FHC não leu a planilha de Youssef

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enquanto documentos comprovam o leque de partidos e governos envolvidos no esquema de corrupção, o ex-presidente insiste em acusar o PT
 
 
Jornal GGN – Há duas semanas, o Ministério Público Federal do Paraná emitiu em parecer à Justiça, informando que o esquema criminoso investigado pela Operação Lava Jato existe há pelo menos 15 anos na Petrobras. Alguns dias antes (14), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que sentia “vergonha” do que estava acontecendo na estatal. Nesta semana, a Carta Capital divulgou o leque de partidos e governos envolvidos. Agora, na noite desta terça-feira (02), FHC volta a partidarizar a investigação de corrupção: “agora a gente sabe de onde vem o dinheiro que financiou a máquina petista” nesta eleição, acusou.
 
O discurso foi alinhado ao do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que na última semana disparou ataques ao governo de Dilma Rousseff, afirmando que não havia perdido para um partido político, mas para uma “organização criminosa”. 
 
No dia 14 de novembro, durante um evento do PSDB em São Paulo, o ex-presidente havia discursado: “a oposição é contra, mas não é contra o Brasil. É contra os desmandos daqueles que estão governando o Brasil. Eu não vou falar deles, tenho vergonha como brasileiro, tenho vergonha de dizer o que está acontecendo na Petrobras”.
 
Entretanto, o PSDB de Aécio Neves e de Fernando Henrique Cardoso desconsidera que, junto com o vazamento seletivo à imprensa dos depoimentos cedidos à Polícia Federal, um documento do MPF mostrou que as investigações são muito mais amplas do que o envolvimento de um único partido, o PT. Nele, o órgão indicava: “muito embora não seja possível dimensionar o valor total do dano, é possível afirmar que o esquema criminoso atuava há pelo menos 15 anos na Petrobras, pelo que a medida proposta e ora intentada não se mostra excessiva”.
 
Agora, outro vazamento da imprensa foi menos seletivo. A Carta Capital publicou reportagem com base em uma planilha do doleiro Alberto Youssef, em que são elencados 747 projetos vinculados a clientes diretos de construtoras. A conclusão foi que a atuação do doleiro extrapolava os limites da Petrobras, atingindo outras empresas estatais, órgãos públicos estaduais, prefeituras e empresas privadas, um equema que, segundo a PF, “abrange uma estrutura criminosa que assola o País de Norte a Sul”.
 
O atual desafio da Polícia, Ministério Público e Justiça Federal é desvendar se houve o pagamento de propina a agentes públicos, como ocorreu na Petrobras, nos projetos citados na planilha. A dimensão dessa força-tarefa poderá, divulgou a revista, “desnudar o maior esquema de desvio de dinheiro público da história”.
 
A lista inclui como clientes diretos a Sabesp e Metrô de São Paulo, além das obras no trecho Sul do Rodoanel, a Copasa de Minas Gerais e outras estatais de saneamento em Alagoas, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro, Goiás e Diadema. O empreendimento do governo de Pernambuco, Porto de Suape, e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, no Nordeste, ligado ao Ministério da Integração Nacional, também são citados. A Vale, a Fiat e empresas de Eike Batista são algumas das empresas privadas na lista.
 
Além das contrutoras alvo da sétima fase da Operação Lava Jato, outras são apontadas como clientes diretos: Delta Engenharia, Grupo Schahin, IHS Engenharia, Potencial Engenharia e CR Almeida.
 
Com a planilha divulgada pela Carta Capital, é possível observar que as negociações de Youssef iam além do PT e da Petrobras, abarcando governos municipais e estaduais, além de empresas privadas. 
 
“Caso estejam dispostas a mapear a ação do doleiro, o primeiro passo sugerido às autoridades da Lava Jato é instaurar um inquérito para cada obra citada na planilha. Quem sabe assim o País terá pela primeira vez um panorama da corrupção e suas engrenagens em todas as esferas de poder”, concluiu a reportagem.
 
Enquanto isso, Fernando Henrique Cardoso diz que agora sabe de onde veio o dinheiro para financiar a máquina petista.
 
Leia, abaixo, a planilha de Alberto Youssef, divulgada pela Carta Capital:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Inveja

      Ele tem inveja do Lula.

      Enquanto Lula viajava pra o exterior e era considerado um grande estadista, e recebeu homenagens pelo trablho como presidente do Brrasil, FHC recebia honoris causa pelo trabalho anterior ao seu governo, trabalho esse que ele rejeitou (“esqueçam o que escrevi”).

  1. Ainda bem que esse velhinho

    Ainda bem que esse velhinho imbecilizado pelo ego, só consegue falar para os débeis do seu partido e os midiáticos vergonhosamente  escravizados por seus patrões.

  2. Claro que ele sabe

    Youssef também lavou dinheiro para FHC, Serra e Beira-mar.

    Youssef fez delação premiada no caso Banestado, que não deu em nada.

    Será porque envolvia tucanos de alta plumagem?

     

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/04/21/amaury-sabe-tudo-sobre-yousseff-e-os-tucanos/

    “(…)

    Documentos a que ISTOÉ teve acesso começam a esclarecer por que o laudo de exame financeiro nº 675/2002, elaborado pelos peritos criminais da PF Renato Rodrigues Barbosa, Eurico Montenegro e Emanuel Coelho, ficou engavetado nos últimos seis meses do governo FHC, quando a instituição era comandada por Agílio Monteiro e Itanor Carneiro. Nas 1.057 páginas que detalham todas as remessas feitas por doleiros por intermédio da agência do banco Banestado em Nova York está documentado o caminho que o caixa de campanha de FHC e do então candidato José Serra, Ricardo Sérgio Oliveira, usou para enviar US$ 56 milhões ao Exterior entre 1996 e 1997. O laudo dos peritos mostra que, nas suas operações, o tesoureiro utilizava o doleiro Alberto Youssef, também contratado por Fernandinho Beira-Mar para remeter dinheiro sujo do narcotráfico para o Exterior. Os peritos descobriram que todo o dinheiro enviado por Ricardo Sérgio ia parar na camuflada conta número 310035, no banco Chase Manhattan também em Nova York (hoje JP Morgan Chase), batizada com o intrigante nome “Tucano”. De acordo com documentos obtidos por ISTOÉ, em apenas dois dias – 15 e 16 de outubro de 1996 – a Tucano recebeu US$ 1,5 milhão. A papelada reunida pelos peritos indica que o nome dado à conta não é uma casualidade.    (…)”

  3. Pensamento logico. Nos

    Pensamento logico. Nos podemos. Outros nao. Os outros sao ladroes.Houve assalto a Petropbras. Com excessao do Partido de Marina Silva todos levaram. Aqui em Maringa, nada na imprensa sobre envolvimento de Ricardo Barros.Nao estou defendendo PT, nao sou PT, e quero ver os envolvidos (todos) na cadeia.

  4. A oposição, o PIG e a ala

    A oposição, o PIG e a ala podre da justiça decidiram botar fogo no país já que por caminhos legais tão cedo não voltariam ao poder.  As últimas declarações incendiárias de FHC e Aécio são claras demonstrações disso.

    1. Também acho que está mais que

      Também acho que está mais que evidente. Uma entrevista estranhamente agendada com aécio; em seguida FHC. Acho que já está tudo combinado com Gilmar Mendaz e Veja pra aumentar a temperatura neste final de semana.

      Estão todos percebendo que o fogo está chegando perto demais do rabo de cada um deles; então é necessário um esforço a mais pra cravar o pt na cruz.

      … E o governo mudo… Nem linguagem de sinais…

  5. gora a gente sabe de onde vem

    gora a gente sabe de onde vem o dinheiro que financiou a máquina petista, tucana, demmoniaca e tudo os demais centenas, senão milhares de políticos. Pergunta ao Youssef. Fala, Youssef, fala!

  6. jornal serve prá…

    O Beto Richa, representante mor da republica do Paraná e por definição especialista em choque de gestão, com quatro anos de bom gerenciamento no Estado está com problemas de pagamento do décimo terceiro salário do funcionalismo, não paga sequer despesas de oficinas dos carros novos da Renault (comprados aos milhares), decreta agora aumento do IPVA em modestos 40% juntamente ao ICMS sobre combustíveis.

    Para isto a imprensa serva serve, reverberar conceitos de um vetusto senhor desesperado para reescrever currículo e historia do Brasil, e por outro lado esconder ao c… dos seus melhores rsrsrs gerentes.

  7. Velha tática da elite tupiniquim

    Velha tática da elite tupiniquim: Embora se saiba o quanto ela(Casa Grande) é por excelência ignara, corrupta, escravocrata e golpista, toda vez que esse pais é governado por progressistas, eles sacam da cartola o velho discurso do “mar de lama” para justificar seus golpes uma vez que, pelo voto, não tem chances, pois que a população os conhece muito bem.

    Leia mais

    http://lexometro.blogspot.com.br/

  8. FHC nomeou seu conhecido office boy

    FHC nomeou seu conhecido office boy para liderar o golpe midiático-judicial-parlamentar. Tá confundindo o Brasil com a Dimantantino dos Mendes….Que as Instituições que se preocupam com a defesa do Estado Democrático de Direito estejam atentas….

    F

    1. Eles se arrependem até hoje de não terem derrubado Lula

      Eles se arrependem até hoje de não terem derrubado Lula em 2005 por causa do “mentirão”

      1. Largue de ser cínico,

        Largue de ser cínico, companheiro. É mensalão mesmo, já julgado. Os condenados ainda nos devem desculpas e a devolução do dinheiro roubado.

  9. Ditado árabe

    Há um ditado árabe e que gosto muito que diz: NÃO MERECE A CONFIANÇA DOS OUTROS QUEM NÃODESCONFIA DE SI PRÓPRIO.

    Mas no caso do fhc ele é inútil porque o fhc sabe da sua desonestidade, é desonesto em tudo, tem conciencia dela. Usa a hipocrisia total para apontar aos outros. Triste figura.

  10. Olha quem vai julgar

    Não é de se estranhar, olha na mão de quem está a ¨JUSTIÇA¨ do Brasil. Depois de aparecer na lista do valerioduto tucano como benificiário, de barrar
    as investigações contra o canalha do procurador, que não mandou o
    relatório do mensalão tucano para a Suiça, conceder liminar para
    reintegrar Demóstenes ao Ministério Publico enquanto processado, voar no
    jatinho do Carlinhos cachoeira, ainda tem o habeas corpus do Daniel
    Dantas na operação Santiagraha, se omitiu como ministro no caso de
    vazamento das delações do lava jato, tem o processo da CELG, que
    Carlinhos e Demóstenes comemoraram, com escuta autorizada, quando gilmar
    levou para o STF, encontro em Berlim com Cachoeira e Demostenes, tem o
    médico estuprador que ele praticamente comprou a passagem dele para o
    Libano, pois ele etava com mais de 200 anos de pena e ele

    soltou,
    participação no controle acionário no IDP, que claramente é um conflito
    ético, pois tem feito contratos com o governo federal sem licítações,
    tendo contratandos no quadro de funcionários ministros de estado e
    tribunais superiores, procuradores da fazenda e advogados renomados,
    muitos deles com ações no STJ, quer dizer, voce julga o caso do cliente
    do teu funcionario, se ele ganha a causa seu instituto ganha fama de ter
    bons professores, contratos não licitados com FAB, SENADO FEDERAL, STJ,
    PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA, FNDE do MEC, PGDF , e por aí vai, é foi
    criado o banco do poder pelo qual, e não atraves do qual, rola muito
    dinheiro………………………………………http://correio-forense.jusbrasil.com.br/…/a-reportagem…
    A reportagem da Carta Capital sobre ministro(empresário) Gilmar Mendes |…
    correio-forense.jusbrasil.com.br

  11. Não é de se estranhar, olha

    Não é de se estranhar, olha na mão de quem está a ¨JUSTIÇA¨ do Brasil. Depois de aparecer na lista do valerioduto tucano como benificiário, de barrar
    as investigações contra o canalha do procurador, que não mandou o
    relatório do mensalão tucano para a Suiça, conceder liminar para
    reintegrar Demóstenes ao Ministério Publico enquanto processado, voar no
    jatinho do Carlinhos cachoeira, ainda tem o habeas corpus do Daniel
    Dantas na operação Santiagraha, se omitiu como ministro no caso de
    vazamento das delações do lava jato, tem o processo da CELG, que
    Carlinhos e Demóstenes comemoraram, com escuta autorizada, quando gilmar
    levou para o STF, encontro em Berlim com Cachoeira e Demostenes, tem o
    médico estuprador que voce praticamente comprou a passagem dele para o
    Libano, pois ele etava com mais de 200 anos de pena e voce soltou,
    participação no controle acionário no IDP, que claramente é um conflito
    ético, pois tem feito contratos com o governo federal sem licítações,
    tendo contratandos no quadro de funcionários ministros de estado e
    tribunais superiores, procuradores da fazenda e advogados renomados,
    muitos deles com ações no STJ, quer dizer, voce julga o caso do cliente
    do teu funcionario, se ele ganha a causa seu instituto ganha fama de ter
    bons professores, contratos não licitados com FAB, SENADO FEDERAL, STJ,
    PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA, FNDE do MEC, PGDF , e por aí vai, é foi
    criado o banco do poder pelo qual, e não atraves do qual, rola muito
    dinheiro………………………………………http://correio-forense.jusbrasil.com.br/…/a-reportagem…
    A reportagem da Carta Capital sobre ministro(empresário) Gilmar Mendes |…
    correio-forense.jusbrasil.com.br

  12. O boca de sovaco está dando

    O boca de sovaco está dando um tiro no pé. Deveria ficar bem quietinho no seu apartamento em Paris, para evitar o risco de que seja revista a CPI do Banestado e a compra de votos para a reeleição, para ficar em apenas 02 exemplos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador