Mirian Leitão pode ter sido alvo de acerto interno na Globo

Vamos juntar algumas pecas de quebra-cabeça.

Peça 1 – a denúncia em si.

O Globo transforma em denúncia o uso de um computador da rede wi-fi do Planalto para alterar o perfil de dois jornalistas na Wikipedia.

A rede possui certamente mais de dois milhares de usuários internos do Palácio, incluindo a Sala de Imprensa. É um mero problema corporativo ao qual não está imune nenhuma grande corporação. É essa a razão de, em muitas empresas, o servidor bloquear acesso às redes sociais.

Trata-se, portanto, de uma questão funcional menor que, dentro do padrão atual do jornalismo brasileiro, é tratado como escândalo.

Até aí explica-se: coma falta de filtros jornalísticos até bocejo de padre vira escândalo.

Peça 2 – a divulgação do conteúdo apócrifo no perfil de Mirian Leitão.

Aí o quadro fica um pouco mais complicado.

Qual a razão do jornal publicar na íntegra as acusações a Mirian – envolvendo, inclusive, episódios menores ocorridos por ocasião da Operação Satiagraha? Não tem lógica. Transformou uma caso restrito de trollagem na Wikipedia, que até então passara despercebido, em tema nacional, expondo sua própria colunista de uma maneira aparentemente incompreensível.

Incompreensível, talvez, para quem não acompanha profissionalmente os meandros do jornalismo.

Peça 3 – o papel de Mirian no sistema Globo. 

Em temas econômicos, Mirian permanece representante do establishment financeiro.

Mas, nos últimos anos, cresceu jornalisticamente, e ganhou luz própria em temas muito além dos financeiros.

A dimensão pública que conquistou deu-lhe uma autonomia relativa de opinião em relação a parte da pauta, assim como para poucos outros jornalistas, como Jânio de Freitas.

Abraçou bandeiras legitimadoras indo clara e corajosamente na contramão dos que passaram a definir a linha editorial do grupo, como na questão das políticas de cotas para negros, na denúncia dos crimes da ditadura. Sua posição certamente pesou na mudança da linha editorial do jornal, especialmente em relação aos crimes da ditadura. 

Teve inclusive a coragem de investir contra colunistas agressivos da nova direita.

Talvez por aí se entenda melhor a represália de que foi alvo.

Tempos atrás, a Folha abriu espaço em sua página de opinião para que um neocon agredisse dois repórteres que ousaram criticar o discurso anti-cotas de Demóstenes Torres no STF (Supremo Tribunal Federal). Na sequência, foi a vez de Jânio de Freitas sofrer ataques dentro do próprio jornal.

A briga interna de O Globo não chegou a esse ponto. Mas a divulgação desnecessária da trollagem mostra que, por lá, a vingança se come a frio. Não foi represália das Organizações Globo, mas de grupos internos.

Jogou Mirian aos leões da Internet que, por alguns dias, terão carne fresca para se refestelar.

PS – Pessoal, para que não prosperem teorias conspiratórias: o episódio, se ocorreu, foi motivado por disputas internas, não como política da empresa contra sua colunista.

Luis Nassif

154 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. A mexida na biografia de

        A mexida na biografia de Sardenberg na Wiki poderia servir para se conferir verosimilhança à trama, nos dois sentidos deste termo. Se fosse só a Miriam, o pessoal poderia desconfiar. Com os dois, do jornalismo econômico da Globo, a coisa ficaria mais plausível. Atinge-se o governo federal, e o suposto alvo interno.

        1. Não, não. É quase certo que a

          Não, não. É quase certo que a trollagem existiu mesmo, assim como tantas outras em perfis do Wikileaks. O ponto fora da curva é o jornal divulgar as acusações contra sua colunista,

          1. (Wikipedia, voce quer dizer. 

            (Wikipedia, voce quer dizer.  E o “ponto fora da curva” eh mais uma vez a falta de lei dos meios do Brasil em acao.  Ta facil o bastante em outros paises, vai num juiz, o juiz da x dias pra acusacao ser provada pelo jornal, PONTO FINAL.

            Isso nao existe no Brasil porque nao possibilitaria aa rede golpe sua querida gigolagem do governo.!)

        2. Sim, mas a ultima vez que eu

          Sim, mas a ultima vez que eu vi, ambos eram terriveis em seus trabalhos, e pelo menos um deles eh apelidado de “urubologa” na internet…

          Nao faz sentido as moscas do governo mexerem nessas titicas exhaustas e exauridas em particular!!!

  1. Acho essa tese pouco

    Acho essa tese pouco provável.

    Miriam Leitão é “queridinha da casa”. O Sardemberg, coitado, ninguém liga. É um peso morto.

    No meu entender essas “denúncias” contra o Governo Federal estão cada vez piores e mal ajambradas por um único motivo. Aécio não tem a expertise de Serra, por exemplo,  no trato com os arapongas da ativa e aposentados..

    Estamos a pouco mais de 2 meses da eleição e até agora não apareceu nenhum dossiê. Nenhuma entrega clandestina de dinheiro vivo no estacionamento do planalto. Isso seria impensável se Serra fosse o candidato do PSDB.

    A Veja, não tem mais a preciosa colaboração do Cachoeira. O Caneta não tem mais “tinta”. Sobrou então para o departamento de ficção da casa criar os mais ardilosos e absurdos escândalos e tentar vende-los como fatos.

    Não está dando muito certo.

    Haja tapiocas!!

  2. (Perdao, mas eh um caso tao

    (Perdao, mas eh um caso tao menor que o item esta incomprehensivel sem se saber o que essa “trollagem” foi.  Leitao sabe que esta lidando com cobras no proprio emprego e eh paga pra ser uma delas, entao nao tou com nem um pinguinho de pena por ela.  Mas injustica eh injustica.)

  3. Fico a imaginar o perfil do

    Fico a imaginar o perfil do jornalista economista Luis Nassif sendo alterado negativamente por um IP do Palácio Bandeirantes. 

    O que diria e LN e Seus Comentaristas Amestrados?

     

    1. E quem disse que não me

      E quem disse que não me trollam? É possível até que você seja um funcionário do Alckmin, como muitos trolls contratados pelo Andréa Matarazzo.  E se for, qual a relevância disso? Relevante seria se eu trabalhasse em um jornal que divulgasse os factoides a pretexto de me defender.

      1. Claro que vc também é

        Claro que vc também é trollado, acompanho teu blog já faz bastante tempo e sei muito bem que a tua página caia frquentemente o pessoal acusava a “órgãos” oposição. 

        Agora, insinuar que sou funcionário de Alckmin acho de uma profunda descortesia para livre debate, coisa rasteira contra quem discorda do mainstream do blog.

         

        1. Claro que eu estava

          Claro que eu estava ironizando, prezado Free. Você sempre será bem vindo apesar de algumas extrapolações desnecessárias.

          1. Tá legal, eu aceito o

            Tá legal, eu aceito o argumento
            Mas não me altere o samba tanto assim
            Olha que a rapaziada está sentindo a falta
            De um cavaco, de um pandeiro ou de um tamborim

            …..

            Faça como um velho marinheiro

            Que durante o nevoeiro
            Leva o barco devagar

            As estrpolações que vc acha em mim não acha nos teus guris.

            Deu.

            Vamos ao vascaíno Paulinho da Viola

            https://www.youtube.com/watch?v=9pRCfZRXwLg

            Abraços,

            Ledoruzinho da Cuíca…

        2. Só não entendo o  masoquismo

          Só não entendo o  masoquismo seu e de outros que aparecem por aqui. Não tem nenhuma boa idéia a oferecer aos debates, sómente críticas rasteiras. O Nassif tem toda a razão e imagino que todos aqui pensem como ele.

          1. Como debater em alto nível se

            Como debater em alto nível se em qualquer opinião contra o PT você já logo é tachado de piguento, coxinha, reaça, reinaldete,  fascista, pau mandado da Veja e FUNCIONÁRIO DO ALCKMIN. fora outras coisas? 

            Eu não sou totalmente contra o PT e a Dilma não, apesar de achar a Presidenta Dilma incopetenta que, sob seu comando, transformou o setor de energia do país numa barrafunda.

            Eu, como um bom  liberal econômico e social, gostei de suas privatizaçoes no setor de transporte, portos, estradas, petróleo (embora foram mal feitos um ganho) e principalmete a engavetação do projeto Franklin de Controle Social da Midia disfarçado de controle de imprensa e controle de conteúdo pelo Estado. 

            “Sou rigorosamente contrária ao controle do conteúdo. Aí o único controle que existe é o controle remoto”, disse Dilma.

            Admirável as palavras da presidente, 

             

          2. Flagrante!

            Realmente, senhor Free Walker, qualquer insinuação de que voce seja troll a serviço de fulano ou cicrano é mera especulação. Mas que o senhor é fake, não resta dúvida. Digo e aponto a prova: “eu como um bom liberal econômico e social”.

            Não existe tal coisa, “liberal social”. Isso é embromation puro. Seria como um cruzamento de raposa com galinha. Parece coisa daquele aitvista “stalinista” admirador do Fleury. Também és adepto de vodca com toddynho, caro Free Walker?

            PS: Ah sim, é amestrado é a ……

             

          3. Juju, prova?

            Social no mundo dos liberais e conservadores é apenas uma maniera de seres humanos viverem juntos na melhor harmonia que seja possível. 

            A tua idéia de social deve bater com stalinismo de convivência entre humanos,  não é minha praia, não gosto disso, mas respeito o teu direito de ser gado e achar que o Estado vai suprir todas as tuas necessidades. Quem sou para dizer que não?

             

             

    2. Olha o piguinho amestrado fazendo plágio

      Seja mais original em seu pretenso sarcasmo.

      A Wikipedia é livre como o seu andar e colocar aspectos negativos em um perfil deve ser tão natural quanto os positivos, desde verdadeiros.

      Aqui vc deveria aproveitar a diversidade de fascistas a comunistas, neoliberais a socialistas, antisemitas a sionistas, americanófilos doentes a esquerdistas doentes, de entendidos a desentiendidos enfim ,aproveitar a vida inteligente que vc não encontra nas míRdias medíocres a que vc se alinha invariavelmente.

      Só não aprende se não quiser.

      Ou puder…

       

       

       

  4. Oh, agora vi o primeiro

    Oh, agora vi o primeiro paragrafo do item do Argolo.

    UMA entidade SOMENTE tem direito e dados pra dizer o IP de quem alterou dados em suas paginas.  A Wikipedia.

    Ninguem mais.  Sim, Miriam se expos burramente.  Sim, a rede golpe a tratou como a anta do dia:  eh so montar.

    Continuo espremendo, espremendo, e nao consigu extrair uma goticula de pena pela ‘injustica” que seu patrao cometeu contra ela.

    Faltando ainda:  quais foram as “alteracoes” do wiki?!

    Ou as “vitimas” sao complexadas assim que nao podem divulgar as “alteracoes” mas podem acusar sem provas o Planalto?!?!

    Continuo sem entender o centro do caso EXCETO pelo fato do Wikipedia ter prohibido a extrema direita do senado norte americano de latir em suas paginas.  No Brasil, a coisa se inverte e a extrema direita eh a “vitima”.  Entao ta…

    Nao dava pra importar um escaaaaaandalozinho mais interessante nao?

    1. A alteração ter saído da rede

      A alteração ter saído da rede do palácio do Planalto, já dá idéia do que pretendiam. Eta gente burra ! mesmo  estando a teoria do Nassif correta.

      1. Fica pior, Lenita!  FICA

        Fica pior, Lenita!  FICA PIOR!

        Acabei de ver o item do Wilson Ferreira agora!!!!

        Pelo menos as “alteracoes” no “perfil” dela sao todas verdadeiras!!!!!!

        Porque o Planalto diria agora o que a internet ja esta dizendo ha anos, que ela eh um desastre, que o apelido dela eh “urubologa”, e que Sardenberg eh, digamos, menos que brilhante, por exemplo?!

        O Brasil inteiro sabe disso.  Noticia seria se ela tivesse um braco a mais crescendo nas costas.

  5. Quer dizer que a Miriam está incomodando o Sistema Globo?

    Vala-me Nossa Senhora! Eu não pensei que o Sistema Globo, o mesmo que mandou PTispas para a cadeia por crimes não cometidos, fosse  tão frágil a ponto de considerar a Miriam uma “ovelha vermelha” disfarçada de social-democrata.

    Quer dizer, a mulher conquistou uma certa autonomia de opinião e a Globo resolveu tratá-la com rédeas curtas, foi? E a expôs ao ridículo do escândalo Wikipédiagate?

    Puxa, Nassif, é muita imaginação criadora.Que a CIA estava envolvida no 11 de setembro todo mundo já sabe, até porque este fato foi confirmado pelo terrorismo praticado pelos órgãos de segurança americanos  durante a maratona de Boston.

    Agora, juntar as  peças do quebra-cabeça e dizer que a Globo quer dar um chega prá lá na Urubóloga, aí já é pura teoria conspiratória. Não acha?

     

    1. João, implore a Deus para

      João, implore a Deus para melhorar a interpretação de texto. Falei em luta interna de poder – e não luta dos Marinho. Captou?

    2. João, implore a Deus para

      João, implore a Deus para melhorar a interpretação de texto. Falei em luta interna de poder – e não luta dos Marinho. Captou?

      1. Nassif, se não envolve os

        Nassif, se não envolve os Marinho, por que eles permitiram a suíte, inclusive nas outras mídias do grupo? Confesso que não entendi muito…

  6. Por outro lado, se a direção

    Por outro lado, se a direção da Globo não é totalmente siderada, pode aproveitar a posição ligeiamente destoante da Leitão para fazer algum hedge junto ao governo. O que me impressiona nessa mídia brasileira contemporânea é mais a falta de pragmatismo empresarial do que o excesso de ideologia política. No turfe eleitoral o nome do favorito é Dilma, não é? Dá que ela ganha e resolve fazer com a mídia só 10% das maldades que a oposição atribui a ela….Dá que resolve encorpar a EBC para transformá-la numa BBC e realmentre disputar a audiência? O nível educacional do povo brasileiro está crescendo exponencialmente e não seria tão difícil assim emplacar um bom canal do governo ou próximo, desde que realmente bem pensado e financiado.

    Já o lance específico da Wikipédia, isso acontece todo dia na biografia de indivíduos e organizações polêmicas. Escreve, deleta e reescreve sem parar. Não tem jeito, é da natureza desse meio de expressão.  

  7. E o Sardenberg? Entra onde
    E o Sardenberg? Entra onde nesta historia? Ele tambem foi vitima da alteracao.de perfil no facebook e exposto pela Globo.

    A coincidencia eh que os dois sao jornalistas economicos.

    E nao consta.que o.Sardenberg tenha se enveredado por defender cotas ou CNV nem nada.

    Nao seria uma ofensiva da.Globo contra o sistema financeiro?

    De repente apenas foi passado um recado com esta materia, apenas para mostrar o poder de fogo da Globo, para buscar algum acordo em algum assunto.

    1. Elermentar

      Sardenberg é mosca-morta, entrou só para compor o quadro como dano colateral. Se o ataque fosse só contra a Leitão, dava bandeira. 

      1. Quem diz que Luis Nassif não

        Quem diz que Luis Nassif não faz ilações e cria conspiratas de dar inveja aos melhores roteiristas de Hollywood? 

        O item 1 do seu artigo é completamente fora do “bolim”, isso não ecxiste diria o Padre Quevedo…

         

         

  8. A cada dia que passa, mais me

    A cada dia que passa, mais me convenço da minha tese: Não encontraram até agora, nada que desabone a Presidenta Dilma. Então, vamos aos factóides, não é “Seo” Nassif?

  9. A Globo chegou a entrevistar

    A Globo chegou a entrevistar um especialista conhecido para dar veracidade ao petardo (bolinha de papel) contra Serra.

    Então ela pode tudo, inclusive acreditar que uma denúncia como essa que o texto aborda possa ser relevante.

    Não acredito que a jornalista Mirian Leitão seja tão frágil para alimentar o que Nassif supõe se fazendo de vítima no episódio do wikipédia.

    Para mim, tudo armação com propósitos escusos eleitoreiros.

  10. “Teve inclusive a coragem de

    “Teve inclusive a coragem de investir contra colunistas agressivos da nova direita.”

    Na veia outra vez Nassif. Depois dessa pegada da Mirian, o vampirão de olhos azuis não apareceu mais com suas sinistras e apocalípticas impressões de terra arrasada. Não sei se não se deprimiu. Ou faltou remédio. Daquele transportado por helicópteros pretos.

  11. Eu pergunto. Qual a razão de

    Eu pergunto. Qual a razão de somente após mais de um ano do episódio o assuntos estar vindo à baila? Será que os perfis destes dois jornalistas (serão?)  seham tão nsignificantes que só agora alguem se apercebeu do fato? Ou se trata de puro oportunismo políitico da Rede Bobo?

  12. Não acho que seja isso, acho

    Não acho que seja isso, acho que é uma maneira da Globo e seu grupo tentar pautar a discussão econômica e influenciar a política econômica, independente de quem vença.

    Os alvos são os comentáristas econômicos por isso, a intenção é pessar a impressão de que a Presidência da República está preocupada e tenta desqualificar a opinião econômica e os alrdes catastróficos dos comentaristas globais(péssimos por sinal).

    Nada de novo, repetição do que a mídia sempre faz, a velha grita da censura do governo do PT, que servem para tentar dar credibilidade a opiniões econômicas descabidas, como as apresentadas por Leitão e Sardenberg.

    Seria interessante montar um gráfico com as predições desses dois jornalistas em comparação ao que de fato acabou ocorrendo. Tenho certeza de que ambos erraram sempre, ninguém precisaria recorrer a mentiras para desqualificá-los.

  13. Nassif pegou pesado.

    Chamar leitão de carne fresca,eu acho um exagero.E a galera se refestelar?Aqui no blog,acho que só o aliança curte esse baratão aí.Eu passo.

  14. Miriam é uma jornalista bem

    Miriam é uma jornalista bem complicada. Em economia é conservadora e seu pensamento flui na linha da ortodoxia.

    Em politica é de esquerda radical, é uma antagonista critica do Governo Militar do qual foi pessoalmente vitima e tem algumas posições azedas e na linha da esquerda raivosa como no caso das domesticas, que ela acha que são escravas e as patroas são exploradoras, tem outras posturas nessa linha, as vezes não dá para entender onde quer chegar.

  15. Menu do dia
    Nossa, mas a coisa toda é de mafiosos mesmo, não?
    Seria a famiglia Kamel contra a famiglia Leitão?
    Com uma cajadada só a famiglia Kamel conseguiu atingir dois coelhos, ou melhor, um coelho e um leitão, o governo e a Mirian.
    O mestre cuca global chamuscou a Leitão.
    O prato do dia é leitão a pururuca.
    Cuidado com a indigestão.

  16. Pois é, a Globo e que tais

    Pois é, a Globo e que tais não sabem mais em qual “escandalização” se agarram para criar um fato que cubra o aéroporto e família do Aécio. A Dilma não tem rabo para eles se agarrarem, então ficam criando o não-escândalo, coisas ridículas como esta, como o preparo para responder na CPI. Me espanta a “indignação” ampliada da Mírian diante de “fato tão grave”, mas confesso que não a vi com a mesma indignação por ter sido torturada na ditadura. A propósito, ela já foi depor na Comissão da Verdade?

  17. A luta interna da globo é a

    A luta interna da globo é a luta interna da globo. O fato de o jornal – e em sequencia o resto da rede – fazer escarcéu com isso não tem nada de fora da curva. Pelo contrário: é mais um evento na persistente campanha de ódio ao pt acusando-o de stalinista, bolchevique, sórdido e blá, blá, blá, blá, blá, blá.

    O pior é a Dilma chancelar a tal “importância” desse fato. Bastava dizer que tem “mais o que fazer e que qualquer sindicância resolve essa bobagem” e pronto. Mas não, toda a imprensa agora está repercutindo o “inadmissível” dela e defendendo a “liberdade de imprensa” do esquerdismo petista enquanto vários ministérios foram mobilizados e etc, etc…

    Enfim, um carnaval, uma chacrinha do tipo que a imprensa gosta. Mais uma vez: nada fora da curva. A mensagem mais uma vez é a de que o “governo está errado”, e “a imprensa está certa”.

    Vejo que esse horário eleitoral vai mexer muito com os nervos da oposição. Se esse pessoal da situação continuar “dando mole nas conversas” do jeito que dão, a oposição vai deitar e rolar. Não tenho a menor dúvida que eles contam cada vez mais exclusivamente com isso.

  18. Humm… tem algo que não “bate” nisso tudo.

     

    Bem, primeiro vamos ao combate que a mídia está fazendo contra o PT no caso a insinuar que foi obra proposital do governo federal, ou seja, do PT, e a Mirian Leitão foi a primeira a engrossar esse cordão. Isso é falacioso porque no Planalto existem milhares de servidores CONCURSADOS e, de antemão, sem nenhuma investigação atribuir isso na conta do governo federal (PT) é um despropósito, pois se pegarmos essa linha de raciocício teríamos que admitir que somente petistas são capazes de passar em concurso público, pois somente assim se excluíria a possibilidade de que o caso não fosse obra de servidores concursados de outra linha partidária.

     

    Mas independentemente do fato da mídia estar usando o caso contra o PT, o que nós sabemos que já é corriqueiro assim o fazerem, o que me estranha é o fato de que a mudança feita no Wikipédia foi a mais de um ano e todos nós sabemos que o Wikipédia é público, mas mesmo assim somente agora, em plena campanha eleitoral é que os jornalistas “descobriram” esse fato público? Acho muito conveniente para oposição tal coisa.

     

    De outra banda, gostaria que os demais participantes destes comentários me ajudasse a entender uma coisa, informática nunca foi meu forte. Como conseguiram descobrir o IP do computador que fez a alteração? Isso fica registrado para consulta pública no Wikipédia ou alguém teria que ter acesso a essa informação por outros meios?

    1. Pois é, Eduardo Pereira,
      meu

      Pois é, Eduardo Pereira,

      meu comentário anterior foi mais ou menos nesse sentido. É óbvio que é exploração eleitoral de uma coisa comezinha. E requentada, caso tenha mesmo mais de um ano…

      Também como disse anteriormente: nada fora da curva. É isso que a imprensa brasileira sabe fazer. E como venho comentando aqui, não porque sejam muito argutos e perspicazes, nada, não: é porque não sabem, não sabem fazer outra coisa a não ser campanha politica ou comercial.  Gosto do blog do Nassif e de uns poucos outros porque considero exceções depois da verdadeira “limpeza” que foi feita nas últimas décadas.que avançou sobre qualquer coisa que se mexesse e aparentasse ser “de esquerda”.

      O pior mesmo foi ver mais uma vez esse governo “cevando” um escandalo absolutamente artifical. Poderia até aproveitar e dizer o número exato de servidores no executivo federal, no planalto e desmistificar essas superstições de que a máquina é inchada; e que uma mera sindicância resolveria essa bobagem. Afinal é disso que se trata: uma bobagem.

  19. novamente fico com meus ou-ous…

    ou é disputa de mídias internas ou é destruição de mídias livres

    fico com meus ou-ous, mas isso não impede que se junte um ê

  20. Resumindo: o episódio

    Resumindo: o episódio confirma o que muito talvez saibam: a globo é ninho de cobras, que vivem em alerta para não serem picadas entre si.

  21. Decifre-me ou te devoro. Este

    Decifre-me ou te devoro. Este é o desafio que a internet coloca às empresas tradicionais de mídia em escala global. Cá no Brasil, embora certos processos ocorram com retardo em comparação aos países mais desenvolvidos, os efeitos da internet sobre a mídia impressa já são sentidos.

    Também já podemos perceber a água subindo na nau da tv aberta. A toda poderosa rede Globo já reduziu o tempo de descanso de imagem que tradicionalmente empregava para seu pessoal da teledramaturgia. Na área de esportes, a empresa anunciou que deixará de transmitir a fórmula um. Marcou reunião com os times participantes do campeonato brasileiro de futebol para informar-lhes que a transmissão do campeonato sairá da programação pela porta dos fundos em um par de anos, se a tendência atual se mantiver, e cobrou dos clubes uma reação, como se não tivesse contribuído para essa situação particular. Nessa marcha, outras medidas seguirão no intuito de reduzir custos.

    Tentativas têm sido feitas em todo o mundo para encontrar um modelo de negócios dentro da internet tão atraente quanto o atual. Não se teve sucesso ainda. Cá no Brasil, não é fácil identificar a estratégia adotada pelas empresas de mídia tradicional para se enquadrar neste novo cenário, pois a gestão adotada por elas não segue a razão.

    Nassif, aqui neste blog, já comentou o que fizeram à copa do mundo. O evento de escala global, ocorrido aqui no país, representava uma enorme possibilidade de negócios, porém foi intensamente sabotado durante um ano inteiro por esta mídia. Com um tiro, acertou dois pés: a geração de receita própria com o evento, que poderia ter sido maior, e sua decadente credibilidade, ao apostar no fracasso de um evento que se mostrou um sucesso. Exemplos assim, fazem a racionalidade do gerenciamento das empresas de mídia se aproximar daquela de um quitandeiro chapado. 

    Ao apostar suas fichas, e consumir mais outro substancial naco de credibilidade, na candidatura antigovernista, não se sabe se as empresas de mídia estão elevando o wishful thinking ao nível de linha de ação estratégica empresarial, ou se se trata de uma jogada arriscada mas calculada. Como nós tentamos entender o mundo através da razão, resta-nos analisar a segunda alternativa, deixando a primeira para o universo dos dados, roletas e cartas de baralho. Embora a acusação de envolvimento do Planalto com a mudança de perfis de dois jornalistas globais na Wikipedia indique claramente que o timoneiro sumiu e a nau da emissora está à deriva. Por isso é tão difícil explicar racionalmente as ações de nossos grupos midiáticos. Qualquer hipótese neste contexto ganha ares de teoria da conspiração.

    Uma possibilidade é que ao invés de decifrar a internet, a mídia brasileira trabalha na construção de uma jabuticaba. Uma vez que não há como evitar a internet, controle-a. A China, por meio do aparato estatal, encaixotou a internet. Lá, qualquer iniciativa indesejável ao governo é logo bloqueada. Talvez as empresas de mídia brasileiras pretendam extrair de uma presidência de Aécio Neves uma legislação que bloqueie a entrada de novos atores, sejam grandes ou pequenos. Ao exigir composição acionária majoritária de nacionais, a legislação poderia bloquear grandes grupos de mídia como google, facebook e netflix de devorar o time sharing e os recursos de publicidade. Ao impor barreiras burocráticas, financeiras e criminais aos pequenos blogues, os grupos de mídia se livrariam daqueles que têm obtido sucesso fazendo seu contraponto e promovendo seguidas desmoralizações.

    O fato é que neste ritmo, o fim de alguns grupos já está ao alcance dos olhos. O desespero sobe à cabeça e um presidente que, como governador de Minas, se notabilizou por exigir dos grupos locais de mídia servidão incondicional, em troca de recursos, parece ser a tábua de salvação.

  22. Uma besteira

    A honestidade da DILMA é tamanha que apesar de todo o bombardeio do PIG ( a Folha até colocou foto falsa e montada e nehuma unidade do PIG comentou )  a BRAVA EX-GERRILHEIRA não “vacila”. Vamos lá DILMA, papemos a eleição para seguirmos consertando este País! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!

  23. Pra mim este episódio e mais

    Pra mim este episódio e mais um factóide usado para desgastar o governo federal, às vésperas da eleição de outubro. A mídia golpista inventando factóides e a manipulação da margem de erro das pesquisas (?) eleitorais são a última esperança da oposição sem projetos para o Brasil. E esses dois Jornalistas(?) são dois rola-bosta a serviço do golpe.

  24. Pra mim este episódio e mais

    Pra mim este episódio e mais um factóide usado para desgastar o governo federal, às vésperas da eleição de outubro. A mídia golpista inventando factóides e a manipulação da margem de erro das pesquisas (?) eleitorais são a última esperança da oposição sem projetos para o Brasil. E esses dois Jornalistas(?) são dois rola-bosta a serviço do golpe.

  25. sinceramente…

    pelo que pude entender das declarações que ela fez para J18H do dia, seguidas por detalhes e maior destaque no JN também do dia, acusando diretamente o governo, tem tudo de armação e de participação consciente de todos

    mas, o tempo é senhor de tudo………………..

    vai que ela dane a declarar que está psicologicamente abalada e impossibilitada de trabalhar ao mesmo tempo que segue insinuando que foi obra do governo

    prefiro esperar

  26. Policia

    Esse assunto rendeu bem hoje no JN da empresa da Miriam.  Com direito a explanação do fantástico Gilmar. Em seguida as investigações em cima da presidente da Petrobrás. Alguém que estivesse de passeio em Marte e voltasse hoje com tempo de assistir a Globo, ficaria com fortes suspeitas que todo o governo a começar pela Presidenta, é formado de pessoas desonestas. No mínimo.

  27. talvez, sem que percebam…

    trazendo o fato de chefes medíocres anárquicos por natureza, talvez…, manobrados e sacrificados

     

    sordidez infinita? talvez…………………….e não seria a primeira vez

  28. Simples, é vacina.

    Acho que o Nassif viajou nesta…

    Pra mim é vacina. A imprensa velha desgasta um pouco mais o governo e aproveita para se vacinar para o futuro próximo com o papo de perseguição do planalto a jornalistas. Quando ela publicar suas próximas mentiras e não-notícias em forma de escândalos, governo e petistas não poderão ir pra cima porque estarão perseguindo a imprensa e querendo acabar com a libedade da mesma. Apesar de governo e petistas serem muito dóceis, vai que…

    De qualquer forma, a vacina já foi dada, já estão criadas as condições para taxar o governo de censor bolivariano e aquele mimimi todo.

    E claro, a bolsa imprensa com aqueles comerciais e anúncios de página inteira do governo e das estatais vai continuar da mesma forma.

  29. pauta

    O ridículo da situação é o governo aceitar ser pautado por qualquer PIG.

    Será que a Presidência da República e seus orgãos de comunicação social sabem o que quer dizer PIG…

    PIG é aquele do “boimate”, da ficha falsa da Dilma, da manipulação da bolinha de papel do ÇERRA45, da omissão do trensalão, da sonegação de informação sobre a seca em São Paulo etc.

    Enfim gente da maior credibilidade, que só o governo e os coxinhas nativos acreditam.

     

  30. Primeiro: é pouco provável

    Primeiro: é pouco provável que alguém do PT, ou do Palácio do Planalto, fizesse isso, por motivos óbvios. Quem o fez, e qualquer pessoa (inclusive do setor de imprensa) através de um celular poderia fazê-lo, quis localizar a coisa no Palácio do Planalto. Segundo: cria-se um factoide contra o governo federal, atingindo-se a presidenta candidata  a presidenta, e como aponta o Nassif ainda se tenta acertar outra coelha (ou Leitão) com a mesma cajadada.

  31. irritado com o Senador Aécio, faço cobranças!

    1. a teoria do Nassif é boa. põe lenha nova no fogo. desconfio que o Nassif é troll.

    2. o Sen. Aécio está nervoso com a Dilma. diz que ela é responsável pela nomeação de quem reescreveu o perfil da

    Leitão e daí, responsável pelo fato global.

    3. aceitando o argumento do Sen. Aécio vejo que ele é o responsável pelos HCs que libertaram traficantes. ele nomeou

    o Desembargador dos HCs que, parece, era o segundo da lista de nomes pra ele escolher.

    como a turma do Senador lê o GGN/blog do Nassif com lupa, estou certo de que serei atendido.

    romério

     

     

    1. Domínio do fato

      Sim, com certeza Aécio tinha o domínio do fato, quer dizer do aeroporto  por onde passaram os Perrella, primos e outras cargas prá lá de suspeitas lol

  32. lol

    O pessoal da Globo vai parar no hospício se for atrás disso, agora virou zombaria….lol

    Como diria o nosso especialista Wilson Ferreira, mais uma não notícia

    lol

    deu no JN lol que hoje inseriram o termo lol antes do título do livro da Leitão, dessa vez pode ter sido obra de algum estagiário do Pro Jovem no horário do almoço.,,,ao contrário da referência a DD, o lol parece mesmo ser coisa de adolescente zombeteiro

    http://oglobo.globo.com/brasil/perfil-de-miriam-leitao-sofre-nova-alteracao-de-computador-do-governo-13545689

  33. Nossa, gente!

    Nossa, gente!

    Não é que a Mirian Leitão está sendo redimida justamente aqui, passando de vilã a uma reputada e virtuosa a quem se deve tirar o chapéu. A Dilma que o diga quando se deixou entrevistar por ela

  34. Tópico q parte do pressuposto d q os leitores já sabem do q trat

    Fiquei o dia inteiro fora, li o tópico e mal dá para perceber o que aconteceu. 

  35. Quem publica a verdade é perseguido.
     A alteração (1) cita a fonte, que foi Bob Fernandes (2) em matéria do TerraMagazine. Qual o crime para tanto escandalo? A Globo com aprovação de Mírian Leitão se jogou de cabeça na campanha eleitoral, na tentativa de impedir a reeleição de Dilma Roussef. A Mirian defendeu Dantas e não pode negar.     (1)Miriam Leitão fez a mais corajosa e apaixonada defesa de Daniel Dantas, ex-banqueiro condenado por corrupção entre outros crimes contra o patrimônio público. A forma como Miriam Leitão se envolveu na defesa de Dantas chamou a atenção de Carlos Alberto Sardenberg, seu companheiro na CBN, para quem a jornalista estava diferente naqueles dias. Para Miriam Leitão, apesar do vídeo que flagrava o suborno a um delegado da Polícia Federal, a prisão de Dantas não se justificava, posto que se tratava de coisas do passado.<ref>[http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2998733-EI6578,00.html]”[Terra Magazine]”</ref> http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Miriam_Leitão&diff=39777787&oldid=35736966&nbsp;

    (2)”Miriam Leitão, a comentarista econômica, também está no ar. Na rádio CBN, Miriam conversa com Carlos Alberto Sardenberg.

    Meio dia e quarenta. Miriam diz não ter entendido direito porque Daniel Dantas foi preso. Afinal, constata, as acusações são inconsistentes, “coisas do passado”, e é preciso que a Polícia Federal explique melhor por que fez essa operação “com tamanho estardalhaço…”

    Miriam se vai. Sardenberg chama os comerciais, não percebe que o microfone está aberto, e deixa escapar:

    -…ela tá esquisita, não?

    Frases soltas no ar.”

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2998733-EI6578,00.html

     

  36. como que pode uma besteira

    como que pode uma besteira dessas virar notícia desse tamanho? Gente a Palestina e os palestinos estão sendo dizimados….e o Brasil e os meios de comunicações,  parados por conta de uma alteração no perfil de dois comentaristas da Globo. Gente…..a maior parte da população sequer sabe o que é wikipedia!!!  Como dizem os americanos…who gives a shit…  

  37. A CRISE SE AGRAVA: O ZÉ DA PF ACABA DE MANDAR PRENDER O IP

    A CRISE SE AGRAVA: O ZÉ DA PF ACABA DE MANDAR PRENDER O IP

    Brasília, 09/08/2014 21:78 – O ministro Zé da justiça acaba de mandar a PF prender o IP do planalto que atacou jornalistas. Ele determinou que o mesmo seja recolhido, até o final do inquérito, à mesma cela onde se encontra o helicoptero Pórrela, perigoso traficante de cocaína preso no Espírito Santo no ano passado, e atualmente recolhido à Papuda, onde aguarda Habeas Corpus de famoso ministro do STF.

    Já está marcada para este domingo dos pais uma acareação entre Miriam Leitão e o IP suspeito, onde o suposto bandido terá que explicar porque considerou uma defesa apaixonada de Daniel Dantas o fato da jornalista ter considerado o banqueiro um simples “financiador lateral do mensalão-mensalão-mensalão”, como afirmou na CBN e foi transcrito num blog sujíssimo ( em http://www.viomundo.com.br/arquivo/bizarro/miriam-leitao-sobre-daniel-dantas-na-cbn/ ) da seguinte forma:

    “MIRIAM LEITÃO SOBRE DANIEL DANTAS, NA CBN
    Atualizado em 10 de July de 2008 às 06:07 | Publicado em 10 de July de 2008 às 06:06

    ‘O caso que estourou ontem, o que eu tenho a dizer, que… analisando, vendo tudo, é que ainda tá muito inconsistente a acusação da Polícia Federal. Não que o banqueiro Daniel Dantas não possa estar envolvido em alguma coisa dessas que eles estão acusando, mas até agora tudo o que mostraram tem a ver já com coisas do passado, é, que ele já… intrigas que ele teve com os sócios, ele foi um… financiador… um dos financiadores do mensalão, mas um financiador lateral, né, então, quer dizer, acho que a Polícia Federal precisa explicar melhor porque que fez essa operação com todo esse estardalhaço, vamos esperar as informações da Polícia Federal.’

    1. Mirian Leitão

      Seu texto tá muito bom, cara, parabéns! Rindo muito dessa acareação da Mirian com o IP. Elicoptero preso na papuda tambem foi ótimo!

  38. Pode até ser um fogo amigo.

    Pode até ser um fogo amigo. Alguém de dentro querendo expor a Leitão. Mas para não perder o costume, vamos atacar o governo “totalitário que persegue a imprensa livre”.

    Nem na hora de brigarem um com os outros se esquecem do PT. Que obsessão

  39. e das soluções prontas…

    até agora nenhuma supera a do ministro Gilmar Mendes declarando, no J10H, que também teve seu perfil alterado e que precisamos melhorar o nosso sistema de defesa

    é o ridículo em toda sua plenitude

  40. Resumindo: qualquer um que

    Resumindo: qualquer um que tenha se conectado à rede sem fio aberta do planalto pode ter alterado a biografia aberta dos dois jornalistas.

    Estamos diante de alguns absurdos:

    1- acusar o planalto por algo que pode ter sido feito por alguém da própria empresa

    2- dar importância a alterações feitas em algo, por natureza, aberta a alterações sem controle

    3- Elevar a biografias abertas de jornalistas à notícia de importância nacional. Carlos Alberto Sanden o que? é por acaso Roberto Carlos?

    Por falar em Roberto Carlos, ele foi tão criticado por jornalistas e empresas de mídia, ao se posicionar contra a publicação de biografias não autorizadas. Agora, alguns destes jornalistas e empresas criticam alterações feitas em uma biografia, autorizada ou não, totalmente aberta.

    Qualquer telespectador de séries policiais de TV sabe que a base de investigação de um crime é a motivação. Por que diabos o planalto iria tentar algo contra os dois pangarés? Temos que admitir que Carlinhos Cachoeira faz muita falta ao consórcio midiático. Agora, ao invés de aguardarmos as balas de prata nas edições da veja, somos obrigados a tolerar arrotos de mediocridade crônica. O jornalismo brasileiro meteu-se em um buraco fundo. A vantagem é que isso facilitará seu sepultamento. 

  41. E quem tirou o texto?

    Fiquei mais interessado em saber quem tirou os textos “escandalosos” do Wikipédia.

    No caso da Mirian, o texto que diz que ela foi contra a prisão do Daniel Dantas foi removido e alterado pelo usuário do IP 189.121.24.170 em 22p4min de 24 de julho de 2014, ou seja, mais de 01 ano depois.

    “Ao contrário do que é propagado em blogs contrários ao seu jornalismo crítico, Miriam Leitão jamais foi contra a prisão de Daniel Dantas, ex-banqueiro condenado por corrupção entre outros crimes contra o patrimônio público.7

    Por que alterar o texto?

  42. um termo que se usa muito nas

    um termo que se usa muito nas redações é escrachar.desmoralizaram, esculhambaram a leitão e o sardemberg perante o mundo, dedurando os dois como ferozews críticos do governo e defensores do mercado.

    escracharam ambos e o governo federal….

    ALI tem coisa….

     

  43. Colegas, vocês não estão

    Colegas, vocês não estão entendendo a lógica da coisa. Trata-se da teoria do domínio do fato transposta para o jornalismo. Se o wi-fi utilizado é da rede do Palácio do Planalto, então, claramente, a responsável pela alteração (nada mentirosa, diga-se de passagem) dos perfis dos jornalistas da Globo só pode ser, evidentemente, a Dilma Rousseff. Agora, é reabilitar o nosso Batman, solicitar a ele que decrete o impeachment da presidenta e mande-a para a Papuda por crime de Lesa Magestade. Porque, no fundo, é isso: a Globo se acha a rainha do Brasil, uma espécie de Kinky Queen, e vai mobilizar seus políticos, juízes, promotores, jornalistas e meios de comunicação para tornar esta porcaria mais um “escândalo sem precedentes na história do Brasil”. Pior de tudo é que a cabeça dos leitores destes esgotos da informação é tão imbecilizada que eles já estão postando nas redes sociais anti-notícia como se alguma coisa de grave estivesse de fato acontecendo.

    1. [  claramente, a responsável

      [  claramente, a responsável pela alteração (nada mentirosa, diga-se de passagem) dos perfis dos jornalistas da Globo só pode ser, evidentemente, a Dilma Rousseff] Só esqueceram de um detalhe: não há garantia de Dilma sabe usar sequer o word com boa perfeição.

  44. Acho que ultimamente o Nassif

    Acho que ultimamente o Nassif anda viajando um pouco. Tudo  bem que até pode ter luta interna na parada, mas que o objetivo maior foi apontar, mais uma vez, as baterias contra o PT e o governo Dilma  disso não há a menor dúvida.

    Uma alteração de verbetes do Wikipedia, feita há mais de um ano, e só agora “descoberta” pelos interessados e pela Globo? Nassif vir dizer que isso é mera disputa de facções dentro da Globo me parece total incoerência.

    Se é para imaginar, podemos também aventar a hipótese de a alteração ter sido feita há tempos por algum jornalista da própria Globo, de dentro do palácio do Planalto, e guardada para ser detonada como bomba escandalosa só agora, por interesses meramente eleitoreiros.

    E cá pra nós, Nassif, quem é que jogou a Míriam Leitão aos leões? Não vi nada disso não, ela saiu de vítima do episódio, ainda mais depois do incrível (como a Dilma pisa na bola às vezes, meu Deus!) “inadmissível” da Presidente.

    Apesar de tudo, gostei de saber que o Sardemberg é irmão do economista-chefe da Febraban. Isso pode explicar muitas coisas, a mais óbvia sendo a seguinte: a Globo trabalha para os banqueiros.

    Ah, eu já sabia!!!

    1. Claro que o objetivo maior

      Claro que o objetivo maior foi criar um factoide contra o Palácio. Mas poderiam ter feito isso sem espalhar o conteúdo do  perfil. 

      1. E por que tão importante

        E por que é tão importante divulgar o que foi alterado no perfil, ou melhor verbete como lembrado por um comentarista? Se disseram qua havia sido alterado é muito difícil deixar de mencionar o que foi alterado. Se fosse alterado para melhor alguém iria reclamar? Não faz parte essencial da notícia?

  45. Verbete não é perfil

    Engraçado, a turma da Globo chamou a página da Wikipedia de “perfil” e a moda pegou até aqui. “Perfil” é página de facebook ou linkedin, que pertence ao usuário. A Wikipedia contém verbetes, e não perfis. O verbete “Miriam Leitão” não pertence à Miriam Leitão mas é editado pela comunidade. Ela deveria aprender a conviver com as críticas, e não tentar distorcer o significado da Wikipedia.

    Ou então vamos ter que chamar as páginas da Wikipedia de Hitler e Jesus de Perfil de Hitler e Perfil de Jesus???

    1. O pessoal anda tão bitolado

      O pessoal anda tão bitolado com as redes sociais que é capaz até de achar que os dicionários têm perfis das palavras…

  46. Eu sinceramente gostaria

    Eu sinceramente gostaria muito mais de discutir artes, moda, música, cinema, teatro, o tempo e o vento, mas gosto mais de acompanhar os furacões no Pacífico e no Sul do Atlântico que geram ondas grandes no Hawaii, Indonésia e litoral brasileira para os surfistas, do que ficar nesse mundinho comezinho de PT vs PSDB cheio de pessoas “inteligentes” de mocinhos vs bandidos como se a polítca fosse tudo na vida de um ser humano.

    Nãe é, 

    homens são livres, é da sua natureza.

     

     

  47. Assim não dá…

    Aonde? Wi-fi do Planalto?

    Estão esperando o quê?

    Dominio do Fato na Dilma!!!

    JB não tá mais?

    Affff ! meus sais, por favor…

    Ridiculos, sem propostas!

    Quem conhece a Leitão sabe quem ela é e a quem representa: o ATRASO que quer voltar ao poder. Nem vai ao Wikpédia

    Quem não conhece, a última coisa que fará na vida é procurar informações no Wikipédia…

  48. Ridícula a Globo, ridículo o

    Ridícula a Globo, ridículo o Aécio, ridículos todos os que embarcaram nessa banalização do nada. Engraçado que a Globo não fica escandalizada diante do helicóptero dos Perrelas, da Privataria Tucana, do Trensalão, nem de dever ao fisco e não pagar… oras, a Globo que vá ver se o aéroporto do Aécio está lá na esquina.

    1. Isso mesmo

      Isso mesmo, Malu. Fico a pensar se algum incompetente assessor convenceu Dilma a entrar nesse jogo, dando-lhe importância ou foi ela própria. Santa inocência. Até a eleição vai ser assim: a mídia (PIG) inventa um factóide, tipo o da CPI e agora esse, ainda mais ridículo, e a Presidenta sai a dar declarações, dando-lhes a importância que não têm. Ou seja, partindo do princípio de que os factóides são graves e entrando na defensiva. Logo, logo, vai voltar ao estágio inicial do seu governo, quando a revista de fofocas (segundo a mídia britânica) derrubava o ministro que quisesse. Bastava uma simples reportagem. Nem os fundamentos eram exigidos.

  49. Talvez tenha sido as duas

    Talvez tenha sido as duas coisas mesmo, Nassif: briga interna de grupos e interesse da empresa em criar um factóide. Podemos esperar toda semana um novo “escândalo” tentando envolver o governo federal. E para isto, eles não se importam nem um pouco se tiverem que chamuscar alguns dos seus especialistas em criticar o governo federal.

  50. A nascente

    A política eleitoreira poderia ser um forte indício para identificar suspeitos  neste caso sherlockiano.Possivelmente será ouvido o  clássico; É  elementar caro Watson!

    A Globo está dando destaque não pelo autor , mas pela importância do ponto de partida.As águas da nascente devem ser sempre limpidas.

     

  51. sério agora………….porque se fico sério é gozação

    muito sério aqui no meu canto; triste porque não há mais aquela indignação social de verdade, como a que era estampada no Pasquim

    mas, por outro lado, muito feliz………………………..ridicularize-se Globo; explore mais

     

    bendito seja tudo o que acontece com a wiki, sendo um sintoma de total liberdade

  52. Acho que alvo da Globo é a

    Acho que alvo da Globo é a própria Wikipedia, que se tornou referência para pesquisas. Se é séria ou não, o fato é que normalmente há links críveis como fontes. E muitas pessoas andam aceitando como verdade. E isto é um perigo para a direita; para a oligarquia; para os “donos” da informação. Basta ver o perfil da Globo na Wikipedia. Lá, por exemplo, consta a relação íntima da Globo com a ditadura. Se bobear (não chequei isto; é mera especulação minha), alguém do “Palácio” também modificou o perfil da Globo na Wikipedia e foi isto irritou profundamente a empresa. E como denunciar isto? Além de soar mal, criaria um mal estar inédito entre a Globo e o governo. E isto é a última coisa que a Globo quer, por mais ódio que tenha do governo petista. Em suma: a Globo usa Miriam Leitão e Sardemberg apenas como instrumentos para desacreditar a Wikipedia, ou seja, para que as pessoas passem a acreditar que quaisquer verdades cabeludas contra a mídia ou políticos da direita ganhem a pecha de “ataque petista”. 

  53. Nassif,
    Discordo da sua

    Nassif,

    Discordo da sua opinião.

    Miriam não tem peso no posicionamento editorial do Grupo. 

    A mudança do Grupo em relação a Ditadura deveu-se exclusivamente ao que ocorreu nas passeatas de 2013.

    Entendo que estas denúncias são avisos.

    “Vocês vão ganhar novamente, mas queremos deixar claro que possuímos poder. Entenderam?”

     

  54. wiki já tem tudo para se tornar uma enciclopédia “viva”?

    gratuita em vida, no momento em que é baixada ou consultada, mas “viva” a partir do momento em que se paga dez unidades de dinheiro para atualizar e/ou retirar alterações indevidas e bobagens

    as verdades e exatidões continuarão, sendo confirmadas ( guarda dos IPs )

  55. Apenas Fogo de Dispersão, Visando Tirar o Aecioporto de Cartaz


    Sugiro deixar a teoria da conspiração para Juca K, o caso trata-se apenas do manjado fogo de dispersão, utilizado para tentar tirar de cartaz o Aecioporto, evitando-se assim que seja devidamente investigado e novas conexões possam surgir. Mais claro que a identidade de Superman. Discutir, Wikipédia, Leitão e Sardemberg é meio caminho andado para dar bom dia a cavalo.      

    1. Bom dia a cavalo

      Dar bom dia ao cavalo é estratégia para o bom cavalgar. Dar bom dia aos “comentaristas” de economia’ do PIG

      nem pensar porque não são cavalgaduras confiáveis.

    2. Apertem os cintos…

      O diário de bordo do Helicóptero dos Perrella sumiu!

      Ainda, além de ter libertado a todo o mundo, a justiça  parece não querer aceitar delação premiada do piloto, que está cheio de “novidades” no caso.

  56. Não importam os motivos “internos” da globo!

    Se é que existem.

    A discussão deve ser “em cima” da notícia veiculada no jornal da mesma empresa:

    Isso sim é grave!

    Acusar  o Palácio do Planalto sem antes haver qualquer averiguação.

    Não aguento mais ver notícias de capa de revista e manchetes de jornais, as quais leio aqui, acusando o governo, o PT, a Dilma, seus ministros ou qualquer um parlamentar do PT.

    E qual a relevância dessa “alteração de perfil de jornalistas” para o país?

    O que o governo ganha com isso?

    É mais uma oportunidade de esculachar o governo e o PT…

    Por que a mesma mídia não procura investigar outros fatos mais graves?

    Estou cansada!

     

  57. Fogo amigo?

    Trata-se de intrigas entre colegas, ou fogo amigo. Se fosse alguém do PT teria sacaneado com Serra, Aécio, Barbosa ou FHC. Tanto trabalho com a Leitoa? Ainda, o comentário que alterou o perfil de ambos refere-se a temas próprios de jornalista. Assim e tudo, uma bobagem.

    O fato de explorar hoje o episódio não é mais que fumaça, insuficiente para esconder o aeroporto do Aecim, mas, com a amplificação do PIG parece que vale a pena. Lembrando que em plena Minas Gerais quase 70% da população nem sabe do episódio do aeroporto em Cláudio. Se não sair na Globo, nada existe

  58. Bob Fernandes em 2008. Frases soltas no ar.

    Miriam Leitão, a comentarista econômica, também está no ar. Na rádio CBN, Miriam conversa com Carlos Alberto Sardenberg.

    Meio dia e quarenta. Miriam diz não ter entendido direito porque Daniel Dantas foi preso. Afinal, constata, as acusações são inconsistentes, “coisas do passado”, e é preciso que a Polícia Federal explique melhor por que fez essa operação “com tamanho estardalhaço…”

    Miriam se vai. Sardenberg chama os comerciais, não percebe que o microfone está aberto, e deixa escapar:

    -…ela tá esquisita, não?

    http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2008/07/09/pf-viveu-guerra-e-espionagem-para-prender-dantas/

    1. A wikipedia é muito relevante

      Eu acesso a wikipedia. Leio o texto e procuro as referências. Jà vi muita coisa boa lá. E sempre me poupou muito trabalho. E olha que eu estou falando de conteúdo científico. Agora, esta “jornalista” eu confesso que não leio e nem vejo a globo. Então, para mim ela é irrelevante. Mas, infelizmente para muitos, não.

  59. Nassif,
    Neste post você

    Nassif,

    Neste post você defende que as disputas internas da Globo acarretaram a alteração dos perfis da jornalista no wikipedia, ou a questão é que motivaram a divulgação da alteração dos perfis?

    Mais específico: vc acha que foi alguém da Globo que usou a rede wifi do Planalto e alterou o perfil da jornalista há um ano e meio para divulgar hoje? Ou acha que apenas a divulgação hoje é fruto dessas disputas, e que as alterações no wikipedia não tem nada a ver com a Globo?

      1. Ok.
        É que a maioria dos

        Ok.

        É que a maioria dos comentaristas entendeu que você defendeu neste post que foi a guerra interna da Globo que promoveu a alteração do perfil da jornalista no wikipedia. Leia os comentários e vc vai perceber isso.

        O que vc diz é que essa disputa interna deu a visibilidade às alterações, mas não chega a comentar sobre quem as promoveu [as alterações] e porque.

        Ficou confuso para parte dos comentaristas pois há uma teoria nos blogs de que tudo foi uma armação do ˜PIG˜, que teria alterado o perfil pra acusar a Presidência depois. Aí vc trouxe essa teoria da disputa interna que teria levado à divulgação e o povo viu como uma luva pra defender a teoria da conspiração.

         

         

  60. Estranho

    Eu achava o Nassif bem ponderado em seus posts. Ainda acho. Mas realmente ficou estranho este post, como se editar arbitrariamente um artigo do Wikipedia não fizesse parte da guerra suja na internet que ele sempre criticou. Vi um comentário aqui questionando a relevância do Wikipedia. Certamente e muito relevante. Alunos usam o site hoje em dia para fazer trabalhos escolares. Me parece que todos os lados fazem jogo sujo. Estranho o Nassif quere transformar este fato em algo irrelevante. Não foi nada imparcial. Opinião pessoal.

    1. Sou alvo de ataques piores,

      Sou alvo de ataques piores, alguns de funcionários do governo de São Paulo. Nem por isso me considero vítima política. 

    2. Irrelevante sim …

      É lógico que todas as nossas opiniões tem que ser dadas as claras. O que acontece neste caso é que alguem, que não se sabe quem, que poderia ser qualquer um, inclusive um político da oposição ou servidor que tem alguma ligação com ela, através da rede wifi (sem fio) mudou o perfil daquelas pessoas. Primeiro que editar a wikipedia pode ser feito por qualquer um. Então vai ficar difícil saber. O problema é quando se acusa alguém de ter feito sem nenhuma prova. Como os reclamantes fizeram ao acusar o PT. Assim, a reclamada agressão ficou com cara de armação. Estilo Demostenes Torres/Chachoeira. Eu gostaria de saber quem havia feito o perfil anterior? Foi uma biografia feita pelos próprios? Se foi, há o direito de modificá-la, pois a wikipédia não tem a obrigação de fazer propaganda pessoal de qualquer pessoa. Se está registrado lá, tem que ser um fato verídico. Acho que se eles não quisessem que isto acontecesse deveriam ter impedido a wikipédia de publicar o seu perfil. Agora, fazer um perfil de jornalista isento numa enciclopédia, seria o mesmo que dizer no perfil de Hitler, este adorava crianças judias.

    3. Irrelevante sim …

      É lógico que todas as nossas opiniões tem que ser dadas as claras. O que acontece neste caso é que alguem, que não se sabe quem, que poderia ser qualquer um, inclusive um político da oposição ou servidor que tem alguma ligação com ela, através da rede wifi (sem fio) mudou o perfil daquelas pessoas. Primeiro que editar a wikipedia pode ser feito por qualquer um. Então vai ficar difícil saber. O problema é quando se acusa alguém de ter feito sem nenhuma prova. Como os reclamantes fizeram ao acusar o PT. Assim, a reclamada agressão ficou com cara de armação. Estilo Demostenes Torres/Chachoeira. Eu gostaria de saber quem havia feito o perfil anterior? Foi uma biografia feita pelos próprios? Se foi, há o direito de modificá-la, pois a wikipédia não tem a obrigação de fazer propaganda pessoal de qualquer pessoa. Se está registrado lá, tem que ser um fato verídico. Acho que se eles não quisessem que isto acontecesse deveriam ter impedido a wikipédia de publicar o seu perfil. Agora, fazer um perfil de jornalista isento numa enciclopédia, seria o mesmo que dizer no perfil de Hitler, este adorava crianças judias.

  61. o/

    O mais incrível foi terem suitado a matéria em cima do o/ que alguém colocou no perfil da ML no dia seguinte… Decididamente essa “guerra” político-ideológica está fazendo muito mal ao Jornalismo !!

  62. Nassif, o “link permanete”

    Nassif, o “link permanente” está c/ problema. Em vez de “linkar” o comentário, ele nos leva à página seguinte dos comentários.

  63. Fe planaltos e wi-fis

    Alguém editar uma enciclopédia colaborativa – e nem foi para acrescentar mentira – em maio de 2013 vira crime em agosto de 2014.

    Alguém pedir a quebra de sigilo de todas as linhas telefônicas do Palácio do Planalto – não foi crime nem nunca será…

    Analisar questões de uma CPMI  (questões dadas a público com antecedência, em maio): crime.

    Alguém espionar o congresso? Crime nenhum.

    Dois pesos e 45 medidas.

  64. mirian litao
    Acredito sim em disputas internas colega nassif vc e mto bom cmo jornalista mto redponsavel no q escreve mto competente qdo amadurece uma materia, e claro q tem uma opiniao politica mas sabe se fazer uma opiniao a sert ouvida e isto colega nao e uma qualidade de todos e mto menos da reporter em referencia.
    Nao aprecio a moca? Seu nao conhecer fundo ostemas a faz interromper os entrevistados no gongo do tempo o q ja e conhecido no mundo ds que praticam a leitura. Bco e q volte geoge vidor com a sua competencia e sua cara boa…………ua

  65. Mirian Leitão pode ter sido alvo de acerto interno na Globo

    Por conta dessa história da Wikipedia X Globo minha vida continua a mesma, não mudou absolutamente nada. 

  66. wikipedia

    Pra mim ela ganhou notoriedade em 1998 quando ela dizia que o dolar não iria subir. Subiu e muito. Datavenia, Perguntinha  besta: Quantas eleições presidenciais Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardendemberg cobriram em suas carreiras? Posso garantir que em era digital e com participação intensa da internet são apenas duas e esta é terceira. Como podem dizer que o primeiro acusado neste caso é o culpado? Não se esqueçam as duas “vitimas” trabalham na empresa onde foram feitas pelo menos duas das maiores manipulações politicas da historia politica recente no Brasil. A mais conhecida é a famosa edição do ultimo debate da eleição presidencial de 1989. Só que antes disso o gênio da televisão brasileira confessa em seu livro que montou um cenário para  “equilibrar a imagem” de Fernando Collor frente a Lula. Sem contar a bolinha de papel que virou fita adesiva para pacotes e foi parar na cabeça de José Serra. Eles são ingenuos ou não são isentos nem quando são “vitimas”?

  67. Vocês estão fora da realidade

    Vocês estão fora da realidade ao achar que este episódio prejudicará a jornalista de alguma forma. Ao contrário, o máximo que farão é dar mais notoriedade pra ela e ainda despertar um sentimento de solidariedade em todos aqueles que são antipáticos ao governo (abundantes hoje em dia).
    Aliás, até mesmo o “colunista de direita agressivo” saiu em defesa da jornalista.

  68. Discordo veementemente

    Ou o Nassif tem alguma informação de insider, ou então…. A divulgação é claro que atendeu interesses da Globo, em primeirissimo lugar: mais um suposto escândalo, que podia ser explorado, como fez, e muito, contra seus “insignes” jornalistas.  Por que algo que aconteceu há mais de um ano foi noticiado agora? Por que ninguém lê os verbetes destes 2 jornalistas? Ou por que estamos em período pré-eleitoral?

    E A Miriam Leitão não é nenhum inocente. Ela afirmou: “É ingenuidade acreditar que uma pessoa isolada, enlouquecida, resolveu, do IP da sede do governo, achincalhar jornalistas.(…) Alguém deu ordem para que isso fosse executado. É uma política. Não é um caso fortuito.”. Ora, convenhamos o governo iria fazer uma besteira deste tamanho? Ela não duvidou, afirmou, de forma veemente. O governo só tinha a perder em uma coisa tão insignificante como esta. Assim, a jornalista atendeu a interesses de seus patrões. Afora o fato que uma grande quantidade de pessoas não ligadas ao Palácio do Planalto poderia ter feito as modificações.

  69. Também acredito que haja,

    Também acredito que haja, dentro da Globo, um grupo fundamentalista de extrema direita que luta para se adonar de toda a orientação da emissora. Muitos aspectos indesejáveis a este grupo “ucraniano” sobrevivem na Globo, e eles gostariam de passar com um trator neofacista sobre estes aspectos.

  70. A complexidade das estratégias da Globo

    A Globo dá uma no prego e outra na ferradura e sempre foi assim. Lembram da frase: “nos meus comunistas ninguém toca”. Talvez os mais jovens não lembrem. A ML, o Sardenberg, o William Waack criticam a política econômica do governo, posando de grandes especialistas. É claro que críticas podem e devem ser feitas, mas eles não têm essa credencial. No entanto, todo mundo vê, todo mundo ouve, e passa a repetir. Pra quem não é do ramo, economia é um tema muito árido e eles facilitam o entendimento do jeito que interessa a eles. A par disso, o Nassif pode ter razão em suas colocações, pois uma coisa não invalida a outra. Devemos lembrar que não tem muito tempo houve uma mudança da maior importância na Direção Geral do Jornalismo da Globo e essa mudança vem gerando problemas, que, vez  por outra, vazam. A ML, de fato, como disse o Nassif, fala de outros temas polêmicos, além de economia. Ela ganhou audiência e isso interessa aos patrocinadores. Acho que tem gente lá que anda se preocupando com a projeção dela, dentro e fora da tela. Em economia ela me incomoda com opiniões das quais discordo muito e nos outros temas acho que estamos de acordo. O Sardenberg e o Waack são mais ardilosos e preocupantes.

  71. A única vitima nesse episódio

    A única vitima nesse episódio todo foi a candidatura da Dilma; Globo, jornalistas e tucanos fazem parte dos bandidos.

  72. Míriam Leitão pode estar lançando moda

    A partir do episódio dos jornalistas e da importância dada ao Wikipedia como fonte confiável de informações, e de biografias:

    – Estão ensinando como trolar uma personalidade impopular na Internet;- Que não deve ser feito a partir de um IP corporativo (ou que deve ser feito de um que leve a culpa e despistar o autor real e dar popularidade ao texto);- Roberto Carlos que se cuide, daqui a pouco os livros de biografias não autorizadas serão preocupações menores;- As redes corporativas terão atenção maior para acesso, com identificação do usuário e senha? Se já for assim, com certeza o sujeito vai ser identificado.- As redes serão melhor monitoradas? Temos que ter maior atenção por onde navegamos?- O anonimato na Internet está sob ataque? rsrsrs

  73. Não creio que a postagem

    Não creio que a postagem tenha tido a intenção de atingir a “jornalista”. Parece mais uma armação previamente calculada para ser divulgada em período eleitoral. E, mesmo que não tenha tido participação na trama, Míriam se aproveita da vitimização para fazer acusações levianas e de má-fé contra a Presidência da República.

  74. Luis Nassif. Explique melhor

    Luis Nassif. Explique melhor esse embloglio. Então não foi factoide eleitoreiro? Foi uma aramação das Organizações Globo para expor/ridicularizar sua principal estrela? Como fica o Sardenberg nessa armação? Eu confesso que não leio nem assisto a Globo, e recentemente, nem a Globo News. Não tenho estomago. Por isso não sei qual foi a enfase que eles deram ao caso. Mas por que a uruburologa, que  serve cegamente ao seus patrões, esta sendo fritada? É a principal estrela do Bom Dia. Tem programa de entrevistas proprio na Globo News. Tem coluna no jornal. Esta totalmente de acordo com a visão de mundo da empresa. Não vejo nenhum sinal de independencia apontado por voce. Bater na Ditadura, todo mundo bate por que é “cachorro morto”. Ou seja, não constitui ameaça pra ninguem. De resto ela segue a cartilha…

    1. Maria Silva, pelo que entendi

      Maria Silva, pelo que entendi do texto, trata-se de ação de grupos dentro do Globo e não da organização Globo em si.  Mírian Leitão continua defendendo as posições do Globo dentro dos limites que a organização permite, mas, como em todas as organizações, existem os invejosos e os “mais realistas que o rei”.

  75. DD+Jô Soares + Miriam Leitão+Aécio= Leitão à Pururuca.

    Vamos ser honestos.
    Economistas e jornalistas econômicos precisam ter noções básicas de Matemática. Tabuada, logaritmos, potências, porcentagens, equações de primeiro e segundo graus, equações de primeiro grau com até trê variáveis, isso já é suficiente. Séries estatísticas já são muita sofisticação para esse tipo de profissional. Miriam não sabe nada disso. Não sabe sequer ler gráficos, como mostrou Paulo Henrique Amorim, reproduzindo um trecho do “Mau-Dia Brasil”.

    Suas previsões catastróficas não vêm de nenhuma teoria medianamente reconhecida, ou de alguma teoria que ela mesma tenha criado. É tudo chutômetro. Há economistas que dizem que um país tem de ser administrado como a casa da gente, não se pode gastar mais do que se ganha. Um beócio assim ganha diploma na faculdade de Economia e vai ditar regras para centena de infelizes alunos desinformados. Miriam é desinformada, acredita até no Mailson da Nóbrega, o Ministro da inflação de 84% AO MÊS! Se ela defendeu Daniel Dantas, não vi, mas seu colega Jô Soares, muito mais sofisticado do que ela, levou DD ao seu programa noturno para defender-se (e atacar Lula).

  76. E o que fez a Miriam?

    Caro Nassif,

    Confesso só ter lido sobre ese assunto aqui mesmo.

    Quanto ao jornal O Globo, nada a dizer. Quem não presta não tem jeito.

    Quanto à Míriam, qual foi a reação pública dela?

    Se aproveitou para acusar alguém do governo, então merece cada linha das mentiras que foram escritas.

  77. Alterar perfis de wikipédia é fácil demais para ser prova

    Depois dessa onda ridícula em cima da Wikipédia estou morrendo de vontade de sair alterando todos os perfis da Wikipédia de Mírian Leitão, Globo, Arnaldo Jabor, Aécio ( que é ridículo operfil dele na wikipédia, parece uma daquelas resenhas de candidato a alguma coisa que na vida só fez coisa boa e certa.

    E se eu fizer isso ninguém vai saber que fui eu, basta usar aquele programinha indicado pelo Snowden (THOR) e eu consigo simular IPs falsos em qualquer lugar do mundo. Então eu mesmo posso fazer as alterações na Wikipédia e fazer constar que foram feitas em alguma rede de orgão público. FACÍLIMO!!

  78. O perfil dela poderia ser assim

    Miriam Azevedo de Almeida Leitão (Caratinga7 de abril1953) é uma jornalista brasileira CONHECIDA PELO SEU EXAGERADO NARIZ EM FORMA DE BATATA. Desde 1991 é funcionária das Organizações Globo ( QUE CONTRIBUI INTENSAMENTE COM OS INTERESSES NORTE AMERICANOS NO BRASIL), onde emite suas opiniões  SEMPRE FURADAS na área do jornalismo econômico e de negócios, ASSUNTOS DOS QUAIS ELA NÃO ENTENDE NADA. Essas opiniões são publicadas por veículos de imprensa  PIG destas organizações: TV GloboRádio CBNGlobo News e O Globo( TODOS DE PÉSSIMA QUALIDADE JORNALÍSTICA).

    E AÍ VAMOS LÁ TODOS BRINCAR DE SACANEAR ELA??? KKKK

  79. Imagina se isso ocorresse na

    Imagina se isso ocorresse na França! k k k k k k k k

     

    A Globo seria fechada.

     

    Só a Globo – apoiadora da ditadura e sonegadora de tributos – pode acusar o governo, sem provas. E não sofrer  processo do MPF, do Min das Teles e da da AGU.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador