Ministro da Justiça não pode ser um engavetador de denúncias, diz Cardozo no Senado

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Agência Brasil

Karine Melo

Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deu detalhes nesta terça-feira (3) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado dos procedimentos adotados na investigação da Polícia Federal sobre denúncia de formação de cartel e pagamento de propina em licitações para compra de trens em São Paulo, conhecido como caso Siemens.

Cardozo reafirmou que em maio deste ano recebeu, em mãos, na casa dele, em São Paulo, as denúncias pelo deputado estadual licenciado Simão Pedro (PT) e que, conforme determina a lei, encaminhou o material ao diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello.

“Acho que não se pode desviar atenção do que é necessário. Cumpri meu dever, a polícia vai investigar. Se alguém tenta intimidar, obstaculizar a Polícia Federal e o Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica], percam as esperanças, são órgãos republicanos. Os policiais federais e do Cade agem de maneira republicana independentemente do partido que os dirija”, garantiu Cardozo.

O ministro também disse que não é papel dele comandar investigações. “Ministro da Justiça, pela lei, pode pedir a investigação, mas quem comanda, quem lidera, quem coordena é o delegado de polícia, não é nem o diretor-geral da Polícia Federal, é o delegado de polícia que nesse caso já cuidava deste inquérito desde 2008, nem foi escolhido por ninguém, já cuidava disto”, disse, descartando “haver algum tipo de interferência política na Polícia Federal para prejudicar ou para auxiliar”.

Cardozo ressaltou ainda que cabe ao ministro da Justiça zelar para que a isenção ocorra. “O ministro da Justiça não pode ser um engavetador de denúncias, porque engavetador-geral é expressão sinônima de prevaricador-geral e não esperem de mim, seja qual for a denúncia, e quais forem as pessoas envolvidas, um comportamento que seria juridicamente repreensível e eticamente deplorável”.

O PSDB, autor do requerimento que convidou Cardozo para dar explicações no Senado, aponta motivação política para a investigação e discrepância entre a versão em inglês e a tradução para o português de uma carta atribuída ao ex-executivo da multinacional Siemens Everton Rheinheimer, com relatos sobre o suposto esquema de propina.

Sobre as diferentes versões da carta, Cardozo voltou a dizer que na verdade tratam-se de documentos diferentes e não de uma tradução. Amanhã (4), Cardozo irá à Câmara também para dar explicações sobre esse caso.

Edição: Carolina Pimentel

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O PSDB nãoqueria que o dossiê

      O PSDB nãoqueria que o dossiê fosse encaminhado à PF, e sim ao Ministério Pùblico Federal de São Paulo. Botou a boca no trombone por isso.

      Sabe como é, na PF nunca se sabe se dá para abafar, mesmo em SP. Já no MPF de São Paulo, tá tudo em casa!

    1. A cutucada foi outra…

      A cutucada foi em FHC, no PSDB e no Engavetador Geral da República Geraldo Brindeiro, conduzido por FHC ao cargo de ‘Procurador Geral da República’ em 1995 e reconduzido em 1997, 1999 e 2001.

  1. Esses tucanos deveriam ser empalhados

    Não há outra espécie igual, cara de pau é pouco para eles. É bom que o Cardozo vá a todo lugar que os tucanos chamarem para dar “explicações”, pois quanto mais o Cardozo explica, pior fica para os tucanos. Vai Cardozo, vá a tudo que é lugar explicar a patifaria, a cara de pau, a sem vergonhice dos tucanos.

  2. Recado à PGR & Cia

    Esta foi na canela! Sem dó nem piedade. Cardozo tem a inglória missão de criar pontes e dialogar com a direita na adm. Dilma.

  3. Engraçado, até outro dia,

    Engraçado, até outro dia, alguns comentaristas que estão aqui se regorgizando, pediam a cabeça do minixxtro da injustiça……hipocresia fuerta…rsrs

    1. Reação

      Mas é isso mesmo, o que se esperava, e se espera, é que o ministro reaja, mostre serviço, e não fique se escondendo no seu cargo. Pau que bate em chico, bate em francisco. Simples assim.

  4. O Zé Cardozo só está se

    O Zé Cardozo só está se movendo porque alguém está pressionando . Seria acusado de prevaricar caso não agisse . Meu palpite é que o próprio Simão Pedro representaria contra ele . Acho que pode ser um troco do Haddad . 

  5. A melindrosa tucanalha dá chilique e quer esconder maus feitos

    em 2014 será a vez deles fazerem pirraça só por causa do mensalão do PSDB .

    ão ouso falar mineiro ,pois, o mineirinho não tem nadacom isso.

    O Presidente do PSDB a o Azeredo é que tem que ir pro chilindró ou o Ministro Barbosa será desmoralizado.

    Já fêz discriminação ao mandar prasminas o processo do PSDB a matriz ,oscriadores do esquema com marcos valério, bancop rural empresas de puvblicidade e todo o pacote criativo da cúpula PSDBista.

    Proceso de 1998 vai ser julgado ainda e ode 2005 já tá traNSITADO EM JULGADO . eIT bARBOSINHA DOIS PESOS DUAS MEDIDAS, MAS, ELE TEVE A CUMPLICIDADE DA MAIORIA , PELO MENOS ISSO ´QUE É VIOLAÇÃO DO ESTADO DE DIREITO.

    O DOMÍNIO DO FATO CAUSOU RUBOR AO PROPRIO CRIADOR DA TESE . COMO COPIAM MAU SERÁ INTENCIONAL?/

  6. O CADE e a PF devem ser

    O CADE e a PF devem ser isentas na apuração de qualquer denuncia , isto é fato , mas também não pode jamais fazer prejulgamento de denúncias anônimas , tendenciosas e apócrifo , liberando em conta gotas pra imprensa e foi isto que se viu , numa atitude de revanchismo ao mensalão .

    Após a verificação das denúncias, certificando sua  veracidade ai é mais do justo que seja divulgado , o povo quer saber e precisa disto . Mas qualquer atitude fora disso é o uso políticos de um importante orgão público e dentro disso o Minist. Cardozo deveria ser punido dentro da forma da lei de responsabilidade de um cargo tão impotante.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador