Falta de água em SP não cola em Alckmin, mas respinga em Aécio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – É destaque no Painel da Folha desta quarta-feira (22) que a crise de abastecimento de água em São Paulo, em função do colapso do Sistema Cantareira, já respinga na campanha de Aécio Neves (PSDB) à Presidência.

A campanha da presidente Dilma Rousseff explora o assunto no segundo turno e parece conseguir resultados. Segundo o último Datafolha, ela cresce na região Sudeste na semana em que a falta de água latente foi mais divulgada pela grande mídia, com exposição negativa para a Sabesp e críticas duras da ANA.

A crise não foi suficiente para impedir a reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB) no Estado, mas pode render mais votos à presidente petista.

Campanha de Aécio culpa a falta d’água em SP pela alta de Dilma

Do Painel da Folha

Torneira fechada A cúpula da campanha de Aécio Neves culpa a falta d’água em São Paulo pela recuperação de Dilma Rousseff na reta final da eleição. A crise, explorada pela propaganda petista, seria o principal motivo da redução da vantagem do tucano no Sudeste. Os aecistas temem que o problema no abastecimento continue a drenar votos até domingo. O governador Geraldo Alckmin se reelegeu no primeiro turno, quando a situação ainda não afetava as famílias paulistas na proporção atual.

Feito de Teflon Aecistas acham que a imagem pessoal de Alckmin contribuiu para blindá-lo. “Ele está no governo há anos e tem uma respeitabilidade com os paulistas que Aécio ainda não conquistou”, arrisca o ex-governador Alberto Goldman (PSDB).

Novos tempos Até o agravamento da crise hídrica, o núcleo próximo ao presidenciável era só elogios ao empenho do governador paulista na campanha do mineiro.

Cabeça quente O clima no tucanato é de revolta com o uso da falta d’água na propaganda do PT. “Dilma merece a medalha da sacanagem. Fazendo o que faz, vai perder a legitimidade se for reeleita”, esbraveja Goldman.

Guerra de lama O presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, também entrou na mira após dizer que a Sabesp terá que buscar água no lodo. “De lodo ele entende. Foi ele que levou o PT de Campinas para o ralo”, ataca o deputado estadual Cauê Macris (PSDB).

Surfando a onda Os petistas festejam. “Aécio disse que a população voltou a fazer filas nos supermercados por causa da inflação. Em São Paulo, o que o povo precisa estocar é água”, diz o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alckmin é o tucano do século

    Alckmin é o tucano do século 21.

    Enquanto os outros ainda insistem no óleo de peroba, Alckmin foi mais previdente e se revestiu inteirinho de Teflon. Nada gruda nele.

  2. Alckmin

    Não sei não, mas acho que essa falta de água irá num determinado momento atingir sim o incompetente e irresponsável Alckmin.

    Deixa faltar água nas regiões mais elitizadas deste Estado para vermos como é que fica. Quero ver a resposta do Alckmin para esse povo.

    E a presidente DILMA precisa sim explorar este assunto em comícios e debates. Este segundo turno é uma guerra declarada, portanto….

  3. É difícil aceitar,

    mas quem “desconstruiu” o Aécio foi ele mesmo, com todos seus atos de playboy irresponsável e político acostumado a confundir público com privado sem nenhum constrangimento nem limite. Da mesma maneira, o que “desconstruiu” a campanha do PSDB foi o próprio partido que fez péssimos governos para o povo com o FHC no Brasil e com Alckmin/Serra em São Paulo que, após vinte anos de tucanagem, está aos frangalhos.

  4. Hoje aqui no RJ consegui

    Hoje aqui no RJ consegui virar 5 votos para a Dilma, explicando o significado do pré-sal para as futuras gerações.

    Esse assunto é completamente desconhecido pelas pessoas mais simples.

    Votos certos e garantidos !

    E vamos que vamos !

    1. Eu também.

      Consegui alguns e enfatizei outros que já se mostravam favoráveis à Dilma. Mas nada de esmorecimento. Continuemos na luta! A guerra ainda não acabou!

    2. Já virei diversos votos em

      Já virei diversos votos em favor da Dilma, mostrando que o PSDB nos “premiou” com o pior governo desde a Proclamação da República (FHC)

  5. FUI VERIFICAR:
    A cidade de

    FUI VERIFICAR:

    A cidade de ITU, SP, está em estado critico por falta de água. Seriam necessárias as reportagens, que agora fazem sobre o problema para “INFORMAR” O QUE SE PASSA NA TORNEIRA DO ITUANO, DENTRO DE SUA CASA ??? Óbvio que NÃO. No entanto, GERALDO ALCKMIM FOI REELEITO COM 57% DOS VOTOS.

     

    É para ter pena do ituano? NEM PENSAR..agora afoguem-se nas lágrimas.

  6. Sacanagem,é o aumento de

    Sacanagem,é o aumento de crianças  tomando soro nos pronto socorros que agora tem pediatra graças ao Haddad,com uma virose muito suspeita.

     

  7. Adaptando musiquinha dos anos 50

    Tucaaano!

    Goveerno que me seduuuz.

    De dia corta água,

    De noite corta luuuz!

    Parárá …

    (e tome estribilho, em primeiro turno!)

  8. “A crise não foi suficiente

    “A crise não foi suficiente para impedir a reeleição do Alckmin.”

    A afirmação ultrapassa em muito o cinismo. É puro banditismo. 

     

     

     

  9. Dilma 47 x 43 Aócio Bafômetro Never

    Mais um datafolha. Haja dinheiro para tantas pesquisas. Agora são diárias. Só o aeroporto do titio para abrigar os Neves.

  10. Eleitores que votam no PSDB,

    Eleitores que votam no PSDB, ja estao em duvida para o segundo turno. Alguns estão me perguntando em quem eu aconselharia seu voto. e, eu sou do Parana, estou muito longe da crise da agua.  

  11. nao sei nao
    Pode nao ter agua mais o governador vai ficar atolado todo seu governo nesta lama
    O pior que li que ele vai dar “aumentar no bonus para quem economizar agua” e quando SP sentir que foi comprado a casa vai cair. E o povao vai se revoltar que ele vai ver o que eh apanhar. A sobrevivencia e a fome humana invade o limite da razao, sem contar com a elite botando fogo.

  12. Tucanaram a economia de água!

    Veja se entendo. O Alkimim/sabesp vai dar desconto para quem economizar. Mas está faltando água. Não posso economizar o que não tem. Se a economia for baseada no consumo do mês anterior, que faltou água, como economizar! Tucanaram a economia de água!

  13. “Sacanagem”, e das grossas,

    “Sacanagem”, e das grossas, fizeram os tucanos com o povo brasileiro no período de 1995-2002. Com os paulistas, a “sacanagem” já se incorporou numa relação de cunho sado-masoquista. 

    Claro que a mídia fará de tudo para inverter os pólos, ou seja, repassar para a população a imagem de um PT(Dilma)desumano que explora uma tragédia, blindando, assim, pela milésima vez essa verdadeira dinastia política que reina há mais de vinte anos em São Paulo sem nenhuma contrapartida em termos de boas gestões. 

  14. O Tucanistão é uma ilha feliz…

    Pois nada acontece no Tucanistão, pelo menos até o dia das eleições. Não falta água, não há criminalidade, não tem problemas de segurança, os rios correm limpos, o metrô funciona, os trens são confortáveis, não há pobres… o único problema é esse prefeito petista aí que quer inventar uma cidade mais humana e dar casa para os que não tem… ufa!

     

  15. E são os eleitores do N e NE

    E são os eleitores do N e NE que Fernando Henrique chamou de ignorantes de desinformados, os grotões. Alckmin aplica esse golpe debaixo do nariz de todos os eleitores paulistas, em plena luz do dia, e eles o elegem no primeiro turno, com votação consagradora. O governador paulista foi empurrando conscientemente a maior metrópole da américa do sul para a beira de abismo, agora os paulistanos estão em um beco sem saída. Deveriam ter o direito de requisitar a devolução de seu voto. Pelo menos vão aprender como é difícil a vida no sertão. Para passar o tempo enquanto esperam a água para o banho recomendo a leitura de Graciliano Ramos e seu Vidas Secas.

    1. E vão cair no segundo estelionato eleitoral votando em Aécio!

      Paulista não tem jeito.  Pode sofrer o que for, mas vota no PSDB.

      Aécio vai ter votação expressiva em SP.  Pode anotar!

      #ridículo.

  16. A crise não cola no chuchu

    A crise não cola no chuchu porque o povo foi enganado e preferiu acreditar nas manchetes que em suas torneiras. estava tudo sob controle, não é? estou esperando a hora que os paulistas saiam de 1932  para  pedir intrevenção federal na SBESP (nem sei é possível, mas alguém vai ter fazer alguma coisa), que não parou de distribuir lucros a seus acionistas mas foi incapaz de fazer os investimentos necessários. Espero que os paulistas acordem para o 2º turno.

  17. Pois eu acho que o Alkmim,

    Pois eu acho que o Alkmim, pode ir tirando o CAVALINNO DA CHUVA (epa!, não tem…) pois essa Falta D´Agua pode não colar nele aqui em SP, mas no restante do Brasil os eleitores já estão de olho.

    Posso apostar que esse TUCANO não levanta VÔO em 2018, …NEM QUE A VACA TUSSA!.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador