Mais uma vez a bola está com Dilma

Graças exclusivamente ao amadurecimento institucional, o país começa a voltar para a normalidade política.

Digo exclusivamente porque esta volta à normalidade ocorre apesar da apatia da presidente Dilma Rousseff, que até agora se mostrou incapaz de articular um programa mínimo de governo.

Tem a seu favor o fato de que oposição (com Gilmar Mendes) e imprensa não lhe deram um minuto de folga desde o segundo turno.

***

Agora, ocorre uma confluência de fatores estabilizadores.

Do lado da oposição, a desmoralização do golpismo de fancaria do PSDB de Aécio Neves, Carlos Sampaio e Aloisio Nunes.

Nesse período todo, contando com a retaguarda total da mídia, não logrou desenvolver uma proposta sequer. A inabilidade política foi tal que, ao propor a anulação completa das eleições, Aécio Neves conseguiu jogar fora a única âncora para o impeachment: a parceria com o PMDB.

Conseguiu descontentar os aliados, queimou-se com a opinião pública e com o empresariado e ainda teve que assistir o enterro do aliado Eduardo Cunha.

Essa sucessão de erros políticos é surpreendente em alguém que parecia ter vindo da melhor escola política mineira.

A exposição ao sol desmanchou a imagem de Aécio e levou junto a do PSDB.

É possível que, nos próximos meses, o empresariado paulista e o mercado financeiro passem a apostar na Rede Sustentabilidade, de Marina Silva.

***

O segundo fator de estabilização é a Lei de Direito de Resposta aprovada pelo Congresso e sancionada por Dilma. Ela deverá conter os exageros de uma imprensa que parece ter perdido totalmente o rumo em sua aposta inconsequente no pior.

***

A terceira frente foi essa tentativa canhestra de emplacar o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles na Fazenda.

Pode haver discordâncias em relação ao estilo de Joaquim Levy. Pode cometer erros de diagnóstico, mas é um funcionário público responsável que jamais jogaria o país em aventuras.

Além de seu desconhecimento de economia, Meirelles é do tipo que cede o que for necessário para sustentar uma imagem vazia.

Ao sair de cena, dfevolve um pouco de tranquilidade ao cenário econômico.

***

Com as três frentes relativamente apaziguadas, abre-se espaço para o desafio maior: Dilma começar a governar.

Nos últimos dias, assessores presidenciais anunciaram a disposição do governo de ouvir sugestões visando reativar a economia. Dá a impressão que Dilma abrirá concurso para selecionar as melhores sugestões e dar um prêmio para os autores.

Se se indagar de qualquer analista se acredita que a proposta é para valer, a resposta será negativa. Dilma não conseguiu romper a imagem de isolamento que construiu.

***

Se quiser participação, basta recorre aos instrumentos de que dispõe.

Centro relevante de discussão da sociedade civil, o CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social) perdeu totalmente relevância no governo Dilma. Agora, com Jacques Wagner na Casa Civil, poderá voltar a ter importância.

Ao mesmo tempo, o governo tem no IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e no CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) dois think tank com bom repertório de diagnósticos e visões de futuro.

***

Há um enorme elenco de estudos, desde as reformas institucionais defendidas por instituições ligadas ao mercado, simplificações tributárias estudadas por Associações Comerciais, políticas industriais e instrumentos de capitalização estudados pela Universidade e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Falta apenas a presidente dar-se conta disso e sair a campo para ouvir, ouvir, ouvir. E, depois, ouvir mais até assimilar os conceitos e, sendo uma pessoa reconhecidamente inteligente, conseguir definir seu segundo governo.

***

A presidente tem resistido bravamente a propostas que, no fundo, buscam desmontar o estado de bem-estar social construído desde a Constituição de 1988.

Falta sair da atitude defensiva e apresentar propostas de governo.

Luis Nassif

115 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, esse é o seu pensar para este momento

    que, muitos de nós, desejamos.

    Seria muito bom se o País voltasse à normalidade.

    Porém, entendo que o “PIG” não desistirá!

    Ainda tem muito tempo pela frente.

    Os “estragos” de imagens/honras de pessoas e de um partido (PT) não mais poderão ser recuperados.

  2. É preciso não por o carro na frente dos bois

    O Nassif escreveu :

    ” Dá a impressão que Dilma abrirá concurso para selecionar as melhores sugestões e dar um prêmio para os autores”

    Eu diria que antes de selecionar sugestões e distribuir prêmios, deveria seguir o meu conselho (de gratis…) e criar no governo, com método, uma ferramenta que possa coordenar de forma harmônica, equilibrada e com qualidade todas as propostas, que não devem privilegiar nenhuma área específica, mas também não podem abandonar nenhuma assunto sem providência.

    Uma ferramenta que tenha esta possibilidade é uma usada já desde tempos imemoriais que por processos, dedutivos, indutivos e de abdução abarca toda a realidade e dá um tratamento eficiênte a todos os assuntos, inclusive levando em consideração os estados de mudança, como na física onde a água passa para gelo e para vapor.

    Dilma, acorda!

  3. O povo deu uma estrelinha

    O povo deu uma estrelinha para o post do Nassif e nem fez questão de vir nos comentários falar o porquê.

     

    A Dilma realmente tá de alegre no governo. Ninguém sabe o que ela tá fazendo lá… Incrível como o governo tá parado nos últimos tempos (ok, tem a cota da oposição que fez de tudo para botar fogo no país, mas mesmo assim)…

     

    Não consigo imaginar o Lula fazendo metade das trapalhadas que a Dilma faz…

     

    Só consigo pensar que pior que o governo da Dilma até agora, só um eventual governo Aécio. Péssimo prêmio de consolação esse…

    1. Um post e uma estrelinha

      O post foi publicado por volta de meia-noite. Seu comentário foi publicado depois de uma hora.

      Quem deu uma estrelinha para o post e quem deu três estrelinhas pra você?

  4. AÇÕES DO GOVERNO

    FORA  A  INAUGURAÇÃO  DA  TRANSPOSIÇÃO  do  SÃO  FRANCISCO  , A  APROVAÇÃO  do  AJUSTE  FISCAL (de

    qualquer  proposta ) e  da  CPMF  até  o  final  dos  trabalhos  do  CONGRESSO , então  aí  é  só  colocar  a  PETROBRAS

    para  funcionar  e  as  Empreiteras  que  o  BRASIL  VOLTA  A  CRESCER …      

                                                                  OCG

     

     

  5. o direito de resposta me

    o direito de resposta me parece um instrumento essencial nesse momento…

    espero que o conluio midiático e os do time do

    quantio pior, melhor, aliados a uma parte do judiciário,

    não diminuam a sua importancia.

  6. Me lembro bem da SEMANA QUE

    Me lembro bem da SEMANA QUE AFASTOU O RISCO DO IMPEACHMENT.

    Pergunto pro Nassif. A CRISE ECONÔMICA ACABOU OU ESTÁ PIOR DO QUE NUNCA?

    Essa aparente calma é a MELHORA DA MORTE.

    Hoje o consenso de que o impechment é a solução já chegou nos agentes econômicos que eram os últimos a resistir.

    Até o Financial Time já coloca o impeachment como a melhor solução pro Brasil.

    Só falta um único evento para desencadear uma sequência de acontecimentos que leva à queda da Dilma.

    Do lado do Michel Temer ele aparentemente já concluiu as suas negociações.

    O povo já aprova o impeachment.

    Os agentes econômicos já aprovam o impechment.

    Só falta o processo se iniciar e o PMDB cravar a faca nas costas da Dilma.

    1. Um olho no orifício e o outro no supositório

      Rapaz, desacredite dos métodos das agencias de risco, desligue da caixola o vendido financial times, a globo e afins, pare de ler e ouvir a olavo de carvalho, pare com a folha, o estadao, a veja e seus colonas,  descartar a isto é e o valor economico; nao assista ao estuprado roda viva e pare de fumar orégano que aí, sim, o Brasil melhora. 

      Sabichoes travestidos de “Economistas” ou “analistas” financeiros como mírian leitao, arminínio fraga, lara rezende, henrique meirelles e seus papagaios representam a oferta de propostas de supositórios nada cônicos ou cilindricos, mas quadrados, que estao aí fora da jaula produzindo engodos, para tentar emplacar “receitas” para alargar a nossa tuba, mais conhecida como tarraqueta, com suas fórmulas matemáticas de mercado. Querem-nos prostituídos e o país possuído.  Nós brasileiros temos é que redobrar a atençao é com nossos orifícios porque desde as eleiçoes estao a tentar estuprá-los diariamente. Procure informaçoes isentas e honestas e verá que o Brasil nao é um país qualquer. “Estou me referindo basicamente ao fato de que o Brasil é o segundo maior exportador líquido de alimentos do mundo, e tem condições de se tornar o primeiro dentro de uma década. O Brasil tem uma situação energética e de recursos naturais e minerais bastante privilegiada, está numa situação de bônus demográfico e, apesar de toda a polêmica e toda a crise política, a situação econômica e fiscal do Brasil é bastante razoável e melhor do que a da maioria dos países da OCDE.”Leia o artigo abaixo e reflita.

      Leia mais: http://br.sputniknews.com/opiniao/20151113/2750099/bill-clinton-tem-razao-em-seu-otimismo-com-brasil.html#ixzz3rkIAr9RS

      Quando antes a oposiçao e os seus “financiadores” aceitarem que a ex-guerrilheira fica, mais rápido ela consiguira folga para governar o país. Chega de gritaria. Queremos tocar a vida e temos direito à isso.

       

      1. Sabe o Brasil é um gigante

        Sabe o Brasil é um gigante adormecido.

        Como na propaganda do Johnny Walker, o gigante acordou, foi dar uma mijadinha, e voltou a dormir.

         

      2. Se a situação fiscal do

        Se a situação fiscal do Brasil é ‘bastante razoável’, então porque o governo Dilma está fazendo a politica de arrocho (ajuste) fiscal??? Se é verdade a situação razoável, o ajuste fiscal deve ter outros objetivos que não a ‘saúde’ das finanças públicas; que tal privatizações, transferencia de dinheiro público para a grande finança?

    2. o povo aprova???

      engraçado, eu juro que faço parte do povo……….

      será que aprovaram o impitim sem me consultar???

      menos, cara pálida, menos………….

  7. Liberar o compulsório bancário de forma direcionada

    A liberação direcionada do compulsório bancário para financiar bens duráveis, principalmente veículos poderia provocar um rápido aumento da atividade econômica, além de um aumento substancial na arrecadação de impostos e taxas(IPI, IOF, PIS/Cofins, ICMS, IPVA e  ISS).

    Há espaço para um aumento de um milhão de veículos anuais nas vendas de automóveis, que possibilitaria um aumento da arrecadação de mais de R$ 18 bilhões em impostos e taxas nos próximos anos).

    Além disso haverá um aumento  das horas trabalhadas e do emprego com carteira assinada, gerando aumento de renda e na arrecadação de impostos sobre a folha de pagto, criando um ciclo virtuoso.

    A liberação do compulsório permitiria uma queda significativa no custo de captação das instituições financeiras.

    Além da redução do compulsório, é possível diminuir temporariamente as exigências de capital das instituições financeiras, e acionar operações de redesconto do Banco Central.

     

    1. Eu li direito

      “Financiar bens duráveis, principalmente veículos”. Tua cidade comporta mais? Não bastasse décadas de benesses às montadoras e ausência de transporte público de qualidade e você me vem com essa? Sinto muito. Você está errado.

  8. Lendo a chamada, na hora

    Lendo a chamada, na hora lembrei-me da sina de alguns times de futebol (não vou nomear pra não entrar em discussões clubísitcas ) que passam pela seguinte situação = uma classificação para  a final estava praticamente impossível; mas aí acontece um série de resultados favoráveis e improvaveis e aí o time entra na última rodada só dependendo de um empate contra um time já rebaixado. OU seja, só depende dele mesmo. E aí é que está o grande perigo (rs).  Olha, o governo Dilma é horrível, mas, reconheço, a oposição consegue ser pior. Isso não é pouca coisa (rs). 

  9. Não tão assim!

    A rigor, o que tem acontecido é uma superposição de fatos que tem conseguido tirar o “fora Dilma” das manchetes, gerando uma sensação momentânea de tranquilidade. Além da incompetência dos tucanos, temos aqui o fato de que Cunha começou a ocupar o papel de malvado no filme, libertando um pouco a imagem de Dilma. Guardando as proporções e o respeito à gravidade dos fatos, é como o atentado em Paris dando algum sossego midiático aos problemas da Samarco.

    A Lei do direito de resposta eu não acho seja um tipo de ferramenta que a Dilma utilizaria. Em relação ao episódio Meirelles, Dilma sempre foi muito clara no seu apoio ao Levy. Então, não temos aqui um quadro tão específico como levantado por Nassif.

    O caminho rumo ao crescimento e estabilidade terá ainda que navegar pelas águas da Lava Jato, mantendo a serenidade e a isenção do Governo. Na parte do ajuste fiscal, concordo com o colega Olney Cardoso que postou aqui, no sentido de focar na aprovação da CPMF (eu agregaria a repatriação do dinheiro do exterior). No lado político, a transposição do São Francisco será emblemática e uma significativa carta de triunfo para 2018.

    Dilma está fazendo a sua parte, mesmo quando parece que não faz, pois, em determinados momentos, é melhor avançar em silencio rumo a fatos chave que, mais adiante, poderão virar o jogo.

    1. Norte , Rumo e Estrela

      Alexis escreveu:

      “Dilma está fazendo a sua parte, mesmo quando parece que não faz, pois, em determinados momentos, é melhor avançar em silencio rumo a fatos chave que, mais adiante, poderão virar o jogo.”

      Duvido.

      Seu governo não está armado com os instrumentos mínimos e necessários para que possa coordenar políticas públicas eficiêntes nas oito direções.

      Assim, toda e qualquer parte em que faz alguma coisa, soa dissonante e controvertida, pois falta a legitimidade para este fazer, legitimidade que vêm da confiança na certeza de que nada de importante está sendo deixado de lado e que todas as iniciativas são parte de um conjunto maior que trará uma sinergia para a governabilidade que nunca existiu no Brasil, mas que existe nos atos dos que exploram o Brasil sem dó, nem piedade, levando seu povo para a ignorância e a pobreza.

      É um fazer diferente, que produz resultados sistêmicos de outra qualidade, com integração das partes do governo e escolhas oportunas e consensuais.

      Inaugurar uma transposição, diminuir compulsório e outras ações pontuais, justificadas com gráficos econômicos requentados não resolveu, não resolve e não resolverá os problemas do Brasil, nem hoje e nem NUNCA.

      Acorda, Dilma!

  10. Até quando

    Armínio Fraga, o mais entrevistado economista do planeta, continuará querendo voltar ao governo? Para a Folha diz que o impeachment ajudaria na crise. Aquela cara de ratinho branco com sapatinhos de jogar golf nunca me enganou. 

    1. O Armínio está devendo

      Só produz análises de segunda, desvinculadas do todo com gráficos requentados, que todos estão carecas (pelo menos aqui no blog) de conhecer.

      Este cara é ponei de um truque só.

      Carta fora do baralho.

      1. Palavras dele:

        “Ora, a recessão acabou em 2009”.  (Palavras dele numa entrevista conjunta com o Mantega).

        Se isso fosse certo, então, porque agora ele fala novamente em problemas econômicos? 

        E  as “bombas” que ele deixou ao sair do governo ? Não merece crédito algum quem deixa tanta porcaria no governo.

  11. Economistas já dão de barato

    Economistas já dão de barato recessão no próximo ano e não será pequena não.

    A manutenção do mandato para a Dilma já ficou cara demais para o Basil pagar.

    Um governo não se mantem no poder só porque o sistema bancário e os políticos estão lucrando como nuncaantesnahistoriadestepaiz.

     

  12. Duas coisas

    Dilma poderia ter entrado para a história com APENAS duas coisas

    Não tivesse interrompido a trajetória de queda da SELIC que estava quase chegando a níveis civilizados (7,1%)

    Fizesse uma simplificação tributária de verdade, que acabasse com todos os impostos e contribuições em os tornasse no máximo 5 fáceis de aplicar e de acompanhar. Junto tudo num só bolo, redividisse com estados e municípios – todos sabemos que as contribuições foram criadas apenas para burlar a divisão das receitas definida na CF88.

    Mas ela não fez enquanto surfava em popularidade, agora acho improvável que chegue a pelo menos tentar.

    1. Juros pornográficos

      Aqui, nos juros pornográficos, realmente uma diminuição na taxa faria diferença, mas isto porque ele age sobre o dinheiro,

      Sem um acordo, com sustentação e credibilidade de todas as forças vivas da nação, já vimos que isto não acontece.

      A estratégia para isto funcionar é dar Rumo, Norte e Estrela para o Brasil, na minha humilde opinião é claro.

  13. Vamos então aos mercados…

    Se a criatura, e seu grupo político, apenas defende a constituição, qual crítica merece? O jogo é bruto!

    “A presidente tem resistido bravamente a propostas que, no fundo, buscam desmontar o estado de bem-estar social construído desde a Constituição de 1988.”

  14. Dilma, faça alguma coisa pelo nosso amor

    Dilma, eu me sinto no direito de fazer gracejos respeitosos com você, pois eu desconheço um brasileiro comum que tenha lutado tanto  pela sua reeleição quanto eu. Só  para você ter uma ideia do meu desgaste, durante a campanha passada eu cheguei a levar socos, em um barzinho, por defender a sua honestidade. Briguei com um velho amigo meu, leitor da revista Veja, numa igreja católica, durante a cerimônia de casamento da minha única filha, por ele ter lhe chamado de ladra. Coloco o meu corpo inteiro no fogo pela sua honestidade, mas ser honesta nesse país de tantos calhordas não é suficiente.

    Tenho um grande respeito pela sua capacidade de identificar e tocar os grandes projetos de infraestrutura que o Brasil precisa, no setor portuário, aeroportuário, energético, hídrico,viário, de mobilidade urbana, etc.,  mas concordo inteiramente com o Nassif: você se isolou de uma maneira perigosa. E já está passando da hora de se juntar a pessoas talentosas para governar este país, já está passando da hora de fazer política. 

    Vou continuar lutando pelo seu mandato, mas por favor, ajude a me manter aguerrido, acreditando que neste momento  as coisas não estão muito boas na economia e na política, mas que com qualquer um de seus adversários estariam piores. Vou continuar apostando no sucesso do seu segundo mandato, pois eu continuo apostando no sucesso do Brasil. Mas eu lhe peço uma coisa: leia com atenção esta matéria do Nassif.

     

     

     

     

  15. Nassif, não percebo bem onde

    Nassif, não percebo bem onde queres chegar.

    Acho que a proposição está totalmente invertida. O golpe provem das instituições, notadamente de duas que se apropriaram da mitologia da imparcialidade: imprensa e sistema judicial.

    Ele não foi consumado pelo baixo nível dos seus condutores e pela confusão generalizada que os moralizantes criaram. 

     

  16. Bom diagnóstico.
    Receita.

    Bom diagnóstico.

    Receita. Dilma deve voltar-se aos seus. Governo tem lado. Mais desenvolvimentismo, progressismo e enfrentamento ao capital financeiro. 

    Concordo com os comentários de Bruno Cabral acima.

  17. Até a próxima trapalhada…

    Já que estou lascado e sem nenhuma esperança, vou aguardar a próxima mancada de Dilma, nossa ilustre presidANTA.
    Não deve demorar. No máximo em 01 semana vem pérola por aí. Tenho convicção disso.

    Num mundo corporativo o funcionário incompetente é demitido, mesmo sem justa causa. Paga-se os seus direitos e é feita a dispensa.
    Para um governante, precisamos aguardar as próximas eleições em nome da democracia e estabilidade política, mesmo que implique ao País retrocessos  de 30 anos em 10 meses.
    Não seria o momento de reavaliar este critério?
    Com desemprego subindo em velocidade quase supersônica, mês a mês não é um bom indício que tem algo estranho, pra não dizer errado, explicitamente.
    Sem falar nos juros estratosféricos da dívida pública e os lucros recordes dos bancos.
    Definitivamente Dilma está a serviço do sistema financeiro.
    E ai de quem discordar das opiniões dessa senhora.  Ela desqualifica o sujeito, se faz de vítima, se diz honrada e todo blá blá blá conhecido e verborrágico. Somos PT (Para Trás).

    1. anta

      Renato Miranda, será que voce consegue escrever o comentário, sem chamar nossa presidente de Anta???

      respeito é sempre bom………….

    2. Machista e sem noção!

      Machista e sem noção é o que você é! A Dilma cometeu erros sim! Já que errar é humano! Boa parte dos problemas que ela enfrenta agora foi por não ter escolhido um Ministro da Justiça para assumir, que impedisse as ações desse tucano juiz Moro, seus delegados aecistas e como diz o PHA seus procuradores fanfarrões, que o que mais gostam é de holofotes. É essa anti-nacionalista, flagrantemente  entreguista operação lava jato que está colocando o Brasil de joelhos, mesmo que a Dilma tenha muitas grandes obras construídas pela sua competência durante seu primeiro mandato.Só você não percebeu que a falsa crise política e econômica foram criadas com o auxílio das oligarquias nacionais e gdes grupos internacionais que paralisam delberadamente a economia. É inadmissível que uma equipe formada por delegados e procuradores tucanos e anti-petistas estivessem no comando dessa operação claramente parcial.  A equipe dalava jato já está até aventando devolver Pasadena aos norte americanos, quando a Petrobrás a comprou e pagou caro por ela. Tanto que a empresa só agora está  gerando lucros. Além disso, vieram procuradores norte-americanos na Vara do Moro para obter informações sigilosas da Petrobrás para que os especuladores de lá possam ingressar com ação contra a empresa. E fica tudo por isso mesmo?! Essa operação não representa o Brasil. Aonde se encontra o nossa  ADIN? Em qualquer país, principalmente os EUA que se aproveitam do complexo de vira-latas dos brasileiros, já teriam dado um basta a essa operação que só tem ocasionado prejuízos e não teriam mantido  esse juiz e equipe à frente dessa gde responsabilidade. Já teriam sid considerados traidores da nação. Você e outros cochinhas vem com a maior cara-de-pau dizerem que a Dilma deve ser apeada do poder por incompetência? O que poderíamos dizer da Samarco Vale do Rio Doce, que valia à época de FHC mais de R$98 bilhões e foi doada pelos tucanos pelo valor módico de R$3 bilhões e ainda financiado pelo BNDES? Isso é competência?! Não me lembro do FHC ter sido cassado e no mínimo receber prisão perpétua pelos seus muitos crimes de prejuízos irrecuperáveis ao Brasil,. Temos como resultado de suas ações nefastas, o tenebroso crime ambiental cometido pela Vale privatizada que está ocasionando prejuízos incalculáveis ao meio ambiente e às pessoas. Se a Vale ainde fosse estatal com certeza não teria ocorrido isso, pois temos profissionais altamente qualificados e preocupados com a qualidade e segurança no Brasil. Conheço o belo trabalho desenvolvido pela Petrobrás.

  18. A bola está com dilma

    Mas em time que só tem pernas de pau, isso é pouco relevante, time de pernas de pau, só sabe dar chutão, assim preparemos as canelas.  

  19. “É possível que, nos próximos

    “É possível que, nos próximos meses, o empresariado paulista e o mercado financeiro passem a apostar na Rede Sustentabilidade, de Marina Silva.”

    Tenho minhas dúvidas.

    Veremos até quando a Marina suporta o apelo “meigo” do Malafaia e do mundo evangélico.

    Outra, a Marina tem que melhorar o discurso, pois, fala, fala, usa frases de efeito, mas no fundo não diz nada. Sustentabilidade, “perdendo ganhado”, bagres e afins, é muito pouco para quem quer governar o Brasil

    A Marina é tão fraca quanto o Aécio.


  20. A exposição ao sol

    A exposição ao sol desmanchou a imagem de Aécio e levou junto a do PSDB.

    É possível que, nos próximos meses, o empresariado paulista e o mercado financeiro passem a apostar na Rede Sustentabilidade, de Marina Silva.”

    Difícil é saber qual dos dois(Aécio e Marina) é o pior pois os dois são incompetentes e, além do mais, grandes burros.

    Já pensaram se o Aócio tivesse vencido as eleições? O Arminio Fraga deu uma noção de onde estaríamos estes dias. Para se ter uma idéia, considerou o ajuste do levyatã modesto. Se foi modesto e nos lançõu à merda, imaginem o mais profundo que seria promovido por ele?

    E o gianetti já deu graças pela Marina ter perdido as eleições, uma clara demonstração de que não tinham nem idéia do que fariam depois de eleitos, mas que com cerrteza, seria uma porcaria também.

    Podem falar mal à vontade, mas acredito que no Brasil há somente um partido que é o PT. O resto é uma cambada de incompetentes orientados pela pior espécie de gente que há no mundo: os economistas de banco.

  21. LEVY VS MEIRELLES. A LAMBANÇA DE LULA E DILMA

    A deputada federal foi ao Instituto Lula e disse:

    – Presidente, a última coisa que pode acontecer nesse ambiente golpista é o senhor e a Presidenta darem a impressão de que não estão juntos. Divirjam, mas sem que ninguém saiba, disse naquele sereno sotaque nordestino.

    E o que disse o Lula?

    Ela, sempre discreta, preferiu não revelar.

    A Presidenta disse na Turquia que o Lula quer o Meirelles, mas ela quer o Levy.

    Um desastre ferroviário, diria o Mino Carta.

    A primeira composição a se desgovernar foi a do Lula, que não tem nada que querer governar a Dilma.

    A outra composição desgovernada, nesse lamentável desastre, foi a Presidenta revelar que o Lula quer mandar, que Lula quer nomear Ministro, é que prefere o Meirelles ao Levy.

    Mas, aí, pondera a serena deputada, imagine o quanto o Lula a atormenta, para que ela chegue ao ponto de desabafar assim, em público.

    Imagine!

    E, aqui entre nós, pondera o cearense que acompanhava nosso diálogo:

    – O Meirelles é muito pior que o Levy. O Levy, pelo menos, não foi presidente mundial do Bank Boston!

    Ou, como diz o Mino, sobre essa troca inútil: é trocar seis por três.

    Três é o Meirelles.

    Seria melhor se o Lula se concentrasse em se defender e aos filhos da sanha morinha.

    E botar lenha na fogueira do PT que, enfim, fez um documento sério, responsável, que calou o Moro e o Gilmar!

    E deixa a mulher trabalhar.

    Em tempo: se ela prefere o zé da Justiça, o que fazer? Tem que esperar por 2018, para mandá-lo… tocar piano.

    Paulo Henrique Amorim

  22. “sair a campo para ouvir,

    “sair a campo para ouvir, ouvir, ouvir” – Pode esperar sentado.

    “sendo uma pessoa reconhecidamente inteligente” –  Isso reconhecidamente ela não é, aliás está muito longe disso.

    “A presidente tem resistido bravamente a propostas que, no fundo, buscam desmontar o estado de bem-estar social” – E o corte até no Bolsa Família foi o que?

    O texto começa muito bem mostrando a indigência mental da oposição, mas termina mais uma vez com o Nassif creditando em papai noel….

     

  23. Por onde anda a Marina?

    É mais facil o empresariado apostar no Lula do que na Marina. Essa moça é  de uma covardia comovente. Não se ouve dela uma unica palavra. Sua estrategia é ficar calada pra não dizer besteira? Ou ninguem se importa com o que ela pensa, nem mesmo o empresariado? Sobre as comunidades afatadas no derramamento de lama toxica, ela e o partido chamado de Rede parecem paralisados, mudos, catatônicos.  Nenhuma sugestão, nenhum palpite, nada. Parece um esquilinho assustado, que de vez em quando sai da toca e depois  rapidamente se recolhe.

  24. A bola nunca deixou de estar com Dilma

    ou Em defesa de Dilma, da Liberdade e da Democracia.

     

    Peço licença para discordar de alguns pontos, prezado Nassif:

    Não creio que as instituições tivessem amadurecido se o Executivo tivesse assumido a mesma postura que vinha assumindo desde sempre, ou seja, carregando-as no colo e, como contrapartida natural, aparelhando-as. Esse amadurecimento das instituições, por ser fundamento da Democracia, é nitidamente a base do programa de governo de Dilma. O que, para alguns, parece apatia, a outros parece dar liberdade para que fique nítido o próprio caráter. Qual interpretação está correta? Difícil responder. Mas o fato é que as instituições estão realmente mais maduras agora…

    Seguindo a “pista” da hipótese levantada acima – não é apatia e sim respeito à liberdade – quanto mais o governo Dilma tivesse interferido para reprimir a oposição, mais ela teria crescido e se fortalecido. Deixá-la “solta” foi dar corda para que ela se enforcasse sozinha.

    Agora Marina Silva parece, usando expressão de Gonçalves Dias em I-Juca Pirama, “inconstante e falaz”, pelas concessões que faz ao próprio programa em troca da ascenção ao poder institucional. Instabilidade é o que a iniciativa privada menos quer, já que essa iniciativa já está naturalmente relacionada a risco. Talvez apoiasse com a perspectiva de conseguir manipulá-la, explorar fissuras pessoais de falsa modéstia (“Orgulho-me por ser tão humilde.”), como fez – com sucesso – com FHC. Mas considere-se ainda tanto a proximidade de Marina com setores prá lá de conservadores – a bancada da bíblia – quanto que as possibilidades de interferência na coisa pública pelos interesses privados é cada vez menor – por exemplo, pela impossibilidade de financiar campanha eleitoral ou pela chamada à participação pública em decisões de estado nas três instâncias, federal, estadual e municipal – e… fico em dúvida se o empresariado paulista e o mercado financeiro realmente apoiariam Marina Silva e/ou se eventual apoio significasse alguma coisa. Afinal quem vota é pessoa física. Que agora está mais protegida contra barbaridades da iniciativa privada que se dá ao mister de produzir imprensa, pela Lei de Direito de Resposta.

    Finalmente e ainda considerando que o que apenas parece apatia a quem, como nós, tem a cultura autocrática do colonialismo coronelista no DNA pátrio, pode ser mesmo é respeito às responsabilidades e atribuições das instituições, a questão dos rumos da Economia tem sido tratada por Dilma e seu governo de forma bem receptiva. A ponto de termos um Ministro da Fazenda oriundo da iniciativa privada. Lembremo-nos de que o governo foi muito criticado por ter chamado Levy para a pasta. Ou seja, se Dilma cede aos apelos da iniciativa privada, taxam-na como “apática”; se não cede, como “autocrática”. Talvez o que Dilma seja mesmo é democrática. A conferir…

  25. Correlação de Forças

    Caro Nassif,

    Você sabe melhor do que eu que a verdadeira disputa política se da na correlação de forças do país.

    Sem querer entrar na análise de questões éticas e morais, a Operação Lava Jato, colocou no corner não apenas o PT e seus aliados políticos, mas particularmente as grandes empreenteiras que se tiveram uma importância politica e econômica central. Além do mesmo, com todos os “poréns”, eram os representantes mais fortes do setor produtivo, particularmente do setor produtivo nacional. Grandes conglomerados que atuam em diversas áreas, alguns envolvendo alta tecnologia e com elevado grau de internacionalização. Os grandes conglomerados brasileiros de capital nacional.

    Isto posto, o Sistema Financeiro e o Capital Estrangeiro estão com todas cartas na mão. Não por acaso o Levy e se (des)ajuste fiscal estão lá. 

    Assim é fundamental qu se consiga reestabelecer uma nova correlação de forças. Buscar “salvar” o que puder das empresas do Lava Jato e construir apoio junto a outros setores produtivos da sociedade. Caso contrário, o presidente pode ser Dilma, Lula, Ciro ou quem for que não recuperaremos o desenvolvimento.

    Essa é a verdadeira luta entre setor produtivo e o especulativo. Não por acaso atacam Petrobrás e BNDES, desde que foram criados fazem isso. 

    Mas no geral concordo, não basta a Dilma resistir, tem de avançar.

    Obs.: Outro importante “think tank” do governo federal é a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

  26. Nassif,
    Não acredito que esse

    Nassif,

    Não acredito que esse governo consiga se articular em torno de um programa mínimo, primeiro pela incompetência notória da Presidente e segundo porque o nosso modelo político não permite. Ele é iminantemente conservador, há diversos dispositivos para impedir mudanças mais profundas

    Temos que pensar já é nossos próximos governos. Como articular uma reforma política que possibilita o desastre político que estamos vivendo. Como substituir um chefe de governo inepto, como esse, sem quebra instituicional. Como eleger não um político, mas um projeto com um respaldo mínimo de governabilidade

    O resto é enxugar gelo

  27. Prenderam o mordomo

    Para o bem ou para o mal não se poderá mais acusar o PIG de perpetrar golpes, conspirações,  etc, etc. O Direito de Resposta será  o firewall dos desvios e turbulências institucionais. Papai Noel está chegando.

  28. até quando? o céu é o limite do tangível

    mais uma vez… volta outra vez tenta outra vez falha outra vez… falha melhor.

    até quando? o céu é o limite da ganância burra… dilma mais seu nassif irão testar testando retestando ad aeternum a paciência piedosa da opinião pública e do mercado, ambos de saco cheio, bolas a estourar com a falta ululante de governo oficial moderador real sábio just time zeloso no lugar dessa catatônica paralisia frenética pra chamar de seu governo…. enquanto isso, pululam nas trevas sinistras do poder de golpes e contragolpes da elite de mando a torto e à direita desde lula de salvador da pátria a ser salvo da cana brava a temer a esfinge a tucanos voo de galinha a caminhoneiros a juizes supremos a banqueiros-financistas surfando na crise a entregadores de pizza a políticos sediciosos pululam os governos paralelos oficiosos reinantes nessa esbórnia total cada qual zelando pelo próprio umbigo sujo das vaidades intrigantes paroquiais reveladoras nos discursos libelistas do vazio autocentrado mergulhado em solução narcótica de tédio e cinismo.

    dilma mais uma vez… mais seu nassif levanta bola tentem (vai que dá!) no lugar do accountability criativo do governo dilma a economia criativa da lala a deheinzelin…

    vai que dá certo!

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=10-Z_iy4OBc%5D

  29. O que é importante
    Acho Dilma uma presidente de mediana prá ruim, mas é importante o país se manter na normalidade das atuais instituições até que os poderes constituídos as mudem (executivo, legislativo, judiciário), se assim as condições objetivas ocorrerem. Ou seja, Dilma foi eleita numa eleição limpa e de acôrdo com as regras vigentes, então lutar pelo seu mandato é uma obrigação cidadã. Quem quer golpe ou impeachment (na atual situação impeachment também é golpe, só “abestado” vem com essa retórica), ou é burro, ou é alienado, ou é mal intencionado, não excluída a possibilidade de uma só pessoa reunir as três características. Lutar pela democracia é isso!
    Agora, ajudaria muito se a Dilma pelo menos descobrisse onde está a bola… Né?
    Um abraço.

    1. Ela cometeu Crime de

      Ela cometeu Crime de Responsabilidade, está tudo comprovado. Não cumpriu as metas fiscais durante este ano, então o argumento de que os Crimes foram cometidos no mandato anterior não se sustenta. As instituições funcionarão e o Congresso Nacional, democraticamente eleito, constitucionalmente competente, julgará seus crimes e, se justiça for feita, será condenada e deixará o cargo pela porta dos fundos. Isso é o processo constitucional e democrático, se não tivesse cometido crimes não estaria passando por isso e levando o Brasil para o fim da fila.

      1. Que chorão!!

        Quem cometeu crime de responsabilidade!? Pelo contrário. Se fosse sua turma teria deixado o pessoal dos programas sociais na berlinda. Meu Deus! Como vocês são golpistas!! Defendem alguém como o Alkimin que baseado em suas considerações em relação à presidente Dilma,  também deveria ter sofrido impitimam. Ele ainda prometeu defender a educação e blá blá blá. O PSDB é um partido que está des-governando SP há mais de 20 anos e o saldo é nenhuma Escola construída, mas o fechamento de mais de mil unidades escolares, construção de mais de 300 presídios, secaram a água do Estado, etc. O Maluf com todos os seus defeitos foi infinitamente melhor no governo do que os tenebrosos tucanos. Todos os viadutos,pontes, etc, são obras do Maluf. Ou seja, o PSDB foi muitíssimo pior quer o Maluf. Além da roubalheira generalizada desse partido, porém sem nenhuma punição. Para esses bicudos  – o crime compensa com certeza!!!!!  Só que arrumaram como bode expiatório, com a ajuda do juiz tucano o louco Moro, o Partido dos Trabalhadores.

    2. Correto
      Sérgio,

      não é de hoje – acho que desde a pressão colocada sobre os programas sociais com a ameaça de cortes (há um post concorridíssimo do Nassif sobre isso) – que minha sensação é de que Dilma cumprirá suas responsabilidades constitucionais dentro da mais absoluta retidão e idoneidade – como distintivo sempre do seu caráter.

      Mas percebo claramente em Dilma falta de apetite para um jogo que, concordamos todos, era o maior prazer e maior competência de Lula. Dilma precisa querer descobrir onde está a bola, segundo tua colocação. Dilma quer saber?

      Dilma quer fazer, na minha opinião, o que é preciso, cotidianamente, sem jogo. Realizar sua tarefa. Cuidar do Brasil e dos brasileiros. Sua atitude diante dos malabarismos de Cunha já mostrou isso. Ainda que custe sua cabeça.

      Tenho a impressão de que há sobre sua mesa uma “folhinha” em que ela marca “menos um dia” de distância da entrega da faixa ao sucessor e abraços e mimos sem mais separações em seu neto.

      Fará valer sua vontade e sua determinação, como é de seu temperamento. E quem votou nela sabia disso. Eu inclusive. Dilma não será a pessoa que queremos que ela seja; a pessoa que seria conveniente para nós que ela fosse. Ela será Dilma e quem não estiver satisfeito, que faça melhor uso de seu voto na próxima eleição ou se alie aos golpistas de plantão.

      1. Perfeito! Concordo muito! O

        Perfeito! Concordo muito! O melhor de Dilma é, justamente o que mais reclamam, seu temperamento. Voto nela qtas vezes ela concorrer. 

        Além disso, mais um pouco e o Judiciário será comandado por uma mulher, tb. Aí só temos que chutar o Cunha e colocar a Jandira no comando do Legislativo. A Mulherada toma conta e a bagunça vira passado. As ruas já são nossas; falta pouco. Vai , Dilma!

      2. Não discordo
        Cara Anna, jamais coloquei o caráter de Dilma em discussão, e sei que o nó em que ela está metida não é facil de desatar. Mas a muito que tirei certas conclusões sobre os políticos em geral, tanto os que gosto, quanto os que náo gosto. Primeiro eles não foram obrigados a se eleger a cargo nenhum, todos estão lá porque querem, inclusive entendo que a pessoa tem que ter um ego e vaidade ligeiramente inflados pata topar a parada. Político qie diz que o “povo o chamou”, dificilmente tem meu voto. Segundo que o mínimo que se espera de um político é que saiba como fazer política. Terceiro, não pode mentir sobre programa de governo pré anunciado. Se não pode fazer algo não se comprometa, fique calado.
        Eu não engoli o chute na bunda das viúvas até agora. Não tenho tempo agora, mas faço a demolição de todos os argumentos usados naquela sacanagem. Prá começar a conversa, se tivesse que haver um “corte” no tempo de benefício, o correto seria levar em consideração o tempo da união e não a idade da viúva, mas o critério foi contábil, não de justiça. Na Petrobras as sacanagens com os funcionários é alta, não sai nos jornais, e este ano eles vão botar a cereja no bolo.
        Enfim, já confessei aqui, desembarquei do PT porque não apoio governos de direita, e quem diz que este governo não é, precisa urgentemente estudar alguns conceitos sobre política e economia públicas.
        Por outro lado, os atuais partidos, sejam a esquerda ou a direita do PT, não me satisfazem. Os considero ruins e mais cheios de safados que o PT.
        Conclusão? Me sinto orfão partidário e se a eleição fosse hoje eu votaria nulo. Sim nulo, com “são Lula” e tudo… E acredite, eu sinto muito por me sentir assim. O ano de 1979 foi quando começou o que ainda ia começar, e eu andava por perto… Dá vontade de chorar.
        Um abraço.

        1. Sérgio
          Solidária na sua dor.

          É muita gritaria de quem podia ter feito e não fez. Um monte de “engenheiros de obra pronta”. Botar a mão na m… (desculpe) ninguém quer; é só comentáriozinho babaca aqui e ali.

          Concordo que Dilma aceitou estar lá. Mas me parece que isso não implicava aceitar ser teleguiada, vigiada e nem em compromissos que vão contra sua consciência. Dilma é criteriosa. Pode ser qualquer outra coisa – e não faltam adjetivos a ela por aqui, sempre muito desairosos – mas detesta esperteza e manipulação, que ela fareja e absorve quando interessa. E para ficar claro acho que ela não está nem aí para estas opiniões. Ela sabe quem é e o que quer e não quer. Depois do que ela passou, certas situações são “bolinho”.

          Sinto a mesma frustração que você. Acho que a diferença é que eu tenho chorado já há muito mais tempo.

          Um abraço Sérgio.

          1. Só prá esclarecer

            Acredito que em parte nossas tragetórias sejam parecidas… Antes do PT a gente votava no MDB (fiz 18 anos em janeiro de 1975), só que meio contrariado. Ter posição política durante a ditadura era fácil, ou você era contra, ou era a favor.

            Aí vieram uns contatos via Sindicato dos Bancários de Santos (meu primeiro emprego foi no Bco. Real S/A) onde fui diretor, chamando para umas reuniões sobre um novo movimento sindical, o líder era um cara dos metalúrgicos de SBC, mas haviam outros. Tinha uns intelectuais professores de universidades. Haviam pessoas da ICAR (comunidades eclesiais de base). Também se chegaram os marxistas (que eram muitos mas nunca foram maioria) Libelu, Convergência Socialista, MEP, e um emaranhado daquela turma que só se une na cadeia… O ano 1980, morreu Vinícius e Lula foi preso… Era tudo confuso, desafiador e bonito prá caramba.

            Só que logo cedo descobri que não conseguiria ser filiado a partidos. Sabe como é, precisa vocação, precisa saco, e ao contrário do que uma boa parte das pessoas pensa, dá um trabalhão… É uma canseira do cacete… E eu sempre gostei de outras atividades como literatura, teatro, cinema, viajar, e curtir amizades regadas a muita breja e chopp… Assim, fora compromisso com a família, meu trabalho e amigos, não gosto de compromissos. 

            Por estar sempre por aqui, as pessoas podem achar que gosto de política e de falar de política… Só que na verdade não gosto, para mim política é só um aspecto da vida entre tantos. Falo de política na internet e sou “base” em um sindicato forte… Só! E claro, jamais voto em consevadores do status quo, mesmo pertencendo a classe que não passa tão mal.

            Mas gosto mesmo do que fiz à partir do hoje semi abandonado Portal Luis Nassif (acho que 2007, mas não tenho certeza) e no Blog, que foi arrumar um monte de amigos pelo Brasil a fora. E hoje boa parte deles deixaram de ser virtuais e tornaram-se presenciais. Inclusive a “chefia”… 

            Quanto ao PT, posso estar redondamente enganado, e no fundo até quero, mas está a caminho de virar um PDT ou PSB… Prá mim, ao menos por enquanto, já era!

            Pronto, falei ao vivo um pouco de minha pessoa, até para me contrapor a um idiota covarde com o qual tive que interagir ontem.

            Um abração.

             

          2. Olá, Serjão. Bom conhecer

            Olá, Serjão. Bom conhecer mais de sua história, aliás, parecida com a minha em muitos aspectos, além da idade, e não só pelo gosto pela cerveja e por outros prazeres e necessidades da vida. Não dá tempo agora pra contar um tanto da minha, e nem vem ao caso. Só espero que o PT, importante em nossa história (embora também eu nunca tenha tido estômago pra política profissa) consiga refazer sua história, fazendo autocrítica, e quem sabe tenhamos uma outra história melhor, quem sabe outros partidos que prestem, ou outras formas de fazer política que não sejam só partidárias.  Isso é importante num país como o nosso, sem tradição política, muito menos partidária, e com um povo tão sofrido, e uma oligarquia tão fdp, e tanta burrice e preconceito por parte de quem “se acha” em nossa besta classe mérdia. Acho uma pena que o PT tenha sido tão equivocado em tantas coisas, ao assumir o poder executivo (e em parte o do legislativo) com a ingenuidade de tantos, de um lado, e a sacanagem (no mau sentido), de outro, por parte de alguns. Bola pra frente! Abrass!

            PS: Essa treta de ontem aí eu não vi não!

    3. Limpa não

      Não acho que a eleição dela foi limpa, me desculpe. Ela usou a máquina pública como ninguém (todos usam, não sou ingênuo) mas ela foi irresponsável, ela afundou o país na crise que já existia, mas ela afundou ainda mais…suas políticas foram de curto prazo e que hoje estão custando MUITO caro a todos, acho que ela não acreditava que iria ganhar e arrebentou o país pra deixar a bucha pra seus adversários, mas ela ganhou e agora ela ficou com o próprio ônus todo pra ela. Se houvesse PROCON no TSE ela no mínimo teria sido multada por PROPAGANDA ENGANOSA.

  30. Então vamos em frente

    O Mercado este esperando que Gerarrrrrrdo saia candidato pelo PSDB. Devem estar ajoelhados no milho para ver se acontece um milagre e os djadistas do pessedebê tomem juizo e coloquem alguém sério na presidência do partido.

    Marina ja viram que é tempo e dinheiro perdidos.

    Quanto ao PT…  O PT depende agora do que sobrou do governo Dilma, que apesar de muitas criticos é mulher de fibra e muita dignidade. Mas nos também estamos ajoelhados no milho, implorando por um milagre.

  31. Ela não tem o domínio da bola…

    Prezado Nassif,

     

    Acompanho seus comentários, tanto aqui no IG quanto na TV Brasil, e sei que, pelo seu dever de ofício, sempre defenderá a Presidente da República e seu pífio Governo. Contudo a Presidente está longe de ter o domínio da bola, isso devido sua incapacidade de uma simples concateção de ideias, exemplo disso é a sequência de discursos desconexos e sem sentido, gafes após gafes, torando-se motivo de chacota aqui e no exterior. Não possui credibilidade, não consegue demonstrar liderança, demonstra apenas intransigência.

    A situação econômica está longe de se estabilizar, a dívida pública aumentando a passos largos e a falta de força e vontade para realizar reformas estruturantes do Estado, levarão a outro ano de recessão, aumentando o desemprego, juros altos, depreciação da moeda, o que, fatalmente, retro-alimenta a crise política.

    A Operação Lava Jato ainda não esgotou o seu potencial de escancarar a corrupção implantada debaixo de suas barbas, ou melhor, de seu buço,  agora com novas descobertas quanto a “Ruivinha”, cuja compra passou por sua aprovação, quando presidiu o Conselho da Petrobras.

    Por fim, ainda tem o desgastante julgamento de suas contas pelo Congresso Nacional, as quais possuem parecer do TCU opinando pela reprovação. Também tem o descumprimento das metas fiscais deste ano, o que é outro motivo para estremecer seu fragilizado governo, pois para muitos também é caso de impeachment, pois se trataria de um Crime de Responsabilidade cometido durante o curso de seu mandato atual.

     

     

  32.  È melhor ela sentar e

     È melhor ela sentar e analisar a pauta “ponte para o futuro” do PMDB  e negociar alguns pontos criticos como acordos coletivos se tornarem acima da lei trabalhista CLT, isso é uma furada! mais se ela não o fizer essa pauta pode ser enfiada na integra na nossa guela em 2019. 

  33. Agora sim, Nassif

    Quando você diz: “Há um enorme elenco de estudos, desde as REFORMAS INSTITUCIONAIS defendidas por instituições ligadas ao mercado, SIMPLIFICAÇÕES TRIBUTÁRIAS estudadas por Associações Comerciais, políticas industriais e instrumentos de capitalização estudados pela Universidade e pelo BNDES…” parece que finalmente algo que presta pode sair dessa crise encomendada de graça pela presidente. Sim, porque ficar martelando apenas em aumentar impostos é jogar fora a oportunidade de tirar do papel pelo menos algumas das reformas estruturais de que precisamos a décadas.

  34. Outras forças estão surgindo e não vem sozinhas.

    “Sendo uma pessoa reconhecidamente inteligente”… jura por Deus? (se é que acredita nele). Há algumas semanas atrás Levy era o Levi_atã da economia, agora é um homem integro. Puxa que virada hein. Se alguém pensa que as coisas acalmaram tá muito enganado. Vá na feira hoje e veja os preços dos produtos agrícolas por causa do aumento dos combustívies e me diga se está tudo tranquilo. De uma coisa esta nota está muito certa, Aécio é uma decepção e o PSDB seja de Alkmin, Serra ou FHC é um LIXO de oposição. São uns bananas, uns filinhos de papai, de vôzinho que não tem culhões para nada. Ah, mas se eles não mais nos representam, outros estão surgindo com muita força para se opor a este desgoverno e estes não vem sózinhos. 

  35. das coisas importantes:

    fim do financiamento privado

    desmascaramento do Gilmar como gerador de crises a partir de seu cargo no STF/ TSE

    desmascaramento e esperamos a cassação do Eduardo Cunha, o gerador de chantegens na camara…

    desmascaramento de alguns juizes do TCU, pelo envolvimento em casos da operação Zelotes

    aprovação do direito de resposta, que bota um (pequeno) freio no PIG…

    e por aí vai…

     

     

  36. Só falta fritar…

    … o Sinistro Cardozzzzzo…

    Infelizmente, o jeito que ela ia conseguir isso miou: indicação (desatrosa) para o STF!

    Quem sabe Cunha não tenha nos feito um favor com a PEC da bengala?

  37. Post interessante, de fato.

    Post interessante, de fato. sö faltou esclarecer de onde ( ou de quem ) surgiu a brilhante idéia do nome de Meirelles, e se era no bem estar do povo brasileiro que essa pessoa ou grupo estava pensando.

  38. A escolha da Dilma

    Dilma terá que escolher entre continuar com a política ortodoxa do Levy, cujos resultados até o momento têm sido desastrosos, sem melhoras no médio prazo, ou mudar para a política heterodoxa recomendada pelo Lula, baseada no estímulo ao consumo, através do aumento do crédito.

    A aposta do Lula de trocar o Levy pelo no Henrique Meirelles  no ministério da Fazenda  parte da crença que este iria concordar com a política heterodoxa do Lula, o que não é certo.

     

  39. Não depende do PSDB, não

    Não depende do PSDB, não depende do PMDB, não depende do PT, depende apenas da assembléia do povo, se ela assim desejar tudo pode mudar não vai adiantar lei da mordaça , pixuleco, que o poder esta nas ruas não dentro de gabinetes.

    Levou se 10 anos para derrubar Slobodan Milosevicm não sei quanto tempo será necessário para derribar Dilma e o PT do poder, só sei que a liberdade sempre vence.

  40. Prestidigitação legal

    Sei não…tem setor do judiciário useiro e vezeiro em encontrar soluções heterodoxas contra o povo. Tenho medo do gilmar “dantas” tirar da cartola/toga um coelho/ gato que acabe com o direito de resposta. 

  41. Jogaram o país no buraco,
    Jogaram o país no buraco, ela, seu mentor e o PT.

    Essa relativa estabilidade institucional é goma, lorota, conversa pra inglês ouvir.

    Seu conteúdo é feito da paupérrima ilusão segundo a qual basta o país “crescer”.

    A mesma que o fez ser ufanista quando o país “crescia” sem enfrentar problemas estruturais: midia, judiciario, sistema eleitoral, sistema tributario.

    A Dilma é uma zumbi. Vai chegar ao fim incapaz de levantar uma palha contra os principais problemas do país.

    E o campeão de votos já se aquece como se na melhor janela de oportunidade das últimas décadas ele mesmo tivesse sido capaz.

    Você(s) se iludem muito facilmente.

    Há, na verdade, um bando de ineptos e covardes por aí.

    1. Chico
      Concordo em alguns pontos com você : a estabilidade institucional – a despeito de Dilma e, talvez por causa dela – está por um fio.

      Dilma não é irresponsável a ponto de renunciar, mas a questão estrutural me parece séria realmente. E Dilma tinha em mente, acho, a construção do governo com uma estrutura diferente desta que está aí. Buscou os quadros mas não obteve sucesso. Por isso lhe restou Mercadante e cia.. Além disso, muita bola nas costas, muita criancice e muita “alopragem” para recordar um pouco episódios mais longínquos. Problemas que se repetem e desgastam. Você tem razão.

      Não sei se zumbi é uma boa qualificação, mas respeitando sua opinião, diria que sua base é pequena e quem a apóia nem sempre a compreende e quer fazer valer interesses outros. Você certamente conhece bem mais que eu e sabe como funcionam os gabinetes …

      Quanto a Lula, houve um recrudescimento de sua candidatura mas tenho minhas dúvidas a respeito… Marina não é minha candidata mas é preciso avaliar quem estaria concorrendo. Para ficar “pelas esquerdas” …

      Quanto ao bando, concordo plenamente. Situação difícil e pra lá de indefinida.

      1. Não conheço ninguém de
        Não conheço ninguém de gabinete.

        O raciocínio que vale demais pra mim, é:

        Se há capital politico, use-o.

        O Lula teve grande quantidade ao seu dispor.

        Não usou porque não sabe o que é ou porque tem medo.

        Imagino que a primeira opção é a melhor.

        O preço de sua sonora “omissao” é altissimo.

        Os problemas avolumaram e a chance se foi.

        A Dilma tem parcela de culpa, também. Entretanto, bem menor.

  42. Nome aos bois

    Nassif. Só faltou você colocar no artigo quem quer implacar um novo ministro da fazenda “Henrique Meirelles”, Lula é claro. Dê nome aos bois.

  43. Descansem 14 dias, em 01/12

    Descansem 14 dias, em 01/12 divulga-se o PIB do 3º tri. Serviços caiu 4,2% no trimestre, indústria 9%, comércio 6%. Dificilmente o PIB fica acima de 5,0% negativo (3º tri de 2015/ 3º tri de 2014). Não sei o dado da agro nem da construção que são por construídos por modelos, contudo o das pesquisas já divulgadas foi péssimo, como construção tende até a tá pior do que a indústria sei não, acho que cai Levy em dezembro. Dima ainda vai ter uma calmaria. Basta não colocar Meirelles e mudar pra se salvar, se trocar 6 por meia dúzia e manter essa política econômica bizarra vai pro ralo…

  44. Por favor me expplique

    O que você chama de normalidade? Eu não entendo sua metodologia. Inflação real a mais de 11%, juros estratosféricos, 6 em cada 10 brasileiros endividados e destes 59% com parcelas em atraso, desemprego, sem contratações de temporárias de final de ano, lama, Petrobras no buraco, BNDES sem dinheiro para os mortais, crescimento negativo, indústria falida, comércio quebrado, corrupção, mais corrupção, 32 minstérios (pois nada de verdade mudou), gasolina a R$ 4,45 em algumas cidades, violência nas alturas, falta de transporte, hospitais fechando as portas, grupos pedindo a volta de militares, outras querem tirar a presidente, outros nem querem olhar para ela, Presidente com aprovação de 8%, Presidente da Câmara e Senado investigados em mais corrupção…Ufa…me diga o que você chama de normalidade, pois acho então que somos uma nação de anormais. Saudações

    1. Governo FHC?

      Tirante “grupos pedindo a volta de militares”, você me lembrou o governo FHC. Acrescento o “UM ANO DE RACIONAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA”.

    2. Perfeito.
      Não consigo
      Perfeito.

      Não consigo entender.

      O cara deve escrever da beirada de um lago suíço tomando wisky e fumando charuto.

      Só pode.

    3. Emprego

      Calma Claudio Antonio. Tem muita gente que diz que estamos voltando para a normalidade porque senao perdem o emprego. No Ministerio de Saude, por exemplo, o ministro agora e do PMDB, mas o resto (segundo escalao) em diante e todo do PT. Na Educacao a mesma coisa . Sao 23.000 cargos comissionados que o governo disse que iria eliminar apenas 3.000, mas ate agora nada. O ex-governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, destruiu a governabilidade de Brasilia e como punicao recebeu um cargo no Ministerio de Saude. 

  45. Tentaram dar o golpe mas ninguém tinha moral!!

    Concordo totalmente com você Nassif, tentaram tirar a bola da Dilma, conquistada democraticamente nas urnas. Mas nenhum desses políticos tem moral ou capacidade para fazer melhor que o PT e honestidade e interesse também não tem. Parecem ciranças no jardim da infância, a menina ganhou a bola na votação mas os meninos, bem machistas, não deixa ela jogar mas também não sabem jogar kkkkkkk Não sabem esperar a próxima eleição para oferecerem algo de verdade melhor do que o governo que está aí e que melhorou muito a vida e a economia do país. As roubalheiras sempre existiram, a diferença é que com a elite ninguém mexe, não se apura nada, mas como o PT é partido fundado por trabalhadores, então a devassa que sempre deveria acontecer, agora está acontecendo, que bom!!!  

    1. Tentaram dar o golpe mas ninguém tinha moral.

      Super inteligente e lúcido o comentário de Sandra Ali. Fico feliz por saber que existem pessoas  com discernimento para entender o que foi e o que é este Brasil.  Pena que a maioria é papagaio da Veja e outros meios de comunicação.

    2. Até parece que estamos

      Até parece que estamos ouvindo os discursos do deputado José Guimarães aparteado pelo senador Humberto Costa. A roubalheira já vem de longe, então vamos continuar roubando. Maluf rouba mas faz. Pelo menos tirou a população da miséria (mesmo jogando abaixo da linha da miséria, mas tirou). Pelo amor de Deus, é o que me faltava. Como se não bastasse os deputados e senadores, ainda aparece um “………” que é a favor do governo do PT. Eu sou a favor do Brasil. Não estou defendendo ninguém, pois ninguèm presta, a menos que se prove o contrário. O que estou defendendo aqui é o governo sério que defenda os interesses da população, sem demagogias, sem hipocrisia, sem o “toma lá, dá cá”, se é que na política isso existe…  

  46. Mais uma vez a bola esta com Dilma

    Francamente.

    Onde ele esta vendo o bem-estar social no Brasil???

    Quem disse que o PSDB era aliado do Eduardo Cunha?? ele sempre foi e é aliado do governo.

    Quem disse que o PSDB jogou fora possibilidade de se aliar ao PMDB por ocasião do impeachment?? não tem nada a ver uma coisa com outra.

    Se voltarem para Marina Silva era só essa que falta. rsrss…

    Esta foi a Piada do Dia. Também depois deste terrorismo todo precisa de bom humor mesmo.

    1. Tem que da tua cara de safado

      “Quem disse que o PSDB era aliado do Eduardo Cunha??”

      Quem elegeu o Cunha? Foi o governo? Que eu saiba o governo tinha seu candidato, Arlindo Chinaglia.

      Ou você é muito burro.

      Ou é muito cínico, hipócrita e oportunista, agora que descobriu que o Cunha e indefensável, quer tirar o filhote do colo dos tucanos, que o elegram, e colocar no colo do governo.

       

  47. O Governo já acabou antes de
    O Governo já acabou antes de alcançar o fim do primeiro ano porque até a torcida do Mengao viu o quanto custou o preço de se manterem firmes agarrados no osso do poder.

    Essa é a grande meta maquiavelica dos politicozinhos latino americanos, a visao mesquinha do curtissimo prazo.

    Ocorre que o governo de fato possui tecnica, ao menos alguma. Mas não tem cascalho (faz-me rir) e recurso politico.

    Como só o que conseguem fazer é anunciar investimentos sem cuidar da organização ou dos processos, adeus Joana.

    Ficará num passo em falso com o PMDB agarrado e sugando a máquina até a última gotinha.

    E a Rede Globo assistindo à tudo de camarote. Ela, juntamente com evangélicos e reacionarios do pior naipe em geral, os grandes vencedores.

    Valeu Lulao! Valeu PT!

    Belíssimo trabalho de enterro da esquerda vocês fizeram.

    1. Belíssimo trabalho de enterro

      Belíssimo trabalho de enterro da esquerda vocês fizeram.

      Exatamente! Esse é um dos piores legados do governo da incompetenta: a direita mais reacionária saiu do armário e desfila à luz do dia, bradando em alto e bom som que é direita com orgulho (claro, se ser de esquerda é ser/apoiar esse lixo de governo Dilma, os caras se sentem à vontade pra dizer que são o oposto).

      Lembre-se de que até muito pouco tempo atrás nego tinha VERGONHA de dizer que era de direita. Até o PFL tinha vergonha, desconversava, dizia “veja bem, essa coisa de direita e esquerda hoje em dia nao tem nada a ver e tal…”

      Agora. não. Os reaças estão vindo com tudo, sem medo de ser feliz. Quem é de esquerda é achincalhado, taxado incompetente, de corrupto, de cavador de boquinha e carguinho comissionado.

      Obrigado por mais essa, querida incompetenta. 

  48. A bola está com Dilma!

    Esse é o problema! A bola está com Dilma! E Dilma parece ter esquecido que o partido pelo qual se elegeu tem um projeto e um programa… Aliás, parece ter se esquecido de muita coisa… Ela é uma boa gestora, mas é uma péssima política.Espero que consiga se recuperar um pouco e dar um mínimo de ouvidos ao Wagner que é um bom conselheiro. Espero…

  49. A turma do golpe de Estado

    Os foristas que sonham com um golpe, uma volta a tempos autoritários, a prisão indiscriminada de progressistas,MST, MTST, sindicalistas, a reversão/extinção de todas as políticas sociais, como bolsa família, cotas, prouni, enem, mais médicos, agricultura familiar, programas habitacionais, luz pra todos, privatização das universidades públicas e empresas como Correios, Petrobras, Caixa, BB, extinção da Infraero, abertura total do mercado brasileiro para EUA e Europa, alinhamento automático com Uncle Sam, mulher na cozinha, homosexualismo como crime, liberar as armas, Deus nas escolas, carolas no poder, abrir as sessões dos parlamentos municipais, estaduais e federal com cultos religiosos, rebaixar o salário mínimo, ou extingui-lo, acabar com a CLT, voltar as domésticas para a senzala, tirar os negros e pobres de shoppings e aeroportos, taxar pesadamente automóveis para que somente 1/3 da população possa tê-los, controlar a internet como fazem Irã e China, fechar todos os blogs, sites e portais sujos, fechar a Carta Capital, proibir qualquer forma de aborto, liberar a pena de morte, inclusive para menores, acabar com a lei que proíbe o nepotismo, voltar os engavetadores, acabar com o ensino de antropologia, retificar o currículo de biologia, sociologia e filosofia, além de um grande expurgo e reelaboração da história que se ensina. Proibir uma série de livros, autores, pensadores. Unir a nação em torno de um pensamento único. Exportar esse pensamento para a América Latina. Quantos sonhos destros, e ainda faltam muitos.

    A realidade deste ano que se esvai não se repetirá facilmente. Este foi o ano do grande suspiro fascista. Eles mostraram a cara, e muita gente mesmo ficou com os cabelos de pé. Foi pior que filme do Exorcista. Temos 3 anos para voltar o país a um patamar de regular para bom, ou aceitável. E 2018 está aberto, inclusive para o PT.

  50. Mais uma vez a bola está com Dilma !!!!

    Seu comentário tem alguma lógica e tambem um contrasenso !

    Somente com a “varinha mágica” poderíamos imaginar qualquer Presidente tomar medidas transformadoras nesses 10 meses de 2015.

    No fervor da operação Lava Jato, com membros do governo sendo acusados, julgados, presos, no oportunismo da oposição e da grande mídia acreditando e tentando “incendiar” Brasília pelo impeachment da Presidente, com seu maior partido de apoio, o PMDB, querendo tirar o corpo fora, a Presidente ficou simplesmente acuada, imobilizada.

    Qual seria o mérito dela nessa possível mudança de cenário ?  Primeiro ter encaminhado ao Congresso um pacote de medidas que, se por si só não é tudo, induziu o Congresso a pensar, a sugerir, a aprovar, a implementar e Segundo e principaalmente, pela sua RESISTÊNCIA !!!!

    Disse em algum momento que não temia pressões, deve ter vencido pelo cansaço dos opositores.

    Como não existem medidas com “varinha mágica”, quais são os orgãos competentes para avaliar mercados, tendencias, recursos potencias ? São exatamente aqueles que vc mencionou IPEA, CGEE, enfim, momento e medidas AMADURECIDAS !!!!

  51. FINALMENTE DERAM UMA”

    FINALMENTE DERAM UMA” CORREÇÃO DE VARA”(LEI DE DIREITO DE RESPOSTA)

    A “ESSES MENINOS LEVADOS Q SÓ APRONTAM”(MÍDIA GOLPISTA)

    MAS OS” PAIS”(O GOVERNO) PRECISOU SOFRER MUITO

    NA MÃO DESTES” MENINOS DANADINHOS”!!!!!

     

  52. “NORMALIDADE”

    O que você chama de normalidade? Eu não entendo sua metodologia. Inflação real a mais de 11%, juros estratosféricos, 6 em cada 10 brasileiros endividados e destes 59% com parcelas em atraso, desemprego, sem contratações de temporárias de final de ano, lama, Petrobras no buraco, BNDES sem dinheiro para os mortais, crescimento negativo, indústria falida, comércio quebrado, corrupção, mais corrupção, 32 minstérios (pois nada de verdade mudou), gasolina a R$ 4,45 em algumas cidades, violência nas alturas, falta de transporte, hospitais fechando as portas, grupos pedindo a volta de militares, outras querem tirar a presidente, outros nem querem olhar para ela, Presidente com aprovação de 8%, Presidente da Câmara e Senado investigados em mais corrupção…Ufa…me diga o que você chama de NORMALIDADE.

     

    Texto original Sandra Alif

  53. Sugestões para Dilma

    Não adianta: a melhor opção é ir vivendo e esperar 2018. 2015 foi o ano do Aócio! Ele ocupou os espaços do discurso político com a mais deslavada “dor de cotovelo” e de “paguei de idiota”, ao ver, nos 45 minutos, a virada que daria a vitória a Dilma, após sua fatídica comemoração antecipada! A sua reação a ver Dilma chegando rápido foi inesquecível (aliás, parece que tiraram do YouTube).

    Bom, o que Dilma deverá fazer? Parar de ouvir o PMDB, pois até esse partido não sabe o que faz, se vai ou se fica e decidir pelo que achar melhor para o País, com interlocutores preparados.

    Sugiro que ela invista uma horinha de seu precioso tempo para ver o vídeo a seguir, da entrevista com o Prêmio Nobel Joseph Stiglitz. Creio que muita coisa que ele propõe tem mais aplicação aqui, no Brasil, que nos EUA.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=w8OYlOCb0IM align:center]

     

  54. Crítica e auto-crítica

    A grande verdade é que não se conhecem os frutos de uma árvore até que ela frutifique. Aí então saberemos se são bons ou ruins. Dilma foi eleita em uma eleição limpa, a despeito dos que discordam. Um processo de Impeachment comandado por bandidos e por gente de moral duvidosa não é o melhor para o cenário Político Brasileiro. Deixamos a Direita livre, e o que ela produziu? Uma Ditadura de vinte anos e uma Imprensa com cara de Poder Judiciário. Essa segunda praga, pelo menos, pode ser amansada com a nova Lei do Direito de Resposta… mas a pregação do ódio, do sectarismo, de tudo o que não se ouve mais falar, veio graças à resistência de Dilma; de fato, a bola esteve com ela o tempo todo. Se a Direita agora precisa socorrer-se aos sofismas para sobreviver, eu garanto: já foi mais criativa e insidiosa do que hoje está. E não nos esqueçamos: o momento mais difícil de um quebra-cabeças é quando ele está a ponto de ser resolvido!

     

    Nem vou citar que as trapalhadas da Direita tiveram seu componente geneticamente ativo sobre a Economia; o desvio de tanto dinheiro como o que é apurado pela Zelotes (focada) inviabiliza qualquer plano de governo, quer ortodoxo, quer heterodoxo. Mas a revelação das fisionomias dos que jogam nesse jogo sendo reveladas é de suma importância para o crescimento institucional do Brasil; e a esse crescimento, o Povo Brasileiro deve dar todo seu apoio. Alguém comentou antes de mim que as variáveis são as seguintes: se Dilma ataca a Direita, vão acusá-la de ditadora e de utilizar a força em benefício próprio; se ela não ataca, vão acusá-la de ser inepta e incompetente… e desses dois conceitos advindos do atacar ou não atacar tentarão derrubá-la… logo, atacada por atacada, ela escolheu a solução que preserva melhor as instituições.

     

    Parabéns à nossa Presidente.

  55. Nassif, se possível, gostaria

    Nassif, se possível, gostaria que tivesse por aqui uma opinião de juristas especialistas para analisar o argumento da OAB contra o artigo 10 da Lei do Direito de Resposta, porque numa primeira impressão é estranha essa posição da OAB, coincidindo com os interesses das empresas de mídia, no caso deste artigo.

  56. TÁ FALIDO, NASSIF…

    Infelizmente.. não tem grana nem para o projeto “Patria Educadora”. Hoje estava almoçando com uma amiga que trampa numa editora. O governo deve 400 milhões para as editoras e não sabe quando vai pagar. Aliás, tinha visto a matéria no Bom Dia Brasil, ms não tinha me tocado. Aí ela comentou. Cara… ela explicou: o governo tem um acordo com as editoras. Ele encomenda os livros. As editoras investem no livro (papel,tinta, mão de obra, grana do autor, funcionários etc). Paga tudo adiantado. E recebe depois. Só que o governo já recebeu os livros e não pagou! As editoras, me disse ela, estão preocupadas por que bancaram tudo. O que é normal. Sempre foi assim. Mas agora, na maior candura, o governo diz que “não tem previsão”. Puta sacanagem né, Nassif? Patria Educadora.. bah! Vou dizer aqui pra admnistradora do condomínio, pro Colégio do meu filho, pra porra da Net, para Comgas, Eletropaulo, para o  Bradesco Saúde etc que EU NÃO TENHO PREVISÃO de quando vou pagá-los será que dá certo, Nassif?

  57. Mas pode ser pior!

    “É possível que, nos próximos meses, o empresariado paulista e o mercado financeiro passem a apostar na Rede Sustentabilidade, de Marina Silva”

    Se as fontes do Nassif (por absoluta falta de opções) indicam esse caminho, a brasilia verde que enxergo no futuro é essa:

    Pensei que nada pudesse superar o erro de Dilma Roussef presidente!

  58. Que sirva de experiência:

    Que sirva de experiência: Nenhum governo eleito consegue administrar o país sem a rubrica no seu orçamento – firmada pelo congresso – que garanta a segurança da previsibilidade orçamentaria.

    O ministro da Fazenda deve ter ficado mais maduro quanto à falta de liquidez cíclica, devido ao ápice de posturas especulativas do sistema financeiro, e se encontre formado em si, no sentido de buscar essa regulação no mercado antes deste causar o desmantelamento do tecido social.

    É inadmissível que decisões irresponsáveis do Banco Central, como aumento das taxas de juros, operações de swap cambial, e inflação destrutiva de ativos continuem como salvacionismos dos bancos; causem déficits e exija da presidenta Dilma suscitar seus limites na instância do ajuste fiscal.

    Haja o que houver, a PF, MPF e STF,  como são órgãos do Estado, devem respeitar a expressão de defesa das receitas das empresas e disposições das atividades que movimentam as relações da economia, cujo modelo de gestão eles também dependem de fazer a vigilância, para cuidar dos seus próprios compromissos, mas, principalmente sendo fieis com o funcionamento completo da nação.

    Os bancos que controlem suas crises sistêmicas.

     

  59. Dilma enterrou todo o legado

    Dilma enterrou todo o legado de Lula. Ainda assim, a militância cega aplaude essa incompetente.

    Em 2010, o Brasil cresceu 7,5%. Pela primeira vez na história, passou a Inglaterra e se tornou a 6a. maior economia do planeta.

    As estimativas do FMI previam que o país, em 2014, ultrapassaria a França e seria a 5a. maior economia mundial.

    Previam ainda que até o final da década nosso PIB per capita bateria nos US$ 20.000, valor considerado o degrau inicial do chamado primeiro mundo.

    Maaaas aí chegou a Exterminadora do Futuro. Fez uma c#gada atrás da outra, concedeu subsídios  à JBS, à Volks e a um monte de gente que não precisava; desonerou setores com base apenas em critérios políticos; detonou as contas públicas, arrochou o funcionalismo público; não ouviu ninguém, se meteu em tudo quanto foi ministério, impondo sua vontade a despeito do que era tecnicamente o correto,

    Resultado da brilhante atuação da gerentona: desemprego, retração de 3% do PIB nesse ano. Seremos ultrapassados pela Itália, que já havíamos deixado pra trás lá na década passada.

    A última previsão é que nosso PIB total será de US$ 1.650 tri em 2016 e US$ 1.950 tri em 2019.

    Detalhe: em 2011, primeiro ano da incompetenta, o PIB bateu em US$ 2.600 tri.

    O governo dilma está custando ao Brasil UMA DÉCADA DE CRESCIMENTO. É pior do que o Governo Sarney e Collor juntos. 

    Parabéns aos militontos que ainda tem a cara de pau de vir aqui defendê-lo.

     

     

  60. O inábil Aécio talvez seja assim para os interesses dos outros

     

    Luis Nassif,

    Não tenho muito como entrar no mérito deste post “Mais uma vez a bola está com Dilma” de terça-feira, 17/11/2015 às 20:28, aqui no seu blog e de sua autoria, mas gostaria de dar destaque aos dois seguintes parágrafos:

    “Do lado da oposição, a desmoralização do golpismo de fancaria do PSDB de Aécio Neves, Carlos Sampaio e Aloisio Nunes.

    Nesse período todo, contando com a retaguarda total da mídia, não logrou desenvolver uma proposta sequer. A inabilidade política foi tal que, ao propor a anulação completa das eleições, Aécio Neves conseguiu jogar fora a única âncora para o impeachment: a parceria com o PMDB”.

    Nunca dei algum valor a Aécio Neves, independentemente de ele ser do PSDB. E ser do PSDB é uma pecha que pesa ainda mais comigo não tendo nenhuma consideração por um representante do PSDB mesmo quando se trata de alguém que eu admiro muito como é o caso de A. Augusto Junho A. De todo modo, não me incluo no grupo dos que se põem contra Aécio. Aqui vale recorrer a minha veia conspiratória.

    Em meu entendimento entre seguir o brado de Arthur Bernardes, o fundador do Partido Republicano – PR, a que pertencia o pai – Aécio Ferreira da Cunha – dele, Aécio Cunha Neves, que dissera em 1932: “quanto a mim fico com São Paulo porque para lá transferiu a alma cívica do povo brasileiro”, Aécio Cunha Neves optou por seguir o avó dele, Tancredo Neves, por ver no impeachment uma jogada dos paulistas sobre a qual ele não teria nenhum controle, e ficar do lado da corrente getulista, afinal ele bem sabe que a anulação das eleições no TSE só ocorrerá nas Calendas Gregas. Assim, ao pedir a anulação das eleições e não o impeachment, ele fica bem com o público dele, paralisa o PMDB e também o PSDB, e de certo modo defende uma mineira com laços gaúchos. Não terá o meu voto mas não deixo de ficar satisfeito com o estratagema.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 17/11/2015

  61. Meu caro Nassif,

    quisera eu ter o seu otimismo.  Um mal jogador deve manter a bola longe dos seus pés, pois até a bola atrapalha quem não sabe jogar.   Esta é a Dilma.  Só acreditarei quando ela mandar o cardoso para casa e colocar em seu lugar um verdadeiro republicano, que meta na cadeia todos os pfs não republicanos.

  62. É, parece que lentamente as coisas vão se acertando

     

    Luis Nassif,

    Não terei tempo agora para comentar com mais vagar este seu post “Mais uma vez a bola está com Dilma” de terça-feira, 17/11/2015 às 20:28. Eu o havia lido rapidamente antes e resolvi deixar a observação sobre Aécio Neves, porque vejo no que eu disse uma possibilidade grande e essa possibilidade não é considerada por ninguém.

    Provavelmente só li este seu post da primeira vez até a parte que você fala sobre Aécio Neves, pois a o reler achei que ele está bem concatenado e merecia mais observações.

    Você fala sobre a falta de programa da presidenta Dilma Rousseff no primeiro tópico. No segundo há a acusação a Aécio Neves e que eu considero equivocada, como também me parece equivocada a ideia que você divulgou em um post que haveria a implosão do PSDB com a saída de José Serra para o PMDB e a saída de Geraldo Alckmin para o PSB. Em minha avaliação José Serra e Geraldo Alckmin, pelo conhecimento que eles tem do exercício do poder, não chegariam a cometer um equívoco assim.

    Depois de no terceiro tópico você dar um destaque especial a Lei de Imprensa, você passa, no quarto tópico, a avaliar a suposta substituição de Joaquim Levy por Henrique Meirelles. Você está certo em chamar a tentativa de emplacar Henrique Meirelles como ministro da Fazenda como uma tentativa canhestra. Penso, entretanto, que essa sua avaliação é pequena, no sentido que há mais para se dizer.

    Você deveria falar de pelo menos três possíveis grupos que entraram nessa esparrela. Em meu entendimento é pouco provável, mas não é impossível, que esta notícia tenha sido repassada pela oposição para criar uma arenga interna no governo. O mais provável, entretanto, em minha avaliação, é que a notícia tenha sido espalhada pelo pessoal do próprio governo para desviar o foco das discussões importantes.

    E há um terceiro grupo para o qual não foi dado a devida atenção e que de certo modo você o poupou um tanto por corporativismo. Eu me refiro ao grupo da mídia que deu vazão a essa notícia e com gente importante participando dela. É preciso ter uma completa falta de conhecimento do exercício do poder para imaginar que a presidenta Dilma Rousseff aceitasse Henrique Meirelles, tendo realizado durante quatro anos uma política contrária a que Henrique Meirelles executou no Banco Central, salvo quando Henrique Meirelles se comportava como você o descreveu de modo feliz na frase que transcrevo a seguir:

    “Meirelles é do tipo que cede o que for necessário para sustentar uma imagem vazia”

    E para aqueles que questionassem por que ela não aceitaria o Henrique Meirelles se aceitou o Joaquim Levy para realizar o inverso do que ela realizou no primeiro governo, eu responderia que é preciso ter uma completa falta de conhecimento do exercício do poder para considerar que a presidenta Dilma Rousseff esteja executando no segundo governo uma política contrária ao que ela fez no primeiro governo. A política do primeiro governo e a do segundo governo têm objetivos semelhante só que são executadas de modo diferente.

    No primeiro governo a presidenta fez um grande esforço de desvalorização da moeda. E no segundo governo ela não precisa do esforço para desvalorizar a moeda. Ou seja, as circunstâncias são outras e, portanto, ela terá que agir de modo distinto. Então as pessoas na mídia que divulgaram a notícia de substituição de Joaquim Levy pelo Henrique Meirelles não sabem sobre o que estão falando. Trabalham no mundo da ficção. São literatos e não jornalistas se estes tivessem a mesma função de um professor e que é transmitir conhecimento.

    E os três tópicos finais e o último tópico são para você relançar e avaliar propostas para o governo. Penso que nas suas sugestões há também um equívoco. Neste e no próximo ano não haverá muito espaço para uma presença mais marcante do governo (Do Estado) a menos que seja no sentido de já apresentar propostas para daqui dez a vinte anos. Com a moeda mais desvalorizada, o governo tem de ser mais comedido para evitar que a valorização da moeda ocorra novamente. Ele tem que buscar um crescimento em torno de 5% ao ano e só daqui uns vinte anos quando o PIB brasileiro alcançar o atual PIB da China, mas com uma renda per capita cerca de sete vezes maior do que a chinesa de agora, o Brasil poderia trilhar novamente o caminho da valorização da moeda.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 20/11/2015

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador