Lula disse à PF que indicação de Cerveró na BR Distribuidora foi do PMDB

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Em nota oficial, o Instituto Lula critica o vazamento e afirma que os jornalistas “investigativos” não se lembraram que o ex-presidente prestou esclarecimentos às autoridades 14 dias depois da declaração de Cerveró
 
Jornal GGN – Em resposta às informações do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, que voltaram a ser alvo de destaque na grande imprensa, o Instituto Lula afirmou que, ao contrário do que divulgam, “Cerveró foi nomeado diretor da Petrobrás e da BR Distribuidora por indicação de partido da base aliada”. “Lula não tem e não teve relação pessoal com o delator, muito menos o sentimento de ‘gratidão’ subjetivamente atribuído a ele”, disse, em nota oficial. Em esclarecimento à Polícia Federal, em dezembro de 2015, o ex-presidente disse que acredita que “a indicação de Nestor Cerveró para o cargo de Diretor Financeiro da BR Distribuidora foi uma solicitação do PMDB”.
 
O Instituto ainda aponta que as declarações de Lula, sob sigilo judicial, “foram vazadas para a TV Globo menos de 48 horas depois” e que, datada de 7 de dezembro, as informações só foram vazadas agora de forma ilegal. A justificativa encontrada pelo Instituto é que o vazamento foi tardio para se distanciar dos esclarecimentos já oferecidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à Polícia Federal, no dia 16 de dezembro do último ano.
 
“A divulgação tardia de ilações já esclarecidas tumultua ainda mais um noticiário parcial e distorcido”, critica a entidade.
 
Diante do que caracteriza como “exército de jornalistas ‘investigativos'”, a entidade decidiu “abrir uma exceção” e divulgar um trecho do depoimento de Lula à PF. Na transcrição dos investigadores, o ex-presidente disse que “não tratou diretamente a respeito da substituição de Nestor Cerveró por Jorge Zelada na Diretoria Internacional da Petrobras”, que também “não tratou com Bumlai sobre a possível permanência de Nestor Cerveró na Diretoria” e nem para “assumir o cargo de Diretor Financeiro da BR Distribuidora”:
 
 
À PF, Lula admitiu que fez duas indicações pessoais na Petrobras, mas que não se trata de Cerveró. O ex-presidente disse ter responsabilidade na nomeação de José Eduardo Dutra e José Sérgio Gabrielli como presidentes da estatal. “Os demais diretores da estatal e de empresas controladas foram indicados por partidos, como aliás ocorreu e ocorre em outros governos no Brasil e em outras democracias ao redor do mundo”, afirmou o Instituto Lula.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Do “Envagetador-Geral” ao

      Do “Envagetador-Geral” ao Janot, que credibilidade se pode atribuir às “palavras do PGR”? Aliás, o título mais adequado ao post seria: “As ilações do PGR”.

    2. Palhaçada!!

      Na hora que o Patrão do Janot tiver um inquérito aberto contra ele, AÉCIO, o PGR poderá argumentar alguma coisa, sem mais…afinal já são TRÊS Delações e NADA…

    3. A opinião do PGR não é

      A opinião do PGR não é ,necessariamente a verdade ,e,muito menos, é a sentenca do juiz.Gosta de Zoroastro ?(como diriam seus amigos coxitas)Vá morar no Iran !Gosta de NIetzsche ?Então vai morrer na merda!

  1. Lula de nada sabia, Dutra não
    Lula de nada sabia, Dutra não sabia de nada, Gabrielli nunca teve conhecimento de nada, Dilma não é culpada de nada e e Graça Foster nada…Mas a Petrobrás, dizem, é nossa! Nos dá uma gasolina cara e de péssima qualidade.

    1. Conversinha
      Comentário imbecil!
      O senhor não sabe nada sobre Petrobras ou gasolina… Informe-se melhor antes de apresentar sua diarréia mental, embora eu desconfie que seu comentário babaca é proposital…

  2. Mais do Mesmo

    A matéria da Folha sobre o ‘loteamento’ da BR Distribuidora a Collor, em troca de apoio político remete a uma prática comum entre todos os partidos e governos.

    Engraçado que ‘loteamento’ ou ‘porteira fechada’, como costuma dizer a oposição, seja de qualquer governo, é reiteradamente praticada por todos. Em São Paulo, o exemplo mais claro deste tipo de ‘ajuste’ é o ocorrido entre o PSDB e PTB, em relação a Secretaria de Justiça (matéria da própria Folha, mas com menor alarido, óbvio – http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/08/1672596-secretaria-da-justica-de-sp-e-loteada-pelo-ptb.shtml).

    Então, ficar discutindo o óbio não avança o debate.

    Se queremos acabar com governos de coalisão, temos que exigir isso de nossos deputados.

    O resto é aguardar a próxima notícia de identico objeto, mas com atores diferentes.

  3. Mesmo com todos esses

    Mesmo com todos esses vazamentos ilegais e PT dorme e não entra na justiça procurando reparação.

    Acho que merece tudo isso. Quem dorme não merece reparação.

  4. E quando o FHC vai ser

    E quando o FHC vai ser chamado a depor sobre o que também delatou o Cerveró? Os tais 100 milhões que inclusive envolve um amigo dele, o Menem.

    O FHC é intocável no pig e também na PF “republicana”? Falando nisso, nunca vi par tão perfeito, o “republicanismo” do governo com o “engavamentismo” dos tucanos

  5. Aprenda

    Eh, a presidente Dilma, democrata, oficializou a escolha de Janot para a PGR. Fosse um presidente de outro partido, qualquer outro, Janot teria ficado com a faca nas mãos, pois o queijo seria de quem eles considerassem de “confiança”. Eh assim que age, todo santo dia, o PSDB em qualquer estado que governe.

  6. devagar com o andor …
    Diz o bonitão dos olhos verdes:

    “Te perdoo por ligares / Pra todos os lugares / De onde eu vim … / Por ergueres a mão / Por bateres em mim / Por quereres me ver / Aprendendo a mentir /Te perdoo porque choras / Quando eu choro de rir / Te perdoo / Por te trair..”

    Mas isso vale para aquele momento mágico nos lençóis, poltronas e celulares …

    Devagar com o andor que o PT não revidar/questionar na JUSTIÇA ou na IMPRENSA  não é carta branca para PGR, MPF, PSDB, Moro, e seus “miquinhos (ops!), delatores amestrados” ou quem quer que seja descumprirem a lei ou o estado de direito. E nem transfere culpa ou responsabilidade pelos erros alheios ao partido, ao Lula ou Dilma. Quem está infringindo a lei é que responde, não a vítima…

    A vida nacional é bem mais do que cantou o Chico naqueles momentos “sublimes”. Mesmo que de vez em quando a gente esqueça e se lambuze…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador