Juca Ferreira coordenará programa de Cultura de Dilma

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura, coordenará as propostas para Cultura no Programa de Governo da presidente Dilma para o segundo mandato. Juca já passou pelo Ministério da Cultura, onde implementou políticas públicas relevantes para o setor. Ele foi convidado pessoalmente por Dilma a participar da produção do documento.

De acordo com Juca,  a maior experiência que o Brasil já teve na construção de políticas públicas para a Cultura começou no governo Lula. “Vamos garantir que o governo da presidenta Dilma continue os avanços conquistados. Precisamos manter e ampliar as políticas públicas que garantem direitos de acesso pleno à Cultura, criar condições para o desenvolvimento da estrutura simbólica da Cultura e para o desenvolvimento econômico das atividades culturais”, declarou.

Juca avalia que a maneira de construir políticas públicas é de forma coletiva. “Vamos abrir imediatamente uma discussão coletiva. Vamos definir as propostas e construir os mecanismos da forma mais colaborativa e mais ampla possível. Foi assim que trabalhamos no Ministério da Cultura, e é assim que trabalharemos sempre”, disse ele.

Ele falou da construção do Plano Nacional de Cultura, de 2010, que resultou da participação de 200 mil pessoas, de cerca de 80% dos municípios brasileiros. “Foi uma construção conjunta, onde desenvolvemos políticas públicas relevantes, como a modernização do Direito Autoral, o avanço na política de patrocínios, o Vale Cultura e o Programa Cultura Viva, por exemplo”, lembrou Juca.

Sobre a disputa eleitoral, Juca Ferreira afirmou que o Brasil está vivendo um momento novo, com uma disputa de projetos. “O Governo Dilma tem a força da construção das políticas de redução da desigualdade, da construção de Direitos, da absoluta liberdade de expressão. A outra candidatura significa o retorno das teses neoliberais, com redução do Estado. Nesta eleição a decisão do povo é entre seguir avançando ou voltar atrás”, finalizou.

Com informações do Portal da Dilma e por sugestão de Mara L. Baraúna

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Demorou.

    Conforme escrevi várias vezes, um dos erros de Dilma foi retroceder em termos das excelentes políticas culturais iniciadas nos governos Lula. Isso contribuiu decisivamente para sua perda de espaço num dos lugares onde Marina penetrou: movimentos sociais da juventude, redes sociais e comunicação alternativa. Cultura não é algo secundário, ou alguma coisa que só tem a ver com arte: cultura é todo o vivido.

    1. Acho que voce se

      Acho que voce se enganou.

      “Movimentos sociais da juventude, redes sociais e comunicação alternativa”, tipo Fora do Eixo ou Midia Ninja, bastante estimulados por Juca e seu chefe, se tornaram na verdade focos de mobilização politica contra o governo.

      Como voce diz,”cultura não é algo secundario. Dentro de um aspecto amplo tudo é cultura,como, se vestir, andar,parar, ir a praia ou ao shoping.

      Mas a cultura sob os cuidados do MINC é algo bem mais especifico.

      As outras formas de cultura ja estão distribuidas em todos os ministerios.

      Tanto o Lula como a Dilma erraram feio no trato a cultura.

      O Lula foi escolher logo um ministro da cultura com ideias de direita.

      Adiantando, não venha me dizer que faço patrulhamento ideologico.

      Em democracia qualquer um tem o direito de optar politicamente para o lado que preferir.

      O estranho é um governo de esquerda com um ministro da cultura de direita.

      Foi o unico na historia.

      E não venha me dizer que o parceiro de toda a vida do Caetano possa ser alguem de esquerda.

      Comigo não vai colar.

  2. o juca ferreira remete

    o juca ferreira remete agilberto gil, um dos genios da cultura brasileira que se manteve firme sem desviar de sua própria história.

    e que iniciou com juca uma série de programas existentes até hoje.

     

     

  3. esqueci de parabenizar o

    esqueci de parabenizar o avatar por ter postado esse vídeo do Wagner Tiso sobre dilma lá, revivescencia do lula lá,, de 89…

    muita emoção.

    põe emoção nisso.

    é todo um momento histórico  que marcou tão profundamente toda uma geração de brasileiros.

  4. Voto e batalho com vigor pela

    Voto e batalho com vigor pela reeleição da Dilma.

    As opções seriam de consequencias catastroficas para o pais, “independencia do Banco Central”, enfraquecimento do Pre Sal, realinhamento da politica externa, arrocho salarial, “austeridade” e outras maldades.

    Mas a escolha de seus auxiliares de governo é pessima. 

    Uma das razões internas  para a Presidente estar apanhando tanto para vencer uma Marina foi a conduta ruim de sua politica cultural e de comunicação.

    Leio constantemente aqui e em outros lugares sobre o”fracasso” da comunicação do governo.

    Porem, qualquer pessoa que viveu a ditadura aprendeu que na falta da midia, quando contra,  a voz dos artistas é o que sobra.

    Esse Juca, não sei de que, so fez afastar os artistas do governo, os combatendo como pode.

    A lei de direito autoral é uma conquista fundamental da sociedade, a unica maneira de garantir a sobrevivencia dos artistas.

    Não existe outra.

    A não ser transforma-los todos em funcionarios publicos.

    Mesmo com a lei atual a exploração é algo inacreditavel.

    Ha poucos dias fui convidado para uma simples entrevista num canal de televisão.

    Perdi meu tempo, abri minha casa e depois das filmagens me foi apresentado um calhamaço de varias folhas de cessão de direito para assinar.

    Atraves do documento,que evidentemente não assinei, poderiam explorar a entrevista de todas as formas comerciais possiveis, mesmo em suportes ainda não inventados.

    Imaginem os abusos sem a existencia da lei atual.

    A politica cultural do governo foi tão ruim que pessoas mediocres, como Lobão e Roger, passaram a ter destaque e falar em nome da “cultura” e dos artistas.

    Houve um enorme apagão cultural no pais do Tom Jobim, do Glauber, do Nelson Rodrigues, do Pixinguinha.

    Os universitarios escutam “sertanejo universitario” da pior qualidade.

    So podem mesmo votar numa Marina.

    A cabeça não é incentivada a pensar, a olhar, a escutar.

    E la vem de novo esse Juca dizer do “acesso pleno do povo a Cultura”.

    So pode ser brincadeira.

    Diz ele:

    ““Vamos abrir imediatamente uma discussão coletiva. Vamos definir as propostas e construir os mecanismos da forma mais colaborativa e mais ampla possível.”

    Ele e seu chefe ficaram no governo durante oito anos “discutindo coletivamente” não sei o que e nem modificaram o fundamental, o que realmente precisaria ser alterado, a lei Rouanet.

    É o pessoal do bla bla bla, acha que esta “distribuindo” algo que na verdade esta se apagando, a cultura.

    Pelo amor de Deus, D. Dilma, um pouco de mais seriadade com algo tão serio.

    O Suassuna morreu , mas ainda temos homens tão preparados para gerir uma atividade bastante complexa, cujas soluções vão muito alem de vales cultura e pontos de cultura.

  5. Uma ótima notícia! E tenho

    Uma ótima notícia! E tenho certeza que ela também fará alterações na equipe econômica, que está precisando urgentemente de sangue novo para tocar o novo ciclo de desenvolvimento que se avizinha. É preciso mais ousadia. E ela ousará! Daí porque tenho plena confiança nela!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador