Em dia de volatilidade, bolsa fecha em alta de 0,78%

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A bolsa brasileira voltou a subir nesta quinta-feira (24), afetada pelo desempenho das ações da Vale na reta final do pregão, em um dia marcado pelo início da temporada de balanços referentes ao primeiro trimestre do ano, indicadores econômicos e o aumento da tensão na Ucrânia.

O Ibovespa (índice da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) terminou as operações de quinta-feira em alta de 0,48%, aos 51.819 pontos e um volume negociado de R$ 5,900 bilhões. Com isso, o índice acumula ganho de 2,78% no mês, e de 0,60% no ano. As maiores altas foram as ações da Gol Linhas Aéreas (GOLL4), Rossi Residencial (RSID3) e BR Properties (BRPR3). Já as maiores baixas ficaram por conta dos papéis das empresas Usiminas (USIM5), Natura (NATU3) e Suzano (SUZB5).

“O Ibovespa principiou ascendente, porém, meia hora depois começou a decair e entrou em tendência de baixa. Por volta do meio dia, seguiu reagindo e passou a oscilar com pequenas variações ao redor da estabilidade”, diz ao analista Nataniel Cezimbra, do BB Investimentos, em relatório. “Entretanto, na meia hora final, subiu e firmou-se em campo positivo, catapultado por um avanço rápido e expressivo das ações da Vale, que obteve decisão judicial favorável no STJ em processo de tributação sobre lucros no exterior”.

No caso das ações da Vale, o papel foi favorecido pela decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) no julgamento de recurso que discute a cobrança de encargos sobre lucro de empresas controladas pela empresa no exterior. Embora tenha aderido aos programas de refinanciamento de dívida adotados pelo governo federal, a companhia sinalizou que, caso seja vencedora do processo, irá pedir o ressarcimento dos valores pagos e a suspensão no pagamento de parcelas a vencer.

No mercado cambial, a cotação do dia encerrou em queda de 0,27%, a R$ 2,2170. Segundo informações do serviço Broadcast, da Agência Estado, os dados de fluxo cambial divulgados pelo Banco Central na véspera seguiram pressionando a cotação, mas as tensões geopolíticas na Ucrânia, devido ao início de exercícios militares na fronteira do país com a Rússia, levaram investidores a buscarem segurança na moeda. A publicação de dados econômicos favoráveis nos Estados Unidos também ajudou as negociações.

A agenda macroeconômica de sexta-feira será um pouco mais movimentada. No Brasil, destaca-se a publicação dos dados de confiança do consumidor e custos da construção da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), os números de arrecadação de impostos, saldo em conta corrente e investimentos do Banco Central, além dos balanços financeiros da Hypermarcas e da Tractebel. No setor externo, os agentes acompanha o PMI (índice dos gerentes de compras) composto e de serviços, e o índice de confiança da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos; o total de desempregados na França; vendas no varejo na Inglaterra; os lucros industriais da China e o índice de atividade da indústria do Japão.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador