Datafolha traz números da seca: 60% dos paulistanos sofrem com corte de água

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Datafolha entrou na dança da crise hídrica. Pesquisa realizada pelo Instituto demonstrou que 60% dos paulistanos sofreu com corte de água, ou seja, a maioria. As pesquisas anteriores, de junho e agosto, apontavam 35% e 46% dos paulistanos sem água. A matéria é da Folha

da Folha

Crise da água

Corte de água atinge 60% dos paulistanos

Pesquisa Datafolha mostra que maioria da população sofreu interrupção de fornecimento nos últimos 30 dias

Três em cada quatro atingidos disseram que corte foi superior a seis horas na última vez em que ocorreu

DE SÃO PAULO

A falta de água já atinge a maioria da população de São Paulo. Segundo pesquisa Datafolha, realizada na última sexta (17), 60% dos paulistanos dizem ter ficado sem água em casa em algum momento nos últimos 30 dias.

O levantamento mostra pela primeira vez que mais de metade dos paulistanos ficou sem água. Nas pesquisas anteriores, em junho e agosto, os índices foram de 35% e 46%, respectivamente.

A pesquisa também perguntou sobre a duração da falta d’água. Três em cada quatro atingidos disseram que na última vez em que o problema ocorreu a interrupção foi de mais de seis horas.

A situação é mais grave para quem mora em casa: 67% dizem ter ficado sem água alguma vez nos últimos 30 dias.

Entre os paulistanos que vivem em apartamentos –que geralmente são atendidos por uma caixa-d’água maior– o índice é de 26%.

A pesquisa, com 804 entrevistas, tem margem de erro de quatro pontos percentuais e foi feita 12 dias após o primeiro turno das eleições.

DE DIA E DE NOITE

O levantamento constatou que a falta de água se generalizou, como a Folha mostrou na semana passada.

Os cortes de abastecimento têm sido percebidos tanto de dia como à noite: 56% disseram que a última interrupção ocorreu à noite e 40%, que o corte foi de dia.

A pesquisa também aponta que a falta de água já está disseminada entre os mais pobres –65% da população com renda familiar inferior a cinco salários mínimos disse ter sofrido corte de abastecimento nos últimos 30 dias.

Entre os mais ricos, o índice cai pela metade: 32% dos que têm renda familiar superior a dez salários mínimos apontaram o problema.

A diferença se traduz nos hábitos que a população afirma ter mudado para poupar água. Ao todo 51% dos mais pobres dizem ter deixado de usar máquina de lavar roupas, ante 28% dos mais ricos.

Entre os mais pobres, a maioria diz estar reutilizando água (82%) e ter deixado de lavar calçadas (89%). A adesão dos mais ricos a essas medidas foi menor –59% e 68%, respectivamente.

Os ricos se destacam no quesito lavagem do carro: 76% deles dizem ter abdicado do hábito, ante 54% dos mais pobres.

Apesar do engajamento, há pessimismo em relação ao futuro da crise hídrica: 88% dos paulistanos acreditam que a cidade corre grande risco de ficar longos períodos sem água nos próximos meses, e 91% acham que a população de forma geral ainda será muito prejudicada.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “A falta de água já atinge a

    “A falta de água já atinge a maioria da população de São Paulo. Segundo pesquisa Datafolha, realizada na última sexta (17), 60% dos paulistanos dizem ter ficado sem água em casa em algum momento nos últimos 30 dias.”

     

    Supondo que isso seja verdade, pergunto:

     

    qual é a indinação dessas pessoas na internet? Essas pessoas são as mesmas que não perdem uma oportunidade de escrever que odeia deus e todo mundo. Será que não vão se manifestar quando falta água?

     

    Será que seca levou o que restava de sanidade dessas pessoas também?

     

    Entre eles há alguns daqueles jovens que queriam a mudança?

     

    Engraçado que esse pessoal ajudou a eleger o homem e o partido que deveria ter mitigado esse problema.

     

    Se o troll FHC estivesse correto, então teríamos que aceitar a mentira de que gente informada  e nascida do sudeste não liga para falta d’água.

  2. http://www.water-technology.n

    http://www.water-technology.net/projects/gmr/

    O Estado de São Paulo não tem falta dágua, tem falta de canos para trazer a agua de longe, algo que os assirios já faziam,   tambem os egipcios, romanos, incas, arabes, aztecas, bizantinos.

    Porque será que é tão dificil projetar o transporte de agua por dutos a longas distancias? Transporta-se petroleo por milhares de quilometros, gás idem, minerio idem, na Libia construiram dutos de agua por quase 3.000 quilometros, porque é tão dificil pensar nessa solução no Estado de São Paulo?   Falta dinheiro? É possivel fazer em PPP, para isso tem dinheiro de bancos multilaterais, o BNDES não negaria recurso para isso, se o problema já existe há anos porque não se pensou em trazer agua por dutos das bacias do Paranapanema, do Rio Grande, do Titê ou até de mais longe, do Rio Paraná? Ou mais complicado mas possivel, extrair agua do aquifero Guarani em Ribeirão Preto? Solução tem, falta vontade.

    1. não precisa ir longe, não

      bom mesmo pros paulistas era  beber a água do tietê!!

      se não morrer, aprende a votar.

      desculpa, mas não aguentei…

    2. “Porque será que é tão

      “Porque será que é tão dificil projetar o transporte de agua por dutos a longas distancias”:

      Mostre nos UM projeto de construcao dos tucanos com comeco, meio, e fim e que atende aas necessidades da populacao.

      So um.

    3. Construir dutos e trazer água

      Construir dutos e trazer água de longa distãncia, ótima ideia. 

      Por que solicitar financiamentos do BNDES, se em dez anosa SABESP  distribuiu  4 bilhões para acionistas.

      Onde esta a gestão tucana?  Utilizam tanto essa palavra GESTÃO, mas só a pronunciam em eventos políticos.

      Já ouvi, que a ala direita da igreja católica vai retirar o São  de Pedro, pois esse é o responsável real pela falta de água na cantareira e adjacências. Culpar os governos Serra Alckimin, é uma maldade dos petistas.

  3. Estou sendo cruel, o que não é do meu feitio,

    com meus conterrâneos (sou paulistano por adoção): como começam a reclamar, pergunto primeiro se votaram no picolé em 5/10.

    Se não, dou meus melhores sentimentos de fraternidade, mas avisando que o problema vai durar anos graças á “jestan” tucana.

    Se sim, fico quieto com cara de “bem feito”. Ou se a vítima se mostrou agressiva quando de algum assunto político, falo com cara de “revolta”: “Pois é a veja tinha razão quando avisou em  2002 que São Pedro era um petralha dos mais perigosos, tipo assim J. Dirceu”. J. Dirceu é, para esta tropa de “xok” (de “jestan”) a última incarnação do capeta.

  4. Dilma perdeu a chance de usar

    Dilma perdeu a chance de usar isso ontem no debate e ainda criaria um fato novo que ela ainda não explorou na campanha.

    Achei que ela foi mal ontem e a campanha calculou mal, deveriam ter pegado mais leve no debate do SBT e voltado a bater ontem.

    O PT também perdeu a batalha das pesquisas, Aécio ficou com essas pesquisas fajutas, mas que muita gente está vendo e acreditando, no mínimo, ficando em dúvida. Lembrando que essa última sensus que deu 13 p.p para ele saiu no jornal da Band. Caberia um processo por parte do PT na sensus e também na band.

    Mas vamos aguardar as pesquisas de hoje, espero que a estratégia tenha dado resultado e a Dilma ultrapasse Aécio hoje.

    1. Acho que a seca em SP será

      Acho que a seca em SP será munição para o último debate.

      Em relação a pesquisa sensus, os tucanos mas sóbrios não acreditam, tanto que não mencionam.

      Em relação a Dilma no debate de ontem, li alguns comentários que consideram que foi o melhor, pois ela foi propositiva,  objetiva e em certo ponto com uma dose de irônia.

  5. Ei, povo de São Paulo eleitor do Alckmista:

    (alckimista porque o cara transforma água em pó) vós tendes alguma manifestação a respeito dessa falta de água?

  6. Isso não existe!

    É invenção de algum petista infiltrado no Datafolha!

    São Paulo NÃO TEM problemas! Estado que elege e reelege os mesmos políticos há 20 anos NÃO TEM problema nenhum! Estão satisfeitos com seus governantes, com certeza!

    1. Concordo

      Concordo. Ou é coisa de petista infiltrado ou é coisa de carioca invejoso.

      Alckimin é o melhor governador que Sumpaulo já teve em todos os tempos. Benção de Deus.

      1. É uma possibilidade!

        Costumo dizer que se o Alckmin privatizar o ar que se respira e cobrar do paulista por cada suspiro, ainda assim os paulistas votarão nele apaixonadamente.

    2. O Nassif não colocou todos os

      O Nassif não colocou todos os dados, pois são bem estranhos

      60% dos entrevistados acha que o governdo federal tem muita resposanilidade sobr eo problema e sobre o governo estadula este índice é de 66%.

       

      Ou seja, as pessoas sabem do problema da falta d’água, só que tem que ser melhor explicada de quem é a responsabilidade, além da estiagem. Tem que explicar qual esfera governamental deveria fazer incestimentos para minimizar os impactos do clima

  7. Como sempre estão segurando.

    Como sempre estão segurando. Depois do segundo turno serão 100%. “Guenta” São Paulo e contnue votando no PSDB!

  8. É um bagre?

    Esse pobre peixe morto na areia da represa seca?

    Os “sonháticos” que fecharam com Aécio, o que estão achando disso tudo?

    Eduardo Jorge, Erundina, a sonsa exterminadora de partidos políticos progressistas…

    Ja sie… mal gesto mesmo é São Pedro (talvez Deus, afinal é ele que tem as chaves das comportas…) nunca Geraldo, o competente, nunca o PSDB.

     

     

     

  9. Nassif
    Esta para estrear no

    Nassif

    Esta para estrear no cinema o filme ÊXODO, quem sabe a população do Tucanistão não faça o mesmo e fuja de SAMPA, para o nordeste.

  10. A falta d’água e o excesso de chuvas

    Foi só o Chuchu ser re-eleito que o assunto veio à tona, todo dia e em todos os meios de comunicação… impressive!

    Enquanto isso, a pobre Marta teve que sofrer com os mesmos meios até após ter perdido as eleições, pois em três anos e meio de mandato os donos da mídia achavam que ela devia ter dominado o céu e a terra paulistana….

    Lembro que toda vez que chovia a Marta o seus secretários eram chamados “às falas” pelas TVs e jornais, enquanto o Chuchu e o PSDB, depois de 20 anos, nunca passaram por isso.

    Como é que Repórteres Sem Fronteiras chamou a mídia brasileira? Ah! “Meios de comunicação nas mãos de 30 berlusconis”. E continuamos assim, sem rancor…

  11. A questão da falta d’agua em

    A questão da falta d’agua em SP é irrelevante.

    O eleitor paulista já decidiu que a crise do abastecimento de água é irrelevante para o Estado de São Paulo.

    Vai faltar água para a “locomotiva superfaturada”, mas já foi decidido que isso não importa.

    sinto pelos não eleitores de SP que vão continuar pagando pelas escolhas dos eleitores paulistas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador