FHC admite conversa com Gilmar a pedido de Arruda

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – José Roberto Arruda (PR) foi impedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de se candidatar ao governo do Distrito Federal. A decisão da maioria dos ministros foi tomada na noite desta terça-feira (26), horas depois da divulgação de vídeos de Arruda afirmando ter votos garantidos no TSE e no STJ com “90% de certeza” de que conseguiria o registro.

As imagens publicadas pelo site da revista Época mostram o ex-governador na casa do advogado Eri Varela, conselheiro de Joaquim Roriz, que também foi governador do DF e desafeto de Arruda, no último dia 21 de agosto.

Na conversa exposta, que durou cerca de meia hora, Arruda busca apoio do grupo de Roriz e discute estratégias para impedir que o TSE confirme a sua inelegibilidade. Afirmou que tinha “dois votos” a seu lado e que “estava trabalhando tudo” para garantir os quatro votos que lhe salvariam. Afirmou, ainda, que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estava “trabalhando” para atrair o voto do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

Assista os quatro trechos do vídeo aqui e leia a transcrição, abaixo.

Os vídeos estão nas mãos do Ministério Público do Distrito Federal, que também já havia se manifestado pela inelegibilidade de Arruda com o apoio da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), que chegou a emitir um parecer, interferindo no caso, e defendendo a perda de candidatura.

Leia mais: PGE tenta inconstitucionalidade de Lei para impugnar José Roberto Arruda

Mesmo condenado no dia 9 de julho pelo colegiado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Arruda ainda mantinha a sua campanha e liderava as pesquisas para o cargo. O esquema de corrupção ao qual José Roberto Arruda é investigado faz parte da Operação Caixa de Pandora, que ficou conhecido como Mensalão do DEM.

Na época, em 2010, o então governador chegou a ser afastado do governo. As condenações que transitaram pelo TJDFT e, agora, pelo Tribunal Superior Eleitoral, incidem que Arruda cometeu improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e dano aos cofres públicos, em um esquema de compra de apoio político na Câmara Legislativa.

A questão que ainda não barrava José Roberto Arruda de continuar sua campanha era o tempo limite assegurado por lei para ter a candidatura impugnada: somente até o dia 5 de julho, data do prazo final de registro na Justiça Eleitoral. Arruda recorreu ao TSE, assegurando-se por esta norma, uma vez que o colegiado o julgou posteriormente.

Leia mais: Arruda vai concorrer ao governo do DF, ainda que julgado pelo TJDFT

Os vídeos, as investigações do Ministério Público e o parecer da Procuradoria Geral Eleitoral, entretanto, fecharam as esperanças do ex-governador. 

Apesar de já proferida, a sessão ainda precisa do voto do presidente do tribunal, Dias Toffoli, que será retomada na próxima semana. Arruda ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Acompanhe a transcrição da conversa:

Eri – Senta aqui.
Eri – Mas tem um negócio aqui que você não pode deixar de comer…
Arruda – O que é?
Eri – É especial… Eu estive lá em Fortaleza e trouxe… (Eri oferece doce a Arruda).
Eri – Não tem (açúcar)… É dietético… É um negócio de caju…
Arruda – Parece um doce de figo, né? É maravilhoso mesmo.
Eri – Isso… O cabra é viajado… Um doce para aguentar as amarguras de uma campanha…
Arruda – Você está bem, né, Zé Flávio?
Zé Flávio – Tô…
Arruda – Quando eu estou na campanha, na rua, eu gosto de fazer. Isso me dá prazer (começa a comer o doce). Está maravilhoso.
Eri – E as fofocas?
Arruda – (inaudível) Tá muito difícil pra mim. E pior… (volta a falar do doce de boca cheia), e não tem açúcar, só o açúcar da fruta.
Eri – É… Exatamente…
Arruda – Mas então, é mais difícil você ter quatro votos em sete que ter um milhão de votos por aí… (Os votos são dos sete ministro do TSE)
 
Arruda – Mas agora eu acho que a… (fala de boca cheia)…  O obstáculo agora é esse jurídico. Infelizmente, eu tenho que entrar de cabeça nisso. Não tem jeito de eu ficar deixando na mão dos outros. O momento exige isso (inaudível)… Mas ô Eri, já tinha um tempo que eu tinha mandado Valério marcar pra eu vir cá. Nós temos um longo tempo, uma longa historia de convivência e eu tenho uma opinião… Nós todos termos a opinião que diante das circunstâncias da vida, eu acho que diante dos meus defeitos e minhas qualidades, eu represento nesse momento a possibilidade imediata, de todos nós, os grandes, eu, Roriz, eu e todo mundo… Aliás, o Luiz Estevão interpreta muito bem isso quando diz que as superações que ele fez, quanto a mim.. e me apoiou… A sua Eri por tudo que você representa em relação a proximidade do Roriz, pelo que cê já fez, né? Eu acho que nessa teia, questões pontuais até que no têm maior importância, porque quando se acerta no geral, estas questões saem na
base… Você é uma pessoa muito inteligente e sabe que não preciso falar detalhes… Mais ou menos como aconteceu aqui com Valério e com Zé Flávio, nós acertamos no geral e os pontuais não tá precisando…
Valério – Não precisa discutir…
Arruda – Precisa nem discutir… Acertou no geral… Acertou e acabou… Quem tá tocando campanha hoje, como você sabe é o Valério… Com minha estrutura e coisa… mas enfim, é ele que tá tocando a campanha. Isso por causa de mim, quando eu ganhar no TSE, e acho que vou ganhar, eu acho que vou vencer, o percentual de votos que eu vou ter é mínimo… Então, neste momento, até que se julgue pelo TSE, é o momento ma is difícil. E nesse momento difícil é que a gente faz um esforço maior.
 
Arruda – deixa eu te dizer uma coisa, se eu ganhar no TSE… Se eu ganhar…
Eri – Não acredito.
Arruda – Se eu ganhar.
Eri – Não, vou apostar com você… A questão jurídica, ela hoje, nesse momento… ela é mais fácil…
Arruda  – Contra mim… Mas se eu ganhar não é mais por causa do prazo… (inaudível) .. é por causa do artigo (inaudível)…
Eri – Sim, porque pode resolver… (Com a medida no STJ)
Arruda – Por isso… É nisso que eu estou trabalhando… Eu tô indo agora conversar com o Túlio Arantes, porque o Túlio era meu procurador geral… E um dos votos que vão ter agora, pode ser de um amigo dele… Eu vou pedir pra ele ir lá, né?
Eri – É mais difícil… Mas eu acho.. que nesse caminho talvez… de tentar resolver… Seu advogado não está aqui… pra discutir. Você tinha que imediatamente desistir dos embargos…
 
Arruda – Ô Eri, deixa eu te dizer urna coisa… Essa luta toda que a gente tá. Todo o meu
sofrimento, inclusive das minhas filhas… Se no for da vontade de Deus que eu seja o
governador, eu vou ser… Também se não for da vontade de Deus, esquece… Não é isso?
Arruda – A situação que eu tenho hoje, é que…eu tenho urna chance no TSE menor…
Eri – E como é isso? Quem tá trabalhando isso?
Arruda – No TSE, Alckmin (advogado José Eduardo Alckmin)… Mas tô com outras pessoas trabalhando isso…
Eri – Então tá com um voto lá?
Arruda – Dois… e… tô trabalhando tudo…
Eri – Mas tem mais…
Arruda – Dois…
Arruda – Agora o outro caminho da Cautelar… Eu diria a você que é 90% de chance… Desde que resolva os embargos, se for possível… (inaudível)… Agora tudo isso tá sendo avaliado, no momento certo… Mas o que eu acho que é importante na nossa conversa, é o seguinte:… Essa e uma luta, que eu estou nela… vou até o final… Se gente ganhar, ganhou… Se não ganhar, vamos ter que descobrir um caminho para ganhar a eleição sem eu…
Eri – Você não se deu bem sempre com o Gilmar (ministro do TSE e STF Gilmar Mendes)?
Arruda – … O Fernando Henrique é que está trabalhando…
Eri – E o Noronha (ministro do TSE João Otávio Noronha)?
Arruda —Também…
Eri – E a Laurita (ministra do TSE Laurita Vaz)?
Arruda – Acho que a Laurita nem vai votar… Porque ela sal do TSE daqui uns dias…
Eri – E a Luciana (ministra do TSE Luciana Lóssio)?
Arruda – Não. Esses dois votos eu nem  conto…. Eu estou trabalhando.  Os outros cinco…
Eri – Então menos dois…
Arruda – E… com toda sinceridade… 90% de chance no segundo momento (medida no STJ)… Não no primeiro…
Eri – Mas tem que ir correndo, o importante e não perder o prazo… Deve ir para o Ministério… vai de hoje pra amanhã.
Arruda – É
Eri – E a moça (Luciana Lóssio) não vai se dar por impedida, né?
Arruda – Não sel ainda… E o pior é que eu nâo sel se é bom?…
Eri – Na minha avaliação, se ela no se der por impedida, ela vota contra você…
Arruda – Eu também acho…
Eri — Aí entram dois substitutos (Contando com a saída da Laurita e o impedimento da
Luciana)…
Arruda – Admar (ministro substituto do TSE Admar Gonzaga) é cacete… 0 quadro não é bom…
Eri – É.
Arruda — O quadro do STJ é melhor…
Eri — O relator é o mesmo (ministro do STJ Napoleão Nunes Maia Filho)…
Arruda – É…
Eri – Da suspensão.. (Que concedeu a liminar para suspender o julgamento do TJ)…
Arruda – Por aí que eu vou… Mas é assim… Isso passa de um jeito ou de outro… Se eu for candidato a governador… Talvez eu volte aqui pra ganhar seu voto… Se não for… eu acho… (Risos)…
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Com certeza, meu amigo. Isso

      Com certeza, meu amigo. Isso só prova o quanto a turma do roriz, tem ódio mortal do arruda e continuarão fazendo tudo para ferrar com a alma dele. Ele só saiu do Palácio do Burito, para a cadeia, por que os vídeos do Durval Barbosa foram entregues à polícia, com o consentimento do roriz.

  1. gilmar

    O doutor gilmar, no julgamento, atacou a política rataquera do df, mas no entanto era contra a cassação do arruda. Alguem entendeu? Poderiam me explicar?

    1. Pergunta retórica, né ? Todo

      Pergunta retórica, né ? Todo mundo entendeu, infelizmente. E por aí vamos.

      Nessas horas gostaria de poder me agarrar a  caminhos mais fáceis, tipo ” mensalão do pt” ” trensalão do psdb ” , “aeronavesalão do psb ” .

      Politiquinha, escandalão.

  2. E aí só confirmou o Gilmar

    Conforme já coloquei lá no fora de pauta foi um voto de fazer crescer cabelo em ovo. Não sei ainda se o julgamento terminou pois dependia de uma redação do relator e já estava muito tarde. Mas o arruda já tinha ido só com o voto favorável do Gilmar e o Tofili ainda não havia votado, mas a “caça” já tava no “embornar”. Antes isso!!!

  3. E aí vai aconter o que ?
    Um

    E aí vai aconter o que ?

    Um ex presidente da república tentando “subornar” um ministro do STF.

    Vai dá em que ?

     

    1. Nada, nothing, rien …

      Nada, nothing, rien …

      Agora, não encontrei no texto qualquer passagem que confirme o título do post. Não que seja impossível,claro, mas não li que FHC tenha admitido conversa com GM sobre o caso. Perdi o parágrafo ?

      1. Da fato, Nassif, nao ha texto

        Da fato, Nassif, nao ha texto de suporte aa chamada.  O mais proximo que chegamos sao as afirmacoes de Arruda, e elas sao altamente acreditaveis, mas de FHC, nada:

         

        Eri – Você não se deu bem sempre com o Gilmar (ministro do TSE e STF Gilmar Mendes)?

        Arruda – … O Fernando Henrique é que está trabalhando…

        Eri – E o Noronha (ministro do TSE João Otávio Noronha)?

        Arruda —Também…

        Eri – E a Laurita (ministra do TSE Laurita Vaz)?

        Arruda – Acho que a Laurita nem vai votar… Porque ela sal do TSE daqui uns dias…

        Eri – E a Luciana (ministra do TSE Luciana Lóssio)?

        Arruda – Não. Esses dois votos eu nem  conto…. Eu estou trabalhando.  Os outros cinco…

    2. Nada, meu amigo,

      Nada, meu amigo, absolutamente nada. Nesse país é assim.  O escárnio maior é um canalha cínico como esse arruda ser candidato a governador e ter gente para elegê-lo.  Isso é o pior.

       

  4. Surreal

    O Brasil é surreal! O que me espanta não é ver esse corrupto tentando se reeleger. O que me espanta é saber que ele tenta, porque sabe que tem chances reais de vencer. Depois o brasileiro médio, que é ignorante, se “liga” nas pessoas e não na maneira como elas vão governar, fica reclamando “dos políticos”, “dos corruptos”, como se eles viessem de Marte para nos oprimir… E o envolvimento de FHC nessa eu prefiro nem comentar, ele não cansa de sujar o pouco que lhe resta de biografia positiva.

    Uma esbórnia… E um abraço.

  5. se não sobrar para FHC, fica

    se não sobrar para FHC, fica comprovado que tucano é inimputável. 

    Que vergonha, FHC. Então a ética e a pregação contra a corrupção que você tanto fala em público é puro cinismo?

    Um homem com mais de 80 anos, culto, não pode dar esse péssimo exemplo para seus admiradores e seguidores.

    E pior do que a intersecção de FHC em favor do corrupto Arruda foi o voto favorável do Gilmar Mendes. Este ministro é uma vergonha para nossa justiça.  Está mais do que provado que Gilmar Mendes não é ministro do STF, mas ministro do PSDB.

  6. Talvez tenha sido eu que não
    Talvez tenha sido eu que não entendi, mas o Nassif costuma criticar em especial a FSP quando a manchete nada tem a ver com o lead e a matéria em si. Na manchete informa que FHC admite conversa com Gilmar a pedido de Arruda. Na matéria nada aparece sobre FHC salvo um pedaço de conversa transcrita de um video (ali só tem uma imagem), no qual o arruda fala “…o fernando henrique é que está trabalhando…”. Ai eu pergunto, o “fernando henrique” citado é comprovadamente o FHC? Ainda que seja, aonde está no texto a admissão de FHC colocada em manchete.

    A questão de fundo: Acho que esse sujeito devdria estar preso, mas dado que a setença definitiva não ocorreu, ele pode ser cassado previamente? Pergunto porque se tratando do adversário e um sem vergonha de marca maior todos aplaudimos, mas e se for alguem que não é sem vergonha e pode estar envolvido em alguem sem realmente ter culpa? Essa parece era a grande discussão da lei da ficha limpa.

    E por outra, quando Gilmar Mendes acusou Lula de pressiona-lo, no caso do mensalão, todo mundo por aqui caiu de pau dizendo que era mentira, que lula jamais isso ou aquilo. Agora colocam o fhc na mesma posição na mão contrária e não tem que estranhe ainda mais vindo de quem veio.

    1. O FHC admitiu à Época

      A reportagem da Época procurou FHC e ele admitiu ter sido procurado pelo Arruda e ter falado com o Gilmar:

      Procurado pela reportagem de ÉPOCA, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ter sido procurado por Arruda para conversar sobre o recurso protocolado no TSE. “Queria (Arruda) que o julgamento ocorresse a tempo de, se favorável, concorrer ao governo de Brasília. Como sempre, sou muito cuidadoso nessas matérias. Apenas indaguei ao ministro Gilmar se havia chance de isso ocorrer. Fui informado de que haveria um julgamento anterior que pré-julgaria o caso. Nada mais pedi a ninguém nem nada mais me foi dito.” Ex-procurador-geral no governo Arruda, Túlio Arantes afirma não ter sido procurado por Arruda nem ter procurado ministros do TSE em nome do ex-governador. “Não conheço nenhum ministro do TSE. Nem sabia que haveria um julgamento no TSE hoje. É o Arruda quem tem de responder por essas afirmações que ele fez”, disse.

      http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2014/08/video-revela-que-arruda-diz-ter-bvotos-no-tse-e-no-stjb.html

    2. E no caso do Lula

      A situação era a seguinte: a conversa teria sido entre três pessoas (Lula, Nelson Jobim e Gilmar Mendes), Gilmar disse uma coisa e foi desmentido pelo Lula e pelo Nelson Jobim também.

      Ponto final.

  7. Como chega ao limite do

    Como chega ao limite do insuportável a sujeira e o lixo da política, nesse país. Um canalha cínico como esse arruda, que sabe que tem toda uma estrutura jurídica para fazer ele protelar até não poder mais, uma candidatura que não tem a menor lógica. Só num país como o nosso, onde as leis são feitas para beneficiar canalhas como ele, que sabem que são corruptos, bandidos, cínicos, mas também sabem que nunca pagarão pelos crimes que cometeram, em razão de “terem dinheiro” para pagarem outros canalhas que lhe garantam a liberdade para concorrerem ao mesmo cargo de onde saiu preso. E com a maior cara de pau, deslavada, ir à público pedir voto para as pessoas, passando como vítima de seus adversários. Ê Brasil….crendeuspai, arreda satanás….

    1.  
      Que tem o Brasil com esses

       

      Que tem o Brasil com esses canalhas? Claro! Imagino que você se refere ao pedaço necrosado pela atuação de vermes, bactérias, bacilos, virus e células contaminadas. Especialmente as resistentes cepas estabelecidas no poderoso poder judiciário.

      Ali, é que se dá o apodrecimento, dali migram as células doentes espalhando no organismo o que os médicos chamam de metástese. Ai o cancer toma os demais orgãos, e  se instalam no executivo e legislativo e diabo. Quando não canceríginos, são cepas de microorganismo tão resistentes aos antibióticos como o próprio judiciário.

      Teremos que tomar conciência que o ponto fulcral para ancorar um combate eficaz e rigorosamente democrático, que vise dar cabo às mazelas culturais que nos atormentam desde os prolongados anos de trabalho escravo, cujos grossos resíduos, ainda sobrevevem. Até recentemente, as domésticas eram preservadas como testemunha e mantenedoras da velha tradição escravocrata. Nunca vi um Gilmar se mover indiganado, como o fez em defesa do bandido Daniel Dantas e de tantos outros endinheirados.

      O resto é perfumaria, ou, espuma. Servindo apenas, para enganar troucha. Ou, como no dizer do conservadorismo mais tradicional “lei pra iglês ver.”

       

      Orlando

       

  8.  A Imprensa e Gilmar Dantas,

     A Imprensa e Gilmar Dantas, tenta fazer  o povo de bobo, quando o Lula foi visitar o Ex. Ministro da justiça ele apareceu e disse que o Lula queria intervir no seu voto, agora ele FHC, troca figurinhas e a gramde imprensa e Gilmar ficam caladinhos……e Direita sem vergonha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador