Dirceu é o único dos condenados ao semiaberto que continua preso

Do Valor

O último preso do mensalão na Papuda
 
Raymundo Costa
 
Faz hoje cinco meses que o ex-ministro José Dirceu está numa cela da penitenciária da Papuda, em Brasília, DF. Dos condenados ao regime semiaberto no julgamento do mensalão, Dirceu é o único que continua preso, muito embora desde 18 de dezembro de 2013 tenha uma proposta formal de trabalho de um escritório de advocacia da capital.
 
Para trabalhar fora e dormir no presídio como os demais condenados ao semiaberto que cumprem pena na Papuda, o ex-ministro depende de uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, o executor das sentenças aplicadas no julgamento da AP 470. Uma análise dos eventos desencadeados desde a prisão de Dirceu sugerem que a execução da sentença, em relação ao ex-ministro, é diferenciada.
 
Os recursos que o beneficiariam com o regime semiaberto em geral foram protelados, enquanto rápidas as decisões para mantê-lo no regime fechado. A narrativa das idas e vindas da execução da sentença de José Dirceu revelam uma queda de braço que não faz justiça a um dos melhores momentos do Judiciário, como foi o julgamento do mensalão.

Quando se entregou à Polícia Federal, em 15 de novembro, Dirceu cometeu a imprudência de exibir o punho fechado. Barbosa e outros ministros viram no gesto um desafio a uma decisão legítima da Justiça. Dirceu também apresentou o registro de emprego num hotel de Brasília, por uma salário irreal. Parecia ficção. E era uma trapalhada de seu amigo, o advogado, Carlos Alberto de Almeida Castro, o Kakay.

Nada disso justifica as seguidas protelações. A defesa de Dirceu pediu, em 19 de dezembro do ano passado, autorização para o ex-ministro trabalhar no escritório do advogado José Geraldo Grossi. Em janeiro, os jornais publicaram que Dirceu teria conversado, ao telefone, com o secretário de governo da Bahia, James Correia. O secretário e Dirceu desmentiram que tenham falado ao telefone. Mas a Secretaria de Segurança Pública do DF abriu uma investigação, cuja conclusão foi a de que a conversa não ocorrera.

O Centro de Internamento e Reeducação (CIR), onde Dirceu está preso, também concluiu que a notícia sobre o telefonema era inverídica. Mesmo assim, no dia 24 de janeiro, a Vara de Execuções Penais (VEP) suspendeu por 30 dias a análise do pedido de Dirceu. Alegou que o ex-ministro não foi ouvido na investigação. Nas férias de Barbosa, o presidente em exercício do STF, Ricardo Lewandowski, determinou a retomada da análise do pedido de Dirceu. Argumentou que a investigação nada identificara que sustentasse a denúncia do telefonema. Uma segunda investigação do CIR também concluiu pelo arquivamento do inquérito disciplinar.

Os documentos foram então encaminhados ao ministro Joaquim Barbosa, já de volta ao batente. Ao mesmo tempo o Ministério Público Federal emitiu um parecer favorável a Dirceu. Barbosa é tão rápido em negar quanto Lewandowski de aceitar: o presidente do STF reverteu a determinação do colega. Para justificar a decisão, alegou que Lewandowski deveria ter ouvido o Ministério Público (que já havia dado parecer favorável ao pedido de trabalho) e a VEP.

O presidente do STF pediu, então, a manifestação da Procuradoria Geral da República. A PGR, por seu turno, tomou ciência mas não faz nenhum pedido em relação a diligências ou outras medidas. Simultaneamente a esses eventos, a defesa de Dirceu fez pedidos para Barbosa tomar uma decisão. Sem êxito. Em 24 de fevereiro, um mês depois de suspender por 30 dias a análise do pedido e dizer que Dirceu deveria ser ouvido a VEP, sem nenhuma justificativa, adiou o depoimento do ex-ministro.

Dois dias depois o Ministério Público do DF encaminhou à VEP um pedido para quebrar o sigilo telefônico de todos os números que tenham feito ou recebido ligações, de 1 a 16 de janeiro, entre a região da Papuda e a Bahia. Podem ser milhares. O juiz Bruno Ribeiro, que respondia pela VEP, recebera o pedido do MP havia mais de mês e o mantivera na gaveta. Em 11 de março, Dirceu finalmente é ouvido, por videoconferência, pelo juiz Bruno, na presença de seus advogados e também do Ministério Público do DF.

Nesse meio tempo, reportagens denunciaram privilégios que estariam sendo usufruídos por petistas presos na Papuda. E uma foto de José Dirceu na prisão foi publicada por uma revista. Os incidentes levaram o juiz Bruno a mandar o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares de volta ao regime fechado de prisão (decisão já revogada) e a cobrar explicações do governador do DF, Agnelo Queiroz (PT). A pedido de Agnelo, o Tribunal de Justiça abriu uma sindicância para analisar o comportamento do juiz. Ele não apresentara provas dos supostos “privilégios” e se dirigiu diretamente a Agnelo, sem ter jurisdição para tanto.

O juiz se afastou da VEP. Não sem antes dar por encerrada a investigação e encaminhar os autos para a deliberação do Barbosa. Contraditoriamente, enviou também o antigo pedido do Ministério Público, feito mais de um mês antes, para a quebra de sigilos telefônicos ainda com o objetivo de investigar o suposto telefonema.

Nos dias 2 e 7 de abril a defesa de Dirceu reiterou ao STF o pedido para o ex-ministro trabalhar fora. No dia 4 de abril, os advogados tomaram conhecimento do requerimento do MP para a quebra de sigilos telefônicos. Uma perícia indicou que as coordenadas geográficas apontadas pelo MP incluíam, além da penitenciária da Papuda, o Palácio do Planalto.

No dia último dia 10 a defesa de Dirceu enviou ao STF medida cautelar pedindo urgência no julgamento. Segundo os advogados do ex-ministro, a questão é tratada com “flagrante disparidade” pelo presidente Joaquim Barbosa: em menos de uma semana o ministro cassou decisão de Lewandowski favorável a Dirceu, e em 24 horas tomou uma outra decisão relativa ao juiz Bruno. E no entanto, há dois meses protela a análise do pedido para Dirceu cumprir a pena no regime semiaberto a que foi condenado pela maioria dos ministros do STF.

Raymundo Costa é repórter especial de Política, em Brasília. Escreve às terças-feiras

 

Redação

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif e demais
    Na

    Caro Nassif e demais

    Na realidade o que eles queriam, para o Dirceu e outros, era um tumulo de uns 200 metros de profundidade, caixão acorrentado, toneladas de paralepipedos, concreto, cactus e urtiga sobre os 10 cm de terra, e isolamento total e absoluto da área, para ser lembrado como um lugar maldito. 

    Saudações

  2. um dos melhores momentos do Judiciário

    Imagno que a Margareth Thatcher deve ter achado um dos melhores momentos do Judiciário sulafricano quando prendeu Mandela e o deixou-lá. Ela deve estar no céu ainda curtindo os melhores momentos, o Mandela não ele só curtiu os piores momentos!

  3. Dirceu !!!

    Quem acha esse um dos melhores momentos do STF, é porque comcorda com a prisão de Dirceu. O resto é uma vontade cínica de  (a)perecer isento…

  4. Tudo vale a pena para torturar José Dirceu

    Quer dizer que o punho erguido, aborreceu o absoluto Barbosa ? Ta bom, coloca na sentença que quando da execução de prisão, réus petistas devem imperativamente abaixar a cabeça e pedir perdão aos absolutistas do STF.

  5. Se um sujeito que entende o

    Se um sujeito que entende o julgamento da AP 470 como um dos “melhores momentos do Judiciário” está indignado com o que o STF está fazendo com Zé Dirceu, imagina quem tá careca de saber que o julgamento foi uma farsa…

  6. E Batman está esperando que

    E Batman está esperando que ataquem ele para valer, ou retirem ele da cadeira, para ele pagar de mártir, e se candidatar a algo. O encontro na Bahia foi para tirar a temperatura de cacife político.

  7. Alguém sabe dizer o motivo de

    Alguém sabe dizer o motivo de tanto ódio de JB a José Dirceu?

    Será que tem algo a ver com o fato de ele ter tido de puxar o saco do então poderoso ministro para ser nomeado ao STF?

  8. Essa coluna publicada no

    Essa coluna publicada no Valor , impensável num passado recente , demonstra que o sinal de alerta disparou. A construção de um mártir político , no campo da esquerda , é um tiro de morte nas aspirações políticas que inspiraram a farsa do mensalão

  9. O judiciário brasileiro funciona exatamente assim

    Isso não é uma exceção, apesar de acreditar tranquilamente que existe perseguição e má-vontade em relação ao José Dirceu.

    Mas não fiquem enganando a si mesmos: juízes no Brasil inteiro agem assim com os acusados em processos penais. Para prendê-los, tudo é rápido. Para beneficiá-los de alguma forma, tudo é lento.

    Esse é o judiciário brasileiro. Dirceu não é o único, não é o primeiro nem será o último. Muitos estão na mesma situação dele.

    São inúmeros os casos de condenados que chegam a cumprir muito mais pena do que deveriam e a justiça só detecta isso depois de muito tempo, por exemplo. Nunca vi um artigo de um grande jornalista fazer isso que foi feito especificamente em relação a Dirceu, nem à esquerda, muito menos à direita. Só tratam disso quando o assunto é ecandaloso em demasia ou quando é para mostrar solidariedade a uma liderança política como José Dirceu.

    E sim, isso também é errado, é vergonhoso, constrangedor. Se eu fosse o Dirceu, proibia esse tratamento discriminatório, mesmo vindo de aliados. Um grande homem age dessa forma.

    Ele podia fazer uma manifestação não só em prol de seu direito, mas também dos direitos dos demais presos brasileiros que estão na mesma situação. Ganharia muitos pontos com as pessoas conscientes do problema. Mas acredito que ele não pense em outra coisa a não ser no seu caso, infelizmente.

    O problema é que no Brasil, os valores da sociedade não formam normalmente pessoas com esse perfil político, esse despreendimento e visão humanitária das coisas. Isso acontece em países como EUA, França, Alemanha, Inglaterra, etc, onde os caras são mais conscientes e engajados, dotados de uma maior percepção social e política das coisas. O Brasil ainda é atrasado nesse tipo de iniciativa política. Triste, mas verdadeiro.

     

     

    1. Daniel Dantas que o diga!

      Este seu comentário: ” juízes no Brasil inteiro agem assim com os acusados em processos penais, Para prendê-los, tudo é rápido. Para beneficiá-los de alguma forma, tudo é lento”. Realmente ela foi lentíssima, passo de coelho! E o nosso Eduardo Azeredo e todo mensalão do PSDB também sofre na mão lentíssima da justiça. Só que ao contrário! Em puni-los!

      1. Para variar, não entendeu nada, não sabe de nada

        Estou falando de quando a situação processual já está consolidada. Estou falando de uma situação processual onde o proecesso já está num nível de condenação etc.

        Um processo que ainda está no contraditório, fase recursal, etc, nem adianta reclamar. Aí a justiça é lenta mesmo. Os réus do mensalão somente foram condenados depois de longos oito anos de processo, por exemplo. Muitos nem foram condenados em regime fechado.

        A justiça é, no geral, lenta. Mas quando se trata de processo penal, muitos réus, num determinada altura do processo, são julgados com rigorosidade e rapidamente, máxime na fase de execução da pena. Para obter qualquer direito, é uma morosidade.

        Isso é consequência de uma mentalidade que usa a justiça para castigar aqueles que cometeram crimes.

        No entanto, o que eu faço questão de chamar a atenção é para a reclamação tosca, elitista, nada consciente, discriminatória, caracterizada por esse chororô em defesa de Dirceu.

        Isso é coisa de brasileiro que não sabe o que é igualdade, não sabe o que é esquerda e não tem um pingo de decência na cara. Qualquer um decente é capaz de entender que gostar de usar jornalistas para defender um mero preso do sistema prisional brasileiro, e é isso que Dirceu é, nada além disso, que não está tendo os seus pedidos julgados com a celeridade desejada é um acinte aos milhares de réus em processos penais espalhados pelo Brasil, que se encontram em situação muitas vezes pior.

        Que fizessem reclamação do caso do Dirceu, mas também fizessem dos outros presos!

        O silêncio, a falta de solidariedade com os outros presos desses puxa-sacos de Dirceu na imprensa é asquerosa, nojenta, vergonhosa, uma indignidade. Coisa de gente sem honra.

        Essa é uma postura nojenta, típica de gente safada, que gosta de privilégios e reza para divindades.

        1. Haja má-fé!

          E alguém por acaso sabe os nomes de quem está nessa situaçao? Só podemos nos manifestar com relaçao ao que sabemos, e nao a casos até verdadeiros, mas desconhecidos. E a existência deles nao é motivo para que o caso conhecido e escancarado de Dirceu nao provoque indignaçao. Você tenta a todo custo defender essa farsa do julgamento do dito mensalao. 

          1. Desconhecidos para uma ignorante confessa como você….

            ….e os jornalistas puxa-sacos do Dirceu, que não estão nem aí para a realidade do sistema prisional brasileiro! É a esquerda brasileira, vergonha completa! Defensora de privilégios e alheia ao problema!

            O que eles querem é aparecer defendendo o preso Dirceu e ninguém mais! São os pelegos de sempre, sem nenhuma consciência política e ignorantes confessos! Vide o teu comentário constrangedor!

            Jornalista deve correr atrás da informação! É o mínimo que se espera de um jornalista! Tem relatório do mutirão carcerário disponível para qualquer um não egoísta se informar no site do CNJ!

            NO-JEN-TO!

          2. Tudo o que vc sabe fazer é tentar ofender

            Mas, como diz a sabedoria popular, o que vem de baixo nao me ofende. 

          3. Você é fake, um bogus, uma ficção

            Foi criada para ser espancada virtualmente. Esculhambar fakes como você, que tem a língua solta e não respeita ninguém, é terapêutico. Você não tem direito subjetivo nenhum, não é uma pessoa identificável. É uma ficção. Não tem direito a pleitear enquanto pessoa. Se não há pessoa identificável, não há direito de personalidade. Não há direito individual, pois não existe indivíduo. No teu caso, existe apenas e tão-somente o anonimato. Simples assim.

            Quem quer ser tratado como gente, quem quer ser respeitado enquanto pessoa, se apresenta como pessoa, como gente, e não como um(a) covarde escondido(a) no anonimato.

            Meus argumentos são esses para justificar o tratamento que você merece. Estou aguardando quem consiga refutá-los.

          4. Argh! Que vontade de vomitar vc me causa…

            Truculento e arrogante. E se quer questionar o uso de nicknames, dirija-se ao Nassif, que é o dono do Blog e os permite. A opçao de usá-los ou nao é de cada um, e você nao tem nada a ver com isso. 

        2. E o senhor saberia responder

          E o senhor saberia responder porque todos os outros já estão cumprindo com suas penas de acordo com o que foi definido?

           

          1. Ora, porque é assim que funciona para presos como Dirceu

            Neste país, governado pelo PT há 11 anos, nada mudou em relação a isso. Dirceu é apenas mais um na estatística.

            Se os petistas e pelegos de sempre só vieram tomar conhecimento disso agora, isso só depõe contra eles.

        3. Onde?

          Não sei de que realidade você fala, mas para aquela da qual participo há quase trinta anos, na qualidade de servidor da justiça, isso não passa de uma grande mentira dessas que nossa “grande imprensa” e seus parajornalistas costumam pregar como se verdades absolutas fossem.

          Na rotina forense da qual  faço parte os pedidos dos réus presos são processados e julgados com prioridade absoluta, rigorosamente dentro dos prazos processuais, todos por sinal muito exíguos, de forma a garantir que ninguém, por mais bárbaro que seja o crime cometido, fique preso além do tempo previsto.

          Isso é fiscalizado de perto por todos os órgãos de controle, a começar pelo CNJ presidido pelo Min. Joaquim Barbosa.

          Só para exemplificar, ainda ontem um Juiz que ficou trabalhando até mais tarde decidiu, por volta das 21 horas, por mandar soltar um preso, imediatamente um Oficial de Justiça plantonista foi acionado e, meia hora depois, o rapaz estava solto.

          Se a lei fosse aplicada de forma igual para todos, José Dirceu – que foi condenado a cumprir pena em regime semiaberto – estaria trabalhando fora do presídio desde dezembro do ano passado. 

          1. Você não passa de um mentiroso tentando enganar os outros

            Tudo o que você fala acima não atende às necessidades da imensa quantidade de réus que sofrem em demasia com a morosidade do judiciário.

            Em outras palavras, você mente descaradamente para confrontar a verdade a que eu me referi, tudo para enganar os outros.

            Eu sou advogado, atuo em vários processos. Sei muito bem do que eu falo.

            São inúmeras as extrapolações de prazo do direito procesusal penal brasileiro, tanto que isso é inclusive causa de concessão de habeas corpus, por vezes negada pelo Judiciário, em muitos casos.

            Não é raro habeas corpus serem julgados prejudicados por perda de objeto, ou seja, a situação fáctica declinada foi mdoficada. Em outras palavras, a prestação jurisdicional, basicamente a decisão do juiz, não chegou em tempo hábil e determinado pela lei. Antes de ser raro, isso é comum, máxime nos tribunais superiores. Qualquer consulta numa edição do Diário Eletrônico da Justiça do STF ou do STJ comprova isso.

            Eu impetrei uma habeas corpus certa feita contra uma transferência de uma preso para um presídio de Porto Velho. Negada a liminar, o habeas corpus mofou no STJ por quase três anos. O preso ficou boa parte do tempo em Porto Velho e foi devolvido pelo próprio sistema prisional. Se dependesse do STJ, ele teria ficado lá.

            Quando o STJ foi julgar o habeas corpus, houve perda de objeto. Ou seja, essa é a realidade do judiciário brasileiro. Iguais a esse caso, existem inúmeros outros.

            Você quer negar uma realidade que é de todos conhecida. Você é um subalterno, batedor de carimbos, querendo defender interessadamente o caso de José Dirceu como se fosse único. A tua credibilidade, quando faz essa sandice, é do tamanho da mentira que você vergonhosamente sustentou aqui.

             

          2. Mentiroso enganador, eu?

            Calma Sr. Argolo!

            Se você ler o que escrevi até o final, verá que me referi a uma realidade específica, a da comarca onde trabalho, na qual, disse e reafirmo, os pedidos de réus presos são tratados com prioridade absoluta, de forma a garantir que ninguém fique preso por mais tempo que o devido. Esta é a verdade, não preciso andar mentindo, não costumo andar mentindo. Se você tem costume de começar suas conversas ou petições agredindo,  chamando pessoas que nem conhece de mentirosos e enganadores, possivelmente esteja aí a origem de seus fracassos, mais do que na morosidade do judiciário e na ineficiência dos “subalternos batedores de carimbos”. Aliás, sobre este particular, devo dizer que me orgulho muito de ser um “subalterno batedor de carimbos”, pois tenho certeza que com meu trabalho honesto, embora simples, tenho contribuído mais para a realização da justiça do que muitos advogados prolixos, chicaneiros e/ou picaretas que conheço. Para que fique bem claro, aqui não me refiro a você, já que não o conheço, e já que sua arrogância, por si só, não me autoriza a atrbuir-lhe outros adjetivos.

             Passar bem.

             

             

             

    2. Nada a ver

      Hum Argola não pense que isso aconteceria com outra personalidade tipo Cachoeira, DD. o médico tarado que estuprou 200 pacientes…

      1. Pois é, colega

        Esse é o país governado há 11 anos pelo PT. Pode não acontecer com todo mundo, o que só reforça o estado de injustiça. Mas a realidade é que MUITOS presos sofrem coisas muito piores.

        E eu NUNCA vi os que hoje brandam discursos indignados em prol de Dirceu falarem NADA sobre essa realidade.

        Pelo visto, eles continuam sem se preocupar, vide o post acima, onde o que importou para a pessoa que o assinou foi defender a situação do preso Dirceu e de mais nenhum outro, como se outros casos de falta de celeridade não existissem na justiça brasileira. Falta de solidariedade e de consciência política.

        O que importa é apenas o caso isolado de José Dirceu. Isso é errado, máxime para quem quer falar de justiça neste país com a mínima propriedade.

        1. Advogado Tucano

          Pelego é advogado pago por tucano.

          Está cansado de saber que inexiste, ou se existir trata-se de um ou no máximo dois processos de execução penal de decisão de competência originária no STF. Querer comparar com a regra e as graves deficiências do sistema penitenciário pátrio, diga-se gerido pelos estados e subordinados ao governos estaduais, com a situação especialíssima do mentirão (julgado originariamente pelo STF em grave afronta a constituição, uma vez JD não tinha prerrogativa de foro) é coisa de tucana convicto ou remunerado.

          Ao comparar a estrutural deficiência do sistema prisional é atribuí-la ao PT a “11 anos no poder” mostra de forma nítida a intenção do doutor advogado tucano.

           

        2. Advogado Tucano

          Pelego é advogado pago por tucano.

          Está cansado de saber que inexiste, ou se existir trata-se de um ou no máximo dois processos de execução penal de decisão de competência originária no STF. Querer comparar com a regra e as graves deficiências do sistema penitenciário pátrio, diga-se gerido pelos estados e subordinados ao governos estaduais, com a situação especialíssima do mentirão (julgado originariamente pelo STF em grave afronta a constituição, uma vez JD não tinha prerrogativa de foro) é coisa de tucana convicto ou remunerado.

          Ao comparar a estrutural deficiência do sistema prisional é atribuí-la ao PT a “11 anos no poder” mostra de forma nítida a intenção do doutor advogado tucano.

           

          1. Ghost-writer, baba-ovo pelego

            Quem lê o que você escreve, logo percebe que você é um bunda-mole que não sabe de nada. Presídios federais existem aos montes, retardado mental hehehe. Nêgo é burro com orgulho rsrs.

            Estou convicto de que se a Da. Dilma perder a eleição em 2014, o que anda bastante possível de acontecer, a pressão está muito grande neste sentido, tipos covardes como você serão os principais responsáveis. Bundas-moles como JBS, incapaz de ostentar o perfil verdadeiro, não aguentam a menor pressão e vão endoidar na época da eleição.

            Da. Dilma, expurgue essa gentalha pelega da campanha! Esses caras queimam o filme de qualquer um!

            A pressão da Petrobras está grande! A Copa do Mundo vem aí!

            Como apoiador da Copa do Mundo do Brasil desde o início, hoje limito-me a torcer para não haver nenhum desabamento de estádio feito às pressas, um risco real para a desorganização que foi a preparação brasileira! Seria uma catástrofe, literalmente, com efeitos políticos devastadores para o Governo e para o partido que o comanda.

            Porque, se depender da torcida, o Brasil perdeu a Copa já e, por tabela, Dilma vai levar goleada na eleição! Uma coisa está associada à outra. O PT conseguiu tornar a realização de uma Copa do Mundo no Brasil algo impopular. Incrível. É o anti-Brasil de que nos falava Nelson Rodrigues.

            Não adianta dizer que foi a imprensa ou a oposição: se o Governo Federal, que é do PT e foi quem trouxe a Copa para o Brasil, maior responsável pelo pretendido e obrigatório sucesso do evento, tivesse feito o que se prontificou a fazer, com competência, o povo que determina e marca a opinião pública terminaria apoiando. Não foi o que se viu. Organização falha, estádios construídos às pressas e o gargalo de uma infra-estrutura, no máximo e na melhor das hipóteses, maquiada e que definitivamente não está à altura do que se esperava.

            Hoje, reavalio se foi uma boa coisa apoiar essa Copa do Mundo do Brasil. Nada do que eu esperava ver, em termos de infra-estrutura, aconteceu.

            Eu hoje não tenho mais a menor ideia do que vai acontecer durante a Copa do Mundo do Brasil. Temo que essa seja a pior Copa do Mundo dos últimos tempos. Isso se não for a pior da história, por todo o cenário que foi construído ao redor dela.

  10. partindo do barbosa esta

    partindo do barbosa esta afronta aos direitos de Jose Dirceu não é de se estranhar, “É para isto mesmo”

  11. Chegando a Pascoa esperamos

    Chegando a Pascoa esperamos para breve o lancamento das peças:

    A ” Paixao ” de Dirceu, ou quem sabe um novo evangelho escrito pelo mesmo …rs

  12. RE:

    Não canso de repetir: A perseguição pessoal e ensandecida, a qual Zé Dirceu é vítima, dá o exemplo repugnante de como o Judiciário brasileiro funciona, baseado na corrupção (abuso de poder também é corromper, portanto corrupção), preponderância e total falta de controle com relação e membros despreparados e desqualificados para as funções que exercem.

    Independente da posição política que se defenda, apoiar o que o ministro Joaquim Barbosa vem fazendo é uma faca de dois gumes e um dia qualquer um poderá ser vítima da mesma ação. Quando isso ocorrer, seja de direita ou de esquerda, a próxima vítima não terá o que reclamar.

  13. Só mesmo os historiadores

    Só mesmo os historiadores para destrinchar esse momento trágico da história brasileira. Que horror! O judiciário, junto com suas castas, é o pior poder que exista no Brasil, muito pior que o legislativo. O Joaquim Barbosa cada vez mais se consolida como uma pessoa desequilibrada, recalcada, rancorosa, capaz de sentimentos apequenados e vis. O último rebaixamento desse sujeito está no seu encontro com uma suposta comunidade de negros a qual se planta de humilde – um horror mais asqueroso ainda. Que dissimulado! Um velho ator decadente e canastrão, mas que vem acalhar na representação das instituições e velhas e novas oligarquias a qual não quer perder a sua porçãozinha. 

  14. Em homenagem a um dos

    Em homenagem a um dos “melhores momentos” do nosso judiciário, a  música que deve assombrar todos quantos contribuíram para esse espetáculo grandioso, especialmente o neo escravocrata, jb. Por acaso se chama PESADELO, de Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro (como não sei colocar com letra e música, vai só um trecho da letra):

    quando o muro separa, uma ponte une/se a vingança encara, o remorso pune/você vem me agarra, alguém vem me solta/você vai na marra, ela um dia volta/e se a força é tua, ela um dia é nossa/ olha o muro/olha a ponte/olha o dia de ontem chegando/que medo você tem de nós/você corta um verso,eu escrevo outro/você me prende vivo, eu escapo morto/de repente olha eu de novo….

     

  15. Conforme alertou Veríssimo,

    Conforme alertou Veríssimo, se você quer saber onde está, olhe em volta e veja quem está a seu lado. No caso de barbosa, os que estão ao lado dele são lambe-botas, linchadores, ignorantes e covardes. Têm em comum o desapreço pela justiça e o fato de ficarem felizes com a dor alheia. Alguns chegam a usar conceitos religiosos para debochar de quem está sendo injustiçado e torturado, no entanto, como diz o adágio popular, “Deus não existe, mas é justo”. A este propósito ainda, não se pode deixar de mencionar que Deus pune duramente, e o câncer está aí mesmo para isso. Barbosa, o Salieri de Dirceu, está mal de companhia, invejosos de carteirinha como ele, mas essa turma se merece.

  16. Conforme alertou Veríssimo,

    Conforme alertou Veríssimo, se você quer saber onde está, olhe em volta e veja quem está a seu lado. No caso de barbosa, os que estão ao lado dele são lambe-botas, linchadores, ignorantes e covardes. Têm em comum o desapreço pela justiça e o fato de ficarem felizes com a dor alheia. Alguns chegam a usar conceitos religiosos para debochar de quem está sendo injustiçado e torturado, no entanto, como diz o adágio popular, “Deus não existe, mas é justo”. A este propósito ainda, não se pode deixar de mencionar que Deus pune duramente, e o câncer está aí mesmo para isso. Barbosa, o Salieri de Dirceu, está mal de companhia, invejosos de carteirinha como ele, mas essa turma se merece.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador