Demanda das empresas por crédito cresce 6,6% em setembro

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A busca dos empresários por crédito aumentou 6,6% em setembro no comparativo com o mês imediatamente anterior, segundo pesquisa elaborada pela consultoria Serasa Experian. Na comparação com setembro do ano passado, a demanda das empresas por crédito exibiu alta de 19,1%. No período acumulado de janeiro a setembro de 2014, a procura das empresas por crédito expandiu-se em 4,3% frente o mesmo período do ano passado.

O avanço foi concentrado nas micro e pequenas empresas, cuja expansão foi de 7,1% frente ao registrado em agosto. Já nas médias empresas a busca por crédito ficou estagnada em setembro ao passo que nas grandes empresas ocorreu retração de 0,3% perante agosto. No ano, as grandes empresas lideraram a alta da demanda empresarial por crédito com expansão de 7,3% frente o mesmo período do ano passado. Nas micro e pequenas empresas o crescimento neste mesmo período foi de 4,7% ao passo que nas médias empresas houve recuo de 3,1% na procura por crédito no acumulado de janeiro a setembro de 2014.

Em termos setoriais, o avanço mais expressivo ocorreu nas empresas do setor comercial, com alta de 8% frente a agosto. Na indústria o crescimento foi de 5,2% na comparação com o mês anterior, ao passo que a alta da demanda das empresas de serviços por crédito foi de 5,4% em setembro.

No ano, a expansão da demanda empresarial por crédito ocorreu mais intensamente no setor de serviços, com alta de 6,6% frente aos primeiros nove meses de 2013. Na Indústria, busca por crédito evoluiu 6,5% no período de janeiro a setembro de 2014. Por fim, no setor comercial, a alta da demanda por crédito foi de 1,7% no período acumulado de janeiro a setembro deste ano.

A demanda empresarial avançou mais intensamente nas regiões Sul e Sudeste, com altas de 9,9% e de 6,9% frente ao mês de agosto. No Norte o avanço foi de 4,8%, ligeiramente superior aos 4,5% verificados no Centro-Oeste. Por fim, no Nordeste, a demanda das empresas por crédito cresceu 3,6% em setembro perante agosto. De janeiro a setembro de 2014, as regiões Norte e Centro-Oeste apresentam os maiores avanços em termos da demanda empresarial por crédito, com altas de 9,1% e de 8,9%, respectivamente, frente ao mesmo período do ano passado.

No Nordeste, o avanço no acumulado destes nove primeiro meses de 2014 foi de 6,4% frente ao período acumulado de janeiro a setembro de 2013. Por fim, nas regiões Sul e Sudeste as altas foram bem menores, de 3,1% e de 2,2%, respectivamente, na comparação com janeiro a setembro do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, “a maior quantidade de dias úteis em setembro deste ano (o feriado do dia 7 caiu num domingo), a sazonalidade mais forte devido à necessidade de formação de estoques para o Dia das Crianças e as medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo Banco Central ao final de agosto, impactaram positivamente a demanda das empresas por crédito em setembro”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador