Coronel reformado Ustra é denunciado em mais outra prática de tortura

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O coronel reformado Carlos ALberto Brilhante Ustra é mais uma vez denunciado por crime da ditadura militar. Dessa vez, o Ministério Público de São Paulo indica Ustra como um dos três militares responsáveis pela morte do jornalista e militante político Luiz Eduardo da Rocha Merlino em julho de 1971.
 
Integrante do Partido Operário Comunista (POC), o jornalista foi morto depois de intensas sessões de tortura nas dependências do Destacamento de Operações de Informações do II Exército (DOI) em Santos.
 
Além de Ustra, o MPF denunciou o delegado Dirceu Gravina e o servidor aposentado Aparecido Laertes Calandra, por homicídio doloso qualificado, e o médico legista Abeylard de Queiroz Orsini por falsidade ideológica, ao ter assinado laudos sobre o óbito de Merlino.
 
A intenção do coronel reformado era extrair informações sobre outros integrantes do partido, sobretudo de sua companheira ANgela Mendes de Almeida. Sofreu agressões durante 24 horas ininterruptamente. Com os ferimentos, não recebeu atendimento médico e só foi encaminhado ao Hospital Militar do Exército quando já estava inconsciente. Lá, os médicos consultaram novamente o chefe do DOI sobre a necessidade de amputar uma das pernas do jornalista, para evitar a sua morte. Entretanto, Ustra determinou que os servidores do hospital deixassem-no morrer, evitando, assim, que sinais de tortura fossem evidenciados. 

 
O coronel manteve a versão de que Luiz Eduardo da Rocha Merlino teria morrido ao se atirar sobre um carro, durante uma tentativa de fuga, na BR-116, altura de Jacupiranga. Para tornar a história verossível, fez um caminhão das Forças Armadas passar por cima do corpo de Merlino, deixando as marcas de pneus. O médico legista também endossou a versão e assinou o laudo sobre a morte. Ustra ordenou a limpeza da cela onde ele foi mantido preso.
 
Nos anos 90, a história começou a ser questionada, quando peritos revelaram uma série de inconsistências nos laudos de Marlino e de outros militantes políticos mortos, todos assinados pelo mesmo médico Abeylard de Queiroz Orsini.
 
Além das condenações, os procuradores responsáveis pela denúncia solicitam que a Justiça Federal determine a perda do cargo público dos denunciados, o cancelamento de aposentadoria ou qualquer provento que recebam, e que, enquanto tramitar o processo, Gravina seja afastado cautelarmente do cargo de Delegado de Polícia Civil, e Orsini impedido de exercer a medicina. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Certa vez uma amigo petista

    Certa vez uma amigo petista com a tradicianal retórica “da luta contra a ditadura”, perguntei você sabe quantas e quais pessoas foram mortas pela luta armada?

    Não sei.

    Você não nega que a esquerda matou no Brasil?

    Não,não nego, era uma guerra e deve ter ocorrido assassinatos por parte da esquerda também.

    Mas por que você não sabe já que é tão bem informado?

    Nunca tive informação sobre qualquer crime cometido pela esquerda.

    Então as informações são parciais e imcompletas dificultando as conclusões sobre os aconteciemntos da época.

    Sim.

     

     

    1. Você conhece o POC?

      O Poc não era adepto da luta armada. Se a desculpa serve para justificar outras mortes, para essa não serve! Vai estudar, meu filho!

      1. Diga quais foram os crimes

        Diga quais foram os crimes cometidos pela esquerda durante o tempo da ditadura caso contrário não passa de outro repetidor de matras coletivistas.

         

        1. Quem defendeu a morte por

          Quem defendeu a morte por tortura do Merlino por ter participado da luta armada foi você. Diga você os crimes e pare de repetir os mantras autoritários. Depois aproveita e me conta qual lei aprovou a pena de morte por tortura no Brasil.

    2. Liberal?

      Confundindo alhos com bugalhos na defesa da tortura do estado milico? Isto não é um pensamento liberal, é libertinagem intelectual na defesa de crimes!

      1. Eu não defendo ditadura

        Eu não defendo ditadura nenhuma, defendo que a verdade seja dita não apenas uma versão deturpada.

        As vezes coloco o contraponto que é entendido como apoio.

         

         

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador