Na Bahia, coligação impede divulgação de pesquisa eleitoral

Coligação de Paulo Souto (DEM) alegou que o questionário de pesquisa Vox Populi teria perguntas tendenciosas

Enviado por Assis Ribeiro

Ligar, nas pesquisas Dilma aos movimentos e rua e ao “fracasso” da copa pode. Ligar o candidato do PT à presidenta Dilma e Lula do seu próprio partido não pode.
 
Do Brasil 247
 
Coligação impede divulgação de pesquisa
 
O juiz Salomão Viana acatou pedido feito pela coligação “Unidos Pela Bahia”, que tem como candidato a governador Paulo Souto (DEM), proibindo, através de uma liminar, divulgação de pesquisa realizada pelo Vox Populi; motivo alegado é o questionário que teria perguntas tendenciosas
 
A coligação “Unidos Pela Bahia”, que tem como candidato a governador Paulo Souto (DEM), recorreu e conseguiu uma decisão liminar na manhã deste domingo (20) que suspende a divulgação de pesquisa realizada pelo Vox Populi para eleição no estado.

 
A decisão do juiz Salomão Viana teve como base o questionário, que constaria de “perguntas tendenciosas com vinculação dos nomes dos candidatos a governador e a senador a nomes de pessoas que os estaria apoiando”. Tal questionário desequilibraria a paridade entre os candidatos e atingiria a livre escolha do entrevistado.
 
O candidato ao governo pelo PT, Rui Costa, apareceria na pesquisa como candidato do ex-presidente Lula, da presidente Dilma e do governador Jaques Wagner. No quesito rejeição, por exemplo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apareceria apoiando Paulo Souto.
 
De acordo com a decisão do juiz, o descumprimento total ou parcial da decisão implica numa multa de R$ 300 mil, mais multa diária de R$ 100 mil a “partir do dia seguinte ao do ato ilícito até o dia em que seja cessada a prática dos atos caracterizadores do descumprimento”.
 
Como essa decisão tem caráter liminar, obviamente cabe recurso.
Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pesquisa tendenciosa

    O pior não é os demotucanos impedirem via judicial uma pesquisa, isto já faz parte da prática política pequena deles. O pior é a Justiça acatar isto, e novamente entrarmos num processo eleitoral com a já histórica desconfiança da sua parcialidade.

  2. “Como essa decisão tem

    “Como essa decisão tem caráter liminar, obviamente cabe recurso”:

    Essa decisao definitivamente tem falta de caracter liminar.

    1. E a falta de caráter vai ser

      E a falta de caráter vai ser confirmada nas instancias superiores. depois dedécadas e mais décadas de aparelhamento do judiciário pelo carlismo eu não tenho a menor dúvida.

      São uns caras de pau esse pssoal do dem e do psdb.

  3. Surrealismo

    Assis,

    Este seu país é muito, mas muito surrealista.

    Salvador Dali bobeou, se morasse por aqui teria material bem mais farto iprá trabalhar, ria deitar e rolar por estas bandas.Não faço idéia de como este juiz (???) Salomão Viana   teria sido homenageado pelo artista, possivelmente despachando numa das baias de um centro hípico.

    Se esta decisão estapafúrdia fosse o padrão, coitada desta oposição sem discurso, sem proposta, sem nada e ainda tendo que carregar este fardo que, além de completamente incompetente para o que se propõe a fazer, dirigir o país, só resiste graças ao apoio desavergonhado que recebe da mídia / partido político.  

    Não me recordo de nenhum candidato ao trono que fosse tão fraco, tão inexpressivo, tão despreparado como o neto mineirim.

  4. Não bastasse a parcialidade

    Não bastasse a parcialidade da imprensa golpista, ainda tem o judiciário jogando a favor de quem não tem programa de governo, não tem moral, nem credibilidade…

     

  5. isso quer dizer…

    Quando a justiça deixa de ser isenta e ignora a justa avaliação que a lei exige, ela, obviamente, estará favorecendo ou ajudando ou, enfim, advogando, mesmo que indiretamente uma das partes envolvidas. Então, isso quer dizer, que mesmo de forma indireta, ela também estará alimentando a prática do malfeito, e isso em termos popular e direto significa que ela pode estar, consciente ou não, fazendo apologia a um ato criminal. Entendo, que assuntos dessa natureza e que não necessita ser assunto político, merecem ser pesquisados, estudados, avaliados e classificados em escalas de gravidade, tanto para resguardar a instituição do judiciário quanto da sociedade. Vez por outras nos deparamos com notícias e denúncias de atos, ações e sentenças proferidas por juízes que são verdadeiros acintes a constituição, a justiça e ao judiciário. São aberrerações, abusos de poder e até uma espécie de escárnio com as leis, que juízes, procuradores e outros, vem praticando com uma frequência que torna a sua gravidade preocupante. Talvez, por se imaginarem portadores de imunidades, por saberem que o corporativismo do judiciário contribui (não é de hoje) para a propagação desses péssimos exemplos, sem que nenhuma reação e/ou punição de rigidez significativa sejam executadas, sentem-se incentivados a matar todas no peito e invadir as searas do desvio de comportamentos, dos desvios de função e do aterrorizante enfraquecimento moral, que jamais deve ser permitido nas fileiras do judiciário. 

  6. Só resta uma saída. O PT

    Só resta uma saída. O PT também entrar na justiça conra as perguntas tendenciosas do Datafolha. Pode não dar em nada, mas quanto mais escancarar o reacionarismo do judiciário brasileiro melhor. As coisas tem que ficar bem claras. Mas acho que o PT não vai fazer nada, apra variar

    1. A sinuca de bico que o pt se

      A sinuca de bico que o pt se enfiou é exatamente essa: de tanto apanhar quieto, qualquer coisa que fizer ou falar vai ser taxada de impulso irrefreável de chavismo ou stalinismo.

  7. Essa a nossa justiciaria, ou,

    Essa a nossa justiciaria, ou, melhor, o balcão de negócios que toda direita consegue como “parceira”. Teve uma justiciaria que proibio a propagaanda do PT sobre o fantaasma do passado, lembram? Agora, vem esse balcão de negócios baiano, fazer o mesmo: ajudar quem não tem votos. O blaya adora esse tipo de justiciaria e político. Dá para ver como ele gosta de “democracia”.

  8. como já insinuou alguém aí –

    como já insinuou alguém aí – a estupidez do consórcio judiciaria-tucano-velha mídia ultrapassa as baias do centro hípico!!!(baias do centro hípico é demais, muito bom, uma das melhores dos útlimos tempos!

    espero que essa turma consorciada pare de blablablá] escroto!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador