Depois de projeto de ciclovias, popularidade de Haddad cresce

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
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Jornal GGN – A desaprovação pela fatia mais rica da população de São Paulo com a extensão das ciclofaixas, retirando, assim, espaço para os carros, gerou efeito reverso na grande maioria. Depois de sucessivos projetos para a valorização do transporte público e alternativo ao carro, o prefeito Fernando Haddad vê o retorno.

A pesquisa Datafolha, que até julho deste ano, mostrava um alto índice de reprovação (47%), agora teve um novo cenário: a avaliação negativa despencou para 28%. E o índice de quem considera sua gestão ótima ou boa subiu 7 pontos percentuais, para 22%. Aliás, o portal do Instituto de pesquisa ainda não atualizou os dados da avalição do prefeito.

Da Folha de S. Paulo
 
Aprovação de Haddad sobe; maioria defende ciclovias em São Paulo
 
Por André Monteiro 
 
No momento em que cria uma rede de ciclovias em São Paulo, principal marca de seu segundo ano no cargo, o prefeito Fernando Haddad (PT) vê sua popularidade subir.
 
Segundo pesquisa Datafolha concluída na quarta-feira (17), o índice de quem considera sua gestão ótima ou boa subiu de 15%, em julho, para 22%. É o primeiro aumento desde as manifestações do ano passado.
 
A taxa de reprovação do prefeito (quem considera seu trabalho ruim ou péssimo) teve variação ainda maior e despencou de 47% para 28%.
 
Em junho, Haddad anunciou um plano de criar 400 km de ciclovias até o fim do ano que vem, dos quais 78,3 km já foram entregues.
 
 
Segundo a pesquisa, 80% dos paulistanos dizem ser a favor da implantação dessas vias e 60% acreditam que a bicicleta é um meio de transporte viável para o dia a dia.
 
Apesar disso, o número de adeptos é tímido –3% dizem usar a bike com frequência.
 
Um em cada três paulistanos tem bicicleta. Nesse grupo, 47% dizem já haver usado uma ciclovia da cidade. A maioria, porém, declara pedalar nessas vias no máximo duas vezes por semana.
 
Dos que não têm bicicleta, 22% afirmam que pretendem comprar no futuro próximo.
 
APROVAÇÃO
 
O aumento da popularidade de Haddad coincide também com uma maior exposição do prefeito.
 
Pressionado pelo PT, ele vem saindo mais do gabinete. Reforçou sua agenda pública nos últimos meses e passou a visitar obras para dar visibilidade a ações que ainda estão em andamento.
 
Sua gestão também começou a aparecer mais com o início do horário eleitoral na TV. O PT vem exibindo ações da prefeitura na propaganda de Alexandre Padilha, candidato ao governo do Estado.
 
A aprovação das faixas exclusivas de ônibus, marca do primeiro ano de Haddad, também cresceu –91% dos paulistano são favoráveis, uma alta de sete pontos em relação a junho passado, segundo o Datafolha.
 
Foram criados 358 km de faixas para os coletivos desde 2013, sobretudo após os protestos. Para 71%, elas melhoraram o trânsito.
 
De acordo com a pesquisa, 77% dos paulistanos usam ônibus. Desses, 23% avaliam o trabalho de Haddad como ótimo ou bom. Entre os usuários de carro, o índice de aprovação é menor (17%).
 
O Datafolha ouviu 1.121 pessoas acima de 16 anos na terça (16) e na quarta (17). A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

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  1. Acho que esse aumento na
    Acho que esse aumento na aprovação nada tem a ver com ciclovias e sim com o fato de que os canhões da mídia estão voltados para o planalto quase em sua totalidade, visto a importância do pleito que se aproxima, dando um pouco de folga na agenda negativa usual.

  2. Até as manifestações Haddad

    Até as manifestações Haddad era bem melhor avaliado que seu antecessor, para começo de mandato estava ótimo, o que o derrubou foram os protestos e principalmente ter resistido à pressão popular pela baixa da tarifa do ônibus.

    O PiG caiu de pau e completou o serviço.

    Interessante notar que, diferente de Marta e Erundina, Haddad não recebeu a prefeitura da oposição raivosa. Kassab já havia se bandeado para o lado governista e facilitou um pouco as coisas, mas dessa vez quem deu uma rasteira nesse começo de gestão do PT não foi a oposição e sim o poder judiciário, engessando os projetos pra cidade (estaria nascendo o partido da toga golpista??).

    Isso atrapalhou Haddad e está atrapalhando Padilha por tabela.

    (Falando em Padilha, estamos vivendo um apagão de pesquisa pra governador, será que o chuchu desabou???)

    Mas 2016 ainda está longe, e se Haddad aumentar sua popularidade na hora certa o PT tem boas chances de conquistar a inédita reeleição em São Paulo até pela falta de adversários à altura.

    1. Secou

      (Falando em Padilha, estamos vivendo um apagão de pesquisa pra governador, será que o chuchu desabou???)

      Não, o chuchu secou tanto quanto a Cantareira e as pesquisas.

  3. Fico absmado

    Fico abismado com a imsensibilidade dos politicos para ver o obvio, para sentir o “espirito da epoca”, para sentir o “zeitgeist”.

    O mundo está obsecado por sustentabilidade e qualidade de vida, politicos tem a OBRIGATORIEDADE de atender. A Marina percebeu isso e por isso que oferecendo riscos, ACM Neto ta tirando carros da orla de Salvador e olhem para onde foi a popularidade dele, Haddad investe em ciclovias e olha só.

     

    O mundo terá que ser sustentável, e o politico que não cair d ecabeça nisso, será atropelado por oportunistas como Marina, e ficará para tras.

  4. O “azar” de Haddad é gerenciar a cidade onde

    – Está a sede da FSP, do OESP, da Abril e de onde o grupo globo gera a maior parte de suas receitas.
    Se tais grupos estivessem realmente preocupados com algo que pode implodir seu suposto poderio, ficariam mais atentos a questão do mau gerenciamento hídrico que políticos por eles apoiados e assistidos descuidaram e contribuiram para potencializar os riscos que nos trouxeram à situação crítica atual.

    Parece a cada dia comprovar-se a tese de que São Pedro não vai ser o esperado ajudante (coitado pela atribuição que lhe deram). Durante toda esta semana que passou o site Climatempo previu chuvas (região do interior (Americana/Limeira/Piracicaba). Afora o sábado onde tivemos uma chuva boazinha, hoje que era previsto chuva ao longo de todo o dia, temos um belo sol a fazer dispersar mais as moléculas de água no ar. Os dias tem sido secos e a secura no ar “rouba” um tanto de água onde há (inclusive nossos corpos são mais exigidos)

    Agora eu queria saber se os reservatórios precisam chegar ao 0% ou quando estiver em torno de 4/5% serão grandes poças sem ligação umas com outras onde teremos de raspar lama e espremer para tirar o líquido. Quando eles falam do volume de água, parece que está todo disponível em um recipiente limpo e com a torneirinha por baixo, onde se aproveitará até última gota.

    Vamos acordar minha gente, pois de outro modo vai ser muito difícil dormir, depois disto.

  5. Boas medidas

    Boas medidas e um bom prefeito, sobre a faixas exclusivas de ônibus é ótimo, pois, quem anda muitas vezes em uma lata de sardinha deve ter um transporte mais rápido em relação aos carros, além do ônibus transportar mais pessoas.

    Solução só metrô, não há outra solução além dessa!

  6. a melhora na avaliação de

    a melhora na avaliação de haddad

    estimulaa quem busca aperfeiçoar

    e inovar a administração pública

    para beneficiar um maior número de pessoas.

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