Mara Gabrilli e as diversas formas de deficiência

A deputada Mara Gabrilli distinguiu-se por um conjunto de características. Primeiro, pelo fato de ser cadeirante, vitima de um acidente que lhe roubou os movimentos. Depois, por um conjunto de iniciativas louváveis visando o bem-estar das pessoas com deficiência. Tornou-se um símbolo até que seu lado partidário se sobrepôs à sua aura de militante dos direitos humanos. E Mara passou a se comportar como um político comum.

Ontem, aos gritos interrompeu o discurso da presidente da República no Congresso Nacional, exigindo melhoria no atendimento aos deficientes.

Mara perdeu-se muito antes, quando mostrou uma deficiência de caráter incompatível com o trabalho meritório em favor de outras deficiências. Na visita de deputados ao presídio de Papuda, Mara denunciou que os prisioneiros do “mensalão” tinham tratamento privilegiado.

Segundo o G1

“A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) disse que Dirceu recebe tratamento diferenciado, em uma cela com televisão e micro-ondas, condição distinta, segundo ela, da de outros presos. “Conheci celas em várias unidades aqui [na penitenciária da Papuda] e as que a gente viu hoje lá em cima são celas horrorosas se comparadas à cela dele. A cela dele é iluminada, ampla, o tipo de material do beliche é diferente, tem televisão, tem micro-ondas. E não são todas as celas – é a única cela desse jeito”, declarou.

A informação foi desmentida por todos seus colegas

A informação foi desmentida inclusive pela responsável pelo setor penitenciário do Distrito Federal, Larissa Feitosa (http://bit.ly/1NQjts1). Para sua mãe, Guiomar Feitosa, casada com Gilmar Mendes, Larissa foi taxativa: “Mamãe, isso é falso. Eles não têm privilégio algum”.

Pelo Facebook, Mara pode avaliar melhor as consequências de seu gesto. O militante de direitos humanos, Flávio Scavasin, postou uma nota em seu Facebook, que terminava assim:

“Mara: gosto muito da sua atuação na área da pessoa com deficiência, onde muito tem de ser feito, e não gostaria de vê-la estigmatizada como sendo mais um político desses tradicionais, em quem ninguém confia.”

Luis Nassif

54 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que papelão!

    A deficiência física, uma infelicidade, não pode jamais ser um salvo conduto para a deficiência ética e moral. D. Mara Gabrilli, o oportunismo jamais será visto como um valor; ainda que o oportunista seja um deficiente. 

      1. Já trabalhei com deficientes mentais e cognitivos

        Nenhum deles teria a atitude da Mara Gabrilli.

        Ela na verdade comportou-se como uma deficiente ética. Do mesmo jeito que fez no caso do Zé Dirceu.

  2. Que feio!

    Lamentável ! Mara Gabrilli conseguiu se destacar como a mais mal educada dentro do grupo de mal educados que vaiaram a presidente no Plenário ontem.

    1. O que essa sra. Mara Gabrilli

      O que essa sra. Mara Gabrilli fez não me espanta nenhum pouco. É só ver quem era o pai dela aqui em S.André (SP). Filho de peixe, peixinho é. Ainda bem que essa família evaporou aqui de S.André. Espero que nunca mais volte. Volta e meia alguém aqui pensa em convidá-la para ser candidata a vice ou até mesmo a prefeita de S.André, Espero que ela nunca aceite, pelo bem de S.André.

    2. Mal educada.

      Concordo. Não esperava esse gesto grosseiro de Mara Gabrili. Perdeu pontos. Mal educada. A presidente não foi para debater, não se interrompe um discurso no berro.Já os seus colegas tucanos, infelizmente não me surpreenderam nas vaias.

  3. do meu ponto de vista…

    tipo da decepção que mais dói em quem esperava muito mais dela, sem deixar-se contaminar pelo Fla x Flu de sempre

    e eu esperava, como ainda espero do Romário, por exemplo, pela sua bandeira

    mas é da política que a muitos contamina, dificilmente escapam

    de minha parte já estou cansado de semear coisas pela vida, mesmo que com participações vistas como sem importância, enfim, já cansado de semear expectativas, desejos de sucesso em certos políticos e só colher decepções

    1. mas o que me impressiona mesmo…

      é todos daqui se dedicarem de corpo e alma, ou da melhor forma que estiver ao seu alcance, para que algo mude neste país e na sociedade em geral, e nada muda

      simplesmente não dão a mínima para o que fazemos aqui

      e em alguns casos até sentem prazer em ofender a gente, ameaçar com revelações futuras

      isto é uma canalhice sem igual, uma covardia, ameaçar alguém ainda vivo com revelações futuras

      que Deus possa entender também, e perdoar, os canalhas e os covardes de Espírito que fazem este tipo de ameaça

      das trevas

      1. Quem garante que nada muda?

        Quem garante que nada muda? Sem esta dedicação de corpo e alma talvez estivéssemos de há muito ardendo em chamas ou já imersos nas cinzas estéreis do pós-caos.

        1. tem razão…

          nossa participação aqui é muito importante. Não me expressei legal anteriormente

          e muitos deles acompanham

          muita coisa muda sim, reconheço e deixo um grande abraço

           

          1. Mas tá difícil

            Mas tá difícil defender o Lula/Dilma/PT – a anarquia tomou conta do país, O Lula, maior presidente deste país, virou chacota; tudo que ele fala, cinco mimutos depois está chacotado na internet,

            Já briguei com amigos, nâo por querer defender o Lula, mas tentando argumentar que chacotar só dissemina o ódio e paralisa o país. Nâo gostar do PT  sem motivos sensatos é um direito dos burros e coxinhas. O que têm de Dórias mandando o Chico Buarque a la merde por defender o PT é um colosso.

            Jogar a sua felicidade nos outros é burrice, O Brasil está assim – parece que se acabar com  o PT tudo vai mudar, A mídia esta conseguindo o que quer: dono de bar reclama da Dilama; morador de rua reclama do PT. Empresários que davam bola para fiscal não autuá-los dizem que o PT é corrupto. Dirigentes de casas espíritas pregam a bondade nas suas falações e disseminam vídeos chacotas sobre o Lula; o Robson Pinheiro, médium famoso e  escritor de um sem números de livros, na época mais aguda do Aécio e o impitin postou um vídeo com o seu guia incorporado e falando mal do PT e do seus membros- até os espíritos não gostam do Lula !

              Tem sempre alguém do seu lado que diz ter um parente com informações fidedignas que o triplex vai levar o Lula para a cadeia e que ele tentou comprar um sítio e pediu para não ser identificado; que o filho do Lula tem uma fazenda com milhares de cabeças de gado no Mato Grosso,Ouvi até de um alto executivo que em Minas nâo tinha boi para vender por que o Lulinha comprou todos e que o Aécio era um senhor comedor de artistas famosas e merecia ser presidente se não houvesse roubalheira nas urnas eletrônicas.

            O ódio e o desrespeito está em nível máximo !

            Quem sâo os culpados por esta dicotomia democrática: o próprio Lula que bancou o Pig e não fez a lei dos médios; a própria Dilma que faz o que o Lula fez; o ministro Zézinho que é tão bonzinho e dá uma de mulher feia que fica na janela vendo a banda passar; um Janot que deve biritar com o amigão Aécio e o STF que diz nâo ser político ( vide Gilmar, Tofolli, Carmém Lucia, Barbosão, o mata no peito e agora o amigo do Cunha, Sr Facin),

            Só resta uma saída: tomar um banho de descarrego no Malafaia.

             

             

    1. Teatro dramatico

      Que teatro que essa mulher fez, hein! Toda chorosa se fazendo de coitada por causa de sua condição fisica, mas as perguntas TODAS com base em conjecturas e com uma clara intenção de ferrar com o Gilberto Carvalho e não de entender o argumento dele. 

    2. Ela se coloca como a prova da verdade

      Abri o link sugerido e vi o absurdo de uma patricinha, no cargo de deputada federal e usando a armadura de deficiente física, para atacar e mentir descaradamente pessoas do PT. Essa patricinha usa como prova de verdade a sua deficiência física para atacar o partido que ela odeia.

      Num outro link sugerido no link apresentado, essa mulher com ódio no coração, ataca o presidente Lula e diz que ele seria preso antes da Dilma sofrer impeachment. Essa patricinha mostra que está no partido correto: PSDB.

  4. Pior que a deficiência

    Pior que a deficiência física, que hoje em dia não impede seu portador de exercer qualquer atvidade, é a deficiência mental e de caráter. Esta sim é irremediável e impede as pessoas de teram um relacionamento civilizado. Mau caráter não é acidental, mas desenvolvido pelo relacionamento em um meio sem ética e acostumado a reações inadequadas a determinados momentos. Pedeu uma grande oportunidade de ficar calada e aprender algo útil, como seja a tolerância com os desiguais.

    1. Ah! Por que? Isso é uma

      Ah! Por que? Isso é uma ameaça, é? Será que os cariocas são tão ou mais mal educados que os paulistas? Espero que só seja a sra. a mal educada do RJ.

    2. Oi Aline
      Torço para que ela

      Oi Aline

      Torço para que ela vá, pois os mesmo que a vaiam, são também os mesmo que  se deliciavam com os presos políticos.

      A casa grande tem bastante lacaios para isso.

       

  5. Não ha indulgencia
    Não é porque é cadeirante que deva ter alguma indulgencia.Ela foi grosseira mal educada com a presidente.Se mostrou um mentirosa,caluniadora no caso da cela de Dirceu.Perdeu o lugar no podio de defesa de mais uma minoria,ao se rebaixar em ser como aqueles que a discriminam por ser cadeirante e mulher,e ainda como cidadã ao não respeitar um convidado na cas em que trabalha,não respeitar a presidente em exercio do Brasil e nem mesmo a mulher e cidadã Dilma.

    1. Deficiência Ética

      Otaviani

      Parabéns por sua análise objetiva e factual.

      Mara Gabrili é um ser humano deficiente.

      Rancorosa, não aprendeu coisa alguma com sua tragédia.

  6. Fez…

    Fez seu comercial para a paulisteia.

    Todos estão empenhados em esfolar o PT em público para se eleger em Sampa.

    Vide Marta Suplício e outros e outros.

    Oportunistas. É o que são.

    E, o oportunismo pode cegar.

     

  7. Por favor, o fato de ser

    Por favor, o fato de ser cadeirante é uma circustância, a pessoa pode ser cega e surda e muda e não ter os membros superiores tampouco os membros inferiores, mas, pode ter caráter e compaixão.

  8. Ela como cadeirante, não

    Ela como cadeirante, não deveria mistura humanidade com politicagem.

    “disse que Dirceu recebe tratamento diferenciado, em uma cela com televisão e micro-ondas, condição distinta, segundo ela, da de outros presos. “Conheci celas em várias unidades aqui [na penitenciária da Papuda] e as que a gente viu hoje lá em cima são celas horrorosas se comparadas à cela dele. A cela dele é iluminada, ampla, o tipo de material do beliche é diferente, tem televisão, tem micro-ondas. E não são todas as celas – é a única cela desse jeito”, declarou.

    Duvido se fosse um tucano, a nobre deputada teria o mesmo pensamento.

    Cadeirante politiqueira.

  9. Ela pode ter perdido os

    Ela pode ter perdido os movimentos, mas não perdeu a essência tucana, isto é, a má educação. Sua condição de cadeirante não lhe dá o direito de ser mal educada.

  10. Desconhecimento sobre o sistema penitenciário

    Possivelmente ocorre o seguinte: a deputada entende de direitos de pessoas portadoras de necessidades especiais – e faz um trabalho notável nessa senda -, sendo, entretanto, pouco conhecedora do que ocorre no sistema penitenciário pelo nosso país afora (prefiro ser otimista). No presídio, tem-se aquilo pelo que se pode pagar. Nos mais diversos estados da federação. Vejamos esse texto, por exemplo: 

    Detento ostenta luxo dentro de presídio de PE em redes sociais – Preso de Igarassu posta fotos de lagosta e uísque no Facebook. As imagens mostram também cela com televisão e equipamento de som. 

    LINK: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/10/detento-ostenta-luxo-dentro-de-presidio-de-pe-em-redes-sociais.html

  11. Gosto dessa deputada

    O excessos são próprios de políticos. A briga entre PT e PSDB, vamos e venhamos, é grande. Quando FHC era presidente, a turma se comportava mais ou menos assim. Paciência. É esse o nosso circuito político – são esses, até aqui, pelo menos, nossos dois principais partidos políticos.

    (Embora quem mande mesmo seja o PMDB…)

    1. Não precisava ser mal educada

      Não precisava ser mal educada em um momento como aquele.

      Foi arrogante e usou o momento de forma inadequada..

      Suponhoi que as restrições que a vida lhe propiciou cause traumas e frustrações.
      Porém usou o momento errado para dar vazão aos seu problemas pessoais.

      1. “Não tem virgens na zona.”

        Não gosto dessas explicações “psicologizantes” de antipetismo. Essa deputada simplesmente faz parte do partido que é o principal rival do PT na busca pela conquista do poder político. A “arrogância” e a “falta de educação” nada mais são do que ferramentas de políticos em ano de eleitoral, das quais os profissionais políticos lançam mão, quando necessário, na eterna busca por votos. Uns usam mais, outros menos. A diferença é apenas de grau. Nunca vi político se comportando feito donzela.

        (“Não tem virgens na zona.”)

  12. Não é o salário, o cargo, a

    Não é o salário, o cargo, a condição física que retrata uma pessoa. O que nos retrata é o nosso caráter… Esse é um sacramento nobre dos que lutam por respeito a democracia e as pessoas, independente do cargo ou condição social…

  13. geralment o deficiente tem um


    geralment o deficiente tem um sexto sentido. aquele sentido extra

    adquirido com o tempo de sofrimento e o treinamento para compensar

    a deficiencia.

    mas a senhora parlamentar acabou entrando no jogo debilóide dos tucanos

    de auto-destruição, entrou nessa conversa furada de agressão e má educação,

    quie só traz prejuízos a eles mesmos, os ingenuos que se acham…, 

      1. O título do post

        Amigos e amigas comentaristas do blog, o Nassif botou neste post o título, bem desafiador, “Mara Gabrilli e as diversas formas de deficiência”.

        Vamos chamar as coisas pelos nomes. O post devia ter como título “Mara Gabrilli é uma deficiente de caráter”.

        Ela faz da cadeira de rodas um escudo. 

  14. Escudo tucano

    Na questão da deputada citada, eu acredito até que a postura dela não é voluntária, por simples exibicionismo, para atrair holofotes. Há muitas coisas mais dentro da bancada do PSDB. Ela age teleguiada por alguns outros que querem se escudar para que numa olhada do google não apareçam suas capivaras. Assim, Carlos Sampaio (do emprego do papai) ou Imbassahy (do metrô bilionário de Salvador) chamam assim: “Ô Mara! Na hora que a Dilma falar da zika,ou da CPMF, faz uma pergunta para provocar ela.” Esse mesmo expediente foi feito quando o PSDB estava flertando para assumir a frente do movimento “Fora Cunha”. Tais deputados, com medo de ver sua ficha corrida exposta pelos métodos heterodoxos do presidente da casa, procuraram a “santinha” Mara para emular o discurso de Gabeira contra Severino Cavalcanti. Tais fatos revelam uma deficiência de caráter, não só por se deixar conduzir por outros parlamentares, bem como se prestar a atestar a hipocrisia e covardia do comando tucano. 

  15.  
    Rapaz…que partido

     

    Rapaz…que partido ordinário se tornou esse psdb, em? A sigla montada pela fina flor da tucanolândia depois que apodreceu só consegue atrair vermes. Que horror !

    Orlando

  16. da nojo

    Essa deputada é um mal caráter, covarde e oportunista. Típico da politica deste congresso podre e falido. Ela é a cara da politica populista e sem-vergoonha e não poderia estar melhor representada do que ser uma deputada à serviço do gangster Cunha

  17. Batedora de bumbo da Oposição

    De tempos em tempos Aécio e seus comparsas, cabeças da Oposição,  jogam esses tipos no mundo. Livram-se da pecha de desequilibrados, irresponsáveis e mal-educados, deixando a pessoas como a Mara Gabrilli o papel de batedora de bumbo da Oposição. Esse papel já foi, em tempos idos, da Heloisa Helena, e é de vez em quando compartilhado com Roger, Lobão e Kataguiris da vida.

  18. A aberração em três dimensões.

    Parece que a Mara Gabrilli, na luta política, abraçou a bandeira de defesa dos direitos dos portadores de deficiência e, diferentemente da Marina Silva, que se pendura na bandeira do ambientalismo oportunista, realizou efetivamente algumas ações consistentes com a bandeira empunhada.

    Porém, como pessoa, ela parece encarnar o padrão de comportamento do Paulista mau educado, identificado nas observações da professora Marilena Chaui. A pessoa aparentemente afável, cordial, sempre com um olhar e um sorriso que transitem bondade, serenidade e até uma certa meiguice que convida alguém para ir à sua casa e lhe oferece bolos, chás e boa prosa. Porém, quando se confronta com a necessidade de disputar espaços e interesses fisiológicos transforma-se num pit bull e sai latindo rosnando e mordendo, no mais perfeito estilo Carlos Sampaio. O episódio em que ela se infiltrou na comissão que visitou as instalações da famigerada Papuda e aderiu à campanha de linchamento moral do Zé Dirceu é a maior demonstração recente dessa capacidade de mutação. Mas, nem por isso se justificaria afirmar que ela passou a se comportar como um político comum.

    “E Mara passou a se comportar como um político comum.”

    Ela, na verdade, alterna no seu comportamento os dois extremos do Mr. Hyde e o Dr. Jeckyl, que não é um padrão de políticos comuns, em lugar nenhum. O Carlos Sampaio não é um político comum. É um cara egresso do MP que, como tantos outros seus colegas, transformaram carreira da promotoria em escadinha para alcançar cargos na administração pública, promoção pessoal e empregos para os seus parentes e amigos no Estado. 

  19. Para nâo dizer que não falou de privilegios

    Mara, vamos dar uma volta no Jardim Angela e comparar as condições dos cadeirantes de la com suas condições de vida. tenho a impressão de que você recebe um tratamento diferenciado, e isso não é justo né?

  20. Mara e as ciclovias paulistanas

    Acrescento mais uma passagem desastradas dessa deputada. Quando Haddad liberou (legalmente, porque de fato já era) as ciclovias para uso dos cadeirantes e outros portadores de necessidades especiais, ela espumou de raiva nas redes sociais. Ela inverteu a situação de tal maneira que, quem lia seus textos, não parecia que o deficiente tinha ganho um direito (e ele poderia não andar na ciclovia, se caso não lhe quisesse) e sim uma obrigação (agora o cadeirante tem que andar na perigosa civlovia do Haddad).
    Resultado, uma parcela considerável dos seus eleitores “deficientes” (os que realmente iriam usar as ciclovias) lhe criticaram, foram contrário a sua visão partidária… só concordava com ela seus eleitores tucanos “normais”

  21. Comentario.

    O fato de ser cadeirante não constroi a ideia de quem é a deputada,. mas uma parte de quem é ela.

    Se ela quer brandir a espada, sugiro que ela dê uma voltinha pelo metrô de São Paulo, sobretudo nas estações em que existem conexões com outras linhas, por exemplo, as estações Consolação e Luz.

    Compare a arquitetura da estação do metrô da Linha Azul São Bento com a Linha Amarela.

    A deputada não me comove. Se ela quiser, que fale com o governador do seu próprio partido. 

  22. Sabotadora

    Que enorme desserviço essa Senhora prestou à democracia e à causa dos portadores de deficiência. Provou que as piores deficiências humanas são a falta de educação, de humildade e de respeito a quem pensa diferente.

  23. Ao interromper a chefe de

    Ao interromper a chefe de estado daqjuela forma, cobrando-a de um jeito nada educado e em uma hora inapropriada, a deputada mostrou o seu caráter: usa a sua condição e a bandeira dos deficientes para fazer política rasteira. Lamentável !!!

  24. Infelizmente

    Ela somente  faz o que virou costume dentro do seu partido: difundir ódio e fofocas em todo o país. Na cidade onde moro, o “dono” do PSDB fez tudo o que pode e ficamos sem nenhum representante na assembléia estadual e na federal. Agora deram prá fazer fofocas e boatos falsos, como as comadrinhas do interior e um dos lugares preferidos é a padaria que frequento. Escolhem uns rapagões altos e de voz forte, que fingem estar conversando em voz alta, quando na realidade, não passam de fofocas contra o PT, que atualmente é quem governa a cidade. Quando ouve a discussão s/ a inclusão de deficientes em escolas normais, os ouvi fofocando que o PT queria acabar com as APAES. Mais recentemente aconteceu quase uma tromba d’água no centro da cidade e lá estavam eles culpando o prefeito pela enchente.  Até uma turista ficou indignada e veio me perguntar se eu era do PT, como eu disse que sim, ela me contou o que as fofoqueiras estavam falando s/ o PT e o prefeito.

    Essa é a estratégia de um partido que está se perdendo dia a dia, tanto o ódio que dissemina. Aqui temos uma professora da  PUC com discursos horrorosos (vereadora). Tudo isto é fruto da estratégia política do PSDB pós Aécio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador