Justiça quer saber: onde está Joaquim Barbosa?

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do ConJur

Justiça não consegue encontrar Joaquim Barbosa para intimá-lo

Por Pedro Canário

Está difícil encontrar o ministro Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, aposentado desde o fim de julho. Ele é réu em uma ação por danos morais desde o dia 28 de agosto, mas até esta sexta-feira (14/11) não foi localizado pelos oficiais de Justiça que tentaram intimá-lo do processo.

O ministro tem três endereços conhecidos pela 15ª Vara Cível de Brasília, onde tramita o processo. Dois em Brasília e um no Rio de Janeiro. Um dos endereços na capital federal é o apartamento funcional, que, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, ele já deveria ter desocupado, mas ainda não o fez. Tampouco foi encontrado lá para receber a intimação.

Joaquim Barbosa também não foi encontrado no endereço que forneceu à OAB para poder se registrar como advogado, um apartamento na Asa Norte.

Ao endereço no Rio de Janeiro, um apartamento no Leblon, Zona Sul da capital, foi enviada uma carta precatória no dia 10 de setembro. O documento é usado para intimações ou oitivas à distância. E ele nunca voltou a Brasília, o que indica que não foi recebido — ou que foi ignorado.

Briga com jornalista
O processo em questão é a ação ajuizada pelo jornalista Felipe Recondo depois que o ministro, irritado com um início de pergunta, o mandou “chafurdar no lixo”. Recondo era repórter do jornal O Estado de S. Paulo na época e fazia a cobertura do Supremo Tribunal Federal.

A discussão aconteceu em março de 2013. Na ocasião, Recondo interpelou o ministro na saída de uma sessão do Conselho Nacional de Justiça, órgão que também presidia. “Presidente, como o senhor está vendo…”, tentou perguntar. “Não estou vendo nada. Me deixa em paz, rapaz! Me deixa em paz! Vá chafurdar no lixo como você sempre faz!”, interrompeu o ministro.

No processo, Recondo afirma que o episódio o marcou como “antagonista” de Joaquim Barbosa, que gozava da imagem de uma espécie de herói nacional por ter sido sorteado relator da Ação Penal 470, o processo do mensalão. O repórter alegou que depois disso ele ficou marcado comopersona non grata no Supremo e passou a ser perseguido pelo ministro.

O caso tramita normalmente desde o dia 28 de agosto, quando o processo foi distribuído à 15ª Vara Cível de Brasília. Só que o ministro Joaquim Barbosa nunca constituiu advogado ou apresentou qualquer sinal de que saiba da existência do caso, amplamente noticiado pela imprensa. Agora se sabe  que não foi encontrado para ser citado.

A reportagem da ConJur não conseguiu contato com o ex-presidente do STF. Pessoas próximas ao ministro contam que ele está no exterior e talvez por isso não tenha recebido as intimações. Não souberam dizer, no entanto, onde será o novo endereço do ex-comandante do Judiciário brasileiro, que, além dos três endereços nos quais já foi procurado pela Justiça, tem também um apartamento em Miami, nos Estados Unidos.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ué, a tática é conhecidíssima!

    O velhíssimo sistema em uso no Brasil para intimar pessoas é facilmente enrolável, como bem sabem os advogados.

    Muito me admira que Joaquim Barbosa se julgue necessitado de esquema como este, de “sumir” como estratégia para protelar uma ação contra si.

     

     

    1. (Nao aconteceu, ele

      (Nao aconteceu, ele provavelmente esta fora do pais mesmo.  Mas nao eh so no Brasil:  o desenrolar da “oposicao” em “The Client” depende da advogada receber uma intimacao, e ela fica se escondendo em mais da metade do livro.)

      1. Mais da metade do livro…

        Kkk… Dependendo da sua idade, se você ler 1 palavra por semana ou 1 por mês, ela pode não ser encontrada em vida (sua-tua vida). Seria uma brecha literária…

        Desculpe, não pude resistir.

      2. Grato, Ivan, pela dica!

        Vou ver o filme O Cliente. O elenco é bom e a sinopse me deixou curioso.

        O Cliente : Foto

        Quanto ao livro, teria vindo para a língua portuguesa?

        1. O livro eu nao sei, Antonio,

          O livro eu nao sei, Antonio, mas eh bem na veia “Stephen King antes da orgia” -so li em ingles e eh barbaro.

          No youtube ta aqui pra quem tem conta, eu ja nao tenho e nao faco log in de maneira nenhuma em lugar nenhum por causa da espiaozada:

          http://www.youtube.com/watch?v=wpiIko8pv3c

          (Nao achei nem completo nem em partes na internet, infelizmente, e procurei em varias linguas.)

  2. Joaquim Barbosa não tem

    Joaquim Barbosa não tem endereço fixo, pode estar se escondendo dos oficiais de justiça para ganhar tempo, o jornalista deve requerer a intimação ou citação dele por edital.

  3. Caro Nassif e

    Caro Nassif e demais

    Considerando o dominio do fato: Cadeia já para Gilmar Mendes e demais .

    JB é um foragido da lei. Interpol, CIA, FBI atrás desse canalha.

    Saudações

  4. Esse processo parece ser uma

    Esse processo parece ser uma bobagem. Se ouvir algo como “vai chafurdar no lixo” merecesse uma indenização, o Lula ficaria bilionário. Acho que tem coisas mais graves para enquadrar esse cidadão aí.

    Em todo caso, penso que já está na hora de mudar a sistemática de intimações. A coisa mais difícil do mundo é encontrar alguém em casa. As pessoas trabalham, jantam em restaurantes, e geralmente só voltam pra casa à noite, quando os oficiais de justiça já não estão mais trabalhando.

    Mesmo quando é fácil encontrar, a coisa não anda. Numa ação que abri num juizado de pequenas causas contra um lojista, o processo ficou quase 1 ano com o oficial de justiça. E isso aconteceu numa cidade pequena do interior, dessas onde um lojista é conhecido pelo nome na cidade inteira. Parecia piada dizer que “o réu não foi localizado”.

    Muita gente acha que a justiça é lenta por causa dos juízes. Não só. As “diligências” demoram uma eternidade. Tudo é “30 dias”. Parece um número mágico. Validar uma assinatura demora 30 dias. Uma intimação, mais 30 dias. Um laudo técnico bobo, mais 30 dias. Acaba não tendo fim…

  5. Joaquim Barbosa.

    Há um ano, quando indignada com as arbitrariedades e incongruências de tal cidadão, um grande amigo me dizia:  Muitíssimo pior é Gilmar Mendes! Dá para pensar…  

  6. …continuando… em Miami,


    …continuando… em Miami, não só porque pode (T.G.), mas também porque foi o único a levar a sério o LOBON! Como a Dilma venceu, ele foi embora do Braziu!

    eheheheh

  7. Um homem de palavra, sem valor.

    Definitivamente esse Joaquim Barbosa demonstra todo seu apreço pela justiça e pelo judiciário. E prova que conhece muito bem os procedimentos e chicanas jurídicas que disse tanto desprezar acusando o ministro Lewandowisk de tentar atrasar o AP 470. Quem com ferro fere continua com ferro ferindo. Aplaudam a honestidade de seu herói fãs de Joaquim Barbosa.

  8. Imagine um homem vaidoso,

    Imagine um homem vaidoso, metido a besta e dono da verdade, que mandou um repórter chafurdar no lixo pra não ser questionado, de repente ter que se submeter a ações de cidadão comuns. Enquanto puder, JB vai fugir dessa, que seria sua obrigação, ciente da impunidade, tão comum no nosso país.

  9. Uma

    Agente chamou um juiz de Deus e teve que pagar 5 mil de indenização.

    Agora um juiz chamou uma pessoa comum de porco, acho que a indenização deve ser de 50 mil, pois de deus para porco é uma diferença muito grande.

  10. Procurei hoje, durante meia

    Procurei hoje, durante meia hora, e posso garantir que ele (JB) não se encontra em Materlândia/MG.

    Acredito que a única solução seria citá-lo por edital. 

  11. É muito simples

    Mandem uma carta com AR (Aviso de Recebimento, assinado) para os 4 endereços do gente fina com uma intimação dentro.

    Fora, no envelope, os dizeres: “Parabéns, o sr. acaba de ganhar um outro apartamento em Miami!. Escritura dentro”.

     

  12. Simples! Basta o juiz

    Simples! Basta o juiz determinar o bloqueio do seu benefício da aposentadoria, até ele se apresentar para receber a intimação judicial.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador