Morto em 1876, Bakhunin é citado como suspeito em inquérito no RJ

Filósofo russo já morto é citado como suspeito em inquérito no Rio de Janeiro

Enviado por Leo V

Da Revista Fórum

Filósofo russo já morto é citado como suspeito em inquérito no Rio de Janeiro

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Mikhail Bakunin, considerado um dos fundadores do anarquismo, foi classificado como um “potencial suspeito” pela polícia carioca, que investiga manifestantes e ativistas

Por Redação

Reportagem publicada nesta segunda-feira (28) no jornal Folha de S. Paulo traz uma revelação no mínimo curiosa: o inquérito de mais de 2 mil páginas, produzido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que responsabiliza 23 pessoas pela organização de ações violentas em manifestações de rua, aponta o filósofo Mikhail Bakunin como um dos suspeitos. Morto em 1876, o russo é considerado um dos pais do anarquismo.

De acordo com a matéria, Bakunin foi citado por um manifestante em uma mensagem interceptada pela polícia. A partir daí, passou a ser classificado como um “potencial suspeito”. A professora Camila Jourdan, de 34 anos, uma das investigadas, menciona esse episódio para demonstrar a fragilidade do inquérito. “Do pouco que li, posso dizer que esse processo é uma obra de literatura fantástica de má qualidade”, descreve.

Essa não é a primeira vez que intelectuais já falecidos figuram em autos das autoridades brasileiras. Durante a ditadura militar, Karl Marx era um dos fichados no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), um dos principais órgãos de repressão aos movimentos políticos e sociais identificados como “subversivos”.

Jourdan ficou 13 dias presa no complexo penitenciário de Bangu, na zona oeste do Rio. Conhecida pela excelência acadêmica na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde coordena o programa de pós-graduação em filosofia, ela diz sido alvo de uma invenção dos investigadores. “Existe uma necessidade de se fabricar líderes para essas manifestações. E quem se encaixa muito bem no papel de mentora intelectual? A professora universitária. Caiu como uma luva, entendeu?”, afirma.

Para contestar o “papel de liderança” que lhe foi atribuído pela polícia, a professora se vale das teorias do filósofo francês Michael Foucault. “Foucault diz que os intelectuais descobriram que as massas não precisam deles como interlocutores. Não tenho autoridade para falar sobre a opressão de ninguém. O movimento não precisa de mim para este papel”, declara.

Redação

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bakhunin

    Na época ele fugiu do Brasil e o processo ainda hoje tramita em primeira instancia no Rio de Janeiro. Assim, acredito que estejam cometendo um erro gravíssimo ao considerá-lo culpado, já que o processo ainda não foi julgado.

    Vamos aguardar que o processo entre em pauta de julgamento nas próximas décadas. Acredito na celeridade de nossa justiça.

  2. e o delegado?

    quem foi o delegado que assinou um inquérito desses?

    como foi o concurso público que o aprovou?

    esse é o tipo de gente que se aprova para delegado, ministério público e magistratura o que explica a “água” que viraram essas carreiras.

  3. Eu dedo duro.

    Quero informar as autoridades competentes que o Sr Bakunin evadiu-se do país e nesse preciso instante encontra-se em Berna – Suíça no endereço abaixo descrito:

     

    Bremgartenfriedhof – bloco 9201, túmulo 68.   

     

    1. Se vc disser “túmulo”, fica

      Se vc disser “túmulo”, fica fácil para eles (a polícia), acho eu, experimenta colocar “lápide” que eu tenho certeza que eles irão até lá com um mandado do jb!

  4. a diferença nas gerações de jornalistas

     alguns ressaltam a importância de uma traição amorosa nas investigações ,outros destacam as bizarrices em torno do inquerito,enquanto isso o veterano Jânio de Freitas extrai dos fatos que ele tem de noticia !

  5. Comunicação por meio de códigos dá nisso

    Os manifestantes investigados chamam, nas conversas telefônicas interceptadas, artefatos explosivos que já mataram pelo menos um jornalista nas manifestações de “livros”. Será que quando a polícia considera que os tais “livros” são artefatos explosivos, isso também comprova que o “processo é uma obra de literatura fantástica de má qualidade”? Não creio que a professora Jourdan da UERJ siga adiante com isso. Ela prefere usar o fato de um certo Bakhunin ter sido considerado “potencial suspeito”.

    Antes de significar ignorância da polícia do RJ, isso significa apenas uma precaução da investigação quando lida com pessoas que chamam artefatos explosivos que matam as pessoas nas manifestações de “livros” (sic).

    Evidentemente, a polícia não considerou que o Bakhunin citado fosse o russo Bakhunin do século XIX, aliás, a maior oratória da Rússia daqueles idos. Até mesmo porque, a confusão é impossível, nem tanto pelo ano em que ele morreu: Bakhunin jamais negaria suas pretensões revolucionárias, de implodir o sistema, como esses sujeitos que foram presos ficam negando. Bakhunin tinha a hombridade suficiente para assumir o que faz, assumir suas ideias, com toda a clareza. O mesmo não pode ser dito desses manifestantes, a exemplo de Sininho e que tais, um bando de cueca frouxa que não aguenta cadeia. Bakhunin não só aguentava cadeia, como saia delas diretamente para fazer a revolução. A diferença, portanto, é astronômica.

    1. Perfeito, Alessandro. Isto é

      Perfeito, Alessandro. Isto é mais do que óbvio. Mas o texto do post tenta distorcer as coisas para ridicularizar as investigações.

      Tem gente que sempre reclama da distorção dos fatos pela mídia, mas faz muito pior.

    2. “isso significa apenas uma

      “isso significa apenas uma precaução da investigação quando lida com pessoas que chamam artefatos explosivos que matam as pessoas nas manifestações de “livros””:

      Me lembrou do hospital de cancer de mama que recebeu uma propaganda enderecada aa “Cara Senhora Mamas”!  (Dear Mrs Breast)

  6. Estupidez.

     Sr Leu, difusão de idéias tolas não modifca nenhum fato.

    Desde junho de 2013 a sombra de justas reivindicações sociais, baderneiros tem provocado caos urbano depredaçôes de bens públicos e privados.

    No auge das atividades deste infortunado grupo foi assassinado um jornalista com uso de explosivos de manipulação doméstica.

    A baderna está sob organização de grupo político que se inspira no “quanto pior melhor”.  

    Neste sentido foi deflagrada a estúpida campanha do “não vai ter copa”.

    Tivemos a copa, e nela se observou competente esforço de autoridades da segurança que impediram a atuação coordenada do grupo de baderneiros.

    Entre as  aões de segurança, a inteligência de forças policiais,  escoradas em preceitos jurídicos identificou e prendeu baderneiros que querem se passar por “manifestantes políticos injustiçados e violentados”.

    A sociedade tem meios legais para tratar tais baderneiros e suas ações triunfarão sobre este grupelho destrambelhado.

  7. Em tempo

    Eu admiro Bakhunin, maior revolucionário de todos os tempos, um pouco acima de Trotski neste quesito, no que diz respeito a viver para fazer a revolução. Ernesto Guevara era uma versão argentina dele, guardadas as devidas proporções. No entanto, como Bakhunin, não existe igual. O único homem que atravessou o mundo, de ponta à ponta, para fazer a revolução. Pensava nisso, 100% do tempo. Alguns estudiosos dizem que era possivelmente impotente, devido a uma frustração advinda de uma paixão doentia pelas irmãs. Mas a opinião uníssona era que se tratava de uma figura imponente, absolutamente impressionante, mais de dois metros de altura, o jeito de andar e de se comportar tipicamente do camponês russo, cuja voz soava como um trovão e conseguia angariar adeptos com uma facilidade de fazer inveja aos maiores oradores da história da humanidade. Bakhunin era a revolução em pessoa.

    Eu admiro profundamente Bakhunin, uma das maiores personagens da história política da humanidade. Ele é belo e moral.

    Compará-lo com black blocs bunda-moles é um insulto à sua pessoa, à sua memória.

  8. Texto ridiculo da Revista

    Texto ridiculo da Revista Forum. Claro que o relatorio não citou o filósofo, mas alguém que esta tratado por este nome em linguagem cifrada ou como apelido.

    Este é o jornalismo “Ninja” (especializado em camuflagem de fatos e intenções).

    Os obreiros do Reverendo Capilé continuam sua pregação para os cordeiros mentais de sempre.

    Matéria totalmente fora do eixo.

     

    1. Deixa eu ver se entendi.

      Deixa eu ver se entendi. Bakunin é codinome de algum Black Bloc, certo? Nossa magnífica polícia não comete erros.

    2. Você está falando sem

      Você está falando sem saber.

      Procure na internet a conversa em que Bakunin é citado no inquérito e verás que quem é citado é o revolucionário russo.

      Mas pra quem acha que livro é bomba e caneta é morteiro, vale tudo realmente.

    3. Será? O mesmo já ocorreu com Sófocles…

      Perigoso subversivo autor de peça incendiária (na época da Ditadura). Nossa polícia é tao letrada… Leia O Festival da Besteira que Assola o País, do Stanislaw. Você tem certeza de que hoje é diferente? 

  9. Não quero fazer a defesa de

    Não quero fazer a defesa de ninguém, mas quem afirmou que Bakhunin é suspeito no processo foi a entrevistada (Camila Jordan)

     

    “Ela cita o teórico do anarquismo Mikhail Bakunin, ao falar sobre a fragilidade do inquérito. Em mensagens interceptadas pela polícia, Bakunin era citado por um manifestante e, a partir daí, o filósofo russo, morto em 1876, passou a figurar nos autos como potencial suspeito.” (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1492074-acusada-de-articular-atos-violentos-professora-diz-que-inquerito-e-ficcao.shtml)

     

    Onde estão os autos? Esta matéria da fórum é também uma bela de uma reporcagem

     

    Não é VÁLIDO

     

    A disse que p, então p

    1. Indução rastaquera
       
      “Essa

      Indução rastaquera

       

      “Essa não é a primeira vez que intelectuais já falecidos figuram em autos das autoridades brasileiras. Durante a ditadura militar, Karl Marx era um dos fichados no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), um dos principais órgãos de repressão aos movimentos políticos e sociais identificados como “subversivos”.”

    2. Bakunin é citado numa

      Bakunin é citado numa conversa por mensagem grampeada pela polícia política.

      No inquérito a polícia pergunta a um investigado quem é Bakunin. Tive acesso a isso via facebook, não saberia indicar um lin agora.

      Ou seja, o que a Camila falou é verdade. Bakunin foi considerado potencial suspeito.

      Aos gestores de plantão: dêem formação política a sua polícia política, senão pagarão mico.

      Esse fato só mostra mais uma vez, se ainda fosse necessário, como o que está ocorrendo é a criminalização da política. Querem restringir a política a aparter uma tecla de quatro em quatro anos. O resto é crime.

       

  10. Bakhunin, com voz feminina

    foi flagrada dando esporro no namorado que não conseguiu estacionar o carro (com o quê dentro?) na área que seria isolada pela polícia.

    A Bakhunin ficou muito irada com o rapaz que, suspeitando de grampo, queria explicar pessoalmente o ocorrido.

    Esse assunto já enchou o saco.

    Se essas moças e moços querem explodir tudo, o problema é deles.

  11. Será ?

    Não seria uma pegadinha ? Não é possível que seja verdade, Bakhunin é um teórico muito conhecido, mesmo pelos que não historiadores , sociólogos, cientistas políticos. Ainda duvido de tamanha barriga, mas se for verdade, que lamentável e vergonhoso.

    1. Nickname…

      E, se supostamente, Bakhunin for o nickname de algum deles?  Estaria errado perguntar quem é o Bakhunin? Não conhecemos os teores do processo.

        1. rsrs…

          No face (em comentários nos blogs que permitem comentar com facebook) a foto dele é da Sininho.

          Leo V já esclareceu que há mais de 14 anos debate a tática black bloc e que é partícipe destes blogs ditos “sujos” há mais de 6 anos. Não sei que codinome usava nestas priscas eras.

      1. E, sem conhecer, acredita-se no que se quer acreditar, nao é?

        Ao invés do princípio de Direito que diz que na dúvida se julga a favor do réu, você acha que na duvida que o réu seja culpado. Fico cada vez mais assustada com o que estou vendo aqui no Blog. 

  12. Cade o inquerito contra o Bakhunim

    Conversa pra boi dormir. São estes baderneiros procurando ridicularizar o inquerito. Os policiais civis do Rio podem não ser lá grande filosofos. Mas indiciar Bakhunim é fantastico demais pra ser verdade. E o Ministerio Publico deixaria passar uma coisa dessas? Claro que não. Essa piada ta muito mal contada. 

    1. Como o MP “não deixaria

      Como o MP “não deixaria passar” se entre este mesmo MP ter recebido o inquérito de duas mil páginas da polícia e ter apresentado a denúncia não havia decorrido o prazo de duas horas?

      O MP e a polícia, na ânsia de alimentarem os tigres, passam uma vergonha desmoralizante dessas.

  13. Essa é a tal professora que

    Essa é a tal professora que pediu pro aluno levar caderno, livro e lápis para a aula? Se for, é muita excelência….

  14. Bakunin, o suspeito,

    Bakunin, o suspeito, explicando rapidamente o que ocorre com o governo do Partido dos Trabalhadores e da ex-guerrilheira Dilma Rousseff:

    ” (…) Tal é a eterna história do poder político, desde que este poder foi estabelecido no mundo. É também o que explica porque e como, homens que foram os democratas mais vermelhos, os revoltados mais furibundos, quando se encontram na massa de governados, tornam-se conservadores excessivamente moderados tão logo ascendem ao poder. Atribui-se, de hábito, essas palinódias à traição. É um erro; elas têm como causa principal a mudança de perspectiva e de posição, e nunca esqueçamos que as posições e as necessidades que elas impõem são sempre mais poderosas do que o ódio ou a má vontade dos indivíduos”.
    (Mikhail Bakunin – Os Ursos de Berna e os Ursos de São Petesburgo – 1870)

      1. Considero Bakunin de fato o

        Considero Bakunin de fato o grande cientista político do seu século.

        Tudo que ele polemizava com Marx sobre a idéia de um comunistas estatal a história lhe deu razão. Suas análises sobre a natureza do poder político ainda hoje são quase irretocáveis. E além de tudo, a patir dde uma análise da sociedade, história e cultura alemã, previu o papel da Alemanha como ameaça à liberdade mundial 50 anos antes do nazismo.

        Bakunin é convenientemente esquecido, visto que ele não serve aos interesses de nenhum poder.

  15.   A mim não interessa, num

      A mim não interessa, num primeiro momento, se há ou não na Polícia gente ignorante o suficiente para indiciar o Bakhunin ou alguém alcunhado “Bakhunin”.

      O que interessa é defender o REGIME DEMOCRÁTICO: historicamente sabemos MUITO BEM o que nos aguarda fora dele, e se nossa Democracia é imperfeita (e é), mais importante é APERFEIÇOÁ-LA, não COMBATÊ-LA.

      Corrupção política, violência policial, etc DEVEM ser combatidas DEMOCRATICAMENTE. Essa pirralhada acha divertido sair quebrando tudo, rendo como objetivo algo que eles não se dão ao trabalho de – ou os envergonha – contar ao resto de nós, E PISANDO NO PÉ da Democracia.

      Por sorte não vivemos mais os anos de Guerra Fria, então falta argumento aos sicários do poder puro para nos jogar a todos de volta a um regime de força – apesar de existirem muitos saudosos, a exemplo do playboy Mesquita. Mas se mais uma vez tivermos o azar de vivermos num mundo assim, não adiantará uma mamãe Sininho reclamar que sua filhinha está sendo injustiçada. TODOS estaremos sendo.

    1. Por isso é bom defender os princípios do Estado de Direito, nao?

      Em vez de aplaudir prisoes alegando por um motivo e depois enquadrando por outro, recusa dos autos aos advogados, prisao como meio de angariar provas, etc. Por isso essa pirralhada inconsequente deve ser combatida sim, mas de modo realmente democrático, nao com uso de manobras.  

  16. Não sei se o policial que fez

    Não sei se o policial que fez a transcrição é inculto e cometeu essa pagação de mico. Ou se ele considerou que fosse um apelido. Pouco importa diante do que eu ouvi dos aúdios que já vazaram para a imprensa.

    Alí, a professora de filosofia, de “excelência reconhecida” não trata de teórico algum, muito menos ‘teoriza” a respeito do “movimento’. Seu linguajar é curto e grosso: ” Caralh@#&*, ainda não botou as paradas lá?!”.

    Nesse caso aí, ela se refere ao “material”, como “parada”, mas em outro como canetas e livros. Eu ouvi com atenção, e no contexto, fica muito dificil considerar que eram de fato livros e canetas. Tudo leva a crer que eram explosivos.

    Mas claro, há a presunção de inocência. Cabe aos advogados desmontarem a peça de acusação. Mas não vai ser na base de mostrar como polciais são incultos, e não sabem quem foi Bakunin. E ela também não engana ninguém com esse papo de que no “movimento” não tem líder. Aqui ninguém é anarco-coxinha de Faceburro.

    PS: O Nassif deveria trazer para cá os aúdios transcritos. Sem lê-los ou ouvi-los fica dificil ter uma opinião mais abalizada. Não tem como tampar o sol com a peneira, emcima de uma simpatia por movimentos de rua. As conversas são bastante comprometedoras.

  17. Leo V assume interinamente como porta voz

    dos manifestantes “pacifistas” junto aos blogs.

    Em breve terá seu nome indicado para vereador no Rio (por qual legenda??? rs)

    Fontes da revista Veja já cogitam que será indicado para receber o Nobel da Paz pelos serviços prestados na defesa intransigente dos direitos do cidadão. Principalmente dos cidadão que protestam  com livro, caderno e caneta e que fazem prova num feriado ( e bebem um drink no bar após a prova).

    Por falar em caneta… O caneta?? Por onde anda o Caneta???

      1. Na internet e nas ruas..

        Protestar por protestar.. né, Leo V? rsrs 

        Protestar.. Será que está defendendo quem protesta? Não creio em tanta ingenuidade…

        Seu problema é que você não tem “esportiva”.

        The game is over, Little Bell

  18. se o que li está certo, até

    se o que li está certo, até que enfim o marx (arrolado na ditadura) vingou-se do bakhunin

    pelo que sei marx achava bakunin um irresponsável .

    subversão por sbversão basta a ditadua, né….prefiro um revolução daquelas decorrentes de uma visão dialética do mundo sugerida por marx, que tem muito mais consistência do que sair dabndo porrada e incndiando tudo por aí sem saber a quem está benefciando…

    eles estão fora dos movimentos socais históricos – esta é que é a verdade.,..portanto, são uns analfabetos funcionais, que não entendem o todo.

    já disse e repito – quem tomar um lado dessa questão como verdadeira periga cair do cavalo porque a ialética mostra que sempre haverá uma síntese disso, resta saber qual, e é aí que mora o perigo que eles não entendem.

    pig, incendiários, tudo farinha do mesmo saco,  que pretendiam incendiar o país…..juntando com a polícia militar a síntese que eu tenho é esta – tudo entulho da ditadura.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador