Dilma e o paradoxo da radicalização

O quadro político atual é o seguinte.

Há uma polarização cada vez maior na opinião pública, entre esquerda e direita disputando as ruas e redes sociais.

Com a ajuda indispensável dos grupos de mídia, a direita ganhou a classe média, especialmente devido aos ecos da Lava Jato. A esquerda – teoricamente base de apoio do governo Dilma – se sente rifada tanto por Dilma quanto pelo PT e começa se aglutinar por fora.

Está-se a um passo de uma radicalização irreversível.

Dilma não entra em dividida ideológica – e isto não é ruim. Foge de qualquer forma de radicalização – e isto é bom. Poderia pairar acima das paixões e ser o fator de conciliação do governo com o país. Mas nada faz. E essa apatia aumenta o atrevimento da direita e o ceticismo e a reação da esquerda.

Sem a coordenação da presidente, a disputa se dará nas ruas e nas redes sociais, campo fértil para a ampliação da radicalização.

Um dos maiores fatores de desgaste de Dilma Rousseff tem sido a maneira como responde a momentos de crítica intensa. Promete abertura no seu governo, concede entrevistas, recebe recalcitrantes e dá a missão por encerrado.

Na rodada seguinte, o desgaste é maior ainda, porque somado à sensação de ter sido enganado na rodada anterior.

Ontem, novamente a presidente prometeu diálogo. Não basta. Ouvir não é um exercício que se resuma a algumas audiências, com a presidente bocejando de impaciência na frente dos interlocutores.

Significa azeitar os canais já existentes, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) às câmaras da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), os conselhos em torno da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o modelo de acompanhamento proposto na Política Nacional de Participação Social.

Dilma pisa em ovos com receio de alinhamentos ideológicos. Essa pauta não é excludente nem ideológica. É uma forma de mudar o estilo de governo e trazer a disputa para dentro, organizada, negociada, acolhendo as demandas de todos os setores.

A direita quer o fígado de Dilma. Ela está a um passo de perder a esquerda.

Seu governo chegou ao paradoxo da radicalização.

Ela nada faz, para não estimular a radicalização. Mas a radicalização virá fulminante se ela nada fizer.

Luis Nassif

102 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DILMA CAI NO RIDÍCULO QUANDO

    DILMA CAI NO RIDÍCULO QUANDO DIZ QUE QUER COM HUMILDADE ESCUTAR AS RUAS.

    AS RUAS SÃO OS ELEITORES DE AÉCIO QUE NÃO QUEREM CONVERSA COM O GOVERNO.

    DILMA TEM QUE ESCUTAR A NÓS QUE VOTAMOS PELA SUA REELEIÇÃO.

    Hoje saiu pesquisa Datafolha que revela aquilo que todos já sabíamos, menos os incompetentes que assessoram Dilma, 82% dos manifestantes que foram as ruas no domingo pretérito são eleitores de Aécio.

    Dilma cai no ridículo quando diz que quer escutar as ruas com humildade. As ruas são os eleitores de Aécio que não quer conversa com o governo. O que eles querem é a renúncia ou o impeachment do mandato da presidenta conquistado legitimamente nas urnas.

    O governo fica atônito com as multidões que protestaram. Qual a surpresa, se o candidato derrotado obteve mais de 50 milhões de votos e parcela majoritária desse eleitorado continua mobilizada em busca de um terceiro turno, especialmente no epicentro do antipetismo, o Estado de São Paulo?

    Se colocarem 5 milhões de pessoas nas ruas não altera em nada a equação, como os apoiadores de Dilma podem em igual número levar a mesma quantidade em defesa do governo.

    O Brasil está politicamente polarizado e a presidenta tem que governar para quem votou pela sua reeleição. Fortalecer sua base social de apoio e acabar com essas medidas de arrocho fiscal que afetam fundamentalmente seu eleitorado e colocar em prática o programa de governo proposto durante a campanha.

    Na surdina, desde as eleições passadas o governo já retirou 5 milhões de famílias do cadastro do bolsa família. Aumentou o preço da gasolina, as tarifas de energia, endureceu o ingresso no FIES. Mexe nas regras do seguro desemprego, na previdência, para fazer economia de palitos, quando é sabido que no Brasil 500 bi são sonegados todos os anos.

    Se o governo reestruturasse a fiscalização para combater essa sonegação e dez por cento do que é sonegado fosse recuperado, já valeria por todo esse ajuste fiscal.

    O governo teme meter as mãos nesse vespeiro, mas não teme atingir a classe trabalhadora, o povo pobre que serão penalizados com essas medidas iníquas.

    Isso é inaceitável. Se as insatisfações da direita golpista transbordarem para o andar de baixo aí sim pode começar a botar a viola no saco.

     

    1. O ajuste fiscal atual é

      O ajuste fiscal atual é necessário.

      Essa sua proposta é simplista demais, se fosse fácil arrecadar dinheiro de sonegação, ja estaria sendo arrecadado.

      O erro do Govenro foi no mandato anterior, quando julgou que dando desonerações sem calcular adequadamente seus custos, haveria crescimento da economia, e este compesaria as perdas de aliquotas. Ou erro foi com relação a segurar o preço de combustíveis.

      A meu ver o erro do Governo é que junto com o ajuste fiscal, ele deveria pelo menos anunciar medidas de impacto como redução de custos da máquina e também regras para desburocratização, que serviriam pelo menos para dar algum alento. Tem que cirar a tal agenda positiva junto com o ajuste, pelo menos.

       

      1. Simplista nada, veja se há em

        Simplista nada, veja se há em qualquer outro país dito civilizado no mundo escala tão grande de sonegação fiscal. Não precisa ir muito longe. Como se permitiu que 8 mil correntistas praticassem evasão fiscal em contas abertas no HSBC? Isso mostra que o aparato de fiscalização montado pela receita é frágil e inócuo. Se o ajuste fiscal é necessário por que não foi discutido pela presidenta nos termos agora propostos? Admitir isso equivale a admitir que ela mentiu e cometeu um estelionato eleitoral e o eleitor de Dilma, não os convertidos que não arredam pé, não aceitará. Eu sou um que não vou defender essa mentira da militância petista de que o ajuste é necessário. Necessário nada. Há outras formas de resolver o problema que não implique penalizar o andar de baixo que sempre é o convidado mais ilustre para participar da festa, quando isso significa que ele vai pagar a conta de seu próprio bolso.

        1. Apenas 7 % da população apoia

          Apenas 7 % da população apoia DILMA neste instante.

          Portanto tenha um pouco mais de conhecimento antes de falar abobrinhas.

          Se esse governo fosse honesto e realmente quizesse dialogar com o povo, iniciaria o processo de ajuste dando o exemplo (cortar ministérios, cortar assessores, cortar salarios e benesses de politicos, cortar gastos corporativos etc). Mas nada disso! aqui no poder nós só aumentamos gastos, mas vcs povão fiquem quietos e paguem nossa conta (alem de tudo que é roubado via petrolão, BNDS, BB, Caixa etc)

           

          1. Inclusive, roubaram o seu

            Inclusive, roubaram o seu cérebro…e o poder de contruir uma idéia própria, sem precisar ler uma manchete de jornal qualquer.

        2. Amigo. A Receita Federal foi

          Amigo. A Receita Federal foi criada pra pegar nós os “peixinhos”.Ora ,isto não é de hj.Erre uma virgula na sua Declaração de Imposto Renda P Fisica e tu cai na tal da “Malha fina”.Agora pergunto.Onde esta a,fiscalização qdo um simples “Gerentinho” envia mais de 187 milhoes.O buraco é mais embaixo. Se for feito um Pente Fino ,não sobra Um.Como um cara que era pobretão como o Lula e parentes consegue ficar Rico.O Ze Dirceu.Genuino e por ai vai. Temer.Renan.,vixe Maria ..Tem muita mas muita gente.Ahhnnn esse tal de Stedile vive do que.Trabalha o dito cujo

      2. Daniel, tuas ponderações e

        Daniel, tuas ponderações e sugestões parecem razoáveis; não adianta mesmo afobamento e dar tanta trela aos alienados e infantis dos “protestos pacíficos” (que pregam a Ditadura, pregam ofensas e agressões à presidente Dilma, ao ex-presidente Lula e ao PT [dentre outros casos, no Riode Janeiro, no 15/03, a própria polícia cedeu aos manifestantes ensandecidos  e obrigou um cidadão a tirar a camisa vermelha], colocaram num viaduto bonecos de Lula e Dilma enforcados, numa mistura estarrecedora de infantilismo, alienação e violência].

        Por outra, conforme mesmo diz o Nassif policiais federais, Ministério Público e juzes do Paraná (especialmente o tal Moro), montam um verdadeiro esatado de direito paralelo, para atropelar direitos e garantias de uns enquanto acobertam outros.  E por isso, com uma prepotência sem tamanho tratam de forma arbitrária e autoritária os investigados, causando-lhes danos além da permissão do estado democrático, enquanto prejudicam gravemente as empresas e a economia.

        E ainda na Câmara dos Deputados, com a conivência da mídia, elege-se um verdadeiro inimigo do governo e da democracia, o tal Eduardo Cunha, envolvidíssimo, há muito tempo em casos de corrupção, com extensa lista de processos por esse motivo. E ainda por conta de seus aliados suspeitos (na Câmara e na mídia) faz um processo escancarado de chantagem com o governo.

        Aí pergunta-se quais são mesmo as condições de se tocar um governo, em meio a essas circunstâncias? Ninguém enfrenta esses monstros e sentam e cobram da presidente. 

        Thug Life

      3. Concordo. Não são excludentes

        Concordo. Não são excludentes medidas restritivas com a preservação dos avanços sociais. Desde que as primeiras não se eternizem, se transformem em plataforma(neoliberal) do governo. 

        Outra coisa: é inconcebível, a se concretizarem as projeções, uma taxa de juros tão absurdamente alta a título de combate à inflação. Ora, estamos numa economia em processo de estagnação o que certamente puxará os preços para baixo pela redução da demanda. Aumentar ainda mais a taxa de juros só teria um explicação: sadismo e irresponsabilidade. Sem escrever, Daniel,  que a inflação em alta também sofre os efeitos do câmbio desvalorizado que por sua vez vai, em tese, melhorar a balança de pagamentos e a entrada de mais dólares no país

        Qual o sentido de se manter esse viés de alta? A taxa selic pouco ou nada impacta os custos efetivos do dinheiro que são os spreads bancários. Mais ainda: taxa de juros maiores acarreta ingresso maior de divisas que por sua vez desvalorizarão ainda mais a moeda e a consequente alta nos preços dos produtos importados. Fecha-se assim o ciclo. 

        Mas que diabos de teimosia é essa: Nunca a conjuntura foi tão favorável para reduzir essa taxa e assim aliviar as contas do Tesouro. 

      4. Daniel não foram só as

        Daniel não foram só as desonerações, vejamos:

        – MP597 

        – Mudanças do Fies em 2010.

        – Obrigação da Petrobras bancar obras sem retorno. ( Coperj, Abreu e LIma, Premiun I e II, Pasadena e por ai vai )

        – Obras intermináveis ( Transposição do rio são francisco, transnordestina, Norte Sul e por ai vai )

        – Uso do dinheiro do tesouro ( nosso) para os bancos oficiais. ( gostaria de abrir esta caixa preta, as empresas X que o digam )

        – Contabilidade criativa.

        A falta de projetos e coordenação neste governo é algo impressionante. Em julho/2012 estive no sertão da Bahia e fiquei impressionado com o parque eólico de Guanambi, a obra impressiona, mas apesar de inaugurado estava parado por falta de linha de transmissão e nós consumidores pagando cerca de R$ 23 milhões/mês ao concessionário pela disponibilidade. Isto é  incompetência pura. Parece que esta situação foi resolvida em meados de 2014. E custo a nós cosumidores R$285 milhões.

        Estamos pagando pelo saco de bondades. Sobre a sonegação gostaria de informar que o valor é baseado na porcentagem de empresas e pessoas que sofreram fiscalizações e foram autuados. Como via de regra uma pessoa só e fiscalizada caso haja indícios esta porcentagem joga os valores para cima.

        Outra coisa que no Brasil temos um sistema tributário extremamente complexo e confuso, as empresas e pessoas gastam uma quantidade enorme de tempo/dinheiro para se relacionar com os governos ( municipais, estaduais e federal ). É humanamente impossível uma empresa que trabalha em todo território nacional não cometer um deslize.

        Antes desta história de direita e esquerda, gostaria de deixar bem claro que a responsabilidade com a coisa publica é condição primaria e isto eu não vi deste governo deste de 2008. Se rasga dinheiro como se bastasse apenas imprimi-lo na casa da moeda.

         

      5. Reduzir custos? Cortar

        Reduzir custos? Cortar gastos? É mais fácil aumentar os impostos. Todos os governantes são iguais, não há fórmula mágica quando se gasta mais do que se arrecada. Quanto as desonerações, os custos foram calculados e suas consequências também, igualmente as tarifas de combustível e energia elétrica represadas, porém a reeleição estava em jogo…Agora nos resta apertar os cintos e pagar a conta que infelizmente pesará mais no bolso do assalariado.

  2. È triste dizer, mas não vejo mais nem uma luz

    de mudança de atitude factual da Presidenta.

    A lógica da dinâmica política é ela perder o poder.

    Pode ser por impedimento, pode ser simplesmente pela tomada do poder real pelo PMDB, Dilma virando vaquinha de presépio do Temer e seus controladores (por achar que o Temer não tem mais poder nenhum no PMDB).

  3. Eu acho que a esquerda foi

    Eu acho que a esquerda foi direto pela direita  e aí quem tava no centro foi para esquerda. No entanto o grupo da direita abriu um puxadinho na esquerda, sem passar pelo centro. Talvez a direita deveria ficar na direita e a esquerda na esquerda, para que aí eu consiga entender as coisas.

  4. Eu acho que a esquerda foi

    Eu acho que a esquerda foi direto pela direita  e aí quem tava no centro foi para esquerda. No entanto o grupo da direita abriu um puxadinho na esquerda, sem passar pelo centro. Talvez a direita deveria ficar na direita e a esquerda na esquerda, para que aí eu consiga entender as coisas.

    1. Hahaha, gostei, rindo aqui,

      Hahaha, gostei, rindo aqui, só que para isso a Dilma vai editar uma MP dizendo “Quem é esquerda desse lado e quem e de direita daquele!” E  o congresso vai incluir na votação, “salvo se…”

      Agora, sério, enquanto as pessoasdesfvorecidas  obtem ganhos sociais está otimo, só falta um país pra chamar de seu. Se fosse Angola seria mais fácil. É terra arrasada. Agora na Belíndia, com guetos paleolíticos na região Norte, centros de tecnologia aeronáutica, banqueiros, agricultores, latifundiários, profissionais liberais, sem terra, empresários é mais dificil.

      Pode piorar, vide siria, libano, afeganistao iraque chechenia palestina, tibet…

    2. Hahaha, gostei, rindo aqui,

      Hahaha, gostei, rindo aqui, só que para isso a Dilma vai editar uma MP dizendo “Quem é esquerda desse lado e quem e de direita daquele!” E  o congresso vai incluir na votação, “salvo se…”

      Agora, sério, enquanto as pessoasdesfvorecidas  obtem ganhos sociais está otimo, só falta um país pra chamar de seu. Se fosse Angola seria mais fácil. É terra arrasada. Agora na Belíndia, com guetos paleolíticos na região Norte, centros de tecnologia aeronáutica, banqueiros, agricultores, latifundiários, profissionais liberais, sem terra, empresários é mais dificil.

      Pode piorar, vide siria, libano, afeganistao iraque chechenia palestina, tibet…

  5. E está brincando com fogo,

    E está brincando com fogo, quer agradar um lado que lhe quer a cabeça e pisa na cabeça de quem poderia lhe sustentar, ontem fiquei li em algum lugar que o tal levy ameaçou demissão, pena que não se demitiu, assim o governo poderia recomeçar. O ódio está nas ruas, hoje veio um tresloucado falar comigo, quanto mais serenamente rebatia os argumentos do cidadão mais ele espumava de raiva e perdia as estribeiras, para mim cheguei a conclusão que essa gente é um caso perdido, a Dilma tem que dialogar com os seu eleitores, com a outra parte não tem conversa, alias nunca teve.

    1. Então, NALDO!

      É o que venho dizendo. Não tem conciliação com fascista. Ficar estendendo a mão pra dialogar com essa gente é perder tempo e se queimar com a própria base. Eu, pessoalmente, estou cheia. No dia 13 fomos à rua defender o mandato de Dilma e fazer algumas reivindicações. Alguma resposta? Nem digo resposta, mas algum aceno?

      Aí a fascistada vai pra rua com a Globo e lá vem o ministro dizer que aquela demonstração de ódio e intolerância, pra não falar em completa falta de educação dos finos e educados frequentadores de Miami, foi pacífica e democrática, e que o governo recebia as agressões  e pregações golpistas com humildade e que tomaria mais medidas contra a corrupção (como se a fascistada realmente ligasse para isso). No outro dia, lá está Dilma discursando e aceitando com humildade ser chamada de vaca, ser mandada tomar no cu, ser simbolicamente enforcada e por aí vai.

      Ah, chega! Não sou mulher de malandro! Tá na hora da gente reagir, com governo ou sem governo (o que é mais provável).

  6. Achar que a classe média é

    Achar que a classe média é massa de manobra é simplista e irreal.

    Se bastasse propaganda bem feita, Dilma estaria nos braços do povo.

    O governo está colhendo a polarização plantada pelo Lula, afinal, com Youtube, cenas como a Marilena Chaui “odiando” a classe média, enquanto Lula ria, causaram repulsa.

    Somado aos nós e eles, o fato inegável de que o PT mentiu para reeleger Dilma,  que formou-se um governo de apanaguiados montado em 39 ministérios, na maioria inúteis, apenas para saquear o Estado e estatais e garantir uma coalizão de bucaneiros

    O dolar na cueca é lider na câmara, Delúbio voltou glorificado, Vaccari, o substituto, pego com a boca na botija, Petrobrás arrombada, inflação em alta.

    A “mídia” apenas expõe a realidade, e quando ela desmente a propaganda, já era.

    1. Mas essa Marilena deve ser poderosa mesmo

        Eu vou sair por aí perguntando aos transeuntes se já ouviram falar de Marilena Chauí, se estranharem digo que  é para o  instituto C-FEBEAPA , pelo jeito ela deve ser mais conhecida que o bonner mas tenho medo de perguntarem se é alguma cantora nova.

    2. midia

      Caro M.C você é uma pessoa realmente ingênua. Achar que a mídia não tem suas preferências políticas e expressa a realidade é acreditar no coelhinho da páscoa ou no bom velhinho!

  7. Já escrevi em outro post,

    Já escrevi em outro post, dados do Datafolha noticiados a pouco mostram que “no universo dos 210 mil manifestantes que lotaram a av. Paulista no domingo na contagem do Datafolha, 82% declararam ter votado no tucano Aécio Neves no segundo turno da eleição presidencial de 2014″ . Além disso, ” 74% participavam de protesto na rua pela primeira vez na vida”. O que nos leva a concluir que o publico e as motivações do “festejo partidário” não são extensão das jornadas de 2013; nem em quantidade, nem em importância. Estão inflando artificialmente um ato basicamente “partidário”. Nassif, o número de insatisfeitos classe media (que desde sempre estiveram fechados com o Aécio)  não aumentou nem  diminui nos últimos meses, tornaram-se apenas mais ativos.  A Presidente no discurso de ontem estava se comunicando no fundo com os eleitores que não votaram nela. É mais um capítulo do infindável terceiro turno. Deveríamos refletir sobre isso e mitigar cenários políticos mais catastróficos, pois do contrário estaremos fazendo o jogo daqueles que querem ver o circo incendiar.

    1. A constatação de que 82% dos

      A constatação de que 82% dos que participaram dos protestos são eleitores do Aécio traz um alívio muito breve, e só. Porque se somos contra o terceiro turno precisamos admitir que a eleição terminou e que Dilma, queira-se ou não, hoje é presidente de todos os brasileiros, inclusive desses que votaram no Aécio. Portanto, não é motivo de forma alguma para ignorar o protesto ou “setorizá-lo”. A estratégia é perigosa, porque todos sabem que não existe necessariamente relação entre pertencer a uma classe e ter uma determinada visão política. Ou seja, a classe média, ou os ricos, influenciam bastante as outras classes, porque possuem poder de criar imaginários, de pautar a mídia e de manipular a opinião pública em geral. Imaginar que, por serem eleitores do Aécio, não podem trazer prejuízo maior do que o já experimentado nas eleições é de uma ingenuidade muito forte, a que o governo não pode se permitir.

  8. Cadê o Lula? Suponho que

    Cadê o Lula? Suponho que esteja agindo na surdina, só pode. O ex-presidente tem todos os cacifes necessários para ajudar a presidente: ótimo trânsito na classe patronal; é admirado e cultuado na classe trabalhadora; transita na oposição e é unanimidade na base aliada; e tem prestígio internacional. Isso fora outros dotes não lembrados. 

    Não sei qual a pior hipótese: a)  Lula não exerce papel de super articulador para não ferir os brios da presidente. b) Se ela é que rejeita a ingerência dele. Seja por “ciúme”, seja por qual motivo for. 3) Lula quer se manter afastado para se preservar.

    Claro que essa colaboração não retiraria dela o papel central nas demarches, mesmo porque é a Chefe de Governo. 

    1. Sim, mas não há ajuda que dê

      Sim, mas não há ajuda que dê conta de quem não quer ser ajudado. A mulher tem aversão a fazer política, não sabe se expressar. O Lula não  pode falar no lugar dela, a presidente é ela. Pode no máximo dar conselhos, sugerir. E também, é evidentemente um erro colocar todas as responsabilidades nas costas do Lula. Ele está velho, não é mais o mesmo, passou por uma doença grave, não tem como ser o único a salvar quem não parece querer ser salvo.

      1. J. Machado,
        Não tentei

        J. Machado,

        Não tentei colocar todas as responsabilidades nas costas do Lula. Apenas acho que ele está fazendo falta. Poderia se fazer mais presente. Como isso parece não ocorrer, listei as opções. Desconfio, nao tenho certeza, é apenas palpite, que as relações entre ambos já foram melhores. E isso é ruim para eles, para o governo e para o país. 

  9. Seja em que situação for, a

    Seja em que situação for, a pior “decisão” é não decidir. Parado, na floresta, o sujeito(a) não caça e ainda corre o risco de ser caçado(a). No caso, caSSado(a). 

  10. Quem ganha com as

    Quem ganha com as manifestações golpistas de direita? O mesmo de sempre, o PMDB que mais uma vez volta a ser o fiel da balança. Se pender para oposição leva o governo para uma queda livre. Se se mantiver na base de apoio, o preserva mas fará o governo refém de seu fisiologismo.

    Todo o esforço da presidenta, empenhando sua imagem pessoal em se desvincular do PMDB, reduzir os espaços desse partido no governo, apostando todas as fichas na derrota de Cunha para presidência da câmara, com o fito de acabar com essas práticas nefastas da baixa política que opera no congresso nacional de nada adiantou.

    Qaulquer manifestante mediano que protesta contra a corrupção ignora que a corrupção está instalada no sistema político, por meio do financiamento privado de campanha e também por meio das relações políticas do governo com sua base de apoio, cujo principal fiador é o PMDB.

    Alijar o PMDB do centro das decisões políticas seria o maior passo que o governo teria dado se conseguisse derrotar Cunha. Agora graças as essas manifestações golpistas o governo volta a ficar refém do PMDB e de suas práticas nada republicanas.

    As manifestações que bem serviriam para dá transparência aos atos de governo, as intermediações que são feitas no congresso, se prestam ao contrário para empoderar o PMDB, dá protagonismo as suas principais liderança, Cunha e Renan Calheiros que agora têm em mãos uma poderosa moeda de troca para o achincalhe, a chantagem, o achaque que colocam o governo entre as cordas.

    A Dilma não resta outra escolha senão a de ceder, de  compor em busca de sobrevivência política. A presidenta que tem se mostrado uma mulher honestíssima, de um comportamento exemplar no campo da ética, no trato da coisa pública, não havendo outro chefe de governo igual na história do presidencialismo brasileiro, não ver seus esforços reconhecidos para além da luta política renhida que é travada. Nem pela imprensa e tampouco pela oposição, ambos dispostos a cometerem a mais terrível infâmia, uma ignomínia que é apear do poder uma presidenta contra a qual nada há que desabone sua conduta, mas que ainda assim corre o risco de ter o mandato cassado por atos de corrupção que nem de longe podem ser atribuídos a ela. Um escárnio que tem que ser repelido com toda virulência.

    O ministério Público bem como a vara do juiz Moro se empenham com denodo para sustentar essa tese, forçando nos depoimentos dos delatores declarações que de alguma forma envolvam a presidente. Imagine se holuvesse uma escuta entre a presidenta e um interlocutor de dentro da Petrobras, semelhante aquela entre FHC e seus próceres durante o processo de privatização? Dilma estaria em vias de ter o mandato cassado.

    André Lara Resende: Agora, aí entraram alguns, alguns problemas, e o Previ bandeou para um segundo grupo. O senhor deve estar aí bem informado de que ele tem andado aí para um outro grupo, que nós estivemos com eles hoje de manhã.

    Fernando Henrique Cardoso: Sei.

    Lara Resende: Em princípio, isso não tem nada de mais. Agora, a conversa, quanto mais nós vemos aqui, é, acho que é um pouco, é uma, uma aliança da assim corporativa, do corporativismo das próprias empresas telefônicas…

    FHC: Com aventurismo.

    Lara Resende: Com a Sistel. Exatamente. Com o pior do aventurismo.

    O trecho seguinte é o mais polêmico da gravação:

    Nele, o presidente autoriza a utilização do seu nome para pressionar o Previ a entrar no consórcio do Banco Opportunity.

    Lara Resende: Então nós vamos ter uma reunião aqui, estive falando com o Luiz Carlos, tem uma reunião hoje aqui às 6 e meia. Vem aqui aquele pessoal do Banco do Brasil, o Luiz Carlos etc. Agora, se precisarmos de uma certa pressão…

    FHC: Não tenha dúvida.

    Lara Resende: A idéia é que podemos usá-lo aí para isso.

    FHC: Não tenha dúvida.

    Lara Resende: Tá bom

  11. Quando foi a última vez que o
    Quando foi a última vez que o PT apresentou um projeto inequivocamente de esquerda? Quando foi a última vez que o governo tomou uma iniciativa inequivocamente de esquerda? O PT  é o partido dos taipas. Outro dia eu vi um ministro dizendo “essa manifestação tem cheiro de golpe”. Vejam bem, “tem cheiro de golpe”. Isso resume tudo: hesitação, nada é dito claramente, tudo é dito com medinho, “cheiro de golpe” em vez de dizer “é golpe”. A presidente, quando fala, é superficial, não consegue o mínimo de didatismo e de clareza, dá a impressão que sempre tá lendo teleprompter, não é um ser político com idéias, é uma máquina repetindo discursos previamente pensadas. Não dialoga com jornalistas, repete chavões. Dureza admitir, mas a incompetência política da Dilma é algo absurdo. Poderia ser resolvido esse problema se existisse, pelo menos, um porta-voz no palácio, uma equipe melhor selecionada, menos medíocre (politicamente e comunicacionalmente, eu falo) que a própria presidente. É simplista culpar a Globo pelo que está acontecendo. obviamente tudo que se fala da Globo é verdade, mas vejo gente confundindo e contribuindo negativamente com o debate. Quando a Globo faz uma reportagem contra o governo, mas com dados objetivos e com fontes claras, é impossível responder a isso com “devemos regular a mídia”. Então regular a mídia é impedir que aquela reportagem vá pro ar? Não, isso é censura, eé bem o argumento que eles querem. Regular a mídia é permitir que aquela reportagem vá pro ar, mas que exista contraponto, que existam formas de comunicação para contrabalançar aquela visão. O governo, se fosse competente, poderia fazer parte disso, mas não faz. Exemplo prático: ontem, num programa de uma hora numa rádio aqui de Porto Alegre, o Aécio Neves deu entrevista de meia hora. Depois os jornalistas falaram que estavam procurando alguém do governo para também falar, mas que o ministro Cardozo disse que tudo que tinha pra falar já tinha sido dito no pronunciamento. Ou seja, a oposição trombeteou meia hora, sem contraponto. Culpa da rádio? Não, culpa do governo.

    1. Parabéns. É exatamente essa

      Parabéns. É exatamente essa visão que também tenho. O PT, assim como todos os partidos vivem ainda no século passado, as respostas são sempre as mesmas, é um bla bla bla irritante. Pasmém, ainda estamos na era do “Um povo, unido, jamais será vencido”. Isso é o reflexo do naipe das Lideranças seculares que ainda habitam as bases populares. Ir pra rua como um exército gritando palavras de ordem da época do guaraná com rolha, não terá uma resposta que não os clichês do século passado.

      O governo atual não é capaz de firmar um pacto anti-corrupção nem dentro do próprio partido imagina com os demais que estão só esperando o sangue escorrer pra se lambuzarem tbm. O problema é que a ladainha já vem se arrastando a anos e já soa como mentira mesmo podendo ser verdade, é um fenômeno.

      Há nitidamente um vácuo de liderança na direção do País e nem mesmo a coitada da Dilma tem convicção de que rumo tomar. A oposição já percebeu sua fragilidade e falta de convicção e veio como um rolo compressor pra cima, Lula já dá sinais de que se Dilma conseguir chegar viva até 2018 já é lucro. Pode parecer exagero, mas nem o mais pessimista dos pessimistas achou q o governo começaria o mandato de forma tão medíocre como está aparecendo.

    2. A TV globinho…

      Concordo com tu doido… Nem pra rebater a reportagem da Globo… Aquela que saiu no Fantástico dizendo que Agripino do DEM do RN tinha recebido 10 milhões de Reais para abastecer o seu CAIXA 2, em nenhum momento foi dito que o tal Agripino era o coordenador da Campanha de Aécio…

    3. Não houve e nem haverá golpe

      Não vi nenhum grande nome do PSDB apoiar o impeachment, muito pelo contrário, o discurso foi sempre de que esse tipo artificio seria algo improdutivo na altual conjuntura. Mas a grande pergunta é, os petistas são miopes? Eles acusam a classe media e alta de conspirar contra o governo incompetente deles, querendo passar a impressão que apenas meia duzia de burgueses votaram no Aécio, quando a eleição mostrou que a disputa foi parelha e que o país esta muito, muito dividido. 

      1. NÃO ADIANTA, SÃO INTOLERANTES

        Sr. W.M. Machado, argumentar com petista e “jogar pérolas ao porcos”´. São iguais à piratas: só têm um olho e ainda são moucos.

        A “ladainha” deles é sempre a mesma: “elite branca, imprensa golpista, coxinha, direita golpista e bla, bla, bla”.

        Nunca aceitam os fatos do lado que não querem enxergar.

        Além de que estão sempre comparando suas mazelas às dos outros, como coisa que um erro justifique outro!

        Também, gostam de incitar a cisão das classes, colocando uns contra os outros (Nordeste contra Sul e Sudeste, pobre contra rico, negro contra branco e por aí vão).

        Eu tentei postar um comentário aqui, neste blog, hoje, mas, adivinhe… não foi publicado. E olhe que só escrevi coisas sensatas.

        Dá para dialogar com esse tipo de gente?

        Um abraço.

  12. Em meia dúzia de cinco ou

    Em meia dúzia de cinco ou seis palavras o atual presidente da Câmara arreganhou as portas do PMDB para uma conciliação. “FHC abriu a porteira para a corrupção na Petrobrás. “

    De inimigo número um passou a melhor amigo do governo (a conta vence em 30 ddv). O cara é bom. O que quer que isso queira dizer…

     

  13. Em meia dúzia de cinco ou

    Em meia dúzia de cinco ou seis palavras o atual presidente da Câmara arreganhou as portas do PMDB para uma conciliação. “FHC abriu a porteira para a corrupção na Petrobrás. “

    De inimigo número um passou a melhor amigo do governo (a conta vence em 30 ddv). O cara é bom. O que quer que isso queira dizer…

     

  14. Mercedes? Onde?

    Enquanto os esquerdistas não compreenderem que o que chamam “classe média de direita” é centro, que os liberais são a nossa “direita” que misteriosamente nasceu da esquerda, e que extrema-direita são meia dúzia de idiotas sonhando com golpe, impeachment e demais bobagens, não conseguirão montar nenhum cenário inteligente. Continuo procurando o estacionamento onde 1 milhão de pessoas da “elite econômica” (não é bonito usar a expressão correta?) guardaram suas Mercedes blindadas. Ou foram de metrô e ônibus os milionários? Foram sim! Porque não eram milionários. Que conclusão difícil… Parem de ler cartilhas emboloradas e vejam a realidade, senão se igualarão aos abobados que acreditam na grande mídia, que existe mas é apenas tendenciosa, muito mais mansa e inofensiva do que lhes querem fazer crer, assim como também são os “blogs progressistas” que infelizmente, ou não, tem menos poder de fogo. “Peão de fábrica” é raça em extinção, se a esquerda depender do engajamento de operários, os “trabalhadores do meu brasil”, acaba em 5 anos.

    1. coerencia

      Não concordo que impeachment e golpe, pois todo Presidente que sofreu impeachment foi democraticamente eleito. Entretanto, achei muito coerente seu argumento. Parabéns.

  15. Não é culpa de Dilma!

    Não há um único pronunciamento de Dilma que se possa colocá-la a frente de uma disputa ideológica, muito pelo contrário ela tem sido um contraponto, como foi Eduardo Suplicy, ao partido dos trabalhadores. Faz bem ou mal seu papel de presidente e deste ato ninguém pode acusá-la, muito ao contrário de Maduro na Venezuela que vive a conclamar seus seguidores para guerra. Entretanto Lula seu mentor político vive a falar besteiras e a chamar o povo para ruas para o confronto. Lula é o tipo do sujeito que não ouve o que fala, nem dá bola para ninguém quando o alertam sobre suas falas. Para ele seu cacife político o blinda de qualquer revés. Ledo engano. Porque Lula é a voz de Dilma e assim sedo suas falas são tomadas como se fossem ditas pela presidente e isto é que tem levado a radicalização. Agora é preciso maior senso crítico ao se dizer que a direita capitaneou o povo que foi as ruas. Outro grande engano. Este povo que foi as ruas, como eu, não quer nem saber de político, muito pelo contrário proibiu-os de subiram em palanques para fazerem discursos vazios e oportunistas. Este povo que foi as ruas quer JUSTIÇA para os envolvidos no maior escândalo de corrupção da história do Brasil e quem sabe do mundo e se para isto nossa presidente tiver de ser punida, que seja. O que não podemos e agir como se tudo devesse passar em branco e terminar em pizza, como o mensalão, que em menos de um ano todos os políticos envolvidos estão soltos e rindo da nossa cara. Os graves problemas sociais pelos quais passamos é culpa dos políticos em geral e isto precisa mudar, doa a quer doer.

    1. + um analfabeto político (ou cínico)

      E o que vc sugere, Antonio Barbosa? Que a gente fique quietinho enquanto vcs da direita, de braços dados com as grandes corporações midiáticas, vomitam seu discurso golpista, fascista, anti-democrático? Quem está levando à radicalização é a direita – que não aceita a derrota eleitoral – e não Lula.

      E nem vem com esse papo – TIPICAMENTE DIREITISTA – de que vc não quer saber de política e só quer justiça para os corruptos (desde que sejam do PT, é claro!). Kd sua indignação com a corrupção no governo de SP? Kd sua indignação com a corrupção de Aécio? Kd sua indignação com o crápula do Eduardo Cunha? 

      Ah! Vai catar coquinho!!!

    2. Cara, tu falas um monte de

      Cara, tu falas um monte de besteira sem fundamento algum! Esse movimento que está aí é o movimento da grande mídia, que tem interesses muito claros, claros para quem conhece a história da América Latina e do nosso país. O que está acontecendo hoje já aconteceu pelo menos 3 outras vezes na história do Brasil. Temos uma mídia golpista, que apesar de absurdamente, descaradamente, parcial consegue arrebanhar uma classe média tão burra ao nível de misturar pedido de impeachment, preconceito de classe, desejo de intervenção militar, rejeição ao nome de Paulo Freire (o brasileiro mais homenageado no mundo, considerado um dos maiores educadores de todos os tempos) etc. Eu não sei aonde vamos parar com tanta ignorância ao mesmo tempo!

  16. Dilma e o paradoxo

    “O governo pegou o país numa crise institucional, e num mar de lama, mas até agora, quase três meses depois, ainda não fez nada!”

     

    COMO ASSIM? QUEM SÃO ESSES DOIDOS? O governo não pegou o país numa crise institucional! Esse Governo esta aí a 12 anos, infelizmente caminhando para 16!

     

    Foi esse Governo que instalou nem só a crise institucional, como todas as outras que nos encontramos!

     

    Fala sério!

  17. A REFORMA POLÍTICA É O QUE PODE UNIR TODA A SOCIEDADE!

    >>>> ACORDA DILMA! <<<<

     

    O governo pegou o país numa crise institucional, e num mar de lama, mas até agora, quase três meses depois, ainda não fez nada!

     

    Não é pra isso que se elege presidente. Você tem a faca e o queijo nas mãos, pois distribuiu milhares de cargos no governo, que vão ficar mamando nas tetas do Estado por quatro anos. Agora tem a obrigação de exigir desses partidos, que desarquivem tudo quanto é projeto de lei contra a corrupção, e os aprovem imediatamente. Precisamos no mínimo:

     

    __Tornar a corrupção um crime hediondo.

     

    __Desarquivar e aprovar a PEC 73/2005 do RECALL, direito do próprio povo cassar políticos por iniciativa e voto popular.

     

    __Desarquivar e a aprovar a PEC 286/2013, que facilita as propostas de iniciativa popular de lei. Além de reintroduzir o direito do próprio povo convocar referendos, que foi tirado do projeto original na PEC 03/2011.

     

    __Reintroduzir o VOTO IMPRESSO, coisa muito é simples, bastando tão somente fazer uma nova lei, que atenda às exigências do STF. Aliás, é preciso também colocar um freio na corrupção do judiciário, incluindo juízes, promotores, e delegados na lei do RECALL

     

    O POVO DÁ O RECADO:

     

    http://correiodobrasil.com.br/destaque-do-dia/membro-da-familia-real-participa-de-manifestacao/754675/

     

    Dilma, você se comprometeu com uma REFORMA POLÍTICA PARA MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR. Mesmo que a culpa direta seja do congresso, e os partidos aliados não quiserem cumprir o compromisso pelo qual vocês foram eleitos, mande todos os indicados deles para cargos públicos pro olho da rua. Porque quem vai levar a culpa de tudo será você e o PT, não eles.

     

    O recado está dado, o povo está descontente, pois esperávamos muito mais. As ruas disseram claramente, que não aceitam arcar com aumento de impostos, dos combustíveis, dos juros, restrição no FIES, medidas recessivas, etc, sem mais nem menos, porque agora precisamos pagar os rombos do assalto à Petrobrás. Afinal, vocês estão achando que pagaremos por tudo passivamente, sem ao menos ver as brechas deixadas a corrupção sendo tapadas? Se o FHC afrouxou o rigor da lei, por que até agora não fizeram uma lei mais rigorosa?

     

    Comece pelo menos criando o imposto sobre grandes fortunas, aumentando o imposto sobre as maiores heranças, e tributando as grandes áreas rurais, que ficam encostadas nos bairros urbanizados para especulação imobiliária. Alivie o bolso do cidadão comum. Corrupção é punida com pena de morte na China, chega a ser um absurdo depois de tantos protestos e escândalos, não aumentarmos suas penas e torná-la um crime hediondo. Afinal, o Brasil precisa de uma resposta. Do jeito que está, não pode continuar.

     

    Saiba mais sobre a REFORMA POLÍTICA:

     

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2014/11/reforma-politica-quem-reclama-tem.html

     

     

    Veja porque pedir impeachment é uma perda de tempo:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/600105940125072/?type=3&theater

  18. DEIXAR “AGONIZAR” ATÉ “MORRER”

    UFA!!!

    Até que enfim deu meia noite e o sonho da Cinderela chega ao fim. Não tem mais fantasia com “animal marinho” e finalmente tudo volta a realidade depois de uma história remendada de contos mentirosos e inflados com toques de “crueldade”… A situação resume-se em cair na realidade e olhar para trás, vendo tudo caindo em ruinas e desacobertando-se a farsa de mais de 10 anos do “faz de conta”. Uma hora isso tudo tinha que aparecer… nenhuma mentira sustenta outra e a pilha delas acaba de desabar. Mas tem um ponto muito bom em tudo isso: Aquela brincadeira da vaca amarela agora vai começar!  Aquele ditado do Matheus também está valendo e chega o momento do GRAN FINALE: “Respeitável Povo, peguem suas cadeiras confortáveis para assistir o encerramento do CIRCO dos HORRORES; ÚLTIMA APRESENTAÇÃO”.

    Depois deta trágica comédia, vamos trabalhar de verdade e fazer UM BRASIL MELHOR, UM BRASIL VERDE E AMARELO, SEM RESPINGOS DE VERMELHO EM NOSSA IMACULADA PÁTRIA!!!!!!!!!!!!

  19. A Dilma tem que vim para a

    A Dilma tem que vim para a esquerda.ela  tem que entender os paneleiros não quer conversar ,quer seu pescoço.

    Deixa a Globo continuar sendo o esgoto que é.Tudo que Dilma fizer e falar vão fazer uma tabelinha e vão criticar e descredibilizar! Tiago Layfer,disparou um twiter no domingo.desqualificando os mininistros,na segunda Aecio repetia  mesma coisa.estão articulados todos os comentaristas de todos os canais tem o mesmo discurso,ninguem diverge é propaganda pura,tatica de Guerra !

    Vem para povo explica o por que das reformas previdenciarias.Prove que você não mentiu!

    Luciana está certa querem destroçar a esquerda,vão criminalizar,vão acabar caçando a esquerda,Até Paulo Freire querem destruir.Eu quero continuar usando a minha camiseta vermelha e lendo os meus livros,eu quero continuar tendo Orgulho do meu 1 voto em Lula e no governo que tirou 40 milhões  da miseria no Brasil.

  20. Adeus Presidencialismo!

    Adeus Presidencialismo!

    O Brasil precisa ser passado a limpo, de verdade! E nem a Direita e nem a Esquerda poderá fazer nada que realmente venha a mudar as regras do jogo. Todos estão corrompidos e envolvidos, de uma forma ou de outra, na lama instalada em nosso país. Segundo relatos dos acusados o esquema de corrupção na PETROBRAS começou no ano de 1996/1997, ou seja, no Governo FHC (PSDB) e ampliou nos Governos do PT. Todos juram que não sabiam de nada (sabem de nada inocentes!). Eu acredito em Papai Noel, Mula sem cabeça, Saci e outros!

    Tudo isso que vemos é fruto do sistema Presidencialista, pois desde que a República foi criada a corrupção comeu solta, experimentem pesquisar um pouquinho sobre o assunto.

    Eu não aguento mais e vou fazer campanha para que o Brasil seja um país Parlamentarista, mas com a volta da Monarquia ao Brasil.

    O Brasil tem jeito sim! É chegada a hora.

    Viva a Monarquia Parlamentarista!

    Edson Santos

  21. Adeus Presidencialismo!

    Adeus Presidencialismo!

    O Brasil precisa ser passado a limpo, de verdade! E nem a Direita e nem a Esquerda poderá fazer nada que realmente venha a mudar as regras do jogo. Todos estão corrompidos e envolvidos, de uma forma ou de outra, na lama instalada em nosso país. Segundo relatos dos acusados o esquema de corrupção na PETROBRAS comçou no ano de 1996/1997, ou seja, no Governo FHC (PSDB) e ampliou nos Governos do PT. Todos juram que não sabiam de nada (sabem de nada inocentes!). Eu acredito em Papai Noel, Mula sem cabeça, Saci e outros!

    Tudo isso que vemos é fruto do sistema Presidencialista, pois desde que a República foi criada a corrupção comeu solta, experimentem pesquisar um pouquinho sobre o assunto.

    Eu não aguento mais e vou fazer campanha para que o Brasil seja um país Parlamentarista, mas com a volta da Monarquia ao Brasil.

    O Brasil tem jeito sim! É chegada a hora.

    Viva a Monarquia Parlamentarista!

    Edson Santos

  22. Adeus Presidencialismo!
    O

    Adeus Presidencialismo!

    O Brasil precisa ser passado a limpo, de verdade! E nem a Direita e nem a Esquerda poderá fazer nada que realmente venha a mudar as regras do jogo. Todos estão corrompidos e envolvidos, de uma forma ou de outra, na lama instalada em nosso país. Segundo relatos dos acusados o esquema de corrupção na PETROBRAS comçou no ano de 1996/1997, ou seja, no Governo FHC (PSDB) e ampliou nos Governos do PT. Todos juram que não sabiam de nada (sabem de nada inocentes!). Eu acredito em Papai Noel, Mula sem cabeça, Saci e outros!

    Tudo isso que vemos é fruto do sistema Presidencialista, pois desde que a República foi criada a corrupção comeu solta, experimentem pesquisar um pouquinho sobre o assunto.

    Eu não aguento mais e vou fazer campanha para que o Brasil seja um país Parlamentarista, mas com a volta da Monarquia ao Brasil.

    O Brasil tem jeito sim! É chegada a hora.

    Viva a Monarquia Parlamentarista!

    Edson Santos

    1. Parlamentarismo, um sistemas mais limpo, sem toma la dá ca´.

      Edson, eu bato dessa tecla a anos. Quando houve a consulta pública sobre o Sistema de Governo e eucolhi Parlamentarismo, mas ainda existem “Currais Eleitorais” no Brasil e nesses currais existem muitos toureiros e vaqueiros bloqueando a lucidez dos eleitores. São pessoas que gostam do atrazo, das coisas ultrapassadas que pelo mundo afora, pelo menso na maioria foram abolidas.

      Tenho prefência pelo Parlamentarismo Monarquista, mas o Parlamentarismo já seria melhor que este modelo retrógada.

      Vamos fazer valer nossa visão.

      É isso ai Édson. Vou mostrar nas redes sociais como funciona o Sistema Parlamentarmo Monarquista e o Parlamentarismo mais utilizado por muitas Nações, como Alemenha, Japão, Itália, Espanha e tantos outros.

  23. VIXI, QUANTA BABOSEIRA!!!

    Apareceram, neste blog, tantos “analistas”, tantos despeitado tentando explicar o porquê da atitude do povo em protestar, civilizadamente, contra um governo letárgico e leniente e que, por manisfestar-se contra essa horda que se instalou no poder, aqui no Brasil, vêm querendo despistar o real sentido dessa marca histórica do dia 15/03/2015. (mais de um milhão de pessoas, em um só coro – “fora pt e fora Dilma”).

    Sabem o porquê, senhores “analistas de plantão”? É símples! Ninguém, com o mínimo de esclarecimento social, é idiota de aceitar tantas mentiras.

    Todas as promessas de campanha foram frustradas. Tudo que prometeu, está agindo diametralmente ao oposto.

    Usa termos e palavras, em discursos, que parecem mais códigos de auto-defesa de tudo aquilo que prometeu mas sabia que não tinha condição de cumprir!

    Não adianta vir aqui querer subvalorizar as manifestações do dia 15, não só na Paulista, como em todo o Brasil, meus caros.

    Aceitem que o povo já não aguenta mais tantos desmandos e tanta disfaçatez desses que estão aí, dizendo-se “paladinos dos pobres”. É nada! O que querem, na verdade é somente o “PUDER”.

    E o Lula se esconde, não é para “preservar a imagem, não”. Se esconde é porque só gosta do “bem bom” e do ôba-ôba!

    Ele sabe que está sujo na fita, faz é tempo.

    Não venha aqui “endeusar” quem nos colocou nessa enrascada, não!

    E não pensem que ela (Dilma) não está apática aos aconselhamentos de seu mentor. Ela o ouve e tenta praticar os conselhos, mas, os resultados são catastróficos…. depois o cara vem a público dizendo que o que ela fez foi “um erro político” (?).

    E não me venham com “coxinha” “couxão”, “elite banca” (ou preta), partido A, partido B… o que representou aquele mega-protesto foi, de verdade, o povo Brasileiro (com B) que é ordeiro, trabalhador e honesto. Isso sim, foi o que aconteceu na Av. Paulista…. uma demosntração de pura cidadania e civismo, em defesa de um PAÍS QUE SEJA SÉRIO E DIGNO.

    Os despeitados que vão chorar nos ômbros largos do governo que está aí.

    1. Baboseira

      Caro Antenor, considero sua a melhor opinião sobre o assunto. Os petistas fazem de tudo para esconder os desmandos acontecidos nesses últimos 12 anos. Tentam tampar o sol com peneira, mas as avidências estão ai e muito mais aparecerão. Ficam tentando jogar culpa em FHC, na SECA, na crise mundial e outras desculpas mais. Nadaram nas iniciativas criadas anteriormente e se consideram “pais” da estabilidade. Acontece que muitos tem memória curta e não alcançam iniciativas de estruturação futura. A estabilidade que tínhamos até pouco tempo foi iniciada no Governo Itamar Franco com a implantação da URV (Unidade Referência de Valor). Estava ai plantado a semente do Plano Real. Só que esquecem quem era o Ministro que participou de tão boa iniciativa.

      Nesses 12 anos eles nadaram nessas águas sem reconhecer o valor da iniciativa. Se setem criadores da iideia e da estabilidade.

      Não querem largar o osso por achar que muito a retirar ainda. 

      Dá nojo ver tanta sujeira aparecendo e eles sempre negando, mesmo com provas. É lastimável para qualquer brasileiro consciente ver Escolas, Hospitais, Segurança totalmente abandonados e Milhões em contas de privilegiados em Bancos no Exterior. Estão falando silenciosamente para todo BRASILEIRO: SAMOS IDIOTAS.

    2. Coxinha ou reaça?

      Reacionario, contra as reformas, contra o avanço, contra o desenvolvimento. Este blog está se infestando de opiniões reacionárias.

    3. Excelente texto Antenor. Mas
      Excelente texto Antenor. Mas o pessoal q frequenta aqui não vai querer entender o que escreveu. São piores q torcida organizada. Só eles tem razão. A democracia só vale se os ideais deles não forem confrontados. Infelizmente é assim.

  24. Sabedoria

    Vamos ser sinceros e honestos: aqui nessa terrinha, niguém tem a certeza de que alguma coisa ou medidas dará certo. É muito mais achismo e seja o que Deus quiser.

  25. Fascismo é o partido da nação

    Fascismo é o partido da nação em cólera. Leia esse trecho e veja como parece a descrição do dia 15:

     “Um dos fascistas mais inteligentes do pós-guerra, Maurice Bardèche, explicou em 1961 que o fascismo «não tem um princípio fundamental» e «não tem uma clientela natural», e continuou: «Ele é uma solução heróica. […] Ele é o partido da nação em cólera. E principalmente […] dessa camada da nação que usualmente se satisfaz com a vida burguesa, mas que as crises perturbam, que as atribulações irritam e indignam, e que intervém então brutalmente na vida política com reflexos puramente passionais, quer dizer, a classe média. Mas essa cólera da nação é indispensável ao fascismo»”

    “Os perigos da “nação em cólera””
    http://passapalavra.info/2012/10/65171

  26. Não há polarização. O que há
    Não há polarização. O que há é opressão de uma minoria com recursos e poder contra uma maioria, cujo único poder é o voto.
    A barbárie vem sempre do lado dos que podem mais. Minha filha e diversas amigas foram hostilizadas no dia da eleição por serem petistas, principalmente, por serem mulheres.
    Desde o último dia 15, acumulam-se denúncias de violência gratuita, inclusive de jornalistas contra inocentes, como fez Reinaldo Azevedo no metrô.
    O PT é contra o arbítrio e a corrupção, mas nenhum petista pendurou bonecos enforcados de Serra, FHC ou Cunha, nas manifestações de rua.
    A esquerda é contra o pensamento conservador e a favor da redução das desigualdades, mas não nutre ódio pelos tucanos. Aprendemos com Lula que peão não destrói a fábrica do patrão, pois se o fizer, não terá do que viver.
    A violência física indica o fim da capacidade de dialogar e argumentar.
    No dia 15, a direita e os conservadores brasileiros escolheram odiar o povo e destruir a nação, alinhando-se a interesses externos. Não representam o povo nem a alma dos brasileiros.

      1. Nossa classe dominante meia

        Nossa classe dominante meia boca nem tem tanta astúcia. Mas dupla nacionalidade e conta no exterior a Corte tem sim.

  27. Direita/Esquerda?

    Caro, pare com esta obsessão por direita e esquerda, não é porque um é crítico ao governo da situação que deva ser taxado de anti isso anti aquilo, não queira jogar um contra o outro, no final todos nós pagaremos a conta, cada qual com sua participação, este governo está a 12 anos no poder e não fez nada, só manteve a política econômica do governo anterior.

    Saibam receber críticas!!!

    1. …ou De como Compor uma

      …ou De como Compor uma Grande Mentira a Partir de Pequenas Verdades.

      Completa falta de compreensão do que está acontecendo…

  28. …enquanto isto, a maluquice impera em outra jurisdição…

    …que maluquice é esta ??? Quer dizer que se um membro do supremo resolver paralizar o mesmo, pedindo vistas em todos os processos postos em julgamento, guardando-os indefinidamente  em uma gaveta pode ??? Que regimento é este que possibilita a paralização de uma instituição desta importância ??? Alguém deve questionar a constitucionalidade deste regimento, ou não ??? Se a definição cabe pelo voto da maioria, deve-se receber o voto de todos, se a maioria foi estabelecida, independentemente de que um ou dois ou mais tenham pedido vistas, a assunto esta encerrado pelo voto desta maioria.

    1. maluquice mesmo, e anti-ético

      Se não pode um ministro do STF “segurar” um processo em seu colo (embarreirar), então definitivamente um ex-advogado não poderia se colocar como juiz para julgar seu ex-cliente. Isso não é ético, pois levanta uma suspeita de que o juiz pode beneficiar seu ex-cliente. Alguém deve questionar a constitucionalidade deste regimento, ou não ??? (Os dois lados da moeda)

  29. Uma manada de acéfalos invadiu o blog

    Só sabem repetir aqueles clichês que todo idiota que só recebe notícias através da Globo conhece.

    Nem dá pra dizer que a Globo fez lavagem cerebral neles porque para ser realizado este procedimento requer a existência de um cérebro.

  30. JUSTIÇA AO BLOG

    Justiça seja feita, Nacif: Havia criticado por não terem publicado meu comentário (porque demorou muito).

    Agora peço desculpas pois vi que foi publicado, há pouco.

    Sr. W.M. MAchado, desconsidere a minha crítica ao blog, por favor.

  31. Dilma e o paradoxo da radicalização

    Nassif, sei que você é lulista de carteirinha, mas de modo geral gosto de sua análises sobre o governo Dilma. Entretanto, não suporto quando você vem taxar aqueles que se opõe a Dilma como de direita (na forma pejorativa). Ora, ir às ruas contra Dilma e o PT não ser necessariamente de direita. Eu mesmo não suporto extrema direita ou extrema esquerda. Me acho uma pessoa de centro. Não fui à ruas, mas admiro quem foi para protestar de forma pacífica contra tudo que está aí, mas  não aqueles que defedem golpe militar.   

  32. DILMA E O PARADOXO DA RADICALIZAÇÃO

     

    Isso é uma piada!!!

    Dizer que a Dilma não radicaliza é uma piada, pois foi só o que ela fez nas eleições batento na tecla de que o Aécio “comia criancinhas” , e iria acabar com os pobres, cortando programas sociais, privatizando, subindo preços controlados, etc… e é tudo que ela está fazendo!!!

  33. Governo completamente sem

    Governo completamente sem direção.

    O Eduardo Cunha acertou na mosca no Roda Viva ontem: ela é a primeira presidente do período pós ditadura que não teve uma experiência parlamentar. Esse jogo da política, gostemos dele ou não, tem que ser feito. E ela não soube fazer.

    Sem saber gerenciar (o que ficou provado – afinal, ela mesma admitiu que a estratégia anti-crise drenou os recursos do governo, o nome disso é mau gerenciamento) e sem saber negociar, ela trouxe o país para esse momento crítico e isolou o PT (até aí, convenhamos, o PT também acreditou ter mais força do que realmente possui, ilusão que Lula nunca teve).

    Diz ela que vai apresentar um pacote de medidas anti-corrupção. Vamos ver, mas não acho que seja o suficiente para restaurar credibilidade. Cortar gastos na própria carne, isso sim seria algo mais crível.

    40 Ministérios? Convenhamos, não dá. 

     

     

  34. Vamos dar nome ao inimigo

    Perfeito o texto. 

    O que Dilma precisa é tampar o cano de esgoto que esta enviando o cheiro ruim para a população, deixando a todos nervosos e radicais. Esse cano se chama Globo. Ela incita a população ao radicalismo. Dilma precisa dar a esquerda o nome do inimigo, como fez com a revista Veja. E o nome do inimigo é Organizações Globo.

    A radicalização virá e vai sobrar para esta emissora golpista. Os animos estão exaltados e chegará a hora que só palavras não bastarão. Cuidado Rede Globo e profissionais da emissora, pois se vcs abrirem a lampada mágica, o gênio vai sair, depois vai ser difícil faze-lo voltar para a garrafa.

  35. Basta usar camisa vermelha

    Basta usar camisa vermelha pra apanhar na rua.

    O fascismo está a solta e o governo não fa nada… dá delcaração de que se trata de manifestação democrática atacar os outros fisicamente e verbalmente nas ruas.

    Essa militãncia governista que deu seu tempo e sua alma pro governo, como bons servos, são dados de presente aos fascistas aqui embaixo.

    Só que a esquerda toda vai junto nessa canoa furada do governismo petista.

    Só dá para conta com os daqui debaixo, os de cima estão todos com os fascistas.

  36. “Com a ajuda indispensável

    “Com a ajuda indispensável dos grupos de mídia, a direita ganhou a classe média, especialmente devido aos ecos da Lava Jato. A esquerda – teoricamente base de apoio do governo Dilma – se sente rifada tanto por Dilma quanto pelo PT e começa se aglutinar por fora.”

    Acrescente aí, por favor: e, inclusive, com a espetacularização pública do dito mensalão e respectiva aplicação da esdrúxula teoria do domínio do fato do inesquecível “tudo [só] contra o PT”.

  37. Alucinação

         Não ouvimos os xingamentos do panelaço, estamos vendo a paulista dominada de “suecos”, ouvimos o coro VTNC na copa que não teve, e eu não vi a maioria dos coxinhas comemorando o incêndio que eles provocaram em uma sede do PT , fica combinado então nada disso aconteceu, certo ?  realmente isso aconteceu unma dimensão paralela, tem gente tirando o corpo fora, viram que fizeram besteira

  38. Alguém fala novamente na óbvia intervenção externa

    Publicado em 17/03/2015

    Dilma devia imitar o Putin.
    E fichar as ONGs da Bláblá

    Elas não querem que o Brasil invista em hidrelétricas

     

    http://www.conversaafiada.com.br/economia/2015/03/17/dilma-devia-imitar-putin-e-fichar-as-ongs-da-blabla/

    Compartilhe  

    O Conversa Afiada reproduz entrevista do cientista político e historiador Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira concedida ao site PT na Câmara:  

     

    “EUA promovem desestabilização de democracias na América Latina”, denuncia Moniz Bandeira

    O cientista político e historiador Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira denunciou hoje (17) que os Estados Unidos,  por meio de órgãos como CIA, NSA (Agência Nacional de Segurança) e ONG´s a eles vinculadas,  continuam na tentativa de desestabilizar governos de esquerda e progressistas da América Latina,  como os da Venezuela, Argentina e Brasil. Em entrevista ao  PT na Câmara, por e-mail, Moniz Bandeira  disse que ‘’evidentemente há atores, profissionais muito bem pagos, que atuam tanto na Venezuela, Argentina e Brasil, integrantes ou não de ONGs, a serviço da USAID, Now Endowment for Democracy (NED) e outras entidades americanas”, para desestabilizar esses países, com a utilização de instrumentos que incluem protestos de rua.

    ‘’As demonstrações de 2013 e as últimas, contra a eleição da presidente Dilma Russeff, não foram evidentemente espontâneas”, disse o cientista político. “ Os atores, com o suporte externo, fomentam e encorajam a aguda luta de classe no Brasil, intensificada desde que um líder sindical, Lula, foi eleito presidente da República. Os jornais aqui na Alemanha salientaram que a maior parte dos que participaram nas manifestações de domingo, dia 15, era gente da classe média alta para cima, dos endinheirados’’, disse Moniz Bandeira, que reside na Alemanha e é autor de vários livros sobre as relações Brasil—EUA.

    No caso do Brasil especificamente,  citou iniciativas do PT e aliados que contrariam Washington, como a criação do Banco do Brics , uma alternativa ao FMI e ao Banco Mundial e o regime de partilha para o pré-sal, que conferiu papel estratégico à Petrobras, descocando as petroleiras estrangeiras. Ele lembrou também que a presidenta Dilma foi espionada pela NSA e não se alinhou com os EUA  em outras questões de política internacional, entre as quais a dos países da América Latina.

    Eis a entrevista:

    1)O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), comentou nas redes sociais que a CIA tem atuado nas tentativas de desestabilização de governos democráticos na América Latina . Como o senhor avalia isso, diante de vários episódios históricos que mostram os EUA por trás da desestabilização de governos de esquerda e progressistas?

    R – Washington há muito tempo está a criar ONGs com o fito de promover demonstrações empreendidas, com recursos canalizados através da USAID, National Endowment for Democracy (NED) e CIA; Open Society Foundation (OSF), do bilionário George Soros, Freedom House, International Republican Institute (IRI), sob a direção do senador John McCain, etc. Elas trabalham diretamente com o setor privado, municípios e cidadãos, como estudantes, recrutados para fazerem cursos nos EUA. Assim o fizeram nos países da Eurásia, onde de 1989 ao ano 2000 foram criadas mais de 500.000, a maioria das quais na Ucrânia.

    Outras foram organizadas no Oriente Médio para fazer a Primavera Árabe.

    A estratégia é aproveitar as contradições domésticas do país, os problemas internos, a fim de agravá-los, gerar turbulência e caos até derrubar o governo sem recorrer a golpes militares. Na Ucrânia, dentro do projeto TechCamp, instrutores, a serviço da Embaixada dos EUA, então chefiada pelo embaixador Geoffrey R. Pyatt, estavam a preparar, desde pelo menos 2012, especialistas, profissionais em guerra de informação e descrédito das instituições do Estado, a usar o potencial revolucionário da mídia moderna – subvencionando a imprensa escrita e falada, TVs e sites na Internet – para a manipulação da opinião pública, e organização de protestos, com o objetivo de subverter a ordem estabelecida no país e derrubar o presidente Viktor Yanukovych as demonstrações contra o presidente Yanukovych, em fevereiro de 2014.

    Essa estratégia baseia-se nas doutrinas do professor Gene Sharp e de Political defiance, i. e., o desafio político, termo usado pelo coronel Robert Helvey, especialista da Joint Military Attache School (JMAS), operada pela Defence Intelligence Agency (DIA), para descrever como derrubar  um governo e conquistar o controle das instituições, mediante o planejamento das operações e mobilização popular no ataque às fontes de poder nos países hostis aos interesses e valores do Ocidente (Estados Unidos). Essa estratégia pautou em larga medida a política de regime change, a subversão em outros países, sem golpe militar, incrementada pelo presidente George W. Bush, desde as chamadas “revoluções coloridas” na Europa e Eurásia, assim como na África do Norte e no Oriente Médio. Explico, em detalhes e com provas, como essa estratégia se desenvolve em meu livro A Segunda Guerra Fria, e, no momento estou a pesquisar e escrever outra obra – A desordem mundial – onde aprofundo o estudo o que ocorreu e ocorre em vários países, sobretudo na Ucrânia.

    2)Além da CIA, como os EUA atuam contra os governos de esquerda da América Latina.

    R – Não se trata de uma questão ideológica, mas de governos que não se submetem às diretrizes de Washington. Uma potência mundial, como os EUA, é mais perigosa quando está a perder a hegemonia do que quando expandia seu Império. E o monopólio que adquiriu após a II Guerra Mundial de produzir a moeda internacional de reserva – o dólar – está a ser desafiado pela China, Rússia e também o Brasil, que está associado a esses países na criação do banco internacional de desenvolvimento, como alternativa para o FMI, Banco Mundial etc. Ademais, a presidenta Dilma Rousseff denunciou na ONU a espionagem da NSA, não comprou os aviões – caça dos EUA, mas da Suécia, não entregou o pré-sal às petrolíferas americanas e não se alinhou com os Estados Unidos em outras questões de política internacional, entre as quais a dos países da América Latina.

    3) O governo da Venezuela tem denunciado a participação de Washington em  tentativas de golpe.  O mesmo poderia estar acontecendo em relação ao Brasil?

    R – Evidentemente há atores, profissionais muito bem pagos, que atuam tanto na Venezuela, Argentina e Brasil, integrantes ou não de ONGs, a serviço da USAID, Now Endowment for Democracy (NED) e outras entidades americanas. Não sem razão o presidente Vladimir Putin determinou que todas as ONGs fossem registradas e indicassem a origem de seus recursos e como são gastos. O Brasil devia fazer algo semelhante. As demonstrações de 2013 e as últimas, contra a eleição da presidente Dilma Rousseff, não foram evidentemente espontâneas. Os atores, com o suporte externo, fomentam e encorajam a aguda luta de classe no Brasil, intensificada desde que um líder sindical, Lula, foi eleito presidente da República. Os jornais aqui na Alemanha salientaram que a maior parte dos que participaram das manifestações de domingo, dia 15, era gente da classe média alta para cima, dos endinheirados.

    4) Que interesses de Washington seriam contrariados, pelo governo do PT, para justificar a participação da CIA e de grupos empresariais de direita, como os irmãos Koch (ramo petroleiro) , no financiamento de mobilizações contra Dilma? O pré-sal, por exemplo?

    R – Os interesses são vários como expliquei acima. É muito estranho como começou a Operação Lava-Jato, partir de uma denúncia “premiada”, com ampla participação da imprensa, sem que documentos comprobatórios aparecessem. O grande presidente Getúlio Vargas já havia denunciado, na sua carta-testamento, que “a campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. (…) Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculizada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente”.

    5) Como o senhor interpreta o surgimento de grupos de direita no Brasil, com agenda totalmente alinhada aos interesses dos EUA?

    R – Grupos de direita estão no Brasil como em outros países. E despertaram com a crise econômica deflagrada em 2007-2008 e que até hoje permanece, em vários países, como o Brasil, onde irrompeu com mais atraso que na Europa. E a direita sempre foi fomentada pelos interesses de Wall Street e do complexo industrial nos  EUA, que é ceivado pela corrupção, e onde a porta giratória – executivos de empresas/secretários do governo – nunca deixa de funcionar, em todas as administrações.

    6) Há, entre os organizadores dos protestos, gente fracamente favorável à privatização da Petrobras e das riquezas nacionais, com um evidente complexo de vira-latas diante dos interesses estrangeiros. Como analisar esse movimento à luz da história brasileira?De novo o nacionalismo versus entreguismo?

    R – Está claro que, por trás da Operação Lava-Jato, o objetivo é desmoralizar a Petrobras e as empresas estatais, de modo a criar as condições para privatizá-las. Porém, estou certo de que as Forças Armadas não permitirão, não intervirão no processo político nem há fundamentos para golpe de Estado, mediante impeachment da presidenta Dilma Rousseff, contra a qual não há qualquer prova de corrupção, fraude eleitoral etc., elemento sempre usado na liturgia subversiva das entidades e líderes políticos que a USAID, NED e outras entidades dos EUA  patrocinam.

     

     

  39. Leite derramado

    Não vai fazer. Vai-se recolher e esperar que a solução venha do além. Já deve estar acendendo velas e queimando incenso. Pode ser que inclusive tenha encomendado ao pai Caboclo Sete Flechas um trabalho para Ogum, à fim de tornar-se invisível aos olhos dos inimigos que amealhou.

    E eis que se revela D.Dilma, aos olhos do povo. Paralisada diante da própria inércia.

    E volto a escrever, é resultado de um ano medíocre, de festas, feriados e da maldita Copa do Mundo. Além disso, do parasitismo, da mentira, da teimosia e da falta de talento para a política.

    Um Jânio de saias. É boa de palanque, mas péssima administradora.

    Pior vai ser agora, quando se encolhe num cantinho e põe a cara entre os joelhos, para não ver o que fez.

    Deveria ser mais elegante, em nome dos velhos tempos. Pedir a renúncia. Sair do poder para entrar na história, carregando consigo a pecha de ter envergonhado os eleitores, o mentor, o partido e a mulher brasileira, que tanto tem lutado para mostrar dedicação e competência.

    Se não agir com presteza desta vez, o que duvido que faça, vai levar consigo o PT consigo para as profundezas abissais do esquecimento que há nas páginas da história.

    Restará um retrato na parede de algum museu, usando uma faixa presidencial, nada mais.

    1. Belo conto de fadas.

        Aqui na terra Dilma ocupa a cadeira da presidencia e teu breve libelo se sobreviver ao tempo perdido em uma lata velha antes chamada de servidor quem sabe possa ser lido por algum futuronauta desocupado e bisbilhoteiro.

  40. Direita / Esquerda Já Era – agora é Dollar / Yuan

    O relógio tic taqueia, 2015.75 é na esquina===> end game.

    Major American Allies Ignore U.S. Pleas and Join China’s Alternative Bank

    Posted on March 17, 2015 by WashingtonsBlog

    UK, Australia, New Zealand, Singapore and India All Sign On … South Korea Next?

    Update: The Financial Times now reports that France, Germany and Italy have all agreed to join the China-led international development bank as well, “delivering a blow to US efforts to keep leading western countries out of the new institution.”

    This week, 2 major U.S. allies – 2 of the “Five Eyes” – have disregarded American pleas and joined China’s new development bank … alternative to the US-dominated IMF and World Bank lending order. (A third member of the Five Eyes – New Zealand – previously signed onto the Chinese bank.)

    Specifically, the UK and Australia signed on this week.

    The Financial Times reports, quoting a senior US Official:

    [The decision of the UK to join the Chinese development bank was made with] virtually no consultation with the US.

    We are wary about a trend toward constant accommodation of China, which is not the best way to engage a rising power.

    The New York Times reported last week:

    Fundamentally, Washington views the Chinese venture as a deliberate challenge to those postwar institutions, which are led by the United States and, to a lesser extent, Japan, and the Obama administration has put pressure on allies not to participate…

    ***

    South Korea and Australia, both of which count China as their largest trading partner, have seriously considered membership but have held back, largely because of forceful warnings from Washington, including a specific appeal to Australia by President Obama.

    Zero Hedge predicted last week:

    In short order Australia and South Korea will likely be on board and at that point, the stigma the US has created around membership will have completely disappeared (if it hasn’t already), opening the door for other US “allies” to join ….

    An Op-Ed in The Australian argues:

    The decision by the Abbott government to sign on for negotiations to join China’s regional bank … represents another defeat for Barack Obama’s diplomacy in Asia.

    ***

    Canberra’s move follows similar decisions by Britain, Singapore, India and New Zealand.

    Make no mistake — all this represents a colossal defeat for the Obama administration’s incompetent, distracted, ham-fisted dip­lomacy in Asia.

    ***

    Since then, the Abbott government has felt absolutely zero subjective good will for Obama.

    This is an outlook shared by many American allies.

    ***

    The Obama administration has neither the continuous presence, nor the tactical wherewithal nor the store of goodwill or personal relationships to carry Canberra, or other allies, on non-essential matters.

    ***

    Such prestige as the US enjoys in Asia these days rests disproportionately on the shoulders of the US military.

    Obama has neglected and mistreated allies and as a result Washington has much less influence than previously.

    The saga of the China Bank is almost a textbook case of the failure of Obama’s foreign policy.

    ***

    Obama treats allies shabbily and as a result he loses influence with them and then seems perpetually surprised at this outcome.

    ***

    The consensus is that the Obama White House is insular, isolated, inward-looking, focused on the President’s personal image and ineffective in foreign policy.

     

    1. Alexandre um scoop do blog!

      e vamos convir: traduzindo em português a frase que pesquei no text:

      “The consensus is that the xxxxxx is insular, isolated, inward-looking, focused on the President’s personal image and ineffective in xxxx policy.”

      esta me lembro algo…

    1. Já perdeu há muito tempo.

      Já perdeu há muito tempo. Vide eleição. Cada grupo da esquerda está tentando tirar um naco e ocupar o lugar hoje ocupado pelo PT. Vide o Albuquerque ontem, na propaganda eleitoral metendo o pau na Dilma. Um horror. A esquerda brasileira está perdendo a vergonha na cara.

  41. Imperdível! Bernardo Kucinski
    “… o 5o. Poder – a Força Tarefa – se aliou ao 4o. Poder e tem total autonomia…”

    “Fazem jogo político sem terem mandato para isto…” 

    “Quem determina o que vai acontecer amanhã no Brasil é o juiz Moro …”

    Bernardo KUCINSKI, na TV Brasil, hoje  (Programa Espaço Público, 22 horas). 

    Livro:  Cartas para Lula

    Reprise: Domingo, 23 horas.

  42. Assembleísmo não é solução

    Reforma do governo, extinção de pastas, DAS, fusão de agências, troca do ministério por equipe de notáveis, isso poderia clarear o túnel.

  43. Com desinformação não existe Democracia
    Temos que convir!

    Sem uma mídia de contra ponto à que aí está, não existe a menor possibilidade da nossa Democracia sobreviver.

    A mídia atual impõe suas verdades, seus desejos, suas versões, mais do que em qualquer estado totalitário que tenha existido na face da terra. Os Blogs independentes não são suficientes para cumprir esta inadiável tarefa.

    E o pior de tudo! Esta mídia não está, e nem nunca esteve, preocupada a mínima com o progresso do Brasil, o bem estar da população, o nacionalismo. Se preciso for, para atingir seus objetivos, destrói tudo o que existe. Não precisamos detalhar aqui todos os seus desmandos. Estamos cansados, saturados, enojados de acompanhá-los todos os dias.

    Como o cidadão, com menor possibilidade de se informar, poderá conhecer o outro lado da moeda? Será sempre conduzido como marionete pelo imenso poder de persuasão do Sistema Único de Desinformação que domina nosso cenário político após a ditadura militar.

    Se quisermos levar adiante, mesmo que de pouco em pouco, uma política de bem estar social será preciso criar urgentemente o contra ponto a este perverso Sistema Único de Desinformação

  44. Ao modo de Sheldon Cooper diria defina radicalização fulminante

     

    Luis Nassif,

    Bom texto. Agora não creio que o que você apresenta como proposta sirva para se chegar a algum lugar.

    Sua proposta é para “azeitar os canais já existentes, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) às câmaras da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), os conselhos em torno da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o modelo de acompanhamento proposto na Política Nacional de Participação Social”.

    Há um comentário recente de Calvin enviado quarta-feira, 18/03/2015 às 10:43, em que ele parece fazer a crítica a sua proposta e ao mesmo tempo propõe algumas medidas. Com o título que ele dá ao comentário dele: “Assembleísmo não é solução” ele parece, como eu afirmei antes, fazer a crítica a sua proposta. E então ele propõe:

    “Reforma do governo, extinção de pastas, DAS, fusão de agências, troca do ministério por equipe de notáveis, isso poderia clarear o túnel”.

    Não considero as propostas de Calvin necessárias. Não considero que as suas propostas sejam propostas de assembleísmo, mas considero que elas não são solução. Primeiro há que considerar que há um pouco de marketing nesses conselhos e câmaras. Alguns governantes os utilizam para procrastinar ideias que eles não consideram úteis serem aplicadas em determinado momento. Assim, ao mesmo tempo que considero que as medidas para azeitar o funcionamento desses conselhos já deveriam ter sido tomadas, avalio que deixar para azeitar os conselhos ou câmaras no ano seguinte não representa o fim do mundo.

    E o fecho do seu post precisa ser mais bem esclarecido. Afirma você:

    “Ela nada faz, para não estimular a radicalização. Mas a radicalização virá fulminante se ela nada fizer”

    O uso da vírgula deixa a gente reticente quanto à correção da frase, mas a idéia que você, talvez sem querer, transmitiu parece ficar mais precisa com o uso da vírgula. Penso, entretanto, que a idéia correta não é a transmitida e deveria ser expressa assim:

    “Ela não faz nada para estimular a radicalização”.

    E quanto à segunda frase: “Mas a radicalização virá fulminante se ela nada fizer”, eu lanço algumas dúvidas. Será que a radicalização já não chegou fulminante, aqui usando fulminante no sentido de ápice? Como eu disse, trata-se de dúvida, assim pode ser que a radicalização não tenha chegado ao ápice, ou pode ser que você utilizou o termo fulminante no seu sentido estrito, você quis dizer a radicalização chegou rápido e mortal. Aqui surgem novas dúvidas. Mortal para que ou para quem? E lembro da radicalização nos Estados Unidos feita por americanos contra os próprios americanos, como são os atentados contra as clínicas de aborto e como foi o atentado conhecido como “Atentado de Oklahoma City” que teve como alvo o Edifício Federal Alfredo P. Murrah e no qual morreram 168 pessoas e houve mais de 500 feridos. Esses tipos de atentados são incontroláveis e são fruto de radicalização e eu não saberia dizer se se trata de uma radicalização fulminante. E são incontroláveis em país como os Estados Unidos com toda a capacidade de vigilância que aquele país possui, imagine em um país como o Brasil.

    Bem, mas eu tenho mais interesse na segunda frase pelo que foi expresso no seu final. Dita de forma inversa a frase seria: “Mas se ela nada fizer, a radicalização virá fulminante”. Como eu disse, não sei o que significa “a radicalização virá fulminante”, mas o que mais me preocupa é o significado que você quis dá a “se ela não fizer nada”.

    Você quer dizer se ela não governar bem (O bem fica por minha conta porque na sua frase não há esta palavra), “a radicalização virá fulminante” (seja lá o que você quis dizer com isso)? Ou você quis dizer se ela não fizer nada para combater a radicalização, “a radicalização virá fulminante”? Será que está nas atribuições da Presidência da República combater a radicalização. E mesmo que tivesse, que radicalização a presidenta Dilma Rousseff tem de combater: qualquer radicalização, a radicalização da violência ou a radicalização fulminante?

    Agora considero que sob o aspecto de bem governar a presidenta Dilma Rousseff tomou as medidas acertadas. Colocou no Ministério da Fazenda alguém conhecido como Mãos de Tesoura para realizar cortes quando a economia precisa de cortes e deixou que a pressão pela alta do dólar contamine a nossa economia de modo a permitir que o real alcance o ponto necessário para que o país fique livre de estrangulamentos no Balanço de Pagamentos e possa ao mesmo tempo, via mercado externo, impulsionar o crescimento econômico. Se ela nada fizer para alterar esse quadro a economia volta a se relançar em 2016.

    Apesar dos inúmeros defeitos que a presidenta Dilma Rousseff tem, em especial a depreciação que ela faz da atividade política fisiológica, eu avalio que ela acertou quando manteve nos seus primeiros quatro anos de governo uma política econômica que era aquela política econômica correta a ser adotada dada a situação econômica brasileira e mundial. E mais, considero que ela se tornará no primeiro presidente do Brasil após a maxidesvalorização de 1983 que faz a mudança de política econômica no primeiro ano de governo incorporando uma maxidesvalorização da moeda e mantem a nova política por quatro anos.

    PS. Li o post “Uma proposta de governo de transição democrática: com Dilma” de terça-feira, 17/03/2015 às 08:46, aqui no seu blog com texto de autoria de José Roberto Militão. Achei o texto dele muito ruim e comentei isso em email que enviei agora à tarde para ele. Vi também a foto que ilustra o post e está entre outras duas. Ao contrário de José Roberto Militão não sou negro. Não é por isso que eu não sei o que se passava na cabeça dos jovens negros que viam a marcha contra o PT, contra o governo Dilma e contra a corrupção. De qualquer modo, é reconfortante sentir que eu estou do lado de cá e não do lado de lá da foto.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 18/03/2015

  45. Só pra lembrar
    Se a verdade

    Só pra lembrar

    Se a verdade não serve a luta revolucionária, inclusive a que resiste a um golpe de estado do fascismo, essa verdade não passa de uma mentira com palavras bonitas. A quem olha as sociedades pela lógica da luta de classes, isso faz sentido. A quem olha as sociedades pela moral longe da política, (moral pequeno burguesa que nos é vendida pela burguesia, esta que abstrai das contradições das sociedades a luta de classes e interesses antagônicos e irreconsciliáveis – inclusive, valores), isso não fará o menor sentido.

     

    1. Você fez um comentário sem

      Você fez um comentário sem sentido próprio, sem dizer onde quer completar a verdade ou a mentira. 

      Tente fazer um texto que fale suas ideias, porque devaneios sobre o olhar, que não constroi alguma coisa do movimento real ou de si, não tem pé nem cabeça.

  46. O acesso exterior, ao qual

    O acesso exterior, ao qual se confere o aspecto histórico da democracia brasileira, não faz parte dos assuntos críticos para reproduzir a violação do desenvolvimento econômico, portanto, são insuficientes as características políticas em si mesma, em que se constitui a base de conflitos da direita liberal (menos estado) com a esquerda (social) ausente.

    A verdadeira causa da crise econômica do outro lado, que se efetua a oposição externa que promete readquirir o crescimento em 2016, pressiona o governo para a diminuição das condições de consumo, emprego, renda. Pois apossa-se dos pontos de partida que resultam em mais inflação e, indefinidamente, mais aumentos de juros virão, como outrora quando estavavam fazendo esse dinheiro do ar dar tudo errado; implicando uma subdivisão de conflitos a propósito de eleger, de qualquer  maneira, o candidato a presidente do PSDB.

    Isto é a antidemocracia, porque ao Banco Central se confere mérito particular  de poder, justamente para que haja esta elaboração de ajuste fiscal acima; com essa invenção determinada de complicações que perpassam à frente da própria operação Lava Jato e vai dizer o que o congresso tem que fazer junto com gêneros de representação contrários que põe o povo em contradição consigo mesmo.

    Temos que pensar numa teoria de acesso exterior (vaga só para os especuladores) e não na prática da sucessão de seus pretendentes; que, de fora da política, capitam as decisões das obras, eventos e destinos de valor (capitalismo), com obstáculos para a própria riqueza representar o dinheiro.

  47. Não é esquerda X direta, são os corruptos contra todos nós!

    E só tem um jeito de nos defendermos:

    RECALL – REFERENDO REVOCATÓRIO DE MANDATO

    Povo que não tem direito de cassar seus próprios políticos, é o mesmo que um banheiro sem água pra dar descarga…

    Enquanto o impeachment precisa de provas e processo na justiça, com o RECALL não! Basta para tanto, que o povo perca a confiança no político. Aliás, o RECALL e a DEMOCRACIA DIRETA não são nem de esquerda, nem de direita. Equivalem à luta por MAIS DEMOCRACIA, quando pobres e mulheres não tinham direito de votar.

    No RECALL o mandato político é uma pŕocuração, onde o procurador (povo) pode retirar o poder outorgado na hora que quiser. Fazemos isso com abaixo assinados contra os políticos. Uma vez juntadas as assinaturas necessárias, na próxima eleição o povo é consultado se quer que o político permaneça no cargo. Precisamos exigir nos protestos, que os pólíticos escrevam esse nosso direito na lei.

    Com o RECALL, todos ganham. Somente a corrupção é que perde. Pois ao saber que será julgado pelo povo, o político tem certeza de sua punição. Ninguém sai no prejuízo, porque quando um corrupto é cassado pelo povo, o suplente entra em seu lugar, não prejudicando o partido, e os eleitores que optaram por sua ideologia.

    Saiba mais, e não troque gato por lebre:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/600105940125072/?type=3&theater

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2014/05/referendo-revocatorio-de-mandato.html

    Precisamos sair às ruas para exigir o RECALL, e MAIS DEMOCRACIA. Sem pressão eles não vão incluí-lo na reforma política, e seremos enrolados de novo. Pois querem fazer uma reforma eleitoral, e dizer que é REFORMA POLÍTICA. Vejam:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2014/11/reforma-politica-quem-reclama-tem.html

    Essa é uma luta de todos nós, seja de esquerda ou de direita. Aliás, nossa luta

    NÃO É ESQUERDA CONTRA DIREITA,

    mas sim

    OS CORRUPTOS CONTRA O POVO…

    Vamos nos unir, e pensar mais no país, que nos políticos. Vamos todos para as ruas!

    PROTESTE!

    Não interessa se você votou na Dilma ou não. Protesto não tem dono, o que importa é o que pedimos em nossos cartazes. O governo vacilou muito feio. Porque não poderia impor um pacote de medidas recessivas, contra o aumento da renda e do emprego; sem antes apresentar medidas duras contra a corrupção.

    Querem que a gente pague a conta do rombo na Petrobrás, que começou lá em 1997. Não importa se isso já vem do passado, o problema é que querem deixar a roubalheira continuar correndo solta como sempre. Daqui a pouco vem outro escândalo, e quem vai pagar a conta de novo somos nós. Que isso sirva de lição, pra quem não gosta de ler, estudar, e debater política. Agora todo mundo está vendo quem é que paga a conta…

    Precisamos

    ESPREMER A DILMA!

    Embora ela possa dizer que não é culpa direta dela, já que quem faz as leis é o congresso; a Dilma está em começo de mandato, distribuiu milhares de cargos, pra gente que vai mamar nas tetas do Estado nos próximos 4 anos; e tem a obrigação de exigir desses partidos aliados uma profunda e participativa REFORMA POLÍTICA. Sem contar que também tem a chave do cofre, e pode perfeitamente usar a distribuição de recursos em troca de apoia às reformas.

    Ou seja, a REFORMA POLÍTICA PARA MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR só não sai, se a presidenta não quiser. E onde mais estamos precisando participar é nas decisões sobre a abertura de processo de cassação de políticos, e suas sentenças, através do RECALL. Porque tudo o que eles fizerem contra a corrupção, não chega aos pés do respeito, que conquistaríamos com o direito ao RECALL.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador