Na política, uma semana do cão

Foi uma semana do cão para quem esperava algum respiro e início de estabilização política. Uma sucessão de trapalhadas começa a colocar em dúvida a própria governabilidade do país.

É um quadro curioso e atemorizante.

Está-se em um campeonato com uma conspiração pelo impeachment pela frente mas no qual a presidente Dilma Rousseff depende apenas de seus resultados para vencer. Apesar do quadro semi-recessivo, a economia está relativamente em ordem, a não ser FHC e seus vikings da terceira idade, poucos apostam na desestabilização política, há espaço pós-eleições para baixar a fervura política.

Além disso, a campanha eleitoral trouxe a esperança de que Dilma passara por um curso intensivo de país e de governabilidade.

***

Mas suas últimas atitudes denotam claramente uma pessoa estressada e perdida.

De certo modo, repete-se no plano federal o travamento do governador paulista Geraldo Alckmin no plano estadual, mas com duas diferenças relevantes.

A primeira, o fato de que a política estadual é muitíssimo menos complexa do que a federal. A segunda, a circunstância de que os grupos de mídia poupam Alckmin e centram fogo diuturno em Dilma. Coloque-se a Lava Jato no caldeirão, e se terá a fervura política do país, exigindo habilidades até agora impressentidas de Dilma.

***

Haveria condição de superar o momento e de começar vida nova – para enfrentar um semestre, por si só, duríssimo – se Dilma desse o menor sinal de sair da armadilha na qual se meteu, de uma introspecção e isolamento mortais.

Dilma se enredou em uma armadilha que costuma pegar qualquer um: o aturdimento que acomete pessoas submetidas a uma bateria de problemas simultâneos. Há a necessidade da parada, da freada de arrumação, mas a pessoa se enreda no redemoinho como barata tonta sem conseguir parar.

***

Dai a razão de, mesmo antes das eleições, ter-se alertado aqui para a importância de criar um modelo decisório diferente, com conselhos de alto nível que ajudassem a filtrar os problemas, pensar soluções e facilitar a tomada de decisão.

Nada foi feito.

No plano federal, cada decisão tem mil implicações. A apresentação de um plano de austeridade exige todo um planejamento político para não suscitar decepções irreversíveis à esquerda. O discurso social precisa do tempero adequado para não promover desconfiança nos fiscalistas. Equilibrar-se entre movimentos populares e mercado demanda uma habilidade política de gente grande. O relacionamento com o Judiciário, o Ministério Público e demais poderes não pode ser apenas institucional, mas depende de se cultivar relações sociais, de se ter representantes qualificados em cada área.

Cada um desses temas exigiria uma equipe ou, no mínimo, um assessor de altíssimo nível analisando todas as possibilidades e aconselhando uma presidente disposta a acatar conselhos,

Em suma, há uma teia complexa que exige domínio da política, das relações humanas, do acompanhamento de detalhes.

O acúmulo de erros cometidos nos últimos dias espalha um enorme temor: o de chegar o dia em que até os próprios Ministros de Dilma e correligionários percam definitivamente a esperança de que ela consiga retomar as rédeas da politica.

Esse momento está muito próximo, caso Dilma não saia desse aturdimento mortal.

Luis Nassif

141 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. a hora e de formar nucleos de

    a hora e de formar nucleos de amigos e conhecidos.

    e discutir o contexto atual.

    e se preparar para o que pode ou nao acontecer

    mas e preciso que sejam nucleos de pessoas reais, com encontros reais e nao apenas virtuais.

     

  2. .

    O aturdimento é, entre outras coisas, pelo medo do enfrentamento político.  A frágil e corrupta aliança da base governista complica mais que ajuda. O PMDB, maior parceiro, nada mais é que um passageiro que só viaja enquanto o ônibus não quebra e, quebrando, pega o próximo, mesmo que o destino seja outro.

    Dilma perdeu a confiança nos próprios quadros do partido, por justos motivos ou  não, e seu núcleo, além de ser reduzido, tem raio limitado de influência e força política. O exemplo mais claro e cristalino da impotência e dos esforços voluntaristas do grupo viu-se na escolha de Eduardo Cunha para a presidência da câmara. 

    Enfrentar um congresso fisiológico e obscuro, uma imprensa reacionária e manipuladora, sabotadores internos, tendo um grupo de apoio incompetente e vaidoso, pode funcionar em tempos de boa economia. Na crise fica impossivel. 

  3. A Danação da Nação

     

                        A Indignação no Reino da Bicharada

                        Brigam para saber se foi veado

                        Brigam para saber se foi boto rosa

    Tamanduá em posição de defesa

                        Brigam para saber se foi tamanduá

                        Brigam para saber se foi tucano

                        Brigam para saber se foi tatu

                        Brigam para saber se foi preá

                        Brigam para saber se foi lula

                        Brigam para saber se foi bichano

                        Morreu Maria Preá

                         E ninguém briga para a corrupção acabar

    1. Os Boêmios Cívicos

       

      De como uma reunião de boêmios pode ajudar um país

      por Rosa Freire D’Aguiar* , jornalista e tradutora

      Publicado em16/01/2015 , Carta Capital

      Livro sobre a Era Vargas conta a história dos formuladores dos principais pilares do Estado brasileiro moderno

      O quarteto inicial era formado pelo cearense Jesus Soares Pereira, o baiano Rômulo Almeida, nomeado chefe da assessoria, o maranhense Ignácio Rangel e o paraibano Cleantho de Paiva Leite.

      Em 1951, quando assumiu o segundo mandato presidencial, Getúlio Vargas montou uma pequena assessoria econômica, para pensar a modernização do País. Chegava ao poder em conjuntura difícil, com inflação próxima de 10% e escassez de divisas. Na campanha, acenara com um modelo baseado no tripé formado por fomento à industrialização, fortalecimento do Estado e defesa da independência nacional. Implementar esse ideário era o objetivo da assessoria, um grupo de técnicos egressos do serviço público, com idades entre 30 e 40 anos, levados por Getúlio ao Palácio do Catete. O quarteto inicial era formado pelo baiano Rômulo Almeida, nomeado chefe da assessoria, o maranhense Ignácio Rangel, o paraibano Cleantho de Paiva Leite e o cearense Jesus Soares Pereira. Os três primeiros eram bacharéis, o último, autodidata especialista em energia. Eles são os protagonistas do livro ‘Os Boêmios Cívicos’, a assessoria econômico-política de Vargas (1951-54), organizado pelo cientista político Marcos Costa Lima. O nome foi (bem) dado pelo próprio Vargas, que da janela de seu quarto, no primeiro andar do palácio, observava, de madrugada, a luz acesa na sala do grupo, localizada no andar térreo. Certa noite, adentrou o recinto e disse: “Vocês são uns boêmios cívicos”.

      Uniam o grupo o sentimento nacionalista e as ideias da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, cuja tese-síntese era que o desenvolvimento latino-americano não brotaria espontaneamente das forças de mercado, mas seria induzido pelo Estado. A assessoria funcionou de fevereiro de 1951 até o suicídio de Vargas, em agosto de 1954. Em três anos e meio dotou o País de instituições e empresas públicas que consolidaram o Estado brasileiro moderno. Duas tornaram-se símbolos, a Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, atual BNDES. Os boêmios foram responsáveis também pela criação de organismos de crédito, como o Banco do Nordeste do Brasil, presidido por Almeida, o Banco de Crédito do Amazonas e o Nacional de Crédito Cooperativo. As suas obras incluem a constituição das comissões de Desenvolvimento dos Transportes, de Abastecimento e Preços, de Tarifas Aduaneiras e de Política Agrária, embriões de organismos do Estado. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vitais para a pesquisa e a capacitação científicas, foram concebidos pelo grupo.

      O programa energético elaborado pela equipe incluiu a futura Eletrobras, o Fundo Nacional de Eletrificação, o Plano Nacional do Carvão e a Comissão Nacional de Energia Nuclear. O tema do petróleo extrapolou o marco técnico da assessoria, ganhou a imprensa e as ruas por ocasião da campanha “O petróleo é nosso”, quando se enfrentaram nacionalistas e entreguistas. Vargas queria “uma solução que funcionasse”, mas a sua elaboração era complexa e demorada. O seu principal formulador, Pereira, viu-se obrigado a vender o apartamento financiado para se manter, pois os salários dos componentes da assessoria eram baixos. Outros tempos…

      Pedro Dutra Fonseca, estudioso de Vargas, ressalta o caráter inovador da assessoria, dedicada ao “planejamento de longo prazo, a antecipar um futuro ministério para a área”. Previsivelmente, as formulações do grupo sofreram ataques violentos, da oposição udenista e de facções getulistas, essas por as considerarem uma estratégia para enfraquecer os partidos e o Congresso e um boicote ao Ministério da Fazenda. Almeida dizia que o ministro da Fazenda, Horácio Lafer, considerava a assessoria concorrente da sua pasta.

      Os 12 artigos de ‘Os Boêmios Cívicos’ analisam esses intelectuais que, segundo Costa Lima, “aportaram uma imensa contribuição para a construção do Estado brasileiro moderno”. À exceção de Rangel, nada publicaram. Nas palavras de Almeida: “Tínhamos a paixão do anonimato, conforme convém às assessorias governamentais”. Uma novidade é o uso de informações coletadas nos arquivos da Fundação Joaquim Nabuco e dos jornais Diário de Pernambuco,  Jornal do Commercio e Estado de S. Paulo. Não há consenso sobre o segundo governo Vargas, qualificado  de populista a nacionalista ortodoxo e conservador. Ao fim da leitura, parece claro que esse mandato crucial da nossa história caracterizou-se pelo nacional-desenvolvimentismo. Os boêmios cívicos contêm pistas valiosas, sobre um período marcado pela ação estatal, muito úteis neste momento de opção do Brasil por um projeto que pressupõe a retomada de algumas das trilhas percorridas há meio século.

      Resenha – “Os Boêmios Cívicos”: ideias na madrugada

      http://www.cartacapital.com.br/revista/832/ideias-na-madrugada-6410.html

  4. A teimosia, o isolamento, a

    A teimosia, o isolamento, a entrega aboluta à mídia da pauta política e econômica do país, a incompetência de Ministros como José Eduardo, a cegueira de parlamentares do PT que fingem aos seus eleitores que está tudo bem vai criando mesmo entre apoiadores do partido um sentimento de desalento gravíssimo, como eu jamais tinha visto. Se negam a fazer política, atividade para a qual foram eleitos…lamentável.

  5. Acho que a Presidenta Dilma

    Acho que a Presidenta Dilma está precisando entender a importância do ócio criativo na função dela. Ela quer agir o temo todo, dar ordens, decidir, quando ela precisaria, algumas vezes, estar sentada sozinha em ferente a um janelão do palácio, refletindo. Outras vezes, deveria chamar pessoas para conversar. Não só o ex-presidente Lula (e ela tem o privilégio de tè-lo disponível ao lado dela! – quantos não dariam um braço por este privilégio…). Ela precisaria também chamar empresários de peso, alinhados ou não com seu pensamento, simplismente para ouvir. Seria bom sentar com intelectuais. Não só Mangabeira, mas quem se dispuser a conversar. E tenho certeza que serão muitos.

    O ex-presidente Lula governou o tempo todo sob pressão, sob ameaça de golpe. Mensalão foi o mais forte, mas teve crise aérea e por ai vai… Ele, que já era tido como grande político, tinha a humildade, repito, a humildade de ouvir e respeitar a opinião do outro. Ao respeitar a opinião contrária, conseguia inspiração para chegar a uma síntese. Claro que sua habilidade transcendia qualquer comparação, mas repito, ele está disponível, e tenho certeza,  inclusive para aceitar e apoiar a opinião contrária da presidenta em certos pontos que lhe são caros.

    Lembrando o velho Ulisses. Quer alguém que ouvia mais? Estes políticos sempre trilharam caminhos pedregosos. Ninguém teve vida fácil. Agora pode parecer fácil ter vivido o comício das diretas. Mas não foi, foi um caminho dificílimo colocar todos num mesmo palanque. E ainda assim perderam e não houve eleições diretas. Houve o possível para o momento.

    Acho que a Presidenta precisa ouvir de verdade. E sem vaidade. Sem orgulho para voltar atrás. Não é momento para perder quadros como Marta Suplicy, porque há divergências. Como? Ai vai acabar apoiando alguém da oposição com mais divergência ainda…E só um exemplo, mas estas atitudes não são para sefunda-feira, são para já.

    Presidenta, converse ao caminhar, durante as refeições, converse com psicólogo, com religiosos, videntes ou o que for, converse com chatos, com metidos, mas por favor, converse. Converse e ouça. O resto a senhora saberá fazer.

    1.   Concordo com cada palavra

        Concordo com cada palavra dita, a Dilma falta muita, mas muita mesmo, malícia e pragmatismo político.

        Matém os amigos e destrata os inimigos, porque não o Meireles, porque  queria demonstrar que não gosta dele.

        A indicação do Bedini foi péssima, porque ele é o pivô do novo escândalo: BNDS.

        Alguém leve à Dilma estas corretíssimas palavras, pode ser psicologo, vidente, religioso, maoista, trokista, leninista, marxista. Dilma não enfrente o mercado, porque não existe o mercado, mas um saco de gatos de interesses economicos, entenda que eles querem “apenas” ganhar dinheiro, não tem coesão apenas interessses.

  6. O tudo ou nada

    No caso da AP 470, a fase investigativa e de denúncia alongou-se por anos, sem indicativos maiores de corrupção generalizada e sem delações premiadas com seus vazamentos seletivos. Os réus em sua quase totalidade responderam em liberdade, só sendo recolhidos após o trânsito em julgado das sentenças. O grande debate se deu durante o julgamento, em que os fatos principais já eram conhecidos.

    Na Lava a Jato, que já vai completar um ano, a cada semana mais e mais informações detalhadas de corrupção clássica, com majoração de preços, percentuais de acertos, pagamentos e seus destinos. Múltiplos agentes e operadores, apavorados com as longas sentenças de Marcos Valério e sócios, fazendo a opção de denunciar (talvez de forma direcionada). Até onde isso irá? Nesta semana foi a BR, e na próxima? Em círculos menores fala-se do BNDES e da CEF, com situações tão graves como as apuradas na Lava a Jato.

    O que me parece é que Dilma ficou refém dessa situação, seja por desconhecer o que ainda virá pela frente (inclusive o pacote de parlamentares e governadores a ser denunciado pela PGR para o STF), seja pelo fato de já ter ideia do tamanho da encrenca e dos próximos passos.

    Precisas ou não, acredito que as pesquisas reflitam o sentimento geral da população.

    O quadro político se deteriora numa velocidade inesperada. Não vejo como Dilma possa recuar em suas posições, cedendo mais ainda para os conservadores, até por que isso até agora de nada adiantou. Inexiste governabilidade com essa base montada ao custo de tantas concessões.

    O único caminho que me parece existir é o da clareza na pauta progressista, na luta pelos seus legítimos ideais e de quem tanto se empenhou para elegê-la. Que monte um ministério centrado nesses objetivos. Que Lula saia dos bastidores e faça parte desse ministério.

    Se for para perder, que seja com honra e na defesa do que sempre nos moveu.

    1. O quadro político já era um lixo, não dá para se deteriorar mais

      O quadro político no Brasil já era um lixo, não dá para se deteriorar mais, Se houver o impedimento da Dilma ou a renúncia dela, continuamos com os mesmos políticos envolvidos até o pescoço com financiamentos ilíticito, desvios e mal versações.

      Não têm como escapar do congresso eleito atual, são o lixo da escória da política.

      A Dilma, se tiver um mínimo de comando deveria, na minha humilde opinião, buscar credibilidade nas suas ações para dar confiança ao povo e ao Brasil de que não seremos governados por estes políticos que estão ai.

      Quanto a corrupção é preciso apurar, doa a quem doer.

  7. Na sua coluna de hoje na FSP,

    Na sua coluna de hoje na FSP, Janio de Freitas tem a mesma linha deste post do Nassif. A operação lava jato com uma ressonância enorme na grande mídia enfatizando sempre negativamente o PT e o governo, que segundo Janio foi um erro de Dilma agasalhar a Petrobrás como se fosse uma parte do governo e não uma empresa, e a mídia fazendo seu papel de detonar diariamente o governo e o PT.

    A eleição de Eduardo Cunha, ainda Janio de Fraitas, que causará enormes dificuldades ao governo, a começar nesta semana que entra onde colocará a PEC da Bengalha na pauta.

    Vejo essa situação com a mesma convicção da época do mensalão a falha e falta de comunicação de se contrapor do PT e governo são enormes é o gigante que apanha e não tem noção do seu tamanho e foge.

    Há uma década se faz necessário a regulação da mídia, em igual tempo a reforma política urge para que se acabe esse fisiologismo pmdebista que a cúpula do PT e governos se entregaram acreditando que seria um fiel escudeiro.

    Dilma deve caminhar mais à esquerda, deve se aproximar dos movimentos populares, chegou a hora do enfrentamento! Não será com medidas vsando agradar o mercado, crendo que o mercado lhe será complacente, o mercado tem um dono seu dono são os financistas, espoliadores, vendidos aos interesses externos. É preciso resgatar as bandeiras da esquerda urgentemente, precisamos de líderes fortes que saiam as ruas é preciso mobilizar o povo. Dilma precisa tomar um “copo”de Cristina Kirchner.

    1. Que esquerda?

      Ora Sabóia,

      Que esquerda?

      Dilma deve caminhar mais à esquerda, deve se aproximar dos movimentos populares, chegou a hora do enfrentamento!

      Pois é justamene esta esquerda que lhe está faltando com o apoio. No meu modo de ver, a presidente está ideologicamente onde sempre esteve. A esquerda é que se mobiliza um pouco quando percebe o PSDB e as forças de direita prestes a tomar  poder, e depois se acomoda à velha prática de praticar fogo amigo.

  8. Trocando em miúdos

    Nassif e demais que desenvolvem essa linha de racíocinio estão querendo dizer é:

    Dilma, se submeta aos corruptores e pronto. Os problemas do governo estão resolvidos.

    Tenho convicção que a presidente tem absoluta clareza e consciência do que está fazendo – e concordo com ela -. Não tem de compactuar nada com esses ladrões do Estado brasileiro. E que tentem derruba-la. A surpressa deles será imensa. O povo brasileiro não se submeterá a ditadura nenhuma. Nem a do judiciário.

    Pena, que a corja é antes de tudo covarde. Sei que não tentaram.

     

    1. Joel, ontem postei um
      Joel, ontem postei um comentário sobre isto: o que considero um entrave de fundo psíquico da Presidenta em relação à transigência, leniencia e acordos e negociações de maneira geral. Creio que sua honestidade e decência a impedem. Ok! Eu concordo com teu comentário no que há de filosófico e no valor que ele abraça.
      Mas não li por aqui nenhum comentário com este teor: submissão aos corruptores. E a realidade que se impõe é muito mais dramática do que uma recusa de aperto de mãos. Há em jogo conquistas valiosas, fruto de sacrifícios não somente dos políticos e das figuras públicas. O que está em jogo carrega o meu, o teu e o suor – e as lágrimas – dos brasileiros, a Presidenta aí incluída. A Presidenta tem responsabilidades institucionais, não somente com os que a elegeram mas com todos os brasileiros. E no momento de crise, o governante é a certeza de que há um rumo. Alguns concordarão, outros discordarão das ações, do discurso, das escolhas e atitudes da Presidenta mas para isso é preciso que haja ação, discurso, escolhas e atitudes visíveis, explícitas, tangíveis. Não podemos advinhar o que está em seu pensamento e o que é sua vontade. Somente podemos observar, ouvir e apoiar o que esteja ao alcance dos nossos olhos e entendimento. Creio que este é o mote do que tem sido publicado e comentado por pessoas idôneas e não o incentivo, de qualquer natureza, à cooptação. Até porque com a Presidenta não caberia.

      1. A realidade que se impõe

        Cara Anna,

        Na minha opinião é exatamente esta “a realidade que se impõe”:

        O corruptores querem impor um aperto de mão a presidente Dilma. E este aperto de mão significa eles continuarem roubando tranquilamente o Estado brasileiro.

        A responsabilidade histórica e institucional da presidente Dilma é combater essa quadrilha. Se tiver de ter ranger de dentes, sangue, suor e lágrimas…vale a pena!

        Chega de jeitinho. 

        Só resta ao Brasil avançar no combate a corrupção.

         

         

        1. A questão é: se ela não tapar
          A questão é: se ela não tapar o nariz e agir institucionalmente, vão fazer isto por ela. É preciso impor as condições do acordo, não se retirar dele. Houve um momento em que esta posição era factível, mas a atual conjuntura não comporta este isolamento. Claro, esta é minha opinião com os dados e fatos que conheço. Pode ser, aliás é bem provável, que eu esteja equivocada. Mas não posso me furtar a expressar minha percepção.

      2. Anna

        Estou achando que só nós 3 pensamos assim. Eu , vc e o Joel. Os últimos guerreiros que torcem por alguem honesto e que não merece de forma alguma o que estão fazendo com ela. Como eu já disse : talvez os 6 ministérios não foram dados de “porteira fechada”. Abraços

  9. Tenho recebido todos os dias,
    Tenho recebido todos os dias, há pelo menos duas semanas, convites de fontes múltiplas para a manifestação pelo impeachment de Dilma, em 15/03, e a orientação para vestir v&a caso não compareça, ficando à calçada de casa em protesto. Recebo também a lista dos locais, por todo o Brasil, onde ocorrerão as manifestações (mais de 30 cidades até o momento e a lista cresce). Não vejo ninguém se manifestar a respeito disto por aqui. Não é golpe (na acepção da palavra), é manifestação pelo impedimento e não está restrita ao vão do Masp. Tenho a impressão de que teremos confusão pela frente e a Presidenta continua encastelada.

  10. Estou com saudade de Sarney

    JUDICIÁRIO

    Salve-se quem puder, tomara que a “República da Polícia Federal” não termine por levar o próprio ministro da Justiça debaixo de vara para depor por ter sido citado na Lava Jato por algum delator que já sabe muito bem o que deve falar para ser libertado…Não duvido se Moro fizer isso, pois chegamos a uma situação inusitada, em que um juiz de primeira instância adquiriu jurisdicção nacional, muito mais que o próprio presidente do STF. Para que Moro mande prender qualquer cidadão nesse pais, inclusive a Presidente da República, basta que algum delator apavorado com a prisão a cite como condição para se libertar do xilindró. Provas materias não serão necessárias, basta a palavra do bandido, e mais: O delator não pode ser desmentido pq neste caso o delator deixa de ser delator, pois uma das condiçoes para que ele continue sendo delator é não mentir e por isso não pode ser desmentido por quem for citado por ele, eu heim….

    LEGISLATIVO

    Quando me viro para o Legislativo, quem diria, sinto saudade de Sarney, um macaco velho que trocava cargos por votos no Congresso o que teria evitado, por exemplo, a eleição de Eduardo Cunha para presidente do Congresso. Ao que tudo indica, Dilma saiu do espeto e caiu na brasa: Rompeu com o esquemão de Sarney mas caiu na arapuca de Cunha:  8 bilhões de reais para os parlamentares através da aprovação do orçamento impositivo, tudo saido do cofre de Dilma. Como Nassif já havia apontado noutro texto, quantos votos tem Kátia Abreu no Congresso? Quantos votos tem Levy no Congresso? E o sucessor de Edson Lobão(quem é mesmo?) frente ao Ministério das Minas e Energia? A eleição de Eduardo Cunha como presidente do Congresso está apontando que não é possível governar sem o velho uma mão lava a outra e que não foi um bom negócio trocar o velho toma lá dá cá pelo poderio de Eduardo Cunha. Ao romper com  isso Dilma ficou em maus lençóis. No momento o jogo está nas mãos de quem? O PMDB é apenas uma das peças do xadrez.

     

    IMPRENSA

    No campo da velha imprensa e da comunicação, o governo federal paga bilhões de reais a uma Globo para apanhar a todo momento, a presidente deveria ao mesmo usar o microfone para se explicar mas não. É a ditadura do pensamento mandando ver, a Globo falou tá falado. A população está sendo levada a acrditar que o impeachment é a solução, aliás, somos um pais que jamais ultrapassou a marca dos 30 anos sem uma derrubada de governo. O sistema mesmo que leva á corrupção nunca muda, pelo contrário, se aprofunda, tanto que Eduardo Cunha está alterando a CF para tornar pacíficico, por exemplo, o financiamento privado de campanhas eleitorais. Participação poular, conselhos, democracia participativa, essas coisas se tornaram impossíveis com Eduardo Cunha, o queridinho da midia e da oposição…Engraçado, passei a sentir dó quando vejo um compatriota conversando sobre o momento político ou simplente andando por ai em silêncio, pois sei exatamente o que está guardado naquela cabeça: O Lulinha, graças a Lula, teria se tornado dono de milhões de cabeças de gado,  metade do Pará(mais exatamente a parte sul, recheada de jazidas de minérios) seria dele e possuiria ainda palácios e mais palácios espalhados pelo pais(na parte sudeste) e, pasmem, a ele pertenceriam ainda a Oi, a Friboi….Estas mentiras são repetidas à exaustão, às vezes disfarçadas de humor, ora em forma de correntes raivosa para enfezar via redes sociais,whatsApp, rádios, telejornais, portais de internet, etc. Uma metira repetida mil vezes vira verdade, diz a cartilha nazista, de forma que pouco tem adiantado as várias ações que ele(Lulinha) tem impetrado na Justiça para que os fofoqueiros parem com isso: As pessoas acreditam piamente quando deveriam levantar o bundão do sofá, se movimentar, ligar os neurônios,  analisar, desconfiar. Se não querem isso, que tal se movimentarem doutra forma tipo varrendo a própria casa, limpando os móveis, ou cuidando da própria saúde, indo ao dentista, ao médico…

    Triste…

     

     

     

    1. O problema maior é que as

      O problema maior é que as pessoas quando querem param de pensar, por odio mesmo, essa estoria do filho do Lula ser dono da friboi é tão facil de swe comprovar ser falsa ou verdadeira, a midian quando quer vai até o fim do mundo para enxovalhar alguem, e não consegue fazer umas pesquisas simples para apurar a historia, ou perguntar para uma tal jornalista se é relamente verdade; uma das taticas para desmoralizar uma pessoa é desqualifica-la por seus defeitos e fraquezas, reais ou inventadas, desde tempos imemoriais isso é usado, o Lula tirava de letra quando diziam que tinha uma mansão, perguntava onde era para ele entrar e tomar posse, se eu fosse o lulinha pedia um pro labore para a friboi.

  11. À mulher de Cesar…
    É preciso que as pessoas percebam que ela está lá! Nao basta saber. Nós, que temos acesso a informações, trocamos ideias aqui, lemos, nos informamos não somos a média;  somos pontos fora da curva. 90% das pessoas que votaram na presidenta assistem o JN depois que chegam em casa cansadas do trabalho, usuárias de transporte público, sem ar condicionado em casa, algumas sem água, outras com uma conta de luz mais cara para pagar e com a cesta básica subindo. Chegam em casa e veem na televisão o show de horrores diário; roubo, enriquecimento ilícito, dinheiro no exterior, bilhões, milhões, e por aí vai … O que estes eleitores pensam – e mais grave, o que eles sentem – quando assistem ao noticiário e leem as manchetes nas bancas ??  O silêncio precisa ser dosado, porque nós que comentamos aqui não fomos os únicos a votar nela.  O povão está ao sabor da narrativa da Globo;  pois somente a Globo se comunica com eles. O sentimento de solidão, de abandono fará que estas pessoas desacreditem da Presidenta.  O espaço não ocupado, será ocupado. O silêncio neste momento é letal.

  12. O post descreve uma realidade do Governo, que peca por inação

    O post está correto na descrição do quadro e das razões pelas quais o Governo Dilma não age para sair da crise, que a cada dia piora e se agrava mais ainda. O aludido aturdimento é uma realidade. A Operação Lava Jato desorientou o Governo. Somando-se a isso medidas econômicas que são reverberadas pela imprensa como impopulares, tem-se o quadro perfeito para defenestrar o Governo, tudo isso no lastro de uma eleição disputadíssima, onde boa parte do eleitorado votou na oposição.

    O clima me parece similar ao do momento quando as primeiras denúncias do Mensalão eclodiram, em 2005, talvez um pouco menos complicadas do que naquele momento, pois o Mensalão, enquanto fato ilícito, atingia diretamente o governo muito mais do que a corrupção na Petrobras. E é precisamente neste ponto que o discurso do Governo está deixando MUITO a desejar. O Governo, a par de pedir apurações, deve afastar sistematicamente qualquer acusação que pretenda ligá-lo aos casos de corrupção praticados por terceiros na diretoria da Petrobras. O silêncio condescendente com as denúncias é absolutamente inexplicável. A questão devia estar sendo enfrentada legalmente e politicamente, isso é óbvio. Existe uma necessidade preemente neste sentido, que estranhamente está sendo negligenciada.

    Inadmissível que Ives Gandra, contratado por um advogado ligado a FHC e ao seu Instituto, faça divulgar na imprensa um parecer jurídico afirmando a possibilidade do impeachment e o Governo Dilma não venha a público rebater frontalmente esse ato leviano e oportunista. Foi o que o Governo Dilma fez!

    Isso quando existem inúmeros argumentos que podem ser usados e que mostram os erros e as motivações ilegítimas de se falar em impeachment por causa dos fatos apurados na Operação Lava Jato, como eu abordei no texto a seguir linkado: https://jornalggn.com.br/blog/alessandre-de-argolo/delacao-premiada-de-barusco-nao-atinge-necessariamente-dilma

    Eu me lembro que em 2005, o clima político era o de pré-impeachment. Acontece que Lula e seus articuladores conseguiram neutrralizar as ações da oposição neste sentido. Sarney foi um dos que foram imediatamente acionados para fazer a sua parte no Senado. Dilma Rousseff não está fazendo nada disso, quando tem ótimos e experimentados articuladores, como Renan Calheiros, que pode e deve ser utilizado para proteger o Governo, até porque é um nome forte no PMDB. Esse uso é plenamente legítimo e não pode ser desconsiderado. O Governo Dilma precisa agir politicamente porque a oposição age politicamente para tentar afastá-la do poder, com o PMDB já sendo cooptado para compor alianças futuras, caso isso aconteça. No comando de tudo, está o PSDB, um partido que na história recente do Brasil tem se notabilizado por galgar o poder justamente valendo-se dessa estratégia de derrubar Governos eleitos democraticamente, como aconteceu com o Governo Collor. Foi o impeachment de Collor o que abriu espaço para os 8 anos de Governo FHC. E eles estão querendo repetir a dose agora com Dilma Rousseff.

    1. Um adendo ao comentário acima

      Quando eu falo em impeachment de Collor, na verdade eu me refiro ao processo de impeachment que foi aberto. Isso porque, a rigor, Collor não sofreu impeachment. Ele renunciou ao cargo de presidente da república. O que aconteceu foi que o Senado aplicou a pena de cassação dos direitos políticos por 8 anos, independentemente da pena de impeachment, mudando a orientação que sempre vigorou sobre o assunto, que tratava a pena de cassação dos direitos políticos como acessória ao impeachment, isto é, se não houvesse a aplicação da pena de impeachment, não poderia haver a cassação dos direitos políticos. A defesa de Collor contava que, com a renúncia, não haveria como aplicar o impeachment e, consequentemente, não haveria como cassar os seus direitos políticos. Como se sabe, essa estratégia foi negada pelo Senado, em decisão que depois foi confirmada pelo STF no julgamento do mandado de segurança impetrado pela defesa de Collor contra a cassação dos seus direitos políticos mesmo depois dele ter renunciado ao cargo de presidente da república.

  13. Já era!
    o erro não e de

    Já era!

    o erro não e de agora. Desde o início havia quem insistisse que de nada adiantava carregar uma base enorme que exigia uma “negociação” permanente e custosa. Uma base menor, porém mais coesa teria sido muito melhor. Ao PR, por exemplo, já deveria ter sido dito “a porta da rua é a serventia da casa”. Os demais entenderiam a mensagem. perdeu-se o tempo de fazer isso e o que se viu foi um motim generalizado na tal “base”.

    A postura diante da imprensa é exatamente a mesma em todo o governo do PT emem todo ministério e em toda bancada. o que difere é somente a postura da prórpia imprensa, que passou a bater mais. Ficam fazendo discursos em solenidades e depois correm pra ver – com cara de “namoradeira” – o que a imprensa publicou.

    Quando era o Lula a pequeníssima diferença era que a estratégia era outra: bater duro no PT e deixar que o Lula tropeçasse na própria língua. Ademais atacar frontalmente o Lula denotaria preconceito que eles fizeram tudo para dissimular. Foi isso que permitiu ao Lua com suas metáforas de futebol e outros improvisos contrapor de alguma maneira ao noticiário. O ministério e a bancada como hoje “não deram um prego no sabão”.

    Como a imprensa entendeu que somente uma campanha massiva derruba o PT, é isso que estão fazendo explicitamente não é de hoje. Tudo enquanto o governo dorme.

  14. Como no futebol,

    “quem não faz toma”. Todo o time que faz um gol (vencer a eleição) e depois recua porque o adversário vem todo para o ataque, perde ou, na melhor das hipóteses, empata. Depois, vai pra frente tentar vivar o resultado. Muitas vezes não dá mais tempo. 

  15. O medo é que isto seja apenas o começo. Do fim.

    A arrogância nunca foi tão grande. A ganância incabível. A concentração (logo adimunuição da fruição das coisas, que leva a escassez). O ser nunca esteve tão fragmentado, frustrado. Nunca se viveu tanto de ilusões.

    Assim fica mais fácil de entender:

    – medos

    – instituições enfraquecidas (pois estas depende de seus componentes)

    – carestias e escassez.

     

    A água não acaba, mas ela pode (e vai) se tornar indisponível, se o uso for incorreto (e tem sido).

  16. De fato, quando a gente se vê

    De fato, quando a gente se vê cercada por variados problemas tende a ficar tonta, sem ação. Por isso é que em política não se deve agir como todos os mortais. Pra isso existe a assessoria, os porta-vozes, pessoas qualificadas para, unidas, fazendo política, usarem os meios corretos para os contrapontos.

    Antigamente nós tínhamos noes de peso no PT, que subiam a tribuna do Congresso para discursarem com a mesma força que hoje discursam os adversários de Dilma. É uma oposição composta de pessoas com história na política, que tem, além disso, toda a imprensa, e até o judiciário a seu favor, sem contar com a PF, que mesmo sendo subordinada a Educardo Cardoso já disse que está cagando e andando pra ele, porque ele não é petista. Eduardo Cardoso, desde sempre, é um homem pequeno, inexpressivo, incapaz para o cargo que ocupa. Está muito mais para um opositor do que pra um asessor importante, indicado, que foi, pela Presidnta. Quantas decisões esse sujeito deixou de tomar em prol do Governo? Quantas inciativas ele não tem sido capaz de tomar em questões polêmicas, mas que careceram de sua autoridade, da sua palavra. Querendo ou não, Aécio se transformou num líder, enquanto o PT não conta com ninguém para destroná-lo.

    O caminho é longo, e com a distância parece que podemos vislumbrar um futuro cinzento para Dilma e o PT.

  17. governabilidade e auditoria, faltou auditoria Lula.

    Em nome da governabilidade e pacificação Lula não fez o tarbalho do administrador: auditorias nos órgãos da administração quando eleito. Pensar que a chegada de um felino no comando afastasse de vez os ratos gordos e centenários incrustados em todos os níveis das administrações, foi ingenuidade. Ingenuidade ou falta de qualquer alternativa para atitudes mais radicais pensar que os togados do judiciário lá postos na defesa e preservação dos interesses das sesmarias pudessem aceitar os novos tempos dos Joãos e Marias a reclamar o direito Humano de existir. 

    A casa grande e o tucanado que desde a descoberta determinam a conduta e impunidade dos predadores do estado poderiam ter tido um freio e aberto o caminho para administração menos problemática. Reagem agora com todo o poder que nunca terceirizaram para colocar o Brasil de cócoras para ser bem servido aos interessados.

    Penso com os meus botões na globo e a sua luta para entergar os canudos do petróleo ao tio sam, penso que são quase setenta anos gastando papel e tinta nesta luta que sempre perderam e nunca vão ganhar, penso que são na verdade palhaços idiotas e perdedores.

     

  18. 2015.75

    A percepção do grande evento mundial cíclico em 2015.75 começa a atingir a consciência das massas.

    Nem Nassif, nem Jânio, nem nenhum do colaboradores aqui do blog conseguiu ainda entender o que está a acontecer no mundo e que leva o Brasil de rodão.

    Dilma ou o governo dela não têm a menor importância num evento da natureza do que está por vir.

    Se tivesse dado Rumo, Norte e Estrela à sua ação e a de seus subordinados, poderia agora ir para um embate e tentar minimizar danos e prejuízos, não foi e não irá, por total inaptitude para tal ação.

    A Dilma é amadora neste jogo.

    Vão sobreviver os profissionais, como sempre, alias.

    Acorda, Dilma!

    1. E por falar em “profissionais”

      E por falar em profissionais, eu na minha santa ingenuidade pensei que aumento de despesas como as citadas abaixo fosse prerrogativa do governo federal, só que não.  Será que existe algo mais corrupto do que o Judiciário e assemelhados como Tribunais de Contas e Ministéiro Público. Além dos ganhos por fora com vendas de sentenças e submissão ao pig, só de auxilio-moradia e auxilio-refeição ganham quase 10 mil reais por mês, além dos retroativos, sabe-se lá a partir de quando, nada mal uns 500 mil reais no bolso de “atrasados”, mas o problema é a Dilma, se ela for derrubada esse pais vai virar um paraiso em termos de práticas de honestidade, que blz

      Jornal GGN – O Tribunal de Contas da União liberou ontem (4) o pagamento de auxílio-moradia para todos os ministros, ministros-substitutos e integrantes do Ministério Público. Pela regra, mesmo quem tem imóvel próprio em Brasília será beneficiado. Todos os ministros do TCU votaram a favor do auxílio, a não ser Augusto Nardes, que alegou impedimento.

      Leia mais

      https://jornalggn.com.br/noticia/tcu-aprova-auxilio-moradia-generalizado

      …………………

      xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

      ………………………………………………………………………………………………..

      Notícia de 2013: TCU autoriza pagamento retroativo de auxilio-alimentação 

      Deu no jornal O Tempo

      Uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), tomada há duas semanas, abre precedentes para que a Justiça Federal eleve as despesas de seus quase 5.000 magistrados com auxílio-alimentação. A Corte de controle barrou a proibição para o pagamento do benefício, em parcelas correntes e atrasadas, em todos os órgãos da Justiça Federal. A derrubada dessa restrição vai gerar uma conta de R$ 312 milhões.
      Os ministros do TCU já tinham avalizado, no ano passado, os pagamentos retroativos do auxílio nos tribunais superiores, e, de fato, já receberam ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Segundo “O Globo”, ao tomar a decisão relativa à Justiça Federal, os ministros do TCU também se permitiram receber o extra, calculado inicialmente a partir de 2011 e, em nova decisão, a partir de 2004. Os ministros do TCU receberam R$ 35 mil cada um, em média, a título de auxílio-alimentação referente aos últimos oito anos.

      AOS APOSENTADOS

      Já o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se prepara para estancar um vazamento potencial de R$ 100 milhões de recursos públicos para o pagamento retroativo de auxílio-alimentação para juízes de oito Estados. Desse total, R$ 3,5 milhões foram distribuído a juízes que já se aposentaram.
      A decisão do CNJ, no entanto, não terá poder de reaver aos cofres públicos quase R$ 250 milhões que os tribunais de outros Estados já pagaram aos magistrados, aposentados ou não.
      Os números constam das informações prestadas pelos tribunais ao CNJ em processo movido pela Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud) em que contesta a regularidade do auxílio.

      NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um juiz, desembargador ou ministro chegar ao trabalho antes do almoço. É claro que há exceções, mas a grande maioria… Então, por que receberem auxílio-alimentação? É uma Justiça podre, num país idem. A notícia é tão podre que levou duas semanas para ser divulgada pelo TCU. (C.N.)

      emerson57junho 4, 2013 2:08 pm

      “Auxilio-alimentação para juízes”
      …………………
      e neguinho fica me “enchendo o saco” com o bolsa família!

       

       

    2. Caro Alexandre, fiquei
      Caro Alexandre, fiquei curiosa. Do que se trata (2015.75; evento cíclico, Rumo, Norte e Estrela)? Se preferir, pode me responder por mensagem privada. Obrigada.

      1. Tem a ver com bolhas, mas no setor público

        Têm a ver com o desdobramento de diversos acontecimentos no planeta, que levaram o Martin Armstrong a prever um evento de repercursão única em outubro ou novembro de 2015.

        Copiei embaixo algumas linhas de suas mensagens, bem como comentários sobre a cena do dominó do V de vingança, são idéias que fazem algum sentido dada a atual conjuntura, mas que não dizem respeito as querelas internas do Brasil e à Dilma especificamente. Estes eventos costumam aconter em ciclos, que ele chama de ciclos de guerras e econômicos.

         

        When will the dollar peak? When will gold bottom? When do we short bonds and buy stocks? When will the Fed break with Europe’s negative-interest rate policy?

         There is another crisis perhaps we can at least offer something other than more authoritarianism.

        Will include updates on the Cycle of War and the Sovereign Debt Crisis. It is important to understand that everything is connected and set up like dominoes. Push one and the rest will fall into place one after the other. Unfortunately, this is just the way things unfold historically. No hype or personal wishful thinking. Just the facts.,

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=SZGNFmugLS4%5D

        “The choice to pull this lever is not mine to make… This world, the world that I am a part, that I helped shape, will end tonight. And tomorrow a different world will begin that different people will shape and this choice belongs to them”

        “Our integrity sells for so little, but it is all we really have. It is the very last inch of us, but within that inch, we are free.”

        “I shall die here. Every inch of me shall perish. Every inch, but one. An Inch, it is small and it is fragile, but it is the only thing the world worth having. We must never lose it or give it away. We must never let them take it from us.”

        I would agree that he is obsessed with symbolism, and maybe a bit too idealistic, but not absolutely unpredictable mad the way V is. Batman’s symbolism is always with a purpose. V and Batman are similar in that they both operate on the principle that a symbol is more powerful than any one man can be, but I don’t think Batman would do something symbolic without a purpose the way the dominos were

        Deception and theatricality are powerful weapons

            Also, V was portrayed as very calculating, there’s a method in his madness so to speak. Whilst it seems he does things spontaneously, it’s all part of a grand plan. So he would be the person to love dominoes, because they only work perfectly if its planned meticulously    Excellent point. The entire scene was symbolic of everything falling into place the way he had planned it. 

         

  19. Eduardo Cunha avança com sua tropa de “impolutos”

    Em menos de 15 dias de Cunha corruptor-mor e queridinho da mídia e da oposição presidindo o Congresso já deu passos passos largos no sentido de desmontar a nossa CF, que absurdo: Em 1988, com o fim da ditadura, elegemos uma Assembléia Nacional Constituinte para que fosse redigida e promulgada uma Carta Constitucional para, hoje, está sendo rasgada por uma figura da estirpe desse senhor que, em poucos dias de mandato,  já emplacou sua “reforma politica”(leia-se financiamento privado de campanhas eleitorais), orçamento impositivo para dar 8 bilhões de reais ao deputados que nele votaram, PEC da bengala…o que vem mais por pelas mãos deste Congresso será o mais do mesmo: Medidas no sentido de fortalecer e profundar esse sistema que alimenta e permite por séculos e séculos a corrupção, isso eles não querem mudar, o problema é Dilma, que tal derrubá-la, assim no dia seguinte esse pais será habitado tão somente para madres terezas de calcutás….

    Quanto a farsa desse processo da Lava Jato levada adiante por um forte aparato midiático-penal, esse texto do Miguel do Rosário mostra de forma bem clara os meandros dessa picaretagem. O julgamento da AP 470 foi apenas um ensaio para o que estamos assistindo sem hoje sem que nada possa ser feito. 

    http://www.ocafezinho.com/2015/02/06/a-lava-jato-a-luz-de-hannah-arendt

     

  20. Concordo com o post. Acho que

    Concordo com o post. Acho que só faltou finalizá-lo com uma música – como foi feito para falar da fase franco-atirador de Martha Suplicy , com a música Mulher Fútil. 

    A trilha desse governo é da genial abertura do programa os Trapalhões. Infelizmente, se Dilma seguir nesse sina trapalhona, só quem vai rir é a oposição, enquanto o povo, principalmente o que votou nela, vai chorar. 

     

    https://www.youtube.com/watch?v=V6v21eu-OBY 

     

     

  21. Gabinete de Crise

    Observando-se o contexto, e destacando-se a pouquíssima confiabilidade do Datafolha e suas pesquisas (vide eleições 2014), a queda da popularidade de Dilma é menos impactante do que a do Alckmin. Dilma está apanhando calada desde sua vitória. Petrobrás, aumentos gasolina, energia, terrorismo midiático. Alckmin, apesar da gestão desastrosa e com impacto direto na vida do cidadão, é blindado de forma ostensiva pela mídia. Os 10% que ele perdeu de popularidade são o furo nessa pesada blindagem midiática. Isso é bom.

    Quanto a Dilma, só existe uma solução: Chamar mídia e oposição para a briga. Como fez a presidenta Kirschner na Argentina. Aqui, por covardia do PT, de Lula e de Dilma, ainda não há a “Ley de Medios”.  Ainda vivemos sob comando ditatorial de 7 famiglias. Elas pautam  o país do jeito que querem. 

    Chegou a hora, portanto, de sem meias palavras e de forma mais didática possível, Dilma e seu governo começarem a questionar  ostensivamente o comportamento de mídia e certa justiça. O governo precisa de um “advogado de defesa” urgente.  Um gabinete de crise formado por notáveis e um contra-ataque vigoroso aos grupos que querem minar este governo.

    A midia está construindo bloco a bloco uma estrada para a aventura do impeachment. Seria aí sim  uma catástrofe ao país, com a certeza de uma guerra civil das mais violentas. Um 1964 com muito mais sangue e sofrimento.

    A partir de amanhã Dilma (espero) determine a demissão (expulsão) do Ministro que só ela e a oposição gostam, o Zé da Justiça, como também, ao menos, do isolamento do ministro Mercadante. A reformulação do comando da PF, e em especial, o resgate imediato da ABIN. Instituição que é hoje um cabide de empregos e que não é capaz de investigar e antecipar absolutamente nada no próprio quintal. A ABIN precisa ser profissionalizada e capacitada.Tem que prever as crises, não acompanhá-la pelos jornais. A ABIN precisa saber quem vaza o quê e para quem por qual motivo. Temq ue saber quem corrompe e quem é corrompido, onde e porque. Investigações das mais simples e que valerá ouro nas mãos do governo.

    O jogo tá sendo jogado. Ou Dilma (ou Lula) começa a mostrar força ou a tragédia nos alcançará.

  22. Ciclo

    “Isolada, atônita, encurralada, sem rumo e sem base parlamentar sólida nem apoio social, contestada até dentro do seu próprio partido, como estará se sentindo neste momento a cidadã Dilma Rousseff, que faz apenas três meses foi reeleita presidente por mais quatro anos?” escreveu Kotscho, num artigo que começa dizendo: “o que já está ruim sempre pode piorar.

    Pode mesmo. O ‘climão’ é a tempestade perfeita.

    Do lado fiscal, a cada dia aflora um novo esqueleto deixado no armário pelo voluntarismo inconsequente da equipe anterior. Mais impostos azedarão ainda mais o clima, ao mesmo tempo que evitá-los aumentará os custos da dívida.

    Como sempre a pressão continuara em cima da parcela mais fraca da Nação, óbvio, em um momento em que o governo debatido mal tem possibilidade de respirar diante de tanta pancada, evidentemente que cutucar o vespeiro do rentismo e da elite econômica não é um conselho aceitável nem no mais corajoso governante de plantão, a triste figura melancólica de Collor sendo expulso do palácio do planalto é uma visão fantasmagórica que aterroriza até hoje.

    A fatura que se cobra do pt em ter se tornado tudo aquilo que criticava para chegar ao poder, bate a porta, o oficial espera teimoso que se assine a fatura.

    Se não aparecer um fato novo que reforce as denuncias de corrupção, azedando de vez com o banquete da reeleição, o cenário que se tem a frente é triste e melancólico, é a repetição da estagnação, velha conhecida do Brasil.

  23. É tudo culpa da mídia

    Foi a mídia que inventou a operação Lava a Jato. Foi a mídia que inventou Nestor Serveró, Paulo Roberto Costa, Fernando Baiano. Foi a mídia que inventou o crescimento próximo de zero em 2014. Foi a mídia que fez a política energética desastroza. Foi a mídia que emprestou 2,7 milhões do BB para Val Machiori. Foi a mídia que tomou as medidas impolulares logo depois de eleita. Foi a mídia que inventou as refinarias de Passadena e Abreu e Lima. Foi a mídia que inventou o Estado Islâmico, Foi a mídia que inventou a Segunda Guerra Mundial. Foi a mídia que inventou que a Terra gira em torno do Sol. Nada disto nunca existiu nem aconteceu. Tudo invenção da mídia.

    1. Os esquemas de corrupção na

      Os esquemas de corrupção na Petrobrás começaram, no mínimo, no governo FHC, que nada fez e nada investigou. Agora se está investigando e se está se agindo no sentido de punir os corruptos e os corruptores. A Operação Lava Jato é uma operação de combate à corrupção. Fala você como se fosse algo negativo, quando faz justamente o que deve ser feito, “doa a quem doer”, nas palavras da Presidenta. 

      A invenção da mídia está no fato de, das mais variadas formas, implicar que o PT é a principal e única causa deste e de outros males que são praticados contra o patrimônio público. Enfatiza um (os que o PT está envolvido ou mesmo se não estiver envolvido) e esconde-se os outros (corrupção nos metrôs de São Paulo, helicoca do compadre do Aécio, incompetência na gestão da água em São Paulo etc). O objetivo não é moralizar a política (ou então todos os casos eram tratados com isonomia), mas perseguir um partido político.

      1. Tudo isso muda de enfoque quando acusam o tesoureiro do PT

        De receber propina em nome do Partido dos Trabalhadores, como acusou Pedro Barusco, ex-gerente de Serviços da Petrobras. Se as propinas forem comprovadas, bem como a sua destinação para campanhas eleitorais do PT, o negócio vai ficar feio. Vai ficar difícil sustentar que Vaccari agiu sozinho. A investigação fatalmente levará ao Governo e a políticos do PT, especialmente aqueles que aparecerem recebendo dinheiro de corrupção.

        Portanto, os petistas hoje devem torcer para que nenhuma prova do que delatou Barusco em relação a Vaccari seja encontrada, muito menos que ele aplicou dinheiro de propina em campanhas eleitorais do partido. Se isso ficar comprovado, o que já é grave pode degringolar totalmente. O Governo ficará desmoralizado perante a opinião pública, pois dinheiro de propina teria sido arrecadado pelo tesoureiro do partido para investir em campanhas eleitorais, confirmando as acusações da oposição de que o PT usa o poder para drenar dinheiro em proveito próprio e de seus candidatos. Aí pode ficar insustentável. Não haverá como dar crédito mais ao Governo. Dilma fatalmente cairá, até porque o processo de impeachment será legalmente aberto e a decisão é política, sem os rigores de um processo judicial tradicional. O simples fato de ficar comprovado que dinheiro de corrupção foi recebido pelo tesoureiro do partido me parece que já é suficiente para pelo menos abrir o processo de impeachment. Não garante a condenação final, mas Dilma fatalmente será afastada após o recebimento da denúncia pela Câmara dos Deputados. E aí é o julgamento pelo Senado.

        Que o PT não tenha feito a safadeza de mandar o seu tesoureiro ir pegar dinheiro de propina junto aos diretores da Petrobras. É o mínimo que se espera. Caso contrário, apesar disso não implicar necessariamente a culpa de Dilma, a situação pode ficar insustentável politicamente. E aí é bye bye mandato.

    2. Não foi

      Não foi a mídia, mas a mídia quando foca que aconteceu a lava jato porque o PT governou e governa, convenhamos é demonizar e seus interesses são na derrubada do PT. E por que? Porque mesmo fazendo um governo conciliador o PT representa aos seus interesses elitistas.

    3. Esse artigo do Miguel do Rosário vai te esclarecer, boa leitura

      201024bkp001

      Se o leitor prestou atenção aos meus posts sobre o assunto, verá que fiz um esforço heroico para acreditar na Operação Lava Jato.

      Minha relação com a Lava Jato foi bipolar, pois eu não queria acreditar que testemunharíamos mais uma sequência de arbítrios protagonizados por autoridades cegas pelos holofotes da mídia.

      As relações promíscuas entre essas autoridades do Lava Jato e a oposição sempre estiveram em evidência.

      Primeiro, o flagrante patético dos delegados da Lava Jato xingando Lula e Dilma nas redes sociais.

      Segundo, descobrimos que a esposa do juiz Sergio Moro trabalha para o PSDB, e que ele mesmo foi estagiário e depois testemunha de defesa, de um tributarista condenado por associação com um prefeito tucano corrupto do interior do Paraná.

      Terceiro, um blogueiro nos revelou a história de que o pai de Sergio Moro é um antipetista sectario e raivoso, a ponto de nunca mais entrar numa locadora de video, apenas porque descobriu que o seu gerente votava no PT.

      Quarto, o advogado de Alberto Youssef, pivô de todo o esquema da Lava Jato, o senhor Antonio Augusto Lopes Figueiredo Basto, trabalhou por anos no Conselho da Sanepar, a companhia de saneamento do governo do Paraná, estado governado pelo PSDB.

      Quinto, o próprio Alberto Youssef foi durante toda a sua vida um dos principais operadores do PSDB.

      Os executivos “delatores”, por sua vez, também são ligados ao PSDB.

      O primeiro a “piar”, após a estratégia da República do Paraná, de manter os executivos presos por tempo indeterminado, foi Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, um dos sócios da Toyo Setal, e primo de um tucano de alta plumagem, Marcos Mendonça, presidente da Fundação Anchieta.

      Mendonça Neto participa de esquemas tucanos desde meados dos anos 90, entre eles o já famoso “trensalão”.

      Júlio Camargo também é da Toyo Setal, empresa envolvida até o pescoço no trensalão tucano.

      O próprio Pedro Barusco, eleito a categoria de heroi pela mídia e pelas autoridades da Java Jato, após denunciar o PT, mesmo sem apresentar uma mísera prova, também fez escola na era tucana, vide que ele confessa que recebe propina, em negócios da Petrobrás, desde 1997.

      Pedro Barusco era diretor operacional da Sete Brasil, controlada pelo BTG, que pertence ao ultra-tucano Andre Esteves, o mesmo que pagou a viagem de lua de mel para Aécio Neves em Nova York.

      Entre os executivos presos, tanto das empreiteiras quanto da Petrobrás, não há nenhum petista ou com histórico na esquerda.

      Paulo Roberto Costa, funcionário da Petrobrás desde a década de 70, foi indicado pelo PP (legenda que, apesar de compor a base governista, é ideologicamente muito mais próxima do PSDB e DEM, do que do PT), e vinha crescendo na estatal desde a era FHC.

      Esses são os que “confessaram” crimes. Renato Duque é acusado de muitas coisas, mas ainda não confessou nada e não foi condenado.

      *

      O espetáculo promovido ontem fez cair a máscara de Sergio Moro?

      Sim.

      Tendo em vista que não havia necessidade de nenhuma decisão “coercitiva” para levar o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto,  a prestar depoimento, a operação visou apenas a mídia e constituiu uma arbitrariedade.

      Neto é um dos mais importantes dirigentes políticos do partido que governa o Brasil, tem residência fixa, e jamais se recusou a depor na Justiça. Cúmulo da truculência: não há sequer nenhuma acusação formal contra Vaccari.

      Por que a violência? Por que o arbítrio?

      Porque era preciso estabelecer uma narrativa.

      O depoimento “coercitivo” de Vaccari foi o único, entre dezenas de outros, todos arbitrários também, diga-se de passagem, visto que ninguém se recusou a depor, em momento algum, foi o único vazado de manhã cedo para a mídia.

      Portais e telejornais noticiaram que agentes da PF tiveram que pular o portão da casa de Vaccari. Uma mentira.

      O Jornal Nacional dedicou 20 minutos à Lava Jato, citando o nome do PT mais de 30 vezes. Fez acusações pesadíssimas contra o partido baseado num depoimento de uma pessoa declaradamente corrupta, que não apresentou nenhuma prova.

      Aliás, diversas denúncias feitas até agora pelos delatores não trouxeram nenhuma prova.

      Parece um roteiro pré-determinado. Sergio Moro lidera um espetáculo midiático na quinta-feira, com tempo de pegar os políticos de oposição ainda em plenário. Na sexta-feira, a bomba vai para a manchete de todos os jornalões. No sábado, para as revistas semanais. No domingo, chega ao Fantástico.

      E assim a semana se inicia sob fortíssimo bombardeio midiático.

      Ninguém se preocupa com um detalhe: a delação premiada deveria ser feita em sigilo absoluto, exatamente para não permitir que bandidos confessos se utilizem desse instrumento para se vingar de seus desafetos, ou pior, exercer ou traficar influência política.

      Ao invés de me torturar lendo os espasmos golpistas dos jornalões, passei a noite e a manhã de hoje, lendo um capítulo do livro As Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt. É o capítulo que fala do Caso Dreyfus, o oficial judeu condenado pela Justiça Francesa por alta traição, mas que era inocente.

      Há muitas semelhanças. Eu já havia abordado o caso Dreyfus ao discutir o caso Pizzolato, o petista do Banco do Brasil condenado no mensalão por algo que não fez, não podia ter feito, não tinha sequer instrumentos para fazê-lo.

      Hoje eu vejo que o verdadeiro Dreyfus contemporâneo não é Pizzolato, mas o PT.

      Arendt aponta o caso Dreyfus como uma das feridas nunca totalmente fechadas da história política e judicial da França, e que serviriam de caldo cultural para a explosão do nazismo europeu.

      Assim como o mensalão e agora o petrolão, o caso Dreyfus envolveu uma conspiração entre mídia e judiciário.

      A mídia francesa da época, assim como a brasileira, atiçou todos os preconceitos e rancores do populacho (mob, em inglês) contra Dreyfus e seus defensores, que de início eram uma minoria ilustre.

      Também a França vivia sob o impacto de um grande escândalo de corrupção no parlamento: o escândalo do Canal de Panamá.

      Um jornal reacionário e antissemita alcançara uma tiragem recorde após denunciar o clamoroso escândalo de propinas pagas a parlamentares e lobistas, como “comissão” aos financiamentos que o Estado francês dava à Companhia do Panamá.

      Igualzinho hoje. A Companhia do Panamá era um pool de empreiteiras, que viviam do dinheiro do Estado, assim como as nossas. Para ser justo, assim como todas as empreiteiras do mundo.

      Os deputados franceses haviam encontrado os métodos que deveriam pôr em prática. Nas palavras de Arendt: “a política correta era a defesa de interesses particulares e corporativos, e o método adequado seria a corrupção. Em 1881, a tramoia tornou-se a única lei”.

      Entretanto, não foram os deputados que tomaram a iniciativa de usar o caso Dreyfus como uma estratégia de poder. Eles surfariam na onda, satisfeitos de ver a atenção pública olhar para outro lado. A mesma coisa vale para a maioria dos nossos corruptos. É reconfortante para eles ver a mídia apontando o dedo apenas para o PT.

      No caso dos empreiteiros presos, o juiz já sinalizou: apontou o dedo para o PT, está solto. Não apontou: prisão por tempo indeterminado, com ameaças veladas contra toda a família.

      Na França, o golpe contra Dreyfus veio dos estamentos burocráticos e meritocráticos, onde a elite  descendente do ancien regime, falida pelas revoluções, havia se refugiado, e onde procuravam se vingar pela perda de seus privilégios. No caso francês: o exército e o judiciário. No Brasil, o MP, PF e Judiciário, também histórico refúgio de antigas e decadentes elites nacionais.

      A mídia, como sempre, cumpriu o papel de instrumento da classe dominante, ontem e hoje. A Companhia de Jesus, os jesuítas, que dominavam o alto clero da época, foi a principal articuladora política do movimento contra Dreyfus. Nossos “jesuítas” de hoje são os tucanos e moralistas de ocasião da mídia.

      Arendt lembra que os socialistas demoraram a se enfileirar ao lado dos “dreyfusard” (os que defendiam Dreyfus), e mesmo assim vieram divididos, porque viam nisso apenas uma escaramuça da alta burguesia.

      Apenas quando Clemenceau convenceu o grande líder socialista Jean Jaurès, de que a injustiça praticada contra um era uma injustiça contra todos, é que este último aderiu à causa, e mesmo assim, não com os argumentos que, segundo Arendt, seriam os mais corretos, a defesa da justiça e da dignidade humana, mas com argumentos classistas, visto que aristocracia e alto clero lideravam o movimento contra Dreyfus.

      O erro dos socialistas franceses me parece o mesmo cometido pelo PT, por ocasião do mensalão.

      E a mesma desconfiança dos trabalhadores franceses, contra um problema que parecia se limitar a uma divergência doméstica das classes dominantes, vimos também surgir entre os petistas e na esquerda em geral, quando estes se defrontaram com a Ação Penal 470 e, agora, com a Operação Lava Jato.

      Tanto o mensalão quanto o petrolão levaram figuras dominantes da política e do capital à cadeia.

      O que foi vendido pela mídia brasileira como um “avanço” democrático, não passa de uma tática recorrente do arbítrio para empolgar o populacho, desde os primórdios da história. Todas as ditaduras, explícitas ou disfarçadas, fazem isso.

      É o que tentam fazer agora novamente.

      As próprias elites entendem que é preciso sacrificar alguns de seus mais queridos empregados, a fim de assegurar o poder no longo prazo.

      Por ocasião do julgamento da Ação Penal 470, os colunistas da grande mídia, e depois até mesmo alguns ministros do supremo, batiam na tecla que não era possível decepcionar a expectativa da “opinião pública”.

      Sequer escondiam a descarada solapagem do Estado Democrático de Direito, em nome de uma vulgar e covarde rendição a um populacho manipulado pela mídia.

      Arendt explica a diferença entre esta “opinião pública”, ou “populacho”, e o povo
      propriamente dito. O populacho é a representação dos setores frustrados de todas as classes sociais. Pobres, classe média e ricos insatisfeitos com a representação política, prontos a aderirem a qualquer aventura golpista: este é o populacho de todas as eras. Eles têm uma opinião instável, cambiante, mas com uma propaganda bem planejada, é possível orientá-lo na direção certa, enquanto este for útil.

      Não é difícil para a mídia, num segundo momento, descartar o populacho, com desprezo, tratando-o como uma massa desorganizada e inculta.

      Onde estão os protestos inflamados de juristas e ministros do supremo contra as arbitrariedades da polícia?

      Quando prenderam Daniel Dantas, e a PF começou a realizar uma série de operações para combater sobretudo crimes financeiros e sonegação (Daslu e automóveis de luxo, lembram?), um grito desesperado tomou conta das elites, através da mídia: é o Estado Policial!

      Gilmar Mendes aparecia diariamente nos jornalões para bradar contra isso, e até mesmo urdiu uma trama, em parceria com o senador Demóstenes Torres (mais tarde defenestrado por corrupção), para inventar um grampo de seu telefone, e criar um escândalo que iria derrubar o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda.

      A derrubada de Paulo Lacerda representa um momento chave da política brasileira contemporânea, porque, aparentemente, é a partir daí que a Polícia Federal toma um caminho diferente: ao invés de investigar a sonegação das grandes empresas, que contam com a cumplicidade da mídia (também grande sonegadora, como vimos), a PF voltou suas baterias contra agentes do Estado. E aí ela, a PF, passa a contar com entusiástica cumplicidade da mídia.

      Não há nada de errado na PF se voltar contra agentes do Estado. Ao contrário, é até saudável.

      Errado é a PF entrar no jogo da mídia, promovendo vazamentos seletivos e espetáculos que visam apenas interferir no debate político-partidário.

      Também já especulei sobre a tendência do Ministério Público em desenvolver um sentimento de oposição ao Executivo – um sentimento que é primo de seu orgulho corporativo.

      Entretanto, se o Executivo não reage, tanto a PF quanto o MP avançam o sinal, e transformam-se em instrumentos de arbítrio, sob forte influência da mídia.

      *

      Para piorar o quadro, o governo permanece num silêncio aterrorizante.

      Uma mera intervenção oral de Dilma, ou de seu ministro da Justiça, nem que fosse para pontuar o debate com algum comentário irônico ou crítico sobre a violência judicial cometida contra o tesoureiro de seu próprio partido, João Vaccari Neto, ajudaria a dar algum equilíbrio à crise política.

      (PS: Menos mal que o ministro da Comunicação, Ricardo Berzoini, manifestou-se sobre o tema).

      Mas essa postura vem desde a Ação Penal 470. Ao sacrificarem Henrique Pizzolato, por exemplo, o partido sacrificou o próprio Estado de Direito.

      Assim como Dreyfus era ridicularizado por seus adversários, e mesmo por seus amigos, porque ostentava arrogantemente a riqueza de sua família e a quantidade de dinheiro que gastava com mulheres e bebidas, assim os “amigos” de Pizzolato se negaram a defendê-lo porque ele usava “ternos caros”, gravatas borboleta, e conseguira juntar dinheiro para comprar imóveis.

      A AP 470 fez escola. O “Estado de Direito” começou a ruir ali, e não agora, com o depoimento “coercitivo” de João Vaccari Neto.

      Todos os métodos usados na frente midiática durante o mensalão estão sendo repetidos agora. Os jornais criaram uma nova alcunha, o “petrolão”, que já se tornou aba ou chapeu em todos os portais.

      Jamais a nossa mídia criou alcunha ou abas editoriais para a compra de votos para a reeleição de FHC, para o trensalão, para o Banestado, ou pelo menos nada que durasse muito.

      *

      O PT anuncia que “entrará na Justiça” contra Pedro Barusco, pela denúncia contra o partido.

      Está certo, tem que fazer isso mesmo.

      Porém mais uma vez o partido foge da política, única instância onde é um protagonista, e tenta se refugiar sob as asas do judiciário, onde a mídia tem mais influência.

      A política é o único palco onde o PT pode ganhar, porque é a legenda com maior número de filiados no país, várias vezes superior a todas as outras. Seus presidentes, sobretudo Lula, ainda são as figuras públicas mais populares da nossa história, até hoje. É o partido com maior número de deputados na Câmara Federal. O partido que tem mais ministros, incluindo o Ministério da Comunicação e da Justiça. Tem a presidência da república. É o único partido que tem uma militância orgânica de massa, real e digital.

      Por que o PT foge da luta política?

      A impressão que eu tenho é que o PT esqueceu o que é fazer política.

      Até mesmo alguns militantes esqueceram o que é fazer política. Alguns falam, incluindo Lula: temos que ir às ruas, como se bastasse vagar perdido por aí, sem saber o que dizer, para obter qualquer resultado prático na política.

      A política, numa democracia, é, antes de tudo, uma luta intelectual, que deve ser travada através da persuasão.

      Para isso, é preciso investir em cultura.

      Somente a cultura pode salvar a política brasileira.

      A cultura é o deus ex-machina que pode nos salvar da barbárie para onde a mídia está nos arrastando.

      Por exemplo, nos EUA, existem centenas de filmes e livros sobre os arbítrios da mídia. A começar pelo primeiro filme do cinema moderno: Cidadão Kane, uma terrível denúncia contra o monopólio e a concentração de poder em mãos de poucos.

      Aqui, são raríssimos as obras de arte que abordam a questão da mídia, apesar dela ser, desde os anos 50, o principal ator político do país.

      A campanha contra a criação da Petrobrás, o suicídio de Vargas, as marchas da família, o golpe de 64, a sustentação da ditadura, o poder das oligarquias nordestinas, o antipetismo do sudeste, mensalão, petrolão, a mídia é sempre o protagonista.

      Por que não são escritos ou filmados livros, séries, filmes, novelas sobre o tema?

      Por que o governo, principal patrocinador da cultura, nunca abriu editais voltados especificamente para a crítica de mídia?

      Alô, Juca, agora não podemos mais perder tempo!

      O governo, por sua vez, encontra-se paralisado, indeciso, com o pior sistema de comunicação dentre todos os poderes.

      O Legislativo, Câmara e Senado, tem ótimos portais, com várias TVs, e os próprios parlamentares agem como porta-vozes de si mesmos.

      O MP criou até uma historinha do mensalão para crianças…

      Já o Executivo tem uma comunicação dispersa, fragmentada, negligente.

      Todos os presidentes da república, em todo mundo, externam pontos-de-vista e intervêm constantemente no debate político. Falam e escutam, junto com seus ministros. Aqui, não.

      Há dias em que os únicos representantes do Estado que falam de política na mídia são ministros do Supremo, ou seja, justamente aqueles que são proibidos pela Constituição de exercer atividade politico-partidária.

      E agora toda a política nacional volta a girar em torno de um juiz tratado como heroi pela mídia – já ganhou até o prêmio da Globo – e cercado por todos os lados de conspiradores golpistas.

      A democracia brasileira se vê, mais uma vez, a mercê de arbítrios judiciais e conspirações midiáticas.

      O problema da política é a sua dinâmica desesperada. Tudo acontece rápido demais para que o bom senso prevaleça.

      A análise ponderada, objetiva, fria dos fatos, nunca chega a tempo, de maneira que os homens se tornam como que cobaias de si mesmos. No médio e longo prazo, as coisas tendem a se equilibrar, mas quantas revoluções, guerras, tragédias, golpes, não foram necessários para chegarmos onde chegamos?

       

      http://www.ocafezinho.com/2015/02/06/a-lava-jato-a-luz-de-hannah-arendt

       

      1. Como sempre e incansavelmente…

        Parabéns Avatar!  Muitos desses fatos já tinha conhecimento. E esse Sr.Moro recebendo prêmios. Pobre povo brasileiro que ignora as verdades que a Globo e demais mídias, omitem. 

  24. Nassif, como é a Argentina pós-pig?

    Nassif, como é a Argentina pós-pig? É que tenho visto nas redes sociais pessoas afirmando que lá acabou a liberdade de imprensa, que tudo foi água baixo, etc. Pelo que sei, nem o Clarin acabou, tá lá dizendo o que quer, só que agora os argentinos tem mais opções no que diz respeito a diversidade de veículos como fonte de informação enquanto que o Brasil com suas diversas línguas, costumes e culturas, só pensa pela aótica da Globo e suas repetidoras tipo Folha, Veja, SBT, Band…  Que tal um Brasilianas para gente ver no que deu a experiência dos nossos vizinhos…Tenho feito buscas na web sobre o assunto mas nada encontro, só aparcem coisas de 2012, no máximo até 2013

     

    http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Ley-de-Medios-argentina-e-modelo-diz-relator-da-ONU/6/26192

    1. O processo ainda continua.

      O processo ainda continua. Grupos como o Clarin foram obrigados a vender empresas (propriedades cruzadas). Quanto ao conteúdo da imprensa é o mesmo. Atacam o governo como aqui. Basta ver o caso do promotor (suicida/assassinado) e todas as suas conspirações. Não confundir regulação de mídia com censura. Essa é a estratégia do PIG para confundir as pessoas e manter seus impérios.

    1. Quem está aturdido?

      E digo mais…

      Desconfio que o aturdimento maior é dos apoiadores e simpatizantes do PT e do governo com esta investida maciça e constante da mídia e da oposição.

      Soma-se a isso o fator Eduardo Cunha que é desestabilizante, de tão absurdo.

      Eleitores, apoiadores, “blogueiros progressitas”, legalistas, simpatizantes…estão apanhando tanto desta ofensiva midiática intensa que estão aturdidos e não achando uma linha consistente para defender o governo que mal começou, procuram “contribuir” criticando duramente a presidente Dilma.

       

       

       

      1. Luis Fraga

        O PT está sozinho mesmo ! Que coligação, que nada ! a nova ordem é: Todos contra o PT. Coisa de profissionais, não de amadores como era anteriormente. O PMDB se tornou o maior oposicionista do governo, mesmo com tantos ministérios em suas mãos. Será que esses ministérios não foram dados de “porta fechada” ? Daí a oposição ? E o Temer só assistindo de camarote, junto com alguns petistas (?). Nada que a presidente faz é bom, não consegue agradar nem os blogueiros progressistas, que estão dando a maior força para que ela vá p/ o buraco. É triste ver nossas ilusões sendo destruídas dia a dia.

        1. Já fiz este comentário e vou
          Já fiz este comentário e vou repetir: este Sr. Temer… Não sinto a menor firmeza! Em céu de brigadeiro, estava lá, sorrindo e posando de vice companheiro. Mas na borrasca …. Me parece pronto para pular fora do barco!

          1. O alfinete…

            Por vezes, é necessário uma alfinetada para saber se o membro está sadio. A alfinetada causa uma reação. Chama a atenção. O corpo deixa a imobilidade e reage. E assim, devemos seguir reagindo e nos mobilizando após a alfinetada. Dói um pouquinho, mas traz- nos a necessária força para a devida mobilização.  À luta e à defesa daqueles em quem acreditamos! Não podemos voltar às trevas e ao retrocesso de nosso país!!!

          2. É preciso descansar e
            É preciso descansar e recarregar as baterias. Há, pela frente, um enorme desgaste. Até qualquer hora. Vlw.

          3. Lenita, concordo com a
            Lenita, concordo com a Marly, sem discordar de voce: é preciso uma análise crítica saudável, sem maldade e sem trairagem. Os adversários não dirão onde a Presidenta está precisando melhorar; os adversários vão somente assistir e aproveitar as brechas. Cabe aos apoiadores e aliados, a cutucada, o chamado, o alerta. É claro que não significa que modificaremos, necessariamente, as decisões, mas é no mínimo leal de nossa parte fazer a crítica construtiva e os alertas que julguemos pertinentes e necessários. Há situações e nuances que nós, cá embaixo, vivenciamos que não chegam ao Governo; esta temperatura do cotidiano, as nossas impressões, o que ouvimos no mercado. Há também muitas informações e situações que desconhecemos e que podem ser determinantes de decisões que temos lamentado. Por isso, façamos o que é possível fazer e alertemos, cada um dentro de suas possibilidades e conhecimento. No final, tudo são efeitos decorrentes de causas; vamos torcer para que as ações e causas sejam positivas e produzam efeitos positivos. E caso isto não ocorra, lembremos que de resto somos todos responsáveis por nossas escolhas.

        2. Criar forças…


          Já dizia minha avó:  “Cobra forças e vencerás”!  Nada de pessimismo!  Não façamos o jogo da mídia golpista! Ânimo! É nosso dever defender o governo e o país!  Rebato sempre com os fatos conhecidos, todos aqueles que querem depreciar Dilma.  Os telhados de vidro dos políticos que a atacam, são enormes e por nós conhecidos. Desestir jamais! Vamos à luta!  

      2. ATURDIDO? Votei no PT minha

        ATURDIDO? Votei no PT minha vida toda. Estou ATURDIDO, SIM, com a transformacao do partido. Apesar de algumas vitorias que seriam impossiveis com a turma de sempre (elite branca predatoria rentista etc etc etc), o PT nao fez absolutamente NADA para mudar de fato esse pais. Isso esta claro em questoes estruturantes que f***m com a vida das pessoas tais como POLICIA MILITAR (continua a mesma de sempre), EDUCACAO DE M**** (continua a mesma de sempre), IMPUNIDADE (continua tudo na mesma) ETC ETC ETC. Nossos amigos petistas idealistas fizeram pior que FHC, que pelo menos AVISOU todos mundo que era para esquecer tudo o que ele tinha escrito. O PT nao avisou ninguem, mas segue, dioa a dia, mes a mes, ano a ano, rasgando e pisoteando em todos os ideias que defendeu tao bravamente no passado. O PT jamais enfrentou a elite de M***a desse pais. Ao contrario! Ficou amigo dos predadores de sempre (PMDB, Sarney, Collor, Maluf, etc etc etc e acrescente mais etc etc etc porque a turma de ladroes eh grande). E ainda achou que podia desviar dinheiro publico para campanhas e sair impune (ate parece que a midia, instrumernto da elite de sempre, ia deixar barato). Lamentavel o que se tornou o PT, eh com isso que estou ATURDIDO. Tomara que o juiz Sergio Moro seja um cara serio (e nao mais um instrumento da elite) e prenda TODOS os ladroes do PT, do PSDB, do PMDB etc etc etc que fazem o que querem impunemente nesse pais as custas do povo. Se prender so os ladroes petistas nao vale.

  25. Governar é uma arte

    Sexta à noite em seu discurso na comemoração aos trinta e cinco anos do PT a presidente, reafirmou que a PF continuaria a atuar de maneira autônoma.

    Aí, me pergunto?

    A PF é uma instituição autônoma?

    Vou melhorar a questão: existem organizações humanas autônomas?

    Acho que agora ficou mais claro onde quero chegar.

    Quando o governo de Dilma Roussef afirma que a PF tem autonomia, ele dá a entender para a população que este é um órgão do judiciário e não do executivo. Ou no mínimo que ela não tem ingerência nenhuma sobre ele.

    Com esse discurso de autonomia ela passa a ideia de que a PF, por não ser comandada pela Presidência, descobre seus desmandos e do seu partido. E não o contrário, ou seja, não é a forma como Dilma comanda a PF que lhe dá condições descobrir os desvios historicamente existentes nas estruturas de poder da República.

    Com base neste discurso de autonomia dá-se a impressão de que não foram descobertos antes os casos de corrupção porque, embora a PF os procurasse, os desvios não eram encontrados.

    Quando Dilma afirma que a PF tem autonomia, para a população ela esta dizendo: “olha, eu não mando nada, se for descoberto alguma coisa, paciência. Eu nada posso fazer”.

    Pois ela deveria dizer: “A PF não tem autonomia e nunca teve. Ela sempre foi um órgão do poder executivo. Ela segue determinações minhas. Ela não tem autonomia, por exemplo, para prender Xico e soltar Francisco. Ela não tem autonomia para vazar informações sigilosas. Ela só descobre os maus feitos porque eu mando descobrir. Assim como o governo anterior mandava encobrir”.

    A Dilma deveria mandar seu ministro colocar um boné da PF e aparecer à frente de suas operações, afinal é ela ou não que comanda? E se não é ela que comanda, quem é então?

    Seria a PF uma máquina autônoma, graças a um poder divino. Ou melhor, quem sabe Comte tivesse razão e a PF é positivamente guiada segundo princípios técnicos republicanamente estabelecidos. Neste caso, seus delegados e agentes seriam técnicos neutros incapazes de sofrer qualquer ingerência externa, qualquer influencia das lutas de poder que se estabelecem na sociedade em que vivem. Eles são seres neutros – “a-sociais”; por isso, agem de maneira autônoma.

    Dilma, ou você assume o que é seu por direito, ou outros o farão. Acredito até que é preciso correr atrás do prejuízo para resgatar o que se perdeu. Se não o controle, no mínimo a imagem de que se tem controle sob um órgão do executivo.

    Acredito que o Tarso Genro tem responsabilidade sobre a indicação do atual ministro e isto deveria ser revisto.

  26. Nassif, nos últimos meses

    Nassif, nos últimos meses acentuou-se a diáspora dos militantes do PT! Conheço militantes petistas de 30 anos que simplesmente estão indo embora do partido. Argumentam que, sob Dilma, o PT desfigura-se a olhos vistos, e que não vão ficar para assistir a derrocada final do partido. Argumentam que, nessa toada, Dilma entrará para a história como a mulher que exterminou o PT!

      1. E a grande mídia, claro, como

        E a grande mídia, claro, como sempre. Mas não dá pra ignorar os erros do próprio PT, e principalmente do governo Dilma. Mas ainda é possível reverter esse quadro adverso. 

  27. Vamos mudar o Jogo?

    O PT e o governo dificilmente vão ganhar esta batalha política, pelo caminho que vão. Já entramos no quarto governo popular e, na correlação de forças pouco mudou, ou até piorou, pois o PT perdeu a força da novidade e da esperança, o que se reflete na sua bancada e no estrago recente, na câmara dos deputados. A novidade foi de apenas ser um pouco melhor que os tucanos e, a esperança, é algo que sempre está na frente e parece que nunca será alcançada, como um arco Iris. O PT quis ser tão profissional e esperto quanto às antigas raposas da política. Acabou se aliando a elas e, agora, acabou sendo dominado por elas. Até fogo amigo o PT está sofrendo. Até as camadas pobres, que mais precisariam do PT, parecem não enxergarem mais, nesse partido, a sua verdadeira redenção.

    No plano econômico-pessoal o assunto é até pior. Mais do que quadruplicou a quantidade de brasileiros que visitam a Flórida (EUA) anualmente, levando bilhões de dólares fora, a cada ano. Meninos visitando o Pato Donald gastam anualmente tanto dinheiro quanto o Governo gasta com o PAC e quase duas vezes o “bolsa família”. As elites brasileiras mais do que duplicaram os seus depósitos no exterior, desde os quase 100 a 200 bilhões na época tucana do Banestado (Paraná – tudo sempre no Paraná!) até os 520 bilhões que hoje são noticiados. Assim nunca construiremos uma nação.

    No plano macroeconômico, o Governo deve pensar em algo mais abrangente que a mera equação entre a manutenção de emprego dos metalúrgicos do ABC, orbitando ao redor do carro. Isso já deu o que tinha que dar! (política e economicamente). Agora devemos mesmo pensar na industrialização efetiva do Brasil. Os economistas de governo têm que sair do ar condicionado e do notebook, sujar as mãos, vestir capacete, e olhar o Brasil industrial primário, a partir do minério e do aço, e não como até agora, visando vitrines bonitas de produtos de linha branca ou de carros. Grande industrialização! Brasil virou uma loja de produtos importados – alguns apenas montados aqui.

    O medo de perder tira toda a coragem de ganhar. A verdade, em política, parece ruim como estratégia, mas acaba sendo lembrada e respeitada. A coerência do Brizola lhe gerou poucos votos (perdeu até para o Enéas), mas a sua lembrança é hoje uma referência para muitos.

    Depois de 12 anos de governo PT o PIG ainda manda no Brasil, o judiciário está cada vez mais dono da verdade e próximo das elites, a corrupção não parece ceder, a quantidade de partidos aumenta e as reformas continuam sendo adiadas, o PIB cresce pouco, apenas pelo esforço do pobre, que gasta todo o seu dinheirinho no Brasil. Existem 520 bilhões de dólares depositados no exterior, e não vejo possibilidade desse dinheiro voltar, desses caras ricos mudarem, e começar de pronto a amar o Brasil.

    Até São Pedro parece fustigar ao PT (claro, sempre o culpado é o PT), partido que em atitude supostamente táctica, resolveu jogar o mesmo jogo político de sempre, ao invés de efetivar a verdadeira mudança. É triste, pois, o PT tentou evitar ser jogado fora nos primeiros quatro anos – embora tivesse sido heroicamente – por ser esquerdista demais (tipo Allende ou Chaves); e agora, pode ser jogado fora, sem pena nem glória, depois de 12 anos de trote manso no meio de campo, se achando habilidoso e de toque, mas sem criar oportunidades de gol. Sairá de campo assobiado pela sua própria torcida.

    O melhor caminho agora é tomar a iniciativa e partir para o pau. Dispensar o PMDB e todos os partidos traidores do governo, erradicar esses partidos dos ministérios e de qualquer cargo público. Deixar que o governo ganhe a ira da oposição (lute contra ela), a vingança dos antigos aliados (denuncie-os), que seja um prato cheio para o PIG (vamos pela reforma destes meios), mas, que ganhe com isso o respeito do povo. O povo pediu a reforma política, então, vamos lutar por ela, com plebiscito e assembléia constituinte, contra a gangue do Eduardo Cunha. Isso não é ingenuidade, mas inteligência política. Ingenuidade é seguir o jogo como está e, no final, ficar sem nada, sem boas lembranças suficientes como para tentar sequer algum retorno nos próximos 8 anos.

    A hora é agora, matar para viver, rasgar para respirar, queimar para voltar a nascer, pedir pelo inverno para que apareça rápido a ansiada primavera; desta vez, nos braços do povo, e nunca mais sair de perto dele. Lula deve aparecer para guiar o PT e encarnar o Brizola para esta atitude corajosa. Chegar até 2018, cheio de problemas, de inimigos, mas com a esperança renovada, e com o povo junto. Os atuais políticos e os maus brasileiros que não amam o Brasil não tem mais jeito. Agora é ser um pouco Brizola a educar as novas gerações.

    Foi eleita, então governe e lute. Educadinho demais o Governo caminha para ser expulso “educadamente” pela porta dos fundos, e ainda acompanhado por um segurança.

  28. e quem não se assusta com

    e quem não se assusta com esse ensurdecedor barulho grã-midiático e golpísta

    cotidianamente a explodir nos seus ouvidos?

    só um idiota não sentiria…

    o que se spera é um apoio ao projeto político que deu certo

    nestes últimos doze anos,

    a defesa desse projeto.

    aí dependeria de uma novimentação sindical e social difícil de prever….

    uma movimentação popular em sua defesa.

    e uma dura reação aos que pretendem voltar

    à política de exclusão social e da privatização de tudo, inclusive da petrobrás…

    a ver…. 

    1. Tem que defender o projeto. E

      Tem que defender o projeto. E há antecedentes de conspiração na AL que não deram certo. Eis um exemplo:

      Quito, 30 de setembro. “Jamais cedemos, jamais aceitamos negociar qualquer coisa, sob pressão nada, com o diálogo tudo”, afirmou ontem à noite o presidente equatoriano Rafael Correa ao relatar para milhares de cidadãos os momentos mais críticos do seqüestro realizado por um grupo de oficiais que exigia a revogação da Lei Orgânica do Serviço Público, aprovada quarta-feira pela Assembléia Nacional.

      Minutos antes, por volta das nove horas da noite em Quito, vários comandos militares terrestres entraram no hospital da polícia nacional disparando tiros de fuzil para resgatar ao mandatário e levá-lo em um automóvel rodeado de veículos militares até a sede do Poder Executivo, o Palácio de Carondelet, onde foi recebido entre gritos e cantos patrióticos por militantes da Aliança País, o partido que o levou ao poder em 2006 e que respalda a revolução cidadã proposta por Correa.

      A grande culpa de tudo isso é dos conspiradores de sempre, dos que não conseguiram ganhar nas urnas, disse Correa vestido com a mesma roupa que usava pela manhã quando foi conversar com os policiais do Regimento Quito número 1 para tentar convencê-los a desistir da sublevação em rechaço à nova legislação, que faz parte de uma série de reformas legais pelas quais o Equador passa desde que, em 2008, foi aprovada a nova Constituição.”

      Não tenho muita certeza de que Jacques Wagner poderá comandar o exército a seguir a Constituição. Mas nós podemos.

  29. A questão não é o que deve

    A questão não é o que deve ser feito, mas se ainda há tempo. Nunca uma conjuntura foi tão desfavorável para um início de governo. Aliada aos fatos em si, aos problemas reais, há o “clima” que vai do desânimo ao desespero. E basta de tanta tergiversação e alienação. O governo perde a confiança até de eleitores fiéis pela inesperada e chocante paralisia. As poucas ações tomadas foram exatamente as mais impopulares, a exemplo dos aumentos nos insumos básicos e o veto para o reajuste na tabela do imposto de renda, já defasada em mais de 70% em frente à inflação.

    Na área política a coisa vai bem……mal. A própria bancada petista não esconde a insatisfação com a (não) articulação política que caberia ao governo. Foi bem sintomática a alegria de antigos componentes da falida base aliada quando da eleição de Eduardo Cunha. Alguma coisa vai muito mal quando governistas empedernidos, em especial do PMDB, viram às costas a um novo governo(no caso, novo mandato). Afinal, quem é de fato o articulador político do governo? O ministro Aloísio Mercante, reconhecidamente um “cintura dura” e antipatizado até nos hostes petistas? Um até então desconhecido ministro das Relações Institucionais Pepe Vargas(muito prazer)? Além de cumprir o protocolo, o que faz mais o vice-presidente Michel Temer, tido como assaz articulador? Parece-me, salvo melhor juízo, que só está a articular seus joelhos no senta levanta nas solenidades recorrentes no Palácio do Planalto. 

    Isso tudo sem falar no fantasma do impeachment que de tanto falarem vai começar a entrar na agenda política como plausível. Menos como uma possibilidade concreta, mesmo porque seria um retrocesso político-institucional inimaginável, e mais pela capacidade de desestabilizar ainda mais uma conjuntura já conturbada,

    Entretanto, para fluir da potência ao ato, um impedimento se tornar uma possibilidade concreta, será a esfera econômica mais decisiva que a política. Enquanto a economia andar mais ou menos nos trilhos, não existir deteriorações em variáveis cruciais como inflação, redução na renda e no consumo, e PRINCIPALMENTE no desemprego, dentre outras, é possível manter sob certo controle a situação. Até na recorrência das tão badaladas(e ansiosamente torcida de muitos) manifestações de rua.

    O que deve estar tirando o sono do atual esquema de Poder é que as perspectivas não são nada boas a médio e curto prazo. Redução no PIB: o boom do consumo já deu o que tinha de dar; o enrosco na Petrobras e seus desdobramentos numa imensa cadeia produtiva e na própria arrecadação do governo. Os “otimistas” projetam uma pequena recessão de 0,5%; os pessimistas de 1%. A taxa de investimentos talvez fique na mesma. Ou até piore(o que é mais provável) dado a revisão na política fiscal impondo contenções no PAC. Por conta do resfriamento na economia talvez a inflação reflua, apesar do vetor “realinhamento de preços administrados” tender a impulsioná-la. 

    Apesar das imensas dificuldades a serem arrostadas pela presidente Dilma; existirem riscos das mais variadas nascentes, É POSSÍVEL, se não uma “virada de mesa”, pelo menos uma inflexão de perspectivas tão sombrias. Para isso, ELA TEM QUE COMEÇAR FAZENDO A PARTE QUE LHE CABE COMO LÍDER MAIOR DA NAÇÃO. E o marco desse começo é sair do isolamento(real e figurado); tomar iniciativas, ou seja, menos passividade e mais proatividade.Reinventar a Comunicação Social no e do governo Enfim, conscientizar-se que não é a “tal”, a “mamãe sabe-tudo” onipotente, onipresente e onisciente. Para isso, pinçar e nomear auxiliares com personalidade; que prezem o sentido da autoridade, hoje muito em falta no governo, a começar pelo ministério da Justiça. Impor metas e cobra resultados. Quem não der conta do recado ou faça copo mole: R U A!

    O que daí sobrevir……Bem, aí será o destino. 

     

  30. Até quando?

    Lula aos golpistas: “vão prestar contas à história”

    Dilma: “temos força para vencer o golpismo”.

    Tenho ouvido muitas frases de efeito.

    Permitindo-me ser um pouco mais cruel, uma das campeãs:

    “É para isso que existe controle remoto”.

    Só que desde 2005 vejo destruírem o PT.

    Destruíram José Dirceu, José genoino, Luis Gushinken…

    O que nos restou?

    Esse PT que está aí.

    Arremedo do que foi um dia.

    O PT de José Eduardo Cardozo, Aloisio Mercadante, Paulo Bernardo…

    E tome frases de efeito.

    E nós!!!

    Estou cansado.

    Por favor, alguém diga a Lula que só os grandes homens se preocupam com a história.

    Por acaso ele está lidando com algum grande homem?

    Por favor, alguém diga a Dilma que temos sim força para vencer o golpismo.

    Mas está faltando quem a use e diga:

    VENHAM COMIGO. ESTOU COM VOCÊS.

    Como pedir aos ministros para fazerem a batalha da comunicação?

    É com ela ou por ela?

    Até quando o Coração Valente vai continuar achando que os cargos estancarão essa sangria?

    Será que ela espera que fotos, sorrisos e cargos paralisem esse processo, cada vez mais perigosamente perto do objetivo maior?

    Ainda que tenhamos essa força, nós que estamos brigando no dia-a-dia, não estamos suportando mais tamanha covardia do governo e do PT.

    Enquanto dizemos frases de efeito e sopramos velinhas, a mídia, judiciário e grupos fortíssimos (percebam que não falo da oposição, essa é um desastre, aberração política) estão destruindo o governo, o PT, a Petrobras e o país.

    Aproveitem e relembrem a Lula que quem tem como objetivo destruir a Petrobras e o país por interesses que todos conhecemos, jamais estará ´preocupado com a história.

    Nesse passo, com essa covardia, não contem com a militância.

    Estão tão fora da realidade que sequer perceberam que a perderam.

    Corrijo.

    Os militantes ainda estão aí.

    Mas cada vez mais sem encontrar porque lutar.

    Como dizer a petistas que não desistam se vocês desistiram?

    O que mais se ouve são as pessoas dizerem que estão cansadas das “coisas do PT”.

    Vocês perderam a noção de tudo.

    Estamos tristes.

    Muito tristes.

    Estamos perdendo um governo.

    Estamos perdendo um partido.

    Estamos perdendo a nossa história.

  31. Semana de cachorro doido ou

    Semana de cachorro doido ou cão chupando manga.

    Dilma está sozinha como esteve Getúlio antes da tragédia, o PIG isolou-a, como conseguiu fazer com Getúlio.

    Valei-nos, São Serapião!

  32. Não semana de cão, mas sim mês de cão.

         A semana foi terrível, mas não haverá alívio o mês será de cão. O escândalo da Petrobras é prato requentado, o novo escândalo, há muito anunciado, é o escândalo do BNDS, cuja partida foi antecipada pela péssima escolha , sim Bedini será o pivô do novo escândalo, o empréstimo a “madame” da alta sociedade e como o posto de gasolina da lava-jato.

        Agora, termos novos juízes federais, novos procuradores, novos delegados etc.

       Minha modestíssima avaliação consiste que a Dilma não desarma as bombas e arma outras, como, aliás, foi dito neste blog. A presidenta, não aproveita as pouquíssimas propostas de armísticio da imprensa. A ocasião era azada, pois o mercado pretende recuperar suas perdas com as ações da Petrobras, bastava escolher o Meireles, mas a presidente não gosta do Meireles, não confia nele, mas confia no ministro da Justiça e no Bedini.

       Vargas era super escorregadio, porém caiu face à forte campanha da imprensa, no seu governo o índice de analfabetismo teve redução muito significativa, estes alfabetizados foram a bucha de canhão de sua queda ao lerem os jornais e seus Carlos Lacerda. O PT levou a tv  a cabo ao povo, os Merval, as Miriam Leitão etc agradecem com regozijo, a militância do PT foi para o espaço, pois ficou brega ser petista.

        Nada parece mais certo que o impeachment.

  33. Aécio é um mau perdedor. Com

    Aécio é um mau perdedor. Com ele e os laços formados pelas leis, o mercado financeiro nos permite voltar os olhos para o Brasil atual: as condições evoluídas da especulação e sua atuação sobre o domínio histórico na vida política, jurídica e moral.

    Da falta de atitude para arrogar as circunstâncias mais graves da vida real, a independência momentânea desaparece logo na publicidade da mídia, quer dizer, raros e restritos ficaram os meios de que Dilma dispunha para invocar sua autoridade.

    Somos obrigados a verificar que estamos muito limitados as possibilidades de criações ideais quando o que importa é a ordem estabelecida e prescrita pela necessidade de valor exterior – o qual pode ser ele mesmo para provir o direito da lei e executá-la; pois, em relação a submissão das classes sociais, só depende de si mesmo – e nossos dados – para constituir-se em conteúdo substancial dos valores conectados ao sistema bancário; de maneira que concentrados e multiplicados em abstrações derivativas não passamos de elementos indiferentes e secundários na medida de poderes exteriores ao Estado.

    O Estado por um lado, não ocupa o lugar exterior, e os fins a alcançar não têm o quadro com a origem da nossa individualidade. Por outro lado, o que pode ser manifestado ao volume de representação social sofre ataques suscetíveis em relação a este governo, porque há contrariedades em que este último compõe valores do nosso desenvolvimento, e os banqueiros, ao contrário, querem nos dar um valor de mercado ainda mais reduzido!!!

     

  34. Golpismo é muito engraçado

    Sim, é muito engraçado falar em golpismo depois que aparecem os podres. É como se qualquer notícia que mostrasse a sujeira dentro do governo fosse proibida de ser dada. Parem de privatizar o patrimônio público na mão grande que não haverá notícia ruim a ser dada. É simples assim.

    1. Antes de se esgoelar e sair

      Antes de se esgoelar e sair por aí bradando(ou teclando) sou contra ou a favor disso ou daquilo, melhor fazer antes três perguntinhas básicas:
      1) A quem interessa mesmo essa questão? Ou, quem está por trás disso?
      2) Tenho todas as informações necessárias adquiridas de fontes diversas e confrontantes entre si para formação de um juízo de valor definitivo?
      3) Fiz as correlações históricas e contextuais? Ou seja, as origens da questão/problema/fato e como se insere no contexto atual?

      Simples assim e assado.

  35. Não existe uma crise política

    Não existe uma crise política insuperável.

    Michel Temer não é oposição. Ele faz parte da coligação que governa o país há doze anos.

    Se porventura ou por infelicidade – conforme o gosto de cada um – abrirem-se as condições para o impeachment de Dilma, condições que são acima de tudo políticas, o governo será exercido pelo vice, homem conciliador por excelência.

    Mas a renúncia de Dilma antes de se chegar a tal ponto, permitiria um grande acordão no sentido da governabilidade. Aliás,”governabilidade” tem sido um mantra para o PT há anos, tendo levado à situação presente, porque tomada no sentido errado, com o loteamento de cargos e exploração de estatais.

    No seu bom sentido, a governabilidade permitiria limitar os danos da operação lava-jato à economia, fazendo com que os indivíduos respondessem e as empresas fossem preservadas.

    Na parte do Brasil que realmente importa à economia, o sul-sudeste, Dilma perdeu as eleições. Já tinha a oposição da parte mais culta, com mais anos de estudo, da população, os chamados formadores de opinião.

    O que está acontecendo agora é que, diversamente do que acreditava Lula, os formadores de opinião têm sim a capacidade de formar opinião nas camadas menos esclarecidas da sociedade. Daí o impressionante aumento na rejeição de Dilma, agora atingindo todas as camadas, apesar das ditas políticas sociais.

    A presidente não é má pessoa, foi enrodilhada em uma situação criada por Lula, com todos aqueles vícios inerentes à política de sindicatos. Graça Foster também era boa pessoa. Mas ambas se viram em lugar errado.

    Graça tomou o caminho de casa. Tenho  certeza que a história lhe reservará um bom conceito.

    Que Dilma atente à coragem e desprendimento da amiga.

    1. Esse acordo que voce fala não

      Esse acordo que voce fala não existirá nunca, porque o que os maus brasileiros querem é criminalizar o Lula, impedindo que ele volte em 2018. Se possível, jogá-lo numa cadeia por anos.

      Eles querem extinguir o Pt, colocá-lo na ilegalidade. Eles querem destruir todas as políticas em favor dos mais pobres, embora agora não confessem isso.

      O PT,a Dilma, o Lula, cometeram ,é verdade, vários erros, até porque no Brasil é impossível governar  sem acordo com aquela gente do baixo-clero do Congresso.

      Mas o Lula, a Dilma e o PT não estão sendo julgados por causa dos seus erros e sim por causa dos acertos.

      É uma pena que os mais pobres estejam sendo enganados com tanta facilidade. Esse foi o grande erro do PT, não fornecer uma educação cidadã que permitisse ao pobre ser agente de seu próprio destino. A inclusão só pelo consumo foi um grande tiro na água.

    2. “Mas a renúncia de Dilma

      “Mas a renúncia de Dilma antes de se chegar a tal ponto, permitiria um grande acordão no sentido da governabilidade.”

      O sistema econômico é um veículo que sempre leva o país a desgovernabilidade. Qualquer acordão dependeria de combinar com o mercado financeiro se ele topa parar de fazer o governo trocar de posição.

       

  36. A Dilma foi uma escolha
    A Dilma foi uma escolha péssima num processo alarmante de decisao, se nao fosse nosso Brasil-sil-sil!!!, ultra concentrado na avaliação de um único individuo.

    Foi o primeiro grave erro dele no nevrálgico processo de sucessão presidencial.

    O segundo foi nao tê-la afastado do caminho e reassumido o poder.

    O preço dos dois equívocos colocam o país à deriva mais do que já estava.

    Há sérios riscos pela frente que só agora a esquerda obtusa desconfia.

  37. Tem uma reportagem na Folha

    Tem uma reportagem na Folha online de hoje que, se for verdade, já que eu nunca acredito no que aparece por lá, pode ser uma luz no fim do túnel.

    Diz a reportagem que Jaques Wagner estará participando da articulação política do governo já que a Dilma teria constatado (será mesmo?) que o Mercadante é mau conselheiro. Este tinha sugerido que Dilma não fosse à comemoração do aniversário do PT porque ela seria vaiada. Wagner sugeriu que fosse. Ela foi. Foi aplaudida.

    Enquanto ela continuar com Mercadante como ministro principal da área política e sem nomear um Ministro da Justiça para o governo, lamento pelo meu futuro e dos meus filhos numa nora era entreguista, mas não tenho um pingo de pena do que ela poderá passar até ser retirada da presidência.

    1. Bingo!
      E dentro lógica

      Bingo!

      E dentro lógica teremos Jaques Wagner candidato 2018!

      Talmud com acarajé para os “desarranjos da oposição..viva 

      a Bahia!

      1. Vixe, o maior sionista brasileiro

        Como presidente da república seria a desmoralização completa do PT. Não que um sionista histórico como Wagner no ministério da defesa já não seja comprometedor o suficiente para um partido que se diz de esquerda e apoiador da causa palestina.

        1. Realmente não tenho esta

          Realmente não tenho esta informação e realmente desconheço

          o posicionamento dele( vindo dele..) sobre o “sionismo”. E já 

          que temos alguns comentaristas de origem “judaica” peço

          informações precisas.Temos Feldmans,Goldmans e Gorenders

          na cena política..aliás tirando  o último tambem desconheço

          o posicionamento dos demais.abertamente.

          1. Jaques Wagner é notoriamente o maior sionista brasileiro

            E isso é histórico, amplamente vinculado à sua biografia, como o próprio não faz questão nenhuma de esconder. É o político brasileiro ouvido pelos israelenses no Brasil. Amigo de todo mundo, de embaixador, passando por políticos e empresários israelenses. Todo mundo sabe disso.

            Maiores informações aqui: http://www.litci.org/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=4211:sionista-toma-posse-jaques-wagner-e-o-novo-ministro-da-defesa&catid=8:brasil&Itemid=61

          2. Seria esta a razão para

            Seria esta a razão para aparentemente ele ter um teto máximo de poder possível dentro do partido?

            Ele já se manifestou publicamente ou o que você fala é concluído pelo que ele não se manifestou (ou omitiu)?

            Enquanto não conheço as opiniões dele (dadas diretamente por ele) sobre Palestina e outros assuntos relacionados, o considero infinitamente melhor que o Mercadante e nem vou listar aqui o conjunto de razões para este ter minha rejeição máxima.

          3. Vou procurar direto na fonte

            Vou procurar direto na fonte ( o que não é dificil..) já que tambem

            desconheço qualquer declaração dele nesse sentido.Sendo 

            ele realmente “sionista” ..prá mim é carta fora do baralho em

            qualquer estancia.Já era “galego”..dúvidas.

          4. sionista?

            Caro Argolo, desculpa, mas se o que tem no link que indicaste é o que de melhor se pode utlizar como evidência de sionismo do ex-governador, tendo a acreditar no que é aparentemente razoável (e sou um sujeito que controla o ímpeto de confrontar as aparências para não cair na paranóia) deve estar mais próximo da verdade. Estive com Wagner em algumas ocasiões e conheço razoavelmente as pessoas com quem ele trabalhou em diferentes momentos, das quais apenas uma é de ascendência judia. Ele é sem dúvida um judeu praticante, com boas relações com israelenses, mas daí a sionista vai uma grande distância. 

          5. Soh para esclarecer porque talvez eu tenha me expressado mal

            O problema nao eh nem tanto ele ser sionista, porque ateh mesmo entre os sionistas, existem aqueles pacifistas e que nao aceitam a politica beligerante israelense. Existem israelenses assim, que querem a permanencia do Estado de Israel, mas negam a validade da politica beligerante israelense. Do ponto de vista das pessoas humanas que se encontram nessa situacao, nao se pode negar que tal posicao eh legitima, passados tantos anos da criacao de Israel. O problema, e aqui somente uma analise mais acuidada poderia lancar luzes sobre o assunto, eh Wagner ostentar um perfil politico que em tudo indica uma sintonia com o status quo israelense naquilo que de menos recomendavel existe. Que ele defende a existencia do Estado de Israel, isso parece estar fora de duvidas, o que eh suficiente para coloca-lo como sionista. Outra coisa, diferente, eh ele defender a politica beligerante israelense e o sionismo expansionista. Eh preciso saber, por exemplo, o que ele pensa da poitica de defesa israelense, a exemplo da que eh aplicada sobre Gaza, contra o Ira, inclusive as incursoes do Mossad naquele pais, que eh acusado de matar cientistas do projeto nuclear iraniano, e coisas desse tipo.

            PS Meu teclado desconfigurou, dai as palavras sem a acentuacao correta.

  38. E tem mais!
    Independentemente

    E tem mais!

    Independentemente de erros cometidos pelo governo

    é claro é nótorio de quem esta realmente criando  o

    climão é a mídia e boa parte da oposição já sabedores

    de que vão levar a “lava jato” na bunda, não vai dar

    prá segurar. O PT  só esta escorando, filme antigo

    ..antigo.

  39. na politica uma semana de cão

    Nossos ancestrais hominídeos foram caçadores por no minimo 500 anos,período em que foram selecionados por sua habilidade na preparaçao de ferramentas simples e por sua capacidade de transmitir essa tecnologia de uma geracão a outra.As pessoas de alto Qi nessa idade mídia,muito boas com livros,computadores,mas incapazes de lascar pedregulhos e caçar mamutes.São alarmistas desorientados sem pre em estado de pãnico enquanto o povao continua lascando pedras ,lutando contra mamutes C… e andando,felizes aguardando o desfecho de tantos exageros.Deve estar faltando agua no cerebro dos proprietarios dos nossos saberes,a turma do chutometro social.Estão colocando o calango no muro errado.

  40. E quem se assusta com isso?É

    E quem se assusta com isso?

    É uma pedra por dia até 2018, novos escândalos,novos

    trolls, destruição de reputações,novos trolls,a mídia

    selecionando alvos,novos trolls

    Chega reta final, eleições PT ganha..e novos trolls e

    lobões,novso trolls.O que é divertido é a tentativa 

    costumeira de  jogar petista contra petista nessas horas..

     “eita  oposição  burra dos infernos!

     

  41. O resultado das eleições e a saída do PSB

    Creio que não existe crise política, é claro que também não vivemos nenhuma situação de tranquilidade, mas sim uma intensa disputa pela formação do governo do segundo mandato.

    Inicialmente temos uma natural intensa disputa entre os partidos que apoiam o governo para o ocupar o espaço deixado pelo PSB, além disso, a vitória apertada em segundo turno abre espaço para os demais partidos pressionarem o PT por uma maior espaço no governo.

    Além disso também estão influenciando para aumentar a disputa na formação do governo, a atuação do PT  em relação ao PMDB nas disputas eleitorais do Rio de Janeiro e particularmente no Rio Grande Norte, onde o ex-presidente da câmara, Henrique Eduardo Alves saiu derrotado para um candidato apoiado pelo PT, além de outras disputas entre o PT e o PMDB em outros estados.

  42. Será que até o final de 2015

    a Petrobrás consegue publicar um balanço auditado? Será que as ações da empresa já chegaram ao fundo do poço ou o PT tem mais alguma carta na manga para fazer as ações despencarem mais ainda?

  43. Estrategia de defesa

    SE a defesa do governo continuar seguindo esta linha tudo leva a crer que o desespero tomou conta de vez da trincheira governista.

    Ataque ad hominem vem sendo amiudemente utilizado subestimando a inteligência de quem le.

    Sera que a ficha não caiu? Que para o povão este tipo de defesa não tem o menor significado?Insistir em vitimizar os inocentes integrantes do partido dos trabalhadores é uma manobra que beira o ridículo. Isto daria certo se contassem com a blindagem da mídia com a que conta o psdb. No caso do pt este tipo de manobra é tiro dado a esmo, não acerta alvo algum e pior, tem muita possibilidade de se tornar fogo amigo.

    Esta claro que nesta confusão toda, e um claro indicio de que a historia se repete em ciclos, que não existe inocente algum. `lobo querendo devorar lobo. Não adianta insistir que o lobo mau além de comer a vovozinha, ta louco pra pegar a menininha.

    Marcou bobeira dançou. Teve flagrante, dançou. Foi escrachado pelos jornais, dançou.

    A coisa ta feia. Tudo leva a crer que a melhor das hipóteses para o governo, é que a coisa toda flua caoticamente sustentada por um período de estagnação e que com isto satisfaça a sanha da oposição em chegar ao poder.

     O problema é que a sanha da oposição foi atiçada de tal maneira, que agora fica difícil contenta-la com algum bocado que a amanse, dando uma certa trégua para se reagruparem.

    O PT quis ser tão profissional e esperto quanto às antigas raposas da política. Acabou se aliando a elas e, agora, acabou sendo dominado por elas. Até fogo amigo o PT está sofrendo. Até as camadas pobres, que mais precisariam do PT, parecem não enxergarem mais, nesse partido, a sua verdadeira redenção.

    A saída seria um confronto direto contra os adversários, a oportunidade da dilma ter incorporado o personagem populista que a favorecesse passou, vem se materializando um perfil equidistante, auto suficiente e de vitima.

    Dramatico, mas lembra muito o jogo do brasil contra a alemanha na copa.Qual o desfecho disto tudo?

    Qual o desfecho disto tudo?

     

  44. Nassif isso é o que você

    Nassif isso é o que você acha

    “O acúmulo de erros cometidos nos últimos dias espalha um enorme temor: o de chegar o dia em que até os próprios Ministros de Dilma e correligionários percam definitivamente a esperança de que ela consiga retomar as rédeas da politica.

    Esse momento está muito próximo, caso Dilma não saia desse aturdimento mortal”.

    Mas quem garante o que você acha é verdade absoluta ?

    Creio que existem coisas, decisões que são tomadas no governo, que estão acima do entendimento da maioria da população.

    São decisões que surtirão efeito a curto e médio prazo.

    Outra, não acredito que a Dilma toma as decisõs solitariamente, dever haver algum interlocutor, mesmo secreto, sempre há

    Acho que ainda está cedo para jogar a toalha, o governo tem pouco mais de 30 da nova etapa.

    Eu acredito no segundo governo Dilma, até porque sou sempre otimista.

      

    1. “não acredito que a Dilma

      “não acredito que a Dilma toma as decisõs solitariamente, dever haver algum interlocutor, mesmo secreto, sempre há”

      Claro que há. O nome é Mercadante, aquele que isola a Dilma numa redoma e não deixa ninguém falar com ela e que segundo notinha na Folha decadente não queria que ela fosse ao aniversário do PT.

      Dizem que há um segundo chamado João Santana.

       

  45. Governo refém

    Acredito seriamente que este governo está refém de informações que não sabemos, mas ele ( o governo ) já sabe, acerca das investigações da lava-jato.

    Só isso explicaria tamanha covardia de quem venceu as eleições há poucos meses.

  46. Melhor a Dilma renunciar

    Melhor a Dilma renunciar agora, convocando eleições para daqui a 3 meses, antes que ela esgote seu último capital político.

    Vai a público, assume toda a responsabilidade sobre os escândalos da Petrobrás, conta um trololó de que ela se sente envergonhada de tudo ter acontecido sem ela perceber, que depositou a sua confiança e foi traída, etc, etc assume a culpa, renuncia e pede novas eleições.

    Mostra assim que é uma patriota, tira o governo federal do centro das atenções, abaixa a fervura do escândalo, e quem se eleger, esse sim, poderá fazer um governo de diálogo e união nacional.

    Vai com isso poupar o povo brasileiro da agonia de viver os próximos 2 anos de crise aguda.

    Teremos uma eleição entre Marina, Aécio e Lula com os tres fazendo um pacto de fazer uma campanha limpa sem mentiras.

    O POVO BRASILEIRO AGRADECE.

     

     

  47. Lendo aqui e lendo ali…

    Esta dificuldade de a oposição aceitar o resultado das urnas é muito estranha. Fiquei pensando nesta ofensiva pesada da oposição em diversas frentes: lesgislativo, judiciário, ministério público, mídia decadente, jurista, etc….

    E lembrei que a oposição pediu logo auditoria nas urnas eletrônicas após os resultados.

    E fiquei pensando naquela estratégia de um ladrão gritar ladrão gritar pega ladrão para desviar o foco.

    Daí lembrei do vazamento da apuração que indicava vitória do Aécio e da comemoração antecipada que ocorria até que os números viraram e geraram grande decepção para quem contava com a vitória. Será que alguma coisa planejada deu errado? Já não parece mais ser somente o desenjo incontrolável de colocar o país de joelhos perante os Estados Unidos novamente e roubar com a complacente dos aliados citados para os quais não existiu corrupção na privataria, nos trens e etc.

    Será que aquela capa da Veja realmente virou 2% dos votos na véspera da eleição?

    Eu não duvido que tenha tido alguma coisa errada mesmo com as urnas, mas no sentido inverso. A capa da revista seria para justificar a virada em cima da hora. E alguma coisa deu errado na hora H.

    Pena que o PT se acovardou tanto depois que chegou ao poder. Se fosse aquele partido dos discursos antes de chegar ao governo… Ao governo porque ao poder ele nunca chegou.

    1. Exatamente o que penso,

      Exatamente o que penso, Quando a oposição grita “pega ladrão”, como aconteceu no Mensalão e está acontecendo agora, podes crer, eles já fizeram. Nas urnas, imagino que se esqueceram ou não tiveram medo de MG, terra do opositor. Mas se gritaram………. tem angú neste caroço. Desde o 1º momento pensei como vc. Acho que deveria haver uma discussão s/ as nossas urnas eletrônicas, não já, que a coisa está mal, mas quando houver alguma calmaria, o que desejo e espero.

    2. Você tem toda razão, Rabuja.

      Você tem toda razão, Rabuja. Eles tinham mesmo preparado alguma coisa que deu errado na última hora. E a capa da Veja foi uma ação tão rasteira, tão primária, e tão canalha, que deve ter contribuído para a queda da operação que tinham preparado.

  48. A “crise” cenográfica da míRdia tomou conta do clima e discussão

    (recomentando, pois a discussão está mais quente neste post)

    1) A menos de (perigosa) virtualização, NÃO HÁ CRISE real, nem na economia nem na Petrobrás,. Existem problemas comuns a governos e empresas:

    ..1.1) O Brasil tem PLENO emprego, inflação estável e dentro da meta há mais de década, melhora consistente de índices sócio-econômicos (o principal recurso de um país: GENTE), reconhecidos mundialmente, e quase todos os demais índices, que foram consistentemente melhores que os da “solução” neoliberal que aleijou o Brasil.

    Estes poucos índices (monetarista-financeiro-contábeis), só nos últimos dois anos pioraram (basicamente déficits, e o baixo crescimento), muito devido ao corpo mole que a parte economicamente capaz da sociedade (as chamadas zelites). Eles não aceitam ganhar comprodução, mas eminentemente com finanças (suco de dinheiro).

    Mas mesmo nestes índices (agora) ruins, nada que não seja muito diferente de países como França, Austrália, Reino Unido, EUA, Alemanha, Japão, Itália, Espanha e outros líderes da economia mundial.

    ..1.2) A Petrobrás, operacional e economicamente é um destaque mundial positivo: lucrativa, produtiva, crescente, tecnologia de ponta, etc.

    Há nela um caso de polícia de elementos que já estão lá desde FHC ou antes e que, se roubaram muito, em termos pessoais, o produto do roubo por maior que fosse, NÃO ABALA a empresa, operacional e economicamente, apenas sob o ponto de vista de governança (que sempre será feita por pessoas).

    Sendo uma empresa estratégica para a nação brasileira, não apenas acionistas de “mercado” (financeiro), qualquer investigação (que deve ser feita) tem a OBRIGAÇÂO de ser discreta, sigilosa, não só pelos benefício a ela própria, como pelos efeitos negativos que simples vazamentos (quanto mais ESCANDALIZAÇÂO) podem causar.

    Os efeitos de imagem e mesmo econômicos (crédito, paralisação de projetos e seus retornos, etc.) e operacionais (clima organizacional interno) podem ser (e suspeito que já são) muito maiores que os malfeitos!

    2) Há uma barragem de artilharia, um rolo compressor funcionando 24h por dia, que se existe desde pelo menos 2005, agora está numa intensidade nunca vista (manchetes síncronas que trocam de meia em meia hora!) contra o governo, sejam elas fatos ou, sim, mentiras criminosas (que exigem processo de interesse público), como as de que uma empresa de capital aberto ao público omitiu 88 bilhões de prejuízos de corrupção). Fosse na Inglaterra, este jornal seria fechado ou multado pesadamente, pois isto é muito mais sério do que grampear telefonemas do príncipe. A míRdia está se comportando tal qual vandalos em protestos difusos. Fazem o que querem!

    3) Dilma está estranhamente silenciosa e aparentemente paralisada por este massacre miRdiático. Espero profundamente que ela saiba o que está fazendo e nos traga (ao país) alguma(s) bela(s) surpresa(s). Mas a descrença, a frustração, a angústia e a ansiedade está se espraiando até por seus apoiadores. Caso não haja (logo) a tal surpresa, este caminho a levará à solidão do poder e ao carnaval dos golpistas, que andam alvoroçadíssimos.

    Minha compreensão não comporta a escolha e manutenção de ministros estratégicos como o da Justiça e o da Casa Civil. Naõ comporta falar em “tosse de vaca” e logo depois, desnecessariamente, fazer anúncios que dão gripe na vaca. Tudo tem hora e lugar, ainda mais em política! Ainda que seja razoável e defensável, qual a urgência e relevância em anunciar logoagora mudanças de previdência, seguro desemprego, salários e similares? Quem coordena estas ações? Merdacante, digo, Mercadante?

    E a “PF do Zé”? Preocupado em tratar investigados “direitinho” enquanto outtrso de “seu” partido tem suas casas invadidas para conduções espetaculosas que poderiam ser feitas com um mero convite telefônico ou carta simples? Estão gastando nosso dinheiro (equipes, movimentações, tempo de Judiciário, etc.) por uma simples ligação telefonica? (sim, sabemos que ela é das mais caras do mundo, mas…).

    E a tal da Abin? Continua abrigando arapongas da ditadura e agentes que andam por aí com crachá? O governo, seu partido e todas as instituições deste país tem infiltrados e traidores servindo à oposição e interesses “exógenos”. A presidente do país (e não do PT ou de petistas) nã consegue falar ao telefone. A presidente da maior empresa do país não consegue fazer uma reunião de conselho sigilosa! A PF, o MP e o Juduciário “não conseguem” não vazar! Como acham que conseguirão combater estes mal feitos (sim todos ilegais)? Com agentes “secretos” com entrada registrada nas portarias? Com agentes treinados lá fora? Ou simplesmente não usá-los, qenquanto bicheiros, revistas, jornais e elementos institucionais fazem a festa? Ganhando muito dinheiro correlacionado a estes serviços?

    E porque não gasta uma fração do que vai para a míRdia em inserções comerciais (pagas) nos principais tele-jornais do país? Além de esclarecimentos e informação, conseguirá inserir o contraditório na agenda de discussão do país, Produzido por  profissionais da área de comunicação. E será um prazer estupendo ver um Bonner da vida ser desmentido no intervalo comercial seguinte. Ou forçá-los a um noticiário mais “cuidadoso”, para não correr o risco de “pegar mal”.

    Insisto que o principal papel da míRdia hoje é criar sentimento (ruim), não interessa se com informação boa ou ruim. E estão conseguindo. Há muito que isto tornou-se quasi-científico (RP, Edward Bernays, inteligência, propaganda, etc.)

    Enfim, salvo alguma estratégia que nos surpreenda, Dilma tem sim, culpa passiva nesta crise cinematográfica. Mas que se compreenda também que o cerco incendiário do poder quintocentão de fato (que mantém este rico país no atraso quintocentão) sobre ela não é algo simples de se enfrentar (deveria estar atacando este problema há mais tempo ao invés dea boa fé de fazer quitutes na A.M.Braga).

    Devo dizer que, por mais que se critique a presidenta do Brasil (como eu mesmo), ela ainda é, de longe, a melhor opção que dispomos. Ou alguém preferiria agora ter um verdadeiro Carnaval com Aécio ou Marina?

    Devo também lembra à oposição que ela é presidenta dela também. E foi eleita por uma MAIORIA, por menor que tenha sido. O que querem é desrespeitar isso, pensando sim, que como há séculos, governos devem governar “para ELES”. Eleitos ou não…

    Tenho a esperança de que este massacre, à semelhança daquele do gen. Westmoreland no Vietnam, cuja estratégia (“bem” sucedida) era destruir e matar o máximo possível de nortistas e congues. Funcionou mas … perdeu a guerra para outro general que não tinha um milésimo de seus recursos militares.

    Quem sabe Dilma consiga ser uma Giap?

     

  49. “FHC e seus vikings da terceira idade”

    deixa de ser irônico, Nassif!

    o problema é que a turma do FHC só anda de mercedes e gosta de morar na FOCH, av.

    romério

  50. Engraçado Nassif a culpa deve

    Engraçado Nassif a culpa deve ser do PSDB que criou o plano real tirou o país da crise, quando o FHC terminou o seu segundo mandato foi contra os Sarneys, não usou a máquina para eleger o Serra e deixou dinheiro em caixa inflação em baixa um país organizado ai o PT veio nunca tinha visto dinneiro roubou, robou, copiou o bolsa famillia enrolou os bestas com o tal socia, enquanto o filho do Lula, do Mercadante ficam ricos a Dilma é alatamente incompetente tá ferrando com a Petrobras e com o país, tentando calar a boca da imprensa ,vai para tribuna da ONU defender terrrorista e vc ainda acha que tá tudo bem e coitadinha da Dilma.Faça-me um favor salver o seu diploma de jornalista, se vc o tiver e fique calado e deixe  de defender bandido.

    1. Que que isso, de que catatumba saiu esse troll sem noção

      Que que isso, de que catatumba saiu esse troll sem noção, pelo jeito não sabe nem onde caiu o último avião….rssss

      Um típico exemplar do pig de dar dó quanddo a gente ve passando por ai, aquele tipo que acredita piamente que Lulinha é dono da OI, Friboi, bem como da metade do Pará(a parte sul com as jazidas de minérios) é dele, sendo ainda um exímio homem do setor agropecuário, dono de milhares de cabeças de gado, e que possuiria ainda palácios espalhados por todo o Brasil e outras calúnias contra as quais ele(Lulinha) tem lutado através do ajuizamento de ações na Justiça. 

      Triste 

      1. Quem sabe não é um daqueles
        Quem sabe não é um daqueles robôs que agora constroem sozinhos textos simples. Este parece uma concatenação de frases unidas por conectivos (e, ou, logo…). Pode ser um projeto piloto para ver até que ponto se pode usá-los para as edições futuras de (desculpem) Veja.

    2. O que??

      Meu, vc viveu todo esse tempo num universo paralelo, só pode! Afirmar que FHC deixou a inflação baixa, dinheiro em caixa e um país organizado??? Onde, quando???

       Em 2002  a Inflação roi 12,53%, o Brasil estava quebrado sem um dolar para financiar nada! Devendo até as calças ao FMI, país em frangalhos, o que havia era  desemprego falopante e desalento da população.

      Ridículo! Vamos ser do contra mas não sejamos imbecis!

    3. Há muito não ouvia tanta desinformação por aqui

      O Palno Real é de Itamar Franco.

      O PSDB tem a maior “maquina” do país para eleger qualquer um: Globo, Veja, Folha, Estado, Band, Rede TV, Época, Isto É, UOL, G1, IG, agências de propaganda, rádios, E NEM ASSIM CONSEGUE!

      Deixou dinheiro em caixa, quebrando o país 3 vezes e dívidas (FMI, etc.) que só foram zeradas depois de Lula, hoje temos reservas bilionárias e emprestamos ao FMI.

      A inflação que FHC enterou a Lula foi de 12,5% aa. Depois, manteve-se até hoje denro da meta que é cerca de metade disso

      Chega, se quiser mais um pouquinho de informação, solicite.

       

    4. Salve salve o PSDB!

      Cara, hilário isso: “a culpa deve ser do PSDB que criou o plano real tirou o país da crise”. FHC tirou o país da crise é supimpa!!! Ele fez isso vendendo as estatais brasileiras a preço de banana e com o BNDES emprestando dinheiro pros gringos virem comprar o que é nosso e estendendo o pires “apenas” três vezes ao FMI??? Que frase ANTOLÓGICA essa sua!!! Parabéns!!!

    5. Minha nossa. A manchete da

      Minha nossa. A manchete da folha à epoca da sucessao dizia que Fhc deixava o país com 1 bilhao a menos pra investir. Desmprego descontrolado, racionamento de energia de verdade.

      inflaçao baixa? Sim, mas a custa de juros altissimos que entre outras coisas causavam desemprego e obrigava a baixa no consumo. 

      So pra completar: nao sei como sera o pib esse ano, mas por enqunto fhc foi o grande mestre em acumular dois pibs 0% (um de 0,0% e outro de 0,3%)

  51. Gosto de ler este blog,

    Gosto de ler este blog, porque fica mais fácil eu ter algumas opiniões. É só me posicionar ao contrário das opiniões do colunista que a chance de estar certo ultrapassa os 90%. A obsessão do blogueiro com FHC só pode ser paixão não correspondida. 

  52. PEDIR IMPEACHMENT É

    PEDIR IMPEACHMENT É GOLPE

    Oposição quer impeachment de FHC

    LUCAS FIGUEIREDO & DANIELA FALCÃO, Folha de S. Paulo, 26/05/1999

    Os partidos de oposição vão pedir o impeachment do presidente Fernando Henrique Cardoso pelo seu envolvimento no leilão de privatização da Telebrás.

    Também vão colher assinaturas para instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista para investigar o leilão.

    O primeiro passo para o processo de impeachment foi dado ontem, quando PT, PC do B, PSB e PDT anunciaram que vão entrar, coletivamente, com uma representação na Câmara acusando FHC de crime de responsabilidade.

    O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), a quem cabe acatar ou não o requerimento da oposição, disse considerar “exagerado” o pedido de impeachment.

    A oposição divulgou que, se Temer recusar a representação contra FHC, irá recorrer ao plenário.

    Se a oposição conseguir aprovar a representação contra FHC, será instalada uma comissão especial para analisar a postura dele.

    Caso a comissão conclua que FHC cometeu crime de responsabilidade, e essa decisão seja ratificada pelo plenário da Câmara, será aberto processo de impeachment no Senado.

    A oposição divulgou que entrará hoje com a representação.

    “O Congresso não pode se omitir com o nível de detalhes da reportagem da Folha. As fitas falam por si”, disse o líder do PT na Câmara, José Genoino (SP).

    A oposição também anunciou que fará duas representações no Ministério Público: uma pedindo a anulação do leilão do Sistema Telebrás e outra contra o presidente do BNDES, José Pio Borges, com a Lei de Improbidade Administrativa.

    Vai pedir ainda que o TCU (Tribunal de Contas da União) faça auditoria no processo de venda das empresas do Sistema Telebrás e, principalmente, na ação do governo para favorecer um dos concorrentes com o apoio do fundo de pensão do Banco do Brasil.

    Os partidos de oposição também vão pedir a convocação do ministro Pimenta da Veiga (Comunicações) e de Pio Borges às comissões de Fiscalização e Controle e de Ciência e Tecnologia.

    Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez ontem talvez seu mais duro ataque ao governo de Fernando Henrique Cardoso. “O governo parece até uma quadrilha. Todo dia tem uma pessoa ligada ao presidente envolvida em alguma falcatrua”, disse.

    Lula avaliou como insustentável a situação de FHC e considerou inadmissível o comportamento revelado pelo grampo.

    “Ele perdeu o senso de responsabilidade e não poderia participar de uma conversa tentando criar condições para favorecer uma empresa”, disse.

    Colaborou Carlos Eduardo Alves, da Reportagem Local

    Link http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26059918.htm

  53. o título deveria ser uma

    o título deveria ser uma semana de cães vorazes e ferozes tentanto esgoelar a presidenta dilma rousssef.

    a grande mídia, como já foi dito, manipula como quer.

    e já percebo em alguns blogs progresistas algumas contaminações

    catastrofistas só existentes antes na grande mídia.

    espero que dilma tire de letra essas crises tão ressaltadas

    pela grande mídia e pela trolalgem tucana e assemelhada.

    seria uma pós-vitória memorável….

  54. Uma solução análoga – em

    Uma solução análoga – em sentido inverso – seria a Dilma transmitir o cargo de presidenta a um presidente entre os especuladores do mercado financeiro financeiro.

    No circulo dos interesses privados com os títulos públicos, a existência ocasional nada teria a ver com serviços públicos.

    O peso objetivo da nova ordem seria colocar a Petrobras, CEF, Banco do Brasil e BNDES em nome dos banqueiros.

    Assim se cria o estado que pode chamar a si a atuação potencial para situação.

  55. Nassif, me permita discordar.

    Nassif, me permita discordar. O problema da Dilma nao eh nao possuir um conselho de alto nivel. O problema eh escutar demais o mercadante. O levy no MF da fazenda nao me engana. Foi a vitoria (mais uma) do mercadante em cima do lula dentro do governo dilma. A dilma so escuta o lula quando a vaca foi pro brejo

    se a dilma dispensasse esse sujeito (que pretende ser candidato a presidente), nem precisaria escutar mto o lula ou se rodear de notaveis.

     

    e um desabafo: esperava que a dilma fizesse ajustes, que voltasse os impostos com o fim da anticiclica. Mas esses ajudtes ai, sao choque de gestao. Tudo de uma vez, o q aecio e marina iam fazer. Se quisesse choque de gestao teria votado no aecio. Da dilma eu esperava um ajuste gradual. 

    E ta na hora de ela aparecer pra dizer qto tempo vai durar esse ajuste. A popularidade dela so cai por causa desse silencio pq ngm sabe qual eh a ideia dela pros proximos anos. No whatsapp eh o dia inteiro a tucanada mandando coisa do pt. 

     

    Me recusava a votar no psdb por conta dessa ortodoxia desenfreada. Se a cara do pt for essa, eh um partido a menos pra mim. 

    2018 eh Ciro Gomes, se Deus quiser

  56. A “crise” cenográfica da míRdia tomou conta do clima e discussão

    título de Edson Victor e seu ótimo texto e nenhuma novidade em “(…) Mas a descrença, a frustração, a angústia e a ansiedade está se espraiando até por seus apoiadores (…)”. Que 1, ou 2, talvez 3 ridículos e ingênuos otimistas já tenham reclamado de tanto agouro e pessimismo,tudo bem,são uns provocadores,trolls pra esmorecer os combativos.Mas um Edson Victor? Daqui a pouco,faz como um participante (não lembro o nome) ao achar Dilma a pessoa certa no lugar certo, no momento certo.Vem outro, um engraçadinho sem moral pois que só votou em Dilma no 2º turno, com um “Ainda É Cedo, Amor”, paradoxalmente

    1. paradoxalmente

      mais confiante do q militantes desde criancinhas (quem viu, viu; quem não viu, não vê mais).O sujeito ainda p/cima traz uma comparação c/ a dança,o remelexo,as chamadas artes marciais, batalhas, qdo uma parada,uma quebra de ritmo,um recuo,se faz necessário(como em tudo na vida, pode ou não pode), e, agora, admite q venha o adversário,mesmo largando na frente, mesmo vindo à toda: reanimados que ficam pelos alarmismos (tá bem: ansiosa precaução realista), vêm com muito mais sede ao pote. Largar primeiro, é secundário, é SE-CUN-DÁ-RIO: quanto mais sedentos,mais descuidados e vulneráveis se, e somente se, a outra parte mantiver “a mente quieta, a espinha ereta, e o coraçao tranquilo”. E “renovação profunda” (T.G.)

      1. ” Vinde! Corvos, chacais, ladrões de estrada! “

        Da vez primeira em que me assassinaram, / Perdi um jeito de sorrir que eu tinha./ Depois, a cada vez que me mataram, /
        Foram levando qualquer coisa minha. / / / Hoje, dos meu cadáveres eu sou / O mais desnudo, o que não tem mais nada /.
        Arde um toco de Vela amarelada, / Como único bem que me ficou / / / Vinde! Corvos, chacais, ladrões de estrada! / Pois dessa mão avaramente adunca / Não haverão de arrancar a luz sagrada! / Aves da noite! Asas do horror! Voejai! /
        Que a luz trêmula e triste como um ai, / A luz de um morto não se apaga nunca!   — M. Quintana.

  57. FEBEAPÁ versão 2015

    Nassif sempre tão otimista. Agora parece cansado. E eu também. É uma desolação. Só discordo de uma coisa. A analogia com a barata tonta não procede. Pelo contrario. O governo  e o PT estão paralisados. Letargicos. Sempre na defensiva e perdendo terreno. Falta  energia e  capacidade de liderar. Por outro lado, fica dificil, quase impossivel, reagir contra a grande midia que tomou um caminho sem volta: o odio e o golpe. Pelas redes sociais a gente sabe que existe sim um golpe em curso. Os argumentos são os mais abusivos e absurdos possiveis. Mas que importa. Tem gente que aceita sem pensar. Pensar pra que? O governo acredita que a estrategia correta é ficar na moita, esperando os golpistas se enforcarem com a própria corda. Isso dificilmente vai acontecer. O jeito é travar o combate que estamos travando aqui, nos “blogs sujos” . Muitos blogueiros que se posicionaram a favor da re- eleição de Dilma não se cansam de denunciar o Festival de Besteiras que Assolam o País, edição 2015.  Não desista Nassif. Vamos para as barricadas … como dizia um amigo meu.

  58. Semana de cão na política

    Caro Nassif,  concordo  em parte dos seus comentários, mas na política a calma é  essencial, tem horas que a melhor tática  é  ficar quieto, sabe àquela máxima  de tudo que você  falar vai ser usado contra você, pois é,  tudo que o governo falar nesse momento  vai ser distorcido pela mídia. A única  saída  seria uma grande campanha  publicitária, ou seja, injetar mais verba pública para os barões  da mídia continuarem a falar mal do governo. E mais, se a tática  da oposição  for a de derrubar o governo, eles estão  corretos, se não, estão  dando um tiro no pé, nenhum time aguenta marcar sobre pressão durante o noventa minutos, os resultados  das ações no médio  prazo vão  começar  a aparecer, e a a crise no mercado do petróleo não vai ser eterna, dia menos dia vai faltar combustível na bomba de esgoto da mídia. Paciência,  unidade, disciplina e foco, esse governo é  nosso vamos defendendê-lo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador