Mensalão tucano está parado na Justiça de Minas, e prontinho!

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O mensalão tucano está pronto para julgamento. E isso há um ano, desde que o Supremo devolveu o caso para a primeira instância. Com a demora, o processo do mensalão tucano contra o ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB) corre o risco de cair no vazio, se tornar história, perder-se dos rumos do paladismo da justiça brasileira.

O processo deveria ser julgado na primeira instância da Justiça em Minas Gerais, mas nada foi feito para concluir o caso, que se arrasta há quase uma década. Além do julgamento não ter ocorrido, desde o início de janeiro deste ano que a 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, onde tramita a ação, está sem juiz desde que a sua titular aposentou-se.

E, conforme a matéria da Folha evidencia, o processo de Azeredo chegou a Minas totalmente instruído pelo Supremo e pronto para ser julgado. Não é necessária mais nenhuma audiência, basta julgar.

Segundo a Folha, parte da demora pode ser explicada pela lentidão conhecida do Judiciário. O STF decidiu devolver o processo para Minas no dia 27 de março do ano passado. A partir daí, cinco meses foram precisos para que a ação chegasse à 9ª Vara. E, caminhando lentamente, o processo chegou ao seu destino no dia 22 de agosto de 2014.

E repetindo o alerta da Folha, quanto maior a demora, maior é o risco de que os crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República prescrevam e fiquem impunes. E o mensalão tucano, segundo o Ministério Público,  foi um esquema de desvio de dinheiro público do governo de Minas para a campanha de Azeredo à reeleição, em 1998, e que perdeu.

Depois Azeredo depois se elegeu senador e deputado,  mas hoje está sem mandato, e sempre negou as denúncias, assim como os demais réus.

O mensalão tucano começou a ser investigado em 2005, quando estava sendo apurado o mensalão petista. A Procuradoria apresentou denúncia à Justiça em 2007.

A um passo da prescrição

Não tem data ainda para a nomeação de um juiz substituto para a 9ª Vara pelo Tribunal de Justiça de Minas. Isso já deveria ter acontecido, segundo informa a Folha, no dia 25, q2uando o tribunal se dispunha a indicar juízes para as 12 varas na capital mineira e no interior. Mas a sessão foi adiada pois uma juíza candidata recorreu ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) questionando a lista. E como o processo terá de ser refeito, o tribunal diz que não há previsão de quando a nomeação de juízes ocorrerá.

Outros dois processos do mensalão tucano tramitam também na 9ª Vara. Um tem como réu o ex-senador Clésio Andrade, do PMDB. Azeredo e Clésio renunciaram a seus mandatos para perderem o direito de serem julgados pelo Supremo. Por isso os processos foram devolvidos para a primeira instância. Uma manobra rápida e efetiva.

O outro processo do mensalão tucano tem oito réus e está na fase de instrução, faltando ouvir réus e testemunhas. Cláudio Mourão, um dos réus, foi tesoureiro da campanha de Azeredo e o outro réu é o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, já completaram 70 anos e se beneficiaram da prescrição. Outros mais serão beneficiados com esta demora, inclusive Azeredo, que completará 70 anos em setembro de 2018. Se ele for julgado antes disso, ainda assim poderá se beneficiar da prescrição, caso seja condenado.

Isso ocorreria no caso de ser aplicada a pena mínima, três anos pelo crime de lavagem de dinheiro. A prescrição ocorreria porque já teriam passado nove anos entre o fato (1998) e a denúncia (2007). A lei nesse caso fixa a prescrição em oito anos.

As informações são da Folha.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Há uma maneira fácil e rápida

    Há uma maneira fácil e rápida de termos celeridade neste processo. Basta filiar Eduardo Azeredo ao PT. 

  2. PARA! ISSO É COISA DE PETISTA…

    Imagina que foi tudo combinado?. Que o Supremo tirou da reta e mandou o caso pra Belzonte pensando que não daria em nada! Que o senador Tucano já já iria completar 70 aninhos e que nada aconteria mais para ele.   Parem de ficar “imaginando coisas”  seus petistas doidos ..

  3. NOVO APELIDO DO FR NA WEB

    “Engavetador do UOL”. Não é demais! É não pé só político que engaveta. Tá cheio de jornalista engavetador.hehehe

    1. Exemplo de jornalista

      Exemplo de jornalista investigativo talvez mais investigativo que jornalista, se investiga e senta em cima da investigação.

  4. A pena máxima pra bandidos de toga é uma gorda aposentadoria

     

    Juizes que venderam sentenças são condenados com pena de aposentadoria

     

    O Conselho Nacional de Justiça decidiu aposentar compulsoriamente os juízes César Henrique Alves, do Tribunal de Justiça de Roraima, e Ari Ferreira de Queiroz, do Tribunal de Justiça de Goiás, acusados de venda de sentença e quebra de imparcialidade. A decisão é dessa quarta-feira (24/3).

    http://www.conjur.com.br/2015-mar-25/cnj-aposenta-juizes-venda-sentenca-quebra-imparcialidade

  5. É vergonhoso ver que todos

    É vergonhoso ver que todos ficam criticando o PT, LULA e DILMA. A corrupção vem desde a ditadura, Sarney, Collor, Itamar e FHC. O mensalão do PSDB e DEM é notório e sabido e ninguém faz nada contra eles.

    Sinto que estou num barco sem controle, onde a corrupção do PMDB, PSDB, DEM (ex-PFL) mandam e desmandam.

    Todos ficam apontando apenas para o PT. Chega de inocência.

    Todos tem culpa no cartório, inclusive o PSDB/DEM, FHC, Aécio e todos do governo de São Paulo.

    Viva o povo simples que não estuda a história e não tem curiosidade para buscar a verdade.

    Viva o povo simples que são “marias vão com as outras” e acreditam em tudo que seus patrões pilantras falam e naquilo que a Globo diz: CULPAR O PT de tudo.

    O pneu de meu carro furou. Quem é o culpado? Será o PT!  A Globo diz que sim. E você?

    Cérebro é para usar.

    A Dilma está correta quando afirmou que precisamos acabar com a corrupção a partir de nós.

    Então, vamos deixar de sermos corruptos. Chega de furar fila, dar suborno ao policial, querer levar vantagem, deixar de achar bonito sonegar impostos, enfim, vamos aprender a ser honestos e ensinar nossos filhos a também ser honestos.

    Viva a honestidade e a ética. Estes estão faltando em nosso país e não é culpa dos políticos. E culpa dos eleitores.

     

  6. Se fosse espírita, diria: só

    Se fosse espírita, diria: só na outra reencarnação esse pessoal vai à julgamento. 

    Bem, quanto a lerdeza do Judiciário, nenhuma novidade. O diferencial está na pressão da opinião pública, ou melhor, publicada. Fosse a GENI…..Huummm….Editoriais e reportagens diárias espumando de indignação acerca do impasse. JN da Globo diariamente com matérias com os mesmos sentimentos. No mínimo, umas três capas da VEJA anunciando para o mundo que o Judiciário estaria aparelhada, por ela, GENI. 

    Enquanto não vingar o DELENDA  EST PT! este país continua tão previsível que chega a dar sono. 

    1. Como espírita pode deixar que eu digo:

      Esse processo só será julgado na próxima encarnação.

      Aposto que vai prescrever. Apostaria 1 milhão, se tivesse, que vai prescrever.

      Não é questão de “se”, é “quando”. Mas prescrito, certamente já está.

  7.  
    … Os movimentos sociais e

     

    … Os movimentos sociais e partidos de esquerda deveriam convocar uma marcha cívica em direção às portas das primeiras instâncias das Alterosas dos ‘Never’, exigindo o imediato julgamento do *MENSALÃO do MENSALEIRO/QUADRILHEIRO e réu confesso fujão DEMoTucano Eduardo ‘AZARedo’!
    *ali, sim, dinheiro público surrupiado, Bemge, Cemig, Copasa…

    Em não havendo o pronto e célere acolhimento da lídima reivindicação, seria feita denúncia formal contra o Poder Judiciário brasileiro em todos os organismos internacionais vinculados ao Direito e à democracia!…

    Enquanto não tivermos o primeiro DEMoTucano engaiolado na Papuda [mais do que merecida!]…

    O primeiro de uma série interminável!…

    … O Anastasia “do Aécio ‘Never’” está tranquilão: será absolvido porque na CORRUPÇÃO dos Tucanos não há a prerrogativa da ‘conexão’!

    São crimes singelos, nenhuma complexidade que justifique ‘as sessões da tarde’ do STF no PIG!

    [Portanto] No máximo, “o Anastasia do ‘Aécio Furnas Forever’” será remetido para a blindagem ad eternum em alguma gaveta escondida das primeiras instâncias das Alterosas dos ‘Never’ inimputáveis!…

    Viva o ‘braZil’ da Casa Grande!

  8. Lá na justiça de Minas? Só se

    Lá na justiça de Minas? Só se ele fosse preto, pobre, puta ou petista, como não é, tucano voa até com uma asa só.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador