Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. http://www.justice.gov/sites/

    http://www.justice.gov/wp-content/uploads/criminal-fraud/legacy/2013/05/06/12-17-08covino-info.pdf

    OS RISCOS DA PETROBRAS NOS EUA – O grupo de jornalistas que cobre o tema “petrolão” tende a magnificar as penalizações que cairão sobre a Petrobras nos Estados Unidos. É verdade que o processo do Departamento de Justiça e da SEC vem sendo alimentado a partir do Brasil numa operação que parece inverossimel porque o Brasil está fornecendo provas contra a Petrobras, que é do Brasil, para que essa seja multada nos EUA, multa essa que será paga por todos os brasileiros direta ou indiretamente, equivale a uma auto motilação, alguem corter a propria mão para se sentir punido.

    Na verdade a Petrobras já foi processada antes da Lava Jato pela mesma lei FCPA, a lei anti corrupção no exterior dos EUA. O processo está ai acima no link. Tratou-se de um caso de uma companhia americana de valvulas que pagou

    propina para varias companhias de petroleo pelo mundo, entre as quais a Petrobras, outras petroleiras importantes tambem foram processadas, como a Petronas, da Malasia e outras da China, Coreia e Emirados Arabes.

    Na realidade o processo foi contra o executivo da California Valve Company que pagou a propina, as outras empresas entraram no processo por tabela.

    O risco da Petrobras nessas ações nos EUA são grandes mas podem ser enfrentados. Não sei qual a estrategia da Petrobras mas não estou vendo uma articulação Governo, através da AGU e Itamaraty mais os advogados que a Petrobras deve ter contratado para essas ações, visando coordenar uma estrategia de defesa.

    Os EUA respeitam muito quem traz beneficios aos EUA como cliente de companhias americanas, caso da Petrobras, que é grande compradora de gasolina nos EUA, boa parte de nossa gasolina é americana, de equipamentos e brocas de perfuração, compressores, turbinas, pesquisa geofisica, isso tem que ser demonstrado e ajuda muito mas estão fazendo esse esforço?

    O Itamaraty precisa trabalhar tambem junto ao DofJ, Departamento de Estado e Casa Branca. Lobby é tudo nos EUA, é livre e esperado,  aliás essa pratica já está chegando ao Brasil, o TCU fez palanque da decisão de hoje, um assunto técnico foi resolvido politicamente pela campanha de Nardes fora do Tribunal e incontaveis entrevistas, declarações,  “”crindo um clima” para forçar a decisão, um lobby de ataque ao reu.

    Na relação de escritorios de advocacia  contratados pela Petrobras,  onde a estatal gastará R$386 milhões em honorarios, não vi os escritorios que vão atuar junto ao Departamento de Justiça e à SEC, só tem escritorios que farão a investigação interna na Petrobras, será que os escritorios de litigancia não foram ainda contratados? Não posso acreditar. O processo está correndo solto no DofJ e na SEC? Não posso acreditar. Era para ja estarem atuando pesado, aqui o advogado vai à delegacia assistir o acusado antes de começar o inquerito, quanto antes atuar melhor porque aqui como lá, processos ganham uma dinamica propria que ninguem para mais depois de adiantados.

    Não vejo nenhuma estrategia alem de fazer investigação interna, na qual vão gastar uma fabula, valor que me parece exagerado, quase 400 milhões de Reais, só para investigar dentro da companhia. E as defesas, quem está fazendo?

    Pelo vulto da coisa a AGU deveria assumir ou pelo menos assistir a Petrobras nesses procesos, afinal os Procuradores americanos estão a todo vapor com apoio aqui no Brasil e a acusada está dentro do DofJ acompanhando?

    Neste momento a Petrobras deveria ter um mega Diretor Juridico com experiencia internacional, mesmo com bons escritorios, a estrategia tem que ser da cupula da companhia e quem deve responder porisso é um diretor, o escritorio apenas executa o que o cliente traça como plano de defesa. Minha impressão e posso estar errado, é que estão na base de processos no Brasil, deixa correr e depois entramos no prazo. Nos EUA definitivamente NÃO É ASSIM.

    1. Genial a videoconferência com Dilea

      É uma excelente alternativa para as escolas distantes dos grandes centros que têm mínima chance de levar os autores até as crianças. Isto dessacraliza o ato de escrever e os aproxima muito mais da leitura e da escrita.

      Videoconferência, esta é uma alternativa bacana.

  2. O que vai fazer nos EUA a Procuradoria-Geral do Brasil?

     O que vai fazer nos EUA a Procuradoria-Geral do Brasil? Acusar a Petrobras?, por André Araújo

    Atualizado em 08/02/2015 – 14:30

    Salvo melhor juizo, um Estado não vai ao estrangeiro acusar a si mesmo ou ajudar outro Estado a lhe fazer acusações. Quem deveria ir aos EUA é a AGU

    Por Motta Araújo

    O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot [foto], e mais um grupo de procuradores de Brasilia e do Paraná viajaram ontem para Washington em função da Operação Lava Jato (O Globo). Algumas questões conceituais:

    1. Por causa dessa Operação, a Petrobras está sendo objeto de três tipos de processos nos EUA. Um na Comissão de Valores Mobiliarios (SEC), uma série de ações civeis coletivas de acionistas minoritarios (class actions) e, a mais grave, uma ação criminal no Departamento de Justiça.

    2. Portanto, está claro e sem dúvidas que quem está sendo processado num País estrangeiro é uma estatal controlada pelo governo brasileiro, que é ré desses processos.

    3. A Procuradoria-Geral da República é uma entidade que opera pela acusação, funciona como acusadora.

    A PGR por definição não defende, ela é a parte acusatoria no Brasil, lá fora não poderia agir.

    Pergunta-se: O que vai fazer nos EUA a Procuradoria-Geral da República do Brasil? Vai ajudar os americanos na acusação contra a Petrobras? Mas a Petrobras é parte do Estado que lhes paga os salarios, está sendo atacada no estrangeiro, eles vão lá ajudar os autores das ações?

    4. Quem deveria ir para os EUA é a Advocacia-Geral da União, orgão que funciona como defensora dos interesses do Estado brasileiro. A AGU poderia ir aos EUA para ser auxiliar da defesa dos advogados da Petrobras porque, salvo melhor juizo, um Estado não vai ao estrangeiro acusar a si mesmo ou ajudar outro Estado a lhe fazer acusações. Quem processa a Petrobras indiretamente está processando o Estado brasileiro.

    Fora do Brasil só há um ente que representa o Brasil, o Estado brasileiro, representado pelo Poder Executivo (art.84 da Constituição). Só o Poder Executivo representa o Brasil no exterior, a PGR não é um Estado separado do Brasil.

    Quem representa o Brasil em Washington é a Embaixada do Brasil, a quem cabe os contatos com o Governo americano e suas dependências, a Embaixada deveria estar atenta para proteger a Petrobras nos EUA.

    5.O Procurador-Geral e seu grupo vão ao Departamento de Justiça fazer o quê? Ajudar na acusação à Petrobras?

    A única coisa sobre Petrobras que existe no Departamento de Justiça é uma investigação criminal contra a empresa Petrobras, os procuradores vão lá reforçar a acusação? É a unica coisa que podem fazer, defesa não é com eles, é com a AGU.

    Vão ao FBI fazer o que? Pedir para ajudar em investigações contra a PETROBRAS? Mas a PETROBRAS é controlada pela União, vão pedir a uma potencia estrangeira investigar a PETROBRAS?

    Alguem imaginou o Procurador Geral dos EUA vir ao Brasil pedir que nossa Policia Federal do Brasil investigue o EXIMBANK, banco controlado pelo Governo dos EUA?

    Na ansia de detonar o que restou de credibilidade à PETROBRAS não hesitam em tocar fogo nas vestes, detonar no exterior a estatal que com todos seus defeitos gera o caixa que lhes paga os robustos salarios.

    A PGR vai a Washington ajudar seus colegas americanos a ferrar a PETROBRAS.  Parece que esse é o objetivo.

    O clima contra a PETROBRAS já esta bem pesado nos EUA, a PGR não vai lá para amenizar esse clima, só a prsença dos Procuradores brasileiros vai aumentar a temperatura da fornalha onde querem queimar lá a Petrobras.

    As perdas que o Brasil e a PETROBRAS podem sofrer em termos de rating, perda de linhas de credito, dano à imagem corporativa, danos a imagem do Pais,  incapacidade de conseguir parceiros e licitantes para novos investimentos, superam infinitamente qualquer beneficio em perseguir corruptos, conseguir mais provas para processar mais gente, tentar rastrear dinheiros (aliás para isso não precisa viajar, o COAF tem acordos, basta um e-mail). A cada etapa da Lava Jato mais os prejuizos ao Pais vão aumentado, já passou do limite de colocar gente na fogueira e queimar o Pais junto, é impressionante não perceberem isso.

    Minha menção a Nuremberg refere-se ao Tribunal Internacional sobre Crimes de Guerra. Vinte reus alemães foram os julgados, todos com pesada ficha de atos que contribuiram para a guerra, para o genocidio e por violações da Convenção sobre crimes de guerra de Genebra. Por mais que fizessem os Procuradores americanos, russos, franceses e ingleses não conseguiram testemunhas alemãs para depor contra reus alemães, esses  não ajudaram a processar alemaes, mesmo os piores crimonosos mas a maioria dos advogados de defesa eram alemães.

    Realmente não dá para entender a PGR recorrer a um Pais estrangeiro para uma questão que só diz respeito aos brasileiros, acima do interesse da Justiça está o interesse do Brasil como Estado.

     

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-que-vai-fazer-nos-eua-a-procuradoria-geral-do-brasil-acusar-a-petrobras

  3. Deixa eu vê se entendi: o

    Deixa eu vê se entendi: o sistema midiático-penal, para recuperar 2.5 bi que teriam sido desviados da Petrobrás provoca uma onda de desmontes da industria naval, de constução e da engenharia nacional. Como se isso não bastasse, PF, MPF, Judiciário e grande mídia ajudam os EUA no desmonte da nossa economia, a troco de que mesmo fazem isso, senão como parte de um golpe perpetrado, mais uma vez, pelos sem voto que, sem chance nas urbas, recorrem ao jogo sujo, não interessa as consequências.

    Os prejuizos são incalculáveis mas, levando-se em conta de queda de mais de 1 ponto no PIB, dá prá ver o quanto é irrracional e irresponsável essa nossa zelite zelote.

    Recordar é viver: Mauá para de operar

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,em-crise–estaleiro-maua-para-de-operar,1718263

  4. De: PC Para: EC

    Carta de PC Farias ao amigo Eduardo Cunha

    Por Thiago de Araújo, Repórter de Política, Brasil Post

    Publicado: 02/10/2015

    PC CUNHA

    Olá Eduardo, quanto tempo.

    Mesmo de longe eu te entendo. Sei muito bem como você se sente.

    Eu também já menti em uma CPI dessas do Congresso.

    Claro, eram outros tempos. Não era uma CPI como a sua, que te aplaudiu. Como eu não tinha que me preocupar com decoro parlamentar, não tinha problema contar umas, você sabe. Não é o seu caso, mas não te escrevo para te alertar que podem querer cassá-lo.

    Você sempre chamou a atenção de quem te conheceu. Lembra-se daquele dia em que lhe convidei para aderir ao PRN, a nos ajudar a eleger o Fernando? Me falaram que você era o economista certo para cuidar do nosso comitê financeiro lá no Rio, em 1989.

    Muito tempo passou, eu sei, mas nunca será o suficiente para agradecê-lo. Afinal, graças aos seus esforços impedimos aquela ‘aventura’ do Silvio Santos. Sempre foi seu o mérito de encontrar a falha na candidatura dele e do finado PMB, ninguém nunca ousou negar.

    Pelo que te conheço e vendo de onde estou, tenho certeza que não é o bloqueio de US$ 5 milhões na Suíça que vai lhe tirar o sono. Na nossa época de parceria era um ‘dinheirão’, eu mesmo tive meus problemas para recolher US$ 8 milhões naqueles anos do governo Collor. Hoje, convenhamos, é ridículo.

    Esses seus adversários não sabem com quem estão se metendo. Você continua um estudioso costumaz de documentos, legislações e regimentos. Queria te confessar que invejo aquele habeas corpus que você conseguiu, pra ficar de fora do processo do Jorge Conceição, que te ligava ao meu caso .

    Me lembrando disso, tenho certeza que está com algum plano em mente para os que te criticam e tentam jogá-lo na lama. Aqui só entre nós, se puder me contar, eu gostaria de saber.

    Queria te dizer também que você fez bem em não se aborrecer com aquele procurador-geral e a ironia dele ao denunciar você e o Fernando juntos, no mesmo dia. O que ele estava tentando insinuar? Fiquei me perguntando isso.

    Muitos dos nossos amigos ainda estão na ativa por aí e creio que você ainda possua aquela esperteza que teve ao recusar um posto no nosso governo para ficar no Rio. Te prometi o comando da Telerj e, como sempre, cumpri. Você só não me contou que iria se aproximar do pessoal da rádio Melodia e esse povo evangélico. Tá aí uma atitude que te levou longe mesmo.

    Confesso que não tenho nenhuma mágoa do nosso distanciamento. Eu entendo. Nunca mais falei com o Pedro, mesmo por aqui. Impossível perdoar que ele não tenha calado a sua boca e evitado tudo aquilo. Nem vou te aconselhar a fechar a matraca dos que te cercam – isso nunca foi um problema, não é?

    Termino deixando os meus sinceros cumprimentos a você e ao Fernando (não sei por que ele não me responde). Deixo aqui exposta a minha torcida, em nome da nossa amizade. Acredito que você possua melhores condições para lutar do que aquelas que eu tive.

    Sabe, o meu fim não foi nada do que dizem, mas já falei demais e te conto tudo na próxima mensagem.

    Um grande abraço.

    PC Farias

    Fonte:

    http://www.brasilpost.com.br/thiago-de-araujo/pc-farias-eduardo-cunha_b_8233556.html

  5. As meninas conseguirão? Mensagens subliminares dizem NÃO.

    A razão da teimosia de algumas grandes mulheres

    O Jornal de todos Brasis

       https://jornalggn.com.br/noticia/a-razao-da-teimosia-de-algumas-grandes-mulheresDOM, 11/05/2014 – 13:23ATUALIZADO EM 12/05/2014 – 10:13

    Dona Tereza nasceu em 1926; casou-se em 1949, aos 23 anos, seu Oscar aos 33.

    Depois de morta, tive acesso à correspondência de noivado entre ambos.

    Apaixonada, mais assertiva, dona Tereza dizia que queria enfrentar os desafios ao lado do meu pai, não como dona de casa ou madame. Reagia contra os convites das tias Marta e Rosita, para que passasse a frequentar o Country Club e as aulas de tênis de uma cidade eminentemente mineira, mas que se deixava seduzir pelo glamour do turismo carioca.

    Não conseguiu ser a parceira de todos os momentos. De um lado pelo reumatismo infeccioso contraído na infância e pelo hipercolesterol genético que a deixou com problemas cardíacos que a levaram aos 63 anos. De outro, pelos obstáculos de tempos anacrônicos.

    Tinha um encanto especial pela política e uma vontade intensa de participar, herança combinada do relacionamento com dois homens públicos excepcionais, seu Oscar e seu (dela) pai Issa Sarraf,

    Mas jamais conseguiu entrar na farmácia Central como parceira e conselheira, mesmo tendo uma visão de futuro muito mais adiantada que a do seu Oscar.

    Seu Oscar era um farmacêutico no estilo clássico, agente de saúde. A maior parte da área da farmácia era espaço interno, dedicada ao laboratório de manipulação e à sala de injeção. A parte da frente era tomada por um enorme balcão do lado esquerdo, no qual diariamente debruçavam-se amigos para conversar; e um sofá do lado direito, também para receber os amigos. Sobrava pouco espaço para quem vinha comprar.

    Quando sobreveio a grande crise pessoal de papai, dona Tereza tentou de todos os modos aconselhá-lo. Orientou-me a buscar a rádio Cultura para divulgar jingles da farmácia, como era quando se casou. Pediu-me que aconselhasse papai a tirar os móveis que atulhavam a farmácia e abrisse espaço para prateleiras, por onde os fregueses pudessem andar e escolher os produtos. Nem ela nem eu, com 17 anos, tínhamos ascendência sobre o velho.

    Isso em 1967, quando nem a Drogasil de Poços tinha aderido ainda ao novo modelo de farmácia.

    Exerceu sua vocação pública na educação dos filhos. Não foi pouco, mas não foi tudo o que poderia ter sido. Desde cedo orientou minhas irmãs a terem independência econômica e emocional em relação aos futuros maridos. E serem companheiras, sempre, e não competidoras de uma olimpíada doméstica destrutiva.

    Fossem outros tempos, fossem outras condições do casamento ou da saúde, dona Tereza teria sido mais que a normalista que jamais lecionou, ou a dona de casa que se dedicou integralmente à educação dos filhos.

    Esses percalços, essa dissintonia entre mentes femininas modernas esbarrando nos limites de tempos anacrônicos, mataram muitas vocações públicas, esmagadas pelo machismo mais truculento ou mais sub-reptício. E subsistem até hoje, entranhados e corrosivos como o pecado original.

    Dia desses conversei longamente com uma mulher notável. Ela me falou de seu trabalho. Surpreendi-me com a extensão. Perguntei se sabia que estava ajudando a melhorar o país, mudando a vida de dezenas de milhares de pessoas. Olhou-me surpresa, quase assustada: não tinha se dado conta disso. Em casa, o ex-marido gostava de suas aparições públicas mas minimizava, ou não entendia, a extensão do seu trabalho para não perder a prerrogativa de soberano do lar.

    Não se pense em um caso isolado.

    Conheci grandes mulheres, intelectualmente brilhantes, e emocionalmente dependentes ou de verdadeiros trogloditas com quem se casaram, ou de maridos atenciosos, mas trazendo a carga de desprezo atávico pela condição feminina.

    Usam para as esposas o mesmo tom benevolente utilizado para negros ou empregados ou outros alvos de preconceito disfarçado: compreensão total, desde que conheça o seu lugar.

    Esse tipo de comportamento não respeita nem a mulher de sucesso, pelo contrário. É como se dissessem: lá fora você poder brilhar; mas aqui em casa, mando eu. Não escaparam dessa sina nem as guerreiras que queimaram sutiãs, que celebraram a pílula e que se lambuzaram no caos supostamente libertador de Woodstock.

    Por aí pode-se entender porque algumas mulheres brilhantes, bem intencionadas, mesmo as que passaram por todas as provações da vida, fecham-se em uma teimosia agressiva, tornam-se  impermeáveis a qualquer conselho e recorrem a um voluntarismo exacerbado: venceram na vida mas não venceram os traumas carregados ao longo de décadas. E passando por essas provações com uma sensibilidade, uma capacidade de emoção que só as mulheres e os artistas têm e que a maioria dos homens está longe sequer de supor.

    Sempre que posso passo informações para minhas meninas sobre essa maldição cultural. Mostro casos de grandes mulheres subordinadas a pequenos maridos e aconselho-as a não aceitar de forma alguma serem minimizadas por futuros namorados ou maridos.

    Acho que conseguirão. Os novos tempos espantarão para os armários da história os séculos de submissão feminina.

  6. “Ser atrevida? Só se for pra agradar homem”

    Da Carta Capital

    RACISMO

     

    Ser atrevida? Só se for pra agradar homem

     

    Na lógica absurda da revista ‘Atrevida’, todas temos de ser brancas e não ter ‘cabelo ruim’. Caso contrário, o FLY BR ri de você 

    Por Djanila Ribeiro

    A revista Atrevida deste mês resolveu entrevistar a banda Fly Br e saber a opinião dos três integrantes sobre como uma mulher deve ser. Entre algumas perguntas bobas, algumas respostam chamam a atenção. 

    Sobre meninas postarem foto de biquíni, o vocalista Paulo diz: “Às vezes posto foto sem camisa, então quem sou eu pra julgar? Acho legal, mas a menina deve se portar como menina”.  E o show de horror continua. Sobre pelos coloridos, um deles diz: “não, não, natural é melhor!” Fora isso, há dicas de como ter o “corpo perfeito” para o verão, dicas de dietas.

    Levando em consideração que essa revista é destinada ao público adolescente, é realmente preocupante essas imposições e como isso afeta as meninas. Não é de se espantar o número cada vez maior de anorexia e bulimia entre as adolescentes. Essas revistas deveriam influenciar as meninas a se amarem sem aprovação masculina, oferecer modelos positivos e não reforçar imposições machistas.

     

    Não se dando por satisfeitos, ao serem questionados sobre meninas que usam tranças, um deles, Caique Gama, diz: “É bonito. Para quem tem cabelo ruim é uma salvação”. E a resposta racista é seguida por risos dos três integrantes.

    Como negras sabemos que nossa estética é estigmatizada numa sociedade racista. Levando em consideração que mulheres negras são as que mais usam tranças, e trata-se de uma estética negra, fica evidente a piada racista. Imaginem uma menina negra de 12 anos lendo isso? Já não bastasse a invisibilidade de meninas negras nesse tipo de revista (façam o teste e folheem uma), elas ainda reforçam estereótipos racistas e sexistas. 

    Muitas de nós cresceram ou crescem ouvindo esse tipo de afirmação, além de raramente ver mulheres de cabelos crespos na mídia. São absurdos tanto a resposta do cantor teen como o fato de a revista publicá-la. Num mundo como o de hoje que oferece uma gama de informações sobre as questões raciais, racismo, é indesculpável a revista permitir esse tipo de abuso.

    Como mulher negra que usa tranças e tem cabelo crespo me sinto pessoalmente ofendida. Como dizem em memes que viralizaram pelas redes sociais “meu cabelo não é ruim, ruim é seu racismo” ou “ruim é ter que aguentar e ouvir gente racista”.

    A pergunta que não quer calar é: até quando algumas revistas julgarão que mulheres devem seguir exigências masculinas? Até quando se sentirão no direito de serem racistas? Até quando vão impor regras ao corpo e comportamento das meninas?

    Cada mulher deve se sentir bem com seu corpo, mas é praticamente impossível quando se é ensinada a se odiar e a seguir um padrão inatingível do que é belo, sobretudo para a mulher negra.

    Além disso, existem mulheres lésbicas que não estão nem aí para o que é necessário para agradar um homem. Para piorar, essa edição da revista vem acompanhada com um esmalte que leva o nome “Homem que amamos: Zeca chamou pra sair”.

    Os integrantes da banda tentaram amenizar a situação depois que o caso ganhou destaque e vários internautas mostraram indignação. Caique, em sua página do Facebook, disse ter feito uma brincadeira e sido mal interpretado. Pois é, para essas pessoas racismo é sempre um mal entendido.

  7. Odebrecht busca comprador para 40% da Mectron

    Logomarca_Mectron-Preferencial-RGB

    Por Virgí­nia Silveira

    clippingA Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT) decidiu vender 40% da Mectron, uma das principais empresas brasileiras do setor de defesa, que é fabricante de mí­sseis, sistemas de comunicação e equipamentos espaciais para as Forças Armadas. O presidente da ODT, André Amaro, disse que a companhia busca um parceiro internacional para entrar no capital e manter a sua caracterí­stica de empresa de estratégica de defesa (EED), com 60% de capital nacional – exigência da Lei 12.598.

    Amaro disse que o processo foi iniciado na semana passada com uma comunicação formal da ODT para as empresas com as quais o grupo já mantém algum tipo de relacionamento. A expectativa do executivo é que as negociações sejam concluí­das em 120 dias. O grupo russo Rosoboronexport, segundo o Valor apurou, é um dos interessados, mas a Mectron também estão sendo avaliada por empresas do setor de defesa da China, Estados Unidos e Europa. Alguns parceiros que a ODT tem para desenvolver projetos especí­ficos, como a alemã Atlas Elektronik, do grupo ThyssenKrupp, que desenvolve em conjunto um torpedo pesado para a Marinha, também aparecem como potenciais interessados.

    A francesa DCNS é parceira da ODT no programa de submarinos da Marinha, o Prosub. Juntas, elas controlam a Itaguaí­ Construções Navais (ICN), que está construindo dois estaleiros e uma base naval no municí­pio de Itaguaí­, a 69 km do Rio de Janeiro. Os dois estaleiros vão produzir os submarinos do Prosub. As restrições orçamentárias do governo, segundo Amaro, impactaram os principais projetos da Mectron, que na semana passada precisou fazer um novo ajuste e dispensar mais 40 funcionários. Em maio deste ano, a empresa encerrou suas atividades no segmento espacial e dispensou 32 empregados.

    O contrato de desenvolvimento das redes elétricas do foguete VLS, da Aeronáutica, foi descontinuado. A Mectron chegou a ter 550 empregados. Hoje, 320. A empresa, segundo o presidente da ODT, tem uma dí­vida total de R$ 260 milhões – R$ 150 milhões com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e R$ 111 milhões com o acionista. Desde sua aquisição, em 2010, a ODT investiu R$ 350 milhões na Mectron. No ano passado, sua receita lí­quida foi de R$ 103 milhões e a previsão para este ano é de R$ 150 milhões. A companhia de defesa fechou 2014 com prejuí­zo de R$ 22 milhões. Amaro disse que a Mectron conta hoje com uma carteira de pedidos de R$ 800 milhões. Alguns projetos, apesar da redução da disponibilidade orçamentária do governo, ainda estão com os pagamentos em dia, embora abaixo do valor previsto originalmente no contrato.

    É o caso do projeto Link BR-2, um sistema de comunicação segura por enlace de dados (data link) para a Força Aérea Brasileira (FAB). Em 2014, o projeto recebeu R$ 36 milhões, mas tinha previsão orçamentária de R$ 56 milhões. Este ano o projeto recebeu R$ 15 milhões, de um orçamento inicial de R$ 44,4 milhões. Entre os programas mais impactados pelas restrições orçamentárias, estão os mí­sseis MAA1-B (mí­ssil ar-ar de quarta geração) e MAR (anti-radiação, para defesa contrata baterias anti-aéreas).

    A definição de um parceiro e acionista, segundo Amaro, ajudará a Mectron a ter acesso a novas tecnologias e na sua inserção no mercado global. “Com a Mectron fortalecida e capitalizada, a ODT estará mais preparada para atender às demandas do mercado brasileiro quando houver um novo ciclo de aquisições no âmbito da Estratégia Nacional de Defesa (END)”, afirmou o executivo.

    A Mectron também é uma das parceiras da sueca Saab no programa de desenvolvimento dos caças Gripen, da FAB. Participará da integração dos armamentos da aeronave e do fornecimento do sistema de data link do caça. Também está no desenvolvimento do mí­ssil A-Darter, feito em conjunto com a África do Sul. As dificuldades enfrentadas pela Mectron, segundo apurou o Valor, já preocupam a Saab, que teme comprometer o cronograma de desenvolvimento do projeto.

    FONTE: Valor Econômico

    Publicado em http://www.defesaaereanaval.com.br/odebrecht-busca-comprador-para-40-da-mectron/

  8. greve dos bancários

    Os banqueiros e os black bloc

     

     

                                                           

     

    Os banqueiros oferecem 5,5% de reajuste aos bancários. Os banqueiros nunca ganharam tanto dinheiro como agora, em plena crise. Cartão de crédito, cheque especial e tarifas, tudo com juros na estratosfera. Lucros se superando de período a período.

    E os bancários levando esses agiotas oficiais nas costas! Os juros previstos na Constituição Federal é 12% ao ano, entretanto os banqueiros através de “brechas legais” vão muito além disso. “As taxas de juros reais, nelas incluídas comissões e quaisquer outras remunerações direta ou indiretamente referidas à concessão de crédito, não poderão ser superiores a doze por cento ao ano; a cobrança acima deste limite será conceituada como crime de usura, punido, em todas as suas modalidades, nos termos que a lei determinar.” (Constituição da República Federativa do Brasil; Artigo 192, §3º.)

    E o que oferecem os banqueiros para os bancários? Cerca de metade da inflação do período!

    Os bancários não podem fazer comitê de convencimento nas agências em que são lotados, pois seriam sumariamente demitidos, e não seriam admitidos em nenhum banco. O sindicatos dos bancários têm que convocar desempregados e os membros dos movimentos sociais para esse serviço. Essa política vigora mesmo a greve atendendo a todos os dispositivos legais. Além disso, dirigente sindical de banco privado, que perde as eleições, está sumariamente demitido e entra na mesma lista de impedimento de trabalhar em qualquer outro banco. Essa é a democracia dos banqueiros!

    Silvio Santos, apresentador e dono do SBT em seu programa de perguntas e respostas, permite que o participante em dificuldade peça ajuda aos universitários. Creio que os bancários, em dificuldades, deveriam pedir ajuda aos black blocs, o terror dos bancos.

    Os bancários estão em greve a partir dessa terça, 6/10. Os correntistas e principalmente os aposentados vão enfrentar dias de cão com a greve. E os banqueiros ainda lucram com a greve, não remunerados os bancários nos dias parados, ou na multa por não pagamento das contas na data de vencimento por conta da greve.

    O saque nos caixas eletrônicos se multiplica por conta das agências fechadas, e esses saques são caros, além do desconforto de buscar os que estão com dinheiro e funcionando na greve. Em resumo, perde o bancário, os clientes e quem ganha com a greve é o banqueiro!

    E banqueiro é tudo igual. Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil, e agora da Petrobrás, oferece para os petroleiros o mesmo índice, ou seja, metade da inflação do período. 

    Para os banqueiros quanto mais dias durar a greve melhor, pois mesmo assim eles continuam no lucro. E que se dane a sociedade! Fica aí a sugestão para os bancários: chamem os black blocs!       

    Rio de Janeiro, 08 outubro de 2015 

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

    http://emanuelcancella.blogspot.com.

     

  9. Nassif, você sabe quem é esse louco ?
    DA REDAÇÃO

    Um morador de Poços de Caldas, no Sul de Minas, resolveu expressar seu ódio a presidente Dilma Roussef de um jeito inusitado, ele tatuou uma imagem da presidente como um diabo.  Dilma ganhou chifres e dentes de vampiros na imagem, que foi postada no Facebook.

    A tatuagem foi feita durante a Poços Convention e concorreu a prêmio na na categoria de cultura brasileira, porém não venceu. A foto foi postada pelo tatuador que fez o desenho e já gerou uma série de comentários nas redes sociais, alguns dando os parabéns ao ato e a maioria chamando o tatuado de louco. (Do “Hoje em Dia”).

    http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/homem-faz-tatuagem-de-dilma-em-forma-de-diabo-1.351266

  10. 3 poemas de amor significados

    UM

     

    São Paulo

    Tópica

    Èpica

    Trópica

    Tropo

    Volta, Giro,

    Variação

    Mudança

    SamPa Tropi

    Tropo

    Metáfora

    Alegoria

    Metonímia

    Sinédoque

    Tropo

    Truco

    Mudança

    Variação

    Giro volta

    Trópica era

    São Paulo Tropical

    O TRÓPICO DE SÃO PAULO

     

     

  11. PATROPI

    2:

     

    TRÓPICO = TROPIKOS

     

    Em geografia, uma volta completa entre os paralelos

    Que limitam  a trajetória máxima do Sol em seu

    Movimento aparente para o norte ou para o sul

    (SOLSTÍCIO), iniciando, então, seu trajeto de volta

    Para o Equador (EQUINÓCIO), e, depois,

    Para o Sul e para o Norte, outra vez.

     

    OU

     

    Cada  um dos círculos imaginários do Gobo terrestere.

    Paralelos ao Equador e que limitam as regiões da Terra

    Nas quais o Sol se projeta duas vezes pelo Zênite.

     

    OU

     

    Cada um dos paralelos menores do Equador da esfera

    Terrestre que separam a ZONA TÓRRIDA da zonas temperadas.

     

    OU

     

    O Torno do Sol Retorno.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador