Mesmo com “denúncia” de Veja, empate técnico com Dilma à frente no Datafolha

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Dilma Rousseff (PT) aparece numericamente a frente de Aécio Neves (PSDB), com 52% das intenções de votos válidos, contra 48% do candidato tucano, segundo o Datafolha, divulgado hoje (25).
 
Entretanto, a margem de erro calculada pelo instituto de pesquisa coloca como empate técnico Dilma e Aécio, uma vez que o limite é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
 
Entretanto, a própria Folha de S. Paulo, que encomendou a pesquisa, analisou: “a probabilidade maior é que Dilma esteja à frente. Isso porque a situação de empate efetivo só ocorre numa combinação que considera os máximos da margem de erro para cada um em sentidos opostos (Dilma para baixo, Aécio para cima)”.
 
O resultado é similar à última pesquisa realizada, que apontava a candidata à reeleição com 53% dos votos válidos e Aécio Neves com 47%. Mas a diferença de apenas um ponto percentual em relação à atual pesquisa já fez diferença: se antes, Dilma apresentava vantagem fora da margem de erro, agora, voltou ao limite da oscilação, com empate.
 
Votos totais, que considera no cálculo os votos brancos, nulos e indecisos, somam 47% para a petista e 42% para o tucano. Brancos e nulos representam 5% e aqueles que ainda não se decidiram são 5%.
 
Diante dos resultados oscilantes do Instituto Datafolha durante a campanha no primeiro turno, a Folha decidiu precaver: “os números da atual pesquisa não podem ser confundidos com uma tentativa de previsão dos resultados da eleição deste domingo. O levantamento é um retrato da corrida eleitoral no período em que as entrevistas foram feitas. Como a maior das entrevistas foram realizadas nesta sexta, o levantamento não é capaz de captar com precisão eventuais mudanças de opinião no sábado. Nem tem como identificar eventuais alterações no próprio domingo”.
 
O alerta ainda denota uma referência ao “furo” divulgado pela revista Veja, apresentando denúncias, sem provas, de que Dilma e o ex-presidente Lula tinham conhecimento da corrupção na Petrobras.
 
O Datafolha entrevistou 19.318 eleitores em 400 municípios, com nível de confiança de 95% do levantamento.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deram só um jeitinho dentro

    Deram só um jeitinho dentro da margem de erro, a Dilma perde um e o Aécio ganha, o que significa nada.

    Dilma 13 para o Brasil continuar avançando.

  2. Ou estão preparando o público

    Ou estão preparando o público para uma fraude nas  urnas com essa história de que a pesquisa  reflete só o momento e tem o fator  denúncia da Veja. Eita país que mata a gente do coração. Se a fraude vier será feita nos aparelhados estados de São Paulo e Paraná. E tome Aécio crescendo 14% de um dia para outro.

    Alguém duvida que o Jornal Nacional  vai vir matando pra cima da Dilma?

  3. A Direita em seu melhor momento.

    A direita em seu melhor momento

     

    Desde que se tornou oposição em 2002, depois de séculos, a direita brasileira vive o seu melhor momento nessas eleições de 2014. Mas esse seu momento de glória que hoje festejam não foram construídos apenas esse ano, esse cenário vem sendo montado paulatinamente desde que perderam a eleição lá atrás, faz doze anos, sem que nós, os governistas fizéssemos movimentos significativos para estancar na oposição essa sede de sangue.

    Acreditamos que apenas fazendo um governo que reduzisse as desigualdades seriam suficientes para conquistar a empatia da população de todas as classes e isolar uma minoria enfurecida com a perda, não de privilégios, que continuaram a manter, mas enfurecidas com a perda do mando, do governo central, do poder.

    Essa minoria, capitaneada por uma canalha midiática, conseguiu arrebanhar grande parte da população com seu discurso de ódio contra o governo liderado pelo PT e por todos que fazem a sua defesa, enquanto cooptavam setores do judiciário, ministério público e PF para sua sanha persecutória seletiva. O auge dessa estratégia se deu com a prisão de Zé Dirceu, o cabra marcado para morrer politicamente. Ali a canalha viu que a cidadela governista estava desguarnecida, não tinha uma estratégia de enfrentamento e ela pôde então consolidar a sua vingança sobre aquele a quem se atribui a principal responsabilidade pela chegada do PT ao governo. É sintomático que a disputa em que estamos enfrentando mais dificuldades seja justamente esta em que o Zé está ausente.  

    Faltou-nos a percepção de que a reforma dos meios de comunicação é a mãe de todas as reformas, que fazer qualquer reforma sem a transparência proporcionada por uma imprensa livre, liberta,mas não libertina, é o mesmo que fazer tais reformas no escuro ou em que as lanternas estejam nas mãos do adversário, que só lançarão luzes sobre o campo que lhes interessa.

    Agora vivemos essa situação angustiante, enquanto eles se refestelam, pois para eles é tudo ou nada dessa vez. Jogarão todos os seus cartuchos nessa disputa, não importando os meios empregados para chegarem ao fim almejado, pois sabem que daqui a quatro anos com a volta de Lula a situação se tornará muito mais difícil, quase impossível. Por outro lado, se conseguirem vencer agora, moverão céus e terra contra Lula para que não volte em 2018 e estando com o controle da máquina nas mãos essa tarefa se tornará muito mais fácil.  

    Caso a vitória venha a nos sorrir novamente, a indicação de pessoas para a SECOM  e o Ministério das Comunicações e da Justiça, nos dirá com clareza se esse novo governo será um governo de bombeiros ou de guerreiros. Para a direita é muito fácil falar que a sociedade está conflagrada e clamar por um governo de Conciliação Nacional, enquanto nos convida a arriar as calças, de novo.

     

     

  4. Realmente, a capa de Veja foi

    Realmente, a capa de Veja foi fortíssima e acredito, houve essa baixa de 2% em ambas as pesquisas referenciadas – DataFolha e Ibope. Algo para refletir essa semana, com provável reeleição de Dilma Roussef.

  5. Estatistica golpista

    Alguem me explique por que acho que há um golpismo em marcha.

    Se Dilma tem 52% e Aecinho 48%, onde o empate técnico?

    Se a margem de erro é de 2% para cima ou para baixo, 2% de 52 dá 1%, e 2% de 48 dá 1%, logo dentro da margem de erro seriam Dilma menos 1 = 51% e Aecinho mais 1 = 49%.

    Isso não dá empate.

  6. repito aqui: o jn de hoje não

    repito aqui: o jn de hoje não teve força

    suficiente para tirar votos de dilma, na minha opinião.

    gostaria de outras de quem tenha visto.

    a cbn ficou repetindo coisas do aécio,

    mas acho que tb não será suficiente.

    a preocupação com fraude é aceitável até,

    mas isso pode nos desfavorecer,

    pois é meio fatalista, embora realmente possa acontecer.

    mas confesso que fiquei o dia inteiro preocupado esperando essas pesquisas,

    e quando as vi, fiquei menos preocupado…

    poderia ser pior, por causa desse clima da grande mídia.

  7. O grande problema que vejo

    O grande problema que vejo nessa farça operacionalizada por essa revista, é que abre um enorme precedente, se por acaso o retrocesso vencer no domingo, estará deflagrada uma situação institucional gravíssima em nosso pais.

    E com toda certeza, globo e veja serão os responsáveis diretos.  Vejam; uma candidata a dois dias do pleito está a frente em todas as pesquisas sérias, e com um golpe criminoso é ultrapassada por seu opositor, que diga-se de passagem tem sobre sí, acusações fortíssimas, inclusive de narcotráfico (crime hediondo)………..tomara Deus que isso não ocorra. 

  8. Habemos Ministro da Justiça?

     

     O futuro Ministro do STF e atual Ministro da Justiça já sabe que há uma tentativa de golpe em curso, capitaneado pela Veja/FSP/Globo?

  9. De acordo com as filosofias

    De acordo com as filosofias de Fafá de Belem, Lima Duarte e Chitãozinho Xororó, tem muita gente votando no Aécio porque acredita que votar na Dilma é cosa de pobre.

  10. Há cheiro muito forte de

    Há cheiro muito forte de fraude no ar.

    Deputados e senadores do PT ajam.

    Militantes ajam.

    Há cheiro muito forte de fraude no ar!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador