 anos,  teria gritado “tomara que vocês sejam os próximos”, numa alusão ao cinegrafista Santiago. Outro cinegrafista, Leandro Luna, da mesma emissora, disse então ter perdido o controle e agredido o rapaz com a câmera. Ambos prestaram depoimento na delegacia.

 

Alexis vai responder por ameaça e Luna por agressão. O Departamento Jurídico da Band foi acionado para defender o profissional.

A manifestante Elisa Sininho disse que o grupo foi até a delegacia prestar solidariedade a Fábio Raposo, que os ativistas conhecem de outras manifestações, entre as quais os movimentos Ocupa Câmara e Ocupa Cabral.

Ela informou que foi oferecer ajuda a Fábio se ele precisasse recorrer aos advogados da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Rio de Janeiro (OAB-RJ), que atendem gratuitamente aos participantes de movimentos populares, ou à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Ela confirmou ser uma militante, mas assegurou que não pertence a nenhum organização específica.

Outra manifestante, Nina Barrios, 19 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio, explicou que foi ao local com outros ativistas, para “tentar entender o que estava ocorrendo”. Disse conhecer Fábio Raposo  de outros movimentos populares e o definiu como uma pessoa muito tranquila. “Fiquei chocada com o que aconteceu. Não faz sentido”, comentou a jovem, que negou também ser adepta da tática black bloc.

 

Câmera flagra ação de suspeitos de jogar artefato que atingiu cinegrafista da BandClique no link para iniciar o vídeoCâmera flagra ação de suspeitos de jogar artefato que atingiu cinegrafista da Band

 

Sobre o tumulto envolvendo manifestantes e a imprensa em frente à 17ª DP, Nina disse que estavam fugindo das câmeras, foram perseguidos pelos cinegrafistas ao atravessar a rua  e reagiram quando foram chamados de assassinos e vândalos. Ela chegou a ser detida em uma das manifestações da qual participou, mas não foi indiciada, esclareceu.

Na avaliação do cinegrafista Leandro Luna, ele apenas reagiu às provocações dos manifestantes.

De acordo com informação da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, Santiago Andrade permanece em coma induzido no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Souza Aguiar e seu quadro continua bastante grave.

http://noticias.terra.com.br/brasil/rj-manifestantes-apoiam-tatuador-e-se-desentendem-com-jornalistas,71a17364cfc04410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Luis Nassif

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não pelos parcos centavos do

    Não pelos parcos centavos do aumento da tarifa dos ônibus.

    É por conta de uma pessoa que luta num leito de hospital para manter sua vida.!!!!

    A polícia deveria deter e fichar esse bando todo. 

    1. Confiança é uma faca de dois legumes.

      Dona Z*da V*los,

      Por que que a senhora não confia na PMERJ?

      Esta polícia serve justamente ao tipo de sociedade que permite a senhora a estar em segurança em uma rua do bairro de Botafogo, longe da tragédia cotidiana, azucrinando vizinhos com sua ranhetice quase septuagenária, mas que a bem da verdade,deve tê-la acompanhado desde o berço.

      A PM é o que é, porque a sociedade é o que é, incluindo aí tipos como a senhora.

      Quando algum vizinho fizer barulho no seu prédio classe média novamente, não ligue 190, ligue BB.

        1. Madame Z, agente da desinteligência.

          Dedo-duro?

          Como?

          Eu publiquei seu nome, o nome de sua rua, o número do seu apartamento, e sua data de nascimento (e filiação)?

          Sua foto?

          Bem, a sua relação com o heterônimo que usa tem a ver com sua (pouca) coragem em assinar as besteiras que escreve ou é só algum tipo de fixação?

          Mas resolvendo a questão, é claro que eu apóio a polícia. Não há sociedade sem ela, tanto que os gregos nos ofereceram o mesmo radical para cidade (pólis).

          Eu não apóio a ação da polícia como instrumento de dominação de classe.

          Mas para lutar contra isto não basta este reme-reme de dizer que o policial é feio, bobo, e tomou seu pirulito.

          Baboseiras como estas ditas por você só dificultam um diálogo por natureza difícil, e acabam por dar força a outros trogloditas como você, só que bem mais perigosos, porque armados e com a presunção de matar em nome da lei.

          Vá estudar Z…da, ou azucrinar a vida dos seu vizinhos.

        2. X-9 na área.

          Quer dizer que no blog agora, existe “serviço” que investiga nome, filiação e endereços dos comentaristas. Um “serviço anônimo”, mas com certo estilo nem tanto. Pelas insinuações, parece estar informado até de possíveis ocorrências policiais ligeiras de quem investiga. A solidariedade com a organização policial tem algo de corporativo, ao menos uma intimidade que lhe permite acesso ao livro de ocorrências policiais.

          Legal! As pessoas que comentam agora podem ficar “seguras”, há um “irmão” que zela por todos nós.

          O dono do blog precisa esclarecer sobre a inauguração desse novo “serviço”, quem é o serviçal que o presta, se ele frequenta esta página há tempos, ou se tem outras identidades “secretas” que desconfiamos.

      1. Intromissão

        Acho que podemos perguntar para a família do Amarildo se se pode confiar na PMERJ. Quero deixar bem claro que a PM dos outros estados é tão confiável quanto a do Rio.

        1. Nicolas Amarildo.

          Bem, é uma tristeza que você só consiga enxergar a questão pela viés da baixa complexificação.

          Eu entendo, lhe dá mais conforto embarcar nesta de dizer que o PM é mau, ou não é confiável.

          A questão é: Será que você sabe que para a sua família não estar chorando seu sumiço, a do Amarildo tem que chorar o dele?

          Acho que você sabe.

          Mas e aí, será que você estaria disposto a viver em uma sociedade onde a PM ou a polícia tratasse a todos de forma igual?

          Com este odor classe média, eu aposto e digo: duvido!

          1. “A questão é: Será que você

            “A questão é: Será que você sabe que para a sua família não estar chorando seu sumiço, a do Amarildo tem que chorar o dele?”

             

            Que primor!

  2. Black Blocs e Imprensa: O fim trágico de um namoro

    Esse final de história entre black blocs e  imprensa brasileira é um fato notável e pedagógico.

    Os monstrinhos foram alimentados por uma mídia que achava interessante para os seus propósitos politicos esse tipo de vandalismo e violência. (“contra tudo o que está aí”…).

    Uma parcela pequena, mas ruidosa, de intelectuais esquerdistas via no movimento black bloc algo “novo e revigorante”  para a democracia, (muita gente de respeito caiu nessa esparrela, os textos estão eternizados na internet). Os fascistas, claro, maravilhados com a oportunidade de se se tornarem anônimos e defendidos por importantes grupos de mídia, deitaram e rolaram.

    O resultado disso tudo:  além de um sem números de inocentes agredidos ou que tiveram seus patrimônios destruídos, a triste constatação de que vários profissionais jornalistas, (os peões), foram feridos, agredidos, xingados e tiveram seus equipamentos e veículos destruídos. Um deles, infelizmente, lutando pela vida em uma UTI, porque foi obrigado pelos patrões a registrar uma manifestação que sequestra demandas populares e expulsa e aterroriza o povo.

    A cobra se comeu.

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=JgFdyEGHK1U%5D

  3. quem mandou explorar as manifestações pela inconsequência…

    bem feito

     

    o que esses cabeças vazias estão fazendo agora não é nada em comparação com o que os que exploraram incialmente queriam e torceram para que fizessem contra o governo

     

    difícil esquecer o ar de satisfação inicial dos apresentadores da tv

     

    agora salve-se quem puder ou que melhor entender para que servem realmente os cabeças vazias

  4. Coisas curiosas…

    Votos de pronta e total recuperação para o cinegrafista. Mas esse incidente me traz alguns pensamentos interessantes:

    – Podem anotar aí: como o cinegrafista foi atingido pela “rapaziada”, o “PIG” (como diz o Paulo Henrique Amorim) passará a dizer que quem protesta contra a Copa do Mundo é outra rapaziada;

    – Assitindo acidentalmente ontem a um noticiário de fim de tarde da globo aqui do RJ, a apresentadora afirmou que o “cara que ajudou o outro cara”, que procurou espontaneamente a polícia na madrugada, deu uma entrevista exclusiva para a própria globo… na madrugada! Mas como? A globo mantém repórteres e cinegrafistas plantados nas delegacias durante as madrugadas? Os “puliça” avisaram à globo? O cara avisou à globo? O cara chegou com a globo?

    – A bandeirantes, que um dia sim e o outro também esculhamba com os sistemas públicos de saúde (menos o do sr. Alckmin), não tem um “qualquer” guardado pra transferir o cinegrafista do Souza Aguiar (hospital da rede municipal do Rio) pra um hospital particular? O estado de saúde do rapaz impede uma transferência, ou a torna pouco recomendável?

  5. Revolução no Playground

    Acabo de ler que o Black Bloc preso, tinha entre as suas “atividades revolucionárias” descer para o playground de seu prédio para pixar as paredes com mensagens pró-Black Blocs e anti-policia.

    Estamos bem de “revolucionários”.

     

  6. bem pensado, C Khosta…

    nossa imprensa fala muito de união e liberdade, mas o que querem dizer na realidade com isso é que apenas sensibilizam-se pelo capital

     

    interessante o lance do plantão da Globo

     

    cabe investigar mais a fundo quem tomou a inciativa, qual dos três

  7. Esta perseguição da polícia e

    Esta perseguição da polícia e da imprensa contra os manifestantes é um atentado contra a democracia…deixa eles quebrarem tudo, deixa eles agredirem todos, menos mamãe, menos papai, menos meu brother, aí não, aí vai dar M____!!!

  8. Fico imaginando nos tempos do

    Fico imaginando nos tempos do fhc se aparecesse uma turma barra pesada dessas. A goebbels já os estaria chamando de terroristas desde o início e a polícia ia baixar o cacete sem dó com o apoio total dos telespectadores do famigerado jn.

    Eles não teriam durado tanto tempo.

  9. black e o PIG

    Foi preciso quase, esperamos e rezamos, uma morte para eles verem que só dão uma fora. Botem a cabeça no lugar e vejam que tudo que a grande imprensa procura, anda, há muito, errando: “quanto pior, melhor’. Analizem e veja as mudanças desse pais, para melhor. Um monte de fascistas danificando comércios, bancos e agredindo inocentes na rua. Somos o país do futebol, temos direito a uma copa que só serve a eles mesmo. mas teremos que ter estádios em que sentamos em arquibancadas sujas e de cimento. O Brasil deles passou, hoje somos a 6ª economia do mundo e merecemos estádios decedntes. Sem falar quantos empregos foram gerados.

  10. black e o PIG

    Foi preciso quase, esperamos e rezamos, uma morte para eles verem que só dão uma fora. Botem a cabeça no lugar e vejam que tudo que a grande imprensa procura, anda, há muito, errando: “quanto pior, melhor’. Analizem e veja as mudanças desse pais, para melhor. Um monte de fascistas danificando comércios, bancos e agredindo inocentes na rua. Somos o país do futebol, temos direito a uma copa que só serve a eles mesmo. mas teremos que ter estádios em que sentamos em arquibancadas sujas e de cimento. O Brasil deles passou, hoje somos a 6ª economia do mundo e merecemos estádios decedntes. Sem falar quantos empregos foram gerados.

  11. já comentei que eles podem fazer qualquer coisa…

    os de cabeça vazia………………

     

    primeiro critique e negue pela tv qualquer possibilidade de recuperação de parte da juventude com o que o governo vem fazendo para recuperá-los, em termos de cultura e de ensino, explore fragilidades e insatisfações tolas, e crie um promissor estagiário de terrorismo ou fascistinha

     

    tudo mais é espaço em branco para liberdade de expressão ou de imprensa

     

    exatamente como aconteceu na Alemanha, ainda criancinhas

  12.  
    Aqui o hipócrita que

     

    Aqui o hipócrita que apoiava aberta e frenéticamente os manifestantes que ince ndiaram o Brasil com a sonhática propostas de ser”contra tudo isso aí “, critica a honestíssima e inteligente proposta da Presidenta Dilma para fosse realizada imediatamente um plebiscito para uma ampla reforma política . 

    Como tyodos os porcos empresártios que comandam a mídia no Brasil são contra blebicitos……

    E ainda existem colegas aqui no blog que acreditam no bom caráter deste sujeito :

    [video:http://youtu.be/pRE92ya7ik%5D

    1. O Boechat é daqueles que joga

      O Boechat é daqueles que joga a pedra e esconde a mão. Depois de incentivar e apoiar, conforme vídeo, as  barbaridades praticadas por esses desocupados, aparecede com cara de cão arrependido com o rabo entre as pernas, para condenar aquilo que vinha incentivando. Ele, também, é réus confesso nesse epísodio. Cana nele também.

    2. Esse nunca me enganou.No ano

      Esse nunca me enganou.

      No ano passado ele cansou de criticar a Dilma, o Itamaraty e o Brasil porque o país estava deixando os “pobres meninos indefesos” da torcida do Corinthians, que assassinaram um adolescente boliviano (c/ um fogo de artifício), presos naquele “inferno” da Bolívia. Foram 2 meses de campanha diária no tal Jornal da Band.

      Resumindo: os “anjinhos” voltaram e logo em seguida já estavam envolvidos em outros crimes pelo Brasil. Roubos, assassinatos, brigas e invasões. Inclusive o próprio CT do Corinthians foi atacado por essa gente

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=67Q7IqaJbLk%5D

    3. Ele tem um microfone aberto

      Ele tem um microfone aberto nas TVs das famílias brasileiras porque eh, totalmente, confiável. No meio dos donos da grandes redes de televisão no Brasil não existem bobinhos. Os tontos são os que acreditam na boa fé de Boechaf.

  13. E agora, boechat?

    E agora?

    Caso o cinegrafista sobreviva, o que vais dizer a ele?

    Um pedido de desculpas hipócrita ou vais dizer a verdade e que és um dos responsáveis pelo ataque?

     

     

  14. No fogo cruzado entre dois

    No fogo cruzado entre dois bandos de sem-noção que sabem muito bem o que fazem, um trabalhador braçal da grande mídia é atingido provavelmente por um dos “brocopretos”. Qualquer um que estivesse ali poderia ter sido gravemente ferido ou morto, inclusive um outro manifestante. Os brocopretos vão ter que entender isso e mudar de tática, essa da violência que agrada tanto à polícia. Queimar colchões, lixeiras de plástico e outros “símbolos do capitalismo”, em vias públicas, disparar rojões em meio a uma multidão pode ferir gravemente e matar alguém. Pensem nisso, brocopretos, e revejam essa tática aí, que já deu.

  15. Pobre do Boechat

    Já foi um bom jornalista. Agora foi designado pelos SAAD para ser o Jabour da Band. 2 loucos gritando o tempo todo, babando ódio, como aqueles antigos  pastores Americanos , contra satanás, “não há tatu que aguente”. Mas eles são a favor da “liberdade de expressão”, não é.

  16. Freixo nega ter relação com
    Freixo nega ter relação com manifestante que jogou rojão e feriu cinegrafista no Rio
    O estagiário do advogado que defendo o tatuador que passou o artefato ao manifestante disse que recebeu uma ligação de uma ativista que dizia que o parlamentar tinha ligações com o suspeito.
    Freixo disse que vai processar quem envolveu seu nome.

    Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/rio-de-janeiro/2014/02/09/FREIXO-NEGA-TER-RELACAO-COM-MANIFESTANTE-QUE-JOGOU-ROJAO-E-FERIU-CINEGRAFISTA-NO-RIO.htm#ixzz2ssJzDZ5T

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador