Defesa de filho de Lula rebate relatório da PF e critica vazamento

Da Teixeira Martins Advogados

Nota
 
De acordo com a divulgação de trechos do relatório do IPL nº 1.424/15-4 revelados pela imprensa, a Polícia Federal criticou a qualidade dos trabalhos realizados para a Marcondes & Mautoni pela LFT Marketing Esportivo Ltda, de propriedade de Luís Cláudio Lula da Silva. Registra-se que, mais uma vez, o vazamento de informações antecede o conhecimento pelos advogados do material que permitiria a ampla defesa do cliente, como vigem as regras e práticas legais. Numa inversão profunda, é a mídia que hoje dita o que a defesa deve ou não conhecer dos processos e procedimentos.
 
Mas, a despeito de não ter acesso à íntegra do relatório e reiterando a legalidade que revestiu a relação comercial entre a LFT e a M&M, os advogados de Luís Cláudio qualificam de improcedentes e descabidas as manifestações da PF. Adjetiva-se no lugar de se produzir provas. Não se aceita a afirmação de que os conteúdos sejam meras “cópias” de materiais extraídos da internet.  Ignora-se que os relatórios entregues espontaneamente por Luís Cláudio à PF são apenas uma parte da prestação de serviço contratada pela M&M e não seu todo. Qualquer trabalho policial que prioriza adjetivos em detrimento de fatos revela-se falho e com objetivo distorcido.

O dado concreto é que a Polícia Federal e o Ministério Público não conseguiram apontar qualquer conduta ilegal de Luís Cláudio em relação aos assuntos investigados na chamada “Operação Zelotes”, mesmo tendo aberto, de modo ilegal, diversos procedimentos investigatórios e recorrido a medidas invasivas já reconhecidas por desproporcionais e ilegais pela Desembargadora Neusa Alves, do TRF da 1ª. Região.
 
Os fatos relacionados à “Operação Zelotes” são objeto de investigação do MPF através do Procedimento Investigatório Criminal (PIC) nº4, de 24 de abril de 2014. A despeito disso, a PF instaurou o IPL nº 1.424, em 23 de outubro de 2015, com o mesmo objeto.
 
Em ambos os procedimentos, Luís Cláudio está sendo instado a apresentar as mesmas informações. O IPL foi concluído sem que houvesse qualquer elemento para o indiciamento de nosso cliente, o que corrobora a lisura da sua conduta.
 
Como explicar o anúncio da instauração de um novo procedimento investigatório, com o mesmo objeto? Essa multiplicidade de procedimentos investigatórios com objeto idêntico, além de ilegal, evidencia uma indevida perseguição em relação a Luís Cláudio e ao sobrenome por ele ostentado
 
Alguns grupos de comunicação deveriam ser também instados a prestar esclarecimentos às autoridades, uma vez que referidos no aludido inquérito, no lugar de participar ativamente da cadeia de divulgação dos vazamentos seletivos.
 
Dois pesos e duas medidas
 
Causa estranheza que, apenas quando vazamentos de materiais são realizados em detrimento dos interesses da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça haja providências efetivas para coibi-los ou, ainda, para punir os envolvidos.
 
Esperamos que o Ministro da Justiça e o Procurador-Geral da República apresentem resultado de investigações já requeridas há muito sobre tais fatos, tendo em vista que vazamentos como o do IPL nº 1.424/15-4 continuam a ocorrer. Desde a quarta-feira (25/11), foram feitas diligências perante a Polícia Federal para a obtenção de cópia do relatório do referido IPL. No final do dia 26/12 foi protocolada petição requerendo formalmente cópia desse relatório. A despeito de o pedido de ter sido reiterado na última sexta-feira, em duas oportunidades, não foi fornecida a cópia requerida, tendo os advogados tomado conhecimento de fragmentos do material apenas pela imprensa.
 
A verdade e o mito
 
É analítico o teor do material produzido pela LFT para a fase dos trabalhos que prestou à M&M. Não se trata de obra concluída. Nesse momento, cuidou-se de avaliar e traçar cenários de mercado e tendências, considerando o objeto da contratação. Interrompido o fluxo que seria natural do trabalho, por dificuldades enfrentadas pela contratante, avalia-se como tosco o que sequer pode entrar na fase de implementação. É preciso tirar conclusões condizentes ao que se analisa.
 
O know-how da LFT e da Touchdown Promoções de Eventos Esportivos Ltda – outra empresa de Luís Cláudio – e a compatibilidade dos valores por estas movimentados no seu mercado setorial foi objeto de análise e parecer do Professor Carlos Roberto Ferreira Ayres, da LA Consultores e professor de Finanças Empresariais e de Mercado Financeiro das Faculdades de Economia e Administração de Empresas da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP).
 
Dele se extrai que, como pioneiras na promoção e patrocínio do Futebol Americano no Brasil, LFT e Touchdown têm potencial para a exploração de um mercado avaliado em US$ 20 bilhões em 2013, nos Estados Unidos, e de cerca de US$ 1,26 bilhão anuais no País, o que equivaleria a 30% apenas do potencial de patrocínio projetado para a América Central e do Sul, com base na estimativa da empresa norte-americana IEG LLC.
 
Pelo Relatório da IEG (Sponsorship Report), especializada em informações estratégicas de marketing, o esporte fica com 70% das verbas globais de patrocínio, considerando o grande potencial de branding, ou seja, agregar valores a diferentes marcas, inclusive no setor automobilístico. Os trabalhos da LFT para a M&M voltaram-se a explorar exatamente esse potencial:
 
·   Estudo 1: focou a estratégia de associar uma marca/empresa ao esporte, como fator gerador de grande impacto público. O estudo apontou as diversas vantagens das empresas em patrocinar esportes, tais como “alternativa à mídia convencional”, “reforço ou construção da imagem institucional”, “segmentação do público-alvo”, “rejuvenescimento da imagem”, “diversificação das metas estratégicas de propaganda” etc. O estudo mostrou também a necessidade de serem observadas diversas fases até a implantação do projeto de associação da marca ao esporte, tais como: “escolha dos líderes” – exemplos de personalidades e o perfil de cada uma (inspirador, autoritário, coercitivo, paternal etc); importância da “comunicação e divulgação, indicado os diversos meios; escolha do torneio, e, ainda, a realização de “avaliação final”;
 
·   Estudo 2: tratou das oportunidades das Olimpíadas de 2016, no âmbito do marketing esportivo. Abordou características do Rio de Janeiro e do megaevento, detendo-se nos legados que resultarão das Olimpíadas e seus impactos. Apontou patrocinadores e apoiadores do evento, os “pacotes de mídia” existentes e o papel das mídias sociais. A partir desse quadro, delinearam-se as oportunidades efetivas geradas pelo megaevento e a possibilidade de criar “legado proprietário”, a criação da “casa dos países”, de forma que “as montadoras internacionais consigam utilizar desde o começo o processo das olimpíadas e consolidar a percepção de que as melhores marcas se fazem presentes;
 
·  Estudo 3: verteu sobre a avaliação da “viabilidade de ações de patrocínio das arenas construídas para a Copa do Mundo”. O trabalho envolveu uma análise sobre as múltiplas funções de uma arena. Alguns dados geográficos e demográficos para o estudo são públicos e estão presentes na internet. Também foi abordada a média de público em cada arena nos torneios nacionais realizados em 2014. Enfrentou-se, também, as experiências de outros países no uso de arenas construídas para alguns eventos esportivos;
 
·  Estudo 4:  abordou o impacto da Copa do Mundo no desempenho de empresas patrocinadoras, descrevendo o que deve “servir de exemplo e referência” para qualquer companhia interessada nesse tipo de apoio. Destacou os fatores macro e microeconômicos que são determinantes no processo de patrocínio. O trabalho abordou a “Trajetória da imagem da Copa do Mundo no Brasil”, citando pesquisa Datafolha realizada em 2008, um ano após o País ser indicado como sede do evento. O estudo avaliou a trajetória da percepção dos brasileiros, que apoiaram e depois rejeitaram a iniciativa. E, ao final, fez a conexão com o segmento automobilístico, mostrando que a cadeia de valor dessa indústria tem potencial para colher os benefícios de grandes patrocínios considerando: 1. o fato de o automóvel estar vinculado aos consumidores no universo dos desejos; 2. existir intrinsecamente um desejo de compra do bem pelos consumidores; 3. os grandes centros urbanos serem foco de consumo de veículos e de informação esportiva; 4. as concessionárias poderem ser pontos de apoio e territórios esportivos colhendo os benefícios do fluxo de consumidores.
 
A Touchdown – promotora do Futebol Americano – e a LFT, especializada em ferramentas de marketing esportivo, são as duas maiores empresas no segmento brasileiro, em desenvolvimento. Do torneio promovido pela Touchdown participam Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Santos, Corinthian e Portuguesa. Fazem ainda parte dos campeonatos regionais o Juventude (RS), T-Rex (SC), Vila Velha – Tritões (ES) e Tubarões do Serrado (DF). Times de inquestionável expressão em seu setor.
 
Dada a força do mercado no torneio administrado pela Touchdown, nada mais natural “que os investimentos em marketing esportivo voltados ao futebol americano se concentrem na LFT, face a natural complementaridade entre as atividades das duas empresas”, diz Carlos Ayres. Os valores recebidos por Luís Cláudio enquadram-se nas faixas de atuação em seu mercado e nosso cliente já informou à PF que destinou expressiva parte do montante recebido à realização dos Torneios Touchdown. Esses são os fatos.
 
Cristiano Zanin Martins
Redação

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. a pf fumou estragado?

    O relatório daquele bom velhinho recomendando o impedimento da Dilma foi elaborado somente pra aproveitar o nome de antigo ex-petista, o conteúdo era para ser avaliado nos botequins entre cervejas. Alguém pagou e ficou satisfeito com o resultado do momento.

    Pagar por um relatório extrapola o conteúdo quando a assinatura do sujeito tem poder para influenciar quem quer que seja. O pagador está satisfeito, se sim o que a PF pode acrescentar?

  2. Ué, mas ADesembargado não

    Ué, mas ADesembargado não teria, ao tempo que criticou a autorização para busca e apreensão de documentos nas empresas do cara, determinado o segredo de justiça? E o vazamento vi ficar por isso mesmo? Afinal a caneta da Desembargadora vale ou não? A justiiça parece que está desmoralizada diante da PF que assumiu investigação, julgamento e punição.

  3. O que um lobista preso pela

    O que um lobista preso pela Polícia federal, iria querer de marketing esportivo?

    Divulgar suas falcatruas nos comerciais de uma transmissão ao vivo da partida Diadema Indians x Osasco Giants?

     

  4. Precisa-se urgente de um PERSONAL. …
    de um personal “qualquer coisa” pra pagear os herdeiros de algumas personalidades que pululam por ai: só fazem merda….m
    Parodiando o grande filósofo Compadre Washington: – SABE DE NADA, INOCENTE !
    Seria cômico, se não fosse trágico: o filho do retirante , neto da guerreira de Caetes; dd. Lindu. ….divulgando a excrescência esportiva yankee: RUGBY….
    Só por isso merecia 40 chibatadas do EI !!!

  5. Wikipedia
    Antes de espumar de raiva ante as ilegalidades da PF é interessante dar uma olhada no que foi feito pelo Lulinha. Podemos, assim, averiguar se realmente foi control c/ control V na Wikipedia.

  6. E essa foto com a camisa do
    E essa foto com a camisa do palmeiras é para parecer marginal mesmo!
    Lamentável.

    A culpa é dele que se permite fotografar Com isso aí.

  7. A cara polícia federal

    A cara polícia federal, seus bem pagos delegados e servidores junto com o caríssimo ministério público e seus muitíssimo bem pagos servidores servem para isto? É para torrar o dinheiro e a paciência dos contribuintes? Até quando iremos pagar por esta incompetência?

  8. Perderam a noção

    lenita, porque que você não vai destilar seu fel na veja, época, etc, quem lê o blog é gente informada.

    Perca tempo não, vai debater sobre como os militares tomarão de  novo o poder? É um assunto mais afeto a sua

    formação cultural, e todos concordarão com suas estaparfúdias idéias. Vai tarde.

  9. O pior é que ainda faltam 3

    O pior é que ainda faltam 3 anos para a eleição.

    Se eu fosse primo do vizinho do compadre do cunhado do tio do Lula eu estaria muito preocupado.

    Até 2018 os caras chegam nele….

    1. 2018 é hoje, quando convém ao PIG

      O PIG já anda fazendo pesquisas para 2018, como se isso fosse amanhã. O destaque ontem foi que Lula perdeu 3 ou 4 pontos na pesquisa para 2018, perante Aecim. É impressionante como trazem até expectativas de futuro para bater Lula no presente.

       

  10. Control-C-control-V?

    “Interrompido o fluxo que seria natural do trabalho, por dificuldades enfrentadas pela contratante”

    Fiquei me perguntando que dificuldades seriam essas?

    Mas deixemos de lado essa conversa de advogado e perguntemos: Luís Cláudio Lula da Silva colou ou não colou artigos disponíveis na Internet?

    Se colou, carece de pagar royalties ao Beto Mansur – não quanto ao conteúdo, mas quanto ao método.

    Confiram clicando aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=FULImO2kdQs&list=PLEcPUxZXprcr5PfX0f0nxIM3vqd0XVo-6&index=3&feature=iv&src_vid=wYvUJbSGG0M&annotation_id=annotation_433846787

    Que o garoto não é nenhuma sumidade empreendedorística schumpeteriana o próprio Nassif já nos revelara – ver trechos abaixo.

    “No seu governo, seu filho Paulo Henrique [ de FHC] conseguiu um belo emprego na CSN, em ONGs ambientais e, depois de sua saída tornou-se sócio da Disney em uma rádio paulistana. Quais os atributos profissionais de Paulo Henrique? Filho de ex-presidente.”

    “Seu filho [ de Lula] emplacou um patrocínio de R$ 2,4 milhões junto a um lobista da indústria automobilística. Quais seus atributos profissionais? Ser filho de ex-presidente.”

    https://jornalggn.com.br/noticia/porque-a-lava-jato-ja-condenou-lula

     

  11. O que me intriga é que a PF

    O que me intriga é que a PF só tem olhos para parentes de Lula, até parece que tucanos e amigos da mídia não tem parentes nem amigos, nem Aécio, nem Serra nem FHC tem filhos bilionários. E o MJ brandando por ai que isso é republicanismo. Dá desânimo, e depois não sabem como surgem situações extremadas como a que est pais já viveu durante a ditadura militar, seque não sabem que grupos como o Estado Islamico são frutos da dilaceração das Instituições, no caso caso, uma dilaceração levada a cabo pela máfia midiático-penal.

  12. É a KGB da Casa Grande em ação

    Não pensei que iria assistir a tamanho absurdo: a transformação da PF em KGB da Casa Grande. Não havia qualquer fundamento sério que justificasse a inclusão do filho de Lula na investigação da Zelotes. Antes de qualquer procedimento preliminar, invadiu a empresa do rapaz, fez um enorme estardalhaço na mídia (naturalmente) e o convocou para prestar depoimento. E agora esse papelão: não informa a defesa e vaza pra mídia. Qual o nome que se pode dar a esse republicanismo digno da Repúbica de Bananas mais chinfrim que algum país latinoamericano possa ter tido? Esse procedimento é uma provocação, é um abuso de poder, é um recado claro: “vejam, é o filho da anta, nós fazemos e acontecemos porque aqui mandamos nós!” Até quando o governo brasileiro irá permitir que a PF seja utililizada como a KGB da Casa Grande? Com a palavra, o suposto Ministro da Justiça. 

  13. Nunca vi tamanha

    Nunca vi tamanha esculhambação, o governo perdeu qualquer tipo de autoridade no país. Então vejamos, uma PF que conduz investigação monitorada por uma quadrilha que se chama imprensa, Globo, Folha, Estadão, Veja, Isto É, Época, que trabalham noite e dia por um golpe nas instituições e agora não disfarçam mais a coisa é escancarada. E o que o governo do PT faz? Nada,assiste passivamente o desmonte de todas suas conquistas, e o lixamento de suas principais lideranças, inclusive a maior, o Lula. Uma presidenta que foi guerrilheira e que como mandatária de guerrilheira não tem nada, não reage, não se defende e com isso seu governo vai para o ralo, completamento atolado pela Operação Lava Jato, criada pela Globo e comparsas para inviabilizar seu governo. Até agora essa trama chamada de Lava Jato vem ganhando de goleada todas as outras operações e parece ter combustível para durar durante todo o governo Dilma. Se não houver uma reação firme para parar essa farsa, que não tem objetivo nenhum moralizar e sim criminalizar apenas um partido, o PT será um partido em extinção.

  14. A base do golpe

    Está em desenvolvimento um golpe para instalação de um Estado Plutocrático.

    A base que dá sustentação ao golpe é a MÍDIA (Globo, Veja, Folha, Estadão, JovemPan…)

    As células incorporadas na PF, no Ministério Público, e nos Tribunais alimentam a mídia com as suspeitas para manipular a opinião pública e terem respaldo político.

     

     

  15. Não Se Pode Levar A Sério, O Que Escancaradamente Não é Sério

    No contexto, o pessoal “acusado” (ou seria, acossado?) leva essa camarilha polícial-mídiática-jurídica muito a sério, com exagerado respeito, tentando responder  jurídicamente, quando na realidade é menos Sobral Pinto e mais Franz Kafka, menos Dalmo Dallari e mais Zé Simão, menos Teori e mais Brizola, pois é isso que esses caras merecem e entendem, dado o desrespeito a democracia com que agem e a justiça seletiva que praticam. 

    É necessário o enfrentamento de fato, para mostrar que desrespeito tem limite e portanto, não se pode levar a sério o que escancaradamente não é, e não pode ser considerado, sério: BASTA! 

    O advogado do filho de Lula, ao invés de produzir e disponibilizar provas do serviço prestado, em função do questionado, por força de trama que “enfiou o filho alvo” em investigação outra, de tubarões da sonegação, através de juiza substituta e já substituida, missão cumprida e outras cositas más, deveria apenas informar a PF que os serviços prestados pela empresa do “filho alvo”, com certeza, pelo dominio do fato e também por que a literatura jurídica assim permite, nada tem a ver com: Construção de aeroportos em terrenos da e próximos de fazendas, da família lula da Silva, Transporte de cocaína sem dono, por helicópteros com donos políticos, próximos da família Lula da Silva, Transporte aéreo de candidato a presidente, da família Lula da Silva ou outros, em jato sem dono, acidentado, Extravio em pastas da procuradoria, de solicitações de investigação sobre o trensalão feitas pela justiça suiça, Atividades da empresa Bauruense junto a Furnas, com contribuições a membros da família Lula da Silva, Atividades relativas a vendas do patrimônio nacional, no limite da irresponsabiliadade, a estrangeiros e amigos da família Lula da Silva, Transações de vendas e compras de votos, destinadas a reeleição de presidente, membro da família Lula da Silva, entre outras tantas de amplo conhecimento público, que se necessário acharem e que ao caso venha, poderíam ser relacionadas completarmente, nesse que requerem. 

    E mais não dito, nem preciso seria…          

  16. Qual o problema de um jovem,

    Qual o problema de um jovem, inexperiente, porém fenomenal preparador físico montar uma empresa sem um único funcionário e prestar uma consultoria milionária a um escritório de advocacia que trabalha para empresas importadoras do setor automobilístico que, por uma mera coincidência, se beneficiou de um ato do presidente da república que, vejam só, por uma ironia do destino, é o pai do consultor?  

    Gente, este pessoal vê maldade em tudo! Tenha dó! Por ter um conteúdo absolutamente fenomenal e ter custado uma fortuna é mais do que lógico que esta colossal consultoria não pode ser revelada. Será que este pessoal nunca ouviu falar em “segredo comercial”??? 

     

     

      1. Pueril é pensar que se trata de defesa do pt

          Eu vejo nas colocações a exploração clara  de preconceito de classe.Zelotes deveria ser  uma operação, cuja finalidade era pegar sonegadores, mas  se transformou  numa campanha de desmoralização de um cidadão, pois se trata do filho de Lula. As palavras de um policial vazador de dados sigilosos,  sem nenhum dado que possa comprovar suas palavras, apenas ilações que são aceitas de forma simplória por preconceituosos, ou por pura ma fé e falso moralismo. A venda de dados sigilosos é também corrupção.Abuso de poder é também corrupção. ( Nao vi voce se manifestar quanto a este tipo de corrupção). Um policial não julga, coleta provas. Não se trata de defesa do PT, mas sim defesa da cidadania.  Talvez voce seja daqueles que acredita que um filho de operário é por definição ignorante e despreparado. Continue pensando assim pois os que pensaram amargam décadas fora do poder e continuarão, pois o povo brasileiro é bem mais inteligente do que sua batota pensa. 

    1. O Coxa É Antes de Tudo…

      O mais triste não é a tentativa rídicula de utilização do irônico, pelo cínico do atraso, aí em cima, mas a dificuldade de intelecção dos logo abaixo.

  17. Foi feito a pedido de Ali Kamel

    Poderíamos até dizer que foi mais um vazamento, do japonês bonzinho. Mas no caso acho que o policial Federal deve estar ligado ao Kamel, afinal de contas o jornal nacional estava precisando de mais uma notícia contra Lula. Em qualquer caso policial e ou judicial, chama-se  especialistas. A rede globo sempre chama especialistas ( como por exemplo o Jabor e o Magnolli .–Especialistas em que mesmo?????). No caso temos um policial federal especialista  em empreendimentos esportivos . Ao final de paginas e paginas ele chega a conclusão que a Wikipedia foi consultada. Brilhante!!! Avisem ao especialista que a consulta a wikipedia é feita até mesmo por academicos e pesquisadores. Se ele não sabe a wikipedia tem dados   muito interessantes sobre muita coisa . Para ver a legitimidade dos mesmos deve-se olhar a bibliografia sempre recheada de artigos acadêmicos. Muitos verbetes desta enciclopedia são feitos e aperfeiçoados por grandes especiaistas. Portanto esta frase de Ali Kamel repetida pela jornalista de plantão sequer citou o artigo  para que pudessemos de fato saber se a consulta demonstra superficialidade ou não. Convido aos leitores darem uma olhada no link abaixo https://en.wikipedia.org/wiki/Differential_geometry e depois me digam se acharam o texto  tão chulo assim

    .

  18. Coisas de endoidar doido

    Uma escuta telefônica não autorizada bastou para jogar no lixo e anular a operação que flagrou o tráfico e apreendeu de 450 kg de pasta base 95% no helicóptero em Afonso Claúdio, ES e todos estão por aí soltos. Helicóptero devolvido, pilotos soltos e trabalhando, os 450 de pó royal de R$ 60milhões: – por onde anda? Virou Conceição, pois ninguém sabe ninguém viu? Não tem um dono sequer para responder por sua posse.

    Para outros, uma verdadeira caçada humana, sem tréguas.

    Vamos muito mal……..

  19. Enigma

    Quem diria que tudo que ta acontecendo envolvendo as elites e os poderosos deste Pais, ha 3 anos passados, aconteceria um dia. Historicamente as instituições viciadas estavam suficientemente blindadas, roubava-se a vontade e nada acontecia com os beneficiados da roubalheira.

    O que aconteceu? Realmente.

    O que mudou?

    De um momento para outro todo o arcabouço, solidamente instalado do assalto da riqueza da coisa publica, desmanchou, como manteiga sob o calor.

    É motivo para teses academicas e estudos de antropologia.

    O que realmente aconteceu?

    Afirmar de que o mundo ruiu porque é o PT que esta no poder, merece maiores considerações. Sera mesmo? Sera que fosse outro partido no poder a coisa toda não aclodiria, como aconteceu?

    Sera que a nova geração de magistrados, juizes, delegados da PF, promotores agiriam de forma diferente se fosse outra agremiação politica no poder?

    Uma coisa é certa foram com muita sede ao pote…

    não é inteligente querer roubar no grito. Enquanto os mais espertos roubam uma fatia do bolo  roubaram o bolo inteiro. Mataram a galinha dos ovos de ouro…. 

  20. e no caso dos juizes?

    O direito defininitivamente não é a minha praia e até por isso, gostaria que alguém da lide me auxiliasse. Se toda escuta telefônica pra ser considerada legal, portanto servir como prova, necessita de uma ordem judicial, como é que fica isso se o investigado por exemplo for um juiz tipo o Moro, ou então mais do que isso, por exemplo Gilmar Mendes, quem é que estaria em condições de expedir esta decisão? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador