Equilíbrio aparente divide o Rio de Janeiro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Roberto São Paulo

da BBC Brasil

Equilíbrio inédito entre candidatos transforma Rio em campo de batalha

Luís Guilherme Barrucho

Enviado especial da BBC Brasil ao Rio de Janeiro

Dilma e Aécio (Reuters)

Tucano e petista planejam investida no Estado nos próximos dias; pesquisas internas sugerem empate técnico entre candidatos

Terceiro maior colégio eleitoral do país, após São Paulo e Minas Gerais, o Rio de Janeiro prepara-se para ser um dos estados-chave e com uma das disputas mais acirradas entre os dois candidatos à presidência na etapa final da corrida eleitoral. De olho, sobretudo, nos 2,6 milhões de eleitores que votaram em Marina Silva no primeiro turno, Dilma Rousseff e Aécio Neves planejam visitas ao Estado nos próximos dias para conquistar o eleitorado fluminense até o domingo das eleições.

No primeiro turno, Dilma obteve 36% dos votos válidos, Marina, 31% e Aécio, 27%. Ainda que Dilma tenha conquistado a liderança, foi o pior resultado no Rio de Janeiro de um candidato do PT à presidência desde as eleições de 1998. Existe um equilíbrio inédito nas disputas de segundo turno entre PT e PSDB.

A presidente tem diante de si a tarefa de reverter tal cenário. Desde a redemocratização, o Estado favorece o PT nas disputas de segundo turno contra o PSDB, franqueando ao partido um porcentual de votos a seus candidatos acima da média nacional no pleito presidencial. Ou seja, nas eleições de Lula e Dilma, o Rio puxou para cima o resultado final dos candidatos do PT.

Historicamente, o índice de rejeição aos tucanos tende a ser maior no Rio de que em outros Estados do Brasil. Nas dez votações presidenciais (sete primeiros turnos e três segundos turnos) desde o fim da ditadura, o PSDB sempre teve um percentual de votos menor no Estado do que na soma do resto do país.

Histórico

Em 2002, por exemplo, quando o PT assumiu pela primeira vez o poder, José Serra, então candidato do PSDB, teve, nacionalmente, 23% dos votos no primeiro turno, contra 46% de Lula. No Rio, o tucano obteve apenas 9% da preferência do eleitorado contra 40% do petista.

O cenário voltou a se repetir no segundo turno, quando Lula foi eleito presidente com 61% dos votos contra 39% de Serra. No Rio, oito em cada dez eleitores (79%) preferiram o petista em detrimento do tucano (21%). Veja na tabela abaixo os desempenhos dos candidatos do PT e do PSDB no Rio, desde 94.

Ano (turno)        Rio de Janeiro                          Brasil

1994 (1º)   FHC 47% x Lula 26%           FHC 54% x Lula 27%

1998 (1º)   Lula 42,3% x FHC 42,2%     FHC 53% x Lula 32%

2002 (1º)   Lula 40% x Serra 9%          Lula 46% x Serra 23%

2002 (2º)   Lula 79% x Serra 21%         Lula 61% x Serra 39%

2006 (1º)   Lula 49% x Alckmin 29%     Lula 49% x Alckmin 42%

2006 (2º)   Lula 70% x Alckmin 30%     Lula 61% x Alckmin 39%

2010 (1º)   Dilma 44% x Serra 23%      Dilma 47% x Serra 33%

2010 (2º)   Dilma 60% x Serra 40%      Dilma 56% x Serra 44%

2014 (1º)   Dilma 36% x Aécio 27%      Dilma 42% x Aécio 34%

Mesmo em 1994, por exemplo, quando Fernando Henrique Cardoso foi eleito no primeiro turno, o Rio de Janeiro deu ao ex-presidente uma votação (47%) que não seria suficiente para a vitória sem segundo turno. Em 1998, FHC foi reeleito no primeiro turno, mas teve no Rio menos votos do que o principal candidato de oposição, Lula.

Desde a eleição de Dilma, em 2010, no entanto, a diferença entre os candidatos à presidência dos dois partidos vem se estreitando no terceiro maior colégio eleitoral do país. Além disso, neste ano, o número de votos inválidos (nulos e brancos) no Estado foi recorde, com 1,3 milhão, alta de 31% em relação à eleição passada.

Marina Silva (Reuters)

PT e PSDB estão de olho nos 2,6 milhões de votos de Marina no Rio

Segundo a última pesquisa do instituto Datafolha, Dilma lidera no Rio de Janeiro com 51% das intenções, contra 49% de Aécio. Nacionalmente, a vantagem de 51% a 49% é do candidato do PSDB. Com a margem de erro, ambos estão tecnicamente empatados tanto no Brasil quanto no Rio de Janeiro.

Segundo pesquisas internas encomendadas por lideranças do PT e do PSDB, às quais a reportagem da BBC Brasil teve acesso, Aécio lideraria com folga no interior do Estado, enquanto Dilma venceria na Região Metropolitana, excluída a capital, onde os dois candidatos estão empatados tecnicamente – e onde, curiosamente, Marina conquistou o maior número de votos no primeiro turno.

Estratégia

É por causa dessa disputa acirrada que tanto Aécio quanto Dilma decidiram incluir o Rio no roteiro dos Estados que devem visitar até o segundo turno.

A presidente, que busca a reeleição, iria chegar à capital no sábado e faria agenda com os dois candidatos ao governo estadual, ambos de partidos da base governista: Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB). Mas os eventos foram cancelados. Dilma vai ao Rio na quarta-feira (22) para participar de um evento na Baixada Fluminense e um grande comício na Cinelândia, no centro da cidade, segundo lideranças locais.

“A meta agora é ampliar a vantagem onde a presidente já lidera, mas ainda com pouca folga”, disse à BBC Brasil o deputado federal Pedro Paulo (PMDB), um dos mobilizadores da campanha pela reeleição da presidente no Rio.

“Bairros como Campo Grande e Santa Cruz (ambos na Zona Oeste do Rio, onde Dilma se encontraria com Pezão) são muito populosos e tendem a ser um diferencial nas urnas. Além disso, trata-se de uma localidade que recebeu grandes investimentos dos governos municipal, estadual e federal. Vamos ressaltar a importância disso para a população”, acrescentou o deputado.

Na mesma região, o PT também está de olho no voto dos evangélicos, que optaram por Marina no primeiro turno, de acordo com Jorge Florencio, ex-presidente estadual do PT e articulador da campanha na Baixada Fluminense.

“Nesta sexta-feira, a Benedita (Benedita da Silva, deputada federal pelo PT) convocou uma reunião com mais de 140 pastores na Vila Kennedy (Zona Oeste da cidade)”.

Já Aécio deve ir ao Rio no final de semana. No domingo, está prevista uma caminhada na Praia de Copacabana.

“Nossa estratégia é a mesma: acordar cedo e dormir tarde. Temos articuladores em todos os municípios e já ganhamos com folga no interior do Estado”, disse à BBC Brasil o deputado estadual e presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani, que retirou apoio a Dilma no fim do ano passado, quando o PT decidiu lançar candidatura própria (Lindbergh Faria) ao governo do Estado. O petista ficou em quarto lugar na disputa, com 10% dos votos, e agora apoia Crivella. Outra parte do PT, no entanto, aliou-se a Pezão no segundo turno.

“Esta é uma eleição disputada voto a voto. Por isso, chamei para mim a incumbência de conquistar os eleitores da Baixada Fluminense e da capital. Para isso, conto com a ajuda de prefeitos e vereadores”, acrescentou Picciani.

Sobre os votos de Marina, o líder do movimento “Aezão”, que prega voto em Aécio e Pezão, acredita que o tucano será beneficiado. “Esses votos da Marina estão indo para o Aécio de forma natural, pois são votos de oposição, gente que quer o PT fora do poder”, concluiu.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho que esse empate é por

    Acho que esse empate é por causa das Igrejas evangélica.

    A base do Malafaia é aqui no RJ, ele deve está atuando pesado nas comunidades carente vendendo peixe pobre para essas pessoas.

  2. Depois do debate do SBT, os

    Depois do debate do SBT, os comentarista pigais estavam em extase com o “desempenho” do Aécio.

    O Noblat disse ” O Aécio destruiu a Dilma”, Dora Krame em tom de deboche disse ” Em respeito à instituição presidência vou me calar”.

    Ontem depois do debate e até agora, ainda não vi manifestação empolgada desses pigais sobre oAécio Neves.

    Acho que ontem tiveram uma grande decepção, ao ponto do Noblat criticar o português do Aécio com uma certa preocupação.

    Em outras palavra, a Dilma venceu.

    Na minha opinião a Dilma foi propositiva, firme e com uma certa dose de irônia.

    Se nós estamos preocupados, acredito que eles estão mais ainda.

     

  3. Parece…

    Parece muito mais um jornalismo desejoso, pois, não há como comprovar tal situação, sobretudo, com base em pesquisas que foram desmoralizadas com o resultado do no 1º turno, no RJ.

  4. A BBC Brasil é uma referência

    A BBC Brasil é uma referência segura para se conquistar posições eleitorais no Brasil?

    Para a Inglaterra acho que é o caminho. 

    Uma coisa tem sido recorrente quando Dilma está na frente de pesquisas ou debates: no fim, a última frase; o “equilíbio aparente” fica como espaço para desconstruir as suas posições, como propriamente não existentes…

  5. Mesmo que a Dilma saia

    Mesmo que a Dilma saia vencedora na disputa final, a grande derrotada neste processo eleitoral será a verdade .

    1º) A urna eletrônica é sabidamente vulnerável a qualquer especialista em informática da NSA ou CIA .

    (muitos amigos me informaram que na hora em que digitaram 13 para Presidente, não aparecia a imagem de Dilma)

    2º) Como qualquer poeira de areia de Copacabana sabe, o judiciário brasileiro está apodrecido, é faccioso, é anti-PT e anti-pobre .

    3ª) Todos os grandes institutos de pesquisas eleitorais tem ligações estreitas com corporações que lutam abertamente pela derrocada do PT .

     

    Qualquer resultado que sair das urnas serão ampla e fecundamente questionadas (tanto pela esquerda ou pelos fascistas intolerantes .

    Será inevitável que nas próximas eleições esta justiça eleitoral desmoralizada tenha que introduzir a impressão dos votos para serem depositadas em urnas ao lado das maquininhas de enganarem trouxas .

    1. ” tanto pela esquerda quanto

      ” tanto pela esquerda quanto pelos fascistas intolerantes”.

       

      Ou seja, tanto por mim, cidadão comum, quanto pela aquela corja que eu odeio e quero ver longe.

      Afinal, quem é o intolerante ? rss

  6. Em Recife, nem a viúva Porcina se lembra mais do Eduardo Campos

    Urariano Mota: Nesse domingo, o Recife voltou a ser vermelho

    publicado em 20 de outubro de 2014 às 11:39, no Vi o Mundo

    recife

    recife 2

    Urariano Mota com  João Paulo (primeiro, à esquerda), “o candidato ao Senado que a pregação do cadáver de Eduardo Campos crucificou nas urnas” 

    por Urariano Mota, do Recife

    Ontem, o Recife Antigo – ruas em torno do porto, onde a cidade nasceu – se tornou vermelho.

    Com um convite à militância de Dilma para que comparecesse à saída do bloco de carnaval Eu Acho é Pouco, houve um comparecimento em massa de todas as tribos de esquerda e de centro e indecisos no Marco Zero e na Rua do Apolo. Olhem, a cor dominante era a vermelha. E com alegria e com orgulho.

    Todas as tribos, quero dizer, velhos, crianças, jovens, idosos, bebês carregados no colo e em carrinhos, mas nada de escadaria Odessa no Encouraçado Potemkin, apenas uma formação de militância. Essas crianças vão ser socialistas e de esquerda no futuro, eu não tenho nem dúvida. E quando eu digo todas as tribos, quero dizer também: classe média, trabalhadores, estudantes, negros, brancos, mulatos, caboclos, intelectuais, artistas e analfabetos. E moças e moças e moças de todas as cores, evangelhos e credos, num autêntico creio em deus pai todo poderosos criador da esquerda e da terra do Recife.

    Aquela ideia de não-lugar, de estranhamento, de virar estrangeiro em minha própria cidade, que senti com o resultado das eleições para governador, foi embora. O Recife ontem voltou a ser o abrigo primordial do útero coletivo. A terra que nos faz crescer com novas forças, como aquele deus grego que no contato com o chão virava imortal.

    Houve, em especial, dois instantes comoventes: por volta das 5 e 30 da tarde um congraçamento de blocos, com seus bonecos gigantes (e cada um de nós é um boneco daqueles), entrou na Rua do Apolo, que no passado era rua de prostitutas e hoje é rua de todos nós, amantes, amados e amadas.

    O outro momento foi o ex-prefeito João Paulo, que a pregação do cadáver de Eduardo Campos crucificou nas urnas. João Paulo chora com um sorriso. Havia filas de pessoas querendo tirar fotos a seu lado, os famosos selfies, que não mais são selfies, mas registros de um momento único.

    Eu entrei na fila e queriam tomar o meu lugar, ao que eu protestava: “eu estou na fila”.

    E consegui tirar uma foto ao lado do ex-prefeito, que trazia no rosto as marcas tristes da última batalha. E gritei na hora das luzes: “O melhor prefeito do Recife”. Eu não pude nem olhar para ele, que respondeu com um gutural, de voz embargada: “Muito obrigado”.

    Não sei se a tarde e a noite de ontem foram termômetro das urnas. Mas com tanta gente de todas as cores e raças e idades, dos bebês que não estavam em Odessa, mas cujos pais iriam à escadaria se estivessem na Rússia do czar, debaixo da estátua de Chico Science na Rua da Moeda, eu soube então que ontem o Recife foi o lugar. Do Brasil.

     

     

  7. Fraude à vista

    Esta história de empate técnico é para favorecer a manipulação das urnas que não são nada confiáveis como constatei na eleição anterior e na atual quando digitei meu voto e a urna rapidamente deu sinal estranho e depois voltou. Inflelizmente o PT acreditou na falácia de que as urnas eram confiáveis e nada fez para emplacar o registro em papel do voto como ocorre em outros países que usam urna eletrônica. Assim que eu estou duvidando do resultado final se der Aécio. Mas quem vai provar se apenas o TSE detém as urnas que depois das apurações são desativadas e babau…

  8. Rio e a onda antipetismo

         Sou carioca e percebo o seguinte: O antipetismo virou uma religião. Somente isso pode justificar a falta de discernimento em algumas análises política e no bate papo diário. É incrível como a corrupção possa ser tratada de forma tão cirúrgica e seletiva, com alto grau de desfaçatez e o grande público não perceba. Não se fala em corruptor somente em corrupção. Ou seja, é causa sem efeito, voltamos a geração espontânea.  Para os antipetismo o tempo é a globo, a veja é  Bíblia, estadão é velho testamento e a folha é novo tetamento. O PT é o mal que precisa ser combatido. 

     

  9. O povo do Rio já esqueceu

    O povo do estado do Rio de Janeiro já esqueceu que a causa que fechou estaleiro no Rio de janeior foi o PSDB  O hoje os estaleiors estão funcionando a todo vapor, encomendas de plataformas e navios, hoje o brasil éo 4º maior produtor de navio. A permanência do PT no poder é importante para saúde do estado do Rio de Janeiro em trabalho em nacionalização de materiais e equipamentos para poços de perfuração de poços de petróleo. Se o Aécio for presidente a nacionalização de equipamentos corre sério risco a industria de petróleo vai perder o Rio de Janeiro vai perder, porque tudo será tudo importado equipamentos ,navios e plataformas de Petróleo. Outra coisa que está em risco é o regime de partilha. Vocês povo do Rio de Janeiro vão ter de novo aquelas filas de desempregados, lembram das filas de  emprego para garis.

  10. Tem que marcar presença

    Pena que tenham cancelado os eventos no fim de semana com a presidente Dilma. Ai esta o resultado de ficar com o pé em duas e até três canoas, como no primeiro turno. O PT deveria fazer uma grande passeata no Rio. Marcar presença, conversar com eleitores, distribuir material de campanha, enfim, estar presente num dos estados que é espelho da Federação. 

    1. É triste dizer, mas o PT no

      É triste dizer, mas o PT no Rio é uma desgraça. E as intervenções do PT nacional ( ou paulista ) historicamente não ajudaram muito.

  11. O Rio sempre sofreu de um

    O Rio sempre sofreu de um grave problema de homogeneidade de identidade. Existe o povão onde o espírito carioca tem uma legitimidade telúrica, natural e inerente. Existe também uma elite intelectual de alto nível, que cultua o espírito carioca com uma consciência que remete aos mais profundos processos culturais. E existe uma vasta classe média que se movimenta em um pântano de mediocridade, sem qualquer sombra de talento e amor humanístico pela cidade, mas que reivindica antes de qualquer outro segmento o galardão de ser carioca, de falar em nome de todos. Estes “cariocas” cultivam não a generosidade e a solidariedade, como cultivam os cariocas da periferia. O que eles cultivam é uma malandragem grosseira, é o passar os outros para trás nas mínimas coisas do cotidiano para se afirmarem, julgando que tal estupidez seja um traço marcante da cidade que infunde orgulho a quem o traz. Estes falsos cariocas, que estão a anos luz de sequer entenderem o tônus poderoso de sua cidade, estes são os que estão prontos para embarcar no rastilho de uma fofoca qualquer onde pode colocar em jogo até mesmo princípios de racionalidade, quanto mais de honradez ou patriotismo. Eles não se incomodam com estas coisas. E basta chegar alguém de sua turma e gritar: “Gente, agora é beterraba!” para todos eles correrem ao mercado e o preço da beterraba subir ao Himalaia. “Gente, agora é Aécio!”, para que todos eles embarquem numa aventura fascista e estúpida como esta de acolher sem refletir o ódio que a propaganda antinacional espalha contra o PT, e se proponham a votar sem pestanejar no enganador que conseguiu ficar na moda, o Aécio.  

  12. Esse “equilibrio” eh inedito

    Esse “equilibrio” eh inedito demais.  Pra quem sabe ler, pingo eh letra.

    Pra quem nao sabe, eh fraude mesmo.

    1. Olho em Niterói e a ”inédita” biometria

      Deu uma confusão total e absoluta no primeiro turno, neguinho votando até o fim da noite.

      O TRE emitiu resolução cancelando as urnas biométricas e retornando com as tradicionais. 

      Mas, porém, contudo, todavia…O TSE anulou a resolução. Tá bom pra você?

  13. De que se trata esta eleição, caro eleitor?

    De amor e interesse pelo Brasil Gente contra ódio e desprezo a mais da metade ou 80% dele.

    De bancos contra o resto.

    Do direito essencial à boa informação contra … a míRdia

    De gente séria que sabe de suas limitações contra gente nefasta sem limites.

    De uma Petrobrás e um pré-sal gerando lucros privados para fora contra lucros públicos para a saúde e educação e soberania.

    De um Brasil soberano contra um Brasil alugado por corretores.

    De poucos poderosos (e  medíocres) contra muitos, a eles historicamente submetidos.

    De oportunidade a todos contra o monopólio e cartel de poucos e privilegiados.

    Eu não quero ser rico num país de maioria pobre.

    Quero ser rico num país de maioria rica e classe média.

    De norte a sul, leste a oeste.

    E você?

     

  14. Ibope/TV Globo Rio de Janeiro 13 e 15 de outubro

    Ibope, votos válidos: Dilma tem 53% e Aécio, 47%, no Rio de Janeiro

    Instituto entrevistou 2.002 eleitores entre 13 e 15 de outubro.—–Margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

    Do G1 Rio—16/10/2014 19h06 – Atualizado em 17/10/2014 00p6

    Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (16) aponta os seguintes percentuais de votos válidos na corrida presidencial apenas com eleitores do Rio de Janeiro.

    Dilma Rousseff (PT) – 53%
    Aécio Neves (PSDB) – 47%

    A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.

    Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

    Votos totais
    Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada com eleitores do RJ são:

    Dilma – 46%
    Aécio – 40%
    Brancos e nulos – 10%
    Não sabe ou não respondeu – 5%

    Os percentuais de cada informação estão arredondados sem casas decimais. Por esse motivo, a soma simples deles pode dar 99% ou 101%.

    O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 43 municípios de 13 a 15 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE) sob o protocolo RJ-00070/2014 e no Tribunal Superior eleitoral sob o registro BR-01101/2014.

    URL:

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2014/noticia/2014/10/ibope-votos-validos-dilma-tem-53-e-aecio-47-no-rio-de-janeiro.html

     

  15. Ibope/TV Globo Rio de Janeiro 17 e 19 de outubro

    Ibope, votos válidos: Dilma tem 56% e Aécio, 44%, no Rio de Janeiro

    Instituto entrevistou 2.002 eleitores entre 17 e 19 de outubro.—-Margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

    Do G1 Rio—20/10/2014 19p0 – Atualizado em 20/10/2014 19p0

    Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de votos válidos na corrida presidencial apenas com eleitores do Rio de Janeiro.
    Dilma Rousseff (PT) – 56%
    Aécio Neves (PSDB) – 44%

    A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.

    Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

    Votos totais
    Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada com eleitores do RJ são:

    Dilma – 48%
    Aécio – 37%
    Brancos e nulos – 11%
    Não sabe ou não respondeu – 4%

    O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 46 municípios de 17 a 19 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE) sob o protocolo RJ-00073/2014 e no Tribunal Superior eleitoral sob o registro BR-01137/2014.

    URL:

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2014/noticia/2014/10/ibope-votos-validos-dilma-tem-56-e-aecio-44-no-rio-de-janeiro.html

     

  16. São os evangélicos sim,

    São os evangélicos sim, Gilson. Em todo o cano, em todos os rincões os pastores estão pregando contra o “demônio de saias”

    1. O carioca vota mal sim, no

      O carioca vota mal sim, no seu rincão. E vamos combinar, as opções são péssimas. Este ano foram de lascar.

      Mas para a presidência da república sempre votou majoritariamente em alternativas de centro-esquerda,  seja Brizola, Lula ou Dilma. O PSDB no Rio é inexpressivo.

      Outra coisa: na ditadura, o eleitorado do Rio sempre foi uma pedra no sapato dos militares.

        1. Rio e SP.

          O problema foi o Cabral e a sua aliança com Lula.

          Cabral desacreditou o PT/Dilma/Lula e assim mesmo eles estão inteiro na disputa.

          O problema também sao muitas legendas. Por exemplo o caso de senador, Romário.

          O Rio não mudou também, simplesmente nunca teve um nome do PT  em alto nível com o partido além da Benedita claro. Inverso de São Paulo que saiu vários nomes e não tem base partidária desde que o partido foi parido com os trabalhadores. A fileira do PT nunca foi pensada ao inverso das eleições. São Paulo de Erondina, a primeira do PT. 

          SP eh a placa de Dispilio.

          O Rio nunca teve um grande politico do PT em nível Nacional e nem estadual. Nesta eleição tivemos, sinto muito orgulho de nosso candidato e espero que saia dai uma base, boa gente. Apesar do Guto. Mais sempre o RJ foi uma base esquerdista e resistência.Acredito mais liberal e leve.  Já SP sao 20 anos do PSDB, que surra, e fora o passado, acho mesmo que depois de 32 eh uma base da direita consolidada com as corporações. Sera para sempre? Acredito que esta ai uma das relíquias do estado de SP.

          Por isto acredito que o RJ eh mais dinâmico, também erra e errou; como Lacerda com a burguesia, mais o Rio eh leve e solto. São Paulo tem que avançar na formacao da base, não os pensadores. 

  17. ”A presidente, que busca a

    ”A presidente, que busca a reeleição, iria chegar à capital no sábado e faria …”

    Atualizando. A presidenta cumpriu agenda nesta segunda no Rio. Subiu  em todos os palanques.

     Com Crivella, Garotinho e Lindberg fez carreata em Nova Iguaçu. Com Pezão e Paes fez carreata e comício na zona oeste.  Só  não fez barba, cabelo e bigode porque não se encontrou com Chico Alencar, Jean Wiily e Marcelo Freixo.

  18. Vc vai votar em quem?

         Em quem ZERO acusações pessoais diretas contra si …

    Ou em quem tem DEZENAS de acusações diretas de corrupção pessoal, familiar e de inapropriado comportamento?

         Em quem é desconstruído pela Rede Globo e suas empresas “parças” …

    Ou em quem é apoiado e protegido por seus bilionários donos?

         Em quem apesar de todo manchetismo contrário, detém alto índice de aprovação de seu governo (Datafolha/Ibope) …

    Ou em quem é derrotado em primeiro turno no estado que governou?

         Em quem foi presa e torturada pro sua luta contra uma ditadura que rasgou a constituição …

    Ou num filhinho de papai, sobrinhozinho, netinho e irmãozinho que ainda pós-adolescente, já tinha emprego público em Brasília, morando no Rio?

         Em quem não esconde suas origens biográficas…

    Ou em quem usa o sobrenome do avô Tancredo Neves, mas esconde o do avô e pai Cunha, da mesma linha conservadora que assimilou e segue hoje?

    Vamos lá, eleitor, faça sua escolha com a cabeça, não com o fígado!

    Tecle consciente.

    Pelo Brasil

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador