Multimídia do dia

As imagens e os vídeos selecionados.

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Albert King, o grande canhoto do blues

    Albert King
    (Indianola, 25 de abril de 1923 – Memphis, 21 de dezembro de 1992)

    Ao lado de Freddie King e B.B King, Albert King integra a grande tríade do blues, um dos principais nomes da guitarra elétrica. Canhoto, tocava sua guitarra virada de forma que as cordas graves ficavam para baixo e usando suas próprias afinações Albert Nelson criou um som distinto e altamente influente tornando-se o bluesman Albert King. Ele foi um mestre do solo em única corda e produziu um som de blues atormentado que definiu o seu estilo para além de seus contemporâneos. O grande canhoto do blues tinha admiradores como Eric Clapton, Luther Allison, Stevie Ray Vaughan, Mike Bloomfield, Taj Mahal e Jimi Hendrix. O solo de Eric Clapton na música ‘Strange Brew’ quando tocava no ‘Cream’, é uma cópia nota-a-nota do solo de King na música ‘Oh! Pretty Woman’.

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=LVtYKVaz9xY align:center]

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=Hw-kPkdrajU align:center]

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=6SP5JHLqXM8 align:center]

  2. O último poema de Fernando Pessoa

    Considero Odilon de Moraes, um dos melhores ilustradores da atual geração.  Recebeu, além de outros, o prêmio Jabuti em 2008 pelo livro “O Matador”.

    Recomendo o recém lançado livro com ilustrações de Odilon, “Conselho” (Escrita Fina Edições). O poema é considerado o último de Fernando Pessoa. Foi publicado no mês da sua morte.

    Conselho

    Cerca de grandes muros quem te sonhas. 
    Depois, onde é visível o jardim 
    Através do portão de grade dada, 
    Põe quantas flores são as mais risonhas, 
    Para que te conheçam só assim. 
    Onde ninguém o vir não ponhas nada.

    Faze canteiros como os que outros têm, 
    Onde os olhares possam entrever 
    O teu jardim com lho vais mostrar. 
    Mas onde és teu, e nunca o vê ninguém, 
    Deixa as flores que vêm do chão crescer 
    E deixa as ervas naturais medrar.

    Faze de ti um duplo ser guardado; 
    E que ninguém, que veja e fite, possa 
    Saber mais que um jardim de quem tu és – 
    Um jardim ostensivo e reservado, 
    Por trás do qual a flor nativa roça 
    A erva tão pobre que nem tu a vês…

  3. Os Reis do Rock

    O Histórico Encontro Entre Elvis e os Beatles

    Confissões do eterno John:

    – “Antes de Elvis, não havia nada.”

    – “Nada realmente me influenciou até Elvis Presley”

    – “Só existia uma pessoa que os Beatles queriam conhecer nos EUA: Elvis!”

    Era 27 de agosto, 1965, quando Elvis Presley e os Beatles estiveram juntos.

    Quando o grupo se reuniu, secretamente, com Elvis Presley, a Beatlemania estava no seu auge.

    Em uma noite de folga de sua turnê pelos EUA, o Fab Four foi encontrar o Rei do Rock ‘n’ Roll, na sua mansão, em Beverly Hills. A conversa, inicialmente, estranha, deu lugar a uma sessão musical de improviso, sem gravações ou fotografias do encontro. 

    Tony Barrow, o assessor de imprensa dos Beatles, entre 1962 e 1968, também estava no evento, e relembra daquela noite memorável:

    – “Quando eu falei sobre a ideia de conhecer Elvis, John, Paul, George e Ringo ficaram, inicialmente, desencorajados pelo medo de que a imprensa pudesse estar envolvida”, diz ele. 

    – “Lembro-me que George disse: ‘Se isso vai se transformar em outro circo sujo de publicidade, o melhor que podemos fazer é esquecer.” 

    Barrow acrescenta:

    – “Eles queriam conhecer o ídolo do rock, mas não na frente de repórteres e fotógrafos”.
    Por esse motivo, “foi estabelecida a primeira e fundamental regra: não poderia convidar a imprensa, fazer fotos ou gravações e nem poderia ultrapassar qualquer coisa indevida, em termos de exposição pública.”. 

    – “No entanto, a reunião tornou-se um pouco maçante e sem graça, mas assim que Presley e os Beatles começaram a tocar juntos, o ambiente se transformou…”. 

    O Memphis Mafia

    A reunião teve lugar pouco antes das dez da noite.

    – “Nós deslocamos em um comboio formado por três grandes limusines pretas, lideradas pelo Coronel Parker, empresário de Elvis, e sua equipe de segurança.”.

    – “Elvis Presley foi uma das principais influências da música dos Beatles”, diz Barrow.

    – “A mansão, de dois andares, estava localizada em uma colina. Era um edifício redondo enorme, com muitas janelas e um grande jardim da frente com um Rolls Royce e um par de Cadillacs estacionados.”.

    – “Os membros do famoso ‘Memphis Mafia’ guardavam a porta e logo fomos recebidos. Uma vez lá dentro, os nossos pés afundaram vários centímetros em um espesso tapete branco.” Chegamos ao centro da mansão, uma sala enorme, circular, iluminada com luz vermelha e azul, que foi o local onde nós compartilhamos com ‘The King’. O quarto tinha uma televisão a cores, uma jukebox, um sofá, (em forma de meia lua), um par de mesas, jogos de piscina e um bar totalmente abastecido. Eu diria que o grupo de amigos, parceiros e funcionários de Presley totalizava cerca de 20 pessoas, superando o nosso pequeno grupo.

    Quebrando o Gelo

    “Quando os dois grupos se encontraram, houve um silêncio estranho e foi John quem falou primeiro. Sem jeito e, impulsivamente, liberando uma torrente de perguntas para Elvis, como: ‘ Por que você está fazendo, atualmente, estes filmes com baladas suaves? O que aconteceu com aquele grande do rock and roll dos velhos tempos?”

    “A música era o seu ponto de discussão natural; o meio de comunicação inteligente” lembra Barrow, completando que “Elvis era bastante silencioso” e que “ele sorriu muito e apertou a mão de todos.”.

     “O gelo, realmente, não foi quebrado nos estágios iniciais, da reunião em que os eles contaram histórias de seus passeios.”

    A breve conversa levou a “um silêncio constrangedor” entre as cinco megafamosas estrelas, o levou Barrow a ficar com a impressão que “estavam todos maravilhados com aquele encontro”.

    Elvis não tinha, tanto quanto eu podia ver, muita facilidade para aliviar a situação que, poderia dizer, parecia estar, até mesmo, um pouco envergonhado.

     – “Mas, de repente, apareceu um piano apareceu e Elvis ofereceu algumas guitarras perguntou para John, Paul e George.”

    – “Os garotos descobriram que podiam manter uma conversa, com suas guitarras, melhor do que poderiam com as suas palavras. A música era o seu ponto de encontro natural, a troca mais inteligente.”

    – “Não posso lembrar-me de tudo que foi tocado, mas lembro-me que uma das músicas foi ‘I Feel Fine’. E eu me lembro de Ringo, que não tinha instrumento , definir o ritmo com os dedos em um armário de madeira. Todo mundo cantou. Elvis tocou alguns acordes de guitarra para Paul e disse: ‘Olha, eu já estou praticando’ e Paul brincou: – ‘Não se preocupe, Brian Epstein (manager dos Beatles) e nós vamos fazer de você uma estrela e um ídolo.”

    – “Seria maravilhoso ter registros fotográficos ou gravações, que seriam, sem dúvida, de grande valor: uma fita no valor de milhões de dólares. Mas não há. Foi uma sessão de audição incrível.”

    – “Parker e Epstein perderam o interesse deixaram os meninos sozinhos. Parker pôs o braço em torno do ombro do gordinho Brian Epstein e levou-o para um canto tranquilo da sala. Epstein abordou um assunto da sua agenda secreta: estava esperando convencer Parker para, oportunamente, trazer Elvis para dar uma série de concertos no Reino Unido”, disse Barrow.

    – “Em outras palavras, a proposta não teve sucesso, mas Parker queria deixar uma porta aberta para a possibilidade, eu acho.”

    – “A festa terminou quando o Coronel Parker iniciou a distribuição de presentes, que consistiam, principalmente, de lotes de álbuns de Elvis Presley.”

    – “Lembro quando voltamos às nossas limousines e John, imitando o sotaque de Adolf Hitler, gritou: – Viva o Rei!””

    Eles tentaram fazer um leve jogo de cena e não mostrar muito culto ao ídolo, mas eles idolatravam Elvis Presley, que foi uma das principais influências da música dos Beatles.

    Elvis Canta Beatles

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=9wMfE60DL9g%5D

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=UMsS7q7tpXU%5D

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=Uw8AioaIzYA%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador