Ibope: 54% acham que Dilma será reeleita; Aécio é favorito para 16%

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A pesquisa Ibope/Estadão/Rede Globo divulgada nesta quarta-feira (23) traz uma novidade. Pela primeira vez, o instituto perguntou ao eleitor quem ele acha que vai vencer a disputa presidencial deste ano. A candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), aparece como favorita para 54% dos questionados. O principal adversário da presidente, Aécio Neves (PSDB), é apontado como vitorioso por 16%. Eduardo Campos (PSB) é favorito para apenas 5%.

Na sondagem tradicional, Dilma segue na liderança com 38% das intenções de voto. A vantagem da petista, segundo o jornal, é estável. Seu principal oponente, por enquanto, continua sendo Aécio, com 22%. Campos segue estagnado no terceiro lugar, com 8%. Brancos e nulo, 16%. Não souberam responder, 9%. As oscilações estão dentro da margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos.

Outro destaque na pesquisa Ibope é que, na eleição de 2010, José Serra, então candidato do PSDB, registrava desvantagem menor em relação a Dilma do que o correligionário Aécio Neves. Nessa fase da campanha, naquele ano, Serra, hoje postulante ao Senado, tinha 34% das intenções de voto para presidente (12 a mais do que Aécio), ante 39% de Dilma. Aécio, por outro lado, está estagnado na casa dos 20% desde maio.

Pelos dados apresentados até o momento, um possível segundo turno em 2014 ainda é incerto. A soma dos votos dos 10 adversários de Dilma chega a 37%, um ponto a menos que a taxa da petista. Para vencer a eleição na primeira rodada nas urnas, a presidente precisa ter a maioria dos votos válidos, ou seja, 50% mais um.

Mas, num cenário em que Dilma e Aécio seguem para o segundo turno, a petista venceria o tucano por 41% a 33%. Na hipótese de Campos ser o segundo mais votado em outubro, Dilma seria reeleita com 41%, contra 29% do pessebista.

O resultado no segundo turno no estudo do Ibope é bem diferente daquele apresentado pela pesquisa Datafolha publicada na semana passada. Nela, Aécio e Dilma aparecem num empate técnico. A presidente preferência de 44% dos eleitores; o tucano, de 40%. Como a margem de erro é de dois pontos, a campanha tucana comemorou a pequena diferença. Porém, a sondagem da Folha não garante existência de segundo turno.

O crescimento do número de eleitores que querem mudanças no governo também chama atenção. São 70%, ante 65% da pesquisa anterior. Desse total, 29% querem alterações drásticas na gestão federal, enquanto 41% querem correções de rumo em muitas áreas. Para 53% dos entrevistados, o Brasil segue o caminho errado. Os eleitores que pensam positivamente somam 42%.

A taxa de rejeição de Dilma ainda é superior a de seus concorrentes. Cerca de 36% afirmam que não votariam na petista de jeito nenhum. Aécio é rejeitado por 16%, enquanto Campos não tem apoio de 8%.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como diz fernando

    Como diz fernando Brito:

    “Ibope repete Datafolha, mas desmonta “empate no 2° turno”. Preparando-se para o pouso?”

    1. Você saberia dizer se o

      Você saberia dizer se o “pouso” a que você se refere será realizado no aeroporto de Cláudio? Pouso ou aterrissagem forçada?

  2. Psiu! Psiu!
    Aqui pra

    Psiu! Psiu!

    Aqui pra gente…

    Dava para acreditar em uma pesquisa que dava empate entre Dilma e todos os outros candidatos somados no 1º turno e para o segundo turno empate entre Dilma e apenas um candidato?

  3. Em 2010, no Ibope de julho,

    Em 2010, no Ibope de julho, Dilma tinha 39%, Serra 34%, Marina 7% e os outros 1%.

     

    Compare o Globo com o Globo.

    Em 2010, no Ibope de julho, Dilma tinha 39%, Serra 34%, Marina 7% e os outros 1%.

    Dilma, portanto, tinha 39 contra 42 da soma dos outros. Ou seja, não vencia no 1º turno.

    Mas vencia no 2º turno por 46 a 40 de Serra.

    Qual seria a manchete natural? “Dilma lidera e hoje venceria 2º turno”, certo? Errado.

    Essa manchete voou no tempo e veio pousar na primeira página do Globo de hoje.

    Você vai pensar que os números das pesquisas ocuparam os mesmos assentos em 2010 e 2014, mas perdeu o voo mais uma vez.

    O Ibope divulgado ontem aponta Dilma com 38, Aécio com 22, Campos com 8 e todos os outros com 7.

    Ou seja, Dilma vence no 1º turno de 38 a 37.

    Essa poderia ser a manchete natural, mas parece que caiu no vácuo.

    O que será que explica essa acrobacia aérea?

    Na minha opinião, o Globo ficou com peninha dos tucanos e resolveu dar um empurrãozinho para ver se pega no tranco.

    Um pouco de gás, digamos assim.

    A oposição precisa acreditar que o seu plano de voo para vencer esta eleição não tem nuvens pesadas pela frente. Mas está difícil encontrar o tão sonhado céu de brigadeiro.

    Talvez seja melhor tratar de pedir logo permissão para aterrissagem no aeroporto de Cláudio, MG… e boa viagem!

    http://blogdogadelha.blogspot.com.br/2014/07/ibope-2014-acho-que-o-globo

    1. Veja a espontânea

      Para mim o maior termômetro é a pesquisa espontânea – e ela está sempre sendo jogada lá no cantinho mais escondido dos textos, quando se divulga uma pesquisa.

      A espontânea mostra o capital eleitoral acumulado e consolidado do candidato, principalmente num caso de reeleição. E mais: em comparativo com o n° de indecisos mostrados na estimulada é um bom indicativo de como se definirão esses indecisos. 

      Na espontânea Dilma tem o dobro do Aécio (isso com a promoção gigantesca do mineiro na mídia, anos a fio…), coloca dez pontos na frente de Aécio/Campos e fica com 8% na frente de todos os candidatos reunidos.

      1. Complementando

        Na estimulada Dilma ganha 12 pontos, Aécio dez e Campos 4, nanicos ganham 7 e 1% dos brancos e nulos mudam de voto.

        Ou seja, dos 39% de indecisos da espontânea apenas 9% permanecem indecisos na estimulada. E dos que se decidem na pesquisa estimulada 40% decidem por Dilma.

    2. Vamos aos números ?

      Olhando-se friamente os números captados pelas pesquisas, e sabendo-se que o governo federal, tem uma “artilharia”de obras e serviços públicos a serem entregues até as eleições, perceberemos sem nenhum fanatismo partidário, que nada impedirá a atual Presidenta, de reeleger-se sem maiores dificuldades, e ainda no 1º turno. É só interpretar as pesquisas, sem simpatias partidárias, e somente com realismo.

  4. Foi descoberto um novo Aécioporto. Ou será Perrela porto?

    Dessa vez em Montezuma, também Minas Gerais. Veja a reportagem no blog Tijolaço:

    Outro aecioporto: a pista fantasma de Montezuma, cidade de menos de oito mil habitantes

    Veja: http://tijolaco.com.br/blog/?p=19333

    22 de julho de 2014 | 23:04 Autor: Fernando Brito

    1. Eu sabia!  EU SABIA!  Eu

      Eu sabia!  EU SABIA!  Eu tinha certeza absoluta que Aecio nunca jamais gastaria 6 milhoes de dolares publicos em um fim de mundo se nao fosse diretamente beneficiado, por isso perguntei a respeito do resto do “programa” de governo que gastou dinheiro em Minas.

      Ta ai pra todo mundo ver.

      O outro link:

      http://www.luisclaudioguedes.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3583:aeroporto-para-chamar-de-seu&catid=131:politica&Itemid=99

      Aqui esta o “aecioporto” de Montezuma:

  5. Não entendi

    Quer dizer que se a pessoa fala que “acha que a Dilma vai ganhar” é a mesma coisa como dizer “prefiro que a Dilma ganhe?” 

     

    Muito estranha esta colocação

  6. Perguntar não ofende

    Essa pesquisa foi feita antes ou depois do escândalo dos aeroportos (agora são dois: o de Cláudio e o de Montezuma) do Aécio Neves?

  7. Manchete que vocês nunca vão

    Manchete que vocês nunca vão ver em jornalão nenhum: “Se a eleição fosse hoje, Dilma seria eleita no 1º turno”.

  8. Essa é uma boa notícia para

    Essa é uma boa notícia para Dilma, pois, infelizmente, muitos eleitores sempre votam naquele candidato que acham que vai ganhar. São pessoas honestas e trabalhadoras que não ligam para a política, mas preferem dizer que votou no candidato vencedor.

    1. Não é o voto em quem vai ganhar, mesmo !

      Esta tese, de que o eleitor tende a seguir a “manada” e votar em quem “vai ganhar mesmo” não prevalece mais, pois o novo eleitor, já é mais esclarecido, que aqueles despolitizados eleitores de antigamente. O que ocorre, na reta final da eleição, é uma espécie de plebiscito, no qual o eleitor analisa friamente e sem partidarismo, como está a sua vida, e quais as perspectivas dela melhorar, estabilizar-se ou até piorar, e na dúvida, ele tende a dar “mais” um voto de confiança(leia-se continuidade) ao que está sendo feito, e vota nesta perspectiva.

      Depois, faz parte da nossa cultura política, não admitir que votou errado, e sim, que votou no vencedor, Sociologicamente explica-se, que Isso é bom para o ego.

  9. Este ano não vai ter segundo

    Este ano não vai ter segundo turno e a turma da banda podre da política vai ficar deprimida em São Paulo e Minas Gerais. Espero que alguns tucanos se suicidem com tiros no ânus (vulgarmente conhecido por cloaca no caso das aves), pois quem meter uma bala na cabeça virará defunto lacrado no caixão sem direito à fotografia bonita para ilustrar o obituário laudatório publicado pela mídia. 

  10. E aqui em Barbacena, nem unzinho sequer.Será por ausênca de tio

    Outro aecioporto: a pista fantasma de Montezuma, cidade de menos de oito mil habitantes

    22 de julho de 2014 | 23:04 Autor: Fernando Brito

    Montezuma é uma pequena cidade no pobre Norte de MInas.

    Tem, como se dizia no meu tempo, menos de oito mil almas: 7.900, segundo o IBGE.

    Mas tem, também, a Perfil Agropecuária e Florestal, empresa de Aécio Neves e de sua irmã, Andréa Neves, da qual já eram sócios e, agora, herdeiros de seu pai, o ex-deputado Aécio Cunha.

    Uma “terrinha” de apenas 950 hectares – ou 9.500.000 metros quadrados, ou 950 campos oficiais de futebol, para nós, urbanos, pouco acostumados a essas grandezas.

    Ganha em usucapião do próprio Estado de Minas Gerais, onde eram devolutas.

    O ex-Governador Newton Cardoso, o “Newtão”, tem negócios na região.

    E, no seu governo, nos anos 80, mandou construir um aeroporto, de cascalho, para pequenos aviões pousarem na “cidade” de Montezuma.

    Municipio que está em 438° lugar em população entre todas as municipalidades mineiras.

    Pois não é que no Governo de Aécio Neves, aquela pista foi asfaltada para receber até mesmo jatinhos?

    Não consegui apurar o valor da obra.

    Mas achei uma foto da cabeceira da pista, já asfaltada, no site Em tempo real, de Luís Cláudio Guedes.

    E a matéria no Diário Oficial de Minas Gerais comprovando que as obras foram feitas no governo Aécio Neves, pelo governo estadual.

    Porque o aeroporto é municipal.

    E, segundo o testemunho dos moradores, passa meses a fio fechado, sem receber um único avião.

    Pobre Montezuma, não merecia essa maldição.

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=19333

  11. Prefiro ela que o aécio

    Eu não voto em nenhum mas prefiro ela do que ele, O melhor a estas alturas é voto NULO, ou em Branco. A pesquisa do ibope é meio chapa branca.

  12. Nassif, está confirmado: Dilma é inocentada no caso Pasadena

             Ministro do TCU isenta Dilma no caso Pasadena

    Fonte: Brasília 247, ou http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/147630/Ministro-do-TCU-isenta-Dilma-no-caso-Pasadena.htm

    :

     

    Relator José Jorge aceitou o argumento apresentado pela presidente Dilma Rousseff e defende que os conselheiros da Petrobras na época não sejam responsabilizados pelas irregularidades da compra da refinaria dos EUA; em contrapartida, ele sugere a punição de diretores da estatal, estimando um prejuízo de cerca de US$ 700 milhões (R$ 1,5 bilhão); relatório será votado nesta quarta-feira pelo plenário do tribunal

     

    23 de Julho de 2014 às 05:43

     

    247 – O ministro José Jorge, relator do processo no TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobras, defende que os conselheiros da empresa na época, entre eles a hoje presidente Dilma Rousseff, não sejam responsabilizados pelas irregularidades do caso.

    O relatório, que deve ser votado nesta quarta-feira (23) pelo plenário do tribunal, sugere a punição de diretores da estatal, estimando um prejuízo de cerca de US$ 700 milhões (R$ 1,5 bilhão). Entre eles, estão os ex-diretores da área internacional Nestor Cerveró e de abastecimento Paulo Roberto Costa, preso em uma operação da Polícia Federal sob a suspeita de esquema de lavagem de dinheiro com o doleiro Alberto Youssef.

    José Jorge aceitou o argumento apresentado pela presidente Dilma de que os conselheiros nos anos de 2006 e 2007 não foram informados pela diretoria de algumas cláusulas da compra.

    Se a proposta do relator for aprovada, a presidente e outras nove pessoas (entre elas seis ministros e ex-ministros), que participaram das reuniões como conselheiros aprovando as transações, ficam isentas de punição.

     

    1. O que diabos teria haver

      O que diabos teria haver conselheiro se a turma faz conta tipo padeiro e ainda errada? Não por acaso que o ensino da matemática no Brasil, seunfo o PISA, é pior do que pisado

  13. Eleição 2014

    Nassif,

    Até aqui, todas as pesquisas de opinião mostraram DRousseff em posição sempre próxima de 49% ou mais de intenções de voto para o primeiro turno. Supondo uma pessoa que acompanha o noticiário sem ter conhecimento do resultado de tais pesquisas, a tal pessoa jamais poderá imaginar que a situação de DRousseff possa ter sido sempre tão folgada, como indicam todas as pesquisas (aqui é que é o problema, são TODAS elas a indicar vitória no 1º turno).

    Todas as pesquisas tem mostrado 6¨% para os nanicos, quando não passa de 3% no mundo real, e 25% a 28% para brancos, nulos e indecisos, Se os dois itens, sem “gordura” respondem por cerca de 26% do total (3 + 26), contra os sempre sugeridos 31¨% (6+25), para onde iria esta diferença de 5%, toda ela para os candidatos de oposição ? Como esta possibilidade é impossível, o que existe NESTE MOMENTO é DR com 38% + 1 ou 2%, digamos 39% num universo de 74%.

    A atual expectativa pode vir a ser inteiramente alterada mais à frente, mas o que se tem hoje é a indicação de vitória de DR logo no 1º turno. O resto é torcida de arquibancada, pois brigar com os números sempre é mau negócio. .  

  14. Band-News: aécioporto não é conosco, mas com a ANAC

    O Band-News ainda não tomou conhecimento  do Aécioporto de Cláudio. Mas um dia desses o Boechart meteu o pau na ANAC porque um pedaço de isopor tinha se despreendido do teto de um dos aeroportos comerciais, do aeroporto de Brasília, se não me falha a memória.

    Procura te informar, Boechart!

  15. Essa pesquisa

    Foi antes ou depois da descoberta das propensão ao Aécio às obras aeroviárias?

    Um bom negócio seria o Aécio mostrar que o aeoporto na fazenda do tio demonstra a preocupação dele com a família. Isso sempre dá muitos votos.

    1. “Propensão” ou “adicção” por

      “Propensão” ou “adicção” por obras aeroviárias?

      Pelo que consta ele deu dois pra família!

  16. Fortaleza: o POVO ainda não descobriu o aeroporto do titio

    O Jornal O POVO, de Fortaleza, ainda não descobriu o Aeroporto do titio do Aécio. Nenhuma linhazinha a respeito do assunto. E olha que a comparação tem sido feita com o Aeroporto de Aracati, que fica a menos de 150 km de Fortaleza.

    O problema é que a notícia está se deslocando de jumento.  

    Que jornalistas mais desinformados, não é?

  17. As fotos do post…

    Observem bem as fotos acima. Percebam a serenidade e esperança estampadas no semblante de DILMA e o olhar de cobiça e falsidade dos senhores  “netinhos”. É com muito orgulho que darei meu voto à essa nobre, dígna e trabalhadora mulher que muito tem feito pelo país e por todos nós, embora não divulgado pela mídia. Escondem criminosamente todos os feitos do governo. É DILMA de novo para que continuemos nosso caminho sem retrocessos. VIVA DILMA!!!!!

    1. Voto contra…

      A última vez que o povo votou por foto, elegeram Collor de Mello.

      Voto contra juros SELIC a 45% ao ano.

      Voto contra um salário mínimo de 70 dólares.

      Voto contra a Petrobrax.

      Voto contra entregar os 1,2 trilhão do patrimônio do Banco do Brasil e pelo 1 trilhão da Caixa Econômica ao “mercado”.

      Voto contra essa mentira de que o PT inventou a corrupção no Brasil.

      Voto contra… Voto contra tudo o que representa o PSDB no poder!

       

      1. O que diz o semblante…

        Olhe a foto… mas perceba o semblante.  Veja se consegue ter a percepção do que diz o olhar… Nem todos conseguem, lamento!

  18. Ambos os institutos deixam dúvidas no ar.

    Atendo-se nos números que esta pesquisa Ibope aponta, percebe-se que independente da simpatia dos dois institutos, pela candidatura Aécio, as respostas(se interpretadas ao pé da letra, indicam a reeleição da atual ocupante da Presidencia, ainda em 1º  turno, embora possam haver reviravoltas, até o dia da eleição.

    Já num hipotético 2º turno, a não ser que alguma catástrofe ocorra com a adm. Dilma, o que é improvável, não haveria a menos possibilidade matemática, do candidato tucano, reverter um quadro com tamanha dísparidade, mesmo numa pesquisa “preparada” para ouvir a resposta “esperada”.

    Com uma diferença menor, e com muito mais experiencia em eleições majoritárias, e sem tantas “coisas” contra sua vida pública e privada, como ocorre com o plaiboy mineiro/carioca, o José Serra, viu seu eleitorado migrar para a candidatura Dilma, numa “entendível” avaliação final do eleitor, de que é mais seguro dar continuidade ao que está dando relativamente certo, do que “embarcar” numa aventura. E naquela campanha, a Pres. Dilma, nem tinha a seu favor, a máquina do Estado, como agora, o que é natural, e usual com qualquer candidato que aspire a reeleição. Então…

  19. Sinceramente…

    Aécio não passa confiança. Parece um playboy irresponsável (e não é ?). Um filhinho-de-papai mimado que não tem noção do que faz (basta ver o aerporto para servir à ele…). Quem vota nele são os ricos, especialmente as patricinhas urbanas, oligarquias rurais e outros segmentos da elite. É possível que ele vá até o fim com cerca de 20%, com tendência a perder mais votos. Ele seduz, mas não convence. Esperemos que Dilma emplaque e que depois de 16 anos fora do poder eles percam o rastro e o lastro. Dilma lá!

  20. Minas, o berço da aviação no Brasil

    Bem, Minas já tinha Santos Dumont, o Pai da Aviação.

    Agora tem Aécio, o Filho da Aviação.

    Parabéns.

  21. O fato é que o brasileiro não

    O fato é que o brasileiro não conhece a diferença entre Estado Social Democrata e Estado Liberal. Quer os serviços públicos de um, mas a carga tributária do outro.

     

    Daí surge a perene insatisfação, já que impossível reunir estas demandas.

     

    O debate eleitoral deveria girar em torno desta questão, mas…..

  22. os n úmerros mostram que

    os n úmerros mostram que dilma ganha no primeiro turno, mas é bom ficar de oilho e batalhar muito porque a campanha como sempre será difícil e com ataques do consórcio tucano-midiático abaixo da cintura… de baixaria eles são especialistas…

  23. claro que nenhumaa eleição é

    claro que nenhumaa eleição é fácil…

    então continuemos na luta para eleger dilma novamente, pois é o avanço político…

    .o resto é atraso político ,,,

    mesmo porque certa oposição jamais se reuniria num centro cívico, mas sim num centro hípico!!!!

    (essa do centro hípico foi criada pelo alfredo machado, se não me engano. agradeço!)

  24. no jn de ontem a rede globo

    no jn de ontem a rede globo omitiu a pesquisa para presidente embora todos os grandes sites já tivessem dado a notícia inclsive o g1 do sistema globo.

    só deram a notícia sobre a pesquisa dos números do governo, mas o que não disseram, por exemplo, é que a soma dos número de ótimi-bom e regular dá quase 70 por cento, parece-me…o que ão nada mau pra dilma, né….

  25. Nao entendo tanto tempo gasto analisando obras de ficçao RUINS

    Pesquisas eleitorais nao passam disso: péssimas obras de ficçao. Seja quando favoráveis ou nao, há sempre a intençao de criar uma dada percepçao. Que nunca é verdadeira, mesmo quando parece favorável. 

  26. Habeas Corpus pros

    Habeas Corpus pros “ativistas”?

    Mas perá lá, para eles o Brasil não era um Estado ditatorial e de exceção?

    Ué, tem habeas corpus numa ditadura? Não sabia disso…kkkkk

    Não foram ao consulado (!!!) do Uruguai pedir guarida para criar junto com a direita mais selvagem do país o discurso de que vivemos num Estado Chavista e sem direitos?

    Foram ao consulado…vê-se que a burrice e ignorância não é privilégio da extrema direita. Até nisso a extrema esquerda é igual.

    Todos que destruiram o patrimônio público e privado, que tentaram incendiar bibliotecas, museus, órgãos públicos e teatros, sim devem responder na justiça pelos seus crimes. Todos sem exceção.

    E num Estado Democrático de Direito contarão com seus advogados constituidos, com o direito ao contraditório, com o duplo grau de jurisdição.

    Tudo o que negaram a José Dirceu e Genoino na ação penal 470.

  27. Dilma.

    Interessante o fato de Dilma manter  mais ou memons 40% dos votos, apesar dos ataques que vem sofrendo e sem se defender. O dado dos mais pobres votarem em sua imensa maioria na presidenta pode explicar isso. De toda a forma a petista pode reverter o dado mais preucupante que é a rejeição. Tá vindo aí o horário eleitoral, muitos ponderam se é suficiente, vamos vêr muita coisa está mudando outras não. Falaram no fim da polarização, parece que não vai ocorrer.

    1. Dilma no primeiro turno saiba porque!

      Essa rejeição da Dilma é uma falácia. Quen considera a Presidenta Dilma ótima, boa ou regular  não a rejeitam então refaçam seus calculos com base nesse critério.   Para não se surprenderem depois e ter que dar aquela velha desculpa que a pesquisa corresponde a intençao do eleitor  num determinado momento. A dica esta dada acredite quem quizer!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador