Globonews e professor Sami Dana, da FGV: o uso do ambiente leigo para o exercício da inveja acadêmica

Sugerido por Marco St.

Do Observatório da Imprensa

Emissora debocha de trabalho científico

Por Marco Antonio Leonel Caetano

Sou professor, com doutoramento em Engenharia Aeronáutica pelo ITA-São José dos Campos, e tenho minhas pesquisas pautadas no modelamento de vários fenômenos da natureza. Já trabalhei e publiquei em revistas internacionais especializadas na área aeroespacial, em medicina com modelos de tratamentos contra o HIV, com modelos da dengue, com modelos sobre aquecimento global e, nos últimos 15 anos, com modelo para estudo de crash financeiro. Esse estudo de 15 anos sobre como acontecem os crashes partiu de um modelo do professor Didier Sornette que, com suas pesquisas, publicou o livro Why Stock Markets Crash.

A seriedade do estudo de Sornette lhe valeu grandes referências, sendo coordenador de um centro para estudo de crises no ETH-Zurich, o mesmo instituto de Einstein. Sornette também já foi diretor da Sociedade Suíça de Finanças. O modelo de Sornette se norteia na utilização e adaptação de modelos para previsão de terremotos, tentando enxergar um crash financeiro como um terremoto. Mas o equacionamento do professor Sornette tem alguns problemas técnicos do ponto de vista matemático.

Com base nesse estudo eu, juntamente com o professor doutor Takashi Yoneyama, do ITA, adaptamos o estudo de Sornette e enxergamos que, ao invés de usar um modelo próprio de terremoto, poderíamos usar espectro de frequências para tentar visualizar como era o comportamento do mercado durante uma crise. Funciona como um celular à procura de uma antena para seu sinal. Quanto mais próximo da fonte, mais o alerta vai ficando forte, sempre com valores oscilando entre zero e um.

Publicamos esse estudo diversas vezes pela Elsevier, na revista internacional Physica-A, com inúmeros testes estatísticos solicitados pelos revisores. Não se publica um artigo científico sem que os pares de revisores estejam satisfeitos em suas exigências, principalmente estatísticas. O artigo original e seminal de nosso estudo foi o seguinte:

 

Muitas publicações se seguiram em outras revistas e congressos internacionais, até elaborarmos um índice que pudesse computar entre zero e um, um alerta que leigos no assunto pudessem entender. O segundo artigo foi esse:

 

E foi desse artigo que nasceu o IMA – Índice de Mudanças Abruptas, para fazer alertas de fortescrashes e de possíveis bons momentos de compras para os investidores.

Previsões sobre o mercado

Em 2007, quando a economia estava bastante favorável aos negócios, começamos a alertar, através de entrevistas, sobre uma possível virada forte no mercado usando o IMA. Em dezembro de 2007, o Valor Econômico publicou com destaque nosso alerta no “EU & Investimentos”, numa excelente matéria sobre o IMA, assinada pela jornalista Adriana Cotias.

Em fevereiro de 2008, o jornal publicou outro alerta, indicando que a crise estava se aproximando, quando ninguém ainda cogitava de falências como as do Leman & Brothers nos EUA. Já se comentavam as hipotecas, mas ninguém falava em datas ou quando isso ocorreria.

Desde então, em 2009, em 2010 e em 2011, tanto o Valor quanto outros jornais, começaram a nos entrevistar sobre as mudanças no mercado. Foi então que decidimos criar um site, o “Mudanças Abruptas“.

O site Mudanças Abruptas

O site “Mudanças Abruptas” tem o intuito de divulgar ciência, educação, exercícios, trabalhos de alunos e ex-alunos e colunas com professores. Não somente o mercado é abordado, mas tudo que está relacionado com matemática e computação é abordado no site. Todos os materiais são próprios e não existe cópia de outros sites, pois todos os estudos e programas foram desenvolvidos por mim, que sou professor de computação há quase 25 anos.

Sempre preocupado em fazer as pessoas acreditarem em ciência, disponibilizo links para livros, sites interessantes, planilhas de outros estudantes e estudos de outros professores para motivar o uso da computação e matemática.

A partir deste ano, começamos a cobrar pelo acesso de assinantes ao IMA, com intervalo de 15 minutos ao sinal da Bovespa. Além do Ibovespa, o assinante tem acesso ao IMA relacionado a outras 10 ações. A cada 15 minutos alertas são emitidos (ou não, dependendo do mercado) sobrecrashes ou oportunidades de investimentos. Essa é a única área cobrada, pois diversos fundos de investimentos usam o IMA para fazer lucro grande com o dinheiro dos clientes.

O livro

Com citações em artigos pelo mundo afora, chineses começaram a replicar e reproduzir meu trabalho para a bolsa de valores Hang Seng. Decidi então escrever um livro, dividido em cinco partes, para que o leitor leigo no mercado fosse crescendo no interesse à medida que lia os capítulos.

A parte 1 conta as crises desde a “crise das tulipas” na Holanda, de 1907, a crise de 1929 e assim por diante até o flash crash de 2010. Depois, na segunda parte, mostro onde os modelos atuais falham. Na parte 3, como usar estatística no mercado. Na parte 4, como a matemática e novos algoritmos de computação poderiam ser melhores utilizados. E, por fim, como funciona meu método e como é o IMA onde acerta e onde erra.

O livro foi lançado pela editora Érica-Saraiva com o nome Mudanças Abruptas no Mercado Financeiro e pode ser conferido aqui. O livro é acadêmico, científico e de mercado, visto que dados reais são apresentados nos exemplos em todos os capítulos. A revisão do livro foi feita por quatro reconhecidos revisores que eu e a editora selecionamos, com PhD no exterior nas áreas de Engenharia, Economia, Finanças e Física. Depois de suas correções e crivo, publicamos o texto.

O problema com a Globo News

Nossa assessora de imprensa distribuiu em seus links uma pauta para quem tivesse interesse em saber detalhes de como o IMA funciona no mercado. A Globo News manteve contato, com interesse na matéria, a ser apresentada no programa Conta Corrente, com o âncora Dony de Nuccio e o professor Samy Dana, da FGV. A matéria levou duas horas de filmagens e praticamente uma aula particular com a repórter Carla Lopes, que não era muito íntima na área de mercados. Ela compilou tudo em três minutos e conseguiu, por fim, fazer uma boa matéria, incluindo assinante do site, algumas palavras comigo explicando o procedimento e algumas imagens.

Então, os outros três minutos, o âncora e o professor da FGV desfizeram da matéria logo de início, com sorrisos de deboche. Ilustraram contra exemplos, todos errados, a respeito de dados passados, destratando o que eu tinha dito na matéria. Fizeram analogia com gato jogando bolinhas aleatórias e que tinha mais chance de acertar do que os investidores. Fizeram analogias sobre o polvo da Copa do Mundo de futebol. O professor da FGV disse que ninguém venderia ou compraria algo tão bom se esse algo não fosse bom de verdade. Não disse explicitamente sobre o IMA, mas somos todos bem adultos para perceber esse jargão do mercado. Sim, no mercado, quando os analistas querem desfazer o trabalho dos outros fazem duas perguntas: 1- Quanto você já ganhou?; 2- Se é tão bom, por que está vendendo?

Esse tipo de hipocrisia é clássico de analista de mercado. Quem é da área conhece essa abordagem. E foi isso que Samy fez e que, para quem não é do mercado parece não dizer nada, mas para quem é, é um deboche autêntico. Eu sou do mercado e da ciência, por isso entendi o recado dele.

Mas para terminar, não contente em desfazer todo meu trabalho e do professor doutor Takashi Yoneyama, o professor Samy da FGV ainda termina dizendo: “É uma anedota, … é aindaanedótico…”

Contatos não respondidos

Escrevi para o professor Samy Dana perguntando por que, antes de falar mal, não tinha lido algo sobre mim, sobre meu trabalho e do professor Takashi Yoneyama nos últimos 15 anos. Perguntei a ele por que desfazer de um trabalho que ele não conhecia e que ele não tinha chance de entender? A matemática existente lá no meu método é pesada e baseada em teoremas.

A resposta foi: silêncio.

Escrevi para o editor do programa Conta Corrente, com os mesmos argumentos, com as mesmas questões levantadas. Resposta: silêncio.

Percebi nas redes sociais que o editor é recém-formado e logo concluí que nunca ele teria coragem de confrontar o professor Samy para desfazer a covardia que fizeram sobre a matéria.

Escrevi para um ex-integrante do antigo programa Conta Corrente, o comentarista George Vidor. Uma pessoa muito gentil que transferiu meu e-mail para um editor da Globo News. Resposta: silêncio.

Por último, escrevi para o editor-chefe da Globo News, João Carvalho Neto, que respondeu que estava aberto a reclamações. Quando escrevi sobre os problemas na matéria a resposta foi: silêncio.

Insisti uma semana depois, se ele tinha recebido e o que ele tinha a respeito do ocorrido. A resposta foi essa:

Em suas próprias palavras, o editor diz: “Não podemos responder pelos comentários … de nossos comentaristas, que são independentes…”

Questões ao Observatório da Imprensa

Eu não solicitei a reportagem, não pedi a entrevista. Lançamos a ideia e eles se interessaram pelo assunto. Se não quisessem, não precisavam vir, perder meu tempo fazendo uma matéria que para eles seria “anedota”. Não preciso disso em minha carreira.

Seriam os revisores da Elsevier anedóticos? Eles publicariam algo que não tivesse um fundo de verdade? A editora Érica-Saraiva, reconhecida por suas produções no meio acadêmico, publicaria algo “anedótico”? Ou será que MEC, CNPq e Fapesp, dos quais sou assessor ad hoc, seriam “anedóticos” ao solicitar meus serviços de revisão de projetos? E os 5 mil alunos que já passaram por meu quadro negro? Eles assistiram a aulas de alguém que gosta de anedota?

(1) Por que a Globo News fez a matéria, se aparentemente o editor selecionou pontos “alvos” para o âncora e comentarista criticarem de forma “vulgar”? A gravação tinha muitas explicações, simulações do computador que expliquei para a repórter, mas tudo foi para o lixo.

(2) Está correto sobre a independência do comentarista. Mas até onde vai a liberdade sobre atingir pessoas que não podem rebater em “tempo real”?

(3) Como um programa não tem responsabilidades, se o comentarista não é um convidado, e sim, um colaborador semanal? Se o programa foi gravado por toda equipe, incluindo o editor, dentro das quatro paredes da emissora, quem tem responsabilidades? Qual é o limite?

(4) Por que não dar o direito de resposta imediato, ou então, chamar para um bate-papo junto com o comentarista, logo depois da matéria ter ido ao ar? É justo os personagens da reportagem ficarem de fora do debate ao vivo?

(5) Por que se eximir das responsabilidades de atingir quem não consegue nem mesmo contato?

(6) Não seria mais honesto a emissora ter um canal aberto ao público para trocar informações de como andam as reclamações? Por exemplo, para qualquer comentário no Conta Corrente é necessário preencher um cadastro e enviar uma mensagem – que não se sabe para quem ou para onde, que decide ou se vai para a lixeira ou não. Já escrevi algumas vezes sem resposta.

Posso estar errado em meu entendimento e pronto para aceitar a recusa de qualquer comentário a respeito deste caso. Mas na minha índole e formação acadêmica, bem como pai e filho que sempre viveu dentro dos direitos e da ética do respeito para com os outros, creio que o âncora, o comentarista, os editores e o canal Globo News como um todo passaram dos limites do profissionalismo.

***

Marco Antonio Leonel Caetano é professor de Engenharia Aeronáutica do ITA (São José dos Campos, SP

Redação

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. prezado professor,
     
    Bem

    prezado professor,

     

    Bem vindo ao mundo da manipulãção midiática; ao mundo da destruição de reputações. A grande míida, a globo em 1º lugar, não está interessada em nada que discorde de seus interesses mesquinhos.

    Tais ações inecrupulosas nós, da esquerda, e que somos críticos do tal “mercado”, conhecemos muito bem, pois somos vítimas frequentes delas.

    1. Faço minhas …
      Professor Caetano,
      Conheço seu trabalho e sei que é sério.
      Faço minhas as palavras de Wendell Santos.
      Doravante, sugiro que considere com quem está lidando antes de travar contato.
      Saudações

  2. Com todo respeito ao

    Com todo respeito ao pesquisador eu achei curiosa essa parte de ” ..pois diversos fundos de investimentos usam o IMA para fazer lucro grande com o dinheiro dos clientes.”

    É de se desconfiar. Hoje em dia existem fundos multi bilionários. Se o método dá mesmo certo ele ja deveria estar ganhando grande parte dessas comições, é a realidade.

    O mercado, na verdade é razoavelmente simples. O maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett, faz sempre contas e análises simples sobre quais empresas investir. Geralmente, grandes investidores desconfiam desse tipo de método “milagroso” de “prever” crises. E não costumam perder tempo lendo teses complicadas, com cálculos complexoes e difíceis.  Quem gosta de  “complicar”, dificultar para vender facilidades são os intermediários de sempre: corretoras, bancos, etc.

    Mais uma vez, com todo o respeito ao pesquisador, se ele quiser se impor neste meio, tem que ser por resultados, não há outra forma. E não adianta perder tempo com esse pessoal da imprensa. E também a maioria da academia.

    1. Respeito sua opinião, Daniel,

      Respeito sua opinião, Daniel, mas me pareceu que a reclamação do pesquisador foi mais em relação ao tratamento que deram a ele no programa (para o qual ele não pediu para participar, mas foi procurado) e as consequências ao seu nome que este poderia acarretar devido ao deboche gratuito.

      Na minha modesta opinião, trata-se de mais uma “globice”…

    2. Com todo respeito

      Daniel, você consegue provar  que o W.B. é o maior investidor de todos os tempos ? Se colocando no lugar dele, que motivo você teria para divulgar, e daí virar noticia, que você comprou ações de determinada empresa ? Qual o fundo biliónario colocaria, digamos 20% do patrimonio do fundo seguindo um modelo economico, matemático, técnico, etc.?

      Detalhe: Ele não disse que o modelo é milagroso. Milagroso era o modelo que o Long Term utilizou e que deu no que deu.

      Por último: O mercado é relativamente simples, onde? Em qualquer lugar que você preciso ao menos do Excel, acabou a simplicidade.

      Com todo respeito, mas no mercado existem comissões .

      1. Não é questão de

        Não é questão de provar.

        Entre os investidores, ele é o número um da forbes há vários anos.

        Voce saberia dizer outro, maior que ele ?

        É notoriamente conhecido assim, no meio. Se não for o maior, se estiver entre os 3 maiores, que difereça fará ?

        Não muda nada.

        Ele não divulga investimentos. Simplesmente não tem como esconder pelo tamanho que ja ficou. Ademais, a empresa de investimentos dele, a Berkshire Heatway, tem ações na bolsa e é obrigada a divulgar a carteira.

        É justamente o que estou dizendo, se o modelo do pesquisador der mesmo certo, é claro que fundos vão colocar grana baseado no modelo dele, por isso que questionei o que ele disse. Se colocarem, ele tem que levar uma parte ora, é mais que justo.

        O mercado não é simples, mas grandes investidores, de verdade, não ficam usando de equações complicadas para investirem, isso não faz o menor sentido. WB não se utiliza, JPL o maior entre os brasileiros e entre os maiores do mundo, também não.

      1. 1 – Obrigado pela correção. 2

        1 – Obrigado pela correção.

        2 – Simples é a maneira como grandes investidores analisam empresas para investirem. Não quer dizer que é fácil. Mas não tem nada a ver com previsão de futuro. A crise de 2008 foi conjuntural, não se preve esse tipo de coisa, é simplesmente impossível. Seria o mesmo que prever o resultado da mega sena da semana que vem. O que se pode fazer é diversificar investimentos, guardar parte em renda fixa com maior liquidez para quando a bolsa baixar muito entrar mais forte, etc.

        1. Creio estar havendo um

          Creio estar havendo um problema de lógica aqui: Voce afirma que era impossível prever a crise de 2008? Pois o modelo do Professor fez exatamente isto, previu a crise com meses de antecedência.

        2. Creio estar havendo um

          Creio estar havendo um problema de lógica aqui: Voce afirma que era impossível prever a crise de 2008? Pois o modelo do Professor fez exatamente isto, previu a crise com meses de antecedência.

          1. Há há há.
            Então ele deveria

            Há há há.

            Então ele deveria estar bilionário e não ficar se preocupando com programas de tv.

          2. Pelo visto faltou lógica ao

            Pelo visto faltou lógica ao seu raciocício e atenção na sua leitur. Creio que voce deve assistir diariamente o Sardenberg, aquele que em agosto de 2008 publicou artigo dizendo que “a globalização estava bombando”. Confesse.

            Tente ler apenas esta parte. Não vai doer.

            Previsões sobre o mercado

            Em 2007, quando a economia estava bastante favorável aos negócios, começamos a alertar, através de entrevistas, sobre uma possível virada forte no mercado usando o IMA. Em dezembro de 2007, o Valor Econômico publicou com destaque nosso alerta no “EU & Investimentos”, numa excelente matéria sobre o IMA, assinada pela jornalista Adriana Cotias.

            Em fevereiro de 2008, o jornal publicou outro alerta, indicando que a crise estava se aproximando, quando ninguém ainda cogitava de falências como as do Leman & Brothers nos EUA. Já se comentavam as hipotecas, mas ninguém falava em datas ou quando isso ocorreria.

            Desde então, em 2009, em 2010 e em 2011, tanto o Valor quanto outros jornais, começaram a nos entrevistar sobre as mudanças no mercado. Foi então que decidimos criar um site, o “Mudanças Abruptas“.

            Este tipo de estudos e teorias consagram o seu autor, que pode até chegar a um prêmio Nobel. Ficar rico? rs

            Sim, voce é leitor de Sardenber e Miriam Leitão, com certeza.

          3. Lembra do tal Roubini ?

            Lembra do tal Roubini ? Então…Não ganhou Nobel, mas faturou uma bolada, só com conferencias, palestras, consultorias, etc. Evidente que de prático, não ajudou nenhum investidor sério.

            Milhares de analistas, com seus vários “métodos” preevem altas e quedas, crises e bonanças todos os dias e meses do ano.

            Claro que uma hora ou outra, alguns vão acertar.

            O que fazem ?

            Simplesmente truncam os períodos em que acertaram e só mostram estes.

            É igual o fundo de investimento do seu banco que manda cartinha dizendo que subiu 20% ano passado…

            Perceba que ele só citou o ponto em que supostamente “previu” a crise. E depois, o que o método dele apontou ?

            A bovespa, por exemplo, caiu forte em 2008, se recuperou forte em 2009, voltou a cair, e vem se mantendo estável, desde, então. O que o modelito dele “previu” durante todo este período ? Engraçado né, parece que não previu nada. Ou seja, vai ver ele “previu”, mas nem ele próprio acreditou na previsão. Normal, a grande maioria faz isso mesmo.

            Essa tara que o pessoal tem que prever o futuro simplemente não leva a lugar algum. Nenhum investidor sério trabalha com previsão de futuro, simplesmente porque é um delírio e não funciona nunca de maneira sistemática.

            Nâo defendo a Globo News que tem bons e péssimos comentaristas, nem a falta de respeito do professor da FGV ao método do Professor do ITA. Mas vou além e repito que se este professor quer ter seu metido reconhecido, tem que mostrar resultados, não há outra forma.

        3. Daniel, não fale bobagens

          Daniel, não fale bobagens sobre o que você não entende, por que o mercado financeiro contrata tantos engenheiros, matemáticos, estatísticos?Porque são burros, deviam estar fazendo as “análises simples” sugeridas por voc~e, que provavelmente é um analfabeto em matemática?

           

          1. Quem não entende nada é

            Quem não entende nada é voce.

            Pelo comentário primário da para perceber.

            Claro que nem perderei mais meu tempo discutindo ou tentando ensinar algo a um anonimo tosco como voce.

    3. Mostrar resultados

      Concordo com o Daniel, têm que trazer o histórico de resultados,  como é mercado open robotizado e a diferença está nos centavos e segundos, têm que vir com dados de centavos e segundos.

      Comparar abacaxi com laranja não serve.

  3. Bom, eh so um professor de

    Bom, eh so um professor de engenharia com 15 anos de trabalhos cientificos publicados.

    Todo mundo sabe que a rede golpe eh mais inteligente!

  4. pois é, pra mim o erro esta

    pois é, pra mim o erro esta em continuar a valorar tanto o PIG, 

    e quando no final coloca algumas sujestoes, tipo participar do debate, 

    porque nao o fez como exigencia ao oferecer e se dispor a dar a entrevista para a materia

    nao que seja uma coisa ruim mais seria muitu util nao so pra vc como para todos nos, se apartir de agora fosse coisa prioritaria antes de fornecer o conteudo, evitando-se assim as distorçoes e desinformaçoes, que o PIG adora fazer.

  5. Não há o que reclamar. A

    Não há o que reclamar. A Globo, seja ela em qual veículo for, está mais acostumada a tratar com os maisons da vida. Tente uma emissora séria, se é que existe.

  6. Mais um fora da emissora nº 1

    Mais um fora da emissora nº 1 em forjar e manipular a opinião pública, por isso e muito mais devemos continuar o boicote total a Rede Esgoto de Televisão: Fora Rede Globo

  7. A grande verdade eh que o CV

    A grande verdade eh que o CV do prof. (Samy) que estava na globonews eh bem modesto falando-se academicamente (na parte de divulgação ao publico e entrevistas ai eh outra coisa…):

     

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732292D2

     

    Também me chamou a atenção os dois doutorados que ele defendeu na mesma época….

     

    Tem apenas um artigo completo publicado em inglês e outro em português. Não me espanta a falta de síntese a discutir algo de forma acadêmica… 

  8.  
    Acho a maior burrice o

     

    Acho a maior burrice o camarada se expor na TV brasileira (qualquer uma) . Elas desqualificam produtos e sujam a imagem de qualquer pessoa .

    Aqui em casa não entra produto veiculado por emissoras de TV , nunca mais comprei OMO, Ariel, etc… etc… .

    Passou na TV , não entra em minha casa .

     

  9. Oito direções

    Me parece que a análise produzida pelo modelo proposto não consegue abarcar as oito direções, o que a torna fragil às previsões e vulnerável às críticas.

    Um refinamento matemático, na minha humilde opinião, solucionaria isto.

    Não é trabalho trivial, mas é como funciona.

      1. A dúvida do Ivan

        Caro Ivan, o professor na matéria explica ele mesmo a modelagem usada:

        “A seriedade do estudo de Sornette lhe valeu grandes referências, sendo coordenador de um centro para estudo de crises no ETH-Zurich, o mesmo instituto de Einstein. Sornette também já foi diretor da Sociedade Suíça de Finanças. O modelo de Sornette se norteia na utilização e adaptação de modelos para previsão de terremotos, tentando enxergar um crash financeiro como um terremoto. Mas o equacionamento do professor Sornette tem alguns problemas técnicos do ponto de vista matemático.

        Com base nesse estudo eu, juntamente com o professor doutor Takashi Yoneyama, do ITA, adaptamos o estudo de Sornette e enxergamos que, ao invés de usar um modelo próprio de terremoto, poderíamos usar espectro de frequências para tentar visualizar como era o comportamento do mercado durante uma crise. Funciona como um celular à procura de uma antena para seu sinal. Quanto mais próximo da fonte, mais o alerta vai ficando forte, sempre com valores oscilando entre zero e um.” 

        Uma analogia adaptada de um modelo de previsões de terremotos.

        Oito direções vêm da forma como a natureza e os humanos se relacionam com as inteligências no plano inteligível.

  10. O vídeo pode ser acessado

    O vídeo pode ser acessado através deste link: http://glo.bo/IAwHPW . O que se pode dizer é que o comentarista fez uma crítica rasteira ao trabalho do colega. Se compararmos os currículos do Prof da FGV (http://lattes.cnpq.br/4977029165278179) com o do professor do Insper (http://lattes.cnpq.br/8233155372941351 ), vemos uma boa diferença. Enquanto o primeiro possui uma produção acadêmica limitada a dois trabalhos em periódicos acadêmicos de segunda linha (o último publicado há cinco anos), o segundo possui uma produção regular de trabalhos em publicações de relevância em econofísica.

    Pode-se criticar as modelagens da área, mas o que os comentaristas fazem é praticamente reduzir o trabalho a uma correlação espúria. Não sei se seria simplesmente uma birra entre um professor da FGV e um outro do concorrente Insper, mas, com certeza, revela que a GloboNews deve precisar de melhores comentaristas para avaliar trabalhos acadêmicos.

     

  11. Se fosse futebol…

    Se o assunto fosse futebol, tenha certeza: estaria aberto o debate. O único tema que a Globo se permite debater é este, futebol. Quaisquer outros, não. Vale apenas a opinião de seus comentaristas. Por quê? Porque futebol não é coisa séria, é conversa jogada fora. É papo de elevador, de corrida de táxi, de encontro fortuito com um amigo no estacionamento do supermercado. Agora, política econômica, governo, ciência, políticas públicas… Nem pensar em abrir o debate entre comentaristas divergentes. Vai que aqueles que pensam diferente da linha da emissora sejam mais competentes em seus argumentos…

  12. Globonews

    Não conheço nada sobre o IMA, mas sobre a Globonews posso falar. Com raras exceções, nesse canal por assinatura se faz política partidária e os apresentadores, para ser educado, são superficiais, epidêmicos, rasos.

     

    A Senhora Leilane Neubarth não tem condições de apresentar ofertas de quermesse. A Senhora Mônica Waldvogel já virou piada.

     

    Esse é o nível da emissora.

    Com todo respeito.

    1. Certa vez assiti de rabo de

      Certa vez assiti de rabo de olho a jornalista(?) Leilane Neubarth apresentando as noticias economicas às 18:00 na Globo News… A chamda era

       

      Desemprego nunca foi tão baixo

       

      Emendava dizendo que isso era bom maaaaaassss…

       

      Só que não!!!!!

       

      e ai descambou em um pingue pongue com outra beldade global a provar que desemprego baixo era ruim a beça…

       

      Nunca soltei um PQP tão sonoro….

      1. caro ohallot,
        dessa vez não

        caro ohallot,

        dessa vez não foi história do PIG não, realmente desemprego abaixo de um certo nível é ruim sim…. significa que mais à frente teremos um desemprego maior do que o necessário…. valew!

  13. Lembro-me da então falácia do

    Lembro-me da então falácia do aquecimento global provocado pelo homem, os cientistas que provavam  o contrário não tinham espaço em emissora nenhuma, era-lhes negado mostrar o outro lado da questão.   Hoje felizmente essa “apregoada verdade” do aquecimento global provocado pelo homem, caiu por terra, antes tarde do que nunca.

  14. Vidor é o último ser pensante
    Vidor é o último ser pensante ainda naquele canal G News, já está meio a escanteio, o resto é tudo Samy, Dony, Waack, Waldvogel, Godoys, etc., prestando serviço à cau$a.
    Tento não ligar nesse tipo de canal, deixar de assistir, ouvir e ler os meios de divulgação dessa ideologia político-financeira perversa, direitopatronal.
    Mais alguns anos, a mídia eletrônica extinguirá a maioria dos canais de faturamento e divulgação, lavagem cerebral, dessa gente, sejam escritos, falados ou televisados, ou melhor, os deixará em seu tamanho real, anões fazendo encenação para direitopatas de nascença e/ou toupeiras que se recusam a pensar.
    Enquanto isso apressemos o processo de desgaste, perda de audiência e de assinantes, quem sabe até colaborando para o fim de algum deles, deixando-os de lado, sem nossa audiência, nem que seja até mesmo para verificar um similar sem expre$$ão.
    O bolso…
    Melhor ainda, não perder horas, dias, meses, de tempo irrecuperável em nossas vidas com essa bagaça desprezível.
    Tentar ler um bom livro, procurar matérias na internet que nos façam pensar, conversar com quem algo nos esclareça, nos dê alegria ou nos seja querido, alguma ação em prol da comunidade, da sociedade, sei lá.
    Sei que chega dessa malta.

    1. Concordo contigo, só paro

      Concordo contigo, só paro para ouvir o Gerges Vidor. Pena que ele foi “substituído” por gente como Sana e o outro apresentador do “Contra Corrente”. Mais joviais, e mais boçais.

  15. Contribuição da TV.

    Ontem minha mãe recordou que eu aprendi a ler e escrever, assim como as noções básicas de Matemática, pela TV. A “culpa” de eu ter aprendido a escrever (claro que tinha o interesse despertado) foi de Bibi Ferreira, num programa na TVE. Acho que a Matemática aprendi – aritmética em especial – foi com o Jairo Bezerra. Início dos anos de chumbo, 1970.

    Agora vivemos numa Democracia, mas a TV (aberta, fechada, etc.) cada vez “me deixa burro, muito burro demais” (Titãs). Desinforma e manipula há muito tempo. Não bastasse isso, esculacha o trabalho dos outros, ofende a tudo e a todos (parece a face dos protestos de junho/julho – o contra tudos e contra todos). Óbvio, todos que não sejam do círculo dela.

    Enfim, nós mecerecemos isso Presidenta Dilma. Temos o controle remoto. Mas o controle remoto não apaga sandices.

     

  16. Quando recebeu o interesse da

    Quando recebeu o interesse da GLOBO NEWS em fazer a matéria , o pesquisador deve ter ficado todo animado com os 15 minutos de fama que teria .

    Ficou decepcionado com as críticas recebidas e agora taí choramingando , ferido em sua vaidade intelectual .

    Professor , acho que ainda assim saiu no lucro. Tenho certeza que a divulgação na GLOBO NEWS deve ter aumentado em muito o acesso ao site e o interesse pelo seu trabalho.

    E depois , se sua teoria resistir à prova do tempo e mostrar-se mesmo consistente , as críticas daquela criatura se tornarão irrelevantes .

    Pare de choramingar ,  homem !

    1. Críticas contra fatos rebatem-se com fatos

      Na mosca Fábio, se as previsões do modelo forem realmente capazes de prever o mercado ( o que duvido, desde já) serão um cala boca fantástico, capaz até de tornar irrelevante a suspeição sobre a capacidade dos professores.

      Só gente simplória acredita em blá-blá-blá, têm que matar a cobra e mostrar a COBRA e não o pau rsrsrsrs….

  17. Cabra bom de texto e corajoso

    O Professor Caetano, é uma pessoal esclarecida e muito bem informa e foi tratado desse jeito, pela GloboNews?, agora, imaginem vocês, quantas outras pessoas mais simples foram ridicularizadas por essa emissora e não tornaram o caso público?

    Depois vem uns babacas aqui, principalemente de direita e defendem essa mídia parcial e vendida.

    Eles que comam merda durante muitos anos até aprenderem a ser respeitados e a respeitar. Cambada de cego.

    O erro do Professor Caetano foi acreditar que a emissora agiria com seriedade.  
    Uma vez um colega meu foi convidado para fazer uma matéria para a revista Exame, ele era freela. Fez a matéria, entregou o texto em disquete, na época em que ainda se usava disquete. Dias depois, ele foi na redação, pois, tinha sido chamado para fazer uma outra matéria, e para surpresa dele, viu um printer (um impresso), da matéria que já havia feito, e teve a curiosidade de ler todo o texto, para aborrecimento dele, o texto tava todo modificado, com um monte de inverdades, erros, desinformações, segundo meu amigo, usaram até termos chulos.

    Ele procurou o chefe da redação para dizer que não concodaria com o que fizeram com o trabalho dele e que prefiria que nnao fosse publicado, mas aí o chefe da redação convenceu ao meu amigo publicar a matéria, mas que não creditaria a reportagem ao meu amigo. Mas antes o chefe da redação agumentou que havia favado o texto dele para melhorar, para tornar o texto mais palatável… meu colega falou para chefe da redação lavar sua própriaa bunda, kkkkk Cabra bom de texto, e corajoso.

    Mas o segundo freela que ele faria, para o qual tinha sido convidado, não rolou. kkkk

    Mano, o bagui é doido e o sistema é lento kkkk

  18. Brincadeira do João

    “Não podemos responder pelos comentários e ponto de vista de nossos comentaristas e não necessáriamente refletem a opinião do canal.”

    “De nossa parte, nossa reportagem fez um bom trabalho e foi bastante isenta sobre o assunto abordado”

    “Um abraço”

    “João”

    Vc  gosta de brincadeiras, não é João? Vc afirma que não responde pelos comentaristas independentes, mas assume que “nossa reportagem fez um bom trabalho…”. Um trabalho de 3 minutos sobre uma aula de 2 horas não diz nada. Essa edição de 3 minutos teve o seu propósito – o de vacalhar com o trabalho do cientista, apesar do mesmo a elogiar. Esse professor Samy Dana possui algum trabalho melhor sobre a bancarrota de 2008? Lógico que não! É mais fácil destruir o trabalho dos outros.

     

  19.           Profesor

              Profesor Caetano,

              Vc é professor do ITA, não precisa falar mais nada…

             Não perca seu tempo com essa gente de intelecto inferior. ..

            

     

  20. Quem se mistura com porcos…

    Come do mesmo farelo…Já faz muito tempo que titia observa que a g(r)obo instrumentaliza qualquer traço de pensamento acadêmico apenas para confirmar a mensagem que ela se julga portadora e transmissora…

    Qualquer pensador que se desse ao respeito, saberia disto, senão, não é pensador, mas apenas um juntador de dados com um pouco mais de sofisticação, ou seja, um primata bem treinado…

    Querem prever os ciclos dos crashes financeiros? É só olhar a História, filhos…O capitalismo é um sistema que se alimenta de crises e paradoxos, portanto, qual é a virtude de um sistema que prevê o que já está previsto? 

    Aumentar a fortuna de alguns poucos, para concetrar mais e mais riqueza, e aprofundar as contradições que levam a estas mesmas crises?

    É a descoberta da quadratura do círculo?

    O erro fundamental do sistema proposto é ter como base matemática os modelos que estudam movimentos como abalos sísmicos, e mais, dizê-los aleatórios:

    a) abalos não são aleatórios, porque as condições de incidência (causas) são conhecidas (geológicas), mas a capacidade de estudo e previsão dos movimentos tectônicos é que são limitadas…

    b) logo, não são aleatórios, são, por enquanto, imprevisíveis…

    c) crashes não são imprevisíveis nem aleatórios: todas as condições sistêmicas que antecedem os crashes aparecem sempre e avisam o que está por vir…o problema é que uma das condições de crescimento do capitalismo é justamente esta: não acreditar nos estragos que ele mesmo produz para si mesmo…

    Teoria por teoria, titia prefere a da não-probabilidade, faz muito mais sentido…

     

  21. Conheço professores que não

    Conheço professores que não dão mais entrevistas há um tempão.

    É impressionante com o se joga fora a credibilidade duramente conquistada por gerações e gerações. Não é só da globonews, globo ou rede globo, não: é a imprensa como um todo sendo destrçada por esses vândalos. É preocupante ver uma instituição importante sendo desacreditada desse jeito, afinal todos precisam que alguém conte o que está acontecendo enquanto cada um realiza suas atividades.

    Sobre esses modelos matemáticos, ficou famosa a quebra do fundo Merton-Scholes.

  22. O prof. Marco Antônio

    O prof. Marco Antônio Caetaneo tem razão ao protestar contra o pouco caso com que seu trabalho foi tratado, mas não tem muita razão. Televisão é show, mesmo um programa jornalístico. Há sempre um viés para atrair atenção com sacrifício do rigor. Eles poderiam ter jogado o trabalho do Prof. Caetano na sarjeta usando o rigor. Optaram pelo escárnio. O prof. Caetano reagiu. Direito seu. Direito dele também escolher a forma de reação. Eu teria usado o escárnio também contra o prof. da FGV.

    O fato é que modelos estatísticos de análise do mercado de ações estão sempre sujeitos à críticas. Experiências já foram feitas em que o desempenho de operadores foram comparados com o de animais, e os animais venceram. O Prof. Dana escolheu esta linha para comentar o trabalho do Prof. Caetano. É válido sim. Foi uma crítica não aos detalhes e ao rigor do trabalho de Caetano, mas ao método estatístico. Tanto faz os nomes de consultores ad hoc ou de referências feitas ao trabalho, a análise estatística do mercado de ações sempre será alvo de críticas. Talvez o Prof. Dana tenha outro método de análise do mercado de ações. Talvez seja tão bom quanto ao do Prof. Caetano, ou dos animais. O fato é que nessa área, ninguém é senhor da razão.

  23. De mercado ?

     Professor ,seu modelo é como varios outros existentes, a assinatura mensal é até “baratinha” (-) de US$ 100,00, mas como todos os “modelos matematico-estatisticos”, trata-se de apenas mais uma ferramenta que pode ser utilizada nas operações de mercado, e sujeita a falhas.

      O sr. tem razão quando diz que varios fundos de investimento, investidores individuais, institucionais, e equipes técnicas de tesouraria, assinam seu IMA report, como assinam junto as Blomberg, B&H, JPM, DJDR, etc.., e claro que quem ganha ou perde no mercado, nunca vai dizer se tal aconteceu – é burrice.

       Quanto a esta sua choradeira, é bom para aprender a não dar entrevista a esta raçinha burrinha e tangida, dos “comunicadores sociais” ( alcunhados de jornalistas), quem é REALMENTE de mercado, não fala com estas pessoas, não perde tempo debatendo com professores universitários ( todo academico de economia é uma “zebra” de mercado) – e quanto a consultores que dão entrevista, estes são os piores – ou: por que um consultor daria opinião de “grátis” nas Globos da vida, se pode cobrar por hora de investidores ?  Respondo: Por que está em viés de baixa, com os que tem cacife para o verdadeiro mercado.

        E tem mais: Estes modelos, e a interferencia de engenheiros e matemáticos na Economia, é uma das pragas mais nocivas que já ocorreram na Ciência Economica, é quase um estelionato estatistico – mentir/inventar/projetar com numeros, equações e maravilhosas representações graficas, auxilia bastante para ludibriar incautos e vender papéis e ilusões.

    1. Zebra

      Acadêmicos também não devem ficar perdendo muito tempo com o pessoal do “mercado”, tampouco o distinto público, pois são umas zebras em teoria econômica, social e política.

      Tudo e somente o que sabem é comprar barato e vender caro. Só. Embolsam a diferença e se acham autorizados a dar pitaco em todas as dimensões da vida dos outros, da política à religião, do futebol à ciência, sempre com base em simplificações quase infantis e superstições tolas.

      1. Academicos e Marketing.

          Academicos amam serem chamados pelo mercado e por jornalistas, agregam “valor” a suas carreiras, elevam seus egos às alturas, podendo depois de um tempo, serem convidados pagos, para compor newsletters ou abalizarem os prospectos de produtos a serem ofertados ao mercado – no resumo da ópera: vendem opinião. Nada contra, é do jogo.

           Afinal, um professor-doutor da FEA-USP, topo da carreira, recebe liquido por volta de R$ 8.000/10.000,00 – das PUC e/ou FGV, o numero não irá variar muito, portanto uma consultoria, um parecer no prospecto, um meeting com possiveis investidores, pode multiplicar seus vencimentos – e se ele for um cara legal/compreensivo, após aposentado da academia, arrumar um emprego de consultor freelancer, em bases fixas + variavel, que pode superar, em muito, o que recebe de aposentadoria.

            Na area de economia e investimentos, santos ou puros de coração, seres sociais, não tem lugar, todos tem interesses, e como vc. diz: querem ganhar dinheiro – é normal, é humano.

  24. Estes comentaristas estão

    Estes comentaristas estão intimamente comprometidos com o mercado. E não fazem isso de graça, faturam alto .

    Altos interesses. Lembro bem do tal Mailson da Nobrega, o rei das obviedades.  Repentinamente pos-se a prever o futuro, tipo ações é o melhor negocio do mundo.

    E quando alguem quer construir um modelo matematico, é imediatamente debochado

    Tem otário para tudo

  25. Professor Doutor. Me desculpe

    Professor Doutor. Me desculpe a franqueza. Mas o senhor deveria saber que  TV Globo é um embuste  e um poço de desonestidade. Em que planeta o senhor vive??? Eu não vejo a TV Glodo, canal aberto, ha mais de 10 anos. Sou assinante na Globo News e também não mais assisto os programas “jornalisticos”. Quando a bosta começa a feder, mudo de canal …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador