Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desenvolvimento de

    Desenvolvimento de Tecnologias de Uso Dual

     

    Desenvolvimento de tecnologia é sempre um processo sigiloso, seja por parte de entidades do estado, seja por empresas privadas. A produção da ciência é bem mais (com exceções) de caráter público. Seus resultados são divulgados, embora sem muitos detalhes, para que outros atores possam acompanhar o feito realizado e inclusive poder criticá-lo. A divulgação de um resultado técnico ou produto novos é feita, em muitos casos, com certa teatralidade de “marketing” já visando a comercialização do bem. A título desta, menos detalhes ainda, são divulgados. Portanto, segredo é sempre parte do processo de divulgação científica e tecnológica. Que dizer então da ciência e tecnologia de uso dual: militar e civil?

    RD Maestri, em um comentário, me fez recordar de algumas experiências de vida, que passo a relatar.

    A primeira que me vem em mente deve-se a algumas conversas que tive, nos anos setenta com o saudoso Prof. Sérgio Porto. Este, filho de um pescador da Praça XV no Rio de Janeiro, era além de físico talentoso egresso do famoso Bell Labs ( origem de vários prêmios Nobel), uma pessoa simples e de fácil trato. Pessoas relatavam à época suas partidas de futebol com os funcionários mais simples da UNICAMP. Desconfiei, então, que ele estava tentando o enriquecimento isotópico de U (urânio) através de lasers. Este era um trabalho de ponta que estava sendo feito por alguns laboratórios norte-americanos.

    Há uma estória estranha que relata a compra de um laboratório e embarque subsequente deste em um Boeing 747 pelo na época Xá do Irã: Reza Pahlevi. Quando os americanos se deram conta do que havia acontecido o avião estava em águas internacionais. Pouco tempo depois o Xá é deposto pelo aiatolá Khomeini (este era incensado constantemente nas páginas amarelas da Veja…).

    Voltando ao Prof. Sérgio Porto. Este me confidenciou que tentara comprar nos EUA um laser de sal de Pb (chumbo) que seria utilizado para fazer a espectroscopia do UF6 (hexafluoreto de urânio) na região do infravermelho longínquo: 16 μm. Estes dados são, na verdade, resultado de pesquisa científica, pois são a emissão no infravermelho da molécula, que é um ser da natureza. Entretanto, como essa informação científica envolve algo de nuclear ela está lacrada a sete chaves…O desfecho foi o previsível: não venderam. Algum tempo depois a revista Manchete põe a boca no trombone denunciando a existência de um programa de enriquecimento de U por lasers no IEAv / CTA / Aeronáutica.

    Enquanto isso, alguns brasileiros liderados por um talentoso brigadeiro da Aeronáutica com PhD pelo Caltech (com honras), ajudava os iraquianos usando um método antigo, engenhosamente controlado por microcomputador, na separação isotópica de U. Já se sabe como tudo isso terminou: o brasileiro execrado em sua volta ao Brasil, como se fosse um traidor e Sadan na ponta de uma corda…Anos depois, outro governante árabe que tentou desenvolver a energia nuclear também acaba estuprado e espancado até a morte em praça pública: Muamar Khadafi. Mas tudo isso é história já conhecida por todos.

    Como fui membro do IEEE por décadas e me interessava, dentre outros assuntos, por micro-ondas, estive presente em conferências do tema nos EUA. Invariavelmente a seção da conferência devotada aos osciladores era mantida a portas fechadas e só lá entrava quem tivesse um crachá especial, que diziam só era fornecido a cidadãos americanos,ou ligados a projetos na área de defesa. Só fui entender a razão da segregação anos depois em um workshop sobre deteção de radiação gravitacional quando, um cientista australiano declarou que, usando um oscilador de micro-ondas controlado por um cristal de safira resfriado como oscilador local de um sistema de radar, ele poderia detetar um bombardeiro furtivo americano. Naquela época somente os russos cresciam cristais de safira com a pureza e tamanho adequados à aplicação. Imagine se algum laboratório brasileiro quisesse fazer experimentos com esses cristais e pensasse em adquiri-los na Rússia. Teria que, certamente, usar recursos em bancos no exterior e os trazer de forma irregular para o país. Isso era um problema em 1996, imagine agora em 2015, quando os americanos implantaram um rígido controle sobre as finanças do mundo ocidental a pretexto de conter o terrorismo. Suponhamos que você necessite de um material ou um detetor nuclear que os gringos se recusam a vender. Como você faria? Certamente teria que dissimular a compra através de terceiros em outros países com pagamento em moeda estrangeira. Eu pergunto: isto é corrupção? Afeta a quem? Será que não interessaria muito aos norte-americanos a revelação dessas transações comerciais secretas? A título de que se deve tornar públicas essas informações?

    Há cerca de um ano ou dois tentei comprar um chip de relógio atômico de Rb para manter um padrão terciário de base de tempo em meu laboratório. Como a NSA está careca de saber, nunca trabalhei em projetos militares, mas mesmo assim nem sequer me cotaram o pedido feito e olha que os empresários americanos estão doidos para exportar…Se eu quisesse comprar um relógio atômico pronto, na forma de um instrumento acabado, tenho certeza que me ofereceriam, como o fazem a muitos cientistas brasileiros. Muitos desses compram instrumentos sofisticados dos quais mal sabem aproveitar na íntegra, mas a grife é importante…

    Gostaria que com essas linhas se abra um debate sobre essas coisas pouco ventiladas em um país, onde a maioria da população esclarecida, e de formação humanística, não consegue perceber com clareza. As empresas industriais e muitas das escolas da área de exatas nunca necessitaram se envolver com pesquisa e desenvolvimento. As federais e algumas universidades de ponta de poucos estados mantém laboratórios de pesquisa, mas a engenharia declinou, em termos relativos, nestas quatro últimas décadas. Já estivemos empatados com países, como a Coreia, que há muito nos deixaram para trás. A boa notícia é que a ciência teórica se expandiu bastante, embora a experimental ainda requeira muito da colaboração estrangeira e isto se deve ao declínio da engenharia de instrumentação nestes tempos recentes. Nos tornamos grandes compradores de caixas pretas importadas das quais pouca ideia temos de seu conteúdo. Quando alguém tenta manter a arte de fazer as coisas nesta terra de quem não suja as mãos (pois este é um mero trabalhador) merece a esculhambação e a desonra em praça pública. Precisamos, urgentemente parar para pensar o que queremos de nosso futuro: O México das maquiladoras e drogas, ou a nação que pode o que quiser que todos secretamente desejamos.   

     

  2. METAS DE INFLAÇÃO, A BANDEIRA

    METAS DE INFLAÇÃO, A BANDEIRA DO SISTEMA FINANCEIRO – Amigos economistas, colegas de bar e de clube, ligados ao sistema financeiro garantem que em 2016 a inflação cairá pela metade, é possivel até atingir o famoso “”centro da meta”” (os odiosos termos dos economistas ortodoxos, enchem a boca para falar). Não é um ou dois, são varios que confirmam,  “a inflação ano que vem vai cair para 4 ou 5%”, dizem felizes e confiantes. Mas como? Ora , dizem corados e contentes,  “”O desemprego está correndo mais rápido que o esperado, muito mais rápido, o pessoal do BC está euforico”.

    Quanto mais desgraça melhor, segundo essa turma de celerados, quanto mais miséria, mais rápido cairá a inflação porque as familias não terão dinheiro para comprar comida e ai os supermercados não poderão remarcar os preços.

    É ISSO MESMO, eles pensam assim mesmo. Eu já tinha captado essa infamia num  bate papo do Sardenberg, uma especie de porta voz dessa turma e um tal de Teco que junto com Schwartsman fazem um programa da desgraça economica toda quinta feira. O tal Teco disse com todas as letras, pode-se ouvir no podcast, faz um mês e meio,

    “o pessoal do BC está contente porque o desemprego está aumentando rápido”, até o Sardenberg ficou chocado.

    No dia eu fiz aqui um comentario sobre isso,  porque o dialogo me chamou muito a atenção.

    Essa gente te m…. na cabeça, não são economistas no sentido cientifico e humanistico, da tempera de um Keynes,

    de um Krugman, de um Stiglitz. A função da ciencia economica é MINORAR O SOFRIMENTO, não é aumenta-lo.

    A razão de ser da existencia de economistas é encontrar o método menos custoso para as pessoas usufruirem de um padrão de vida minimo e se possivel decente. A fuinção do economista não é produzir planilhas e estatistica para contentar os mercados. Atender bem o sistema financeiro não significa melhorar a vida população.

    A tal meta de inflação é crucial para o sistema financeiro porque seus contratos a futuro dependem de previsibilidade,

    sem isso os mercados funcionam mal, a meta de inflação é fundamental para os mercados.

    Ah, dirão, mas tambem o Fed usa meta de inflação. Sim MAS NÃO USO SÓ ISSO, USA MUITO MAIS FERRAMENTAS.

    Nos Estatutos do Fed, curtos, há um artigo (3º com 6º) que diz que a função do FED é manter estabilidade monetaria e

    zelar pela propseridade e emprego. NÃO É SÓ ESTABILIDADE MONETARIA.

    O BANCO CENTRAL não tem sido feliz na escolha de seus Diretores. A atual Diretoria é uma das mais mediocres da sua historia de meio século. Os criadores de nosso BC não tiveram a sbaedoria dos que ciraram o Federal Reserve.

    O Banco Central americano tem por praxe desde sua fundação escolher Board Members, os sete homens que dirigem o sistema, de escolas de pensamento economico distintas, de regiões diferentes um do outro, de profissões e estoria de vida díspares. Não tem ninguem ligado ao sistema financeiro e nunca da mesma universidade, para não fazer igrejinha, patotta, seita, cartilha uniforme, a mesma tabua dos dez mandamentos.

    Os diretores do Federal Reserve System

    JANET YELLEN, Chairman, é economista da mais liberal, bagunçada, bicho grilo universidade americana, a Universidade da California em Berkeley, ao lado de San Francisco, escola publica, custa pouco e nada estudar lá, muita maconha, sexo, baladas, musica, mas o ensino é de otima qualidade. Não tem nada a ver com a Costa Leste.

    STANLEY FISHER, nosso conhecido quando era do Citibank e estava sempre aqui, cidadão britanico, nascido no Zambia (então Africa inglesa), foi governador do Banco de Israel, estudou economia na escola de Keynes, a London School of Economics, depois foi professor do MIT. Judeu super simpatico e flexivel, ja viu de tudo na vida. É o vice-Chairman.

    DANIEL TARULLO, esse nem economista é, advogado formado em Georgetown, teve varios cargos no governo, da Universidade Georgetown (catolica), tem escritorio de advocacia, mora em Boston.

    JEROME POWELL, tambem advogado, um dos sócios do cheiroso Grupo Carlyle, que tem muita coisa no Brasil (brinquedos Hi Happy, Tok Stok e muito mais coisa). O Carlyle, ligado aos Bush, tem muita historia para contar,

    já contei varias vezes.

    LAEL BRANARD – Coroa loiruda e charmosa, economista de Harvard e consultora da McKinsey. Portanto são duas mulheres no Board, uma velhota (Yellen) e essa mais moça (é até bonita).

    Faltam dois a nomear.

    A ideia do Board o Fed chama-se DIVERSIDADE. Tem que ter gente de varias profissões, de escolas diferentes, de perfil contraditorio, fundamental gente do setor produtivo, de banco e finança não tem ninguem porque vai fazer o jogo do sistema financeiro, não está escrito mas o Presidente não indica e o Congresso não aprova. Os criadores do FED querem o sistema financeiro LONGE do banco central, exatamente porque o Fed é o fiscal do sistema.

    Aqui, na época do Plano Real TODOS os diretores vinham da mesma escola, a PUC Rio. Escrevi até um pequeno livro sobre essa anomolia A ESCOLA DO RIO, editora Alfa Omega, mostrando a influencia excessiva dessa escola na gestão economica ( o simbolo dela é o Arminio).

    O BANCO CENTRAL DO BRASIL teria hoje que ter MÁXIMA, vou repetir, MAXIMA preocupação com o desemprego, em PRIMEIRO LUGAR, depois vem o resto. Pelo qu se vê é a coisa que menos preocupa sua horrorosa Diretoria, o anti-Brasil em estado puro. Alguem do Congresso poderia sugerir a mudança da sede para Miami, assim poupa-nos da

    presença deles em nosso solo.. A puxada de juros de ontem foi a ultima pá no forno do crematório da economia brasileira. Mas eu não acho que é por maldade, é mesmo por mega ignorancia.

     

     

  3.  Foi exatamente isso que eu

     

    Foi exatamente isso que eu comentei ontem. É a solução óbvia se Dilma não fizer o que deve ser feito, principalmente em relação à lava jato.

    Só não sei se Temer tem essa capacidade.

     

     

     

     

    Conspiração pró-Temer avança nos três poderes

    29 de Julho de 2015Compartilhe no Google +Compartilhe no TwitterCompartilhe no Facebook:

    Há em Brasília um movimento clandestino que envolve importantes figuras da República, dos três poderes. Seus participantes não falam sobre seus objetivos e agem com muito cuidado. Nas reuniões, geralmente à noite, os celulares são deixados fora da sala. Há extrema cautela nas conversas com jornalistas, para que nenhuma pista seja involuntariamente dada.

                    O que quer o movimento clandestino, do qual participam até ministros de Estado e de tribunais, é dar à crise política e econômica a solução que convém a seus participantes: o afastamento da presidente Dilma e a ascensão do vice-presidente Michel Temer. Que, elegante e inteligente, não participa de nenhuma conversa nesse sentido. Caso o objetivo dos clandestinos seja atingido, Temer simplesmente cumprirá sua função constitucional – jamais poderá ser acusado de ter conspirado em causa própria.

                    Para o grupo, Temer na presidência é a melhor alternativa. A convocação de eleições para presidente, depois do por eles desejado afastamento da presidente, fatalmente criaria um clima de beligerância política e social ainda maior do que o já existente. A campanha seria uma guerra e o ambiente econômico seria inexoravelmente deteriorado. Melhor que Temer assuma. Ele fará a convocação de um grande pacto contra a crise. Teria imediato apoio de todos os partidos, PMDB e PSDB à frente, com adesão, no desenho do grupo, do indefinido PSB e até dos hoje governistas PDT e PSD. Uma grande coalizão, e, como no governo de Itamar Franco, apenas o PT e partidos menores de esquerda ficariam fora.  

                    A opção de instaurar o parlamentarismo também não é considerada boa pelos clandestinos. Dilma continuaria presidente e o primeiro-ministro seria indicado por ela e aprovado pelo Congresso. Não poderia ser, claro, nem Eduardo Cunha, nem Renan Calheiros, nem outros com fichas não exatamente limpas. Os partidos teriam de fazer uma ampla coalizão para mostrar maioria e pressionar a presidente a escolher quem eles quiserem, mas a luta interna pela indicação poderia colocar tudo a perder. Sequer o PMDB e o PSDB têm unidade interna. Em vez de estabilidade, haveria mais instabilidade e o desgaste ainda maior dos parlamentares perante a população.

                    O grupo pró Temer trabalha para que a situação de Dilma se torne cada vez mais insustentável. A estratégia inclui sabotar o ajuste fiscal proposto pelo ministro Joaquim Levy, rejeitando no Congresso as medidas que levem a aumento de receita e corte de gastos e, em sentido contrário, aprovando mais despesas do governo. Um subproduto dessa ação, no entender dos clandestinos, poderia ser a renúncia de Levy, criando-se assim mais um problema para a presidente. Quanto pior, melhor.

                    O ponto forte da estratégia, naturalmente, é a exploração ao limite máximo das acusações de corrupção contra o governo. A tática é fazer com que as denúncias cheguem o mais perto possível de Dilma e de Lula. Da presidente, para facilitar sua derrubada. Do ex-presidente, para anular qualquer possibilidade de reação. Isso não quer dizer que os investigadores da Lava Jato estejam participando do movimento. Podem desejar o afastamento da presidente, mas não estão na conspiração.

                    A decisão do Tribunal de Contas da União, se contrária ao governo, seria o empurrão para justificar o impeachment. Para o grupo, o ideal seria que tudo isso levasse à renúncia de Dilma, para evitar mais comoções. Não é à toa que é grande a pressão sobre os ministros do TCU, que chegam mesmo a tentativas de chantagem. Até porque há alguns bem vulneráveis.

                    Assim, com ajuda de segmentos da imprensa, está criado o ambiente político para que a sociedade deseje a queda do governo e apoie os que o sucederem. Os conspiradores apostam nas manifestações planejadas para 16 de agosto para o sucesso do movimento.

                    O roteiro não é complicado. E está sendo executado.

    http://www.brasil247.com/pt/blog/heliodoyle/190896/Conspira%C3%A7%C3%A3o-pr%C3%B3-Temer-avan%C3%A7a-nos-tr%C3%AAs-poderes.htm

  4. https://blogs.hope.edu/librar

    https://blogs.hope.edu/library/wp-content/uploads/sites/17/2012/01/timecover.jpg

    MADAME CHIANG KAI-SHEK E O PERIGOSO MORALISMO AMERICANO – A chinesa Soog May Ling, filha de um pastor protestante americanizado, Charlie Ling, nascida em 1898 e falecida em 2003, portanto esteve em tres seculos,  foi a

    celebre esposa do lider nacionaiista chinês Generalissimo Chiang Kai-Shek, governante da China de 1930 a 1949.

    Já escrevi aqui neste blog sobre essa interessante peronagem mas hoje a trato de outro angulo.

    A Madame Chiang Kai-Shek foi o subproduto mais simbolico de uma crença de missão divina do moralismo americano.

    Os EUA foram formados por emigrantes muito religiosos e crentes na vida regida por principios morais . Essa dimensão ficou imantada no ethos e no subconciente dos americanos em geral. Até hoje, depois de tantas aventuras pelo mundo, eles se acham imbuidos de uma bandeira moralista superior a de todos os demais povos. Falsa ou não na sua essencia, essa ideia de “”missão da moral e da ética”” faz parte da visão americana do mundo.

    Uma das grandes cruzadas onde essa missão se tornou realidade foi a tentativa de evangelização da China, a partir do começo do seculo XIX, casais de pastores americanos invadiram a China especialmente a partir da Primeira Guerra do Opio, em 1842. Antes evangelizadores birtanicos já percorriam a China mas o americanos vieram em muito maior numero e com objetivos bem mais amplos, tonar a China toda cristã, no que falharam completamente.

    Sempre em casais, porque um pastor homem não poderia pregar para mulheres chinesas, percorreram toda a China,

    um trabalho arduo naquele tempo de condições muito precarias no grnde Pais. Em 1900 eram cerca de 2.500 casais

    de pregadores americanos no Pais, todo o sistema sustentado pelas igrejas americanas que financiavam a missão.

    Soong May Ling e sua irmã Chiang Ling, primeira dama da Republica da China, casada com o fundador da Republica em 1911,  o Dr.Sun Yat-Sen, tambem protestante convertido por pastores americanos, eram a máxima expressão do resultado dessa missão religiosa moralista dos pastores americanos. As duas irmãs foram primeiras-damas da China,

    educadas nos EUA, com todo o verniz de moças americanas, elas foram o resultado da missão moralista civilizadora.

    O resultado,  a Madame Chiang Kai Shek foi a mulher mais corrupta do Seculo XX, roubou tanto que morreu bilionaria com 105 anos em um apartamento de 27 quartos em Manhattan. Seu irmão Tse Ven, conhecido como T.V. Soong foi Ministro da Fazenda e Presidente do Banco da China durante o regime do cunhado e roubava a folha de pagamento do Exercito que lutava contra os japoneses, enviada pelos Estados Unidos. O Generalissimo vendia munição e artilharia americana para os japoneses que ele deveria combater. Essas narrativas constam das memorias do General Joseph Stilweel, adido militar americano junto ao QG do Generalissimo. Stilwell mandava relatorios semanais para Washington sobre a corrupção do regime mas era inutil. A Madame foi capa da revista TIME por tres vezes, apresentada como a “nulher do bem” que iria salvar a China. Seu lobista principal em Washington era Henry Luce, dono das revistas TIME e LIFE, ele mesmo filho de pastores que pregaram na China e fanatico pela admiração ao casal Chaing Kai-Shek.

    Outro simbolo do moralismo amricano foi o Presidente Wilson, um homem sempre fora da realidade em função de seus principios, fez uma Presidencia desastrosa, ao fim quem governava era a esposa, quando ele ficou doente por longo

    periodo. Wilson via a Europa e os europeus como altamente corruptos, a America Latina então era terra de bandoleiros

    e essa visão até hoje subliminarmente se mantem na mente americana.

    Todavia, muito do moralismo americano é retorica pura. Os EUA a partir da GUerra Civil foram construidos basicamente por aventureiros e ladrões, a época das ferrovias (1865-1890) era a época da trapaça, os politicos de Nova York (Tammany Hall), de Chicago (familia Daley, até hoje no poder), Huey Long na Lousiana, Tom Prendergast no Missouri, politicos que fariam o Coronel Odorico parecer coroinha. No inicio do seculo XX a construção dos trustes do petroleo, do aço, do telefone, da quimica, dos carros, do aluminio, do cobre, tudo isso foi realizado com grande dose de malandragem e pirataria. Mas nada muda a “missão moralista” expressa hoje em leis que tornam a vida das empresas complicadas ao limite, com sua “”compliance”” ao infinito, hoje ocupa-se mais gente e gasta-se mais dinheiro com compliance do que com o resto da empresa.

    O pior do moralismo americano é quando não americanos tentam copiar o discurso pelo que está no papel, sem entender a historia por trás da prédica, ai a coisa fica feia. O moralismo americano sempre foi mas hoje mais do que nunca é um grande teatro do absurdo, um evangelho que serve de capa dura para todas as mazelas da civilização

    americana antes e agora. , ele convivia junto com as mafias, com a podridão de Hollywood, com truques financeiros.

    Chamei a atenção para a Madame Chiang Kai-Shek porque ela fez toda a politica de seu marido e construi sua historia a

    partir do discurso moralista que no caso dela e da familia era completamente falso mas seu cacife era ser a “”moça boazinha que falava inglês perfeito” enquanto roubava o pão dos chineses. Enganou bem e por muito tempo.

     

     

     

  5. Justiça condena Danilo

    Justiça condena Danilo Gentili a pagar multa milionária para a Band

    DIVULGAÇÃO/SBT

    Danilo Gentili posa no cenário do The Noite; humorista terá de indenizar Band por quebra de contrato  

  6. E AGORA, VEJA ?

    Neste país dominado pela corrupção, Romário cumpriu sua obrigação. E provou que não tinha dinheiro na Suíça sem declarar à Justiça Federal. E agora, Veja?

     

     

    70 ComentáriosTags: 

     Neste país dominado pela corrupção, Romário cumpriu sua obrigação. E provou que não tinha dinheiro na Suíça sem declarar à Justiça Federal. E agora, Veja?
    Lula, Dilma, Aécio, Fernando Henrique, Serra, Marina, Renan, Collor, Sarney. Há anos e anos, o cenário político brasileiro mostra os mesmos nomes. A decrepitude das lideranças neste país. A falta de credibilidade que cerca essas pessoas está atrelada ao fracasso das instituições básicas. E que deveriam ser responsáveis pela Saúde, Segurança, Educação, Saneamento Básico, Água, Luz.

    Mas a corrupção é mesmo endêmica e o país está em estado de metástase, como bem disse um membro do Ministério Público. Essa gente que governa o Brasil, os estados, os municípios permitiu essa pouca vergonha. Independente de partidos, os políticos daqui viraram sinônimo do que pior existe na raça humana.

    Há pouco resultado prático. Mas parece aliviar a alma chamá-los de corruptos.

    Mas são eles que governam a nossa vida. Determinam o quanto teremos de pagar para comer, beber, tomar banho, usar o banheiro. Ter ou não ter tratamento médico. Se valerá a pena ou não ir para a escola. Se em cada esquina terá um policial ou um bandido. Se teremos direito a água. Se haverá gaze, mercúrio ou mesmo médicos nos hospitais públicos.

    Os bilhões roubados na Petrobrás são genocídios. Esse dinheiro deveria chegar à população carente, aos milhões que vivem na faixa da miséria absoluta, sem perspectiva na periferia da sociedade. E só são lembrados nas eleições, em programas criminosos que estimulam o nascimento de crianças sem escola, sem ter o que comer, como viver. O que torna o nosso povo mais miserável, cada vez mais sem perspectiva.

    Neste cenário surgiu Romário. Nascido na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. Pequeno, minúsculo, subnutrido. Médicos quando o viram duvidaram que sobreviveria. Sua mãe Manuela não teve acesso aos cuidados básicos, a Pré-Natal, a uma alimentação decente. O pai, Edevair, deixava de comer para dar à esposa e ao filho. Viviam em um barraco do tamanho de um quarto.

    Romário não passou fome. Mas não teve os nutrientes suficientes na infância. Talvez se tivesse, não seria tão baixo. A barriga inchada, na camisa do América, time de coração de Edevair, revelava esquistossomose. Comum em crianças que não bebem água tratada. Era um brasileiro típico que deveria viver excluído do melhor que a vida tem a oferecer. Mas seu talento natural ao futebol revolucionou sua vida.

    2reproducao15 Neste país dominado pela corrupção, Romário cumpriu sua obrigação. E provou que não tinha dinheiro na Suíça sem declarar à Justiça Federal. E agora, Veja?

    Brilhava no Estrelinha, time infantil que seu pai Edevair fundou só para ele. Salvando os tornozelos e joelhos dos buracos dos terrões e as ‘tampas’ dos dedos das guias no asfalto, Romário levava a bola. Fugia dos pontapés dos adversários mais velhos e maldosos da favela. Muitos já serviam ao tráfico.

    Para quem se impôs neste cenário, foi covardia quando chegou aos gramados de verdade. Foi um dos melhores atacantes da história do futebol. Viciado assumido em sexo. Casou, namorou, descasou. Compulsivo, desfrutava os prazeres básicos que a miséria lhe negara quando criança.

    3ae20 Neste país dominado pela corrupção, Romário cumpriu sua obrigação. E provou que não tinha dinheiro na Suíça sem declarar à Justiça Federal. E agora, Veja?

    Os mais refinados pratos. As mais atraentes mulheres. A maioria muito maiores do que ele. A carreira foi brilhante. Poderia ter sido mais. Só que não aceitava ordens, disciplina. Tinha pressa para viver. Estava nos seus gens. Inteligente, sempre se deu ao direito de fazer aquilo que o atraia. Como cursar uma exótica faculdade de moda. Mais do que um capricho, denunciou a vontade de entender o que era belo. Para quem cresceu só de calção, sem camisa ou sapato jogando futebol no senegalesco verão carioca.

    Em todas as entrevistas ainda como jogador, Romário demonstrava seu inconformismo com os aproveitadores. Primeiro os dirigentes de clube que tentavam enganá-lo. Depois os que comandavam o futebol. Tão corruptos quanto os políticos. Suas palavras repercutiam na mídia. Após parar de jogar futebol, os partidos fizeram fila para pedir sua filiação.

    O roteiro estava pronto. Deveria ser um Tiririca de chuteiras. Frequentador da mídia, sem noção política, sem raciocínio profundo, mero catalizador de votos. A piada sem graça. Mero fantoche disposto a ser usado no Planalto. Só que se enganaram com Romário.

    Seu senso social aflorou. Ele viveu tanto na favela do Jacarezinho quanto na Barra da Tijuca, cinco anos na desenvolvida Eindoven, um ano de convivência com os catalães, cidadãos orgulhosos de sua cidade que querem independente, Barcelona. Viajou o mundo. Usufruiu do bom e melhor. Viu populações miseráveis.

    Mais do que tudo, um anjo pousou e revolucionou sua vida. Aos 40 anos, milionário, em 2005, Ivy. O sexto filho chegava com Síndrome de Down. Romário reavaliou todos os seus valores. Começou a perceber que o país além de corrupto é cruel. Se as pessoas comuns sofrem com o descaso, as com necessidades especiais são massacradas. O governo estimula as famílias a as tratarem como um fardo. Não há política de conscientização, estímulo. O recado silencioso é que o melhor é escondê-las da sociedade.

    7 Neste país dominado pela corrupção, Romário cumpriu sua obrigação. E provou que não tinha dinheiro na Suíça sem declarar à Justiça Federal. E agora, Veja?

    Romário foi digno. Apaixonada pela filha, a fez símbolo da luta pela dignidade às pessoas com necessidades especiais. Engoliu sua aversão a Ricardo Teixeira e Marin. Acreditou na palavra dos dois. E que na Copa haveria lugares para brasileiros cegos, paralíticos, com Síndrome de Down. Lógico que foi enganado. A aversão virou ódio.

    No Planalto seguiu crescendo, com projetos populares voltados à população carente e às pessoas deficientes. Além de sua revolta contra a CBF, contra a Fifa, o abuso da Copa do Mundo. Nas urnas, o deputado logo virou senador, derrubando raposas vividas. E se tornou candidato favorito à prefeitura da sua cidade, o Rio de Janeiro, nas eleições do próximo ano.

    Se vencer e fizer um bom governo, o céu pode ser o limite para Romário. O bebê subnutrido que cabia em uma caixa de sapatos há 49 anos, hoje já é senador da República.

    Na semana passada, a Veja apresentou um recibo de depósito na Suíça. R$ 7,5 milhões no seu nome. São 2,1 milhões de francos suíços. As aplicações teriam sido feitas entre dezembro de 2013 e junho deste ano. No banco BSI, com sede em Lugano. Na Receita Federal, não há registro algum deste dinheiro em nome do senador. Seus bens apresentados chegam a R$ 1,3 milhão.

    34 713x1024 Neste país dominado pela corrupção, Romário cumpriu sua obrigação. E provou que não tinha dinheiro na Suíça sem declarar à Justiça Federal. E agora, Veja?

    Um senador no Brasil recebe R$ 33,7 mil mensais.

    A denúncia virou manchete não só no Brasil como no Exterior. Romário respondeu com ironia nas redes sociais e ameaça de processo. Mas era muito pouco para quem deseja se transformar em um dos líderes deste país.

    E fez o contrário do que o Direito ensina. O inocente teve sim de provar sua inocência. Viajou até a Suíça. Foi até o banco. E comprovou que o extrato apresentado é falso. Não há dinheiro algum na sua conta. A Veja teria publicado sem checar.

    A vingança já começou. Romário se disse ‘chateado’ por não ter esse dinheiro. E como retaliação garantiu que processará os repórteres que escreveram a matéria. Além disso, divulgou o perfil de cada um no facebook. Os jornalistas começaram a ser atacados. E tiveram de acabar com suas contas.

    “Alguém aí tem notícias dos repórteres da revista Veja Thiago Prado e Leslie Leitão, que assinaram a matéria afirmando que tenho R$ 7,5 milhões não declarados na Suíça? E do diretor de redação Eurípedes Alcântara? Dos redatores-chefes Lauro Jardim, Fábio Altman, Policarpo Junior e Thaís Oyama?”, colocou, rancoroso, o senador na sua página do facebook.

    Romário está certo em cobrar. Sua carreira política ascendente poderia sofrer um golpe fatal.

    E tinha obrigação de ir à Suíça.

    A expectativa que gera em milhões de brasileiros o empurrou.

    O sorriso voltou à sua fisionomia.

    Como quem acaba de marcar um gol de placa.

     Neste país dominado pela corrupção, Romário cumpriu sua obrigação. E provou que não tinha dinheiro na Suíça sem declarar à Justiça Federal. E agora, Veja?

    Neste pais corrupto, quem não deve tem de provar.

    Ainda mais político.

    E Romário mostrou que o dinheiro não é seu.

    Pior, o extrato publicado, falso.

    Agora as explicações cabem à Veja.

    A revista de maior circulação semanal deste país.

    Como publicou um extrato que não é verdadeiro?

    Deu uma informação inverídica que ganhou o mundo?

    Que poderia ter desmoralizado a carreira de Romário?

    Sem hipocrisia, uma denúncia falsa enfraquece outras.

    Verdades podem não ser levadas em consideração.

    A revista começou a circular em setembro de 1968.

    E adotou para si um slogan potente, significativo.

    “Veja, indispensável para o país que queremos ser”

    Chegou a hora de quem acusou provar…
    41 Neste país dominado pela corrupção, Romário cumpriu sua obrigação. E provou que não tinha dinheiro na Suíça sem declarar à Justiça Federal. E agora, Veja?

    Espalhe por aí: RSS Live Twitter Google Bookmarks Digg Facebook NetvibesImprimir:70 Comentários

    “Neste país dominado pela corrupção, Romário cumpriu sua obrigação. E provou que não tinha dinheiro na Suíça sem declarar à Justiça Federal. E agora, Veja?”

     

  7. Petrobrás

    Conheça os motivos da farsa montada pelo Lava Jato, Globo e PSDB para entregar nosso petróleo aos gringos

     

    A Petrobrás é a única empresa no país que, nas décadas de 40 e 50, nasceu nos braços do povo, nas ruas, no maior movimento cívico já visto no país: “O Petróleo é Nosso!”. Contrariando os mesmos interesses de hoje, inclusive das multinacionais de petróleo, uniu brasileiros de todas as classes: militares, civis, conservadores e comunistas, movimentos sociais e estudantis. Muita gente foi perseguida, presa e morreu pela Petrobrás. Nenhuma dessas pessoas trabalhava na Petrobrás!

    O Brasil detém o segundo maior volume de obras do planeta, só perdendo para a China. E sabe quem financia, com os impostos que paga, 80% dessas obras? Pois é, a Petrobrás!

    Além de abastecer ininterruptamente, por 62 anos, todo o país, de combustíveis derivados de petróleo, incluindo por exemplo o querosene de aviação, garante postos de venda de combustíveis nas regiões mais longínquas do país, onde o lucro é incerto, por isso postos de bandeiras diferentes da Petrobrás nunca se instalam.

    Além disso, a Petrobrás é responsável por 85 mil empregos próprios e 400 mil contratados, dentro do Sistema Petrobrás. Agora, imagine quantos milhares ou milhões de empregos indiretos que a Petrobrás financia nas obras do PAC?

    Agora o porquê de todo esse ataque à Petrobrás: a descoberta do pré-sal, pela Petrobrás, depois de ter desenvolvido tecnologia inédita no mundo. Com o pré-sal, a Petrobrás tem reservas em torno de 60 bilhões de barris de petróleo. Isso é suficiente para abastecer o Brasil, nos próximos 50 anos.

    O pré-sal, que eles diziam que estava no fundo do mar, inatingível, hoje já produz sozinho 800 mil barris de petróleo por dia, o suficiente para abastecer juntos países como Uruguai, Paraguai, Peru e Bolívia.

    E mais, da Lei 12. 351/10, de partilha do pré-sal, através dos royalties, 75% irá para a educação e 25% para saúde; e 50% do Fundo Social vai para educação. O que representa uma revolução social no Brasil!

    Agora vamos falar dos inimigos da Petrobrás: O juiz Sérgio Moro, que chefia a operação Lava Jato, ganhou o prêmio de personalidade do ano da Globo. Nada demais, pois o ministro ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, que chefiou o julgamento da AP 470, conhecida como mensalão, também ganhou. Suspeito é o fato de Sérgio Moro ter participado também da investigação do mensalão, chefiado por Joaquim Barbosa, como assistente da ministra Rosa Weber. E tanto na AP 470,  como no Lava Jato, os políticos do PSDB estão blindados. No mensalão, as graves acusações contra o mensalão tucano, que foi anterior ao do PT, mas não foi até agora julgado e os crimes lamentavelmente estão prescrevendo.

    E o Lava jato, que prendeu almirante, empresários poderosos, que indicia o presidente da Câmara e do Senado, deixa de fora tucanos, como os ex-governadores de Minas Gerais, Antonio Anastasia e Aécio Neves. Os procuradores alegaram, para livrar a cara de Aécio Neves, delatado por receber propina de Furnas, que a operação só investigava a Petrobrás. O juiz Sérgio Moro não investigou Furnas, mas foi investigar a Eletronuclear! Eles tentam enganar o povo, porque fazem parecer que tentam acabar com a corrupção, mas  eles só querem na verdade é enfraquecer o governo para com isso permitir a entrega do nosso petróleo.

    Além disso, a advogada, mulher do juiz Sérgio Moro, de forma bastante suspeita, trabalha para o PSDB do Paraná e para empresas estrangeiras, concorrentes da Petrobrás. E o mais grave, a esposa do juiz advoga também para o PSDB, que é inimigo mortal da Petrobrás. Inclusive os tucanos, no governo de Fernando Henrique Cardoso, tentaram privatizar a empresa com apoio da Globo, que fez campanha pela privatização da Petrobrás,  comparando-a  a um paquiderme e chamando os petroleiros de marajás. A Globo também é ligada ao grupo Americano Time Life!

    Essa ligação da Globo é muito suspeita, pois, o Wikileaks, em 2009, interceptou e divulgou, inclusive na Folha, telegrama entre a Chevron petroleira Americana e o então candidato, Jose Serra do PSDB, dizendo entre outras coisas: … “Deixa esses caras (do PT) fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta”…

    Serra foi derrotado em 2009, mas não desiste nunca! Não por acaso, a PLS 131/15, de autoria do senador José Serra, tramita no Congresso tentando alterar a Lei 12. 351/10, assim Serra acabaria, entre outras coisas, com o financiamento da educação e saúde, e entregaria o petróleo à Chevron, petroleira Americana. Importante, os EUA só têm petróleo somente para três anos!

    Quando a Petrobrás era um sonho, o povo foi para as ruas garantindo a sua criação. Agora, que é uma realidade, vamos ceder aos entreguistas?

    Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    Rio de Janeiro, 30 de julho de 2015

     

    http://emanuelcancella.blogspot.com.br/

     

     

               

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador