Defesa de filho de Lula pede investigação de vazamento a Cardozo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A defesa do filho do ex-presidente Lula, Luis Cláudio Lula da Silva, denunciou que a revista Época possivelmente teve acesso aos documentos apreendidos pela Polícia Federal, no dia 26 de outubro, durante fase da Operação Lava Jato, e que estavam em sigilo decretado pela desembargadora do TRF da 1ª Região, Neuza Alves.
 
Diante do vazamento ilegal, os advogados encaminharam uma representação ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pedindo que fosse investigado o acesso dos jornalistas aos documentos em mãos da Polícia Federal de Brasília. Conforme explicou o advogado Cristiano Zanin Martins, o documento exige uma identificação apenas dos advogados da defesa, seguida de uma verificação se eles possuem instrumento de procuração no processo.
 
Os advogados receberam na tarde desta sexta-feira (13) perguntas de uma repórter da revista Época, que de acordo com Martins, “denotam o vazamento”. A defesa afirmou que repudia “qualquer tentativa de manipulação de documentos vazados de uma investigação policial na qual Luis Cláudio já prestou todos os esclarecimentos e afastou qualquer ligação com os possíveis ilícitos investigados”.
 
Leia a nota do advogado na íntegra: 
 
Os advogados de Luis Cláudio Lula da Silva protocolaram hoje (13/11) representação dirigida ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com a finalidade de pedir que seja investigado possível vazamento de documentos relativos ao IPL nº 1424/2015-5 SR/DFF/DF, que tramita perante a Polícia Federal de Brasília (DF). Para ter acesso ao referido IPL, os advogados necessitam de identificação e verificação se possuem instrumento de procuração nos autos.

 
O art. 43, inciso II, da Lei nº 4.878, de 03 de dezembro de 1965, que dispõe “sobre o regime jurídico peculiar dos funcionários policiais da União e do Distrito Federal”, estabelece que configura transgressão disciplinar “divulgar, através da imprensa escrita, falada ou televisionada, fatos ocorridos na repartição, propiciar-lhes a divulgação, bem como referir-se desrespeitosa e depreciativamente às autoridades e atos da administração”.
 
 A medida foi tomada após os advogados terem recebido, às 17h06min desta sexta-feira, perguntas de uma repórter da revista Época que denotam o vazamento acima referido.
 
A Desembargadora Neuza Alves, Vice-Presidente do TRF1, proferiu decisão no último dia 06/11 para acolher pedido dos advogados de Luis Cláudio e assegurar o sigilo do material apreendido pela Polícia Federal em seu escritório, registrando, ainda, que tal medida extrema ocorreu em “flagrante desproporcionalidade”.
 
Repudia-se, assim, qualquer tentativa de manipulação de documentos vazados de uma investigação policial na qual Luis Cláudio já prestou todos os esclarecimentos e afastou qualquer ligação com os possíveis ilícitos investigados.
 
CRISTIANO ZANIN MARTINS
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fiquem tranquilos

    O Sr. Ministro da Justiça tomara as medicas cabiveis

    no momento exata para, de forma republicana, defender a democracia e selar pelo estado de direito

    tão caro as democracias.

    Sua ação será firme e dinamica, como de resto toda a sua eficiente açõa em prol ao bom an…………….

    ………….. que sono !!!!!.

     

  2. Ué, mas o ele (o ministro) já

    Ué, mas o ele (o ministro) já não tinha mandado apurar os vazamentos? Ou será que não viu? Ou será que não manda em nada? Vamos aguardar a próxima entrevista dele. Afinal, é tudo tão republicano…

  3. investigue-se os investigadores

    por que não pede, o pt, a quebra dos sigilos bancários, fiscais, telefônicos e dos PASSAPORTES do juiz sérgio moro, dos procuardores e delegados federais envolvidos na lava-jato?

    não interessa ao partido saber o que eles tanto vão fazer na disneylandia?

    não interessa saber com quem essa laia conversa aqui e fora do país, inclusive nos e.u.a.?

    não interessa saber quem recebe dinheiro ou vantagens para vazar informações sigilosas de investigados, como no caso da família de marcelo odebrecht.

    se esta última notícia se confirmar, estará claro que os maiores bandidos dessa operação não são os investigados, mas os que investigam.

    … vazamento de senhas de cartões de crédito; de contas bancárias e do sistema de segurança da casa da família odebrecht?

    o que é isso senão banditismo?

     

  4. DEFESA DO FILHO DE LULA PEDE INVESTIGAÇÃO DE VAZAMENTO

    Sinc eramente, não sei o que leva a Presidente da República a manter em um ministério tão importante um morto/vivo como este Jose Eduardo Cardozo. Melhor epíteto para ele seria um Vivo/Morto. 

  5. E o atentado ao Inst. Lula ?

    Nenhuma pista até agora ? Quem mandou o Lula ser Pernambucano, torneiro mecânico e ainda Presidente daRepública ?Ele que se mantivesse em seu lugar e nada disto teria acontecido.

    “Assim não pode, assim não dá”, como diria um SOCIÓLOGO

  6. Pediu Pra Quem?

    Nassif: esses advogados do filho do ex-presidente estão tirando uma com a nossa. A última pessoa a quem se poderia, no Brasil, pedir qualquer coisa que envolva a Justiça é ao ministros da pasta. Talvez, se pergutassem ao contínuo este pudessa dizer cem vezes mais. Não vou estranhar se o ministro desconhecer que o Lulinha esteja sendo investigado pela brigada Cardosão.

  7. ENQUANTO NÃO COLOCAREM NA

    ENQUANTO NÃO COLOCAREM NA PRISÃO POLICIAIS FEDERAIS SEM ESCRUPULOS OU PROCURADORES DE JUSTIÇA BANDIDOS, VAI CONTINUAR COMO ESTÁ.

  8. Desde os anos 80…..
    Que esse companheiro era contestado entre is militantes autênticos..
    Sua única credencial era o fato de ser advogado USP e simpatia pelos movimentos de esquerda…mais nada…
    Desde que me filuei ao PT em 84 no núcleo do Jd. Macedônia, z sul; que sei que este cabra é daqueles seres mais acomodados e inexpressivos no movimento revolucionário. ..
    O popular “Zé B….” !!!

  9. KKKKKKKK …..

    Como é? Esperar que José Cardoso solicite a PF para que ela faça uma investigação para que ela crie provas contra si mesma? KKKKKKKKKKKKKKKK ………

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador