Espanhóis criam embalagem comestível para água

Jornal GGN – Um um trio espanhol de estudantes de design criou uma alternativa inovadora e sustentável ao descarte de embalagens plásticas. O Ooho é uma embalagem que parece uma bolha gelatinosa feita de algas marinhas e cloreto de cálcio, que mais parece uma água-viva capaz de armazenar água. Para beber, basta furar a embalagem e depois jogar fora (o produto é biodegradável) ou ainda por tudo na boca: o produto também é comestível.

A bolha gelatinosa criada por Rodrigo García González, Guillaume Couche e Pierre Paslier é formada por meio de um processo chamado de “esferificação”, método usado pela primeira vez em 1946 e ainda utilizado por alguns chefs de cozinha. A água é congelada e depois os cubos de gelo são encapsulados na membrana gelatinosa. Além de ser uma potencial alternativa ao meio ambiente, o projeto é muito mais barato: tudo pode ser feito com apenas 2 centavos de dólares.

“A realidade é que cada vez mais, quando bebemos água, jogamos fora uma garrafa de plástico”, diz o designer Rodrigo García. “E oitenta por cento deles não são reciclados. Esse consumismo reflete a sociedade em que vivemos”, prossegue. De acordo com o Huffington Post, o projeto seria ideal, por exemplo, para eventos esportivos. Em corridas, é comum que os atletas bebam vários copos de água e depois atirem todas ao chão.

O projeto do Ooho já venceu o segundo concurso anual Lexus Design Award e vai ser exibido durante a Semana de Design de Milão, que acontece este mês de abril.

Com informações da Exame.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador