Em nome do trabalhador, PSTU defende o impeachment de Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da CartaCapital

Setores da extrema direita brasileira, defensores da derrubada da presidenta Dilma Rousseff (por impeachment ou por meio de um golpe militar) ganharam um novo e inusitado aliado: o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados, o PSTU.

Em entrevista divulgada pelo próprio partido, José Maria de Almeida, conhecido como Zé Maria, presidente nacional da legenda, afirma que primeiramente deve-se romper com o governo Dilma para depois defender os trabalhadores e lutar contra a direita: “ou nós estamos contra o governo, dispostos a ajudar nossa classe a lutar para derrubá-lo, para parar de vez os seus ataques ou nós vamos estar no campo desse governo com o argumento de que nós estamos lutando contra o golpe de direita”.

A posição foi criticada por meio de nota de outro partido de extrema esquerda sem representação parlamentar, o Partido da Causa Operária (PCO): “a ideia de que os trabalhadores vão derrubar o governo não apenas é ridícula, mas é, efetivamente, um encobrimento da operação golpista com um discurso esquerdista”.

O PSTU não divulgou se irá participar dos atos pela derrubada da presidente convocados para o próximo dia 16 de agosto nem se irão apoiar os pedidos de impeachment desengavetados por Eduardo Cunha que devem ser levados a plenário na volta do recesso parlamentar em Brasília. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

72 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PSTU é o melhor exemplo de esquerda burra

    Enquanto a direita raivosa se une pra acabar com a esquerda, vem essa agora. O PSTU é uma vergonha!

  2. pstu

    O bom da esquerda que ela é capaz de se destruir. Antes da Jornada de Junho o governo do PT foi acusado de direita, os esquerdistas defenderam essa tese, assim deu no que deu. Ago essa do PSTU, como sempre do lado do trabalhador. 

    Como PHa diz sempre “Viva o Brasil!”

  3. Ele lê

    Ele lê religiosamente (kkkkkkk) a Veja! Um dos poucos que ainda renovaram a assintarua! O  Monstrantino não é o imperador e nem o papa,,,  mas faz lá (nem que seja na pqp) seus milagres! “Né” Zé (Maria)?

  4. É um porra louca mesmo

    Esse indivíduo é ridículo. Pior do que direita fascista são esses porras loucas que dão um giro de 360 graus e das as mãos para os fascistas.

     

  5.  
    Além da necessidade de uma

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=ArKaS7lEXBk%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=bukkedhYV58%5D

     

    Além da necessidade de uma redução, na mesma proporção, de ganhos de diretores, acionistas, fomentadores e credores de toda espécie, a MP ainda teria que estabelecer que a situação temporária se inseriria necessariamente no contexto da visualização da retomada da situação inicial. Não há uma compensação equivalente, como supõe a MP, com a preservação dos empregos durante a redução, e a extensão dessa “estabilidade” pelo prazo de um terço do tempo da redução. Isso só se daria com a preservação do emprego pelo período de pelo menos o dobro do tempo da redução (fórmula adotada, por exemplo, com o trabalho no dia destinado à folga semanal e na negação ao direito de férias), com a recomposição dos valores dos salários, incluindo as perdas inflacionárias do período, já que o princípio do Direito do Trabalho, calcado no projeto constitucional, é o da melhoria da condição social dos trabalhadores, repita-se.

    Impressiona, ainda, o caráter discriminatório e antissocial da MP, que inclusive não possui qualquer base econômica, de permitir que a redução atinja apenas aos “empregados de um setor específico” (§ 2º, art. 3º), sendo que se a redução é precedida de acordo coletivo o que a MP faz é estimular uma divisão odiosa entre os empregados da empresa na votação pela redução setorial.

    Certo é que há inúmeros equívocos jurídicos na MP, que a tornam impraticável, sendo que do ponto de vista econômico e da conformação social não há o mínimo sentido em se exigir dos trabalhadores um sacrifício para depois se retomar à mesma situação anterior, que foi, ademais, a que deu origem à crise e que tem dado causa a tantos desajustes sociais.

    Já que querem visualizar sacrifícios, para superar problemas estruturais, que se o faça dentro de um projeto com vistas a melhorar as coisas e não para deixá-las exatamente como estavam antes das medidas adotadas, correndo o risco de piorá-las.

    À adaptação e à naturalização da trágica situação em que há muito vivem milhões de brasileiros digamos NÃO!

    http://www.jornalggn.com.br/blog/antonio-ateu/debate-e-o-governo-brasileiro-disse-sim

  6. O PSTU é aquele partido que

    O PSTU é aquele partido que foi tão pra esquerda, mas tão pra esquerda, que deu a volta e acabou parando na direita?

  7. Agora vai!

    O PSTU, do auto de sua autoridade de detentor de 91 mil votos nas últimas eleições presidenciais (0,09% do total) e de dois mandatos de vereador no país inteiro, era a pedra que faltava pra derrubar Dilma!

    (Bom, parece que é isso que eles do PSTU acham…)

  8. Bem, este é o momento em que

    Bem, este é o momento em que o “esquerdismo” mais rasteiro e inconsequente, num giro de trezentos e sessenta graus, se encontra com o projeto mais “fascista” da direita mais arrogante e prepotente.

    Esta posição politica do PSTU demonstra uma tremenda  indigência teórica na análise da realidade, o que gera uma profunda miséria prática na ação política.

    Neste caso, se confirma que o Zé Maria ambiciona a defesa de seu próprio umbigo, de seu próprio projeto de ascenção, e nunca a defesa da luta da classe trabalhadora.

    Ou pior, ele acredita que o PSTU com a força de um “exército de Brancaleone” que o caracteriza, vai chegar ao poder? Bem, ai é loucura mesmo!!

     

     

     

     

     

     

  9. Como disse o falecido Eneas

    Como disse o falecido Eneas Carneiro: ” a esqueda e a direite tem a face da mesma moeda” . Ou seja tanto há golpistas na direita quanto na esquerda.

  10. ZE MARIA SAIU DO PT  ATE COM

    ZE MARIA SAIU DO PT  ATE COM ALGUMAS CRITICAS SERIAS MAS O SUA TENDENCIA NAO CONSEGUIA ARREGIMENTAR MUITA GENTE TINHA ALGUMA BASE SINDICAL EM SAO JOSE DOS CAMPOS

    PARECE QUE CRIOU O SEU PARTIDO  QUE CONTINUA A DECADAS DO MESMO TAMANHO E NAO SAI DO LUGAR
    NAO E NOVIDADE TOMAR POSIÇOES DE DIREITA JA O FEZ VARIAS VEZES POR ISSO VAI CONTINUAR DO MESMO TAMANHO 

  11. FACE DA MESMA MOEDA

    Como disse Eneas Carneiro (falecido): “a esqueda e a direita tem a face da mesma moeda”.  Ou seja tanto há golpistas na direita quanto na esqueda.

  12. Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo?

    O fascismo já está batendo à nossa porta não se importando mais de se apresentar à luz do dia e ainda estamos discutindo se devemos primeiro romper com as forças antifascistas para depois lutar contra a direita?

    À dicotomia vista pelo PSTU:

    “ou nós estamos contra o governo, dispostos a ajudar nossa classe a lutar para derrubá-lo, para parar de vez os seus ataques ou nós vamos estar no campo desse governo com o argumento de que nós estamos lutando contra o golpe de direita”.

    Prefiro:

    “ou nós estamos contra o fascismo, dispostos a impedí-lo, para parar de vez os seus ataques ou nós vamos estar no campo da direita com o argumento de que nós estamos lutando contra os trabalhadores”.

    Se, como propõe o PSTU, primeiro seja derrubado o governo Dilma, no dia seguinte não existirá nem mais PT, muito menos PSTU. A não ser que este já tenha combinado com os russos para serem poupados dos atos institucionais e dos IPMs que certamente advirão na sequência.

     

  13. Se eu dissesse que estes

    Se eu dissesse que estes lunáticos tem m… na cabeça, eu estaria mentindo. Se tivessem pelo menos um pouco de m… nas cabeças já seria alguma coisa, por que nem m… eles devem ter nas cabeças.

  14. Caro Nassif e demais
    Nada de

    Caro Nassif e demais

    Nada de novidade do PSTU.

    Extrema  dita esquerda, que a extrema direita adora.

    Saudações

  15. Extrema direita brasileira,

    Extrema direita brasileira, não existe nem direita e muito menos extrema direita.

    O que é um extremista?

    Pelas suas idéias não se pode classificar alguém como “extremista”.

    Extremista é o individuo que aceita medidas extremas, entende se violência, para impor suas idéias.

    Pedir impedimento da presidente da republica não é um extremismo, mesmo porque esta dentro da lei.

     

     

    1. “Traduzindo” esse comentário

      “Traduzindo” esse comentário do(a) oneide: quando os interesses políticos-ideológicos são comuns, em especial se forem para solaparem governos,  os extremos do espectro ideológicos envergam tanto que chegam a se tocar. 

      Golbery do Couto e Silva já afirmava isso na década de 60. 

      1. Não caro JB o adjetivo

        Não caro JB o adjetivo “extremista” é usado para rotular negativamente.

        “JB é extremista de esquerda defensor do governo”, é uma inverdade, porque você não aceitaria pelo que lhe conheço usar a violência como opção de ação politica.

         

         

  16. O Zé da Maria cuspiu no

    O Zé da Maria cuspiu no próprio pé. Aliou-se com Cunha, Aécio, FHC, etc. Virou coxinha. Ele pensa defender o trabalhador; os trabalhadores nunca votaram nele nem no seu partido.

  17. Alguém tem que fazer alguma coisa pelo trabalhador

    Como a MP da redução de jornada paraece que não pegou, vem aí a MP da flexibilização de jornada. O empregado vai trabalhar só quando o patrão precisar dele, e ereceber única e exclusivamente por isso.

    Alguma coisa parecida com os microjobs alemães. Só que com o salário 10 vezes menor que o deles.

  18. Depois reclamam da cláusula

    Depois reclamam da cláusula de barreira. Esse que se diz um partido, representa quem mesmo? Os delírios de Zé Maria? Nem que eles queiram, poderão apoiar Eduardo Cunha, pois não tem representante no Congresso, lembram? Os trabalhadores esqueceram de votar no PSTU, bobão.

    Se quiserem ir para as ruas, podem ir. Juntem os seis do PSTU com o jardim da infância de Kim e os companheiros em -po-eirados de Aécio, vai ser um espetáculo. De porta-estandarte teremos o decano FHC, uma pintura! Enquanto esse povo se diverte, a gente fica aqui construindo um país.

  19. Extremistas

    “Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um canalha é exatamente igual a outro canalha.” Nelson Rodrigues.

  20. Ridículo. Este nóia de

    Ridículo. Este nóia de extrema-esquerda provavelmente acredita que o Brasil está numa “situação pré-revolucionária” e que comandará as massas na invasão do Palácio de Inverno. Ele provavelmente considera que o PT é o partido menchevique, inexoravelmente condenado ao fracasso. Lenin Tupiniquin é foda, mano… Dá vinte passos atrás acreditando que deu um passo a frente. Se a sede do PSTU for coberta vira circo, se for cercada vira um Juqueri soviético. Ha, ha, ha…

  21. sabe como é,…

    manter a estrutura partidária é muito caro, … os caras tão aí a muito tempo e não saem do lugar,…

     

    …. deve estar rolando uma graninha por baixo dos panos….

  22. de 4a para 5a

     Estes revolucionários da 4a, estão cada vez mais de 5a categoria – E Zé Maria, me diz uma coisa, quando vc. vai deixar alguem ocupar seu lugar, pô cara, vc. ta nessa desde a LIBELU, ou sá vai sair quando o Moreno vier com os Ets te levar para o paraiso dos trabalhadores, aliás vc. já trabalhou algum dia em sua vida, desde 1979 ?

  23. Ladrão pé de chinelo, não

    Ladrão pé de chinelo, não mata ricaço com carros blindados, matam é trabalhador!

    Nada de novo no PSTU!

    Ganha mídia e adeptos da direita.

  24. O PSTU só vive para ele

    O PSTU só vive para ele mesmo. E se as coisas ficarem muito ruins para os trabalhadores, sem casa própria, com redução de salários, desemprego e muita repressão, aí é que os caciques do PSTU estarão no paraíso.

  25. Essa é a esquerda de merda a

    Essa é a esquerda de merda a que sempre me referi.  Sentam no colo da extrema  direita,  porque são iguaizinhas a ela: golpistas e oportunistas. Eta gente que adora uma lixeira. Esses, nas ditaduras entregam companheiros e depois de escondem.

  26. Anacrônicos em muitas de suas

    Anacrônicos em muitas de suas ideias, e incomodados com as vitórias que o PT alcançou após a saída dos fundadores do PSTU dos quadros do PT.

  27. Dilma ficará na História

    É e está sendo sob seu Governo, pela primeira vez na história desse país, a coragem e a liberdade para se trazer à tona o que noutros seriam em parte ou no todo abafados, tapinhas nas costas, concessões pela “governabilidade”. Mesmo na geléia geral do nosso sitema político, as coalizões…, etc., sempre achei que ela não está só, ou nem tão isolada, e as críticas não deveriam ser engrossadas por quem se situa na esquerda, ou melhor, nas esquerdas e no centro democrático.(Quem começou, ou começa agora com outras hipóteses, mesmo com as melhores intenções, está provocando e jogando com uma direita muito esperta, e, portanto, das piores). “Eu gosto dos que morrem de desejo, dos que ardem” ( “Senhas”, Adriana Calcagnoto)

      1. ah! estrelinhas e estrelinhas

        ligo em ver estrelinhas nas pessoas, e no que me arvoro a postar. Ligo pra “sentir” a opinião do pessoal, do nível do GGN, mas exatamente da seção Posts do Dia ( aí, é necessário ter em vista também as marcações dos visitantes invisíveis, que nunca se manifestam em mensagem ou post). No meu caso, não dou a mínima, minha vaidade é noutras coisas, mas fico faceiro se há 1 ou 2 ou mais que pensam como eu, nalgum ou nalguns posts). Mas, lamentavelmente, há quem numa certa faixa de horário, vem se dar ao trabalho de marcar 1 estrelinha (ou contribuindo pra baixarem eventuais 5 estrelinhas recebidas).

        1. Mesmo quando digo a mesmíssima coisa do Post-título,e elogio,e..

          Mesmo quando digo a mesmíssima coisa do Post-título, e elogio, e agradeço, mesmo que outros participantes digam o mesmo (sob outras palavras , claro) são marcados por mais de 1 a 5 estrelinhas). Repito: me serve como baliza. Quem eu já sei que concorda comigo quase sempre, por favor, agradeço gentileza, mas não marque nada, pois atrapalha minha curiosidade, desconfio até de quem ou quens… sejam, mas nomes e indivíduos são secundários , e não citarei.

          1. Sobre os comentários do internauta “Nickname”

            Ao internauta “Nickname”,

            Seus comentários mereceram minha atenção. Pra não estender muito, digo que a essência é o meu objetivo, também. Quando analiso atos e fatos políticos vou ao cerne, avaliando a vontade, interpretando como “quem tem desejos e por eles ardem”, qualificando o “conhecimento” – e não a “certeza” do que não conheço – do que será incrementado ao meu saber.

            De outra forma posso dizer também que os governos Lula e Dilma recebem minha avaliação positiva pelo que pretenderam e pretendem para a maioria do povo brasileiro, e pela implantação – ainda que paulatina, pedagógica – de novos instrumentos para qualificar nossas instituições e os verdadeiros Poderes da União em prol do povo brasileiro. 

            Sei que nada sei, e sei também que muitos não sabem o que está sendo feito pela mudança de paradigmas no país, e que somente a história vai registrar com a distância temporal a verdade factual. Embora estejamos correndo o risco de não alcançar a outra margem desse canal torpe da polícita facciosa e cretina de nossa pobre e nefasta República.

            Talvez por enxergarem bem aonde se quer chegar é que os podres poderes estão a bombardear Dilma agora para interromper a travessia em plena correnteza do oportunismo. 

            A politica não é pra amadores… no Brasil, muito menos!

             

  28. Todos eles estão louquinhos…

    … para virarem “ex-esquerdistas” no melhor estilo Arnaldo Jabor, Aloisio Nunes e Demétrio Magnoli.

    Só estão esperando uma oferta de emprego na Veja.

     

    1. Poucas alternativas, Ruy

      Se não se apressarem, nem isso pegam…

      Podem tentar talvez, um carguinho de conselheiro da Sabesp, aspone na CBF, animador de trio elétrico na Paulista, baby-nurse do FHC ou fantoche repetidor de perguntas do Augusto Nunes no Roda Viva…

       

  29. Carta Capital, esbirro do PT

    Carta Capital, esbirro do PT na tal “mídia”, em mais uma tentativa de rotular todo mundo que quer ver a Dilma fora do governo como “extremista”.

    Extremista é o Zé Maria e a meia dúzia de debilóides que pedem intervenção militar. O grosso de quem quer o impeachment ou a renúncia da Dilma é só gente que não gosta desse governo. Por FARTOS motivos!

  30. Fora da casinha

    Isso é que está o PSTU. Abrigou – se no PT até crescer o suficiente na militancia para depois sair. Fora não é redondamente nada. Um zero a esquerda, mas como a tese de assalto ao poder ainda está acessa, podemos dizer que é golpista igualzinho os seus opostos.

     

  31. Doido é achar que Dilma é de esquerda

    Pois eu penso que o PSTU está certo. A não ser que vc considere que arrocho, rescessao e desemprego sejam o melhor para o trabalhador, não há como ser dilmista e falar em trabalhador. A não ser, claro, que vc seja um idiota ou um mau caráter, mas aí já são outros quinhentos.

      1. Vc sabe onde, companheiro.

        Vc sabe onde, companheiro. Não se faça de rogado que é feio. Ou será que está naquele segundo time? Ou talvez no terceiro…mas aí já são outros quinhentos.

  32. Ver o grande líder das

    Ver o grande líder das ‘massas e raviolis’ zé maria desfilando triunfal em carro aberto na avenida paulista ao lado de joão dória, lobão, aécio, reinaldo azevedo, toda a turma da globo e da veja… comemorando mais um golpe de estado na história da república de bananas chamada Brasil vai ser surreal. 

    hehehe….

  33. Roberto Freire faz escola

    Este Sr. gosta de um holofote!

    Gosta tanto que assume estas posturas idiotas. 

    Vai ser usado e abusado mais uma vez pela mídia.

    E vai dormir feliz e contente depois de se ver nas mídias.

    A cada derrapada destes ex-petistas mais me convenço de como Lula soube,

    nos momentos certos,negar ascenção destes idiotas.

    Não aprendeu nada na vida.

     

  34. Há algo de podre no reino do PSTU

    Por que esse bestalhão, José Maria de Almeida, não inverte a ordem de suas projetadas ações? Primeiramente (e sempre) defenda os trabalhadores lutando contra a direita (derrubando-a), e, depois, rompa com o governo Dilma (que está mais à esquerda do que a direita contra a qual ele, o Almeida, diz que lutará um dia). Que José Maria de Almeida me perdoe, pois posso não ter percebido todo o alcance de sua proposta, mas seu discurso agora parece mais ser o da canalhice.

    Toda vez que vejo uma atitude aparentemente estúpida como esta, lembro-me de traíras como cabo Anselmo; de outros, como José Serra, que, fugido da Ditadura Militar, foi recebido nos EUA com tapete vermelho; do velho Gabeira que, depois da sinecura que lhe proporciona a Globo, mudou seu discurso em 180 graus (quem diria que o que Gabeira queria mesmo é ser empregado dos Marinho); e do o pavão FHC, já enrijecido intelectualmente, que põe, como se fosse adolescente rebelde, a vaidade pessoal acima do bem do país.

    Com essa gentalha, não fora o PT (e, nele, Lula), nosso país estaria “fornicado”.

  35. Fascistas

    Nunca duvidei que o PSTU fosse o outro lado da ferradura do PSDB. Fascistas e golpistas, jamais deixarão de ser capachos da direitra.

  36. O Zé Maria não entendeu

    O Zé Maria não entendeu que a luta principal nesse momento não é contra ou a favor da Dilma, mas sim contra ou a favor da democracia que nos resta, por mais capenga que seja. Podemos perfeitamente ser contra a Dilma e sua política de direita, mas lutar, sem quartel, pela manutenção do mandato conquistado por ela no voto.

  37. PSTU defende o óbvio ululante

    PSTU defende o óbvio ululante da esquerda em nome dos trabalhadores: o discurso revolucionário da coerência doutrinária com a práxis… já PT & CIA  tanto fez tanto faz o marketing político – de grife caríssima da propaganda burguesa de mercado – do estelionato eleitoral… em nome do povo sofrido e ainda por cima enganado na cara dura.

  38. Esquerda reacionária

    PSTU esquerda reacionária. Isso mesmo, nisso ela se identifica com a direita reacionária na pregação do ódio, da intolerância, e na defesa de posições golpistas, pois só assim ambos chegam ao poder e nunca pelo voto da maioria. Eu sou de esquerda, mas não quero mais aquele modelo de totalitarismo implantado no Leste Europeu, que se esgotou justamente por ser um regime fechado a reformas que tanto o regime precisava. Tudo é cíclico e não pode ficar estagnado, preso a dogmas que mais parecem pregação religiosa, assim é a pregação do PSTU. Ao pregar o golpe do impeachment, o PSTU é a esquerda que a direita gosta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador