Doleiro ligado a Vargas é tiro no pé do PSDB, diz autor de A Privataria Tucana

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Do iG

Doleiro ligado a Vargas é tiro no pé do PSDB, diz o jornalista Amaury Ribeiro Jr, autor de “A Privataria Tucana”

Alberto Youssef, ligado ao deputado petista André Vargas, já teria operado para Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-diretor do BB e ex-caixa de campanha do ex-ministro José Serra

A empenho de figuras do PSDB para a criação da CPI da Petrobras pode se transformar em um tiro no pé dos próprios tucanos. A observação é do jornalista Amaury Ribeiro Jr, autor de “A Privataria Tucana”, livro que denuncia irregularidades na privatização das teles e um suposto esquema de evasão de divisas para paraísos fiscais durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Conselho de Ética: Aberto processo para investigar Vargas por elo com doleiro preso

Deputado André Vargas volta atrás e adia entrega da carta de renúncia

O livro traz uma revelação que parece ter sido esquecida pelos tucanos ávidos pela criação da CPI da Petrobras: o doleiro Alberto Youssef, ligado agora ao deputado André Vargas (PT-PR), já teria operado para Ricardo Sérgio de Oliveira, o ex-diretor internacional do Banco do Brasil e ex-caixa de campanha do ex-ministro José Serra, duas vezes candidato derrotado à Presidência.

“Quem montou o esquema de propinas na Petrobras foi o Youssef, não no governo do PT, mas no do PSDB”, afirma o jornalista. “Ele havia feito a mesma coisa no Caso Banestado”, lembra Amaury. No livro, ele relata que entre 1996 e 1997 o doleiro enviou para Nova York, por meio de uma off-shore, a June International Corporation, US$ 56 milhões descobertos em uma subconta bancária hospedada na Beacon Hill Service Corporation, uma espécie de conta-ônibus no Chase Manhattan (hoje JP Morgan Chase). O dinheiro tinha como destino final uma agência das Ilhas Virgens Britânicas.

O esquema Banestado alimentou a remessa de US$ 30 bilhões que escoaram através de movimentações pelas CC-5 (Carta Circular nº 5, do Banco Central), criadas para permitir saques e depósitos de estrangeiros em trânsito cuja finalidade foi deturpada. Uma das pontas da imensa rede era operada por Youssef, que utilizava laranjas no Paraguai e no Uruguai para despistar o rastreamento bancário.

A conta tinha o sugestivo nome de Tucano e, segundo Amaury, era integralmente administrada pelo advogado americano David Spencer, procurador de Ricardo Sérgio de Oliveira. “Está se repetindo agora o mesmo que ocorreu no mensalão: o PT foi procurar um personagem que já operou para o PSDB”, diz Amaury. Ou seja: o Youssef, segundo o jornalista, é o Marcos Valério da Petrobras, uma segunda herança tucana ao PT na seara de malfeitos.

Pela voracidade com que os tucanos têm investido na criação da CPI da Petrobras, Amaury acha que as informações mais apimentadas de um suposto relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Justiça, ainda não vieram à tona. Pelos indícios do apurou, ele aposta, no entanto, que há matéria-prima para desgaste nos dois maiores partidos.

“Estou ansioso para ser chamado à CPI”, afirma Amaury, que diz ter guardado alguns documentos não revelados em “A Privataria Tucana”. O livro, já vendeu mais de 150 mil exemplares, traz também uma revelação que está sendo robustecida pelas novas investigações da Polícia Federal: a participação de doleiros em grandes esquemas de financiamento de tráfico de drogas no atacado.

No livro de Amaury, Youssef é apontado como um profissional eclético. O doleiro atuava, ao mesmo tempo, para tucanos de penas reais e traficantes barra pesada, como Fernandinho Beira Mar ou o bicheiro João Arcanjo Ribeiro, conhecido como comendador. Em Foz do Iguaçú, no rastro da Operação Lava Jato, a Polícia Federal descobriu doleiros financiando operações de alta envergadura no tráfico internacional.

O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) tentou por duas vezes criar a CPI da Privataria. Delegado da Polícia Federal, o deputado investigou o caso e conhece o doleiro ao ponto de prever que ele fará, mais uma vez, acordo de delação privada para escapar de uma pesada sentença. Youssef estaria “no ponto” para ser ouvido numa CPI.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que se ponha então o PSDB na reta…

    Todo mundo que for supostamente ligado com bandido, especialmente os dois principais partidos do Brasil, PT e PSDB, tem que ser investigado. Esse papo de tiro no pé é estranhíssimo. Parece coisa de bandido de uma facção ameçando a outra. Aiás, me enganei, não parece não, é isso mesmo que é…

    1. O que você quer mesmo é que

      O que você quer mesmo é que apenas uma “facção” seja punida. Seus comentários indignados só aparecem aqui quando há denúncias contra o PT. Quando são denúncias contra o psdb você enfia o rabo entre as pernas e desaparece. Quer enganar quem seu tucano enrustido?

      1. Você é muito inteligente

        Não comento muito as questões do PSDB porque, diversamente de você:

        1) Não moro em SP ou Minas, então não tenho obsessão com eles;

        2) Não tenho pensamento binário de uma calculadora vagabunda, o fato de alguém ser contra esse governo de merda não o alinha automaticamente com o PSDB;

        2) Sou brasileiro, então esse governo de quinta categoria que a Sra. Dilma Roussef faz é da minha conta sim, embora eu saiba que o sonho de vocês é liquidar o direito de quem tem opinião contrária;

        3) Me dê os números da loteria para essa semana, porque você se arroga o direito de ler meu pensamento e advinhar minhas preferência políticas ao afirmar que quero apenas uma “facção’ punida; então das duas uma, ou você é um gênio leitor de mentes, ou é um débil mental fanático defensor desse governo incompetente.

        Sutil você reconhecer que o PT também é uma “facção” hein? Achava que p/vocês todos os partidos que não os ungidos do PT é que tinham esse defeito.

        PS: Não acho que você seja um débil mental sem capacidade de raciocínio, por favor me dê os números da loto…

  2. Marcos Valério, Daniel

    Marcos Valério, Daniel Dantas, Cachoeira, esse doleiro, as empreiteiras….

    Ramificações em todos os partidos.

    Enquanto a sociedade LIBERAL achar que caçando os políticos resolverá a corrupção…

    ela continuará, passará de partido para partido, de pais para filhos.

    O embrião da corrupção não é o Estado, e o empresário ganancioso,

    tudo bem, quem quiser substitua ganancioso por lutadores pela sobrevivência.

    1. Marcos Valerio.daniel.

      O caminho das indias descobriu o Brasil.Siga o doleiro que vao descobrir que a amizade do vargas é troco de padaria,moedinhas,balinhas,como foi o mensalao debitado ao PT.enquanto o Joao paulo com mulher a tiracolo retira 50 millegalizados o pimenta da veiga do aecio recebe 300 milsem explicaçao.enquento condenam,humilham o Ze Dirceu pelo dominio do fato descobrem uma metrolandia assustadora.tava acerto o Antonio Ermirio de Morais como maior doador da campanha do Maluf a presidente.Corruptor no Brasil é rei .Os filiados do maluf deveria realizar uma vaquinha e devolver o roubo comprovado pelos paises envolvidos.Um partido como o Pt que realizou o melhor governo da historia e jogou na cara do brasileiro o ‘como funciona” deveria incentivar todas as cpis porque vao acabar no inicio de tudo ,ou seja,na turma de sempre.

  3. Que peguem todo mundo!
    O que

    Que peguem todo mundo!

    O que não pode é livrar a cara de uns para proteger outros.

    Tiros nos pés de políticos geralmente são bons para a sociedade como um todo.

  4. Que peguem todo mundo!
    O que

    Que peguem todo mundo!

    O que não pode é livrar a cara de uns para proteger outros.

    Tiros nos pés de políticos geralmente são bons para a sociedade como um todo.

  5. Fica fazendo muito sentido a

    Fica fazendo muito sentido a frase de Nelson Rodrigues – no afã de “descontruir a imagem do governo”, como disse certo senador, os idiotas perderam a modéstia. Espero que percam outras coisas mais.

  6. muita calma nessa hora…

    “esquema de evasão de divisas” (PSDB) e grandes traficantes globais

    é muito diferente de esquema de distribuição trocadinhos para campanha (PT) e condenados do mensalão

    1. trocam forças, PSDB e PT…

      negativas por positivas………………

      PSDB faz e PT paga

       

      único que não é de se calar é o Dirceu, motivo de tanta perseguição por aceitação de todos

  7. Abaixo a privataria, uma

    Abaixo a privataria, uma estátua para Amauri, o desvendador do caminhodas verdinhas. PF, MPs onde vocês se escondem?

    1. Ops, não me envolva na sua corrupção

      Eu não sou pago, como a matilha do PSDB, para ficar o dia inteiro na internet mandando mensagens idiotas em sites democrático. Aqui não é da laia do PSDB que não publica réplica que não for contra o PT ou favorável ao PSDB 

  8. É, que diferente dos teus

    É, que diferente dos teus corruptos, Walter, o liberal, os nossos (de esquerda) são SEMPRE punidos, sejam eles culpados ou não.

  9. E daí que o doleiro era

    E daí que o doleiro era ligado ao PSDB ?

    Essa parte não conta, não vale de nada, são águas passadas.

    O que realmente vale,  e o que conta, é a parte que é ligada ao PT.

  10. Amaury o autor do “besta

    Amaury o autor do “besta seller” que ninguém leu.

    Amaury faz o mesmo que o Lula quando afirmava que no Brasil existiam 25 milhões de crianças abandonadas e todo mundo acreditava.

     

    1. Do jeito que você escreve o

      Do jeito que você escreve o Brasil é o paraíso na Terra. Só um m**** como você, que provavelmente vive numa mansão e anda de carro importado vem aqui escrever tanta asneira. Largue tudo por um dia e tente viver como o brasileiro mais pobre para ver o que é bom pra tosse.

  11. Bem que denunciaram que o PSDB

    Estava arregimentando uma tropa de vira-latas para ficar o dia interio na internet mandando mensagens negativas sobre o PT assumido pelo brucutubotox Alvaro Dias. Para esta matilha não basta ter toda a mídia Piguenta a seu favor, que não publica nenhum questionamento a sua ideologia estupida e imbecil. Tem de vir também nos sites democráticos onde todas as opiniões são publicadas, inclusive as mais imbecis como este comentário AAA nada liberal aí em cima. Cara, como tenho asco de alguns brasileiros que eu vejo. Não tem sangue, mas hemolinfa.

  12. Pra variar, a grande canalha,

    Pra variar, a grande canalha, o eixo da imoralidade no Brasil, ontem e hoje, é a grande Imprensa. Metida até o pescoço nas pilantragens demotucanas, vai noticiar apenas o que convém aos sócios do Instituto Millenium. Céu de Brigadeiro para os interesses eleitorais de Aécio… 

  13. Amigos, imeginemos o

    Amigos, imeginemos o contrário… Que a nossa imparcial e justa grande Imprensa tivesse sido “informada” de que o VP da Câmera, sendo do PSDB, está metido com este doleiro mas que ele, o doleiro, tivesse tido relações prá lá de perigosas com petistas no passado. Qual seria o foco? No presente ou no passado? Quem respondeu no presente deixou de ganhar um ticket aéreo, só de ida, para as Ilhas Cayman, o balneário favorito dos demotucanos. Serão recepcionados pessoalmente por FHC, a filha do Serra (que FHC não gosta dele…) e Daniel Dantas. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador