Multimídia do dia

As imagens e os vídeos selecionados.

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Charles Anjo 45 – Charadas

    há vários vídeos com a música. Pelos comentários num dos youtubes, vemos como (não) se sacam letras (mas são gerações, não me refiro a idades cronológicas). O Caso Boilensen é de arrepiar a gente que gosta de filmes policiais, de espionagem, e afins. Não posto, novamente, pra deixar aquele cheiro de charada, o que é tristemente não curtido nas leituras rápidas , superficiais, ligeiras, e ansiosas na internet. Compatiilho com a idéia de que os tempos não são de interatividade, e sim de ilusórias amizades, interatividades. O GGN é uma das amostras, entre tantas. Sorry, por cutucar as pretenções, tao comuns e folclóricas sobre jornalistas e afins.

    1. pretensões com “s”.

      pra quem gosta de exatitudes. Os estereótipos do que sejam ateus é um desses equívocos, pra não dizer preconceitos, cansativos, tolices. Perdoai. (É apenas uma amostra da capacidade humana)

    1. Pra quê ?

      Tudo é vaidade neste mundo vão…
      Tudo é tristeza; tudo é pó, é nada!
      E mal desponta em nós a madrugada,
      Vem logo a noite encher o coração!

      Até o amor nos mente, essa canção
      Que nosso peito ri `a gargalhada,
      Flor que é nascida e logo desfolhada,
      Pétalas que se pisam pelo chão!…

      Beijos d´amor? Pra quê?!… Tristes vaidades!
      Sonhos que logo são realidades,
      Que nos deixam a alma como morta!

      Só acredita neles quem é louca!
      Beijos d´amor que vão de boca em boca,
      Como pobres que vão de porta em porta!…

          – Florbela Espanca

       

  2. 1000 músicos tocando Learn to Fly (Foo Fighters)

    Foi a notícia musical da semana.  Milhares de fãs italianos da cidade de Cesena bolaram uma forma muito legal de pedir para que a banda de Dave Grohl tocasse por lá.

    O resultado, óbvio, emocionou.

    A banda já confirmou que vai tocar lá.

    Difícil seria dizer não após alguém ver um pedido como esse.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=JozAmXo2bDE%5D 

  3. Puhhhuta que Paryuh

    Em hindu agrada aos místicos desconhecedores da realidades orientais. Essas as alterações recentes são cosméticas. Pobre da audiência que se guia por números, quantidades de comentários. Sugiro volta ao sistema anterior (mais adequado ao distinto público). E a Regulamentação da Mídia, vão fazer Kull Dhossii, por peitica? Vão, deletem (coisa previsível).

  4. Sim – Cartola – Porto Alegre

    de todo não desimportante, acho que é bom revelar (chamam de compartilhar o que não é incompartilhável): em dia chuvoso, pelas ruas, de walkman, ouvi a música (não lembro de tê-la ouvido antes, ou tinha me esquecido). Uma pessoa ouviu no rádio-gravador aos nos encontrarmos pela primeira vez. Porto Alegre, o lugar civilizado no país.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=3n6qkhikSC4 align:center]

  5. System Of a Down na Armênia

    Nada mais significativo e forte que o System of a Down tocando na terra de seus pais (Armênia).

    O vocalista Serj Tankian escreveu inúmeras letras sobre o genocídio armênio e a banda sempre militou no reconhecimento dessa causa..

    O show foi dividido em 2 partes. A primeira sobre o genocidio armênio (começa com uma animação no minuto 8 do vídeo. E a parte 2 sobre os demais genocidios que aconteceram após o do povo armênio (por volta do minuto 60). 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=zvGcMNSCc4M%5D

  6. Boi de Axixá (Bela Mocidade ) – Maranhão.

    (plagio um cara): ir a outros lugares, não que dizer nada de nada, de nadinha, de orra nenhuma, nem de falar outras línguas. Numa feira livre, perambulando em São Luís, encontrei esse disco usado, uma gravação original (depois gravado pela deusificada Maria Bethânia – bom, mas não endeuso ninguém, pobre de mim).

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=iMcD1u6aAQA align:left]

    1. pra fazer upload pro youtube ou pra cá

      quem quiser, poderia me enviar mensagem privada? como posso fazer pra enviar pro youtube alguns discos, músicas, vídeos. Não consegui encontrar Bumba Meu Boi de Morros Boi Feliz , uma maravilha – não essas coisas pra turistas, ou arremedos, adaptações  – como os frevos – que há hoje em dia. E o povo de agora pensa que são autênticos – prefiro não comentar sobre a dinâmica das culturas, essa saída fácil.

  7. Páris e Helena

                        Brando se escusa Páris: “Doce Helena,
                        Com essas lancetadas não me punjas:
                        Venceu-me o Atrida por favor de Palas;
                        Deuses mais faustos me farão vencê-lo.
                        Vamos em nossa cama congraçar-nos:
                        Tal ardor nunca tive e tais desejos;
                        Nem quando, arrebatada à meiga Esparta,
                        Velejava contigo, e a vez primeira
                        Na ilha Cranaé do amor gozamos;
                        Hoje mais te apeteço e mais te anelo.”
                        Então sobe adiante, e o segue a esposa;
                        No entalhado seu leito adormeceram.

                        Ilíada , Homero , poeta grego do século VIII a.C.

                        Vertida pelo poeta brasileiro Manoel Odorico Mendes

                        Páris e Helena | Jacques-Louis David (França, 1748 – 1825)

    Capturando a visão da lenda grega de Páris, filho do rei de Tróia, como a perfeição da masculinidade, e Helena, filha do rei de Esparta, que possuía a reputação de mulher mais bela do mundo,  como o símbolo de beleza feminina e a atração sexual, Jacques-Louis David pintou os lendários amantes em seu ninho de amor. O assunto é amor, expressa pela presença de Cupido e a sensualidade do desenho, ao invés do rapto de Helena por Páris ou a Guerra de Tróia que se seguiu como resultado.

    Já em 1786, o conde d’Artois, irmão dos reis Luís XVI e Luís XVIII, encomendou uma pintura sobre este tema e David trabalhou nela durante pelo menos dois anos, concluindo a sua obra em 1788. Neste desenho e outros, ele desenvolveu uma composição serena, com gestos afetuosos e um ambiente antigo luxuosamente decorado, mantendo a composição e o tom emocional na pintura final.

    http://www.getty.edu/art/collection/objects/17/jacques-louis-david-paris-and-helen-french-1786/

    Enredo da Ilíada

    O rapto de Helena, mulher de Menelau, feito por Páris, um dos filhos de Príamo, rei de Tróia, fez com que os Gregos confederados declarassem guerra e sitiassem esta cidade, que foi por eles tomada e destruída depois de um cerco de dez anos (1720 A.C.)

    O objeto da Ilíada é um episódio do nono ano deste cerco, quando Agamemnon, chefe do exército, ultrajou a Aquiles, o mais valente dos Gregos.

    Irritado, o herói retirou-se à sua tenda sem pretender mais combater. Os Troianos, notando a sua ausência, tomaram coragem, atacaram o campo dos Gregos ficando os navios destes em risco de serem queimados. Aquiles, apesar da inação a que votou-se, consentiu que Pátroclo, seu amigo, se revestisse de suas armas e guiasse suas tropas contra os Troianos.

    Pátroclo tendo sido morto por Heitor, o implacável filho de Peleu jurou vingar a morte de seu amigo, e combatendo de novo ornado de novas armas, que a pedido de sua mãe Vulcano havia preparado, investiu contra Heitor, e imolou-o, aos manes de Pátroclo. E depois de haver insultado os restos mortais de seu inimigo, entregou-os a Príamo, pai de Heitor que os pedira ao herói.

    http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/iliadap.html

  8. E COMEÇO AQUÍ

    Augusto de Campos lê Haroldo de Campos

    “… a n­­ãoest­­ória me desconta ou me descanta o avesso da est­­ória que pode ser esc­­ória que pode ser c­­árie que pode ser est­­ória tudo depende da hora tudo depende da gl­­ória tudo depende de embora…”

    [video:https://youtu.be/-l9wqjlrhFA width:600]

    e começo aqui e meço aqui este começo e recomeço e remeço o arremesso e aqui me meço quando se vive sob a espécie da viagem o que importa n­ão é a viagem mas o começo da por isso meço por isso começo escrever mil p­­áginas escrever milumap­­áginas para acabar com a escritura para começar com a escritura para acabarcomeçar com a escritura por isso recomeço por isso arremeço por isso teço escrever sobre escrever é o futuro do escrever sobrescrevo sobrescravo em milumanoites milumap­­áginas ou uma p­­ágina em uma noite que é o mesmo noites e p­­áginas mesmam ensimesmam onde o fim é o com­­êço onde escrever sobre o escrever é n­­ão escrever sobre não escrever e por isso começo descomeço pelo descom­­êço desconheço e me teço um livro onde tudo seja fortuito e forçoso um livro onde tudo seja n­­ão esteja seja um umbigodomundolivro um umbigodolivromundo um livro de viagem onde a viagem seja o livro o ser do livro é a viagem por isso começo pois a viagem é o começo e volto e revolto pois na volta recomeço reconheço remeço um livro é o conte­údo do livro e cada p­­ágina de um livro é o conte­údo do livro e cada linha de una p­­ágina e cada palavra de uma linha é o conte­údo da palavra da linha da p­­ágina do livro um livro ensaia o livro todo livro é um livro de ensaio de ensaios do livro por isso o fimcom­­êço começa e fina recomeça e refina se afina o fim no funil do com­­êço afunila o começo no fuzil do fim no fim do fim recomeça o recom­­êço refina o refino do fim e onde fina começa e se apressa e regressa e retece h­­á milumaest­­órias na m­­ínima unha de est­­ória por isso n­­ão conto por isso não canto por isso a n­­ãoest­­ória me desconta ou me descanta o avesso da est­­ória que pode ser esc­­ória que pode ser c­­árie que pode ser est­­ória tudo depende da hora tudo depende da gl­­ória tudo depende de embora e nada e néris e reles e nemnada de nada e nures de néris de reles de ralo de raro e nacos de necas e nanjas de nullus e nures de nenhures e nesgas de nulla res e nenhumzinho de nemnada nunca pode ser tudo pode ser todo pode ser total tudossomado todo somassuma de tudo suma somat­ória do assomo do assombro e aqui me meço e começo e me projeto eco do com­­êço eco do eco de um com­­êço em eco no soco de um com­­êço em eco no oco eco de um soco no osso e aqui ou além ou aquém ou l­­áacolá ou em toda parte ou em nenhuma parte ou mais além ou menos aquém ou mais adiante ou menos atrás ou avante ou paravante ou à ré ou a raso ou a rés começo re começo rés começo raso começo que a unha-de-fome da est­ória n­­ão me come n­­ão me consome n­­ão me doma n­­ão me redoma pois no osso do com­­êço s­­ó conheço o osso o osso buco do comêço a bossa do comêço onde é viagem onde a viagem é maravilha de tornaviagem é tornassol viagem de maravilha onde a migalha a maravalha a apara é maravilha é vanilla é vig­­ília é cintila de centelha é favila de f­­ábula é lum­­ínula de nada e descanto a f­­ábula e desconto as fadas e conto as favas pois começo a fala

    1963 | http://www.massimorizzante.com/album/e-inizio-qui.html

    Haroldo Eurico Browne de Campos (São Paulo, 19 de agosto de 1929 — 16 de agosto de 2003) foi um poeta e tradutor brasileiro

  9. Solaris, partida e retorno

    No filme de Andrei Tarkovski,  baseado na obra de ficção científica de Stanislaw Len, o psicologo CK parte da Terra para  investigar acontecimentos misteriosos  em uma base espacial. ” Será preciso acreditar”‘ pergunta Deleuze, “que o planeta mole Solaris dará uma resposta, e reconciliará o oceano e o pensamento, o meio e o germe, designando a um só tempo a face transparente do cristal (a mulher reencontrada) e a forma cristalizável do universo (a moradia reencontrada)?”

    [video:https://m.youtube.com/watch?v=1qGI9E70Pe4%5D

    [video:https://m.youtube.com/watch?v=voc5Ofbglto%5D

  10. Nickname e Webster!

    Afiadíssimos!

    Que bom gosto e refinamento! A Lua Azul passou e deixou os eflúvios mais doces na brisa que vem de Recife… Maravilhoso amanhecer, e recordar, sob estas canções. Só ouvindo, ouvindo sem parar.

    Obrigada!

     

    GGN:  merece um álbum-post: “Madrugada”.

    1. grato

      vc é generosa, fico meio encabulado e faceiro ao mesmo tempo. Vivam os autores, poetas, músicos, artistas. A maior parte do que você vê, viu, “ouviu” vem de Porto Alegre, e não de Recife: a primeira, cidade que escolhi por longo tempo, e que eu escolheria de novo pra re-renascer; a segunda, onde, por um acaso, nasci. E acredito nos acasos pelos acasos. Ótima sugestão “Madrugada”, como uma junção de sábado + domingo ficarem no ar. Nunca mais tinha visto a palavra “eflúvios”.   😉

  11. Ela desatinou, Chico e Tom

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=rwiBwPs7x0A%5D

     

    ELA DESATINOU

    Ela desatinou, viu chegar quarta-feira
    Acabar brincadeira, bandeiras se desmanchando
    E ela inda está sambando
    Ela desatinou, viu morrer alegrias, rasgar fantasias
    Os dias sem sol raiando e ela inda está sambando
    Ela não vê que toda gente, já está sofrendo normalmente
    Toda a cidade anda esquecida, da falsa vida, da avenida
    Onde ela desatinou, viu morrer alegrias, rasgar fantasias
    Os dias sem sol raiando e ela inda está sambando
    Quem não inveja a infeliz, feliz
    No seu mundo de cetim, assim,
    Debochando da dor, do pecado
    Do tempo perdido, do jogo acabado

  12. Simone e Nelson Essi: Nega/Nego Maluco

    Na música brasileira é comum canções que citam canções.

    Um dos diálogos mais divertidos desse tipo é entre os Lobo, pai e filho, nas canções Nego e Nega Maluca.

    No vídeo, um mix de ambas, na interpretação dos irmãos Essi.

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=fXnHNbsNnRk%5D

    Nega Maluca
    [Evaldo Rui e Fernando Lobo]
    Tava jogando sinuca
    Uma nega maluca
    Me apareceu
    Vinha com um filho no colo
    E dizia pro povo
    Que o filho era meu…

    Nego Maluco
    [Chico Buarque e Edu Lobo]
    Eu tava jogando vinte e um
    Um nego maluco apareceu
    Vinha com um baita de um rádio no colo
    Tocando um samba a mil
    E dizia pro povo que o samba era meu…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador