Marco Aurélio Mello ficou ‘surpreso’ com decisão de mandar condenados a Brasília

Do Terra

Mensalão: ministro ficou ‘surpreso’ com decisão de enviar condenados ao DF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou nesta segunda-feira que ficou “surpreso” com a decisão do presidente da corte, ministro Joaquim Barbosa, de determinar que os condenados no processo do mensalão cumpram suas penas em Brasília. “Não havia uma justificativa declarada pelo ministro Joaquim Barbosa. Fiquei surpreso com essa medida”, disse Mello, em entrevista à rádio Bandeirantes.

No último sábado, um avião da Polícia Federal transportou para Brasília nove dos 11 condenados no processo que começariam a cumprir pena naquele dia. A aeronave foi a São Paulo para buscar o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e o deputado federal e ex-presidente do PT José Genoino (SP).
 
De Belo Horizonte, foram levados o publicitário Marcos Valério, os ex-sócios de Valério Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello, o ex-vice-presidente do Banco do Brasil José Roberto Salgado, a ex-funcionária de Valério Simone Vasconcelos e o ex-deputado Romeu Queiroz.
 
Os ex-tesoureiros do PT e do PL, Delúbio Soares e Jacinto Lamas, já haviam se entregado à PF em Brasília. Os nove homens foram encaminhados ao Complexo Penitenciário da Papuda, e as mulheres, à Penitenciária Feminina do Distrito Federal.

 
Joaquim Barbosa teve atuação firme
 
O ministro Marco Aurélio Mello afirmou que o julgamento do mensalão se tornou um assunto popular no País devido a alguns fatores – entre eles, a postura de Joaquim Barbosa. “O Joaquim teve uma atuação muito firme. Há o aspecto positivo da transparência. A criação da TV Justiça foi muito importante.”
 
Mello disse acreditar que pelo menos mais três dos 25 condenados no processo serão presos ainda hoje. “Roberto Jefferson, Pedro Henry e Valdemar Costa Neto devem ser presos hoje. Eu votei para ser implantado o regime domiciliar para Roberto Jefferson, porque há um problema grave de saúde”, afirmou. O ministro também disse acreditar que Genoino pode receber o benefício da prisão domiciliar: “pelo estado de saúde, pelo que tem sido dito, ele também poderia ter a prisão domiciliar concedida”.
O mensalão do PT
​​​Em 2007, o STF aceitou denúncia contra os 40 suspeitos de envolvimento no suposto esquema denunciado em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e que ficou conhecido como mensalão. Segundo ele, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Após o escândalo, o deputado federal José Dirceu deixou o cargo de chefe da Casa Civil e retornou à Câmara. Acabou sendo cassado pelos colegas e perdeu o direito de concorrer a cargos públicos até 2015.
 
No relatório da denúncia, a Procuradoria-Geral da República apontou como operadores do núcleo central do esquema José Dirceu, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o ex- secretário-geral Silvio Pereira. Todos foram denunciados por formação de quadrilha. Dirceu, Genoino e Delúbio respondem ainda por corrupção ativa.
 
Em 2008, Sílvio Pereira assinou acordo com a Procuradoria-Geral da República para não ser mais processado no inquérito sobre o caso. Com isso, ele teria que fazer 750 horas de serviço comunitário em até três anos e deixou de ser um dos 40 réus. José Janene, ex-deputado doPP, morreu em 2010 e também deixou de figurar na denúncia.
 
O relator apontou também que o núcleo publicitário-financeiro do suposto esquema era composto pelo empresário Marcos Valério e seus sócios (Ramon Cardoso, Cristiano Paz e Rogério Tolentino), além das funcionárias da agência SMP&B Simone Vasconcelos e Geiza Dias. Eles respondem por pelo menos três crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
 
A então presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, e os diretores José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório foram denunciados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. O publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes, respondem a ações penais por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) Luiz Gushiken é processado por peculato. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi denunciado por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
 
O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) responde a processo por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia inclui ainda parlamentares do PP, PR(ex-PL), PTB e PMDB. Entre eles o próprio delator, Roberto Jefferson. Em julho de 2011, a Procuradoria-Geral da República, nas alegações finais do processo, pediu que o STF condenasse 36 dos 38 réus restantes. Ficaram de fora o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken e o irmão do ex-tesoureiro do Partido Liberal (PL) Jacinto Lamas, Antônio Lamas, ambos por falta de provas. A ação penal começou a ser julgada em 2 de agosto de 2012. A primeira decisão tomada pelos ministros foi anular o processo contra o ex-empresário argentino Carlos Alberto Quaglia, acusado de utilizar a corretora Natimar para lavar dinheiro do mensalão.
 
Durante três anos, o Supremo notificou os advogados errados de Quaglia e, por isso, o defensor público que representou o réu pediu a nulidade por cerceamento de defesa. Agora, ele vai responder na Justiça Federal de Santa Catarina, Estado onde mora. Assim, restaram 37 réus no processo.
 
No dia 17 de dezembro de 2012, após mais de quatro meses de trabalho, os ministros do STF encerraram o julgamento do mensalão. Dos 37 réus, 25 foram condenados, entre eles Marcos Valério (40 anos e 2 meses), José Dirceu (10 anos e 10 meses), José Genoino (6 anos e 11 meses) e Delúbio Soares (8 anos e 11 meses). A Suprema Corte ainda precisa publicar o acórdão do processo e julgar os recursos que devem ser impetrados pelas defesas dos réus. Só depois de transitado em julgado os condenados devem ser presos.
Redação

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso é uma reportagem?

    Isso é uma reportagem?
    Tá mais pra colcha de retalhos, com partes tiradas daqui e dali.
    Inclusive o Gushiken foi inocentado e já faleceu.

  2. Presos do Barbosa

    Ué Ministro, eram os “presos do Barbosa”, daí que o ministro-carcereiro resolveu rodar com os presos prá cima e prá baixo, além de manter em regime fechado os de regime semi-aberto, pensando assim estar matando dois coelhos com uma cajadado só: Agradando a uma elite sanguínária sedente de sange e vingança e, também, construindo sua candidatura a presidente do Brasil, portanto, supreso pq mesmo se o julgamento é de exceção e, como tal, tudo pode para solapar as conquistas do povo brasileiro. Vc ainda não viu nada, não se supreenda se o ministro carcereiro der um jeito de dar cabo à vida nos petistas em alguma masmorra.

    1. Cont….

      Barbosa tinha que dar um jeito de algemar. humilhar, era o “show do mensalão”, logo logo as fotos dos presos algemados  vazarão como troféus de uma vingança, e ai Ministro Marco Aurélio, vai se supreender de novo, pq essa surpresa em se tratando de Barbosa, ainda não sabem que tem um louco ensandecido ai perto de vcs, claro, quando se trata de torturar petista, com tucano ele não mexe não, muito pelo contrário

  3. Transparência

    Transparência não é nunca será a visibilidade de certas cena sem que se tenha acesso a todos os processos, secretos ou não ao processo.

    Transparência é quando se ouvir que a literatura jurídica ampara alguma decisão, se ouça também a referência, além do nome da obra e o de su autor.

    Transparência ele e vc sabem muito melhor do que eu o que é.

  4. Ficou surpreso! uma

    Ficou surpreso! uma “pinónha”. Certamente há uma combinação entre “eles” para um apoiar a iniciativa do outro. Cadê os demais………Diante de tamanha arbitrariedade?

    1. Kd queeeemmmmmmmmmm????

      Kd queeeemmmmmmmmmm???? Caraca, véi isso aí tá que nem aquele joguinho de crianças ” acerte a toupeira” em que os bichinhos ficam escondidos nas tocas e vão colocando a cabecinha pra fora e cada vez que uma aparece a criança dá-lhe uma martelada e ela volta pro buraco. O objetivo e ir dando bordoada até que o jogo acabe sem que nenhuma toupeira passe de um determinado ponto. Lá no STF a coisa deve tá assim, uma sai, fala um negocinho, toma umas bordoadas e volta… daqui a pouco vem outro, dá outra declaraçãozinha… e tome bordoada! O pessoal aqui fora tá com gana deles e, vamos combinar que eles se esforçaram. E, olha que o MAM, que levou as pauladas, hoje, foi quem ficou vencido com o Lewandowski na sessão de 4ª feira, que inclusive, ia dando barraco com JB e só não deu pq MAM, levou ele na sacanagem. Agora vc imagina qdo aparecer dando declarações um dos que, de fato, fizeram discursinho moralista em plenário… A sorte deles é que pegaram 2 feriados; aqui no RJ 4ª tb vai ser. Se em BSB tb for, eles só terão que encarar o plenário na 4ª da outra semana, já que, na 5ª, acho difícil, vão emendar tudo. É… num tá fácil prá ninguém….

  5. Esse Marco Aurélio…
    Deveria

    Esse Marco Aurélio…

    Deveria também indagar…

    Por quê colocaram uma coroa de espinhos e uma cruz para jesus cristo carregar?

    Por quê será?

  6. Aonde é que eu vomito?
    Viomundo Rádio  

    Wilson Lima: Tucanos não descartam Joaquim Barbosa com Aécio Neves em 2014

     

     

    publicado em 18 de novembro de 2013 às 11:57

    Aécio Neves sonha com ministro Joaquim Barbosa em eventual governo tucano

     

    Por Wilson Lima – iG Brasília | 18/11/2013 06:00

     

    sugerido por Wagner Iglecias

    Presidente do STF é amigo pessoal do senador e provável candidato à Presidência. Tucanos veem com bons olhos eventual indicação de Barbosa para ministro ou até vice

    A afinidade entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e o senador Aécio Neves (PMDB-MG) pode resultar em uma relação bem maior do que uma simples amizade entre os dois. Conforme interlocutores de ambos, Aécio sonha em “contar com a colaboração de Barbosa” quer seja como ministro em eventual governo tucano ou mesmo candidato a vice-presidente na disputa do PSDB ao comando do Planalto.

    Fontes do Supremo próximas ao presidente da Corte confirmam que existe uma tentativa de aproximação política entre Aécio e Barbosa. O tucanato, oficialmente, nega qualquer tentativa de aproximação ou namoro entre os dois para levar o nome de Barbosa a uma candidatura a vice de Aécio. Mas nos últimos dois meses, conforme os próprios tucanos, os encontros entre Aécio e Barbosa têm sido cada vez mais frequentes em jantares e eventos sociais em Brasília.

    Do outro lado, algumas fontes tucanas admitem em caráter reservado que um dos poucos nomes já vislumbrados em um eventual governo tucano é o de Barbosa, como um possível ministro da Justiça. Questionada sobre a aproximação entre Barbosa e Aécio para a disputa em 2014, uma fonte do PSDB ligada à campanha presidencial desconversou afirmando que não era “hora de falar de política”. “É hora de deixar o presidente Joaquim trabalhar com tranquilidade. Mas ele sem dúvida é um nome certo no nosso projeto de governo”, confessou.

    Segundo fontes ligadas ao PSDB, uma tentativa de trazer Barbosa para o ninho tucano responderia a dois grandes objetivos do partido. O primeiro é reforçar o discurso tucano pró-moralidade sem necessariamente bater de frente nas polêmicas sobre o julgamento do mensalão do PT. Com o presidente do STF ao lado de Aécio, o PSDB teria condições de passar uma mensagem popular de que pretende limpar de vez a corrupção no País.

    Interlocutores do STF admitem que a decisão de Barbosa de expedir os mandados de prisão dos réus do mensalão em pleno feriado de Proclamação da República reforçaria essa imagem.

    O segundo objetivo é de ordem prática: surfar na alta popularidade de Barbosa para alavancar a candidatura de Aécio, algo semelhante ao que aconteceu com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), quando ele conseguiu atrair a ex-senadora Marina Silva, para o seu projeto de candidatura presidencial.

    O primeiro passo para a aproximação política entre Aécio e Barbosa ocorreu em abril, quando o presidente do STF, mineiro de Paracatu, foi homenageado com a Medalha da Inconfidência, concedida em evento em Ouro Preto, pelo governo de Minas Gerais, que é comandado pelo tucano Antonio Anastasia. Apesar de a homenagem ser distribuída pelo Executivo mineiro, quem comandou a honraria foi Aécio. Na época, o senador tucano negou qualquer conotação política do evento.

    Em outubro, Barbosa admitiu pela primeira vez a possibilidade de ser lançado à Presidência da República, mas disse que isso só aconteceria após ele deixar o Supremo. Hoje, o ministro tem 59 anos e já manifestou sua vontade de não ficar na Corte até os 70 anos, data de sua aposentadoria compulsória.

    Como juiz, Barbosa tem até abril para se desincompatibilizar do Supremo e disputar as eleições de 2014.

    PS do Viomundo: Notaram como Marcos Valério anda sumido? Fonte bem colocada nos bastidores da política mineira informa que está tudo acertado para que ele cumpra sua pena bem quietinho, no interior do Estado, desde que não faça marola na apuração do mensalão tucano, que poderia abalar a candidatura de Aécio ao Planalto. Mesmo que Joaquim Barbosa não venha a ingressar na política, aos tucanos interessa badalar o presidente do STF por  motivos óbvios, eleitorais e penais.

     

    1. Como já comentei antes,

      Como já comentei antes, gostaria imensamente de ver o jb candidadto a qq coisa, exposto em toda sua medicridade e sordidez, num debate, num confronto direto. Como covarde que é, duvido muito que aceite. 

      E cadê as entidades que puseram o ficha limpa nas ruas? Não vão se pronunciar sobre a corrupção sistêmica, persistente, atravessando várias gerações de governos tucanos em SP? Não vão exigir, com toda sua “autoridade moral” que Serra, Alckimin, Aécio e outros menos votados, retirem suas candidaturas a qq cargo, até que sejam esclarecidas as acusações? Ou só vão aparecer depois, para dizer que a corrupção é inaceitável? Vão esperar a prescrição dos crimes? 

  7. Surpreso?

    Como pode haver surpresa? Melhor do que nós o sr.Ministro tem a obrigação de conhecer seus pares. Ou ficou ingênuo  de repente? Não havia necessidade alguma de tranportá-los para Brasília!  Muito menos algemados!  Estão em prisão fechada! Há um deles que depende de tratamento de saúde muitíssimo cuidadoso! Ministro Marco Aurélio, não permitamos que transformem nosso país num Afganistão! Tudo que está acontecendo beira à insanidade!

     

    1. O script previa que os

      O script previa que os condenados mais VISTOSOS teriam que desfilar no feriado e fazer o show da Globo.

      Os condenados secundarios não interessam para o show e porisso os mandados de prisão ficaram para depois.

      Com já disse em outros comentarios, a ousadia não tem limites e só vai parar quando alguem barrar.

      No momento a ousadia não tem adversarios naturais, todos tremem de medo da ousadia.

       

      1. Não participaram do “show do mensalão”

        Os condenados secundarios não interessam para o show e porisso os mandados de prisão ficaram para depois.

        O Roberto Jefferson, por exemplo não cairia muito bem no espetáculo da Grobo, pois já foi muito próximo de Collor e dos tucanos tmbm.

        1. Sujeito rasteiro e mau caráter

          Sujeito vil, conhecido no bairro onde morava, antes de entrar para a política, como advogado de xadrez.. Era chamado no bairro ,( me desculpem o termo) , de salafrário.   Quem diria que essa peste criaria tanto problemas ao país. Deveria estar na cadeia. Aliás cadeia é muito pouco. 

  8. OHHHH! exclamou o MAM,

    OHHHH! exclamou o MAM, fazendo caras e bocas, para ver se aparece bem na tela (ele acha a tv justiça o máximo). Como pode um homem tão ponderado como o jb ter feito uma coisa dessas? Cansaço, talvez, de tanto fazer contas para encaixar a prisão na grade da tv preferida dele. 

  9. Improbidade administrativa

    Os gastos com esse avião do povo brasileiro para atender a interesses da Globo constitui evidente ato de improbidade administrativa praticado por Joaquim Barbosa.

    Já que o MPF/PGR não vai fazer nada, sugiro que algum de nós ingressemos com uma ação popular contra essa gastança determinada por Barbosa e que ele reponha cada centavo gasto ao Tesouro Nacional..

    MAM é o mais velhaco ministro do S.Tapetão F. , claro que ele sabia de tudo isso, até porque o MAM também é pautado pela TV Globo.

    1. gastança desnecessária

      Concordo. Já tinha mencionado essa gastança desnecessária que inclui as horas extras a serem pagas aos agentes da PF, aos funcionários do STF; afinal, não havia necessidade do ministro Joaquim fazer as determinações em pleno feriado. Ninguém era réu perigoso. Se deixasse para esta segunda, tudo bem. Ah, sim havia o fator mediático. E nessa afobação, o ministro Joaquim deixou de enviar a determinação por escrito para o juiz de Brasilia que cuida dos presídios.   Se o ministro MA Mello desconhecia essa decisão, então fica evidente que o presidente Joaquim Barbosa é autoritário, não dá a minima aos colegas. Ou estes são desatentos. Enfim, eles que esclareçam a chanchada, ops, a confusão. C hanchada vem da palavra confusão, bagunça.

  10. A transmissao ao vivo das

    A transmissao ao vivo das suas falas, sempre de improviso, era um sonho do Mello (o do Collor). Ate hoje ele espera ser convidado para participar de Brother e certamente o sera, para poder mostrar o seu talento de ator, com um timbre especial na sua voz, que ele mesmo gosta de ouvir, conforme confessado pelo Joachin e poder contracenar com Gilmar Dantas que igualmente trabalha sabados e domingos e principalmente nas noites dos feriados, um para poder mandar prender as vitimas e o outro para poder soltar os bandidos, tudo devidamente comentado e analisado por Mello (do Collor) que leva horas para dizer nada.

  11. Caro Nassif e

    Caro Nassif e demais

     

    Ficarei com a cara de surpresa dele em minha mente, nos próximos 513 anos de minha vida.

    Mas faz parte da hipocrisia dos menos de 1% em seu anonimato.

     Saudações

  12. Esse MAM é mesmo uma

    Esse MAM é mesmo uma gracinha, como diria a nossa eterna Hebe! Esse senhor pensa que todos nós estamos completamente imbecilizados! Faça-me um favor, meu senhor!

  13. Mas vejam vcs… tem gente

    Mas vejam vcs… tem gente nesse STF que se jogasse RPG, tinha acabado de perder pontos de sangue por utilizar talentos/conhecimentos não elencados. Tá lá lista…. inteligência, sagacidade, ironia, velocidade de raciocínio, simpatia, vaidade,… Agora… inocência, ingenuidade, pureza de propósitos… Pollyanna!!!! sai desse corpo que não te pertence!!! Ministro, MAM, pelamordedeus, V. Excia de Mary Poppins é aquilo que ninguém merece… Num faz isso com a gente, não. Vai lá tirar o Genoíno da Papuda com o Ministro Lewandowski que ganha mais uns pontos na  “vantagem”  ( RPG ) da coragem e na trilha da humanidade (RPG ).

    1. MAM e a esperteza dos hipócritas

      Mais hipócrita que MAM somente as manifestações do Argolo, defendendo indulto para o José Genoino.

      Sinceramente, em nome do Genoino… acho indigno dar relevo a tais manifestações….

      Ele e outros tantos .que nem é preciso citar também SÂO RESPONSÁVEIS pela farsa e cinismo desta ação penal, que levou a cadeia homens DIGNOS .,..  o mesmo não se pode dizer destes .. oportunistas…

      Ate o Joaquim é mais honesto…  ele não finge ser ético ou correto…

      Desculpe Cristiana…  mas eu precisava dividir com alguém honesto .minhas restrições a certas espertezas ignominiosas..

         

  14. Vi essa tarde uma reportagem

    Vi essa tarde uma reportagem na band news, sobre a repercussão internacional da prisão dos “mensaleiros”, algumas até comparando à operação mãos limpas, na Itália. Talvez os blogueiros sujos, com seus contatos, consigam fazer seus coleguinhas internacionais mostraraem as fotos de jb confraternizando alegremente com um possível futuro candidato a presidente, adversário do partido que foi “condenado”. Duvido muito que os participantes da “mãos limpas” tenham se reunido em convescotes, restaurantes e festinnhas com pessoas que pudessem vir a julgar. Ou aquele desvio de $ em MG foi só uma distração do aecinho (esse menino…) e vai ficar por isso mesmo. O próprio PT poderia fazer alguma coisa nesse sentido, já que os jornais devem ter o direito de resposta como instrumento legítimo de defesa. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador