Conta de ativos de corrupção na Petrobras foi amadora, diz Dilma

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff teria ficado “enfurecida” com o cálculo de que seria preciso cortar R$ 88,6 bilhões do valor de ativos da Petrobras, indicados pela imprensa como valor referente a “propina e superfaturamento no esquema de corrupção da estatal”. Segundo a Folha de S. Paulo, Dilma disse que a conta foi “amadora”, ao juntar ativos bons com outros contaminados por corrupção, investigados na Operação Lava Jato. 
 
A quantia foi apresentada em reunião do conselho de administração, nesta terça-feira (27) e divulgada pela presidente da Petrobras, Graça Foster, em uma nota oficial, deixando claro que não estavam descritos ou comprovados quanto desse valor seria de propina ou superfaturamento. A repercussão, no entanto, trouxe tons de veracidade e comprovação ao cálculo.
 
Leia mais: Precipitada, Folha conta R$ 86,5 bilhões a mais de prejuízo de corrupção na Petrobras
 
As declarações de Dilma teriam sido disseminadas por assessores próximos. Internamente, a presidente teria classificado o cálculo como “rudimentar”, porque nem sequer utilizou projeções importantes da estatal para balizar os valores.
 
Dilma também teria criticado a divulgação pelo conselho de administração da Petrobras, o que acabou criando a imagem de que os ativos da estatal precisam ser baixados. Para além da corrupção, a incompetência administrativa causa impactos.
 
A informação é que os conselheiros, que também não queriam a divulgação dos dados, sabendo que a situação poderia levar a um corte em ativos bons no balanço da empresa, decidiram por colocar à mesa, já que o número acabaria vazando e a situação poderia ser pior. 
 
A presidente chegou a telefonar para Graça Foster, cobrando “duramente” explicações sobre os critérios adotados pelas consultorias independentes. Dentro do conselho, a visão é que os trabalhos estão paralisados, sem condições de tomarem decisões, temendo riscos jurídicos pela frente. O desgaste chegou ao gabinete de Graça e domina a direção atual, “desgastada” e “refém” do processo da Lava Jato. Consultores esperam que Dilma troque a composição da casa.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cadê o Gabinete de Crise?

    O cerco que a mídia impõe ao governo Dilma desde o primeiro dia do primeiro mandato transforma o governo em crise permanente. Houvesse um gabinete de crise, ações e comunicações seriam articuladas de forma centralizada e uniforme. Evitaria, por exemplo, manchetes como a do UOL: “Cálculo de perda da Petrobrás enfurece Dilma”. 

    1. FERNANDO…

      … o cerco é porque temos um governo CAGÃO diante dos desmandos da mídia. Tivesse Lula e o PT enfrentado o maior inimigo desde quando o ex-Presidente foi eleito, já com uma declaração bem forte no dia da vitóriade 2002, não estaríamos nessa situação. Dilma vem sendo conivente com esse CAGUISMO ao longo do tempo. Cadê a ação contra a Veja, em que fase está? Seria “segredo de justiça”? So quem acredita em Papai Noel acha que o Berzoini vai prá cima…

      Pois eu acho que Lula, Dilma e o PT merecem esse cerco. Qualquer diz a Veja estampará em sua capa Lula comendo a Dilma, os dois dando risadas, e tudo vai ficar por isso mesmo. A verdade é que a batalha da comunicação foi perdida, faz tempo. E se a economia no nordeste não tivesse dado o salto que deu desde 2002, virando a China do Brasil, estaríamos sendo caçado como ratos tendo um governo de centro-direita + direita botando prá quebrar nos progressistas.

      Abraços…

      1. Nonato,
          Lula não fez, pois

        Nonato,

          Lula não fez, pois sabia que não teria o apoio necessario. Por isso, tentou aumentar o PSB e não foi possivel.

        1. TÁ…

          E passado todo esse tempo, 12 ANOS, de futrica noite e dia, dia sim e outro também, Lula tem???

          Ele foi E É CAGÃO com a mídia.

          E fica dizendo que chegou onde chegou por causa da “nossa imprensa livre”. Vai cagar!

          Abraços…

  2. Amadorismo fatal na Petrobrás

    Se Dilma achava que não havia motivo para substituir Graças Foster e toda a diretoria da Petrobrás, agora não tem mais perdão. O amadorismo da direção da estatal é eloquente. É inaceitável a redução de 88,6 bilhões nos ativos da empresa, segundo as estimativas da consultoria contratada. Um baita amadorismo. Na área de Petróleo essa precificação de ativos é uma quimera. Ela simplesmente não existe. Demissão já!

  3. PIG inventa números para

    PIG inventa números para deerrubar Petrobras e einventa atá ¨indignação¨  da Dilma, como se essa fosse tonta e não soubersse que tudo foi armação do PIG, para tentar derrrubar Graça.

  4. Ah, claro.
    .
    Quando o Palocci

    Ah, claro.

    .

    Quando o Palocci sugeriu o ajuste que agora o Governo se vê obrigado a fazer, nossa presidanta usou o mesmo termo (“rudimentar”) para ignorá-lo. Agora se vê obrigada a implementar um ajuste ainda maior.

    .

    A Petrobras vai pelo mesmo caminho. O cálculo dos 88bi foi feito por empresas especializadas e considerado “rudimentar” pela presidanta.

    .

    A seguir o figurino, o rombo vai acabar sendo ainda maior. Quero ver o que a presidanta vai falar então.

    .

    “Rudimentar” é a gestão executiva da Petrobras. Que vergonha, meu Deus…

  5. Amandora

    é atuação dessa presidente! Incompetente, ingerente, autoritária, arrogante, presunçosa, burra,sem educação e desprovida de qualquer tipo de carisma e simpatia!

    A pior de todos os presidentes! O Brasil encontra-se como uma nau sem rumo nas mãos dessa senhora!

    A Petrobrás está literalmente indo pro ralo na mão desses incompetentes! Somente os míopes e cegos pela ideologia xiita não veem isso!

  6. a impressão de que a

    a impressão de que a assessoria de comunicação 

    da presidenta e da   própria petrobrás é incompetente

    (eufemismo) fica pelo jeito cada mais nítida.

    até no blog  do planalto as matérias são editadas para não

    demonstrar que a  presidenta estaria criticando a imprensa.

    aí a grande mídia deita e rola e inventa o que quiser,

    com o seu poder recorrente

    e falacioso 

    e demiúrgico

    de ouvir e sentir tudo o que a presidenta pensa,

    não conforme os interesses do país,

    mas conforme os interesses lesa-pátrias da grande

    mídia golpista conluiada com interesses obscuros..

    de obscuridade em obscuriidade, chega-se ao obscurantismo definitivo.

  7. Será que entendi errado?

    Será que entendi errado? Ontem, o blog postou matérias desclassificando a informação publicada pela FSP. Foi um tal de pig pra cá pig pra lá, xingamentos, enfim, os comentarios seguiram o padrão para casos similares. Agora, vem a informação que o numero, 88 bi, vieram de consultorias do proprio conselho de administração da Petro. Afinal, qual o numero certo?

  8. Telefone sem fio

    Me lembrei daquela brincadeira infantil em que várias crianças (ou não), sentavam-se lado a lado e a idéia era que a primeira cochichasse rapidamente algo para a segunda e assim por diante, até que a última tinha que dizer o que a primeira falou.

    Raramente conseguia.

    Isto porque o meio de comunicação (o cochicho rápido) distorcia a mensagem a cada passagem.

    Fora a intenção de não passá-la adequadamente, óbvio.

    Só que o resultado da brincadeira gerava apenas boas risadas!

    No governo Lula, apesar da maquina de bloquear, recortar e modificar da míRdia, esta ainda enfrentava um grande comunicador, acostumado a palanques e platéias e raro talento político.

    Dilma talvez tenha desenvolvido, inversamente, um estilo baseado em pouca comunicação, pelo combate subterrâneo à ditadura. Um estilo onde a ação valia bastante, mas a comunicação era até um enorme risco!

    Enfim, qualquer que seja a avaliação, o fato é que a comunicação do governo (além de infiltrada) está sitiada há cerca de uma década.

    Portanto, não falar nada ou falar bastante terá o mesmo efeito: será tornado público apenas o que a míRdia quiser.

    Exatamente porque não há (para o goveno) MEIO de comunicação (de massa) disponível, compeitivo, equilibrado, sequer para o essencial contraditório.

    Além dos resultados sociais, que podem ser sentidos na pele por parte da população, que ainda a elegeu por pequena margem, nada mais passará ao grande público, que acabará convencido até de que o que “sentem” é uma “ilusão”. Serão culpados até de falta d’água (ou restrição hídrica). Como em muitas religiões, bom é o sacrifício…

    E não é uma questão de ser contra ou a favor de um governo. É uma questão institucional de interdição do debate, de direito à comunicação e até de censura a quem pensa diferente (cole um adesivo PT-Dilma em seu carro…)

    As mensagens não chegarão! Qualquer que seja o silêncio, o grito ou o cochicho..

  9. A presidenta ,Graça Foster,

    A presidenta ,Graça Foster, deveria ter enfatizado que Petrobrás é uma empresa lucrativa e que se algum desvio foi cometido todos os esforços serão utilizadoss para a recuperação destes ativos.

    Os únicos números que ela deveria citar são aqueles referentes aos lucros. Falar em números que ainda estão em apuração,da forma como foi dito,só se o governo estiver pensando em recomprar as ações da empresa.

    1. VLADIMIR…

      … vc acredita em Papai Noel? 

      Amigo, a mídia só publica o que pode prejudicar mais e mais. VC acha que eles estão aí para explicar ou para confundir! Ou não conheceu o Velho Guerreiro?

      Abraço…

       

    2. Ao Vladimir

      Amigo, vai me desculpar, mas creio que você está equivocado nesta questão. A prestação de contas foi de um amadorismo muito grande. Uma empresa séria se tivesse tido prejuízos, os mesmos apareceriam na sua prestação de contas, não somente os lucros gerados. Mas como não houve uma administração séria na Petrobrás, então deveria sido enfatizado que houve prejuízo devido aos desvios e desmandos dos encarregados e que haverá providências necessárias para sanar este problema. Não entregar tudo nas costas do povo brasileiro conforme sempre foi e sempre será feito.

  10. Nassif, me desculpe mas acho

    Nassif, me desculpe mas acho que vc sabe perfeitamente como funciona a Petrobras mas vou lhe esclarecer. Quando a Petrobras contrata um FPSO ela faz o projeto e diz quanto paga por ele, no meio da contrtução ela modifica muita coisa e também insere outras, o construtor reclama ela diz que depois acerta. Recebe o FPSO e não paga o que foi feito a mais. Não é atoa que VÀRIAS pequenas empresas quebraram, e algumas grandes tiveram prejuízo enormes

  11. Motivo pra sair.

    Sempre achei que a Graça Foster deveria ser mantda, pois ela está fazendo o trabalho de controlar a praga na Petrobras, lixo produzido por dirigentes corruptos, empreteiras cartelizadas e corruptoras, e políticos aproveitadores,. Essa praga não existe exclusivamente na Petrobras, mas de modo generalizado em diversas esperas de Governo. O controle dessa praga é trabalhoso, e pode abalar estruturas, mas deve ser feito.

    Eu acho – puro achismo – que a Graça Foster arrumou um motivo para a Dilma aceitar o pedido dela de sair da Presidência da Petrobras. A luta contra as “forças ocultas” está muito pesada, pois enfrenta as resistências internas contra essas ações saneadoras. Graça Foster não foi precisa na comunicação, nesse momento delicado para a Petrobras.

    A Dilma confia em Graça Foster. Mas parece que a Graça Foster está espanando. A pressão está grande dentro e fora do Governo.

  12. Carta aos Efésios – A Ira Santa: Conselhos de Paulo à Dilma

    Quem já presenciou Crises em Empresas, Famílias, Casais, etc. vão reconhecer que a Graça, na Coletiva de Ontem, infelizmente, está em “Estado Catatônico”.

    A Articulação Corporal, Intelectual e Verbal é típica deste estado patológico, típico de uma Pessoa que reconhece que os Problemas superaram as suas Forças e Capacidades.

    Quem, minimamente fora deste Stress, aprovaria publicar em um Balanço, em meio a uma Crise Política, Econômica e Financeira na Empresa, que o “Proxy é Inadequado”?

    Graça era a Pessoa Certa para uma Petrobras que precisava se afirmar Tecnicamente e apresentar os Resultados do Pré-Sal..

    Sou prova da sua Competência, Lealdade, Dedicação (e outros atributos “meramente” Pessoais e Profissionais).

    Mas o Momento exige muito mais.

    E, Graça, visivelmente,não consegue mais Entregar.

    À Dilma cabe reconhecer:

    1. Que Pessoas, mesmo as “amigas” honestas e leais, têm Limites;

    2. Que ela Pode e Deve ficar Irada, mas “ao final do dia” como disse Paulo, precisa colocar a cabeça no lugar e tomar as Melhores Decisões…

    Quem tem Responsabilidade pelo Resultado Final (do País e da Empresa)  e, ao mesmo tempo tem que “Delegar”, sabe o que é a “Ira Santa”.

    Com tanto “Zelo” da Graça Foster (e, nada de “Sensibilidade Política”), seria bom alguém encaminhar à Dilma algumas Palavras de Paulo Apóstolo aos Efésios, para Reflexão…

    A Ira Santa:

    http://www.3minutos.net/2014/07/557-ira-santa.html

    A carta aos Efésios diz: “Fiquem irados, mas não pequem” (Ef 4:26). A passagem não diz para não ficarmos irados, mas para não pecarmos. O problema não está na ira, pois o próprio Deus fica irado, mas em como administrá-la. A continuação diz que não devemos permanecer irados até o final do dia e nem darmos lugar ao diabo. Este certamente se aproveitará de nossos sentimentos para nos tentar.

    Mas, que Dilma tinha Motivos para ficar “Puta da Vida”, ah, isso tinha…

  13. Fontes?

    Li e reli, não consegui identificar a(s) fonte(s) das expressões entre aspas, atribuidas a presidenta Dilma.

    A equipe GGN poderia auxiliar, esclarecendo melhor essa matéria?

    Porque suposições de atitudes e falas são constantes nas “reportagens” produzidas pelo PIG, sendo atribuídas a presidenta Dilma e outras autoridades, sempre de forma vaga e evasiva, com o famoso “uma fonte afirmou/garantiu…” etc.

     

  14. O que a

    O que a Petrobrás/investigação tem que fazer é levantar tudo que Paulo Roberto Costa fez desde que entrou na empresa e não ficar procurando satisfazer suas(de PRC) acusações sem provas.

  15. Não há como discordar da

    Não há como discordar da afirmação, pois quem está falando entende de amadorismo e rudimentaridade.

    Amadora e rudimentar também foi a administração da Petrobras, inclusive quando a atual presidente estava na presidência do conselho;

    Amador também foi não ter levado a público, com todas as explicações devidas, os fatores que levaram ao afastamento de Gabrielli e sua diretoria.

    Rudimentar também foi ter mantido a Gracinha no comando da empresa nos útimos meses.

    E por aí vai.

    O que me encanta é o fato de alguns comentaristas ainda conseguirem imputar unicamente a mídia a atual situação da empresa, com suas ações derretendo. Como se ninguém no mercado soubesse analisar um balanço e se balizassem apenas pelo que é publicado em porcarias de folhetins diários.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador