Diogo Costa: Até quando vai a lua de mel entre PSDB e PSB?

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

TÁTICA CONJUNTA DA OPOSIÇÃO, MAS, ATÉ QUANDO? – As abóboras ainda não se acomodaram na carroça, mas certo é que haverá inevitavelmente um ‘acordo de cavalheiros’ entre as candidaturas de Aécio e Marina (pelo menos até que a briga pelo segundo lugar na disputa se acirre). 

O objetivo destas duas candidaturas é um só: bater em Dilma e no Partido dos Trabalhadores. O objetivo comum é retirar o PT do governo federal. 

Este já era o objetivo comum antes, com Eduardo Campos. Agora, com Marina, apenas se potencializou o estratagema. 

A direita precisa com urgência de um enfraquecimento considerável de Dilma já no primeiro turno. 

Trago alguns dados e depois digo porque é preciso, desde o ponto de vista da direita, enfraquecer Dilma já na primeira volta da disputa:

-Eleição de 2002, primeiro turno: Lula fez 46% dos votos;
-Eleição de 2006, primeiro turno: Lula fez 48% dos votos;
-Eleição de 2010, primeiro turno: Dilma fez 47% dos votos.

Como vemos, as votações do PT situaram-se sempre entre 46 e 48% dos votos nos primeiros turnos de 2002 para cá. 
Com este patamar elevado de votos fica muito difícil derrotar o partido de Lula no segundo turno. 

E fica difícil porque não existe transferência automática de votos de um candidato para outro. É impossível que um candidato transfira 100% dos seus votos para outrem, em forma de apoio formal ou informal, num segundo turno. 

E isto vale para os apoios que o PT receberá e que já recebeu ao longo do tempo; bem como para os apoios que a oposição receberá e que já recebeu desde 2002, nos respectivos segundos turnos havidos de lá até aqui.

Com Dilma ficando na média de 2002, de 2006 e de 2010, neste primeiro turno de 2014, a tarefa de derrotá-la se torna praticamente impossível. 

Vejamos mais:

1) Em 2002 Lula fez 46% dos votos no primeiro turno e 61% no segundo. Serra fez 23% no primeiro e 39% no segundo turno. Ou seja, Lula subiu 15 pontos e Serra subiu 16 pontos percentuais;

2) Em 2006 Lula fez 48% dos votos no primeiro turno e 60,8% no segundo. Alckmin fez 41% no primeiro e 39,2% no segundo turno. Ou seja, Lula subiu quase 13 pontos e Alckmin caiu 02 pontos percentuais;

3) Em 2010 Dilma fez 47% dos votos no primeiro turno e 56% no segundo. Serra fez 32% no primeiro e 44% no segundo turno. Ou seja, Dilma subiu 09 pontos e Serra subiu 12 pontos percentuais.

Como vemos, e isto vale para eleições municipais, estaduais ou para a eleição nacional, não existe transferência automática de votos de A para B. 

Repetindo, se Dilma mantiver a média dos últimos três pleitos é possível dizer que a sua reeleição, em que pese ser muito disputada, estará praticamente garantida. 

À oposição só resta manter a tática do ‘acordo de cavalheiros’ entre si e torcer para que Dilma caia e fique num patamar de 40% dos votos válidos no primeiro turno (talvez nem isto seja o suficiente). 

Somente assim é que teriam alguma chance, mesmo que remota, de impedir uma nova vitória eleitoral do Partido dos Trabalhadores.

Resta saber se o PSDB contentar-se-á em ficar de fora de um hipotético segundo turno. Possivelmente não se contente e então o ‘acordo de cavalheiros’ atual sofrerá algumas fissuras, logo ali adiante.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que ninguém leva em conta é

    O que ninguém leva em conta é que muitos eleitores votam para Presidente segundo o seu voto no município e o PMDB está rachado este ano em relação à Dilma.

    Essa parte do PMDB que não apóia a Dilma é da “direita raivosa” e a outra parte é da “esquerda progressista santificada”…

  2. Não diria contente, mas o

    Não diria contente, mas o PSDB está conformado com sua derrota e ausência do segundo turno.

    A elite econômica prefere qualquer coisa ao PT e fará de tudo para que Marina vença Dilma.

    A conta da leniência do PT com a mídia chegou, com Lula era mais difícil, e com o pais crescendo, quase impossível derrotar os candidatos do partido. Mas com a situação econômica atual, os ataques da elite obtém mais sucesso e com uma candidata que promete neoliberalismo com sustentabilidade, temos que admitir que Marina será a nova presidenta.

    O pais dará vários passos para trás, Marina vai manchar sua imagem para sempre e o PT voltará mais forte em 2018, desde que jogue o jogo correto no Congresso nesses 4 anos.

  3. Será que as pessoas do PT

    Será que as pessoas do PT nunca param para pensar no que o partido da imprensa fez aqui em Sampa com relação a Marta? É a mesma coisa. O psdb está na dele porque sabe que já há um esquema montado para que a direita capture um eventual governo da demagoga marina, resta saber se aécio vai aceitar ser humilhado desta maneira. Os rentistas e especuladores também sabem que “já tá em casa”. Eu, por meu lado, caso a desgraça se confirme, vou morrer de rir ao ver marina virando vidraça, vendo sua popularidade despencar  e tendo que fazer todo tipo de “velha política” pra evitar o próprio impeachment, vou rir da desgraça dos que trouxeram o cavalão de madeira recheado de golpistas pra dentro dos muros da nossa Troia. O fato é que o sucessor vai ter um trabalho danado pra consertar o estrago. Apesar disso, “ainda estão rolando os dados” e toda onda arrebenta perto da praia.

  4. Será que o PIG vai usar

    Será que o PIG vai usar Marina para retirar o PT do poder e apostar no fracasso do governo para voltar ao poder em 2018 ?  

    1. Seria a maior burrice do

      Seria a maior burrice do mundo. Pois é tão certo quanto a chuva cai para baixo, que o Lula voltaria em 2018. Ele, e mais ninguém. Não haveria de ser o FHC, ou o Serra, né? Nesse interim, o PSDB mingua

  5. Como vai se comportar a

    Como vai se comportar a Igreja Católica a qual não tem interesse de que uma candidata apoiada pelas igrejas evangélicas chegue ao poder?

    1. Uh…  acho que o ponto do

      Uh…  acho que o ponto do item -e eh otimo- eh que o PSDB nao chega ao segundo turno com o qual eles sonhavam, desde que fosse uma “terceira via” inviavel.  E eles foram tragados por ela.

      A partir do dia 14 eu disse mais ou menos as mesmas coisas (“Bem vindo ao terceiro lugar, Aecio”, por exemplo) e varias outras pessoas tambem, inclusive o Nassif.

  6. “TÁTICA CONJUNTA DA OPOSIÇÃO,

    “TÁTICA CONJUNTA DA OPOSIÇÃO, MAS, ATÉ QUANDO? “

    Se o PSDB não reagir até o dia das eleições, corre o sério risco de virar um novo PRP sem a força da política do “Café com Leite”. Ou quem sabe, virar um novo PSP partido fundado por Ademar de Barros, fortíssimo em São Paulo, mas com pouca força fora dele. Isso em 2014 porque lá para 2018 tem tudo para se tornar um DEM. 

    É…Aécio, a hora é essa. O difícil vai ser segurar a ala serrista(política e midiática) que já deve estar de malas prontas para aderir aos “marinistas”.

     

    1. Talvez queiram alegar motivo

      Talvez queiram alegar motivo de força maior, já que consideram a queda do avião que permitiu ascensão da messias uma “providência divina”. O morto fica com o ônus e a viva fica com o bônus.

    2. Uma das falcatruas sendo

      Uma das falcatruas sendo investigada eh se a Cessna relaxou se na documentacao para vender um aviao a um influente politico.  Tem uma chance muito boa deles nao terem documentacao aceitavelmente, uh, documentada.

  7. Cabe tudo

    O certo é que o PSDB já jogoua toalha, mas não vai perder a oportunidade de estar com Marina, até porque, na a-política da mesma, cabe tudo, e ela já fez o chamado.

     

  8. O PT e a paciência no sinal amarelo…

    Um quadro que se tem desenhado é o de que pouco existe no que combater em Marina Silva, e que por isso os candidatos estão com um baita problema pra resolver sem um resposta fácil para apresentar a população. Creio que pelo lado do PT hoje deve se preparar para o jogo que se aproxima com base numa estratégia bem definida e paciente.

    1. O PT deve ter paciência para que Marina e seus articuladores falem bastante, explicando suas idéias em jornais e revistas. Até agora, a Marina tem se resumido a falar que governara acima de tudo (partidos) e todos (idealistas da política como Lula e FHC). Sua subida por ter o espaço de falar apenas em ideologias sem necessidade de explicar o que e como colocar em prática, tem desenvolvido nela um ar prepotente, descolado da realidade HISTÓRICA e política do país. 

    2. O PT deve ter paciência e aplicar tempo e espaço para desenvolver mecanismos didaticos de como muito de suas políticas afetam e mudaram para melhor a vida da população. Por mais que sofra pressão pela realidade dos números até agora, os programas tem feito com que o índice de aprovação da presidenta melhorem. Isso é sinal de que a população esta começando a entender o que mudou e como mudou mesmo diante de toda a cobertura favorável a Marina desde a morte de Campos. 

    3. O PT deve ter paciência e deixar para o PSDB a tarefa de agora tentar ‘desconstruir’ a Marina. Se o PSDB se unir a ela, como algumas partes já acenam, um lado das políticas de Marina já estarão mais claros para serem explorados.

    4. Fora o que Marina falou sobre alguns planos sociais do PT, toda a sinalização por parte dela tem sido voltado para uma política com viés claramente neoliberal. E os seus correligionários tem se sentido bem a vontade pra falar de muitas políticas que estão em oposição não somente a idéias da esquerda, mas das reinvindicações das ruas em 2013. Quem foi pedir por BC nas mãos de bancos? quem foi pedir por fim de Univesidade pública? que foi pedir por mais juros e desemprego? quem falou que +médicos pra quem não tinha nem atendimento mínimo é ‘paliativo’? quem acredita que o Brasil precisa de menos hidroelétricas? será que o povo graduado que fora as ruas vê a si mesmo e a todos ao seu redor como elite? como ela explicará o caso do avião sem dono na alta campanha do partido dela? 

    5. Como Marina acredita mesmo que está divinamente predestinada a ser presidente, e os seus apoaidores tem encontrado terreno fértil na mídia que defende ortodoxia pra todo lado, eles tem falado cada vez mais qual será o viés neoliberal que guirá a candidata caso ganhe. Sua arrogância cresce cada vez mais, escolhendo atacar ao invés de montar um discurso coerente como explicitado no debate de ontem, estão expondo cada vez mais o lado de contradições e fraquezas no discurso marinista. Pior, estão abrindo flancos que demonstram que sua visão em pontos críticos, tais como educação e saúde para todos, tem direções opostas para com aquelas dos ‘sonháticos’. E o pior: Marina se acha tão predestinada que fica impaciente quando sua contradição é questionada por um político da mesma envergadura, pois erroneamente acha que suas ‘verdades’ são aquelas que o povo pede. É justamente em momentos como estes, onde não sabe explicar como atenderá as ruas seguindo a elite, que Marina poderá soltar as grandes distorções que ela prega, pois afirmar que todos são elites, inclusive Chico Mendes que fora assassinado por parte dela, não é somente dar uma escorregada, mas ter tal presunção que pode desdizer a HISTÓRIA. Na verdade, é inclusive afirmar que os mesmos que foram as ruas em 2013 estavam errados, pois todos eram todos elite. E elite não pode reclamar de ônibus, saúde pública e educação, pois já desfruta do melhor. Aliás, se todos são elite, ninguém precisa de NENHUMA ajuda do estado para apaziguar as distorções e exclusão histórica que parte da sociedade ainda sofre. Marina não precisou nem mesmo mostrar como colocar o seu plano em prática, porque o seu sonho já é incoerente por natureza. Na prática, bastara a Dilma a chamá-la a escolher o povo ou a elite. 

    6. Se a Dilma perder, e eu acho que tem grande chace de isso ocorrer, o PT e Lula pelo menos tem de marcar território. 2015 será difícil, mas tudo o que a equipe de Marina tem pregado só ira piorar as coisas. Ninguém no mundo atual resolveu nada com política neoliberal, ou resolveu crise nenhuma com BC independente. Aliás, austeridade e desmonte do estado só tem é piorado tudo. Assim, com terreno marcado, o PT terá estabelecidos suas posições para 2018: remontar o Brasil que a bagunça da Marina neoliberal terá deixado para tras. 

  9. Traíras e robalos

    Não sou clarividente, mas consigo ver com muita clareza o desastre que nos espera no caso de um governo Aécio ou Marina. Desastre no sentido do desmonte da República Social construida aos trancos e barrancos em curtos períodos de governos de “esquerda”.

    Os avanços trabalhistas no período Vargas foram enoooormes enquanto as elites que se alternavam no poder não realizavam nada de útil para a nação.

    Os avanços sociais no período Lula/Dilma foram enoooormes enquanto as elites que se alternavam no poder faliram a nação 3 vezes e deviam os “tubos” ao FMI.

    Portanto apesar de todo partidarismo exarcebado da mídia que falsifica escândalos e notícias mentirosas, não creio que o povo que foi benefiado será ingênuo o suficiente para derrubar quem lhes deu tanta esperança e condições de levar uma vida melhor.

    O povo não é burro e mais importante não é ingrato!

    1. “mídia que falsifica escândalos e notícias mentirosas’ ???

      “mídia que falsifica escândalos e notícias mentirosas’ ???

      tá de brincaxion comigo???? kkk fala sério

    2. Tem os jovens que, em sua

      Tem os jovens que, em sua maioria, não sabem nada de política. Não viveram nos governos anteriores. São emocionais e buscam por mudanças sem se preocupar com as consequências. Querm mudar, não importa se vai melhorar ou piorar. Tem os analfabetos políticos que estão se levando pela onda dos noticiários desfavoráveis ao governo na TV, RÁDIO, INTERNET.  E tem aqueles que não têm certeza se os avanços ocorridos nestes últimos 12 anos se devem ao governo PT, ou se ocorreriam com qualquer outro governo. Estes parecem dispostos a “tirar a prova” e argumentam com  a  falácia da “alternância de governos”.

      Entre os mais velhos, quem viveu durante os governos anteriores e compreendeu o que acontecia e enxergou a diferença é grato ao Lula, se pudesse elegeriam o Lula para o cargo de governante vitalicio. E tem aqueles que se deixam levar somente pelas notícias de corrupção e já esqueceu o que acontecia antigamente.

      De qualquer forma, será um grande aprendizado, o brasileiro está sendo politizado à força. A política nunca esteve tão presente no dia-a-dia dos cidadãos depois da redemocratização.

       

  10. Nassif, infelizmente para o

    Nassif, infelizmente para o Brasil, acho que os dois partidos já fizeram, nos bastidores, um acordão para dividir o poder pós-Dilma, seja quem for o vencedor. Vai ser um rachid fatal….

  11. Nassif, infelizmente para o

    Nassif, infelizmente para o Brasil, acho que os dois partidos já fizeram, nos bastidores, um acordão para dividir o poder pós-Dilma, seja quem for o vencedor. Vai ser um rachid fatal….

  12. Saudade

    Sabe Diogo, realmente existe uma tática conjunta das oposições, que necessariamente terá que acabar, ao menos temporariamente, até que a direita veja com clareza qual o candidato que mais lhe convirá. Porém eu tenho saudade do tempo que o PT não era “o partido do Lula” como você chamou…

    Você precisa ver como andam nos tratando no varejinho do dia a dia, tá quase igual ao francês do FHC (aliás ele voltou e ninguém explicou). Depois não sabem porque andam correndo o risco de perder essa eleição para uma oposição tão fraca. Tô de saco cheio de gerente autoritário com lógica de reengenharia neoliberal, onde tudo piora, e safadamente põem os puxa sacos de sempre para dizer que tudo está melhorando. Voto em Dilma, mas quase tenho certeza que num segundo governo ela “iguala” as políticas e tratamentos. Bom, aí ao menos me sentirei com a obrigação cumprida e tchau…

    Um abraço.

  13. Ao contrário do que dizem, Dilma Rousseff está muito bem

    CONJECTURAS, OU, VIVA A MATEMÁTICA – Suponhamos que o PSDB se esfarele de tal forma que faça a sua pior votação desde a volta das eleições em 1989 (não acredito em tamanho esfacelamento, mas é só para imaginar). 

    Aécio Neves faria então cerca de 11 por cento dos votos válidos, repetindo o percentual de Mário Covas em 1989.

    Suponhamos que os 08 candidatos nanicos cheguem ao final do pleito, somados, com cerca de 05 por cento dos votos válidos (algo bastante razoável, pode ser um percentual até maior). 

    Suponhamos que Dilma repita no primeiro turno de 2014 a pior votação em primeiros turnos desde que o PT venceu a eleição presidencial, em 2002. 

    Ficaria ela então com 46 por cento dos votos válidos, igual a Lula em 2002. 

    Teríamos então o seguinte quadro (notem que estou fazendo as previsões mais pessimistas e catastróficas possíveis tanto para Dilma quanto para Aécio e os 08 nanicos):

    -Dilma: 46 por cento;
    -Marina: 38 por cento;
    -Aécio: 11 por cento;
    -Os 08 nanicos somados: 05 por cento.

    Estou sendo ampla, geral e irrestritamente generoso, otimista e benevolente com a candidatura de Marina, não é mesmo? 

    Mas a ideia é justamente esta: ser catastrófico ao extremo com os outros e generoso até não poder mais com a moça lá do Acre. 

    Mesmo fazendo isso, o quadro que emergiria no primeiro turno não seria ruim para Dilma (diferença de 08 pontos percentuais para Marina). 

    Lembrem quem em 2006, no primeiro turno, Lula ficou apenas 07 pontos percentuais à frente de Alckmin (48 a 41 por cento). 

    Se o quadro desenhado, o mais otimista do universo para Marina e o mais pessimista de todas as galáxias para as outras candidaturas, se confirmar, mesmo assim Dilma entraria muito forte no segundo turno, com chances reais de emplacar a reeleição. 

    Como sempre digo, não existe transferência automática de votos de A para B num segundo turno (as eleições de 1989, 2002, 2006 e 2010 comprovam isso). 

    Falta quase um mês e meio para a eleição e não acredito em tamanho esfarelamento do PSDB, tampouco que Dilma tenha a pior votação no primeiro turno desde que o PT chegou ao poder em 2002. 

    Logo, por mais que uns e outros tentem insistir, o quadro para a oposição não é o melhor possível. 

    E para Dilma, mesmo que quase tudo dê errado, há uma gigantesca possibilidade de reeleição.

    1. Êpa!

      Êpa, eu até espero que Dilma obtenha 46% dos votos no primeiro turno, mas creio e temo que a sua suposição seja um tanto quanto otimista demais. À partir daí…

      Um abraço.

      1. Caro Sérgio

        Na pesquisa Ibope de ontem Dilma ficou com 40 por cento dos votos válidos.

         

        Na pesquisa CNT de hoje Dilma emplacou 42,4 por cento dos votos válidos.

         

        Faltando 01 mês e 10 dias para o pleito, e sabendo que a campanha ainda não incendiou e sabendo que dos 20 programas eleitorais presidenciais, apenas 03 já foram veiculados, a perspectiva de crescimento de Dilma é muito boa.

         

        Abraço.

        1. Esperança

          Então há que se arregaçar as mangas e trabalhar dobrado, pois Marina e Aécio vão se unir no segundo turno e o “BC independente” (de quem ou do que?) virá com tudo…

          Um abraço.

  14. Pelo debate da Band, os do

    Pelo debate da Band, os do pig que pregam uma debandada para a Osmarina, não tem o consentimento do Aécio. Ele não deu a menor dica de que desistirá. Creio que ele avalia que, embora pouco, o tempo é mais que suficiente para a bolha da Osmar desinflar, Diogo.

    Mesmo porque o risco é muito grande. Será que vale a pena embarcar na barco furado da sonhática? Apenas para fazer a alegria dos coxinhas, e tirar o PT do poder? E o PSDB? Jogará seu futuro nas mãos ensaboadas da dita cuja?

    Sim porque se desistir, e Dilma ganhar da Verde do Itaú, será o pior dos mundos para a tucanada. Se eles forem sensatos, e são, vão batalhar pelo segundo lugar, e como sempre, esperar a bala de prata do pig

    1. O PSDB como partido não

      O PSDB como partido não existe, surgiu das costelas do PMDB e nunca foi nada além disso: um PMDB “chique”.

      Dificilmente veríamos um Lula deixar o PT para fazer parte de um governo de outro partido, o mesmo, porém, não se pode dizer de um Serra e outros tucanos. Como o PMDB, o PSDB é um partido sem base social, sua sustentação se dá pelo uso do clientelismo na máquina pública, por isso, ao contrário do PT, o partido mingua quando distante do poder.

      Para tucanos, a participação na máquina pública é questão de sobrevivência, muito mais importante que a permanência em um partido que, de fato, nunca foi um partido, apenas uma confraria de caciques.

      O enfraquecimento do PT se deve justamente à assimilação pelo partido desse tipo de prática política, devido a sua aliança com o PMDB. O governo Dilma funciona sob essa lógica do “toma lá, dá cá”, carente da maior sensibilidade política característica do governo Lula. Para Dilma, as medidas de cunho social são mera equação: medidas sociais = tantos votos.

  15. Dilma não chega de jeito nenhum a mais de 40% dos votos válidos

    Dilma não atingirá, no 1º Turno, mais de 40% dos votos válidos. Vai bater ali, no máximo, 37%, 38%, se chegar a isso.

    Dilma não cresce nas pesquisas, está estagnada. Marina, ao contrário, cresce de forma avassaladora.

    O PSDB e o PSB estão fazendo a política certa para vencer o PT. Eles sabem que, num eventual 2º Turno, irão se aliar para começar a pensar na equipe do próximo governo. Ou seja, a eleição é PT versus PSDB e PSB. Não há nenhuma conjuntura que coloque PSB versus PSDB. Nessa eleição, eles têm interesses em comum, são aliados para vencer o PT. Essa é a conjuntura.

    Na verdade, o PSDB já está certo disso e já aceita ficar fora do 2º Turno. Aécio não vai para o 2º Turno. A eleição é entre Dilma e Marina.

    Vai ser disputado, mas creio que Marina leva uma certa vantagem. Se não houver nada muito impactante contra a candidatura de Marina, hoje em dia, algo praticamente impossível, não há o que possa comprometê-la, não vejo como a tendência de crescimento dela ser modificada.

    Vejo a situação do PT muito difícil atualmente nas eleições. A reeleição de Dilma está seriamente comprometida.

    A única coisa que mudaria isso, na minha opinião, é uma bomba do tipo que indique que o acidente aéreo que vitimou Eduardo Campos foi um atentado. E mais, que esse suposto atentado não teria partido do Governo do PT ou de algum de seus aliados, mas sim de pessoas ligadas a Marina.

    Fora isso, a situação do PT nessas eleições é periclitante.

    1. Eu tb estou passando a acreditar nessa hipótese

      Aécio já deveria ter começado a polarizar com Marina, mas resolveu centrar fogo em Dilma. O próprio aceno de FHC a agora pessebista, e da pessebista a Serra, é indicativo que o PSDB paulista pode já ter desembarcado do mineiro. Isso sem contar o cenário desolador em MG, que pode fazer Aécio voltar para seu Estado e centrar seus esforços lá.

      A mídia, igualmente, pode já ter se juntado a Marina, visto a ausência quase completa da polêmica sobre a propriedade do avião de Campos, papel que restou ao Brasil 247, ao PHA, ao Tijolaço e outros explorar, correndo o risco de ficarem com fama de “golpistas” e desrespeitosos com a memória do falecido (no Brasil, pega mal investigar santo/morto).

      De fato, vai ser muito difícil Marina não levar. O PT precisa politizar, mas sem melindrar os apoiadores do pacto “lulista”, o que é uma tarefa muito complicada.

      1. Aécio precisa polarizar com

        Aécio precisa polarizar com Dilma, pois o discurso do PSDB se baseia no anti-petismo. A campanha de Aécio é baseada na ideia de que ele representa o anti-petismo, por isso não faz sentido polarizar com Marina, que se vale do memso discurso(em sua versãod e ser “anti-política”).

        O enfrentamento à candidatura Marina se fará em questionamentos de suas posições, como fez Aécio ao questionar a incoerência da “Nova Política” (Aécio sabe que ele é representante ilustre da “Velha Política”).

  16. O conchavo de Marina com o

    O conchavo de Marina com o PSDB faz muito sentido do ponto de vista do clientelismo político praticado pelo PSDB: o PSDB que controla a segunda maior máquina pública do Brasil(o estado de SP)sacrifica o PSDB-MG e se aproxima da candidata em condições de ganhar a primeira máquina pública(o governo federal).

    Um governo Marina-PSDB repetirá o modelo PT-PMDB, mas com um viés neoliberal.

    PSDB e PMDB, ems uas práticas políticas, são a mesma coisa; PT e Marina são diferentes. O PT possui base social e um projeto de país, a Marina possui uma retórica incoerente e vazia e o apoio do neoliberalismo financeiro. Na verdade, a aliança Marina-PSDB faz muito mais sentido do que a aliança PT-PMDB.

     

    Após 12 anos no poder, o PT ficou desgastado e perdeu o contato com a sociedade, o discurso de PSOL e afins e algumas manifestações são prova disso. No meu ver, o fiel da balança será o PMDB, sua vasta rede fisiológica de prefeituras e, principalmente, seus interesses no agronegócio, que desconfia e teme Marina e seus mestres financistas.

    1. O PMDB fará o que sempre fez

      No outro dia em que sair o eventual resultado da vitória de Marina, o PMDB já estará com ela. Isso é uma certeza praticamente matemática. Marina não irá governar só com o eventual apoio do PSDB. Pode até ser que ela descarte esse apoio e se concentre no PMDB.

      1. Só se a Marina ceder aos

        Só se a Marina ceder aos interesses do agronegócio, com o qual o PMDB é umbilicalmente ligado. Vários pmdbistas são latifundiários.

  17. Erro primário de lógica indutiva.

    Vejamos, parei de ler quando o dioguinho diz:

    “-Eleição de 2002, primeiro turno: Lula fez 46% dos votos;
     -Eleição de 2006, primeiro turno: Lula fez 48% dos votos;
     -Eleição de 2010, primeiro turno: Dilma fez 47% dos votos.

    Como vemos, as votações do PT situaram-se sempre entre 46 e 48% dos votos nos primeiros turnos de 2002 para cá”.

    Com este “raciocínio”, se perguntarmos ao dioguinho qual será o resultado do primeiro turno nas eleições de 2514, ele terá pronta a resposta:

    “-Eleição de 2002, primeiro turno: Lula fez 46% dos votos;
     -Eleição de 2006, primeiro turno: Lula fez 48% dos votos;
     -Eleição de 2010, primeiro turno: Dilma fez 47% dos votos.

     -Eleiçao de 2514, primeiro turno: candidato do PT fará 47% + 1% dos votos”.

    Mesmo que ele não tenha certeza de que o PT existirá até lá. É uma piada, o desespero de perder a boquinha começa a embotar certas mentes petistas.

     

  18. Jã virou casamento

    Todos os jornalistas “independentes” do PSDB junto com  Fhc já aderiram a Marina , só faltam os da Veja. . . 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador