De olho na maioridade penal, bancada da bala terá 21 deputados em 2015

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Um levantamento feito pela equipe de reportagem da CartaCapital mostra que a partir de 2015, a Câmara Federal contará com 21 deputados na chamada “bancada da bala”. Entre eles estão nomes como Jair Bolsonaro (PP), um dos mais votados no Rio de Janeiro, e Delegado Waldir, campeão de votos em Goiás.

A maioria chegou à vitória ostentando a bandeira da redução da maioridade penal, um dos projetos de Aécio Neves (PSDB) enquanto presidenciável. Se eleito, o tucano poderá contar com o apoio da bancada para tornar mais dura a pena para menores infratores. Entre os deputados do grupo, há quem defenda a construção de presídios para separar os jovens por idade e tipo de crime.

 
Bancada da bala pode ajudar Aécio a reduzir a maioridade penal

Por Renan Truffi, da CartaCapital

Se ganhar a eleição presidencial, no próximo dia 26 de outubro, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, terá condições favoráveis para conseguir a aprovar a redução da maioridade penal. Além de o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), seu vice, ser autor de um projeto que pune menores de idade como adultos em caso de crimes hediondos, a Câmera dos Deputados vai ser composta, a partir de 2015, por uma “bancada da bala” de 21 deputados federais, segundo levantamento da reportagem de CartaCapital.

A maior parte dos integrantes da bancada é ou foi policial civil, militar e federal originalmente e tem como principal bandeira de campanha endurecer as penas contra os adolescentes que cometem atos infracionais graves. Cinco deles são ainda os mais votados em seus respectivos estados – Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará e Rio de Janeiro–, o que significa que contam com o apoio de uma parcela considerável da população para conseguir a aprovação de tal medida. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa feita entre o instituto Vox Populi e a revista CartaCapital de 2013, 89% dos brasileiros acreditam que o País deve obrigar, por lei, jovens infratores a responder criminalmente como adulto a partir dos 16 anos de idade.

Do total de 21 deputados que devem formar a bancada no ano que vem, 18 têm carreira em algum tipo de força policial e apenas sete já estavam na Câmara e foram reeleitos. Os outros 14 nomes não foram deputados federais nos últimos quatros anos ou são novos na vida política. É o caso do Delegado Waldir, o campeão de votos em Goiás. Durante a campanha, ele usava seu número na urna (4500) para espalhar um slogan que remete à prisão. “45 do calibre, 00 da algema”. Apesar de integrante da Polícia Civil, ele defende que os menores autores de atos infracionais recebam pena “militarizada”.

“Hoje temos uma minoria de adolescente que aos 13 anos já rouba, mata, estupra e não tem acontecido nada. Sou a favor da redução da maioridade, mas antes da aprovação dessa lei precisamos da criação de novos presídios juvenis, separados por idade: 13 anos com 13 anos, 14 anos com 14 anos, e pela natureza de crime, roubo, tráfico, homicídio, e que esse adolescente tenha um sistema que eu diria militarizado”, defendeu. “Colocar ele pra acordar cedo de segunda a sábado, exercitar o corpo e a mente, além de trabalhar e fazer um curso profissionalizante. Domingo [será dia de] artes culturais e esportivas, religião e hino nacional. Vamos ver se esses adolescentes não serão recuperados”.

Assim como o próprio delegado Waldir admite, os atos infracionais cometidos por adolescentes representam uma “minoria” se comparado ao universo de crimes comuns no Brasil. Segundo o Ministério da Justiça, os menores de 16 a 18 anos são responsáveis por 0,9% do total dos crimes praticados no País. Se considerados apenas homicídios e tentativas de homicídio, o percentual cai para 0,5%.

Ainda assim, o discurso de repressão parece convencer mais do que os dados. No Pará, o candidato a deputado federal mais votado foi o delegado Éder Mauro (PSD). Policial civil, ele fez campanha prometendo dar basta “aos vagabundos”. Segundo o jornal O Globo, o policial foi denunciado por crime de tortura contra um pai e uma filha, de 10 anos. A Justiça entendeu que a criança sofreu ameaça, mas o processo prescreveu e o caso foi arquivado. A denúncia relacionada ao adulto continua sob investigação.

Rio de Janeiro e Ceará também votaram em peso em, respectivamente, um militar e um policial. No estado fluminense, o primeiro lugar na disputa por uma vaga na Câmara Federal foi de Jair Bolsonaro (PP). O Capitão da Reserva do Exército ainda conseguiu emplacar o filho e escrivão da PF, Eduardo Bolsonaro (PSC), em São Paulo. Assim como o pai, ele defende que é preciso aprovar penas mais duras para adolescentes urgentemente.

“Nova bancada preocupada com a segurança na Câmara dos Deputados dará prioridade para redução da maioridade penal, reforma do sistema prisional, valorização das Forças de Segurança e outros assuntos relacionados ao tema”, publicou nas redes sociais dois dias após ser eleito e já em nome da bancada. Entre os cearenses, o preferido foi Moroni Torgan (DEM). Policial federal e membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ele já foi eleito deputado federal outras vezes. Mas, neste pleito, focou na redução da maioridade penal e em propostas de combate às drogas. Torgan une sua religião e profissão no combate ao crime. “Este é um enviado do senhor, paz, amor e, se não der certo….bala!”, postou o deputado no Facebook.

No Distrito Federal, dois dos oito deputados eleitos são policiais: o campeão de votos foi Alberto Fraga (DEM), ex-deputado que foi tenente-coronel da Polícia Militar. O oitavo colocado foi Laerte Bessa (PR), delegado aposentado da Polícia Civil. Fraga afirmou que pretende criar uma Frente Parlamentar para discutir a redução da maioridade penal. “A maior bandeira minha com relação à segurança pública é acabar com essa impunidade do menor, que tem aumentado a cada dia a participação de menores em crimes no Brasil. Vou lutar por essa questão da maioridade penal e atacar as questões do sistema prisional, que precisa ser reformulado e atualizado”, afirmou.

A chamada Frente Parlamentar da Redução da Maioridade Penal já foi aberta e registrada em setembro de 2013. O coordenador do grupo até então era outro deputado federal da bancada da bala que se reelegeu: Fernando Francischini (SD-PR), também delegado da PF. “Chegou a hora de falar sobre isso. A sociedade cobra do Legislativo um posicionamento sobre o assunto, que toma proporções cada vez maiores. São muitas as proposições que tramitam no Congresso Nacional, mas está faltando discutir o tema, ponderar posições”, explicou na ocasião.

Representação policial e conservadorismo

Policial militar na Bahia e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o tenente Danillo Ferreira vê como um avanço da democracia que policiais sejam eleitos para o Congresso, por representarem uma classe pouco assistida politicamente. “É um avanço democrático policiais passaram a entender que é preciso eles terem representantes legítimos”, explicou. “Nesse sentido, as candidaturas trabalhistas de esquerda não se ocupam com as questões dos policiais, falham ao não olhar para os policiais e isso é preconceito”, complementou.

Na opinião de Ferreira, entretanto, a pauta de endurecimento de penas contra menores de idade é “demagógica” e reflexo do conservadorismo da sociedade brasileira. “Esses policias que levantam essa bandeira obtêm lastro em grande parte dessa população amedrontada que endossa esse discurso. É um discurso demagógico”, criticou. “Às vezes, ainda me sinto no conto ‘O Alienista’, de Machado de Assis, no qual vamos internando, prendendo, enclausurando, a ponto de não sabermos mais qual dos lados é a prisão e qual é a liberdade. Propor mais encarceramento é extremamente irracional e não condiz com os números e a eficácia do nosso sistema prisional. Nós temos um problema seríssimo de formação familiar”.

Ainda que este seja uma das principais bandeiras do PSDB, apoiada por boa parte da população brasileira, a redução da maioridade penal é motivo de discordância até do ponto de vista jurídico. Na visão de alguns especialistas e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estabelecer penas para menos de 18 anos seria inconstitucional por contrariar uma cláusula pétrea da Constituição, aqueles dispositivos que não podem ser modificados.

“Qualquer projeto que reduza a maioridade penal nos termos do que está hoje consagrado na Constituição Federal é inconstitucional, porque todos os direitos e garantias individuais consagrados na Constituição são cláusulas pétreas, ou seja, não podem ser modificados nem por emenda constitucional, (…) apenas com uma nova Constituição”, disse no ano passado, em um dos auges do assunto.

Outro ponto de contradição dessa proposta é que ela fere um acordo internacional que o Brasil se comprometeu a cumprir. O País é signatário da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente das Nações Unidas. Isso quer dizer que temos o compromisso de oferecer tratamento penal diferenciado a todos os menores de 18 anos, com recolhimento em unidades de ressocialização. Assim como acontece em países como Argentina, França, Espanha, China, Suíça, Noruega e Uruguai.

O Datafolha pode divulgar novas pesquisas presidenciais na 2ª feira e na 4ª feira. O Ibope, na 2ª feira e na 5ª feira. Cabe aos institutos e aos contratantes definirem o dia e o horário da publicação.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A redução da maioridade é uma

    A redução da maioridade é uma demanda da sociedade não vejo nada de anormal ou imoral que esta demanda tenha representantes eleitos.

    A democracia para alguns significa dizer amém a ideologia esquerdista que defende a bandidagem.

    O resultado,  56 mil assassinatos ao ano, 11% dos assassinatos no mundo ocorrem aqui.

    O PT quer que o povo seja morto, sem nem ter o direito de votar em quem não reza pela sua cartilha.

    1. Tudo que não presta é “

      Tudo que não presta é ” demanda da sociedade”… e acontece como num passe de mágica Enfim, são as “mudanças” que também foram uma ” demanda da sociedade”, né isso?

      Agora, dizer que ” A democracia para alguns significa dizer amém a ideologia esquerdista que defende a bandidagem.” é piada… Estamos assistindo ao vivo e em cores berrantes a interdição do debate acerca do tráfico de drogas no Brasil, aí aparece a bancada da bala com essa conversa de redução da maioridade. Ah tá entendi, só maiores de idade é que podem traficar; os aviõezinhos e gerentes de boca serão punidos exemplarmente. Eu quero saber é se os barões vão subir o morro para pegar pó para a clientela…

      Aliança, pô, tu tá defendendo a bancada da bala e dizendo que é o PT que quer matar as pessoas… 

      1. Anos rezando a ave maria

        Anos rezando a ave maria petista foi danoso para sua mente.

        Da tempo de se curar, a primeira ação e assumir que esta doente.

        Sua mente perdeu a capacidade de entender o que é certo e errado, seus valores estão deturpados.Vive numa realidade alternativa.

        A psicopatia petista:

        Ódio permanente do contraditório.

        Ódio de qualquer um que não seja fiel ao mando do partido.

        Vontade de matar quem tem padrão de vida melhor.

        Aceita o crime se justificado.

         

    2. imoral???

      imoral é esta bancada, bem como quem a defende como voce sr. Aliança.

      se sua reação é contra tudo que não presta, logo cedo voce reage, ao olhar no espelho.

  2. Bancada de assassinos

    Nassif,

    Esta expectativa é das mais cretinas, e espero que a maioridade penal permaneça como está.

    Recentemente, o blog mostrou uma notícia sobre o assunto, um levantamento feito por um jornalista em que ficava exposta a fragilidade da argumentação destes assassinos de menores – crimes cometidos por menores não chegam a 15% do total.

     

    1. Também tem outro artigo que

      Também tem outro artigo que fala do aumento da população carcerária (EUA)  e a sua relação com a privatização dos presídios.

       

      1. Privatização é o foco

        Jaide,

        É isto mesmo.

        Existe um enorme interesse na privatização dos presídios. Como o Direito Penitenciário se trata de matéria supraconstitucional, é possível construir dezenas de presídios e pronto. Com mais e mais jovens presos, mais e mais presídios. 

  3. Caro Nassif e demais
    Me

    Caro Nassif e demais

    Me preocupa também não só a menoridade, mas também a maioridade, como muitos dos corruptos convencionais de partidos seculares, tem na jusntiça um mecanismo de demora e de envelhecimento dos corruptos e coruptores, seria interessante também , que os mais de 70, pudessem sofrer os mesmos rigores de tais leis. No segundo mandato da Dilma, as cadeias seriam lotadas de velhinhos assanhados com dinheiro públicos.

    Saudações

     

     

     

  4. Cartum

    Tem uma tirinha genial que saiu na Folha de S. Paulo, se não me engano de autoria do Laerte.

    Tinha o título de redução da maioridade penal e o desenho era um monte de bebês presos num berçário. É a lógica estúpida desses caras: se um menor de 16 comete um crime, cana nele (!); se após a lei começarem a surgir garotos de 13 e 14 anos infratores, diminui-se outra vez a maioridade e assim vai…

    Melhorar as condições da polícia brasileira (mau paga, desaparelhada, ineficiente), da justiça (lenta e ineficiente), dos presídios (esolas do crime), e da população (educação, moradia digna, saúde, salário, etc.) nem pensar. Como sempre focam no resultado e não nas causas.

  5. Nassif
    Discutir a redução da

    Nassif

    Discutir a redução da maioridade penal já é uma afronta ao país enquanto não se resolver o problema educacional, quanto mais aprova-la.

  6. Que o povo decida num
    Que o povo decida num referendo. Não e uma democracia? Eu acho que menor deve sim ser punido, mas não nos moldes do que esta ai (sistema prisional e fundação casa). Tem que ser algo ao mesmo tempo indesejado aos infratores e recuperador. Colégio interno mesmo, durante o cumprimento da pena. Alguém ai em cima falou em causa e consequencia. Esta demanda da sociedade e uma consequencia do descaso com a segurança publica.

      1. com quantos anos já pode

        com quantos anos já pode fazer parte da PM? tenho entendido que são os únicos hoje com esse direito garantido pela sociedade.

      2. Você saberia me informar qual

        Você saberia me informar qual é a idade mais comum adotada no mundo? E quando matam índio, pensando que é mendigo, são inimputáveis E quando são defendidos por um Thomaz Bastos, Malheiros Filho ou um Kakay são inimputáveis? Nosso problema são as leis ou aplicação das mesmas? Podemos adotar a Lei de Talião, acredito que seríamos mais honestos.

  7. A absurda tese da redução da maioridade penal

    A tese que defende a  redução da maioridade penal aqui no Brasil não passa de uma argumentação estúpida, normalmente, articulada por “racionais” que se acham, mas que na verdade,  não passam de mentecaptos com muito  piolho na cabeça!

    Trata-se de uma tese absurda,  abmuda e abcega que só pode ser   manejada por parlamentares microscópicos da representação política, razão pela qual, não seria aprovada em emenda constitucional. Mas,  na absurda hipóstese de uma aprovação com o quorum necessário, certamente, não passaria pelo crivo do judiciário haja vista a possibilidade de  dezenas, centenas, ou mesmo milhares de ações de inconstitucionalidade em desfavor da tese natimorta.

    Todavia, devemos considerar pelo menos um mérito desses extraordinários heróis da barbarie,  defensores da aberrante tese da redução da maioridade penal aqui no brasil,  qual seja:

    De fato, eles já perceberam que a redução da maioridade penal no Brasil já vem ocorrendo há tempos, mesmo com todo o esforço de Lula e Dilma em busca da DIGNIDADE HUMANA nesses últimos anos.  Até pouco tempo,  inúmeros nascituros  já estavam  CONDENADOS à  pena perpétua da EXCLUSÃO SOCIAL. Uma exclusão social escondidade na FAJUTA meritocracia brasileira que MAMA mais de 50% de sua produção SEM QUALQUER TRABALHO. 

    Quem sente na pele, quem vive a condenação perpétua da exclusão social no país da ABSURDA concentração de renda,  alienígenas do “brejo da cruz” e de uma “vida de gado”  dentro do próprio país de origem,  falsos proprietários do próprio corpo pois precisam abrir mão dele já na  infância, para se dedicarem ao “trabalho empreendedor” no semáforo, ou , se aumentarem o risco, na venda de drogas ilícitas, sabe que a tese é, no mínimo, o escarro de um escárnio proferido por mentes doentes.

    Para estes proprietários mirins também vale o binômio financeiro:

    Quanto maior o risco maior a probabilidade de retorno. E com a correlação de forças quiça não se tornam grandes “empreendedores” do tráfico de drogas para atender aos seus “grandes e nobres clientes” e cooptar novos empreendedores mirins excluídos NA ORIGEM, cumpridores de penas perpétuas ou de morte, sem saber porque.

    E é por  isso que defendo o programa de governo que não permite uma aberração destas!

    Voto na Dilma 13.

    Vote você também!

  8. Há casos e caso.

    Irmã de aluna minha  é professora de Ciências em cidade na periferia de BH. Na sala há um menino de 13 anos que já matou dois . Ficou um tempo confinado mas tifoi liberado. O que fazer? Como já comentei aqui: alguém acredita qe ela tomará alguma atitude contra qualquer indisciplina deste aluno?

  9. A OMISSÃO DA SECRETARIA DE

    A OMISSÃO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA EM APOIAR AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS EM GRANDES OU PEQUENOS LUGAREJOS DESTE NOSSO bRASIL CAUSOU TAMBÉM ESTE ESTRAGO .

    Aliás, dizem que a ex funcionária da Globo, Srª Helena Chagas está assessorando o Paulo Skaf, o homem que lutou ferrenhamente para derrubar o democrático IPTU, que o grande Prefeito Haddad tentou implantar na Cidade de São Paulo .

  10. Afinal, por que a sociedade

    Afinal, por que a sociedade se sensibiliza tanto com jovens menores de idade quando o assunto é exploração sexual, mas defendem que os mesmos jovens sejam tratados como adutos (ou, pra ser mais exato, com violência) quando o assunto é a criminalidade? Será que esses mesmos jovens que são levados à prostituição aos 12, 13…15, 16 anos, também não seriam vítimas do ambiente em que vivem quando o assunto é criminalidade? Da falta de oportunidade real? Da desestruturação familiar? Da carência em relação ao lugar onde mora? Da ausência de cultura, esporte, lazer e educação? Do mantra incessante de que é preciso “ter ($)” para “ser”? Da visão cada vez menos humanista e mais individualista do mundo? Pensar coletivamente tem sido considerado coisa de “comunista”, boboca, petralha, doente, etc… é o individualismo cego e o ódio que estão cada dia mais prevalecendo.

    Esse novo Congresso me assusta. Mais do que nunca, a eleição de Dilma é determinante para a garantia de que não tenhamos um modelo cada vez mais parecido com o que acontece em ditaduras do Oriente Médio e da África. 

  11. ALERTA AOS LEGISLADORES

    ALERTA AOS LEGISLADORES INFIÉIS QUE COGITAM DE REDUZIR A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL, SEM CONHECER OS ENSINAMENTOS CRISTAOS:

    Senhores Deputados e Senadores:

    Eu vos peço: Entendei que a ideia de diminuir a maioridade penal, visando combater o mal, não passa de mais uma insensata, iníqua e nefasta intenção; porque visa combater apenas o EFEITO DELINQUENTE, enquanto que perpetua e fortalece a CAUSA DA DELINCIA, que a cada dia se torna mais potente para causar o descaminho, a perdição, a prisão, o  sofrimento e a morte prematura de gente inocente:  

    Porventura ignorais que já há crianças de 10 anos delinquindo, praticando toda sorte de ilícitos ou pecados? Nessa escala logo teremos que transferir a criança do berço diretamente para a cadeia, ou não?

    Na verdade, a nossa juventude tem sido arruinada na vida, como vitima ingênua da insanidade espiritual do meio em que se acha relegada: Até quando marginais inconscientes e outros pecadores mentirosos, substituirão professores ajuizados na formação dos jovens? Até quando as escolas cristãs serão substituídas por presídios desumanos, por universidades do crime? Até quando dormireis o sono da inconsciência, deitados em berço esplêndido?

    Rogo-vos, pois: Refleti sobre os ensinamentos de Cristo,  que sintetiza toda a questão no seguinte texto bíblico:

    (MT.23.1) Então, falou Jesus às multidões e aos discípulos, dizendo:(PV.22.6) Ensinai a criança o caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele; (LS.3.11) porque desgraçado é o que rejeita a sabedoria e a instrução,  a esperança dele é vã, e os trabalhos sem frutos, e inúteis as suas obras: (ES.) Ensinai, pois, que: (JB.14.6) Eu sou o caminho, a verdade, e a vida:Ninguém vem ao Pai senão por mim: (LV.18.2) Eu sou o Senhor vosso Deus: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos,  nem fareis deuses de fundição; (LS.14.27) porque o culto dos ídolos é a causa e o princípio de todo o mal:  (MC.14.41) Ainda dormis e repousais ? (ES.) Despertai-vos, levantai, e apressai em interagir conosco; (EF.5.16) remindo o  tempo, porque os dias são maus; (DT.4.20) como hoje se vê.

     

  12.                  C A L O T

                     C A L O T E   J U D I C I A L

    AO RESPONDER À PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DA JUSTIÇA NO BRASIL, É IMPERIOSO TORNAR PÚBLICO O FATO QUE SE SEGUE; PORQUE DEUS SABE QUE ENQUANTO HOUVER INJUSTIÇA ENTRE OS HOMENS, NÃO HAVERÁ PAZ NA TERRA:

    Saiba todo o Povo Desperto que as  principais Autoridades que se assenhorearam do poder da justiça, como titulares do STF e do CNJ, além da própria Presidência da Republica; já têm conhecimento  formal do caso, e se mantém coniventes  na consumação de mais uma injustiça: Depois de ter sido julgado favoravelmente em última Instância, pela 3ª. Região do STF; o Processo no. 88026001-2 de 1988, foi sumariamente sepultado vivo pela 14ª. vara da justiça federal em São  Paulo/SP, por falta de IRRESIGNAÇÃO; constituindo-se em prova formal e inconteste de um vergonhoso calote judicial, perpetrado por pura maldade contra um jornaleiro-Pai de família, sacrificando particularmente órfãos e viúva que dependerão da respectiva aposentadoria para sobrevivência; corroborando o injusto e desumano estado de direito que tem imperado nessa babilônia brasileira.

    (GL.4.30) – Contudo, que diz a Escritura? (SL.68.5) –  Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada;  (PV.21.23) – porque o Senhor defenderá a causa deles e tirará a vida aos que os despojam:(SL.33.14) Do lugar da sua  morada, observa todos os moradores da terra: (1CR.16.14) – Ele é o Senhor nosso Deus; (RM.2.6) – que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: (DT.27.19) – Maldito é aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva: (EC.34.26) – Quem tira a um Homem o pão que ele ganhou com o seu amor, é como o que mata seu o  próximo: (HB.10-30) – Ora, nós conhecemos Aquele que disse: A mim pertence a vingança, eu retribuirei; (LS.1.15) – porque a justiça é perpetua e imortal: (JB.15.25) – Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei; (JR.4.27) – pois assim diz o Senhor: (ML.3.5) – Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros. contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos: (PV.28.20) –O Homem fiel será acumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo:  (JR.16.21) – Portanto, eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a minha força e o meu poder; e saberão que o meu nome é Senhor Arnaldo Ribeiro; (FL.2.6) – pois ele, subsistindo na forma de Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus; (LS.2.23) – porquanto Deus criou o Homem inexterminável, e o fez à imagem da sua semelhança:  (JÓ.16.19) – Agora já sabei que a minha testemunha está no céu; e, nas alturas quem advoga a minha causa.

     

    ALERTA AOS LEGISLADORES INFIÉIS QUE COGITAM DE REDUZIR A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL, SEM CONHECER OS ENSINAMENTOS CRISTAOS:

    Senhores Deputados e Senadores:

    Eu vos peço: Entendei que a ideia de diminuir a maioridade penal, visando combater o mal, não passa de mais uma insensata, iníqua e nefasta intenção; porque visa combater apenas o EFEITO DELINQUENTE, enquanto que perpetua e fortalece a CAUSA DA DELINQUENCIA, que a cada dia se torna mais potente para causar o descaminho, a perdição, a prisão, o sofrimento e a morte prematura de gente inocente: 

    Porventura ignorais que já há crianças de 10 anos delinquindo, praticando toda sorte de ilícitos ou pecados? Nessa escala logo teremos que transferir a criança do berço diretamente para a cadeia, ou não?

    Na verdade, a nossa juventude tem sido arruinada na vida, como vitima ingênua da insanidade espiritual do meio em que se acha relegada: Até quando marginais inconscientes e outros pecadores mentirosos, substituirão professores ajuizados na formação dos jovens? Até quando as escolas cristãs serão substituídas por presídios desumanos, por universidades do crime? Até quando dormireis o sono da inconsciência, deitados em berço esplêndido?

    Rogo-vos, pois: Refleti sobre os ensinamentos de Cristo,  que sintetiza toda a questão no seguinte texto bíblico:

    (MT.23.1) Então, falou Jesus às multidões e aos discípulos, dizendo: (1CO.16.24) O meu amor seja convosco em Cristo Jesus: (JZ.7.17) Olhai para mim e fazei como eu fizer,  (JB.15.5) porque sem mim nada podeis fazer: (IS.1.17) Aprendei a fazer o bem, atendei a justiça, repreendei ao opressor, defendei o direito do orfão, pleiteai a causa das viúvas:

     

    (PV.22.6) Ensinai a criança o caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele; (LS.3.11) porque desgraçado é o que rejeita a sabedoria e a instrução,  a esperança dele é vã, e os trabalhos sem frutos, e inúteis as suas obras: (JB.8.25) Que é que desde o principio vos tenho dito? (JB.14.6) Eu sou o caminho, a verdade, e a vida: Ninguém vem ao Pai senão por mim: (LV.18.2) Eu sou o Senhor vosso Deus: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos,  nem fareis deuses de fundição; (LS.14.27) porque o culto dos ídolos é a causa e o princípio de todo o mal:

    ((JS.23.14) Eis que, hoje, já sigo pelo caminho de todos os da terra; (AT.13.34) e cumprirei a vosso favor as santas promessas feitas a Davi,  (JÓ.36.4) porque comigo está quem é Senhor do assunto:(MC.14.41) Ainda dormis e repousais! Basra! (CJ.) Despertai-vos, levantai e apressai em interagir conosco; (EF.5.16) remindo o  tempo, porque os dias são maus; (DT.4.20) como hoje se vê.

     

    PAUSA PARA UM ALERTA GERAL:

    Saibam todos os povos que: Caso a mídia nacional e/ou  internacional persistam em ignorar a presença de Deus entre nós, em esconder e boicotar a Obra da criação do seu reino na terra; eis que,  simplesmente, EU me calarei.

                               Arnaldo ou Israel

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador