Dilma é a responsável pela integridade da Petrobras

A AGU (Advocacia Geral da União) tenta negociar com o TCU (Tribunal de Contas da União) um acordo de leniência com as empresas envolvidas no Lava Jato, com a intenção de preservá-las, sem prejuízo das ações penais contra executivos e controladores. Procuradores da Lava Jato respondem que, por não conhecer os detalhes dos inquéritos (sigilosos) a AGU poderá estar fazendo o jogo dos malfeitores.

Por seu lado a CGU (Controladoria Geral da União) também critica a eventualidade de um acordo, com receio de que possa aliviar as punições.

***

Tudo isso demonstra que há uma notável assimetria nas informações sobre a Lava Jato.

Se a intenção dos órgãos de controle (MPF e CGU) for apenas a de punir os criminosos e não a de inviabilizar a economia; se a intenção da AGU for a de apenas preservar a economia e não a de livrar a cara dos criminosos, é evidente que a questão demanda uma mediação, uma autoridade maior que junte as partes, troque as informações e, sem prejuízo do sigilo das operações, ajude a chegar a um meio termo, que preserve a economia sem comprometer as punições.

***

Em circunstâncias normais, o mediador dessa história seria o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Pelo seu histórico de indecisões, é claro que lhe falta dimensão pública e pessoal para essa tarefa.

Em circunstâncias normais, a presidente da República substituiria Cardozo por um novo Ministro, em condições de montar esse quebra-cabeça. Nas atuais circunstâncias, a presidente está imobilizada, incapaz de uma atitude pró-ativa em qualquer frente.

***

Então, como fica?

É injusto atribuir aos grupos de mídia a responsabilidade pela preservação da Petrobras. Eles contribuem com louvores à encomenda que receberam de destruir a empresa.

O mesmo ocorre com a oposição. Em um dos telegramas da Wikileaks, o então candidato à presidência da República José Serra aparece negociando com um operador de petroleiras internacionais, prometendo acabar com o sistema de partilha no pré-sal, se eleito.

É igualmente injusto criar uma teoria conspiratória nova para explicar o papel das petroleiras. Afinal, trata-se de um método secular, inaugurado há mais de cem anos pelo primeiro Rockefeller. O setor apenas segue sua natureza.

Também é injusto responsabilizar o Procurador Geral da República e o Ministério Público pelo desmonte da empresa. Eles cumprem com sua missão, que é apenas a de investigar suspeitos e punir criminosos.

***

Se cada grupo cumpre com sua missão, de quem é a responsabilidade pelo furacão que ameaça a Petrobras e toda a cadeia de petróleo e gás? É a presidente da República Dilma Rousseff.

O que tem a fazer é simples;

  1. Indicar um interlocutor para se reunir com a AGU, TCU e PGR com a missão explícita de preservar a Petrobras e a cadeia do petróleo e gás. Não vale alguém que esconda a reunião na agenda oficial.

  2. Junto com esses interlocutores, analisar objetivamente quais os limites à punição e até ao fechamento das empreiteiras, sem prejudicar o setor.

  3. Destravar o mais rapidamente possível a pauta Petrobras e começar a trabalhar o segundo governo.

Se não fizer, arriscará a entrar na história pela porta dos fundos.

Luis Nassif

111 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O sigilo decretado nas

    O sigilo decretado nas investigações que antes era usado pelas autoridades judiciais para manter o governo no escuro e contribuiu para vazamentos seletivos com objetivos clamente políticos, agora explode na cara dos mau intencionados procuradores e juízes que faziam o jogo da mídia. Meio tarde párapedir penico. Não quiseram compartilhar as informações que poderiam facilitar a tomada de providências pela Petrobrás e CGU com vistas a preservação da empresa. Agora alegam que as autoridades não devem fazer os acordos previstos na lei por não estareminformados. Seria cômico se não fosse trágico.

  2. “Risco Zero” não existe!
    O que realmente decepciona não é o que a imprensa, a oposição, os representantes do retrocesso e do entreguismo estão fazendo para atingir seus objetivos. Não surpreendem! Estão defendendo seus interesses, mesmo que os consideremos questionáveis.

    O que decepciona e preocupa é que aqueles que me representam, em nome de não sei o quê – pois nem isto nos é informado – mantém-se inativos, passivos, silentes quando acredito que deveriam estar defendendo o projeto que escolhemos e que cabe ser executado. E a Petrobras e a Indústria Nacional fazem parte deste Projeto; sem uma ação efetiva do Governo, o resultado será, na melhor das hipóteses, nulo.

    Precisamos nos manter despertos, pois a decepção e a desilusão são soníferos poderosos que podem nos jogar num sono mórbido, tornando-nos moribundos em vida. Ainda que acordados, manietados pelos que foram corajosos o suficiente para agir e arriscar.

    “Risco zero” não existe.

  3. Os carrapatos da vaca

    Vale a pena repetir essa história:

    O agricultor levou uma vaquinha cheia de carrapato a um veterinário. E disse ao doutor que já tinha tentado de tudo, inclusive passado piche, creolina, álcool e o diabo  a quatro nas costas do pobre animal. 

    O veterinário pensou numa solução drástica e sentenciou: “só tem um jeito que é a gente colocar um veneno bem forte na pele da vaca; mas ela também poderá morrer”,

    E o agricultor retrucou: “mas doutor, é do peito da minha vaquinha que eu tiro diariamente o leite que alimenta os meus dois filhos. A vaca não pode morrer”.

  4. Eu já falei…

    A Dilma ganhou as eleições, eu votei nela e fiz minha parte. A mídia e a oposição fazem o jogo desde sempre, e reclamar que os problemas de gestão da empresa e da crise é terrível por parte do governo da presidente. Isso tem deixado a empresa esposta aos ataques especulativos e interesseiros. Por isso, eu me arrependo de ter votado na Dilma, e a gritaria dos defensores da presidente tem sido de um absurdo inácreditável, atirando por todos os lados sem saber o que fazer por que não tem direção. O pior é ver gente com blog (não é o Nassif) defender a política econômica austera do governo falando que não houvesse isso o país viraria pó (sem falar claro que no ano passado o governo fez uma festa nas contas públicas), e defender que o desastre econômico social da Venezuela (pronta a virar uma espetacular crise democrática) é culpa dos EUA e não da política econômica com 17% de déficit fiscal do Maduro. Parte da esquerda se perdeu em seu discurso justamente pelo vácuo criado pela presidente, que deu espaço para os ataques a Petrobras.

  5. Dilma já abriu a porta dos

    Dilma já abriu a porta dos fundos e está indo, em passos firmes, para passar por ela. Em termos de realpolitik, minha única esperança é que Lula pare a caminhada dela. E a essa esperança que me agarro. Dilma personifica a união terrível de teimosia ( a ponto de sacrificar a amiga Graça Foster ) e de falta de inteligência para lidar com a realidade que não se encaixa em seus modelos fixos. Enfim, que Lula entre em cena com força para que Dilma não se torne o Pitta dele. 

  6. O sigilo decretado nas contas.

    Não consigo entender por que este ministro é mantido no cargo,  como também não consigo entender a postura do ministério publico, da policia federal, em fim, parece existir um comando trevoso empenhado em desconstruir tudo de bom que tem sido feito nesse pais. Essa luta ferrenha contra a Petrobras e claro, contra o povo brasileiro.

    Quem realmente ganha com tudo isso!

     

     

  7. O problema, Nassif, é que o

    O problema, Nassif, é que o MP JÁ TEM seus interlocutores, que são a imprensa e a oposição.

    Não se esqueça que a primeira frase do Procurador na coletiva pra imprensa quando ofereceu a denúncia foi que a mídia era uma aliada.  Nem papo com a AGU e a CGU eles querem. Que diferença faz “nomear” o Cardozo para algo que ele não tem a atribuição funcional?

    Por mais que esse ministro seja um besta, no âmbito do MJ só há dois órgãos com algum poder punitivo, a PF e o CADE. Qualquer, qualquer tentativa de exercer o comando da PF – assim como no caso do CADE no episódio do trensalão – logo será chamada de stalinismo, bolivariaismo, etc., e esse pessoal treme de medo disso; é essa a “tática de imobilização”. Mais: no atual contexto ainda vão acusar de interferir nas investigações para salvar o governo, mais uma vez como tática autoritária, stalinista, etc. Enfim, se trocar de ministro agora, pior ainda.

    Já era. Esquece esse Cardozo. Quem parece que está assumindo é o Adams.

    Não sei se tem algo a ver com a nomeação pro STF, pois até o Celso Melo entrou no circuito (MAM nem se fala), mas o fato é que é ele, o Adams, que anda falando por aí.

  8. É possivel que o “furacão que

    É possivel que o “furacão que ameaça a Petrobras” não tenha tanto a ver  com os problemas da nossa estatal, com doleiros, com as brigas de petistas, aliados e oposição.

    O mundo esta entrando numa nova guerra. So não a ve quem não quer.

    Apenas ainda não foi formalmente declarada, mas os inimigos ja estão brigando nos limites dos muros que os separam.

    Como em todos os outros conflitos militares, o objetivo inicial é sempre controlar as areas onde existe e circula o petroleo.

    Infelizmente estamos no olho do furacão, temos essa materia disputada.

    Se essa versão for plausivel, nem a presidente, nem os demais brasileiros poderão fazer muita coisa para salvar nosso grande bem.

    Ele esta sendo disputado por forças muito poderosas.

    Nossos delegados, promotores e juizes, que acreditam estar “lutando contra a corrupção”, na verdade estariam sendo manipulados numa operação internacional, com objetivos bem diversos.

  9. O que me causa espanto é as

    O que me causa espanto é as pessoas pensarem que há um lado certo e um lado errado. Quando leio este blog e outros de carta capital, percebo que há um espírito de nós contra eles; e quando leio os blogs de colunistas de Veja, Folha, Istoé, percebo o mesmo espírito. Se você ler com pouca atenção, parece que todos tem razão contra todos e todos tem argumento contra todos. Do lado de lá, a mídia e o órgãos do governo estão trabalhando contra o patrimônio nacional e do lado de cá, a reclamação é a mesma. E nós como brasileiros, somos manipulados por todos, porque não conhecemos a verdadeira realidade. Até agora, não li em nenhum blog político de nenhum lado, qualquer coisa isenta ou imparcial. Mas uma coisa, eu como brasileiro que conhece pouco os fatos posso concluir: se há interesses obscuros na Petrobrás e na partilha do pré-sal do lado da “oposição” (porque até agora não vi oposição verdadeira); da mesma maneira, do lado do PT e sua base, também há muita lama e muita bandidagem com nosso patrimônio. Ou não? Precisamos parar de tomar partido de um partido, porque não há quase nenhum político que esteja interessado no bem do país.

    1. Se você não consegui
      Se você não consegui distinguir quem tem razão e porque não entende de politica; pois mesmo nesse cenário e possível identificar quem luta pelo Brasil de verdade e quem quer destruii-lo. De um lado oPIG de outro o Brasil.

    2. Lados partidarios

      Marcio Cabral, sua mensagem diz tudo sobre lados partidarios e tenho a convicção de que todos eles da impressa são manipulados para ” puchar o saco” de um assunto para ganhar o seu… imparcialidade estalongem de acontecer… com isto perdemos muito … muito mesmo…. hoje mems vi o arrocho que teremos na educação e diversos projetos do governo que tera que ser parado por motive de falta de verbas…   ( para onte ela foi emmm) … é uma pena de muito dor….. para nos que poderiamos ter um vida mais digna…. ha voceis da impressa nos ajude pois quem fica no atoleiro somos nos… e não os politicos e ricos… ( dão risadas de nos… dizendo: eu não fafalei agora vocies que se fd..) 

  10. O Procurador Geral e o

    O Procurador Geral e o Ministério Público apenas cumprem a sua missão? APENAS? Não têm nenhuma ligação com os constantes e seletivos vazamentos de delações que demandavam sigilo?  Negam ao poder Executivo o acesso às confissões e não movem uma palha para conter a sangria de informações “no jeito” para a imprensa, que, cf afirmado, assumiu, SOB ENCOMENDA, a tarefa de destruir a empresa. E as escandalosas prisões do Juiz Moro? NADA? Nenhuma ação cabia ao MP para conter os abusos? Agiram com muita rapidez para substituir o juiz do caso Eike, de ampla repercussão na mídia, um indicativo para leigos, como eu, de que poderiam tb ter agido no Paraná.  E caďê a justificativa  para aquela  viagem da ” força tarefa” do MP aos EUA? Os doutores desconheciam que o governo daquele país processava Petrobras. Não há mais estranheza com relação a isso?

    Sei não.  Tenho uma leitura bem diferente. Podem até classificá-la de tosca, de simplória. Não importa. Para mim, esses doutores contribuiram e muito com a tarefa de detonar a Petrobras. Se vuluntariamente ou não,  é outra questão. Agora que setores importantes da sociedade se organizam em defesa da empresa, dos empregos e do Brasil, o que fazer? Simples, joguem todas essas pedras na GENI. O comlexo PF/JUIZ/PGR/MP APENAS cumpre com a sua sacrossanta missão,  apesar das gavetas recheadas. MUITO CONVENIENTE.

    E quanto as ações da PR, o Advogado Geral da União, que tenta salvar acordos de leniência fazendo as articulações sugeridas, age solitariamente, sem qq contato com a Presidente Dilma?  

  11. petrobras

    Pleo q entendi nem o Judiciário não bloqueou pagamentos a ninguem. Quem fez isso por iniciativa própria foi a Petrobras. Qurm está destruindo a cadeia de óleo e gás não é judiciário, pig ou MPF, é a própria Petrobras. Isso ninguem fala. 

    1. O Judiciario criou o clima de

      O Judiciario criou o clima de TERROR diante do qual nenhum gerente da PETROBRAS assina cheques com medo de ser preso no dia seguinte pois TODOS os contratos de fornecimento são suspeitos.

      1. sugestão

        O que vc sugere? que se enfie tudo pra debaixo do tapete? O MP e o Judiciário só estão fazendo seu trabalho. Os gerentes da Petrobrás deviam fazer o mesmo.

  12. “Se afrouxar, …”

    O PMDB pode ser o fiel da balança?

    Fico pensando, o que será que esse partido, e o peso que tem, pode ter a ver com o imobilismo do governo. Pegando a onda da piada da vaquinha…

    Se afrouxar, …, e o partido ganha mais dimensão; se apertar, o governo continua paralisado. Estamos mesmo, e como sempre, fulminados.

  13. Realmente, a presidente Dilma

    Realmente, a presidente Dilma nessa passividade aflitiva desmonta toda aquela imagem repassada de quando ministra onde se destacavam as suas qualidades de gestora firme, decidida e dinâmica. 

    Claro que temos de abater dessa nossa ânsia por ações concretas e incisivas o caráter mastodôntico de qualquer governo, em especial do Brasil, um óbice para a resolutividade de sproblema . Sabemos que qualquer  mexida no tabuleiro requer esforços enormes e a necessária unicidade dos atores e órgaõs envolvidos. 

    Sem a necessária UNICIDADE das múltiplas faces da máquina governamental o enfrentamento dos enormes problemas que ora aflige o país nas suas mais diversas dimensões, a começar por esse processo de enfraquecimento da Petrobrás, será complicado, se não mesmo impossível.

    Se filmadas, as ações emanadas do Poder Central, sob o comando da presidente Dilma, apareceriam para nós em câmara lenta. Falta agilidade, proatividade e, como já arguido, unicidade. 

      1. Não, não foi uma mentira do

        Não, não foi uma mentira do Lula. Incides num exagero. No Ministério das Minas e Energia e na Casa Civil foi até acusada de ênfase excessiva no trato com subordinados no que tange à celeridade e objetividade nos assuntos afetos a cada um deles. 

        Teu contraponto, nesse sentido, falta com a verdade e busca apenas deslustrar a figura do Lula. Poderias abdicar desse discurso bocó e colaborar mais com análises menos rasteiras., 

        1. Mas JB, que ela está com

          Mas JB, que ela está com algum problema sério está. Ou então não tinha mesmo dimensão ou capacidade para ocupar a Presidencia. Ela demorou meses apenas para trocar presidentes da CEF e do BB, demorou excessivamente na troca da Graça, já há mais de 7, 8 meses que está para indicar alguem do STF e não o faz.

          Mas concordo com voce que obviamente tudo isso não é culpa do Lula, é culpa da própria Dilma.

          1. Ninguém em sã consciência,

            Ninguém em sã consciência, Daniel, nega ou negará que não temos problemas; e de várias matizes. Repito: várias.

            Uma delas certamente diz respeito à presidente nesse início de segundo mandato. Sua paralisia, acomodação e isolamento, confesso, é aflitivo e muito, muito preocupante. Mas acredito que ela reagirá. Não no compasso necessário, mas reagirá. 

            Recentemente critiquei a omissão do Lula. Parece-me que agora a crítica seria desmedida. Ele se engajou e essas últimas ações da Dilma já denotam a assessoria dele. Em especial na gestão da dita “base”.

            Temos apenas 2 meses de governo. A conjuntura não é só adversa; mais: é perversa. Sua pouca capacidade como política, aliada talvez a sua aversão ao diálogo, ao “parla” próprio da atividade, talvez tenha agudizado mais ainda seus problemas. Não é fácil lidar com gente tipo Eduardo Cunha, Renam Calheiros e Cia. 

            Podemos e devemos exercitar o senso crítico pelo aspecto propositivo. Apoiar, em especial para quem assite o jogo de fora, não implica em ficar cego. surdo e mudo para os erros e omissões. No entanto, temos que ter sensibilidade para que sem queremos de repente estarmos aliados aos que chamo de niilistas, ou seja, aos que negam tudo, inclusive o futuro, e só enxergam unica e exclusivamente o que é ruim ou julgam sem ponderar as forças e variáveis envolvidas. 

          2. Concordo que tem uma turma

            Concordo que tem uma turma que quer ver apenas o circo pegar fogo, geralmente não entendem nada e só querem falar mal.

            Com esses eu ja desisti de dialogar, raramente respondo algum comentário dessa turma.

            Mas, por outro lado, há ainda os que não admitem os erros do Governo com relação a Petrobras e julgam que tudo isso é conspiração externa para tomada do pré-sal, ai também não dá para aceitar. E há também  os vem tentando por aqui, em todos os posts, justificar, de alguma forma, as ações ( ou falta delas) do Governo. Também não faz sentido, esses grupos, a meu ver, estão bastante fora da realidade. Além do que esses ultimos só atrapalham o Governo , querendo justificar tudo que ele faz.

             

          3. Daniel

            Vc pode não acreditar em conspiração externa, é a leitura sua. No seu entender, qual seria o motivo da imprensa bater tanto na nossa empresa maior, num governo petista e de o legislativo abrir tantas CPIs ? Será pela poluição ? Se estamos todos “carecas” de saber que sempre houve desvios nela.

            Eu me lembro da 1a. coisa que me passou pela cabeça quando da descoberta do pré-sal: “E lá vem chumbo grosso” ! Parece que não errei.

          4. Ô Daniel, mas vc se esquece

            Ô Daniel, mas vc se esquece que a presidente Dilma não teve um minuto de sossego. No dia seguinte à apuração dos votos, já vieram com a história das urnas, e antes da eleição a CPI da Petrobrás. Tudo num crescente que veio até o FHC solicitar parecer s/ o impeachment. Ela não teve um segundo de descanso p/ refletir um pouco. Acho o Nassif, e vc tb tem fornecido excelente contribuição para a indecisão da presidente Dilma. Principalmente o Nassif, cujo blog tem sido muito acessado. É um tal de morde e assopra, que somente o JB e as vezes o Assis e o Francy conseguem se contrapor. Acredito que vocês dois estejam tb aflitos, assim como quase todos os que aqui comentam. Mas, vamos esperar mais umpouco.

  14. Arriscará entrar pela porta

    Arriscará entrar pela porta dos fundos? Não só já entrou como deverá sair pela porto dos fundos. Certamente o pior governo que o BR já teve!

  15. tudo  isso  aí depende do 

    tudo  isso  aí depende do  apoio dos movimentos sociais

    e sindicais e dos interessados em salvar a petrobrás,

    pois o clima de golpismo se acentua…

    a ver no que dá…

  16. já não entendo mais nada…

    uma hora concluem que Dilma é uma ameba isolada e que não pode fazer nada

    outra hora concluem que ela pode fazer tudo, mas nada faz

    só me resta repetir o que coloquei com relação ao Lula no ato pela defesa da Petrobras:

    …nós te levamos a fazer qualquer coisa, mas te impedimos de nos prejudicar…

     

    se fosse tão fácil como muitos pensam, a Globo já teria quebrado o país há muito tempo

    ou se ela estivesse fazendo tudo errado

     

    1. Se, como parece, as forças do

      Se, como parece, as forças do “regime change”, sempre atuante no planeta, miram agora o nosso país, a enxurrada de críticas á Presidente NESTE MOMENTO facilita bastante a tarefa. Com esse “fogo amigo” e com o grande exército de quinta coluna sempre à disposição, poucos obstáculos. 

  17. E a vontade política p/ assumir os inevitáveis custos políticos?

    Nassif,

    Em tese, perfeito.

    Acontece que um tal diálogo entre PGR, TCU, CGU e AGU acabaria necessariamente por convergir para aquela que seria a única alternativa aceitável por todas as partes: a expropriação das empreiteiras dos seus atuais acionistas controladores (donos).

    E nem se trataria isso de intervenção do Estado na economia, mas antes de combate ao crime.

    De um diálogo assim poderia emergir uma solução engenhosa, que conjugasse de um lado a participação dos trabalhadores das empreiteiras na gestão e no capital acionário das suas empresas e, de outro , a participação do empresariado nacional na composição dos novos conselhos de administração e nos processos seletivos para os novos presidentes e diretores. Um novo marco legal para tudo isso deveria ser debatido e aprovado no Congresso.

    Uma expropriação assim não seria uma encampação pura e simples pelo Estado, o que reduziria as resistências de fundo ideológico.

    Mas para algo assim ocorresse há um obstáculo, aparentemente intransponível: o atual governo é refratário a assumir qualquer novo custo político e qualquer novo risco além daqueles em que (muitíssimo a contragosto) já incorre. Todo governo é em alguma medida auto-referenciado (age a partir dos seus próprios referenciais internos, não da realidade externa), mas este beira o autismo. Dito de outra forma, seria necessário que o governo procurasse, um pouco mais, ajustar-se à realidade externa e, um pouco menos, ajustar a realidade externa à sua vontade.

    Abraços

     

     

     

  18. Sugira alguns nomes para a

    Sugira alguns nomes para a função de interlocutores. Se bem que se ao final a decisão agradar à elite econômica, a mídia e o PSDB vão aplaudir. Caso contrário, vão dizer que foi tudo politicagem. 

  19. Essa mulher parece

    Essa mulher parece acuada,assustada,o Pig bate e ela nao fala nada,nao se defente,so aparece mais magra na tv e mostra sua arrogancia e jeito estranho de falar,mas ao ver o seu rosto se nota uma mulher assustada e abatida,nao sei que poder o Pig tem para deixa-la assim,acho que a verdadeira Dilma e aquela da entrevista do JN em que ela ficou acuada.

  20. Como enteder que uma hora o

    Como enteder que uma hora o argumentador atribui as instituições republicanas do Brasil o papel de formar o tal sistema de pesos e contrapesos que defini a Democracia e num outro momento fazer malabarismo para tirar dessas mesmas instituições a contribuição para o cenário atual?

    Das duas uma, a vontade de pautar e derrubar aquele que não se gosta, se faz patente. A ponto de Dilma ser responsável por tudo que ocorre no Brasil. Isso é informar?  Entendo que a facilidade que existe hoje para fazer maracutais  vem do salvo conduto de atribuir tudo à presidente eleita, mas ai já é demais.

    Por exemplo. A quantidade de “se” ao longo do texto? 

    “Se a intenção dos órgãos de controle (MPF e CGU) for apenas a de punir os criminosos e não a de inviabilizar a economia; se a intenção da AGU for a de apenas preservar a economia e não a de livrar a cara dos criminosos,…”

    Depois de tantos “se” é que o mediador vem com a mais manjada ideia de atribuir tudo nas costas de Dilma. Bem, SE Dilma não tivesse peitado o Mercado em 2011 quando os juros começaram a baixar; SE Dilma não tivesse feito pressão para que o modelo de concessões fosse baseado no deságio; SE Dilma não tivesse desistido de comprar caças da Boing; SE Dilma não tivesse abaixado a conta de luz por meio da renovação dos contratos da “oprimidas” concessionárias. 

    O autor argumenta que o MPF “só compre o papel de investigar”. Será? Depois de tantos e tantos exemplos de que tais orgãos só agem movido a reportagem em  grandes veículos é possível dizer isso?

    E se, e se, e se, e se…

    1. Realmente, muito estranho

      Realmente, muito estranho este texto do Nassif, contradizendo, inclusive, outros posicionamentos recentes dele com relação à atuação de procuradores e do PGR. Até informou que, observadores, em conversa com ele, aventaram a hipótese de o PGR ter ido aos EUA se apresentar como avalista, no caso de “interregno no processo democrático”. Agora, parece que nada disso importa, o conluio mídia/judiciário/pgr se existe vai pro saco do cumprimento do dever. E TUDO, ASOLUTAMENTE TUDO (vazamentos seletivos e prisões abusivas  tb?) vai pra conta da DILMA. 

    2. E se, e se, e se…

      Caro Francy, 

      E se a grande(?) mídia não dá uma notícia positiva sobre o governo, também Dilma é responsável?

      E se a grande(?) mídia, não dá uma notícia positiva sobre o governo, também Dilma é responsável?

      E se a grande(?) mídia não dá nenhum destaque a lista de quem tem, tinha fortunas na Suiça via HSBC – que de fato a maioria absoluta é dos verdadeiros ladrões do país -, também é Dilma é responsável?

      E se nenhum senador do Psdb, e nem a grande(?) mídia não deu nenhum destaque por o senador Randolfe Rodrigues (Psol) conseguir assinaturas para criar a cpi do HSBC, Dilma também é responsável?

      E se…

      Vou deixar o se pra lá, por enquanto.

      Em Outubro de 2018 vamos ver quem será o resposável ou a responsável por o Brasil está melhor que hoje. E de também eleger seu sucessor.

      Oraite? 

       

  21. Mudança de foco

    O que os brasileiros sofridos, trabalhadores e honestos querem é acabar com a CORRUPÇÃO na política Brasileira, a PETROBRÁS é nossa e continuará a ser nossa, e a cada dia maior, esta mudança de foco é só para preservar os políticos ( independente de partidos ) CORRUPTOS.  ==  NINGUEM QUER ACABAR COM A PETROBRÁS  = = A MÍDIA ESTÁ MUDANDO O FOCO  DAS NECESSIDADES DO POVO BRASILEIRO

  22. O Governo, na figura da Dilma

    O Governo, na figura da Dilma está totalmente acuado.

    Parece faltar coragem até para articular simples reuniões de bastidores, aonde sempre são tomadas as decisões relevantes. A impressão que dá é que ela tem mede de fazer isso e a coisa vazar para a imprensa. Dilma precisa urgente de um conselheiro político de peso para orientá-la e também de um articulador politico e jurídico para ajudar nessa crise da lava jato.

    Mas a coisa não vai nada bem, esperemos que melhore em breve.

  23. Praticas seculares vs
    Praticas seculares vs descontinuidade. De fato enquanto os EUA superam suas crises sem colocar a derrubada do governo como saida, por aqui jamais ultrapassamos a barreira dos 30 anos sem um bota-fora desde que nao se altere o arcabouço juridico-politico-administrativo…
    Assim botamos fora Jango para a entrada dos pra la de “honestos” militares. Saiu o mala Collor e entrou o super-mala FHC com a maior roubalheira do mundo que foi a privataria tucana cujas digitais estāo no suiçalăo. Por aqui secular mesmo só o casamento entre a imprensa e a UDN q hoje responde pelo nome de PSDB e que, unidos e unissonos fogem do suiçalão como o diabo foge da cruz

  24. É possível que a senhora

    É possível que a senhora Dilma esteja doente? Existe meios para averiguar. Por absurdo que possa parecer, a senhora em questão é humana!

    1. E agora vc, sutilmente, entra

      E agora vc, sutilmente, entra neste espaço pra espalhar o boato que já circula nas redes sociais.

      Boato (retransmitiram para mim pelo what app há três dias):

      “o câncer da Dilma voltou bem agressivo por isso ela perdeu 26 kg (na verdade foram 13, mas duplica que dá certo). Ela tem ido frequentemente pra São Paulo para tratamento, às escondidas (como se fosse possível justo em SP). Vai renunciar pq tá em fase terminal. A turma desistiu do impeachment pq  atingiria tb o Vice (e o Eduardo Cunha ia perder essa boca?)”

      É essa “gracinha” que vc travestiu de “questão humanitária”?

      1. Não rapaz, não uso o whats,

        Não rapaz, não uso o whats, refletindo após um an o pesado como foi 2014 e observando a falta de (re)ação a doença a qual me referi é a depressão, a pessoa que recebeu por tantos anos brutalidades sobre brutalidades e ainda tem que tomar conta da Nação é uma carga gigantesca. Pensei em depressão porque quando eu estava no auge da doença não tinha ânimo tampouco forças para nada. Para você que se apresenta como leitor da mente alheia a minha pena.

  25. Belo texto

    O problema, como reiteradas vezes disse o Ciro Gomes, é que a equipe da Dilma é fraca. Não é só o ministro da justiça (este se destaca), o  ministério como um todo é fraco. Daí quando a coisa aperta e surge a necessidade de atuação, vemos o que vemos. 

    1. O problema não é o ministério

      O problema não é o ministério todo.

      Nâo tem como se confiar em tanta gente, o problema é o circulo pessoal de assessores da Presidencia ou então é a própria Presidente.

      Miguel Rosseto, Mercadante e outros acessores mais próximos ou mesmo algum oculto é que teriam a função de aconselhar e atuar nos bastidores para a Presidencia. Todo grande Presidente, seja do que for, tem que ter essas pessoas de confiança, boas conselherias e com capacidade de atuação. Ao que tudo indica, a Presidente Dilma não as tem.

      1. Discordo. O problema de Dilma é o PIG

        O problema da Dilma não são os ministros, discordo. Ponha quem for lá, a velha mídia vai encontrar uma forma de malhar a pessoa escolhida. Todos nós sabemos que nos governos estaduais do PSDB têm muito secretário corrupto, mas como o partido é outro, a imprensa (PIG) desvia o foco. Desta forma, por exemplo, Alckmin governa tranquilamente em São Paulo, mesmo reduzindo investimentos em saúde e educação,  ter deixado de realizar obras que poderiam ter amenizado o problema da falta de água, etc.

        1. Estou falando do ponto de

          Estou falando do ponto de vista da governança do País e não de partidos.

          Alckmim faz péssimo governo em SP, mas Dilma também faz Governo muito ruim no País.

          Se formos então pela sua lógica não há saída que não a renuncia da Presidente, ja que na sua visão não tem o que fazer, não é mesmo ?

        2. O problema da Dilma.

          Após ler essse brilhante comentário do Ivo Zeferino concordo que o problema da Dilma é a imprensa………A familia Marinho da Rede Globo não deveria ter indicado para a diretoria da Petrobras o Paulo Roberto Costa, assim como a familia Civita não deveria ter indicado o Renato Duque para diretoria …………..porque a familia Mesquita aprovou a compra de Pasadena……….todas as promessas que a Dilma fez durante a campanha foi deturpada por essa midia golpista, ela não disse em momento algum que não iria mexer nos direitos trabalhistas………ela não disse que não iria aumentar impostos……..ela não disse que não iria aumentar o preço dos combustiveis………ora faça-me o favor………….

  26. O que observo em ALGUNS

    O que observo em ALGUNS comentaristas é um oportunismo desprezível quando se trata de comentar posts críticos a atual mandatária do país. Sem a devida apreensão crítica dos textos, desandam a  depreciar a presidente pelo raciocínio ou dedução contaminada pelo niilismo irresponsável e o viés politiqueiro barato. 

    Esse tenativa de “contrabandear” radicalismos, anti-petismos e antil-lulismos, me causa repulsa. E sempre que possível a denunciarei.

    O país atravessa uma fase difícil, sim. O governo, como qualquer governo, acerta numa coisas erra nas outras. A presidente Dilma, reconheço( e ela mesmo já reconheceu também) teve, tem ainda,  um início de governo fraco, faltando-lhe mais assertividade, senso tático e estratégico, e unicidade nas ações dos ministros. Entretanto, ainda estamos longe do inferno como querem apregoar alguns, como também é desonesto não ampliar horizontes quando se tenta diagnosticar e imputar responsabilidades pelos problemas. 

    Há de se separar o que é efetivamente da lavra dela – Dilma – e o que advém da conjuntura política, econômica e social. 

     

    1. JB, concordo com você.
      Mas

      JB, concordo com você.

      Mas acredito que este comportamento de alguns comentaristas (de quem você não esperava esta reação ou não teria comentado) reflete uma irritação crescente e uma certa exasperação com o andamento de todo este processo.

      É óbvio que o sentimento acaba sendo – e eu também o sinto às vezes – de um certo oportunismo. Eu mesma me encontro num estado de ânimo não muito linear; na verdade, acho que a denominação correta seria senoidal – ora esperançosa com as mobilizações, ora desanimada com a falta de resposta. Uma montanha russa de percepções e interpretação dos fatos. Acredito seja realmente este o objetivo de quem está construindo diligentemente este estado de coisas. Certo, não é a Presidenta!

      No entanto, não podemos apoiar intenções e sentimentos. Só poderemos apoiar intenções concretizadas em ações. Não é possível adivinhar o que são as intenções e ações futuras; só podemos atuar no presente, frente aquilo que podemos ver.

      Estamos todos ávidos por fazer alguma coisa; os que escrevem, orientam, acrescentam suas experiências e visões técnicas exasperam-se por aguardarem, há muito, que alguma coisa seja feita, algum norte sinalizado, objetivos sejam traçados. Há muita gente para pavimentar a estrada, colocar o asfalto, mas muito poucos há que devem dizer para onde vai e por onde passará a estrada.  E estes estão silentes, aguardando …  O quê?  O projeto já não foi definido no embate eleitoral, já não fizemos uma opção no pleito de 2014?

      Os que – como eu – podem apenas opinar e tentar manter o moral alto e o ânimo em pé, acabam desanimados porque não há ressonância. A impressão que eu tenho é de que há um muro intransponível que nos impede de chegar a quem pode fazer alguma coisa. Qualquer coisa.  

      A construção nunca é perfeita; os espaços colaborativos como este Blog, são um exemplo. Nada sai perfeito de prima; vamos fazendo, errando e acertando ao longo do processo, agregando e eliminando gorduras. Mas só teremos o que corrigir, se houvermos feito alguma coisa em primeiro lugar.  

      O quê eu devo apoiar?  One vai a estrada ? Esta é a pergunta.

  27. Profetas, gênios, grandes

    Profetas, gênios, grandes líderes e grandes criminosos o que as vezes é a mesma coisa, este é o momento deles. O momento do gerente é o da rotina e da previsibilidade, do burocrata. E aí Dilma qual será sua escolha?

  28. Pedido

    Excelentíssima Senhora Presidente da República

    Por favor, salve a ´Petrobrás e conserve a CLT, que são as joias da coroa, deixadas pelo Excelentíssimo Getúlio Vargas.

  29. GGN-NASSIF administrando escândalos e ações ao portador…

    Seu Nassif operou com precisão microcirúrgica no olho do furacão… ao denunciar, nesta análise doutoral na chave morde e assopra, que na linha sucessória de culpabilidades crime e castigo nas ações da Petrobras vêm, em primeiro lugar: o de sempre diabólico FHC; em segundo: o elefante (um pouco mais magro) em loja de cristais finos Dilma, a megera indomável e, em terceiro lugar: a justiça brasileira que sempre faz jus a justiça do poder de mando com as indefectíveis sofísticas intenções políticas e, o pior, quando não… com as intrigantes segundas intenções da justiça jus de profundis…

    bons tempos eram os do profissa tarimbado inspetor Bublanski, que à frente de uma operação delicada arriscada sofisticada aparelhada sempre martelava, na preleção para sua equipe de investigação e ação logística de assalto ligeiro, seu mantra de trabalho federal e princípio ativo da moral policial:

    “Nossa missão é elucidar crimes: não somos pagos pelo contribuinte sueco para administrar escândalos.”

    [e depois, se o sucesso da operação sem baixas, que festa! que orgulho! que confraternização corporativa pela missão cumprida e os facínoras desbaratados nas barras da justiça].

     

     

  30. PT, Dilma, Lula e

    PT, Dilma, Lula e Petrobras…

    Como todos sabem, a contaminacao politica causada pela ingerencia fez o estrago todo ou alguem

    acha que existe salvacao no inferno ??

    Eduque seu filho para o bem… Ele ainda corre o risco de se tornar do mal.

    Eduque seu filho para o Mal..  Ele nao corre o risco de se tornar do bem.

    A genese do PT e seus aliados nao sao do bem… 

    Ou ainda ha pessoa nesta terra que compartilha da cartilha vermelha sem saber o que de fato ocorre ali ??

    No capitalismo uma razoavel parcela da sociedade compartlha das benesses sociais.

    No comunismo, uma ninharia (governantes e aliados) se apropriam das riquezas do Estado.

    preciso citar ???  : Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, Paises do Oriente Medio.

    Sera que nos nao temos que olhar para China e tirar alguma licao….

    Sera que nos brasileiros somos tao evoluidos intelectuamente que nao precisamos de nada….

    ou sera que somos apenas uns matutos ignorantes com orgulho muito elevado ??

     

     

     

     

     

    1. A certeza do bem e do mal

      “Em volta da mesa,

      Longe do quintal

      A vida começa no seu ponto final

       

      Eles tem certeza do Bem e do Mal

      Falam com fraqueza do Bem e do Mal

      Crêem na existência do Bem e do Mal

      O florão da América, o Bem e o Mal

       

      Só dizem o que dizem, o Bem e o Mal

      Alegres ou tristes são todos felizes durante o Natal

       

      O Bem e o Mal, tem medo da Maçã

      Na sombra do arvoredo

      No dia de amanhã

      (. . .)”

      Eles – G. Gil e C. Veloso – 1969 (?)

       

    2. Será que o nobre comentarista

      Será que o nobre comentarista poderia me dizer o que significa CARTILHA VERMELHA ? Sabe que eu não sei. Imagino que deve ser uma cartilha que o Instituto Millenium distribui para “melhorar” o discurso de quem compartilha os mesmos ideais que os sócios do referido instituto. Deve ser alguma de 1964, atualizada, imagino eu.

  31. Acumulando funções

    Na solenidade de entrega de novas unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, na Bahia, a imprensa bombardeia a presidenta de perguntas sobre a Petriobras, preço de combustível, reajuste, etc. E a presidenta passa a falar sobre a petroleira, transformada no 40º ministério, como se a empresa não tivesse um presidente ou diretores. Dilma não deveria emitir uma única sílaba a respeito da Petrobras, e encaminhar todos aos cuidados do Aldemir Bendine, que é quem deveria falar pela empresa. 

          1. “José Carlos”,

            “José Carlos”, fala com a imprensa e com a força de trabalho da PB também.

            Você precisa arranjar contatos na empresa para poder opinar com mais propriedade sobre o que ocorre por lá.

            Claro, que lendo O Globo você também fica sabendo; é informação de primeira qualidade, análises imparciais, blá, blá, blá.

    1. Na mosca, a crise só existe na mídia

      A repercursão real, no dia a dia, na sociedade de um escânda-lo de muitos anos atrás, como o Suissleak e os contratos da Petrobrás, é ZERO.

      Fica a mídia podre incumbida de criar uma falsa repercussão na sociedade, uma mentira auto-alimentada com vistas não a melhorar o país instituindo práticas hígidas no trato com o dinheiro do povo, mas desestabilizar o âmbiente político, através de políticos imaturos, incompetentes e corruptos, para ver se sobra algum no final.

      Até agora não quebrou NENHUMA empresa e com certeza não vai faltar quem queira tocar as obras, mesmo com preços justos.

      A mentira têm pernas curtas.

       

    2. acumulando funçoes

      está completamente enganado o amigo Fernado J. As respostas tem que vir exatamente de quem realmente manda na Petrobras. O poste que lá está é só para nominar um cargo.

  32. Petrobras

    Esse Nassif é o primeiro mineiro apressado que eu conheço.

    Deixe que os malfeitores venham a luz. Deixe que todos os lobos saiam da toca.

    A produção da Petrobras não para de crescer. O investimento vai ser assegurado. A engenharia Nacional vai ser preservada.

    Devagar tb é pressa. Um país não é uma loja.

    No caso da Presidência da Petrobras foi a mesma coisa.

    Na política tudo tem um tempo certo.

    A Crise é a oportunidade.

    Os acontecimento são da magnitude do lugar que o Brasil vai ocupando no mundo.

  33. ESTATIZAÇÃO DAS EMPREITEIRAS

    Única solução que vejo para não pará-las. Pelo tanto que roubaram em cinco décadas, não precisaria nem indenizar seus donos… 

  34. Minha versão

    Vou de Tao The King: Se queres despojá-lo, é preciso primeiro presenteá-lo.

    Mas a banca fez lambança na América Latina e como estava enfiada dos pés a cabeça na Europa com o Euro, não pode dar a devida atenção por aqui, abrindo o flanco para o Brasil e os Brics se protegerem do seu ataque.

    Por aqui faltou os presentes que abundaram na Europa.

    Portugal, Irlanda, Grécia, Espanha se fartaram na grana mole oferecida pela Banca, aqui o dinheiro já não chegou, ficaram só com promessinhas.

    Como não presentearam, não abriram as portas para o saque.

    Agora fica difícil corrigirem a burrada, na verdade estão feridos de morte, basta o Brasil auditar a dívida e retomar as moedas plásticas e virtuais na mãos deles, end game.

    Como a corrupção aqui, que é a mais baixa entre os países em desenvolvimento em termos de percentual do PIB diga-se de passagem, existe desde o descobrimento, fincaram pé na denuncia e nos escânda-los que ela têm o potencial de produzir pela mídia que controlam, mas é muito pouco para dobrar um país continental como o Brasil e articulado mundialmente com outras nações que estão contra este joguinho de pobres sem dinheiro que a banca faz.

    Tai o B20, um apêndice do G20 para não me deixar sozinho nesta.

    Não descarto um acordo com os USA, parceiro histórico e próximo do Brasil, mas os termos não podem ser ditados por políticas étinicas e regionais, especialmente do Oriente Médio e sim pelas congruências que  unem nossas nações em busca de um bem comum e uma cooperação sinergética.

    Vivemos em tempos interessantes.

     

    1. Tao … Quando estaremos prontos?

      Acho que neste caso se aplicariam o poemas 3 (Agir pela não-interferência) e o 66 (Governar servindo), se estivéssemos prontos.

      Mas certamente não estamos preparados ainda para este desprendimento; falta-nos muito para domesticarmos o Búfalo!

      Gosto muito desta publicação:

      TAO TE CHING – O Livro que revela Deus; Autor: Lao Tse; Tradutor: Rohden, Huberto; Editora: Martin Claret

  35. Lula e o tal governismo de

    Lula e o tal governismo de coalizão, que no caso brasileiro serva apenas para pendurar o maior número possível de sanguessugas nas tetas do governo, são a gênese do petrolão.

    A base formada, que teoricamente é muito maior que a necessária, tinha a intensão, não de governar, mas liquidar a oposição por meio de benesses estatais.

    Os sugadores foram se incrustando na máquina pública e estatais com o objetivo óbvio de “financiar” suas variadas necessidades, enquanto o PT tinha um plano de poder.

    O monstro cresceu e o PT perdeu o controle, ao mesmo tempo em que perdia a credibilidade e o capital político.

    Lula só discursar em auditório fechado para a pelegada é um sinal claro dos tempos, como esperar que Dilma, que até ser “descoberta” só tinha fracassado em uma loja de 1,99, resolva?

    Na cabeça de muitos, Dilama e o PT são a causa do problema, que não é político apenas, é econômico e internacional.

    ‘O monstro está engolindo Lula e do PT, o que dirá de uma DIlma?

    Run for your life…

     

     

     

  36. Uma dúvida

    O Bendine já  tomou posse ? Quando foi ?

    Penso que não, tinha ouvido na eleição que a posse seria no final deste mes, mas por enquanto não tem nada no site da empresa.

     

  37. Ela nao consegue!
    Nem consegue andar sobre suas pernas, todos estao defendendo-a do impeachment e Dilma nao move nem seus ministros uma palha.
    Defender a Petrobras?
    Qua!Qua!Qua!
    Seu governo esta de peh ainda graca as forcas progressista, nenhum partido, os politicos, os pensadores, somente os lutadores sociais e politizados.
    Ah!
    Eh ruim Dilma defender alguem ou alguma coisa, confusa e sem lideranca, dados e se perde nas informacoes.

  38. KOU – VIR AO ENCONTRO ACIMA:

    KOU – VIR AO ENCONTRO 

    ACIMA: CH´IEN, O CRIATIVO, CÉU
    ABAIXO: SUN, O SUAVE, VENTO

    IMAGEM: O vento sopra sob os céus, espalhando-se em todas as direções. Da mesma maneira um governante, com suas leis e decretos, influencia a todos mesmo os que dele estão distantes.

    JULGAMENTO: Para que se obtenha o sucesso, é importante que pessoas que se complementam venham a unir-se. Mas isso não deve ser feito sem ponderação, pois se uma pessoa de bem afrouxa seus princípios para se unir ao inferior, o resultado será desast

  39. Portanto se a dona Dilma é

    Portanto se a dona Dilma é responsavel e a petrobras está na situação que se encontra ela se não participou desta ciranda de roubalheira no minimo é conivente para que se tudo desse certo lá no final do seu mandato ela receberia sua parte e tudo ficaria bem mais a bomba estorou e agora justiça brasileira o que fazer para colocar esta gatuna na cadeia 

  40. Eu acho absurdamente injusto

    Eu acho absurdamente injusto as pessoas creditarem ao governo da Dilma esse caos todo.

    E necessario lembrar que a mulher assumiu depois de 8 anos de gestao do Sr Lula.

    Claro que ela prefere pular 8 anos e achar no governo FHC a responsabilidade de tudo o que é hilario.

    De todo modo a Dilma herda uma herança de 8 anos de um governo que se deixou encantar com os puxa sacos e com isso esqueceu de fazer a liçao de casa.

    Governar é algo que se faz sempre pensando no longo prazo, mas o maldito populismo requer sempre atalhos e açoes imediatas, a conjuntura nacional e internacional era boa e o Lula fez coisas louvaveis como o Bolsa Familia ( excelente programa ) mas os puxas sacos ( sempre eles ) encheram o ego do homem e ele se perdeu na vaidade e esqueceu de fazr as coisas necessarias para garantir o crescimento atraves do fortalecimento das instituiçoes e o combate a grilhagem politica.

    O resultado é esse, a Dilma herda uma herança maldita  e de fato não tem ( mas tudo mundo sabia disso desde o inicio ) jogo de cintura para poder administrar a coisa toda.

    Mas é sempre mais facil poupar os lideres messianicos, entao o PT e os pelegos estao pronto para  caso nao seja possivel salvar a imagem dela , sacrifica-la no altar do populismo para vender a ideia que com o Lula as coisas voltam aos trilhos…rs

    1. Resposta para o Sr. Leonidas

      Prezado Sr. Leonidas,

      Por favor, antes de emitir algum “Palpite”  procure se informar ou , ao menos “Se Formar”, eliminando assim possivelmente a vossa Ignorância. 

      A pessoa a qual esta presidente nos dias de hoje, nas aúges épocas do famigerado sem dedo, larapio, a mesma era do conselho de administração da Petrobrás, ou seja, a Representante principal do governo na ocasião.

      Sendo Assim., tanto ela quanto ao “Larapio Mór ” , MERECEM CADEIA, CADEIA , CADEIA ….

      e para voce amigo, ESCOLA, ESCOLA, ESCOLA !!!

  41. Sou cidadão brasileiro. Nada

    Sou cidadão brasileiro. Nada posso fazer para defender a Petrobras e o Pré-Sal além de falar. Por isto resolvi dar meu recado em alto e bom som pelo Twitter:

     quer vender a  ou receber a gorda comi$$ão prometida na pelos gringos interessados na compra?

     quer entregar o Pré-Sal e a  aos gringos ou quer receber a gorda comi$$ão prometida na ?

    Em breve a  terá que escolher entre propinar  e garantir as boas relações Brasil/EUA e  /  !

     usa  para roubar o Pré-Sal dos brasileiros. O preço pago pelo traidor será menor que o pago por quem o subornou?

     vai “espiar” e “escutar” as conversinhas maliciosas, sediciosas e acintosas da com  ?

    Cara  Diga a  e a  que os brasileiros enforcaram gringos e traidores em 1824. Nosso passado é aqui e agora!

    Cara  Você sabe se  ou  querem comprar o Impala placa 481284, usado por Chandler em 12/08/1968 às 8:15 hs?

    Cara  Diga a  e a  que a  e o Pré-Sal serão nossos por bem ou por mal, com ou sem guerra.

    Cara  A  e a  querem levar a  e o Pré-Sal na “mão grande”. As mãos do Brasil serão maiores!

    Cara  A  e  pensam que não incendiaremos o país antes de alguém levar nossa  e o Pré-Sal?

    Cara  A  e  ficarão juntos, sem a  e longe do Pré-Sal. Caso contrário a merda vai desandar!

    Cara  A  e  pensam que queimaremos a. Estão errados, queimaremos o Brasil por causa dela!

    Cara  Diga a  e  que eu não sou terrorista. Em defesa da serei um voluntário do terror!

     

    Nada mais direi sobre este assunto.

  42. Dilma pode lá ter seus
    Dilma pode lá ter seus defeitos de personalidade com relação ao perfil de gestor de nação, mas é inegável sua retidão de caráter e isso, admitamos, é bastante raro nesta esfera.

  43. Dança com lobos.

    Que ninguém pense que tudo vai passar em branco, porque não vai. E que ninguém pense que o Brasil é composto por pessoas pacíficas na velha estorinha do “brasileiro bonzinho” porque não é. O pau vau comer e vai sobrar para todo mundo. O Lula já convocou o “exército do Stédile”. As FFAA estão de plantão. Todo desenho do quadro maléfico impetrado pelo PT começa a fazer sentido. O Foro São Paulo pressiona para apressar a comunização do Brasil. As peças estão sendo movidas passo a passo, cada um assumindo seu posto e se preparando para o pior. Essa babação de ovo para o PT sempre na tentativa de articular um desfecho pacífico para a grave crise que assola o país não vai colar. Desta vez o PT foi longe demais. A CPI do HSBC que vai ser instalada no Senado já descobriu que exitem 8000 contas de brasileiros na Suíça e vai começar a escarafunchar a vida de gente graúda. Dilma mais parece bolacha na boca de velho, vai de um lado para outro e quando fala espalha farelo para todo lado, igualzinho ao Lula. Por que? Tudo leva a crer que eles estão se preparando para as graves consequências que virão da Operação Lava-Jato. Dilma mesmo disse que o Brasil não seria o mesmo após o fim deste processo e por isso ela e Lula, que estão enterrados até o pescoço neste propinoduto terão de responder por crimes de responsabilidade. Querem salvar a Petrobrás de quem? Do PT? Do PMDB? Do PP? Do PSDB? Mentira grossa. Querem é jogar “areia” no ventilado para que tudo acabe em PIZZA, só que desta vez haverá choro e ranger de dentes. VAI SER A DANÇA COM LOBOS. 

    1. Seu caso está mais para DANÇA COM BOBOS

      Quanta besteira que você escreveu. Sabia que o PSDB é que está fugindo do caso HSBC ?  Fala sério cara, quando for escrever suspende o álcool.

    2. Você já olhou se tem algum

      Você já olhou se tem algum comunista embaixo de sua cama? Esse negócio de comunista é igual a aquele filme italiano. Começa traçando a filha, depois o filho, depois a sogra e, por fim, o dono da casa. Você fica preocupado com Lula e Dilma mas é melhor você FICAR DE OLHO.  Seu fiofó pode estar em perigo.

    3. Por acaso parente do JB ?

      Por acaso parente do JB ? Faça um DNA urgente e vc pode entrar na  “bufunfa” dele,.

      Engraçado, a CPI nem foi instalada e já descobriu 800 contas. Oh dó !!!!!

  44. “Se cada grupo cumpre com sua

    “Se cada grupo cumpre com sua missão, de quem é a responsabilidade pelo furacão que ameaça a Petrobras e toda a cadeia de petróleo e gás? É a presidente da República Dilma Rousseff.

    O que tem a fazer é simples;

    Indicar um interlocutor para se reunir com a AGU, TCU e PGR com a missão explícita de preservar a Petrobras e a cadeia do petróleo e gás. Não vale alguém que esconda a reunião na agenda oficial.

    Junto com esses interlocutores, analisar objetivamente quais os limites à punição e até ao fechamento das empreiteiras, sem prejudicar o setor.

    Destravar o mais rapidamente possível a pauta Petrobras e começar a trabalhar o segundo governo.

    Se não fizer, arriscará a entrar na história pela porta dos fundos.”

    Mas, por outro lado,

    “Nas atuais circunstâncias, a presidente está imobilizada, incapaz de uma atitude pró-ativa em qualquer frente.”

    Realmente, não dá para entender. Se ela não consegue nem ao menos substituir o Cardozo (parece que não passa pela cabeça de ninguém que ela não quer substituir o Cardozo), como é que vai obedecer ao Nassif?

    Chega a ser engraçado…

  45. É justo cobrar do MP alguma

    É justo cobrar do MP alguma ação quanto aos vazamentos seletivos.

    Não é justo afirmar que o ministro Cardozo não tem dimensão para a tarefa de coordenar uma costura para preservar as empresas e é precipitado dizer que com ele essa costura não se dará.

    É justo cobrar da midia concessão-pública um jornalismo decente.

    Não é justo dizer que nesse quadro a presidente corre o risco de entrar na história pela porta dos fundos.

    Dilma era inexperiente na política e a meu ver surpreendeu no primeiro mandato.

    As falhas que cometeu serão sanadas ao longo do segundo mandato.

    A Lava Jato, explorada politicamente pelo PIG, é que está dando esse frisson todo no sistema.

    Dificuldades existem, mas se não houvesse o PIG e a imensa massa de analfabetos políticos, que nunca estudaram história, massa de manobra,  o ambiente não seria esse.

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador