Dilma fala de Jane, Lula e SBM

Depois de encerrada a entrevista de ontem, a presidente Dilma Rousseff entabulou uma prosa mineiro com os entrevistadores. Descontraída, divertida, comentou sobre séries do Netflix, indicou livros de sociologia e foi indagada sobre os últimos factoides da mídia.

Alguém comentou sobre os dois “causos” divulgados pelo blogueiro Ricardo Noblat: um suposto quebra-pau de Dilma com Lula e as supostas grosserias que teria feito a Jane, camareira do Palácio.

Dilma não tinha lido e não sabia dos “causos”. Riu da suposta briga com Lula. E falou de Jane.

Na campanha, disse ela, um jovem jornalista tentou pagar Jane para que confirmasse essa história, disse ela. Recusou-se a dar o nome do jornalista. Disse apenas que era jovem e “bonitinho”.

E falou de Jane. Deu-se tão bem com Jane, contou Dilma, que ensinava aritmética para ela e se deliciava com seus “causos”.

Relembrou minhas crônicas na Folha:

— Você que gosta das histórias mineiras, vai se deliciar. Uma vez ela me contou que tinha um primo dela, na Bahia, que quando a polícia o cercava, ele virava “moita”.

Entusiasmou-se com o relato. Disse que “isso é o Brasil”, essa magia, essas imagens. E riu quando disse que perguntava para Jane qual a razão da polícia ir atrás do primo e ela não respondia.

Chegaram a dizer que Jane tinha sido presenteada com uma casa do Minha Casa Minha Vida.

Ela entrou na fila, comprou e paga. Dilma sabia de cor o valor da prestação e conta com riqueza de centavos.

Jane tem uma filha que mora em Paris. Dilma levou-a na comitiva em uma de suas viagens, para poder visitar a filha.

Riu quando um assessor lhe informou o teor do suposto bate-boca com Lula apud Noblat. O assessor explicou por que não saiu nenhuma nota desmentindo a novela: porque ninguém levou a sério, nenhum jornal ou portal deu credibilidade à notícia

Outro tema foi a suposta denúncia da Folha, de que um ex-executivo procurou a CGU (Controladoria Geral da União) oferecendo denúncias contra a empresa, no escândalo de suborno da Petrobras.

Ele procurou a CGU, disse que nos Estados Unidos o governo pagava por informações e quis vender as dele.

Não foi aceito por várias razões. Uma delas é que se a CGU aceitasse, o processo poderia ser anulado pela justiça brasileira. A principal delas é que a CGU mantinha contato com as autoridades holandesas e teria acesso oficial a todas as provas apresentadas.

Luis Nassif

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De minha parte, quando vejo

    De minha parte, quando vejo chamada que Dilma brigou com Lula, Dilma foi grosseira com Maria, com Amélia e com o João, simplesmente nem abro a notícia. 

     

  2. É, mas o principal

    o Nassifão num perguntou e num perguntou por puro medo.

    Se eu estivesse lá com os blogueiros sujos, perguntaria, na lata:

    Presidenta (ah, como esse negócio de Presidenta irrita os coxinhas), vc furava ou num furava os zoio das suas bonecas?

    Isso ninguém pergunta. Imprensa chapa branca.

    1. Campos do Pensamento

      Vomite!

      Você precisa de uma terapia que as grandes empresas capitalista praticam há décadas, que chamam de ‘brain storm’ (tempestade cerebral).

      Pelo visto, existem muitos campos do pensamento de que você ainda não se deu conta.

      Os caminhos da Razão são muito complexos.

  3. Desde o discurso da Dilma,

    Desde o discurso da Dilma, após a divulgação do resultado das eleições,  percebo no semblante dela uma segurança e tranquilidade extraordinárias.

    Percepção essa que confirmo a cada dia e também nessa entrevista.

    Para mim é muito confortável e agradável sentir que a presidenta, no olho desse furacão turbinado pela mídia oligopolizada, segura o leme do barco com uma firmeza e serenidade inigualáveis.

    É como o Chico Buarque disse na campanha de 2010:  Dilma não tem medo de nada.

    Uma pessoa, uma mulher principalmente, que sobreviveu à tortura, está vacinada contra qualquer coisa e nada pode detê-la, exceto ( bato na madeira ) a doença e a morte.

    Pesquisas comprovam que mulheres são mais corajosas que os homens.

    Estamos em ótimas mãos e, aos poucos, venceremos todos os obstáculos.

     

  4. “Na campanha, disse ela, um

    “Na campanha, disse ela, um jovem jornalista tentou pagar Jane para que confirmasse essa história, disse ela. Recusou-se a dar o nome do jornalista. Disse apenas que era jovem e “bonitinho”.

    Dessa o “Caneta” está fora.  Juventude e beleza(exterior e interior) não são o forte do aliado do Cachoeira. Agora, o modus operandi é típico do esquema da turma de Veja, “Poli”, Cachoeira & Cia.

    Alberto Youssef após a sua delação no caso Banestado foi proibido de voltar a exercer picaretagens. Os recentes acontecimentos mostram que continuou a fazê-los. Como “prêmio”, teve “direito” a fazer nova delação apesar de, por lei, não tê-lo, já que infrigiu as regras da primeira. E, ao que tudo indica, terá melhores recompensas desta vez. Além de livre, sairá com uma boa grana, pronto para daqui um certo tempo proporcionar uma terceira delação. Talvez com o próprio Moro, o que se tornará uma verdadeira parceria(público/privada ?).

    Tudo isso para lembrar que Cachoeira está livre, leve e solto lá pelas bandas do planalto central. Como tem bons serviços prestados ao anti petismo, quem sabe não esteja operando ou, pelo menos, servindo de inspiração aos jornalistas mais jovens, bonitinhos e… coxinhas.

  5. Congruência

    Entre a formalidade da comunicação oficial  e a expressão de informalidade  em apreciar o que dela falam ou a ela atribuem, Dilma é congruente mesmo que não gostem dela. 

     

     

  6. Pergunta de troll

    Sem o PIG e com a suposta auto censura da nova mídia (simpatizantes) a sociedade brasileira continuaria recebendo informações do jornalismo investigativo com fatos que eventualmente tiram o brilho do desempenho governamental?  Também  é totalmente  ou parcialmente dispensável a produção de conteúdo jornalístico do PIG?

  7. Impressionante a mediocridade

    Impressionante a mediocridade da grande imprensa brasileira. Chafurdam incessantemente a vida pessoal da presidente, como se o Brasil não tivesse nada de importante a ser debatido de interesse da população e do país.

  8. Persistência.

    Deixe-me entender o caso Jane “dos cabides”. Alguém do PIG procurava uma Lurian pra detonar DIlma. É isso? Como são criativos.

    Falhou, então, montaram a tal fala do Youssef em delação premiada de que Lula e Dilma sabiam de tudo?

    Caramba. Os caras do PIG são persistentes. Isso ninguém pode deixar de reconhacer.

    E Dilma continua rindo – deles ou pra eles.

  9. Falta de entendimento

    Há uma falta de entendimento na mídia cartelizada, ou uma falta de definição editorial: Ou a Dilma é fraca, está acuada, não manda mais nada, como desejam alguns, especialmente depois da dupla  cunha-calheiros, ou então é uma víbora, mandona, grosseira, autoritária. De qualquer forma, é de um cafajestismo típico desta época, da fase neocon nacional, que eu não sei ainda se foi um acerto (pois aglutinou e excitou a extrema direita, dando a impressão de mobilização organizada), ou se é o veneno que acaba com o próprio envenenador…aos poucos. Uma pena, a imprensa, teoricamente, seria um instrumento importante da democracia, embora hoje se preste até a insuflar golpes,  não aceitar resultados de eleições, ETC..

  10. A mim me parece que os

    A mim me parece que os blogues (e todos os blogueiros) são reféns da pauta da grande imprensa – nada a estranhar Ali Kamel pautar  Merva, Noblat, entim… os globais e subsidiárias que são Folha, Veja, Estadão…. o que causa espasmo é pautar TODA a esquerda, as esquerdas brasileiras, reputam falha de comunicação à Dilma (abra blogue do Planalto, tem tudo lá), não é falha do governos e sim de que TODA esquerda vem à rebique de “fofoquinhas” e pautas diária de Ali Kamel, perde-se grande oportunidade de falar de por exemplo “projetto do submarino nuclear”, “minha casa minha vida”, aeroportos regionais”, enfim é Kamel que tráz para o tabladinho em que “eles” são bons, “destruir realizações de governos trabalhistas”. A discussão do Brasil é precárria, pobre. Vira-lata.

  11. Dilma está precisando de uma

    Dilma está precisando de uma injeção de ânimo. Antes das manifestações de março/2015 ela disse que o “povo é forte”, agora dá a entender que o Estado é fraco, tão fraco que não consegue enfrentar empresas de comunicação em crise. Saia da toca presidenta. Político que não faz tocaia não derrota seus inimigos.  

  12. A Dilma precisa levar a sério essas fabulações!!!

    Não basta rir e achar desnecessário  desmentir o boato baseando-se na suposta irrelevância do assunto. Tem que responder no twitter, na página do Facebook e por meio de nota oficial!  Essa narrativa mentirosa se espalha feito rastro de pólvora e prevalece sobre a verdade dos fatos. A massa contrária ao governo é analfabeta política e se nutre de fofocas, manchetes sensacionalistas e desinformações. Basta ver as respostas à pesquisa feita por professores da USP e Unifesp com os manifestantes da Paulista em 13/04.

    http://www.lage.ib.usp.br/manif/

    Maledicências como essa caem com perfeição nas cabecinhas de vento, cheias de ódio, das pessoas que já acreditam piamente que o Lulinha é sócio da Friboi e dono de latifúndios pelo país afora; o PT quer implantar o comunismo no Brasil; o PCC é o braço armado do PT; o PT trouxe 50 mil haitianos para votar em Dilma nas últimas eleições; os desvios da Petrobrás são o maior caso de corrupção da história do Brasil; as cotas nas universidades geram mais racismo; o bolsa família só financia preguiçoso; a Dilma é autora do projeto de terceirização e milhares de outros absurdos espalhados e bombardeados reiteradamente até virarem crenças arraigadas.

    É assim que o PT perde de 7X1 a batalha da comunicação para a mídia . Deixando que a mídia, a oposição e seus aliados comandem a narrativa que prevalece por meio de factóides, manipulações e escadalizações do nada.

  13. Isso é muito triste,porque é
    Isso é muito triste,porque é que somos tão rápidos para julgar ? Todos nós temos nosso lado feliz e inclusive o nosso presidente. Por favor, vamos dar-lhe o crédito. Ela está fazendo o seu melhor. Tempo e tempo vai dizer, o Brasil chegou muito longe e acredito que vamos SOBREVIVER

  14. Pois a presidente esta errada

    Pois a presidente esta errada em não tomar medidas legais contra as mentiras que são publicadas. Lula fez isso e seu filho hoje “é dono da Friboi” para metade do Brasil. Uma mentira dita muitas vezes destrói mil verdades, diz o ditado, e é isso que corrói a credibilidade do governo da presidente. Além disso, ao abordar um jornalista mentiroso a presidente estará colaborando com o aperfeiçoamento e a credibilidade da imprensa brasileira.

     

    1. Concordo.
      Foi com essa
      Concordo.
      Foi com essa sobranceria que o José Dirceu e os demais foram pro cadafalso.
      O ridículo tem que ser chamado de ridículo e a safadeza tem que ser chamada de safadeza.

  15. Mais um boato rodando na

    O jornalismo tupiniquim é digno de figurar todos os dias site como o boatos.org, e-farsas u verdade absoluta…senão vejamos: com truques como esse do Noblat, transformaram  em sobrinho do Lula um traficante preso em Canarana-MT…o exército de marionetes teleguiadas acredita piamente e compartilha nos zap zap da vida…

    http://alertarondonia.com.br/noticia/preso-com-milhoes-no-mt-nao-e-parente-do-ex-presidente,brasil,8480.html

    Quem preferir o campo religioso tem o chip do coisa ruim… o decreto para implantar o dando no corpo de cada brasileiro já teria sido aprovado pelo governo. Na verdade o decreto (e até o video) que usaram no boato é o que autorizou a carteira de identidade..eita nóis…

    http://www.verdadeabsoluta.com/2015/04/a-verdade-sobre-a-nova-identidade-com-chip-inserido-na-pele.html

  16. Pra mim, pouco me importa se

    Pra mim, pouco me importa se Dilma é desbocada, tem prosa mineira, se trata seus subordinados diretos com ignorância, se acha que sabe tudo…Enfim, o que eu quero é que ela comece a acertar, pois mais quatro anos semelhantes ao seu primeiro mandato o país não aguenta. E a área em que ela tem que acertar é a econômica – pois se esta fracassar, o resto vai junto. 

  17. Mandar, coordenar e cobrar resultados

    Um professor sabichão que após aula magna sem direito a participação de ouvintes distrai-os com supostas intimidades que aparentemente os nivela após um desfile solitário em plataforma bem acima do olhar de seus embevecidos ouvintes com supostas doutrinas econômicas, mais doutrinas econômicas e mais doutrinas econômicas já é difícil de assimilar.

    Pior quando a presidente abdica de mandar, coordenar e cobrar resultados de seus ministros e prepostos; poder que recebeu do povo diretamente por maioria de votos.

    O resto é engarrafar fumaças, que sabemos não ser sua especialidade, além de não se justificar.

    Que os blogueiros efetivamente comprometidos com o sentido de mudanças que a sociedade levou a presidente ao poder pela segunda vez, deem-lhe suporte eficaz e não se postem como vacas de presépio.

    A presidente não precisa disso nesse momento.

    Que os blogueiros bem intencionados não a subestimem.

    E sejam os mais críticos dos erros que ela mesma não quer, não deve e não pode cometer.

    Com o respeito e tolerância que julgo todos merecerem.

    Saudações democráticas.

     

    1. Pensei a mesma coisa. Tem

      Pensei a mesma coisa. Tem muita gente que se esquece de que Dilma foi muito bem no primeiro mandato e que sem ela não teria existido o PAC. E que foi decisiva para Lula quando ocupou o ministério da casa civil. Além de muitas outras vitórias muito importantes.

  18. Ficando somente no caso de

    Ficando somente no caso de Jane, que a CBN hoje faz reportagem intitulada a Guerra dos Cabides, não vejo com bos olhos a simplicidade com que Dilma rebate Noblat. Este deveria ser chamado às falas pra dizer onde arrumou uma arrumadeira pra saber detalhes da vida privada da maior autoridade do Brasil, e pedir um direito de resposta, não no jornal escrito, mas no JN, pra todo mundo saber e, assim, desmoralizar, deixar bem raso, esse Noblat, mau-caráter. Com isso, estaria dando recados a outros da mesma Globo, ou da VEJA, ou de qualquer outro veículo que teima em criar até baboseiras desse nível por falta de inteligência, e sobra de maldade.

    1. A sério

      Peço a sério, sem ironia.

      A menos que ela lhes tenha pedido sigilo, o que não creio, por que não compartilhar estas informações?

      Seria uma excelente oportunidade de conhecermos melhor Dilma.

    2. Meu palpite é que, dentre as

      Meu palpite é que, dentre as séries e livros que a Presidenta assistiu e leu, tenho certeza que estes não ficaram de fora:

      1- Netflix = House of Cards

      2- Livro = O CAPITAL NO SECULO XXI

  19. O Jornalista

    O jornalista do episódio é Matheus Leitão, que confirma a Renato Rovai, ter procurado Jane. Segue parte do publicado em seu blog: ” 

    “O jornalista confirmou que de fato procurou Jane no ano passado, quando ainda era repórter da Folha de S. Paulo, e que ao ser confrontada com o relato a ex-empregada de Dilma teria, num primeiro momento, desconversado, mas depois negado a história. Matheus também disse que a história do suborno era uma leviandade e que só foi atrás de Jane porque todo mundo gostaria de apurar aquela notícia, mas tanto ao telefone como em nova mensagem por Facebook insistiu em dizer que “faço jornalismo sério e diante da negativa da entrevistada abandonei a matéria”. Essa história de Jane faz parte do folclore político de Brasília. A história do jornalista que teria tentado subornar a ex-empregada de Dilma não. Veio à tona ontem na entrevista com os blogueiros a partir de declaração da presidenta da República. Matheus Leitão nega o suborno, mas confirma a tentativa de apuração na época da campanha. O blogue publica essa nota com todas essas ressalvas porque o assunto certamente ainda ainda vai render muito.”

  20. Suspeitava desde o princípio,

    tal e  qual o Chapolim Colorado, que a Dilminha lê esse blogue aqui; depois dessa conversa informal, agora tenho certeza absoluta que ela lê. 

    Então, Nassifão, que tal criar o Departamento “Noquessrefere”, para nós podermos colocar assuntos que nós achamos importante para a Dilma saber ? Prometemos não contar para ninguém!

     

  21. Sérias séries.

    Bom. Muito bom ver a presidente sorrindo,  contando causos, entre Jornalistas. Passa a impressão de que está segurando a onda obscurantista com galhardia,

    Mas uma pergunta que não cala: quais são as séries??? Aposto em “Homeland”, ” House of Cards”, “Madam Secretary” e um “Law & Order” básico, que ninguém é de ferro. 

    “Chicago PD” seria recomendável. Aprender com o durão e implacável sargento Hanky Voight como tratar  traíras, vigaristas, criminosos e baderneiros em geral. E adaptar o bordão do Sargento: “Dont fuck white my city!” para: “Dont fuck withe my country” .

  22. Não brinca, Dilma, com esse povo

    Concordo em gênero, número e grau com a internauta Maria Rodrigues quando diz: “

    “Ficando somente no caso de Jane, que a CBN hoje faz reportagem intitulada a Guerra dos Cabides, não vejo com bos olhos a simplicidade com que Dilma rebate Noblat. Este deveria ser chamado às falas pra dizer onde arrumou uma arrumadeira pra saber detalhes da vida privada da maior autoridade do Brasil, e pedir um direito de resposta, não no jornal escrito, mas no JN, pra todo mundo saber e, assim, desmoralizar, deixar bem raso, esse Noblat, mau-caráter. Com isso, estaria dando recados a outros da mesma Globo, ou da VEJA, ou de qualquer outro veículo que teima em criar até baboseiras desse nível por falta de inteligência, e sobra de maldade”.

    Parece que eu estou vendo: a “denúncia” do Noblat vai tomar outro rumo. O PIG vai começar a explorar o fato da Dilma ter dito que levou a Jane a Paris, de carona. “Dilma levou-a na comitiva em uma de suas viagens, para poder visitar a filha”. E vão começar a fazer a conta de quanto a aeronave presidencial gastou a mais de combustível  por dar carona a Jane.

    A Dilma precisa entender que é no PIG que se encontram os canalhas mais repugnantes e nocivos desse nosso país. Nem entre os traficantes de drogas e o pessoal do Black Water (a empresa americana que recruta os mecenários para matar por dinheiro), existe tantos terroristas, tantos criminosos e tanta gente nefasta como no PIG.

    Não brinca, Dilma, com esse povo.

     

     

  23. A folha e estadão para mim se

    A folha e estadão para mim se desaparecerem – Não sentirei falta!

    A G1 é SÓ FUTEBOL, no dia em que a globo perder o monopólio do futebol, acabou…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador