Eliana Calmon afirma que líderes podiam ser presos em caso de nova greve da PM

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Eliana Calmon, ex-ministra do STJ

Salvador, BA, 18 de abril de 2014
Capitao Tadeu,

Atendendo à solicitação de Vossa Excelência sobre a origem da prisão de Marco Prisco, informo que após consultar o Presidente do Tribunal Regional da 1ª Região, Desembargador Mário César Ribeiro, o Desembargador Almilcar Machado, plantonista do mesmo Tribunal e finalmente, o Procurador Geral da República, Dr. Rodrigo Janot, verifiquei que a prisão do Vereador indicado decorreu da Prisão Preventiva decretada pelo Juiz Federal condutor da ação penal a que responde o edil, em deferimento, a pedido formulado pelo Ministério Público Federal do Estado da Bahia, diante das provas entregues ao Magistrado comprovando o envolvimento do acusado em novas manifestações da greve da Polícia Militar da Bahia, deflagrada no último dia 15 do corrente mês e ano. Assim nada há de novo no fato ensejador da Prisão Preventiva senão a determinação de custódia de um réu em processo antecedente, sem qualquer envolvimento político ou intervenção do Governo ou outra autoridade qualquer da Bahia.

Quero esclarecer a Vossa Excelência que a situação de Marco Prisco só pode ser solucionada no âmbito da Justiça Federal, mediante Habeas Corpus examinado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Solidariedade ou parceria no sentido de haver um reposicionamento da Justiça inexiste e a retomada de greve por parte da Polícia Militar é absolutamente impertinente neste momento porque esse acontecimento impedirá o exame de um possível Habeas Corpus, podendo ocasionar a prisão de líderes do movimento, agravando a solução do problema.

Assim, Capitão, a melhor solução para o problema, não está no aquartelamento das forças policiais, porque não decorreu a prisão do descumprimento pelo Governador do acordo anteriormente assinado. Aliás, não poderia ele acordar sobre os processos em andamento na Justiça.

Atenciosamente,
Eliana Calmon

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Capitão Taudeu é uma raposa

    O Capitão Taudeu é uma raposa política da pior estirpe, ele usa os PM`s para se autopromover politicamene e atacar seu desafeto o governador,, porém a sociedade é que  paga o alto ônus, ontem ele irresponsalvemente e de ma-fé tentou jogar a culpa pela Prisão do tucano e bandido Prisco, no governador Jackes Wagner e disse que era o novo lider dos PM`s e deu órdem para  os PM`s recolherem-se aos quartéis, na minha visão, isto é uma atitude grave criminosa e que deve ser punida de formar exemplar pela justiça.

  2. Rua para esse pessoal.

    Rua para esse pessoal. Processo administrativo e rua. Sem perdão, sem contemporização, sem negociação. Rua!!

    1. Ass: CUT, CGT ou Força?
      Não

      Ass: CUT, CGT ou Força?

      Não venha me falar que ficar contra os trabalhadores é reação contra o tucanismo, porque eles mesmo já se deram por vencidos em outubro faz tempo. Estão confundindo o meio com o fim. O meio deveria ser a vitória contra o PSDB. O fim, o trabalhismo, a social democracia, o socialismo, ou seja lá o que as pessoas estavam defendendo até 2005.

  3. Dilma e os Baianos.
    Se espalha rapidamente nas redes sociais na Bahia que Dilma teria declarado que a pm da Bahia faz greve pq baiano é preguiçoso. Se for verdade, confirmada a fala, além da burrice do ato, pode-se ter certeza que ela será ex-presidente ao final do ano.

    1. Sabe nada inocente…

      Por acaso voçê ouviu algum áudio ou viu algum vídeo sobre esse episódio? Isso é originário de sites sujos que visam atingir Dilma e o Governador da Bahia e muitos “inocentes” repassam sem averiguar. Essa eleição está um verdadeiro jogo de xadrez…

  4. Se não há mais

    Se não há mais “aquartelamento” ou outra “greve” da PM (que no caso da Bahia significa incentivo a saques e assasinatos) isso se dá por motivos político-eleitorais, para não prejudicar candidaturas da oposição, ao se perceber que é perigoso apoiar motins e crimes graves. A juíza Eliana Calmon é candidata ao Senado pelo PSB da Bahia, mesmo partido do sublevador capitão Tadeu, candidato a deputado federal. Serve de alerta a prisão pela PF do candidato a deputado estadual pelo PSDB, devido a sua responsabilidade em crimes ocorridos na greve de 2012, e que pelo visto continuaram nessa recente sublevação da tropa.

  5. Greve de policiais miirtares

    Não seria o caso do Deputado estadual capitão Tadeu, do PSB de Eduardo Campos, juntamente com o vereador Prisco, do PSDB de Aécio Neves, serem processados na justiça federal por incintarem uma greve inconstituional com atos de terrorismo contra a população, e serem  processados, também,  por quebra de decoro parlamentar? Se eles fossem do PT a midia estaria ávia por suas cabeça…O paradoxo da história é que, equivocadamente, alguns setores do  PT entendem como legítimas greve de policiis militares. O partido precisa rever essa posição pois, infelizmente, esses policiais vem usando armas e violência para criar o caos, tornar a sociedade refém, e obrigar os governantes a atenderem suas reivindicações. E observem que os policiais da Bahia tiveram, no governo de Jackes Wagner, um aumento real de 60%…   O que vai acontecer com país se os policiais militares se articularem nacionalmente, como Prisco já tentou na greve passada, e paralisarem todas as policias? A Guarda Nacional   e as forças armadas terão efetivos suficientes para asseguraem a segurança da população contra saques, assaltos, estupros, e outras formas de violência? O PT, com essa visão ambígua em relação às greves de policiais militares, termina por estimular esses movimentos e prestar um brutal deserviço à população.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador