MPF e Polícia Federal não contavam com o cinismo do PMDB, por Romulus

Por Romulus

Comentário ao post “O xadrez da Polícia Federal na era das corporações

Coincidência ou não, volta-me à mente uma citação de Ortega y Gasset muito repetida pelo Min. (e ex-professor meu) Barroso:

“Entre querer ser e pensar que já se é, vai a distância entre o sublime e o ridículo”.

MPF e PF – com Moro a reboque – foram com muita sede ao pote. Enfraqueceram tanto e tão rápido o governo e o PT, sem atacar os demais, que mudaram a correlação de forças de forma significativa e deixaram oposição e Congresso na frente do gol. Sem barreira. Só com uma goleira manca, depois de tantos pisões, como último obstáculo para matarem a partida.

E por que a citação de Ortega e Gasset? Ora, embriagados pelo megalomania e pelos holofotes, procuradores e delegados acharam que já estavam na nova era. Pensavam já ter sedimentado para todo o sempre o novo peso de suas corporações no desenho institucional brasileiro. Que nada! Não contavam eles com o cinismo-máster e a cara de pau do PMDB. Assim como não hesitará em votar impeachment sem crime de responsabilidade, terá o partido escrúpulos de votar no Senado afastamento de PGR? De colocar um interventor linha dura na PF sob um Nelson Jobin no Min. Justiça? De aprovar emenda à Constituição colocando mais 4 ministros alinhados no STF?

Talvez nem precise chegar a tanto. A simples ameaça pode já funcionar, como no caso do embate FD Roosevelt vs. Suprema Corte a respeito da constitucionalidade do New Deal.

Pensa quem está por trás da Lava Jato que, com facilidade, também conseguirá deixar Temer de joelhos? Ora, PMDB é a casa dos profissionais. Não haverá nenhum prurido em via alinhamento Congresso/Executivo enterrar a “caça às bruxas” (Serra) e permitir a “união nacional” (Temer). O que será da Lava Jato sem o palanque da imprensa familiar? Pensavam os procuradores que tinham casamento de papel passado com a grande imprensa? Que nada. Era apenas uma simples “ficada” na noite enquanto interessava aos dois. Com o golpe, Temer tem a $ECOM na mão. O que oferecem MPF e PF? Manchetes? “Já cansou”… “o país precisa de uma concertação nacional para sair da crise”, não é mesmo? Inaugure-se uma nova página…

Quem mais já consegue ver a capa da Veja com Temer com semblante determinado e a legenda: “O Plano Temer – como em 6 meses o time de craques na Esplanada trará o Brasil de volta ao centro do jogo”?

Dilma, com seu “republicanismo” míope e seu pavor de sujar as mãos da sua pessoa física, casados com sua falta de habilidade política, é a presidente perfeita para o “partido dos concursados” (como denomina o amigo Ciro d’Araujo) sambarem em cima. Temer e PMDB? Não mesmo! Os concursados “espertos” não viram isso? Realmente como nota o Nassif não há nenhuma sagacidade política. Além, claro, da já revelada total ignorância sobre economia em nível elementar. Talvez todo esse enredo sirva pelo menos para atualizarmos o banco de perguntas utilizado nos concursos. Menos códigos decorados e mais lógica, raciocínio e sagacidade. Não foi isso que fizeram com o ENEM? Então…

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não entendi

    Não entendi o post, vocêa acha que o MPF e a PF QUEREM realmente prender alguém?

    É muita ingenuidade sua e pode acreditar que daqui a alguns anos esta página da história do Brasil será conhecida como o ano do golpe jurídico-midiático, ai inclui o MPF e os delegados federais aecistas…

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/11/16/os-delegados-aecistas-acreditavam-no-golpe

     

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,delegados-da-lava-jato-exaltam-aecio-e-atacam-pt-na-rede,1591953

    http://www.tijolaco.com.br/blog/promotores-e-procuradores-lancam-manifesto-contra-prisao-aloprada/

  2. CConcordo com o Rômulo em

    CConcordo com o Rômulo em parte. Não devemos subestimar o MPF e a Pf,  pois, nessa lava jato eles tem um farto material de dossies contra todo mundo. Vão chantagear os políticos a fim de ganhar senão mais poder, maiores subsídios e remuneração. E como sempre vão usar a globo e veja que t b vão chantagear os políticos do psdb e pmdb. São todos farinhas do mesmo saco, todos eles vão ganhar. Realmente entraremos numa nova era.

    1. Basta polpudas verbas via

      Basta polpudas verbas via BNDES para comprar o silêncio da mídia corporativa. E sem a mídia os tais procuradores não são nada. Mesmo que eles possuam 550 dossiês, nãl alcançarão nada sem o apoio da Globo. São uns iludidos.

  3. Eles achavam que tinham a força!

    E agora encontraram o lado Negro da Força. O PMDB que está entranhado no país desde a Proclamação da República.

    O PMDB é a verdadeira hidra.

  4. Errado

    Só acho que Moro, MP e PF estão satisfeitos com o resultado do jogo e irão retornar tranquilos ao papel secundário que sempre exerceram…

    A Zelotes tá aí para demonstrar que não querem protagonismo quando os denunciados são outros…

    Não precisará de tanto esforço do Temer, haverá comum acordo!

  5. Ouso discordar!

    Claro que posso estar redondamente enganado, mas acho que que o objetivo final dos “concursados” foi atingido, já que o golpe parece irreversível, os “homens de bem” voltarão ao poder e Lula e o PT estão politicamente enfraquecidos, senão acabados. Talvez fique faltando a “cereja do bolo”, uma prisão espetaculosa de Lula, mas isso é só um detalhe.

  6. O que os caipiras estão
    O que os caipiras estão fazendo é criar a pior cenário possível para o pais inclusive para eles. Temer presidente e Eduardo Cunha de vice. Em troca de linhas de credito subsidiados do BNDES a grande imprensa retira a lavajato do noticiario e os verdugos de Curitiba serão trucidados em silêncio.

  7. Não sei…

    Não sei não…

    O aparato judicial-policial não faria toda essa loucura se não estivesse disposto a dar passos mais largos.

    Noutras palavras, não deixariam o país todo de joelhos, inclusive com o discurso da antipolítica, para alegremente entregar o poder aos políticos. 

    Cada momento é um momento, claro, mas a história, como dizia(m) o(s) alemão(es) se repete, sendo que um deles garante que como farsa. E neste caso o primeiro é o Hegel (não, não estou confundindo com Engels!).

    Penso sobretudo em 1964. Lacerda, Adhemar e mesmo Juscelino achavam que os militares só fariam uma intervenção cirúrgica para livrar o país dos políticos populares/populistas para o campo ficar livre para os eternos bons de papo mas ruins de voto (penso na UDN, claro!). Como sabemos, os militares quiseram ser eles mesmos os ruins de voto com a belíssima vantagem de não precisar de votos! Lacerda? Adhemar? Cassados.

    Reconheço, porém, que o quadro é imprevisível e tudo pode acontecer. Para dizer a verdade, penso mesmo é que o impeachment não passa nem de longe.

    Aguardar.

  8. É, com Temer e PMDB sem

    É, com Temer e PMDB sem republicanismo autista, o partido dos concursados só tem uma alternativa. Dar sua “missão” como cumprida e ir para casa como herói da Veja e dos Marinho. Será a mãos limpas em que se “limpa” para ficar mais sujo. Isso a opinião pública, excetuando meia-dúzia de midiotas, saberá logo logo.

    Só que como o jogo não acabou, e a Dilma, diga-se o que for de sua inabilidade, vai lutar até o fim, muita coisa vai rolar que não está no script dos “lavajatos”. A resistência está crescendo e esses caras nem tem idéia do que despertaram. Para início de conversa, uniu, PSol, Boulus e o MST, até o PCO com o PT. 

    No final, eles, o do partido dos concursados, perderão seus holofotes, e terão toda a esquerda como adversária pronta para nunca esquecer o que fizeram com a democracia. Dilma vai, Lula vai, o PT vai, mas a esquerda permanece. Ninguém consegue aniquilar uma idéia

  9. Concordo plenamente, a grande

    Concordo plenamente, a grande maioria dos concursados de elite se acham escolhidos por Deus, acreditam serem gênios em todos os sentidos, e que, por não terem, segundo eles, dependido de ninguém para conseguirem o honrado cargo, com seus salários imoralmente gordos, acreditam estarem acima do bem e do mal, acreditam serem os seres ideais para fazer uma limpeza ética no país. No entanto, eles não passariam numa simples olhada no espelho, para combater a corrupção, para alastrar a ética no país, você tem antes de tudo de ser ético, e procurar atalhos na lei para punições, adequar a Constituição aos seus anseios, isso está muito longe de ser ético.

     

    1. Sem contar que muitos desses

      Sem contar que muitos desses “concursados” compraram suas aprovações. É de conhecimento público que existem muitos concursos viciados, mas as autoridades que deveriam investigar não o fazem. Por que será?

  10. Excelente texto. No que diz e

    Excelente texto. No que diz e como diz. Temos no Romulus uma revelação de analista político, com engenho e arte.

    Parabéns e que continue por aqui.

     

  11. Cinismo no MPF e no PMDB

    Acho que o MPFe o PMDB estão macomunados.  Não acredito na honestidade do judiciario brasileiro. Tudo que temos visto no judiciario me leva acreditar que ha muita corrupção dentro do Supremo. No Paraná do governo Beto Richa temos exemplo claro de como o judiciario pode ser comprado

     

  12. Cinismo no MPF e no PMDB

    Acho que o MPFe o PMDB estão macomunados.  Não acredito na honestidade do judiciario brasileiro. Tudo que temos visto no judiciario me leva acreditar que ha muita corrupção dentro do Supremo. No Paraná do governo Beto Richa temos exemplo claro de como o judiciario pode ser comprado

     

  13. Abafar Quem? Até Parece Que Não Existe o Tal de Trensalão

    Não vai haver operação ABAFA, pois a única coisa que todos os protagonistas da novela Vaza Jato queriam era tirar o PT do governo, acabar ou enfraquecer o partido e prender Lula como o chefe da “organização criminosa” que utilizava a corrupção na Petrobras para manter-se no poder, através do domínio do fato e da literatura jurídica que permite, sem falar na utilização de sítio com barquinho e pedalinho, comprados por ele, e apartamento no Guarujá que “é dele”, pois “ia compra-lo”, para impedi-lo de concorrer em 2018.

    A Casa Grande queria o poder central de volta, o que  não mais conseguiam através de votos, e através do poder que detém no estado, nas instituições jurídicas e policiais, associadas ao monopólio da mídia, que a mantém viva anacronicamente, em pleno século XXI, estão à beira de consegui-lo, mas ainda tem uma última pedra ainda no meio do caminho… amanhã, 31 de março, todos às ruas para impedir o golpe do atraso, o “impeachment paraguaio”.

  14. O que fazemos, é História!

    Ainda há um fio de esperança…

    As manifestações populares são o ÚLTIMO TIRO QUE O BRASIL DARÁ ANTES DE DEFINIR O PAPEL QUE MARCARÁ SUA PRESENÇA NO MUNDO!

    Trágico? Excessivo?

    Não! Estou apenas olhando o jogo e os jogadores…

    Há jogos que você olha e vê zero a zero e outros você vê uma goleada…

    Nossas instituições caminham para matar o Brasil. POR FALÊNCIA MÚLTIPLA DOS ÓRGÃOS!

    Órgãos do judiciário, PF e MP…

    Se se consumar a queda da rainha neste jogo de xadrez, LIÇÕES SUBLIMINARES ESTARÃO SENDO PASSADAS PARA TODA A SOCIEDADE E POSICIONARÃO O MUNDO DIANTE DE NÓS!

    Todos nós acompanhamos pari passu Eduardo Cunha, vimos o seu arrojo em se eleger presidente da câmera, o surgimento das contas na suíça, assistimos NA TV palavras de acusação proferidas pelo ministério publico, pelo ex-ministro da educação, por delatores de, achacador…

    E poderemos vê-lo VENCEDOR…

    E agora sabemos que seu partido no poder representa o FIM DO PROCESSO NA CÂMERA COM SUA RENÚNCIA COMO PRESIDENTE, e certamente alguém poderá abrir as gavetas do supremo até que o processo prescreva…

    Ele sai livre, e o slogan ‘SOMOS MILHÕES DE CUNHAS” se MATERIALIZARÁ na sociedade, por que ele VENCEU!

    Teremos milhões de Cunhas nas igrejas, nas empresas, nas repartições públicas, na mídia, andando pelas ruas, sentados ao nosso lado dentro de um metrô…

    Teremos produtos falsos, medicamentos falsos, propagandas falsas, falsos moralismos, por que TEMOS DIARIAMENTE ISSO DENTRO DE NOSSAS CASAS A CABO, VIA SATÉLITE OU DIGITAL, SÃO AULAS COM PROFESSORES NOTA 10 DA MÍDIA!

    A mídia nos ensina DIARIAMENTE QUE UMA MENTIRINHA AQUI, UMA FOFOCA ALI, DESTRÓI REPUTAÇÕES!

    Não haverá EMPRESA, OU NEGÓCIO QUE NÃO POSSA SER DESTRUÍDO primeiro pela sua imagem!

    NENHUMA EMPRESA SÉRIA SOBREVIVERÁ, SE FOR ATACADA E NÃO PAGAR PROPINA!

    Ou seja, você terá que ser amigo do bando que ataca…

    O Ministério Público diz que já colheu 2 milhões de assinaturas para seu projeto e acham isso importante!

    Estão ajudando a DERRUBAR UMA PRESIDENTE QUE SE ELEGEU COM MAIS DE 54.000.000 DE VOTOS NO SEGUNDO TURNO!

    É bom que eles saibam, QUE NENHUM OUTRO PRESIDENTE PERMITIRÁ UM MP INVESTIGANDO A REVELIA!

    Vão provar seu próprio veneno, pois a pedido DOS FUTUROS presidentes, BASTA QUE UMA OU DUAS GAVETAS SE ABRAM PARA ESTE PROJETO NO LEGISLATIVO…

    Baterão nas portas da mídia e ouvirão pelo interfone, PASSA MAIS TARDE…

    Serão enquadrados…

    A PF será mais triste…

    Vai perder importância, verá suas verbas de custeio DESAPARECEREM, culpa da crise, é claro e com ACHATAMENTO GRADUAL DE SALÁRIO perderá seus quadros com maior capacidade.

    Voltará a era pré-LULA.

    O judiciário tão pró-ativo contra LULA e contra o PT está SENDO VISTO E MONITORADO PELOS EUA E EUROPA, ALÉM DE NOSSOS VIZINHOS!

    Manchetes em JORNAIS GLOBAIS (não da globo) dão conta que ESTAMOS CRIMINALIZANDO E TIRANDO DO PODER UMA PRESIDENTE QUE NÃO ROUBA POR PESSOAS QUE TEM ACUSAÇÕES CRIMINAIS.

    O que significa isso aos olhos de pessoas ESCLARECIDAS FORA DO BRASIL?

    Que a nossa sociedade é corrupta ou que aceitamos como NORMAL A CORRUPÇÃO e o judiciário MAIS AINDA!

    Há provas NA SUÍÇA, OU SEJA, NA UNIÃO EUROPÉIA SOBRE CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS E PRESIDÊNCIA DA CÂMERA e QUE A JUSTIÇA LAVOU AS MÃOS AO IMPEACHMENT DA PRESIDENTE!

    Qual o significado disto?

    Que nossas instituições e homens públicos SÃO IRRESPONSÁVEIS!

    Não são capazes de levar a justiça a um mínimo!

    E os partidos que estão na fila para ocupar um lugar na presidência, SÃO VELHOS CONHECIDOS DA SENHORA CORRUPÇÃO! O MUNDO OS CONHECE!

    Até o wikileaks sabe….

    O Obama já disse que está “Triste e decepcionado” com a corrupção no Brasil…

    Abre-se ai a porta para que UMA LEGIÃO DE PAÍSES QUEIRA TOMAR CONTROLE DO PRÉ-SAL E AMAZÔNIA, JÁ QUE SOMOS IRRESPONSÁVEIS, NÃO CONSEGUIMOS NEM SEPARAR BANDIDO DE INOCENTE!

    Como poderiam fazer isso?

    Basta que haja vazamentos de petróleo em alto-mar e que se alastre e que haja o aumento do desmatamento na região amazônica…

    Como saberemos que isso acima se tornou verdadeiro?

    Simples…

    Tomaremos de 7 x 1 em muitas outras áreas em nossa relação com o mundo…

    Falharemos em pesquisas científicas, em educação, em segurança e qualidade de vida do povo, haverá retrocesso no bem estar e aumento da pobreza!

    Estes serão os sinais….

    1. Sindicato dos Ladrões ou…

      Existe a possibilidade de sermos governados pelo Sindicato dos Ladrões.

      Ciro Gomes já havia afirmado: Temer é sócio do bandido Eduardo Cunha e é um traidor.

      Cid Gomes, na tribuna da Câmara, apontou o dedo para Eduardo Cunha e o chamou de acharcador. Era pior do que isso e nós não sabíamos…

      Estamos na encruzilhada: Sindicato dos Ladrões ou Estado Democrático de Direito fortalecido.

      Depende de cada um de nós brasileiros…

       

       

       

       

  15. TUDO VIRA DEBOCHE

    Ainda bem que pensei melhor e não assinei o manifesto do Promotor Deltan Dallagnol sobre novas propostas para combate a corrupção. Além de conter barbaridades contra os direitos dos acusados, como mudanças no habeas corpus. Mas, a pior mudança constante nessa bagaça é “olhar” qualquer pessoa que esteja enricando (como fala o Lula) como potencial bandido.

       Interessante que as pessoas consideradas de esquerda são demonizadas como ressentidas, invejosas, rancorosas porque não têm o mesmo talento das pessoas de sucesso, vitoriosas.

       MAS, O DEBOCHE foi o Dr. Deltan Dallagnol ter entregue as propostas nas mãos dignas e honradas do grande, incorruptível, EDUARDO CUNHA, em cujas costas o Dr. Janot enfiou 184 anos de cadeia.

  16. Brilhante análise. O PMDB vai

    Brilhante análise. O PMDB vai enterrar a Lava Jato. Se alguém tem dúvida disso tá maluco. Mas o ponto central da análise é “Dilma, com seu ‘republicanismo’ míope e seu pavor de sujar as mãos da sua pessoa física, casados com sua falta de habilidade política, é a presidente perfeita para o ‘partido dos concursados’ (como denomina o amigo Ciro d’Araujo) sambarem em cima. Temer e PMDB? Não mesmo!” COMO DILMA SABENDO DO GOLPE NÃO USA O SEU PODER CONSTITUCIONAL PRA CORTAR A CABEÇA DO GOLPE? ISSO É ABSURDAMENTE RIDÍCULO! POSSO PERFEITAMENTE DIZER NESTE EXATO MOMENTO QUE É UM GOLPE TOTALMENTE BENEFICIADO PELO BUNDAMOLISMO DE DILMA E DO LULINHA PAZ E AMOR RESSUSCITADO.  

  17. Brilhante análise. O PMDB vai

    Brilhante análise. O PMDB vai enterrar a Lava Jato. Se alguém tem dúvida disso tá maluco. Mas o ponto central da análise é “Dilma, com seu ‘republicanismo’ míope e seu pavor de sujar as mãos da sua pessoa física, casados com sua falta de habilidade política, é a presidente perfeita para o ‘partido dos concursados’ (como denomina o amigo Ciro d’Araujo) sambarem em cima. Temer e PMDB? Não mesmo!” COMO DILMA SABENDO DO GOLPE NÃO USA O SEU PODER CONSTITUCIONAL PRA CORTAR A CABEÇA DO GOLPE? ISSO É ABSURDAMENTE RIDÍCULO! POSSO PERFEITAMENTE DIZER NESTE EXATO MOMENTO QUE É UM GOLPE TOTALMENTE BENEFICIADO PELO BUNDAMOLISMO DE DILMA E DO LULINHA PAZ E AMOR RESSUSCITADO.  

  18. Resumindo:
    Dilma vai cair

    Resumindo:

    Dilma vai cair porque não soube controlar essa corporações e nem Governar. Ficará uma lição para o PT.

    Temer assumindo deve ter o apoio da população para controlar essas corporações que não visam ao bem do País, apenas a seus próprios interesses.

     

    1. Se Dilma “cair”

      será por ser honesta.

      Tanto é assim que, apesar de investigada dioturnamente por mais de uma década, o que acharam dela até hoje foram as tais pedaladas fiscais, ou seja: seu governo (não ela pessoalmente) atrasou os repasses da verba que os bancos públicos desembolsaram para pagar o bolsa família!

      Se o golpe realmente vier, no dia em que o povão descobrir a verdade acima – e descobrirá, porque providenciaremos isso – é bem capaz de os ratos golpistas terem que se mudar às pressas para os paraísos fiscais onde depositaram os milhões de dólares que roubaram.

  19. “Se em tudo o mais forem

    “Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor.”  Assim diz a razão de Occam.

    Minha atualização desse princípio lógico é:  “Se a estupidez humana consegue explicar um fenomeno como condição suficiente, ela provavelmente será a melhor explicação.”  

    E digo que a estupidez humana consegue explicar muita coisa na nossa república de curitiba.

     

     

  20. E lembrando que nem sempre o

    E lembrando que nem sempre o soldado que age utilmente numa conspiração precisa saber da conspiração, apenas ser ingenuo e crédulo o suficiente com uma pitada adequada de hubris para que a conspiração dê certo.  De fato o soldado que não sabe ser conspirador tem uma arma utilissima para a conspiração:  A negação crível. (Credible deniability)

    Lembremo-nos que a Lava Jato é abertamente inspirada na “Mani Pulite”.

    http://www.ilgiornale.it/news/interni/ci-fu-regia-occulta-degli-usa-dietro-mani-pulite-rivelazioni-833119.html

    http://www.lastampa.it/2012/09/02/italia/politica/ho-sempre-pensato-che-tangentopoli-fosse-pilotata-dalla-cia-fibEQb7mFInpsnEmZzOCsK/pagina.html

     

    1. o pior cego…

      Pois é, amigo Ciro. Tem crente para tudo… até para achar que a Lava Jato cair sobre a cadeia de óleo e gás foi algo fortuito e que as colaborações do DoJ são pela solidariedade internacional e pelo bem comum universal em uma visão cosmopolita pós-moderna. rs

      Veja a não tao grande relevância estratégica da Itália em 1991 apos o colapso do bloco oriental. Já estava devidamente integrada à então Comunidade Econômica Europeia; Mercado? Ok, era parte do G7 mas sempre foi o patinho feio ali; PCI não representava mais a ameaça de antes, frente ao colapso do bloco oriental. Tanto assim que os EUA se sentiram seguros o suficiente para rifarem o PSI e a Democracia Cristã sem medo de que o PCI engolisse os cacos. País médio, sem recursos naturais, endividado e com população envelhecida.

      Já o Brasil tem abundancia de recursos naturais, da qual se beneficiarão os bem posicionados quando vier o próximo boom das commodities (que virá!); vive o seu bônus demográfico; exercia de forma efetiva com o lulismo o papel de terceira via na região, equilibrando-se entre o neoliberalismo dos neo-Estados Livres Associados aos EUA (com tratados de livre comercio) e o populismo econômico do eixo bolivariano. Na verdade o sucesso dessa terceira via, casado com o carisma pessoal de Lula, diminuía tanto o apelo do Tio Sam como do Tio Chávez. Os dois perdiam com o protagonismo do lulismo na esfera política do continente. Isso sem contar as aventuras de Lula na Africa e no Oriente Médio, bem como a parceria estratégica com a China.

      Vc lembra o caso da Mãos Limpas e o fato de que só viemos a saber da mão americana quando o embaixador publica a sua biografia no leito de morte. Bom, parece-me que a embaixadora dos EUA no Brasil ainda é bastante jovem. Devemos esperar ainda 20 ou 30 anos para saber os detalhes da participação aqui. De qualquer forma acredito que vale a pena esperar. Afinal, a Sra. vai narrar bastidores não de um mas de dois golpes! Afinal foi tb ela quem “observou a distancia” o golpe parlamentar em Fernando Lugo no Paraguai. Esse aprendizado deve ter facilitado bastante a “observação a distancia” aqui no irmão maior.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador