Em carta, Roberto Jefferson diz que Barbosa ‘está vitimizando a turma do PT’

Da Folha

“Barbosa, está exagerando”
 
Depois de três meses na prisão, Roberto Jefferson, delator do mensalão, conta em carta como se sente atrás das grades
 
ANDRÉIA SADI
 
“Cadeia, 19/05/14”. É assim que Roberto Jefferson começa uma carta à Folha, escrita à mão, do Instituto Penal Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, em Niterói (RJ).
 
Condenado a sete anos e 14 dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do mensalão, o petebista completou três meses de prisão neste sábado (24).
 
A pedido da reportagem, ele descreveu pela primeira vez como se sente atrás das grades. Na carta, Jefferson, que em 2005 revelou o mensalão em entrevista à Folha, fala da saúde, da conjuntura política na América Latina, dos novos escândalos no Brasil e da rotina na prisão.
 
Ao citar o desafeto José Dirceu, uma surpresa: “Sobre o Dirceu, penso que o JB está exagerando e vitimizando a turma do PT”.
 
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, o JB” a que Jefferson se refere, negou no começo do mês o pedido do petista para trabalhar fora da cadeia durante o dia.

 
Dirceu está preso desde novembro no complexo da Papuda, em Brasília, acusado de comandar o mensalão, escândalo definido pelo STF como um esquema de compra de apoio político no Congresso no primeiro mandato do ex-presidente Lula.
 
“Você sabe que eu não gosto do José Dirceu, mas a coisa está demais”, afirmou.
 
DUELO
 
Depois, o presidente do STF revogaria o direito de sair da prisão para o trabalho de outros condenados no escândalo sob o argumento de que eles ainda não completaram um sexto da pena, requisito da Lei de Execuções Penais para o benefício.
 
Desde que o escândalo do mensalão veio à tona, Jefferson patrocinou publicamente uma espécie de duelo com Dirceu –então ministro da Casa Civil e um dos principais auxiliares de Lula–, a quem sempre acusou de ter comandado o esquema do mensalão.
 
Agora, faz coro com o petista em relação à negativa de Barbosa ao trabalho externo.
 
“Ele [Barbosa] monocraticamente revogou uma jurisprudência consagrada em todas as comarcas e tribunais do Brasil. Até no STJ [Superior Tribunal de Justiça] os condenados no semiaberto trabalham desde o primeiro dia da execução da sentença. Nitidamente o JB tem diferenças pessoais com a Turma do PT.”
 
Jefferson diz estar sendo bem tratado na prisão.
 
“A diretora é uma mulher muito sensível e atenciosa. Tenho mantido minha dieta, estou em cela individual por recomendação médica, dada a minha condição mais delicada de saúde”, escreve ele na carta.
 
O petebista precisa de alimentos especiais, sem gordura, por causa das cirurgias a que foi submetido para o tratamento de um câncer, que acabaram reduzindo seu aparelho digestivo.
 
A defesa de Jefferson agora espera que o STF vote seu pedido para cumprir a pena em casa, por motivos de saúde, pleito feito desde a sua condenação.
 
Sobre sua rotina na cadeia, diz ler todos os dias a Folha e os jornais “Valor Econômico”, “O Globo” e “O Estado de S. Paulo”.
 
E fala sobre Pasadena, Lava Jato e CPIs, temas que mais têm movimentado o mundo político recentemente.
 
“A temperatura subiu. Para mim, o pior poderá vir pelo TCU [Tribunal de Contas da União], se convocarem a Dilma para depor, numa franca contestação à sua qualidade gerencial. Esse caminho técnico e jurídico é muito mais poderoso que o político. Esse caminho sim poderá resultar em danos graves à imagem do governo”, discorre.
 
FUTURO
 
Na carta, Jefferson ainda faz considerações sobre o “desgaste das esquerdas na América Latina”.
 
“Argentina, Venezuela, Brasil, a coisa começa a decantar. Nada como a democracia e liberdade da imprensa, as coisas ficam mais nítidas aos olhos do povo”, afirma o petebista.
 
“Na Venezuela, o movimento liberal, de resistência à brutalidade da esquerda bolivariana, nasce com os estudantes. Existe um espaço de cinquenta anos entre os meninos de hoje e aqueles da luta contra os militares, que golpearam a liberdade”.
 
O texto do petebista também alude ao futuro.
 
“Tudo passa. Tudo tem seu tempo. Nada e ninguém é para sempre”.
 
E termina citando a família: “Sobre minha Ana Lúcia (sua mulher), digo que Deus reserva a poucos uma companheira como ela”.
Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ME ENGANA QUE EU GOSTO

    Bob Jeferson escreveu tudo isso numa carta ?

    Ta, me engana que eu gosto. Deve ter sido uma carta do tamanho da carta de Pero Vaz.

    Se a folha admitisse que o Bob deu uma entrevista , estaria dando um tiro no pé do JB que não deixa os da papuda darem entrevista.

    A folha é patética. Olha só quantas vezes ela repete a palavra carta.

    O que aconteceu com o manual de redação?

    1. Verdade, foi entrevista

      Verdade, foi entrevista mesmo.

      Por celular ou presencial.

      Mas o conjunto de leitores da Folha não se dá conta disto. Está em parte emburrecido, em outra em guerra ideológica contra seu próprio país.

       

  2. Sinto dó e compaixão desse

    Sinto dó e compaixão desse rapaz como ser humano. Tal qual Genoíno, não tem a mínima justificativa deixá-los numa prisão dado o estado de saúde dos mesmos. Afinal, o que fizeram de tão monstruoso? Mataram, sequestraram, estupraram? Em que a sociedade será remida com esse encarceramento?

    Em termos políticos, a objeção é tão incisiva tanto quanto o regime carcerário  a que está submetido.

    Roberto Jefferson sempre se destacou na política brasileira(a partir da década de 80) como um lídimo representante do fisiologismo e patrimonialismo que desde priscas eras assola o país. Foi um dos líderes do chamado “Centrão”, movimento que aglutinava os que se opunham aos avanços da Carta de 1988. Posteriormente foi um dos títeres de Collor no Congresso. Desde então nunca mais saiu da órbita do Poder.

    Seu ódio a José Dirceu nada tem a ver com questões de moralidade ou afins: é de fundo ideológico e também pecuniário. 

     

  3. Pelo contrario  sr  Jefferson

    Pelo contrario  sr  Jefferson  canalhice,  quem vem  desencantando é a direito  apesar  de milhoes  de dolares serem jogados  na corrupçao  para comprar  muita  gente  e   fazer  manifestaçoes   a favor  da SUJA  DEMOCRACIA AMERICANA,   contra  a    DEMOCRACIA  SOCIAL   que hoje  vem imperando no mundo  e que  deve  crescer ainda mais, por ser mais justa. Defender  essa  corrupta  democracia  americana  é coisa  de  gente safada. ele diz  isso  porque estar  HOSPEDADO    numa cadeia que lhe  dar  todos os  privilegios  quando é negado  a  GENOINO  o mesmo tratamento. 

    Engano  seu  Jeffer son  a  esquerda  vai continuar crescendo, porque  é o unico  meio  da  humanidade  se livrar  das  CORRENTES DA ESCRAVIDAO  DOS  EUA.  ele  jamais  visam  o bem  está de qualquer país  quem pensar  assim  esta  completamente enganado.  pois  todos os países dominados por  eles  estao  sofrendo  a maior  miseria   e  os governos nao conseguem  se arrumar. pois é justamente  a intençao  dos  militares  e industrias belicas americanas, para vender  armas. em troca das riquezas  desses países. 

  4. E o farisaísmo da Folha não

    E o farisaísmo da Folha não vai apontar a regalia de Roberto Jefferson de ter direito a ler todos os dias a Folha e os jornais “Valor Econômico”, “O Globo” e “O Estado de S. Paulo”? O Dirceu ficar mais de duas horas na biblioteca da Papuda é regalia, mas Jefferson ler todos os dias 4 jornais não é? Quem fornece esses jornais todos os dias a Jefferson? Porque a Folha não denuncia isso ao JB? Por que não fez nenhuma foto de Jefferson na cadeia?

    Folha Sepulcro Caiado de Branco de São Paulo.

  5. O bob não é bobo, embora

    O bob não é bobo, embora pareça, ele sabe que o que fazem com o Zé hj o engrandece a médio prazo, e daqui algum tempo quem perde é o babozão, o pig e a elite tacanha, pois o Brasil continua e continuará diminuindo o tamanho do fosso entre a casa grande e a Senzala! 

  6. Chega a ser cansativo de tão

    Chega a ser cansativo de tão hipócrita. O josé dirceu não pode escrever; tem que ficar no “ostracismo”; tem que perder mais direitos do que o de ir e vir. Mas o inventor da tese do mensalão, não, pode falar, escrever e tem sua “carta” publicada na graaande imprensa.

    O jogo está claro. Essa farsa vai até o resultado final da eleição, seja no primeiro ou no segundo turno. No dia seguinte a dilma, ganhando ou perdendo, vai conceder a graça pra todos menos pro roberto jeferson; ela vai deixá-lo se entendendo com o jb. O roberto jeferson, por mais que enxergue tudo errado, já percebeu isso. Está somente tentando uma reconciliação.

     

  7. Ah tá… carta né? Sei… Se

    Ah tá… carta né? Sei… Se fosse JD já estaria num presídio de segurança máxima!!! Nassif, pede ao JD para te mandar um cartinha de 32 páginas, dando orientações à militância e fazendo análise da conjuntura, tb.Não tem problema, afinal, ele estaria mandando uma mensagem para o blog de um jornalista e, liberdade de imprensa é tudo e bla bla bla… Ah, aproveita e pergunta se a gente já pode “bater” no STF pq até o Bob Jeff já tá achando exagerado. Sabemos que os ministros não são inimigos mas são sim, adversários políticos e, desde qdo a gente trata adversário político na base do leitinho com pera? 

    1. Pois é, “carta”, dieta

      Pois é, “carta”, dieta especial, cela privativa, bem cuidado pela diretora….mas nada disso configura regalias. E ninguém quer beber o sangue dele. Os petistas devem ter sangue muito doce né? Daqui a pouco consegue prisão domciliar, é só aguardar.

  8. .

    Dessa farsa chamada “mensalão” Roberto Jefferson foi um dos que embolsou o dinheiro de caixa 2 eleitoral que ele recebeu para a campanha do PTB, os demais conseguiram provar que o dinheiro tomado emprestado, e devidamente quitado, sem uso de recursos públicos, foi usado para quitação de débitos de campanha. Os envolvidos deveriam ter pago pelo que comenterem e não por crimes inventados por esse aparato midiático-penal. 

  9. Concordo em parte com o que o

    Concordo em parte com o que o Bob disse.

    Acha que muitos petistas que estavam afastados do partido, devem ter voltado, ou se reproximado por conta dessa atitude covarde do Barbosa.

    O maior exemplo disso foi o que o partido arrecadou para pagar as multas do Genoino, João Paulo e Dirceu.

    Acho que o PIG está percebendo que a atitude do Barbosa ao invés de prejudicar o PT, na verdade está ajudando.

    Está inflando o partido.

    O Barbosa com sua atitude está “convocando a militância”.

    Saiam da frente que a onda vermelha vem aí, com os devidos agradecimento ao torquemada.

  10. Hipócrita, irresponsável e mau caráter!

    Inventou o mensalão quando já estava clara a descoberta da CORRUPÇÃO nos CORREIOS!   Homem rasteiro e mentiroso. E esse sim tem regalias. Cela individual e a dieta prescrita pelo médico e sem dúvida, deve ter o seu salmão defumado e suco feito com água de coco. Tudo isso devido a condição delicada de saúde! Que papo é esse? Os médicos  atestaram que ele teve um câncer incipiente de pâncreas e, que está curado. Claro, pois ninguém se salva de um câncer de pâncreas diagnosticado tardiamente. É óbvio, que está curado. O que reduziu o seu aparelho digestivo, muito provavelmente, não foi o tratamento. Ou ele pensa que não sabemos que havia feito anteriormente, a cirurgia de redução do estômago? Que não venha querer bancar o bom moço, pois seu passado o condena! Criatura vil, rasteiro e pequeno! Ele sim foi um câncer que causa sequelas até hoje ao Brasil e aos brasileiros!

  11. Joaquim Barbosa e Roberto

    Joaquim Barbosa e Roberto Jeferson são iguais. Sempre se aproveitando da desgraça dos outros para aparecer. Grandes canalhas enganadores da opinião pública.

  12. Cartas!

    Esse cretino pode mandar, e provavelmente receber cartas, além das iguarias  que está acostumado a degustar. As vítimas que ele atingiu para se defender de seus mal feitos, não têm esse direito. Genoíno tem dificulades para receber carta da filha e desenhos do netinho. Genoíno, pelo que se sabe, tem apresentado irregularidades nos exames de sangue, no que se refere à coagulação. E esse controle, há de ser criterioso, tendo em vista o tipo de cirurgia cardíaca a que foi submetido , com o agravante da prótese  não biológica utilizada. Essa é a nossa justiça!

  13. Temos que cuidar dessa podridão chamada AP 470

    Tudo o que  o pig quer: Quando deveríamos estar debatendo outros assuntos como por exemplo a taxação das grandes fortunas, gastamos tempo e energia numa coisa que já deveria ter sido resolvida: A atualização da lei que regulamenta a comunicação, a última é de 1962; Esse criminoso aparato midiático-penal não dá ponto se nó e vai ficar criando manchetes e situações a titulo de marketing politico pró-Arrocho Neves que, como sabemos, levou para a coordenação da sua campanha o criador do “mensalão” o Azeredo(Psdb-mg), e olha lá que os tucanos, ao contrario dos petistas, usaram e abusaram de recursos publicos no esquema.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador