Dilma deve se reunir com Saab para acertar detalhes do acordo dos caças

Do Estadão

Dilma se reúne com Saab para detalhar acordo de caças

Jamil Chade
 
A presidente Dilma Rousseff deve se reunir com a Saab nesta quinta-feira em Zurique para começar a detalhar de que forma o Brasil vai adquirir os jatos Gripen da empresa sueca. No final de 2013 e depois de mais dez anos de debates, o governo finalmente optou pelo caça produzido pela Saab. Estavam na concorrência também os aviões da Boeing e da Dassault.
 
Numa primeira fase, 36 aviões serão comprados. Mas a Saab já indicou que poderia fechar um acordo com o Brasil para que justamente parte da produção ocorra em território brasileiro.
 
Outro ponto que ainda precisa ser fechado é a questão do valor exato e da forma de pagamento. A estimativa é de que o pacote saia por cerca de US$ 4,6 bilhões.

Todos esses detalhes começarão a ser esclarecidos em um encontro entre Dilma e o CEO da Saab, Hakan Buskhe, pelo menos segundo a agenda do Palácio do Planalto divulgado na noite desta quarta-feira. No meio da tarde, o governo havia anunciado que a reunião tinha sido cancelada e seria deixada eventualmente para a sexta-feira.
 
Entre os suecos, o interesse pela reunião com Dilma é claro. A empresa quer acelerar ao máximo a assinatura de fato do contrato. Por enquanto, a Saab afirma que foi “selecionada” pelo governo brasileiro para fornecer os aviões. Mas, até que uma definição e um contrato seja assinado, ninguém ousa comemorar.
 
Afinal, todos se lembram como a Dassault comemorou quando os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy anunciaram o que parecia o fim da novela dos caças.
 
Dilma desembarca em Zurique na manhã desta quinta-feira. Além da Saab, a presidente visita a Fifa e, na sexta-feira, participa do Fórum Econômico de Davos.
Redação

6 Comentários

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  1. Quer dizer que fechou-se a

    Quer dizer que fechou-se a compra sem discutir condições fundamentais, como a forma de pagamento?

    Depois de declarar QUE VAI COMPRAR QUAL A FORÇA DO bRASIL PARA NEGOCIAR? Impressionate.

    Um Chefe de Estado só assina depois de tudo negociado pelos escalões inferiores, não é ele quem negocia.

      1. Senhores, qualquer compra

        Senhores, qualquer compra desta envergadura requer um detalhamento impensavel para nos pobres mortais que só ocorre apos a opção de compra ser definida 

        É assim no mundo todo

          1. A forma de pagamento já é

            A forma de pagamento já é sabia e talvez seja a questão mais tranquila e mesmo assim  só o contrato do financeiro vai umas 497 paginas. Não existe rapidez de semanas em contratos com esta complexidade.

            Independente da vencedora esta fase já era prevista. A india já escolheu os franceses a meses e estão ainda nesta fase

  2. Estadão, abobrinhas em penca

      A SAAB esta correta, o Gripen foi selecionado, como no caso suiço, ou do Rafale na India – selecionados, apenas.

      Os contratos, são no minimo uma centena deles, ainda estão em fase de gestação, no minimo irá demorar 1 ano para qualquer assinatura definitiva – fora isto, é especulação ou burrice.

       Até o “preço” é relativo, ninguem sabe, são estimativas baseadas em suposições e negociações anteriores, e trata-se de assunto muito sensivel, para ambos governos, afinal um “off-set” de 100% não é brincadeira, nem para quem fornece, nem para quem recebe – muita agua irá passar por baixo desta ponte.

        Quanto ao interesse do CEO/SAAB encontrar Dona Dilma, é lobby “pra cima”, comum nestas negociações, a MinDef sueca já conversou com o Celsinho Cineasta e as negociações para Gripens C/D sul-africanos ( estão estocados), pousarem em Anápolis a partir de 2014 avançam muito bem ( pilotos e engenheiros nossos, da Mectron, já estão na Africa do Sul avaliando as possiveis aeronaves, e o Centro de Simulação NCW sueco, em Linkoping, pode abrir de 4 a 6 vagas, já neste ano).

          P.S.: Não deveria comentar, mas como voltei feliz de férias, que se dane: Quem deve estar preocupado com a reunião Dilma/SAAB e de Celso com a sueca, são os russos da ROSO/KBP, pois vem uma proposta pesada contra o Pantsyr/Igla, composta pelos sistemas suecos – abertos – RBS23/ RBS70 Bolide, agregados a nossos radares nacionais SABER 60/200.

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