Fotógrafo dá resposta a namorado ciumento sobre nu artístico

Jornal GGN – Um fotógrafo começou um projeto de fotografar nus artísticos. Já tinha fotografado 30 modelos e contava ainda com uma longa fila de espera quando uma das meninas cancelou o ensaio. O namorado dela havia proibido. E até mandou um email malcriado para o fotógrafo dizendo que ele deveria pedir permissão aos parceiros das meninas. A resposta veio em formato de carta, do fotógrafo para sua filha. Destacando um pequeno trecho: “O corpo é a capa da alma e nos protege dos mais violentos ventos. Se um dia você quiser posar nua, filha, tem o meu apoio. E se não quiser, tem o meu apoio também. Agora, se um dia você namorar um babaca, filha, vou infernizar a sua vida.”

Enviado por Nilva de Souza

A resposta de um fotógrafo brasileiro a uma crítica machista sobre ensaios nus femininos

Do Hypeness

Pedro Fonseca é fotógrafo, pai e marido. Criativo, ele usa do texto e da imagem para mostrar o mundo e suas pessoas. Em um desses projetos, chamado A Olho Nu, ele fotografa mulheres e mostra, através do corpo despido, suas histórias, medos e desejos.

Para ser clicada por Fonseca e participar do projeto há até fila de espera. Contudo, há duas semanas, uma das mulheres que seria retratada desistiu. Não foi um compromisso urgente que surgiu ou uma doença, mas seu namorado que, ao descobrir que seria fotografada nua, causou uma grande confusão.

O rapaz não só impediu a moça de participar do projeto como enviou um email para Fonseca, questionando como ele não pede autorização também aos parceiros dessas mulheres que se candidatam ao ensaio. “E se fosse a sua mulher?“, perguntou o namorado indignado.

O fotógrafo respondeu de forma incrível, usando um outro projeto que mantém, o Do Seu Pai, em que Pedro escreve textos para que seus três filhos leiam no futuro (o Hypeness falou do projeto aqui). Desta vez, o fotógrafo, pai e marido escreveu à pequena Irene, sua filha, e contou sobre o ocorrido. Leia o texto completo abaixo. Por um mundo em que mais pais sejam assim!

Irene,
algo estarrecedor aconteceu hoje, 20 de fevereiro de 2015, no meu e-mail. Um texto enviado por um rapaz equivocado me tirou um pouco da fé que procuro ter na humanidade. Tirou do chão que havia sob meus pés a confiança nas coisas que podem e devem mudar nas relações humanas – nesse caso, no que tange às relações entre homens e mulheres, mais especificamente. Deixa eu voltar duas casas para que no futuro, ao ler, você entenda o contexto. Estou fazendo um trabalho, filha, fotografando nus femininos. Um registro de mulheres que têm algo relevante a dizer e que através da sua voz e do seu corpo delimitam a fronteira invisível do respeito. As fotos delas vão para um site e também para um perfil no Instagram, junto com um texto que escrevo. Os ensaios duram em média duas horas e meia: duas de conversa, meia de cliques. Porque ao ouvi-las, entendo em que momento da vida estão e – agora sim o intuito final do projeto – que mulher é essa que, em 2015, caminha para o futuro. Saber que lugar é esse que elas querem chegar. Até agora foram mais de trinta mulheres e uma lista de espera bem grande. Hoje, uma das mulheres que seria fotografada, amanhã, cancelou o seu ensaio. Na véspera. Ela me disse que o namorado criou a maior confusão quando soube do ensaio e isso se estendeu até hoje à tarde. Já ele me mandou um e-mail que dizia que eu “deveria contactar os parceiros das mulheres para saber, antes, se eles autorizavam suas namoradas a posarem nuas”. Ainda perguntou: “se fosse a sua mulher?”. Mandei o link do ensaio da sua mãe para ele. Olha, filha: JAMAIS deixe um homem pensar que ele é dono do seu corpo. JAMAIS. Seu corpo, esse presente que o Universo deu, é só seu. Faça com este corpo o que VOCÊ MESMA quiser. NUNCA deixe que seu companheiro ou companheira mande nisso. Pense no seu corpo como algo único, raro: só você tem. Ninguém mais. O corpo é a capa da alma e nos protege dos mais violentos ventos. Se um dia você quiser posar nua, filha, tem o meu apoio. E se não quiser, tem o meu apoio também. Agora, se um dia você namorar um babaca, filha, vou infernizar a sua vida.

Do seu pai,

Pedro

Veja mais fotos no Hypeness

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ninguém é obrigado namorar

    Ninguém é obrigado namorar com ninguém, assim como nascer em determinado pais e regime de governo, mas uma vez que aconteceu, tem que respeitar até nas vontades mais infames

  2. É besta!!

    Muito bem, Pedro!! Parabéns pelo pai, Irene!

    Inimaginável um homem achar que pode me autorizar a fazer alguma coisa!! É besta!

  3. Ridículo

    Deixa ver se eu entendi. O babaca acha que o profissional tem que perguntar para os “parceiros” das mulheres que o contatam para participar de seu projeto como se esses fossem donos das mulheres?

    Se o cretino se acha dono de sua namorada, ou seja lá o que for, e ela se submete a isso o problema é dos dois. Para o fotógrafo o que interessa é que uma modelo contatada desistiu por motivos pessoais, dane-se qual foi o motivo. Pessoas adultas podem entregar sua liberdade nas mãos dos outros, embora seja uma idiotice, mas ninguém tem obrigação de levar em conta essas relações neuróticas.

    O fotógrafo sabe combinou com uma pessoa maior de idade que responde por sí mesma e aceitou livremente por sua própria vontade, ele não tem obrigação de consultar mais ninguém.

     

     

  4. Ela não foi porque não quis.

    Ela não foi porque não quis. A não ser que ele a amarrou em algum lugar.

    Direito dele não gostar. E antes de dizerem que é machismo, se um namorada não concordar com ensaio nu do namorado e o rapaz respeitar a opinião dela e não fizer, a mesma coisa.

    Ela vacilou em não consultar o parceiro antes de aceitar(da mesma forma que seria vacilo se o fotografado fosse homem e não consultasse sua parceira)e ele vacilou de mandar email para o fotógrafo. Em um relacionamento, ninguém tem que se sentir coagido a aceitar qualquer coisa ou qualquer atitude do parceiro porque em nome da “arte” até porque o que determina a qualidade ou valor de um trabalho artístico é subjetivo. Se uma pessoa considerar fotos de sexo explícito como arte (e eu particularmente acredito que pode ser) o parceiro/a não pode opinar ou até impor condição de não continuar o relacionamento caso o outro prossiga com a idéia? Piada né. No dos outros é refresco…

     

  5. Todo ser humano tem um desejo

    Todo ser humano tem um desejo incontido de se mostrar, uns mais outros menos.

    O exemplo são aquelas fotos coletivas de todo mundo nu, peladão, deitado uns sobre os outros.

    Quando vejo aquelas fotos fico imaginando se não rola uma ereção, porque todos estão ali expostos de frente para o “crime”.

    Tá certo ! estão ali em prol da arte, são pessoas educadas, finas elegantes, e neste momento não cabe pensamento libidinoso.

    Como não tenho os atributos acima, com certeza não participaria dessas fotos coletivas pois, iria passar vergonha, ou, pelo contrário, fazer um enorme sucesso.

    Acho que essa vontade de ficarmos nu, é herança dos nossos antepassados, do tempo que vivíamos em grupo tribal.

  6. #

    A mensagem subliminar que se lê nas entrelinhas da carta revela uma concepção muito interessante que o fotógrafo tem de democracia:- tens todo o meu apoio em tudo que fizeres, desde que faças do meu jeito!

    Talvez por não acreditar na existência de alma e ver o ser humano na sua concretude é que acho que estou dando um “bola fora” com este comentário, na perspectiva de que o que releva é o acordo entre as pessoas interessadas!

    Mas, enfim, “farinha pouca, meu pirão primeiro”! Todos precisam defender seu ganha pão. Neste mundão capitalista o que vale e enlevar a mercadoria, mostrando-a “diferenciada”, para ganhar o público consumidor!

    Valendo-me do que já disse alguém um dia (o autor ou autora que me perdoem o esquecimento): “Ave César [fotógrafo], os que vão ler saúdam-te!”

  7. “Guampa”

    Tomara que a namorada lhe ponha um par de “guampas” na testa e sem pedir autorização…

    O cara pensa o que?

    Que namoro é declaração de propriedade sobre o corpo do outro?

  8. Hum….sei!

    Tempos internéticos!

    Uma moça que não sabe bem o que quer e submissa a um namorado ciumento.

    Um rapaz possessivo e machista vivendo com um delay de décadas.

    Um fotógrafo talentoso, porém oportunista, irritadiço e vingativo, capaz de expor publicamente sua frustração com a perda de uma modelo.

    Um post insonso.

    Comentaristas com tempo de sobra numa tarde chata de quarta-feira, comentando. Inclusive o mané aqui.

    1. na verdade, não. Ele sempre

      na verdade, não. Ele sempre escreve textos para a sua filha e posta no instagram, esse foi só um dos muitos que ele escreveu.

    2. Sobre o texto em questão.

      Cara, só sou um cara que tá procurando um modo de entender e aceitar melhor a ideia de nude artistico dentro do meu relacionamento, me livrar dos condicionamentos e dos grilhões do ciumes. E em meio a tantos comentarios fervorosos e um texto incomodo de aceitar, seu comentario foi o mais gentil de se ler, você é uma pessoa sabia. Pode me ajudar com isso ?

  9. Ambos cometeram erros

    Somos seres com livre arbitrio, a moça não fez uso do seu mais rico direito, o de ir e vir, fazer o que quiser, usar seu corpo, suas idéias e ideais, deixou-se negar a si própria, ele um machista, sem causa, ciumento nada,- é  patético mesmo!!

    Adorei a idéia das fotografias, pois cada marca cororal de uma mulher relata sua vida, suas experiências e suas dores mais profundas… Parabéns!!

  10. Quem é o babaca?

    Será que ele tirou foto da esposa nua?

    Liberdade sem limite não seria uma forma de ditadura?

    Humberto

     

    1. Sim, como o fotógrafo deixou

      Sim, como o fotógrafo deixou me claro em seu texto, ele tirou sim foto de sua esposa nua, e inclusive a enviou para o namorado ciumento como exemplo, caro Humberto.

    2. Liberdade sem limite não é

      Liberdade sem limite não é uma forma de ditadura…Liberdade sem limite é a SUPREMA LIBERDADE!

      Pois a liberdade do outro não é o limite da minha liberdade mas a sua condição, o seu fundamento.

       

      Viva a Liberdade!!!

  11. Quanta gente pretensiosa

    Quanta gente pretensiosa fazendo ~análises sociológicas~ e entrando em méritos ~democráticos~. O fotógrafo está certo, sim, em conscientizar pessoas como vocês de que a mulher maior de dezoito não precisa pedir autorização a homem nenhum pra fazer o que bem entender. E deve ser respeitada por isso assim como queremos ser respeitados.

    Apenas aceitem: ninguém é propriedade de ninguém.

    1. Parabéns ao Fotográgo

      Perfeito!!! Sou fotógrafa e concordo com o caro amiga.Alguns parceiros pensam que são donos do nosso corpo.Infelizmente muitos casos,acabam até em tragédia.Esse aí foi só o primeiro sinal,do cara machista,autoritário que esse cara é e como será vida da moça.

  12. sobre geral!

    Claro que normalmente as pessoas nem sempre estão de acordo com os tipos de situações.

    Embora quando se está em um relacionamento, as pessoas tendem a evoluir e crescer juntos, compartilhando as ideias futuras ou breves.

    Muitas pessoas se baseiam em novelas e modelos famosas para fazer certos tipos de atividades.

    Entendo também que tenha muitas pessoas que ainda não veem “nudez” como arte, pois o imperio do porno transformou a sociedade em punheteiros e que qualquer pessoa que posar nua é considerada “puta” ou “puto”(generalizando tanto homem e mulher aqui nesse contexto). Eu mesmo ainda estou tentando me adaptar a essa situação. Digamos que tenho interesse em posar nu e minha namorada tambem(até veio por parte dela). Ainda sinto receio em relação a este tipo de arte, pois digamos, é necessario coragem antes de posar e tambem alguns principios que deve ser levado em consideração.

    o que se define arte nudez? mostrar todo o corpo? será mesmo que a sociedade não quer essa razao somente para faturar e lucrar? o modelo(a)  irá receber pelo trabalho? Pois ainda vejo fotográfos que simplesmente cobram por esses tipos de artes do “modelo” e depois distribuem pelos sites, e nessa sociedade hipócrita, infelizmente temos que cuidar e pesquisar se profissional é realmente correto(Nesse caso nao estou falando da nudez) e venha compartilhar historias corretas para parceiros(relacionamentos) que não entendem o que é arte artistica. Pois historia para boi dormir é muito facil. agora o dificil mesmo é ser justo com o proximo.

     

  13. sobre geral!

    Claro que normalmente as pessoas nem sempre estão de acordo com os tipos de situações.

    Embora quando se está em um relacionamento, as pessoas tendem a evoluir e crescer juntos, compartilhando as ideias futuras ou breves.

    Muitas pessoas se baseiam em novelas e modelos famosas para fazer certos tipos de atividades.

    Entendo também que tenha muitas pessoas que ainda não veem “nudez” como arte, pois o imperio do porno transformou a sociedade em punheteiros e que qualquer pessoa que posar nua é considerada “puta” ou “puto”(generalizando tanto homem e mulher aqui nesse contexto). Eu mesmo ainda estou tentando me adaptar a essa situação. Digamos que tenho interesse em posar nu e minha namorada tambem(até veio por parte dela). Ainda sinto receio em relação a este tipo de arte, pois digamos, é necessario coragem antes de posar e tambem alguns principios que deve ser levado em consideração.

    o que se define arte nudez? mostrar todo o corpo? será mesmo que a sociedade não quer essa razao somente para faturar e lucrar? o modelo(a)  irá receber pelo trabalho? Pois ainda vejo fotográfos que simplesmente cobram por esses tipos de artes do “modelo” e depois distribuem pelos sites, e nessa sociedade hipócrita, infelizmente temos que cuidar e pesquisar se profissional é realmente correto(Nesse caso nao estou falando da nudez) e venha compartilhar historias corretas para parceiros(relacionamentos) que não entendem o que é arte artistica. Pois historia para boi dormir é muito facil. agora o dificil mesmo é ser justo com o proximo.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador