Dados da PF já poderiam incriminar Mossack por lavagem de dinheiro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Do VioMundo

O que a Polícia Federal já sabe sobre a Mossack Fonseca e como o laranjal se relaciona com a casa dos Marinho em Paraty

Nosso investigador no caso da mansão de praia dos irmãos Marinho em Paraty, TC, complementa seu trabalho com mais algumas informações relevantes.

Seguem abaixo:

A Polícia Federal já dispõe de dados suficientes para denunciar a Mossack Fonseca como “lavanderia” encarregada de montar empresas (ver relatórios no pé do post).

O objetivo das empresas, obviamente, é esconder patrimônio, lavar dinheiro e burlar o Fisco.

No Brasil, a Mossack oferecia serviços no Panamá, Ilhas Virgens Britânicas, Seicheles, Samoa, Nevada (Estados Unidos) e Anguila (Caribe). Manter uma fundação, por exemplo, custa cerca de U$ 3 mil anuais. O serviço mais sofisticado envolve a oferta de “laranjas”.

Conforme demonstrei neste post, a Agropecuaria Veine, que tem a titularidade da casa dos irmãos Marinho em Paraty, recebeu logo de início a sociedade de uma empresa panamenha. Depois de mudar de endereço, mudou também de sócios. Hoje é controlada no papel por um brasileiro (Celso de Campos), o panamenho Jorge Luiz Lamenza e a empresa Vaincre.

A Vaincre, registrada em Nevada, era administrada pela empresa panamenha Camille, que por sua vez foi aberta por funcionária da Mossack Fonseca. É óbvio que qualquer investigação séria sobre a atuação da Mossack no Brasil deverá envolver a Agropecuaria Veine.

Leia Nosso investigador e a mansão dos Marinho: todos os caminhos levam ao Panamá.

*****

Em junho de 2015, a Justiça Federal citou a Veine por edital, já que não localizou os responsáveis: deu prazo de 7 dias para a Veine reparar os estragos ambientais e retirar a estrutura de cerco, aparentemente dedicada à maricultura, existente no entorno da Praia de Santa Rita.

O juiz determinou a retirada de todos o equipamentos privados (brinquedos) instalados sobre a areia da mesma praia.

Também determinou que a Veine se abstenha de criar qualquer tipo de embaraço ao acesso e permanência do público na praia de Santa Rita, sob pena de multa diária no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) no caso de descumprimento da ordem judicial.

Tudo indica que o equipamento supostamente dedicado à maricultura tinha o objetivo apenas de impedir a chegada de barcos à praia onde fica a mansão de concreto dos irmãos Marinho.

*****

Em março de 2014, reunião do Conselho Diretor do Instituto Estadual do Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente deveria discutir a questão da Veine.

O assunto foi retirado da pauta a pedido do chefe de gabinete da vice-presidência, Francisco Almeida, como ficou registrado na ata da reunião.

*****

Em dezembro de 2009 a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o registro e funcionamento do heliponto em área de preservação ambiental, contrariando a legislação federal.

A autorização foi assinada por Doris Vieira da Costa, Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária.

PF sobre a Mossack from Luiz Carlos Azenha

PF sobre a Mossack from Luiz Carlos Azenha

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NÃO VEM AO CASO…

    Nassif: ou você esta sonhando ou babando na gravata. Desde quando alguém ou qualquer da oposição ao governo atual será investigado pela Polícia do Zé ou denunciado seja por que Força Tarefa for, ou processado por qualquer dessa Justiça partidarizada?  E mesmo que seja investigado, ou denunciado ou processado, ISTO NÃO VEM AO CASO…

    1. Concordo com você. A intenção

      Concordo com você. A intenção NÃO é acabar com a corrupção, é acabar com o PT e seus líderes.

      Podem esfregar na cara do MOro a prova irrefutável que quiser, ele não fará absolutamente nada contra os barões midiáticos ou contra políticos do PSDB que são seus aliados nesta missão, delegada sabe-se lá por quem.

      O Já NOT idem. Com a diferençça que neste os deputados mineiros já esfregaram as provas contra o  Aécio na cara e ele fez o que se esperava, ou seja, NADA.

  2. Ah!,,, Mas ai vou defender a

    Ah!,,, Mas ai vou defender a posição  do juizeco da Lavajato SA , o ínclito, imberbe, e justiceiro Dr. Moro. Este cabra, muito provavelmente não é flor que se deva cheirar. Entretato, ele não pode trair aqueles que lhe deram o prêmio de juiz mais bacaninha da Brasil.

    Orlando

  3. Investigar é preciso, mas…

    Mas, fica claro que o Poder Judiciário e o  Ministério Público agem no sentido dissuasivo em relação a diversos crimes muito  graves.

    Eu li e entendi que a operação triplo X acabou  saindo pela culatra, porque chegou aos irmãos Marinho.

    O juiz Moro não pôde deixar de demonstrar total e absoluta incoerência, ao libertar pessoas ligadas a uma empresa panamenha já considerada por muitos como sendo altamente criminosa.

    Será que o ordenamento jurídico e o  Ministério Público estão majoritariamente a serviço do crime organizado, ou a Lava Jato é uma exceção ?

    Tal como  perguntou Lenin, eu pergunto  “Que fazer ?”

    1. “O juiz Moro não pôde deixar

      “O juiz Moro não pôde deixar de demonstrar total e absoluta incoerência, ao libertar pessoas ligadas a uma empresa panamenha já considerada por muitos como sendo altamente criminosa”:

      Pode sim.  Esse juiz eh canalha ate debaixo dagua.

  4. Está na hora da imprensa

    Está na hora da imprensa independente (jornalistas que mantêm seus blogs) aproveitar essa deixa e promover uma verdadeira caça aos Marinho e afins. De onde vem a fortuna desses caras? Onde eles moram? O que eles andam fazendo no dia a dia, além de conspirar contra o Brasil? Onde eles frequentam? Quais as propriedades deles no Brasil e no exterior? Quais laranjas eles usam para sonegar impostos? Se os governos LULA e DILMA tivessem um pouco mais de coragem já teriam escalado uma equipe de profissionais para vasculhar a vida desses canalhas que andam detonando o Brasil e destruindo reputações de lideranças populares, como Lula. Até quando a esquerda e os setores progressistas e independentes vão continuar aceitando essa armação ilimitada desses grupos da direita contra os interesses do povo brasileiro?

    1. Imagina o que a PF já sabe

      Imagina o que a PF já sabe também a essa altura sobre os familiares do Vaccari que compraram apartamentos no mesmo prédio.. que vizinhança do barulho hein!

  5. Façam se jogo

    Os Marinho são poderosos e nada lhes acontecerão.Os Marinhos não fizeram nada ilegal , e aí a imprensa dito esquerdista estaria destorcendo os fatos. Os Marinhos cometeram ilegalidaes de fato e a justiça não os deixarão impunes.Há mais outra hipótese? Com Lula o raciocínio é idêntico , apenas as cartas são diferentes.

  6. No é só a casa em Paraty

    Esta offshore panamenha também aparece nas triangulação financeiras para compra dos direitos televisivos da Copa do Mundo, onde a Globo foi apanhada por sonegação.

  7. Quequiéisso!?
    Os documentos

    Quequiéisso!?

    Os documentos comprovam que foi encontrado um grande lavatório, mais sujo do que banheiro de buteco de estação ferroviária. Pelo vaso sanitário escorreu, e continua escorrendo, mais barro do que o da Vale/Samarco. O que a PF, o MPF e o ilustre Dr. Janot estão esperando para algemarem esses criminosos?

    Se forem esperar pela atuação da Lava Jato para dar um jeito nesse montão de sujeira, podem esperar sentados, porque de pé vão se sujar também.

    1. “O que a PF, o MPF e o

      “O que a PF, o MPF e o ilustre Dr. Janot estão esperando para algemarem esses criminosos?”:

      A canalhada ta esperando um petista no caminho.

    2. Eliminar a Democracia

      Cafezá

      Só mesmo um idiota ainda pode acreditar que o grupo com valores fascistas liderados por Sérgio Moro tem por objetivo combater a corrupção.

       

  8. morò, morais,
    se não morò
    não

    morò, morais,

    se não morò

    não mora mais”

    ouve-se muito essa frase no meio dos malandros

    para acentuar casos em que alguém não percebe o que está acontecendo…

    quando o cara   não tá sacando….

    é o que o malandro diria nesses caso aí sobre moro e os procuradores.

    quem não sacou que esse pessoal da lavra-jato  não tomará

    nenhuma medida contra o conluio grande mídia com eles mesmos,

    tá completgamente por fora…

    como  esses juízes e procuradores    tomarão medidas contra os que fazem com eles parte da     mesma

    colusão de interesses?

    se tomarem alguma medida estarão

    se auto-acusando, simplesmente….

    mas, na verdade, estão numa sinuca de bico, porque   se não agirem,

    estarão confessando essa colusão de interesses, como aliás a maioria

    dos críticos     da lava–jato já     percebeu;;;

     

  9. Isso sim

    Este é o trabalho que se espera que seja feito por cidadãos que de alguma forma tem acesso a esses documentos.

    Que os exponham. Que exponham todas as falcatruas envolvendo quem quer que seja.

    Isso sim é útil ao Brasil.

    E não ficar choramingando que o sítio não é de Lula porque não está em seu nome.

    Afinal, se for assim, a tal mansão também não é dos Marinho, pois pertence legalmente uma empresa que, aparentemente não tem nada a ver com a Globo. Apenas aparentemente.

    Enfim, pau que dá em Chico tem que dar em Francisco. Vamos acabar com essa bagunça de ocultação de patrimônio no país. 

  10. Como a JUSTIÇA aginda desta

    Como a JUSTIÇA aginda desta forma com OS PODEROSOS tem moral pedir para um policial entrar na frente das balas para nos defender?

    Teremos chacinas e mais chacinas…

    A justiça tem 2 pesos e 2 medidas!

    Como o cidadão comum vai respeitar as leis VENDO ISSO?

    Eles acham que o povo AINDA é bobo?

    Essa vida de insegurança provem dessa fraqueza da justiça!

    O cidadão só vai aceitar a justiça COMO JUSTIÇA no dia em que gente como os marinhos forem para a cadeia!

    E isso está longe!

  11. a pergunta que não cala é:

    a pergunta que não cala é: até quando o judiciário-mpf e pf

    omitir-se-ão em relação a essa gravíssimas denúncias?

  12. Eles não tem tempo…

    Dilma e seu ministro ze cardoso estão muito ocupados dirigindo a Revolução republicana. Eles não tem tempo para se dedicarem a um assunto como este. Eles já disseram que não ficará pedra sobre pedra e como vocês sabem, a casa dos marinho está assentada sobre um maciço rochoso e não sobre uma pedra.   Um maciço não pode ser revirado, pois ele representa a base de tudo o mais, asim como os donos da mansão.

  13. A casa caiu.

    Vaccari vendeu o investimento de anos de cooperados da Bancoop para uma empresa criminosa que lava dinheiro de criminosos no mundo inteiro. E a representante da empresa no Brasil era sua própria auxiliar direta, a diretora de marketing da Bancoop. Por que uma empresa que vive de ilícitos teria interesse em comprar apartamentos em um prédio inacabado de uma cooperativa falida de bancários?

    A casa caiu.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador