Médica da Papuda diz que Genoíno é o caso mais grave que já apareceu por lá

Presídio no DF tem 67 detentos hipertensos. Genoino é o caso mais grave, diz médica

Papuda nunca havia recebido detento com histórico de saúde semelhante ao do mensaleiro

Kamilla Dourado, do R7, em Brasília

A médica que atendeu ao ex-presidente do PT e deputado licenciado José Genoino (SP) afirmou, em entrevista exclusiva ao R7, que o sistema prisional do Distrito Federal nunca recebeu um preso com o quadro de saúde como o dele.

Apesar da gravidade do quadro de saúde, Genoino tinha, na mesma ala da Penitenciária da Papuda, onde ficou preso por seis dias, outros 67 colegas detentos que sofrem com pressão alta — doença como a dele.

Todos são monitorados, mas nenhum tem quadro tão delicado quanto o do deputado, segundo a gerente da Saúde Prisional da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Larissa Feitosa de Albuquerque Lima Ramos.

De acordo com Larissa, que trabalha há dez anos no sistema de saúde prisional, o caso dele preocupou os médicos da equipe de atendimento aos detentos na Papuda. Para a médica, o estresse sofrido no ambiente da prisão contribuiu para a piora do caso de Genoino, que teve picos de pressão alta e chegou a cuspir sangue.

Larissa acompanhou Genoino, na última quinta-feira (21), quando o deputado foi internado, e afirmou ao R7 que ele sofria de falta de ar e cansaço. Segundo a médica, o petista dizia: “Não quero mais sentir isso”.

— Dos 1.600 presos do CIR [Centro de Internamento e Reeducação], ele era o quadro mais grave. Na verdade, de todo o sistema prisional, nunca recebemos um caso assim, de um paciente que passou por uma cirurgia tão grave.

A médica que acompanhou todo o atendimento prestado a Genoino, enquanto ele esteve na cadeia, explicou que a cirurgia pela qual ele passou costuma ter índices de mortalidade de 90%.

Durante a cirurgia pela qual o deputado passou em julho, para contornar uma dissecção da aorta — a artéria estava abrindo camadas, o que provoca hemorragias —, foi implantada uma prótese de 15 cm para evitar que ela se rompesse.   

Segundo a chefe dos médicos da Papuda, os médicos, que nunca haviam recebido um paciente com esse quadro, tinham receio de que não desse tempo de atendê-lo em caso de emergência.  

— Falamos para o juiz da VEP [Vara de Execuções Penais], fomos bem claros que estávamos preocupados com a saúde dele. Aqui [na Papuda], não temos condições de atender um caso como o dele. Como o quadro clínico estava instável, nós falamos que ele não tinha condições de ficar no presídio porque não temos atendimento 24 horas. Quando acontece alguma emergência, temos que chamar o Samu ou usar a ambulância da Papuda. No caso dele, poderia não dar tempo e ser fatal.

Na mesma ala em que Genoino estava, outros dois pacientes sofrem de problemas cardíacos e têm acompanhamento médico constante. Um deles utiliza marca-passo, mas tem ritmo de vida normal.   

Hipertensos 

Na última quinta-feira (21), Genoino foi levado ao ICDF (Instituto de Cardiologia do Distrito Federal) com dores, falta de ar e pressão arterial elevada. Antes de ser encaminhado ao hospital, o ex-presidente do PT passou por três eletrocardiogramas ainda na penitenciária e por exames de sangue, que mostraram alterações.   

A Secretaria de Segurança Pública informou que os outros 67 presos, da mesma ala em que estava preso Genoino, têm pressão arterial elevada. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, eles são acompanhados e monitorados pela equipe de saúde do presídio. A frequência do monitoramento depende da gravidade da doença do paciente.   

De acordo com a gerente da Saúde Prisional da Papuda, os detentos recebem medicação mensalmente e assumem a responsabilidade de tomar o remédio. Uma vez por semana, o técnico de saúde faz o acompanhamento com grupo de hipertensos; os pacientes que têm casos graves e sofrem picos de pressão são avaliados cerca de duas vezes ao dia; e, quando necessário, são encaminhados ao hospital.   

Ainda na ala em que estão os mensaleiros, outros 15 detentos são diabéticos, um tem tuberculose e outro é portador de DST (Doença Sexualmente Transmissível) — as autoridades do DF não especificaram a doença do detento.   

Prisão Domiciliar 

José Genoino aguarda decisão final do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, sobre seu pedido de prisão domiciliar. Na quinta-feira (21), ele foi autorizado a ficar no hospital ou em prisão domiciliar até que uma junta médica emita um laudo sobre seu estado de Saúde. 

No último domingo (24), Genoino recebeu alta médica e, de acordo com a assessoria de imprensa do deputado, foi para a casa da filha em Brasília. Genoino continua sob cuidados médicos, fazendo exames para acompanhar a coagulação sanguínea e pressão arterial.

Luis Nassif

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. política

    Eis o laudo médico que nega a Genoino direito a prisão domiciliar

     Comunicar erroImprimir

    Reprodução

     

    O laudo expedido nesta terça-feira (26.nov.2013) por médicos da UnB indica que o deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP) não tem necessidade de prisão domiciliar.

    Clique aqui para ler a íntegra do laudo médico.

    Não está claro, entretanto, quando e se José Genoino, que é um dos condenados no processo do mensalão, vai retornar à penitenciária da Papuda, em Brasília.

    No momento, o petista aguarda a decisão em uma casa, na capital federal.

     

    1. Recomendam evitar situações estressantes

      Isso que ficou fora desse laudo era o mais importante. Se esqueceram, os zelosos médicos, que o paciente se encontra literalmente imerso na situação mais estressante possível, num ambiente degradado. De que lhe vale a recomendação para que não se estresse ? Ele já foi tratado e medicado, certo. Mas para tal submeteu-se a uma cirurgia de extremo perigo, que exige um periodo de repouso para recuperação e assimilação da prótese. É do pós-operatório que se trata. E, não precisa ser médico para saber que o sofrimento, as fortes emoções abalam o coração e a circulação. Fizeram um laudo de BUROCRATAS. Se fosse um paciente deles não poderiam nem sequer andar e ser tratados com mimos o tempo todo.

    1. Estou me perguntando a mesma

      Estou me perguntando a mesma coisa.

      De onde esta “jornalista” tirou o termo mensaleiro.

      Genoíno, assim como Dirceu, são presos políticos.

      Este fato envergonha as pessoas de bem e que acreditavam que o Brasil era uma democracia.

  2. Mensaleiro…sei…

    Papuda nunca havia recebido detento com histórico de saúde semelhante ao terrorista Zé Genoíno.

     Na ditadura era assim: Tascavam a pecha de “terrorista’ para afastar, isolar,  aterrorizar, humilhar, espezinhar. De repente surge outra palavra mágica:  “mensaleiros”. Só sei que graças a estes terroristas ou mensaleiros, tanto taz, o Brasil conquistou liberdade, avançou, e estão presos por seus acertos frente a condução do pais e não por erros que de fato não cometeram. Quero ver é os mensaleiro do DEM e PSDB terem o mesmo tratamento, sei que devo esperar sentado.  

  3. De que hospício terão saído

    De que hospício terão saído certos comentaristas que se assanham com a doença alheia? Que seres humanos são esses que se comprazem na desumanidade?

    1. Médica ou não médica, o fato

      Médica ou não médica, o fato é que, pelo cargo que ocupa, conhece muito bem as condições da Papuda e sabe que Genoíno não sobreviveria lá. Acredito que ela não tenha se apresentado como médica, o erro deve ter sido do r7. Pressa na apuração da matéria.

  4. Caso grave de Genoíno.

    Na ala de Genoíno tem 67 hipertensos, sou a favor que nenhum deve correr risco de morte ficando na Papuda. Então campanha já para que todos os 67 e repito, não só o Genoíno tenham a regalia de prisão domiciliar.

  5. MENTIRA TOTAL – A MÉDICA DA PAPUDA, NÃO É MÉDICA… LEIAM

    http://www.perito.med.br/2013/11/rede-de-mentiras.html

    A farsa continua: “médica da papuda” que diz ser sério o caso de Genoíno é Terapeuta Ocupacional

    Depois que especialistas confirmaram a inexistência de doença grave em Genoíno, surge a “médica da Papuda”. Mas ela na verdade é TERAPEUTA OCUPACIONAL e foi nomeada a cargo de chefia pela gestão petista do DF.

    1. Gostaria de informar a todos

      Gostaria de informar a todos que em nenhum momento da entrevista me declarei médica ou que atendi o Sr Genuíno.

      Informei que ACOMPANHEI o atendimento do médico da unidade, com o consentimento do paciente e todas as informações prestadas foram dadas pelo prisissonal.

      Respeita a categoria médica e sei da sua importância. Tenho um trabalho sério e transparente há 10 anos frente a saúde prisional. A conduta foi realizada da mesma forma que é feita com os demais internos.

      Informo que sou feliz na minha profissão, apesar de atuar como gestora. É lamentável receber duras críticas e acusaçãoes decorrente de erros jornalísticos, que só tem interesse em atrair olhares sem estar preocupados com quem irá atingir com matérias absurdas.

      RATIFICO que nunca informei que sou médica. Tenho testemunhas em relação a isso. Solicitei providências da assessoria de comunicação para correção no R7.

    2. Gostaria de informar a todos

      Gostaria de informar a todos que em nenhum momento da entrevista me declarei médica ou que atendi o Sr Genuíno.

      Informei que ACOMPANHEI o atendimento do médico da unidade, com o consentimento do paciente e todas as informações prestadas foram dadas pelo prisissonal.

      Respeita a categoria médica e sei da sua importância. Tenho um trabalho sério e transparente há 10 anos frente a saúde prisional. A conduta foi realizada da mesma forma que é feita com os demais internos.

      Informo que sou feliz na minha profissão, apesar de atuar como gestora. É lamentável receber duras críticas e acusaçãoes decorrente de erros jornalísticos, que só tem interesse em atrair olhares sem estar preocupados com quem irá atingir com matérias absurdas.

      RATIFICO que nunca informei que sou médica. Tenho testemunhas em relação a isso. Solicitei providências da assessoria de comunicação para correção no R7.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador